Templates by BIGtheme NET
Início » Author Archives: cmonteiro

Author Archives: cmonteiro

Mangualde passa a ter centro de teste Covid-19

A partir desta segunda-feira, dia 28 de setembro, passa a ser possível fazer testes de diagnóstico à COVID-19 em Mangualde. Os Laboratórios Germano de Sousa abrem assim um Centro de Testes nas instalações dos Bombeiros Voluntários de Mangualde, para ser assim possível uma resposta mais célere e eficaz aos testes solicitados pelo sistema de saúde pública. O horário de funcionamento será de segunda a sexta-feira das 10h30 às 13h00, sendo que poderá ser ajustado conforme as necessidades e a evolução da pandemia. Para a realização de teste é obrigatório a apresentação da prescrição médica e o agendamento prévio através do contacto 936 535 810.

O Presidente sublinha que “esta é uma operação que vem dotar Mangualde de uma competência e de um instrumento fundamental neste contexto de pandemia: fazer testes de diagnóstico à Covid-19.” A abertura deste Centro de Testes “reforça a capacidade de respostas em saúde pública no nosso território e traz proximidade às populações, evitando deslocações a Viseu”.

Elísio Oliveira destaca ainda que “esta ação resulta da disponibilidade das Laboratórios Germano de Sousa, do envolvimento da Câmara Municipal e da fundamental colaboração dos Bombeiros Voluntários de Mangualde”.

Ana Mendes Godinho presente num fórum/debate em Fornos de Algodres

Vai ter lugar , no Centro Cultural Dr. António Menano, em Fornos de Algodres, um fórum/debate com o tema “CLDS 4G- Intervenção Social em Tempos de Pandemia”, com a presença da Ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social,  Ana Mendes Godinho , nesta sexta-feira, 25 de setembro pelas 11 horas.

Almeida – Detida na posse de 36 doses de heroína e cocaína

 

O Comando Territorial da Guarda, através do Núcleo de Investigação Criminal (NIC) de Vilar Formoso, no dia 22 de setembro, deteve uma mulher, de 33 de anos, por tráfico de estupefacientes, no concelho de Almeida.

No decorrer de uma fiscalização rodoviária, os militares da Guarda abordaram um veículo onde seguia uma mulher, que adotou um comportamento suspeito quando se apercebeu da presença da GNR. No momento da fiscalização, os militares verificaram que a suspeita tinha na sua posse 25 doses de heroína e 11 doses de cocaína, o que culminou na sua detenção.

A detida foi constituída arguida, e os factos foram remetidos ao Tribunal Judicial de Almeida.

Rede de Inovação da Agenda de Inovação da Agricultura 20|30 apresentada em Nelas

A Ministra da Agricultura, Maria do Céu Antunes apresenta, dia 22 de setembro, a Rede de Inovação da Agenda de Inovação da Agricultura 20|30. Esta iniciativa conta ainda com as presenças da Ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, do Secretário de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Rural, Nuno Russo, e o Secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, João Sobrinho Teixeira, decorre no Centro de Estudos Vitivinícolas do Dão – Rua Engenheiro Alberto Cardoso de Vilhena, em Nelas, e terá início às 09h45.

Praia de Mangualde volta a ter cinema drive

O Município de Mangualde, tal como aconteceu no mês de junho, adaptou a sua programação cultural à nova realidade, bem como às medidas de segurança e higiene impostas pela Direção-Geral da Saúde (DGS). O Cinema DRIVE IN está, assim, de regresso a Mangualde nos dias 25 e 26 de setembro, sendo as sessões gratuitas. Esta iniciativa terá lugar na praia de Mangualde, mais precisamente, no parque onde ocorre a feira quinzenal.

Esta apresentação terá uma lotação limitada a 84 veículos ligeiros de passageiros, no sentido de salvaguardar a saúde pública.

