Templates by BIGtheme NET
Home » Author Archives: Antonio Pacheco

Author Archives: Antonio Pacheco

Ações no âmbito do Dia Internacional das Pessoas com Deficiência em Mangualde

A Escola Secundária Felismina Alcântara recebeu o Presidente da Federação Portuguesa de Atletismo, Jorge Vieira, numa iniciativa que assinalou o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência. O momento, organizado pela Câmara Municipal de Mangualde e o Agrupamentos de Escolas de Mangualde, contou com a presença da Vereadora da Ação Social, Maria José Coelho, na sexta-feira, 7 de dezembro.

 O evento contou com uma demonstração de várias modalidades desportivas (Karaté, Boccia) no Pavilhão Gimnodesportivo da Escola Secundária Felismina Alcântara e com uma sessão dirigida a estudantes do 9.º ano de escolaridade e do secundário e dinamizada pelo o Presidente da Federação Portuguesa de Atletismo, onde o principal enfoque foi:

  • É possível conhecermo-nos melhor.
  • É possível pensar melhor (com menos limitações e bloqueios).
  • É possível entender melhor os outros e lidar melhor com os conflitos, não fugindo deles.
  • É possível adquirir novas capacidades e ferramentas.
  • É possível tornarmo-nos mais criativos.
  • É possível sermos mais proactivos.
  • É possível melhorar a performance.

DIA INTERNACIONAL DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA

O Dia Internacional das Pessoas com Deficiência comemora-se anualmente a 3 de dezembro. Esta celebração realiza-se desde 1998, ano em que a Organização das Nações Unidas avançou com a convenção sobre os direitos das pessoas com deficiência. A data tem como principal objetivo a motivação para uma maior compreensão dos assuntos relativos à deficiência e a mobilização para a defesa da dignidade, dos direitos e do bem-estar destas pessoas.

Todos os anos, o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência tem um tema específico, que pauta as atividades e eventos deste dia. Em 2018 o tema é “Emponderando pessoas com deficiência e garantindo inclusão e igualdade”.

 

Xadrez uma atividade das crianças em Fornos

Assim um dos eixos prioritários para o seu desenvolvimento estratégico o desenvolvimento de políticas centradas nas  crianças e, consequentemente, a sua educação, numa iniciativa do Município de Fornos de Algodres .

Na prossecução desse desiderato, o Município tem desenvolvido projetos que possibilitam às  crianças experienciar o maior número de atividades possível com vista ao seu desenvolvimento integral.

Por considerarmos o Xadrez uma atividade que desenvolve algumas características do pensamento cognitivo, como abstração, memorização, raciocínio lógico, dedução e indução, o Município, em parceria com o Agrupamento de Escolas de Fornos de Algodres, com a inestimável colaboração do Professor Fernando Costa, decidiu implementar o Clube de Xadrez nas Escolas do 1º ciclo, numa 1ª fase para os alunos do 3º e 4º anos de escolaridade.

Dão Natal animou Nelas

A Praça do Município, em Nelas, foi o centro de toda a animação, onde foi instalada uma Tenda de Circo que albergou de 6 a 9 de dezembro a edição 2018 do Dão Natal, o Mercado de Natal do Município de Nelas. Como pano de fundo esteve o edifício da Câmara Municipal de Nelas, iluminado propositadamente para a ocasião.

Nos dias 6 e 7, a animação circense divertiu as mais de 1200 crianças do pré-escolar e 1º e 2º Ciclos do Ensino Básico público e particular do Concelho. Não faltou a visita do Pai Natal que, juntamente com José Borges da Silva, Presidente da Câmara Municipal de Nelas, fizeram a distribuição de Pais Natal de chocolate.

