Templates by BIGtheme NET
Home » Author Archives: Sofia Pacheco

Author Archives: Sofia Pacheco

GNR-Operação “Peão em Segurança”

A Guarda Nacional Republicana (GNR),  recentement realizou uma operação de trânsito e segurança rodoviária, através da execução de ações de fiscalização e sensibilização, com o objetivo de contribuir para a melhoria das condições de segurança e mobilidade dos peões, incutir comportamentos mais seguros por parte de todos os utentes e prevenir a ocorrência de acidentes de viação por atropelamento.

Durante esta operação que foi direcionada para a fiscalização em estradas nacionais, municipais e arruamentos no interior de localidades, a GNR fiscalizou diversos peões e 3 487 condutores, tendo detetado, em 24 horas, 1200 infrações, das quais se destacam:

·         431 por excessos de velocidade;

·         343 por estacionamento indevido nos passeios e em outros locais destinados ao trânsito de peões, obrigando os peões a circular pela via;

·         104 por estacionamento a menos de 5 m ou em passagem assinalada para travessia de peões;

·         53 por utilização indevida do telemóvel durante a condução;

·         23 condutores com excesso de álcool, dos quais 6 foram detidos por possuírem uma taxa de álcool no sangue igual ou superior a 1,2 g/l.

·         17 por desrespeito à sinalização luminosa (não paragem ao sinal vermelho);

·         15 devido a pões efetuarem o atravessamento incorreto da faixa de rodagem;

·         7 por não moderação da velocidade na aproximação à passagem assinalada para a travessia de peões.

As duas habitações totalmente recuperadas em Nelas

Teve lugar a entrega de duas habitações totalmente recuperadas e que haviam ardido no incêndio de 15 de outubro de 2017.

Assim , Ana Abrunhosa, Presidente da CCDRC acompanhada por Borges da Silva, Presidente da Câmara de Nelas, executivo camarário e técnicos da autarquia e dos empreiteiros e daquele instituto regional, marcaram presença.

Em Vila Ruiva está ainda a ser recuperada uma outra habitação que se prevê seja também entregue em maio próximo.

No concelho de Nelas foram no total apoiadas pela CCDRC nove famílias que sofreram danos nas habitações, estando até esta data já resolvidas totalmente as situações de quatro famílias.

Por:MN

 

AF Guarda- AD Fornos de Algodres – Vilar Formoso-2-1

Um jogo bem disputado por ambas equipas, mas sempre com sinal mais por parte do Fornos de Algodres, assim o resultado final ajusta-se, dado que a equipa local foi a que mais procurou o triunfo.

Por sua vez ao intervalo, a igualdade a uma bola premiava o esforço de ambas equipas, mas depois para a segunda parte, o Fornos de Algodres entrou mais forte e Marcelo, remata forte e coloca a sua equipa a vencer, após um grande golo.

Na reta final , os locais jogaram com 10 unidades por expulsão de Edmar, obrigando o recuou das linhas, permitindo alguma subida de produção dos homens da fronteira.

Mas o resultado estava feito e o Fornos de Algodres venceu e arrecadou três pontos.

Arbitragem com alguns erros.

Por:AM

 

AF Viseu – Resultados da Divisão Honra- ronda 19

Castro Daire derrotado

Uma ronda com o Carregal do Sal a vencer o líder Castro Daire, por três boas a duas, após tiver estado em desvantagem por dois golos.

JORNADA 19

SC Lamego- Sampedrense- 1-0

Vale de Açores- GD Resende- 1-1

Carregal do Sal- Castro Daire- 3-2

Nespereira FC- Ferreira de Aves- 1-2

Silgueiros- Paivense-0-0

ACDR Lamelas- Mortágua- 0-2

Moimenta da Beira- Tarouquense- 0-1

Sátão- Canas Senhorim- 4-1

Lidera o Castro Daire com 44 pts

AF Guarda -Resultados da 1ªdivisão-Ronda 18

Muitos golos!!

Tarde de sol com uma jornada produtiva, o Fornos de Algodres a alcançar um triunfo importante diante dos leões da fronteira, por duas bolas a uma.

O líder Ginásio rumou a Almeida e goleou por quatro bolas a zero, já o Manteigas em casa, venceu o Soito por quatro bolas a duas e mantém-se na corrida.

O Aguiar da Beira no Farvão perante o Gouveia, marcou tres golos e não venceu dado que houve muita alternância no placard e face a isso, os locais empataram na reta final e assim os aguiarenses atrasaram-se .