Na sexta-feira, 25 de setembro, o Cinema Drive IN acolhe a apresentação da comédia dramática “Green Book – Um guia para a vida”, uma sessão que tem como público alvo os jovens e adultos com idade a partir dos 12 anos. Já o segundo dia, 26 de setembro, será dedicado às famílias e crianças, pelo que se escolheu a apresentação do filme de ação “The Gentlemen – Senhores do Crime”. Ambas as sessões terão início às 21h30.

Esta iniciativa desenvolve-se com a parceria da Associação Juvenil Jovens do Castelo que ajudará a garantir o cumprimento das regras emanadas pela DGS.

Termas Centro Classic Cars deu as boas vindas ao outono

Foram algumas dezenas de carros clássicos e desportivos, de Portugal e Espanha, passaram três dias relaxantes a descobrir as termas da região Centro.

 A iniciativa “Termas Centro Classic Cars”, que levou automóveis clássicos e desportivos à descoberta das termas da região Centro, resultou num enorme sucesso e numa experiência a repetir. Durante três dias, no passado fim de semana, mais de meia centena de participantes, divididos por 29 equipas portuguesas e espanholas, tiveram oportunidade de conhecer cinco emblemáticas estâncias termais, bem como as principais atrações turísticas e paisagens em redor. No final, a satisfação de todos os presentes deixou a garantia de que mais edições irão acontecer.

O evento, que teve lugar entre 18 e 20 de setembro, resultou de uma parceria entre a rede Termas Centro e o Clube Escape Livre e inseriu-se no ciclo de animação “Viva Termas Centro”, promovido pelas Termas Centro nas suas estâncias termais.

Num fim de semana marcado pela passagem do ciclone Alpha por Portugal, o passeio recebeu os louvores de São Pedro: o “Termas Centro Classic Cars” passou entre os pingos de chuva e cumpriu todo o programa de visitas previsto, inclusive com sol e boas temperaturas. As chuvas de sexta-feira e sábado levaram, naturalmente, a uma maior precaução na condução destas viaturas, que não dispõem da mecânica e da tecnologia mais atuais, mas as boas abertas de sábado e o piso seco de domingo permitiram desfrutar das paisagens e aproveitar o passeio ao máximo.

O programa iniciou-se na sexta-feira, dia 18, com uma visita às Termas do Cró, no Sabugal, que serviram como base do percurso durante os três dias. Aqui, os participantes do encontro puderam desfrutar de experiências termais, antes da apresentação oficial do evento e da realização de um jantar de boas-vindas.

No sábado, a comitiva passou por Almeida, com visita às Termas Fonte Santa de Almeida e ao Museu Fronteira da Paz, visita obrigatória em Vilar Formoso. Seguiram-se as Termas de Águas de Penamacor, as Termas de Monfortinho e o Sabugal, com visita ao castelo, terminando o dia novamente nas Termas do Cró. No domingo, o destino principal foram as Termas de Unhais da Serra, onde teve lugar o almoço de encerramento e entrega de troféus.

Numa altura em que o país e o mundo vivem uma fase de pandemia, todas as normas de higiene sanitária em vigor foram escrupulosamente cumpridas, graças ao número restrito de participantes e aos cuidados presentes em todas as ocasiões. As preocupações com a pandemia levaram a um passeio um pouco mais controlado, mas em que não faltou o interesse nem a boa-disposição.

Os participantes chegaram de origens tão diversas como Lisboa, Porto, Guarda e Coimbra, sendo de salientar a presença de cinco equipas de Espanha. O diretor do Museu de História de la Automocion de Salamanca (MHAS), Luis Mata, com um Mercedes-Benz 300 SL de 1991, e a presidente do MG Clube de Portugal, Isabel Tinoco, com um MG B de 1973, foram alguns dos condutores que fizeram questão de conhecer as Termas Centro.