A iluminação de Natal foi oficialmente inaugurada no dia 8 de dezembro, durante a tarde, com arruadas e animação musical por todo o concelho. Estiveram presentes o Grupo de Bombos do Paço, o Grupo Roncos Ó Alto, o Grupo de Concertinas Os Vouguinhas, Cantigas na Eira, o Grupo de Cavaquinhos de Castelões e o Grupo de Concertinas Foles e Cantorias. Em todas as freguesias esteve o Presidente da Câmara que, em conjunto com os Presidentes das Juntas de Freguesia, acenderam uma árvore de Natal fazendo com que a magia da época chegue a todos os lugares. A iniciativa reuniu os munícipes que saíram à rua e receberam com alegria os grupos num misto de convívio e partilha.

A chegada do Pai Natal marcou o início do Mercado de Natal na Praça do Município. No primeiro dia, a animação esteve a cargo do Teatro Hábitos e da SM2F – Banda de Santar. Em permanência durante o fim-de-semana estiveram os artesãos do concelho, deixando ideias originais para oferecer neste Natal, não faltando também deliciosas ofertas gastronómicas. Para os mais pequenos foi preparado o espaço criança com diversas atividades, entre as quais se destacam as pinturas faciais e o trono do Pai Natal.

Durante a tarde de sábado Artistas Plásticos do Concelho estiveram a pintar ao vivo temas alusivos à época natalícia. Teve também lugar a Christmas Night Run, a Corrida/ Caminhada Solidária, que este ano se associou à causa solidária do Município – Dão com Coração – pedindo aos participantes um donativo. A noite terminou com a atuação, no palco do Mercado de Natal, dos Grupos de Concertinas Os Vouguinhas, Cantigas na Eira, Grupo de Cavaquinhos de Castelões e Grupo de Concertinas Foles e Cantorias.

Coube ao Coro da Universidade Sénior de Nelas a abertura do último dia do Mercado de Natal. A eles se seguiu a apresentação da Escola Municipal de Música de Nelas. A meio da tarde, os presentes puderam assistir à “Oficina Com Sabor Chocolate” que contou com a presença doce da Chef Marina Rebelo, da Velvet, que criou especialmente para a ocasião uma sobremesa que fez a delícia de quem a degustou.

O grupo de alunos da ContraCanto encheu o palco do Mercado, bem como os corações do público com canções natalícias. Encerrou-se assim, com chave de ouro a edição 2018 do Dão Natal no Município de Nelas.

 

Atelier “Pontos e Encontros” em Mangualde

Está patente ao público, na Biblioteca Municipal Dr. Alexandre Alves em Mangualde, a exposição de trabalhos realizados no âmbito do Atelier “Pontos e Encontros”até dia 14 de dezembro.

Esta iniciativa é promovida pelo Município de Mangualde através da Rede Social e do Banco Local de Voluntariado do concelho.

A exposição, de entrada livre, pode ser visitada no horário de funcionamento da Biblioteca Municipal.

Esta mostra revela os trabalhos elaborados pelos munícipes com 65 anos ou mais, no âmbito do atelier de trabalhos manuais que funciona semanalmente nas instalações da ACAB e tem como objetivo ocupar os tempos livres de seniores com 65 ou mais anos, promovendo a vitalidade e o potencial de cada um, contribuindo para um envelhecimento ativo.

Balanço muito positivo nas visitas encenadas na Guarda

Chegou ao fim, mais uma temporada de visitas noturnas encenadas no centro histórico da Guarda com a Associação Hereditas, o Clube Escape Livre faz um balanço muito positivo desta iniciativa e encerra o projecto em alta. O Clube considera que ao investir e apoiar esta iniciativa, todos os objetivos foram cumpridos, nomeadamente a divulgação da Guarda a nível nacional, o enriquecimento cultural e histórico de todos os visitantes desde as camadas mais jovens e a criação de um projecto com todo o potencial de crescimento.