JORNADA 18

Fornos de Algodres- Vilar Formoso-2-1

Manteigas- Desportiva do Soito-4-2

Trancoso- Os Vilanovenses-1-1

SC Sabugal – SC Celoricense-2-2

CD Gouveia- Aguiar da Beira-3-3

Vila Cortez- AD São Romão- 1-2

Estrela Almeida- Ginásio Figueirense-0-4

classificação

1ºG.Figueirense- 49 pts

2º Manteigas – 39pts

 

FPF- Resultados do Campeonato de Portugal- Ronda 22

Ponto precioso do Penalva frente ao líder Gondomar

Jogou-se a ronda 22 do Campeonato de Portugal , com  o líder Gondomar a tropeçar em Penalva do Castelo, ao empatar a uma bola.

Desta forma a luta pela manutenção a ficar sempre em aberto.

Já Mêda a viajar a Amarante e saiu derrotado por duas bolas a zero.

Série B

Leça- Águeda- 1-2

Penalva Castelo- Gondomar-1-1

Paredes- U.Madeira-5-1

Sp.Espinho- FC Pedras Rubras-1-0

Cesarense- Gafanha-0-1

Amarante FC- Sp.Mêda-2-0

Cinfães- AD Sanjoanense 0-3

Lusitânia Lourosa- SC Coimbrões 2-2

Marítimo B-Lusitano FCV

Associação Lageosense de Solidariedade Social coordena CLDS 4G

O concelho de Celorico da Beira vai voltar a beneficiar do Programa de Contrato Local de Desenvolvimento Social, agora denominado de 4ª Geração (CLDS-4G), um instrumento de intervenção ao nível das problemáticas do desemprego, da pobreza, envelhecimento e exclusão social.
O montante de financiamento do CLDS 4G atribuído ao concelho de Celorico da Beira é de 486 mil euros e irá incidir sobre 4 eixos: emprego, formação e qualificação; intervenção familiar e parental, preventiva da pobreza; promoção do envelhecimento ativo e apoio à população idosa; e auxílio e intervenção emergencial às populações inseridas nos territórios afetados pelos incêndios de outubro de 2017.
O CLDS 4 G terá a duração de 36 meses de intervenção e terá como entidade coordenadora a Associação Lageosense de Solidariedade Social

Município de Gouveia lança Prémio Abel Manta de Pintura 2019

 Inscrições abertas até dia 28 de abril

Até ao dia 28 de abril estão abertas as inscrições para o Prémio Abel Manta de Pintura 2019. O Município de Gouveia lança a 8ª edição do concurso artístico, hoje, 1 de fevereiro, data em que se assinala a elevação de Gouveia a cidade.

O concurso valoriza as artes plásticas e os artistas nacionais proporcionando um prémio de 5.000,00 euros. O Prémio Abel Manta de Pintura foi instituído pelo Município de Gouveia em 2007, por ocasião do 25.º aniversário da morte do Pintor Abel Manta e visa promover artistas plásticos nacionais, proporcionando a apresentação pública dos seus trabalho e valorizando as Artes Plásticas como elemento chave da Programação Cultural do Município
As inscrições para o prémio Abel Manta de Pintura 2019 podem efetuar-se até ao dia 28 de Abril, no Museu Municipal de Arte Moderna Abel Manta, em Gouveia. O concurso destina-se a todos os artistas com mais de 18 anos, de nacionalidade portuguesa ou residentes em Portugal.
O concurso tem periodicidade bienal. O Júri atribuirá um prémio de 5.000,00€, poderão também ser atribuídos Diplomas de Menção Honrosa e todos os participantes serão contemplados com diplomas de participação
A obra premiada será anunciada no dia 18 de Maio, aquando das atividades que celebram o dia internacional dos Museus. A entrega de prémios e a inauguração da exposição com as obras premiadas e selecionadas decorrerá a 09 de Agosto, durante as Festas do Senhor do Calvário.

O PINTOR ABEL MANTA
Abel Manta nasceu em Gouveia a 12 de Outubro de 1888. Frequentou a Escola de Belas Artes de Lisboa onde cursou pintura. Em 1919 muda-se para Paris, onde continua a sua formação artística e expõe. Regressa a Lisboa em 1925. Em 1926 leciona numa escola técnica na cidade do Funchal. De novo em Lisboa no ano seguinte, casa com Clementina Carneiro de Moura.
Em 1928 nasce o seu único filho João Abel Manta. Vencedor de vários prémios individuais, foi responsável por recriar a imagem de Portugal em diversos certames pela Europa, nomeadamente na decoração do pavilhão de Portugal na Exposição de Sevilha em 1929 e nas Exposições de Paris em 1931 e 1937. Faleceu em Lisboa a 9 de Agosto de 1982.