Entre os automóveis de coleção que palmilharam as estradas da região, os destaques vão para um Alfa Romeo Giulietta 1750 TCT 240HP, conduzido por Álvaro Urze Pires, que não deixa ninguém indiferente pelo design, elegância, potência, fiabilidade e divertimento; o Porsche 944 Turbo S de António Grilo, com motor de 4 cilindros, 2500cc e 250HP, e do qual foram fabricados apenas 8164 carros de 1988 a 1991; o Volkswagen Split de 1950, carro mais antigo no evento e que já fez milhares de quilómetros em passeios pela Europa; um Alfa Romeo Giulia 1750 GTV de 1968, um Alfa Romeo 2000 GTV de 1973, montado em Setúbal, um Jaguar XJR de 1995, um Alfa Romeo Giulietta Sprint GTA de 1968, ou um Rover 216 coupé de 1993, além de outros modelos que deslumbraram quem os viu passar.

As marcas mais representadas foram a Alfa Romeo e a Porsche, seguidas da Mercedes-Benz.

No final, Luís Celínio, presidente do Clube Escape Livre, destacou o sucesso da iniciativa: “Com a paixão dos clássicos, trouxemos os seus proprietários a uma região onde a mais-valia das estradas desafiantes e as grandes paisagens se aliam aos importantes momentos de relaxamento das termas, com qualidade e em segurança. Realizámos esta edição e estamos já a preparar a edição do próximo ano, esperamos que já em liberdade plena”.

Adriano Barreto Ramos, coordenador da rede Termas Centro, sublinhou o ambiente de grande satisfação a que se assistiu durante os três dias: “Com todas as regras respeitadas, o convívio resultou num fim de semana a repetir. Os participantes chegaram ao final muito mais relaxados, fruto das experiências termais de que usufruíram, e plenamente satisfeitos com um fim de semana de puro lazer. As descobertas termais, paisagísticas e históricas que fizeram criaram em todos a vontade de regressar em futuras ocasiões. Face à satisfação geral, terminámos o evento a pensar já numa segunda edição, em 2021”.

O “Termas Centro Classic Cars” foi organizado pela rede Termas Centro em parceria com o Clube Escape Livre e contou com vários apoios e colaborações, de que são exemplo o Turismo do Centro de Portugal e a SPAL, responsável pela entrega dos troféus aos participantes.

Informações e Esclarecimentos da AHRESP

Clarificação nos horários de funcionamento de cafés e pastelarias – Após grande insistência da AHRESP, o Governo veio emitir um Despacho interpretativo sobre os horários de funcionamento, determinando que os estabelecimentos similares aos estabelecimentos de restauração, como é o caso dos cafés e pastelarias, podem encerrar à 01,00 hora, não podendo no entanto aceitar novas admissões a partir das 00,00 horas. Esclarece-se ainda que a proibição de grupos de mais de 4 pessoas, até às 20,00 horas, nos estabelecimentos que se localizem num raio de 300 metros a partir de um estabelecimento de ensino, não se aplica aos espaços de restauração e bebidas integrados em empreendimentos turísticos, no caso de serviço a hóspedes ou clientes de outros serviços dos empreendimentos. Consulte o Site AHRESP.

 Venda de álcool nos estabelecimentos – Muitas têm sido as dúvidas levantadas sobre a venda e consumo de álcool nos estabelecimentos de Restauração e Similares. É nosso entendimento que a venda de bebidas alcoólicas no interior dos estabelecimentos é permitida, sem qualquer restrição horária. No serviço de take away  ou entregas ao domicílio, não é permitido o fornecimento de bebidas alcoólicas depois das 23,00 horas. Relativamente às esplanadas, é proibido o consumo de bebidas alcoólicas após as 20,00 horas, exceto se incluídas no serviço de refeições. Caso seja confrontado com diferente entendimento, nomeadamente por parte das forças de segurança, queiram contar os serviços da AHRESP para que seja questionada a respetiva tutela. Consulte o Site AHRESP.