Pelo segundo ano consecutivo, foram realizadas visitas de cariz mensal, entre os meses de Maio e Outubro. Em 2018 foram registados cerca de 300 visitantes a acompanhar as encenações noturnas da Associação Hereditas, que sempre com factos históricos e humor deram este ano a conhecer o período filipino na Guarda, entre 1580 e 1640. Já em Fevereiro e Março, tinham sido realizadas duas visitas noturnas à sé da Guarda, registando mais de 70 visitantes. Além de mobilizar a saída dos guardenses para o centro histórico, o Clube Escape Livre ainda promoveu a visita de forasteiros à cidade mais alta, já que quem ficasse alojado ou realizasse uma refeição nesse dia na Guarda, apenas pagava metade do valor da visita.

Para Luis Celínio, presidente do Clube Escape Livre, “O Clube está muito satisfeito com este projecto, mas entendemos que, tendo alcançado a divulgação pretendida da Guarda e tendo servido de alavanca para a criação de uma associação, no final de 2017, do que era apenas um grupo informal, é o tempo perfeito para o encerrar. Conseguimos chamar a atenção de outras entidades e municípios da região para as capacidades da Hereditas e para a prova que cada local que é um potencial ponto turístico, histórico e cultural. Assim, a nossa missão foi plenamente cumprida.”

Para Daniel Martins, presidente da Associação Hereditas, “o balanço destes dois anos de parceria é extremamente positivo, pois conseguimos dar a conhecer esta região, estruturámos a nossa equipa e criámos a associação que está agora pronta para novos voos nas áreas de investigação e divulgação do património. Conseguimos criar novos hábitos de saída e consumo cultural das populações e já recebemos solicitações de outros concelhos, como Belmonte e Celorico da Beira. Por tudo isto, estamos agradecidos ao Escape Livre por todo o apoio, que foi fundamental para manter o grupo unido e para evoluir. A partir de agora queremos chegar aos restantes investigadores locais e envolve-los na investigação e nos nossos projetos de divulgação do património. Estamos também disponíveis para novas propostas e desafios.”

Tufão Team arrecada imensos prémios na Gala

Vila Nova de Gaia é um município que aposta no desporto e nos atletas e foi o município escolhido para coroar os campeões nacionais de trial 4×4 2018. No auditório do Parque Biológico a tarde foi de festa com a merecida homenagem a pilotos, navegadores e equipas que através do seu empenho e dedicação contribuíram para o engrandecimento do Campeonato de Portugal de trial 4×4 e da própria modalidade.

No que aos prémios diz respeito, na classe Promoção a Tufão Team leva o prémio de melhor equipa, Rodrigo Sousa o melhor navegador e André Henriques, além de melhor piloto, recebe também o prémio prestígio pela sua postura exemplar e pela maneira como eleva a competição.

Na categoria Extreme o pleno para a NordHigiene Team com Vítor Rodrigues e António Calçada a receberem o prémio de melhor navegador e melhor piloto, respetivamente. A equipa brigantina é assim bicampeã em Extreme depois de um ano muito duro de competição com vários problemas mecânicos a colocarem em causa a revalidação do título.

Na classe Proto a Oficina Bacelo também venceu tudo o que havia para vencer. Melhor equipa, melhor piloto e melhor navegador. Aliás, a equipa esteve na luta pelo título em termos absolutos até à última prova.

Depois de 6 provas Cláudio Ferreira venceu o prémio de melhor piloto e João Lucas conquistou o prémio de melhor navegador da classe Super Proto. Mas o jovem de Torres Vedras leva também para casa o troféu Nuno Graça, um reconhecimento aos navegadores. De resto, a Auto Higino ganhou tudo o que havia para ganhar, sagrando-se bicampeã da classe Super Proto, mas mais importante que isso foi o tão desejado título em termos absolutos. Cláudio Ferreira e João lucas são os novos campeões absolutos de trial 4×4!

Durante a cerimónia foi ainda distinguida com o Prémio fair Play, por votação das equipas presentes na cerimónia, a equipa Exigente TT, enquanto o piloto Flávio Gomes (TáBô Pacar Team) foi agraciado com o prémio carreira e o piloto Miguel Marques (MM6018/Americana Papelaria) com o prémio dedicação.  Uma tarde muito especial que encerra o primeiro ano sob a tutela da FPAK – Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting –  um ano de profissionalização do trial 4×4. Prova disso mesmo foram as presenças de Ni Amorim, presidente da FPAK e do Professor Dr. Carlos Paula Cardoso, presidente da Confederação do Desporto de Portugal.