MUSEU DE ARTE MODERNA ABEL MANTA
O Museu Municipal Abel Manta encontra-se significativamente instalado num edifício setecentista, o antigo Solar dos Condes de Vinhó e Almedina, patrocinadores dos estudos artísticos de Abel Manta. Composto por sete salas de exposição permanente e uma de exposições temporárias, biblioteca de artes, serviços educativos, receção e loja do Museu, este espaço alberga o núcleo da obra de Abel Manta só por si merecedora de uma visita demorada, à qual se juntam trabalhos de ilustres mestres como Vieira da Silva, Joaquim Rodrigo, Júlio Resende, Júlio Pomar, Menêz e Paula Rego.

O regulamento poderá ser consultado aqui, ou através dos serviços municipais do Museu Municipal de Arte Moderna Abel Manta.

Consulte o REGULAMENTO
Faça download da FICHA DE INSCRIÇÃO

 

Casa cheia na palestra sobre o Interior em Mangualde

Palestra “ O Interior existe?Geografias de um País Complexo”

Uma palestra subordinada ao tema “O Interior Existe? Geografias de um País Complexo”, com iniciativa do Rotary Club de Mangualde, com o orador João Ferrão e uma casa cheia no Auditório da Câmara Municipal.

Assim a mesa composta pelo Vereador João Lopes, Presidente do Rotary Club José Tomás e o Professor João Ferrão.

Assim , José Tomás (Rotary Club de Mangualde), começou por dar as boas- vindas e afirmou:  “Existe um esvaziamento de pessoas neste território. Temos um litoral a afundar e um interior mais vazio . Sabemos que um território sem pessoas é mais difícil de sobreviver.

A certificação do interior pode trazer uma esperança, mas também pode trazer ameaças e problemas. Portugal é um país com uma geografia diferente e complexa”.

Seguiu-se o Vereador João Lopes: “As grandes pessoas não precisam de apresentações extensas, porque a sua grandeza vê-se na sua simplicidade.

Felicito a iniciativa do Rotary. O que pudemos esperar esta noite é entender o que nos explica a ciência, que nos diz que este território pode vir a ser um território deserto.

Será que não há uma razão histórica para esta crise de despovoamento?

Estamos a passar pelo desafio da descentralização e em cada ameaça que enfrentamos há uma nova oportunidade?Tudo o que pudemos aprender uns com os outros, enriquece-nos a todos.

A finalizar a noite, o Professor João Ferrão explicou: “É muito interessante como juntos pudemos trocar ideias e encontrar soluções. Mesmo o mais óbvio deve ser sempre questionado. Vamos olhar para o interior de uma forma diferente.

Há uma tendência de olhar para o país como um ponto, como se fosse homogéneo. Temos de abrir uma caixa chamada Portugal e olhar para as ferramentas que há lá dentro. Porque só abrindo essa caixa vamos entender Portugal.

Foi preciso acontecer os incêndios de 2017 para se lembrar que o interior existe, com uma série de problemas. O conceito de interior que nós ainda utilizamos, será que é aquele que temos de usar no dia de hoje?

A imigração foi o pior custo para o interior, onde se deu a desertificação.

Há uma diferença em ser interior e sentir-se interior, que é o interior como realidade objetiva ou o interior como realidade subjetiva.

Há vários interiores, e completamente diferentes uns dos outros.

Hoje temos territórios completamente desvitalizados.

Hoje existe o interior no litoral e o litoral no interior.

Espero nesta palestra, ter despertado em todos vós,sensibilidades mas principalmente esperanças”.

A fechar o Presidente da Câmara , João Azevedo, falou sobre o seu concelho, e entregou um produto endógeno, ao orador.

 

    

 

 

 

ABC de Nelas (Seniores) disputa fase de subida

ABC de Nelas entra novamente entre as 12 melhores equipas da 2.ª divisão nacional de futsal.
A equipa do Coração do Dão venceu na noite de ontem o Silvalde por 2-1 e conquistou o direito de disputar a fase de subida à 1.ª divisão nacional.
Pelo segundo ano consecutivo a equipa academista estará entre as 12 melhores equipas da 2.ª divisão, onde irá tentar fazer melhor que a época passada, quando se classificou em 5.º lugar.
Na próxima fase vai encontrar equipas com orçamentos superiores, mas a equipa está preparada para lutar e dignificar o nome do ABC, do Concelho e do Distrito.
Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com

Ao continuar a utilizar o site, você concorda com a utilização de cookies. Mais Informação

As definições de cookies neste site são definidas como "permitir cookies" para lhe dar a melhor experiência de navegação possível. Se você continuar a usar este site sem alterar suas configurações de cookies ou clicar em "Aceitar" abaixo, em seguida, você concorda com isso.

Fechar