 Novo Despacho interpretativo para eventos corporativos – O Governo emitiu um novo Despacho interpretativo por forma a adaptá-lo às regras da Resolução do Conselho de Ministros que está em vigor até ao próximo dia 30 de setembro. Assim, apesar dos eventos corporativos poderem ser realizados com um número de pessoas superior a 10, estabelece-se que, nas áreas de consumo de bebidas e alimentos integradas no âmbito desses eventos corporativos, aplicam-se as normas previstas para os estabelecimentos de restauração e similares, o que implica a aplicação da regra da ocupação máxima de 10 pessoas por mesa salvo se forem do mesmo agregado familiar. Consulte o Site AHRESP.

Alojamento para estudantes do ensino superior – A AHRESP assinou hoje um protocolo com a Direção Geral do Ensino Superior para que estudantes do ensino superior tenham acesso a alojamento. Na sequência deste protocolo, mais  4.500 novas camas serão disponibilizadas em todo o país através de pousadas da juventude e alojamentos turísticos. Este processo resultou de acordos estabelecidos com a Movijovem e várias estruturas associativas, com o objetivo de serem disponibilizados alojamentos para os estudantes até ao final do ano letivo de 2020/2021 em condições de conforto, qualidade e segurança. Consulte o Site AHRESP.

Segurança Social disponibiliza simulador relativo a cálculo de TSU a pagar durante apoio à retoma progressiva – O prazo de pagamento das contribuições de agosto termina hoje. O simulador que permite fazer o cálculo do crédito correspondente à isenção total e à dispensa parcial do pagamento das contribuições à Segurança Social, conforme aplicável, no âmbito do Apoio Extraordinário à Retoma Progressiva, está disponível no portal da Segurança Social. Atendendo ao facto de que as Declarações de Remuneração foram declaradas à taxa normal, para calcular quais as contribuições que as empresas devem pagar deve ser deduzido ao valor normal de TSU o valor do crédito estimado correspondente à isenção ou dispensa parcial. Consulte o Site AHRESP.

 Pagamento de impostos por débito direto – A Autoridade Tributária disponibiliza a possibilidade de pagamento por débito direto dos seguintes impostos: IMI, IRS, IRC, IUC e IVA. Também as prestações relativas a planos prestacionais de coimas ou execuções fiscais podem ser pagas por esta via. A cobrança por débito direto é obrigatoriamente precedida de um aviso (exceto no caso do IVA), enviado por SMS ou e-mail, com o valor e data a partir do qual o imposto irá ser cobrado. Consulte o Site AHRESP.

 Programa de Revitalização de Empresas (PRE) disponível para negócios em dificuldade – A AHRESP lançou, em parceria com a MONERIS, uma ferramenta destinada a ajudar as empresas do setor do alojamento turístico e da restauração e bebidas que atravessem dificuldades financeiras e possam estar em risco de encerramento. O PRE faz um diagnóstico da situação económica da sua empresa e apresenta um plano de suporte à reorganização das empresas face às diversas mudanças, tais como: reformulação dos modelos de negócios, capitalização da empresa, novas formas de trabalho e novos modelos de comunicação. Consulte o Site AHRESP.

                                                           MEDIDAS AHRESP

 Salvar postos de trabalho – A AHRESP insiste na necessidade de ser prolongado o regime de lay-off Simplificado, à semelhança do que vem sendo implementado em outros países:

  • O Governo alemão decidiu manter um mecanismo de apoio equivalente ao Lay-off simplificado português até 31 de dezembro de 2021, num esforço para salvar postos de trabalho e prevenir o desemprego;
  • O Governo Francês anunciou recentemente o prolongamento do “chômage partiel longue durée”, o equivalente ao lay-off português até ao verão de 2021. Este mecanismo de apoio ao emprego garante aos trabalhadores 84% do seu salário líquido e permite reduzir os seus períodos normais de trabalho até 40%. Os empregadores são responsáveis por assegurar o pagamento de apenas 15% do salário dos trabalhadores, sendo o restante pagamento assegurado pelo Estado Francês.