A Direção do Campeonato começou já a trabalhar a nova época e há muitas novidades para revelar quer a nível de regulamentos quer de calendário. A competição será oficialmente apresentada ao público durante o mês de janeiro.

PS da Guarda distingue militantes com 40 anos de ligação

Na passada sexta-feira, durante um jantar convívio, a estrutura concelhia da Guarda do PS prestou homenagem aos seus militantes mais antigos, com a entrega de uma placa alusiva a 40 anos de militância.

Foram distinguidos militantes cujo contributo para o desenvolvimento do concelho muito orgulha o PS.

 Participaram na homenagem cerca de duas centenas de militantes e simpatizantes socialistas, num encontro que decorreu em ambiente de família.

 É esta a lista dos homenageados:

 CARLOS ALBERTO DIAS SANTOS

JOSE MANUEL PIRES BRITO

OCTÁVIO EDUARDO GUERREIRO

ANTONIO SANTOS GUERRA

JOSE MANUEL MARTINS LOPES

ESMERALDO SARAIVA N.CARVALHINHO

JOSE ALBERTO SEQUEIRA ABRANTES

ERNESTO PIRES GONÇALVES

LUIS PIRES GONÇALVES

ABÍLIO ALEIXO CURTO

EDUARDO PEREIRA ANTUNES

ALDA FERNANDA GOMES OSÓRIO SANTOS

ANTONIO JULIO GOMES PATRÍCIO

AMADEU REBELO ALMEIDA

AMILCAR MONTEIRO PIRES

Campanha Quartel Eletrão está de volta

Está a iniciar a 4ª edição do Quartel Electrão, que tem como embaixador o apresentador Pedro Fernandes. A iniciativa desafia as comunidades a entregar todo o tipo de equipamentos elétricos, pilhas e lâmpadas usadas, nas Corporações de Bombeiros Voluntários aderentes, para que estas acumulem a maior quantidade e recebam prémios, numa iniciativa da Amb3E.

Esta campanha prolonga-se ate 30 de abril, aqui ficam os prémios a receber:

Aos Quartéis vencedores, o Electrão vai entregar os seguintes prémios:

1º prémio absoluto
Ambulância de Transporte de Doentes

2º prémio absoluto
2.500 € em equipamento

1º prémio Pilhas
2.500 € em equipamento

1º prémio Lâmpadas
2.500 € em equipamento

Prémios per capita
8 cartões pré-pagos de combustível

 

Federação Distrital da Guarda do Partido Socialista lançou comunicado a felicitar o Governo

TRÊS ANOS DE GOVERNO PS: TRÊS ANOS A RECUPERAR A CONFIANÇA E A DEVOLVER A ESPERANÇA AOS PORTUGUESES

A Federação Distrital da Guarda do Partido Socialista felicita o Governo do PS, liderado por António Costa, pelos três anos de excelente exercício da governação, que culminaram com a aprovação do Orçamento do Estado para 2019. Ao longo destes primeiros três anos da Legislatura, o Governo Socialista: promoveu uma sociedade mais justa e um Estado mais eficiente; dotou os serviços públicos de maior qualidade e de maior alcance; e contribuiu para o aparecimento de uma economia mais versátil e competitiva.

O Governo de António Costa foi capaz de conciliar o que, até então, parecia inconciliável: o desenvolvimento económico e social do País e a melhoria da qualidade de vida dos Portugueses, por um lado; com o equilíbrio das contas públicas e o cumprimento das obrigações financeiras do Estado, por outro. Com efeito, foi possível reduzir o défice e a dívida sem cortar nos salários, nas pensões e no investimento público, nem aumentar a carga fiscal sobre as famílias e as empresas.

Nestes últimos três anos, Portugal ganhou notoriedade internacional enquanto bom exemplo de recuperação da crise económico-financeira sem recurso a políticas de austeridade excessiva. Lembremos que até 2015, com o PSD e o CDS no Governo, Portugal foi um exemplo elucidativo precisamente do contrário: guiados pelo devaneio ideológico do “ir além da Troika” do anterior Primeiro-Ministro, Pedro Passos Coelho, a austeridade excessiva conduziu ao empobrecimento das famílias e à estagnação económica do País.

Nos últimos três anos, o aumento do investimento público e a reposição dos rendimentos por parte do executivo liderado por António Costa não impediu o País de garantir o equilíbrio das contas públicas. Bem pelo contrário: em 2017, Portugal registou o défice mais baixo da História da Democracia Portuguesa. O amplo reconhecimento internacional pelo excelente desempenho do Governo Socialista em matéria de contas públicas foi coroado com a escolha de Mário Centeno, Ministro das Finanças, para Presidente do Eurogrupo. Desde dezembro de 2017, é o Ministro das Finanças de Portugal que preside à coletividade de ministros das finanças dos Estados-Membros cuja moeda oficial é o Euro e que tem como função primordial a coordenação de políticas económico-financeiras.

A última prova de que as políticas de aumento de investimento público do Governo Socialista não comprometem a saúde das finanças públicas chegará dentro de dias: Portugal vai proceder ao pagamento antecipado da sua dívida ao FMI até ao final de 2018, virando definitivamente a página de um dos períodos mais negativos da nossa história recente e reforçando ainda mais a credibilidade externa do nosso País.

O aumento do investimento público, o alívio da carga fiscal sobre as famílias e as empresas e a reposição dos rendimentos favoreceu o surgimento de um clima de crescimento económico altamente favorável: surgiram novas empresas; muitas das empresas a operar no País expandiram os seus planos de negócios; as exportações aumentaram; criaram-se mais de 340 mil novos postos de trabalho; o desemprego baixou de 12,4% (em 2015) para 6,7%; e reduziu-se significativamente o trabalho precário. Com o Governo Socialista de António Costa registaram-se os maiores crescimentos da economia portuguesa deste século, tendo o nosso País registado crescimentos acima da média europeia em 2017 e 2018.

Em 2017, o nosso País reverteu o saldo migratório, com o número de imigrantes a superar o dos emigrantes pela primeira vez desde 2011. Para este saldo migratório positivo contribuiu de forma decisiva o regresso ao País de muitos dos cerca de 500 mil emigrantes que deixaram o País entre 2010 e 2015. Aumentaram as contratações de profissionais no âmbito dos serviços públicos, destacando-se o Serviço Nacional de Saúde (8 500 profissionais) e as Escolas Públicas (9 500 profissionais). Iniciou-se o descongelamento das carreiras na função pública e a sustentabilidade da Segurança Social foi reforçada por mais 19 anos em relação a 2015.

No que respeita ao Interior e ao Distrito da Guarda, importa sublinhar que foi este Governo Socialista que, em apenas três anos de governação, encontrou soluções estruturantes para reivindicações antigas das nossas populações, reivindicações que o anterior Governo PSD-CDS foi incapaz de resolver.

Foi o Governo Socialista de António Costa que deu início à conclusão da Linha da Beira Baixa.

Foi o Governo Socialista de António Costa que deu início à beneficiação da Linha da Beira Alta.

Foi o Governo Socialista de António Costa que avançou com o Interposto Ferroviário de Mercadorias na Guarda.

Foi o Governo Socialista de António Costa que encontrou uma solução para a requalificação e reabertura do Hotel Turismo na Guarda.

Foi o Governo Socialista de António Costa que, na recente remodelação do Governo, criou uma Secretaria de Estado para a Valorização do Interior, reiterando, assim, o seu compromisso com a coesão territorial e uma atenção especial aos territórios que denotam menores desenvolvimento económico e densidade populacional.