Encerramentos por ajuntamento – A AHRESP tomou conhecimento do encerramento durante 14 dias, por parte das autoridades de saúde, de diversos estabelecimentos de restauração e similares em concelhos como a Amadora, que tiveram como justificação a existência de ajuntamentos. A AHRESP apela aos empresários para que informem os seus clientes sobre as regras que devem cumprir, de forma a evitar este tipo de situações nos seus estabelecimentos.

 

 

Jornadas Europeias do Património 2020 em Celorico da Beira

Vai ter lugar no Castelo e Biblioteca Municipal de Celorico da Beira, nos próximos dias 25, 26 e 27 de setembro, atividades direcionadas para um público online, no âmbito das Jornadas Europeias do Património 2020, promovidas pela Direção Geral do Património Cultural, sob o lema “Património e Educação”, numa organização da Câmara Municipal de Celorico da Beira.

A iniciativa tem o propósito de alertar e sensibilizar a população para a interferência e interconexão existente no binómio património/educação, bem como, para a riqueza e complexidade desta relação, passíveis de testemunhar na literatura, nos monumentos, na dança, no teatro, na música, nos museus, etc…

As Jornadas Europeias do Património, são realizadas anualmente, um pouco por todo o país e, em mais de 50 países da Europa, para salvaguardar e valorizar o património, com atividades como, visitas guiadas e temáticas, espetáculos artísticos, exposições, palestras ou ateliers, etc.., terão de ser desenvolvidas, este ano, em moldes diferentes. No atual contexto de crise epidemiológica, que impede os ajuntamentos e obriga ao distanciamento social, as iniciativas serão transmitidas online, via streaming, bastando aos interessados munirem-se de um computador, smartphone ou tablet, para poderem participar nas mesmas. Em consequência, a substituição do presencial pelo digital vai permitir a transposição das barreiras físicas dos espaços edificados onde as atividades decorrem (presencialmente) e alcançar, por meio destes recursos tecnológicos, um público mais alargado e distante, levando a cultura e o património celoricense aos quatro cantos do mundo.

A programação do município de Celorico da Beira para este ano de 2020 é composta por 5 atividades, a levar a cabo no Castelo e Biblioteca Municipal de Celorico da Beira, a saber:

  • Conversas para Memória Futura: O que podemos aprender com os nossos arquivos locais? – (25/09 – 11H00);
  • Apresentação Pública do Núcleo de Interpretação Comunitária de Memória e Património- (25/09-15H00);
  • Apresentação Pública do Projeto Casas do Castelo – Núcleo de Interpretação Comunitária de Arqueologia – (26/09-15H00);
  • Marca Livros: Henrique, o Infante, de João Paulo Oliveira e Costa – (27/09-11H00);
  • Reunião Introdutória à Proposta de Promoção da Rota do Infante -(2709-15H00).

Acompanhe as atividades em direto através do facebook do Município https://pt-pt.facebook.com/municipiocelorico.dabeira ou reveja em www.cm-celoricodabeira.pt

“Outubro Rosa” na Região Centro

No mês de Luta Contra o Cancro da Mama, empresas e diversas instituições da Região Centro são convidadas pela Liga Portuguesa Contra o Cancro a organizar e/ou participar em atividades. A iniciativa tem o objetivo de promover a consciencialização sobre a doença e partilhar informações sobre o cancro da mama.

A Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC) desafia a comunidade a juntar-se ao movimento “Outubro Rosa”, propondo iniciativas a desenvolver ao longo de todo o mês de outubro, nomeadamente na Região Centro. A ação promovida pela LPCC – em representação da EUROPA DONNA (Coligação Europeia Contra o Cancro da Mama) – pretende sensibilizar para a doença, incentivando à prevenção e ao diagnóstico precoce do cancro da mama.

Na Região Centro, o Núcleo Regional do Centro da LPCC pretende potenciar o impacto deste movimento, lançando o desafio às mulheres, famílias, entidades da sociedade civil e entidades diversas. Nesse sentido, serão reforçadas, por um lado, as parcerias estabelecidas anteriormente – nomeadamente no âmbito do evento anual “Pequenos Passos, Grandes Gestos”, caminhadas que habitualmente integram o “Outubro Rosa” e que somam 10 edições – mas também procurando novas.

Além da vertente de sensibilização pública, a campanha pode integrar ações de angariação de fundos, a favor do doente oncológico e familiares, existindo para o efeito um conjunto vasto de materiais alusivos à iniciativa, a disponibilizar mediante solicitação dos interessados.

A participação é fácil e está ao alcance de todos que, de forma institucional, individual ou em pequenos grupos, podem organizar uma atividade de angariação de fundos, ou simplesmente divulgando as mensagens desta campanha junto dos que os rodeiam. Todos os materiais de sensibilização e divulgação necessários, assim como merchandising, são disponibilizados pelo Núcleo Regional do Centro da LPCC.

As inscrições para a iniciativa “Outubro Rosa 2020” e toda a informação da campanha encontram-se disponíveis em: https://www.ligacontracancro.pt/outubrorosa/.  Se necessário, os interessados podem contactar o Núcleo Regional do Centro da LPCC através do telefone 239 487 490 ou pelo e-mail outubrorosa.nrc@ligacontracancro.pt.

Neste âmbito, o Núcleo Regional do Centro da LPCC assinalará ainda simbolicamente, a 3 de outubro (sábado), o evento “Pequenos Passos Grandes Gestos”, que em 2020 não se realizará nos moldes habituais, considerando o Estado de Contingência de Covid-19.Este ano a iniciativa contará, sempre que possível, com a presença de voluntárias nos pontos habituais de partida destas caminhadas solidárias (Aveiro, Castelo Branco, Coimbra, Covilhã, Guarda, Leiria e Viseu), locais onde se procederá à informação, sensibilização e disponibilização dos materiais da campanha “Outubro Rosa”.

Recordamos que o cancro da mama é o tipo de tumor mais comum na mulher (apenas 1 em cada 100 cancros se desenvolvem no homem) e o segundo mais frequente em todo o mundo, de acordo com os últimos dados da International Agency for Research on Cancer (GLOBOCAN). Apesar de não ser um dos mais letais, em 2018, registaram-se cerca de 2,1 milhões de novos casos e mais de 625.000 mortes por cancro de mama, a nível mundial. Em Portugal, em 2018, foram identificados mais de 6.900 novos casos e cerca de 1.800 mortes por esta causa em Portugal.

Exposição de Pintura “𝗡𝗮𝘁𝘂𝗿𝗲𝘇𝗮𝘀 𝗩𝗶𝘃𝗮𝘀 “no Castelo de Pinhel

Está patente na cidade Falcão, mais concretamente , no Castelo de Pinhel, até dia 31 de outubro,  uma exposição de pintura da autoria de Adalberto Carvalho, denominada “𝗡𝗮𝘁𝘂𝗿𝗲𝘇𝗮𝘀 𝗩𝗶𝘃𝗮𝘀”.
Assim para observar estas obras terá de ser com os devidos cuidados e não esquecendo a máscara, esta uma boa forma para conhecer a obra deste artista plástico que também é professor no Agrupamento de Escolas de Pinhel.

Ao continuar a utilizar o site, você concorda com a utilização de cookies. Mais Informação

As definições de cookies neste site são definidas como "permitir cookies" para lhe dar a melhor experiência de navegação possível. Se você continuar a usar este site sem alterar suas configurações de cookies ou clicar em "Aceitar" abaixo, em seguida, você concorda com isso.

Fechar