De resto, não há memória de um Governo tão presente no Distrito como o atual. A este respeito, bastará lembrar apenas que, em três anos de governação, António Costa visitou a capital de distrito outras tantas vezes (inauguração da FIT, em 2016, e, já em 2018, visita à obra de construção da concordância das Linhas da Beira Alta e da Beira Baixa e assinatura do contrato de incentivos fiscais à Coficab).

O Orçamento do Estado para 2019 dá continuidade a esta atuação governativa de excelência e referenciada internacionalmente. Com efeito, no próximo ano, continuaremos a assistir à redução do défice, à diminuição da dívida, à descida do desemprego, ao reforço do investimento público, ao incentivo ao investimento privado e ao aumento das exportações. As famílias conhecerão um novo alívio fiscal, passando a pagar menos mil milhões de euros de IRS do que pagavam em 2015, e beneficiarão de uma redução das despesas com transportes e energia. Também as empresas beneficiarão de um alívio fiscal, com o fim do PEC (Pagamento Especial por Conta). Na educação, a gratuitidade dos manuais escolares será alargada a todos os níveis da escolaridade obrigatória, ou seja, até ao 12.º ano, e a propina máxima praticada nas universidades e institutos politécnicos conhecerá uma redução de mais de duzentos euros. O Serviço Nacional de Saúde, por seu turno, terá um reforço de investimento na ordem dos 500 milhões de euros.

No que respeita ao Interior e ao Distrito da Guarda, tudo aponta para que o próximo ano seja um ano de decisões estruturantes em várias áreas. Entre outras medidas de beneficiação do Interior, direcionadas sobretudo para a atração de investimento e fixação de pessoas, o Orçamento do Estado para 2019 prevê 1700 milhões de euros para o desenvolvimento do tecido empresarial nestes territórios, concede benefícios fiscais aos estudantes de instituições de ensino superior localizados no Interior e reduz o IRC para as empresas aqui sediadas ou que se decidam deslocalizar para cá.

Partilhamos ainda a convicção de que num futuro muito próximo teremos também soluções estruturantes no que respeita à ULS da Guarda e às portagens. Neste momento existe o compromisso do Governo com a construção do Pavilhão N.º 5 que acolherá o Departamento da Mulher e da Criança (parte integrante da Segunda Fase do Hospital da Guarda que foi cancelada pelo anterior Governo PSD/CDS) e a posição inequívoca de um membro do Governo, o Secretário de Estado da Valorização do Interior, João Catarino, sobre a necessidade de se avançar com a abolição das portagens nos territórios de mais baixa densidade populacional.

A pouco menos de um ano das próximas eleições legislativas, a incapacidade das forças políticas do centro-direita e da direita conseguirem apresentar uma alternativa de governação credível pode ser entendida, em grande medida, como uma consequência da enorme competência que o atual Governo Socialista já provou em toda a linha, recuperando a confiança dos Portugueses e devolvendo-lhes a esperança num presente e futuros melhores.

Esse mesmo Governo Socialista que já provou ser amigo do Interior e da Guarda. De resto, as provas continuam a chegar. As mais recentes datam precisamente do final do passado mês de novembro: a escolha da Guarda para acolher a cimeira Luso-Espanhola em junho de 2019 e a criação na capital de Distrito do Centro Nacional para a Educação Rodoviária.

Duas decisões do Governo Socialista liderado por António Costa que a Guarda agradece e das quais saberá, com certeza, tirar o devido proveito.

Alunos de Mangualde premiados na Taça da Fruta de Portugal

A Turma 3ºB da Escola Básica Ana de Castro Osório, de Mangualde, foi distinguida com a Taça da Fruta de Portugal. Várias escolas do 1º Ciclo aventuraram-se na “Volta a Portugal em Fruta” com o Centro de Frutologia Compal. Após votação, a Escola Básica de 1ºCiclo de Moncarapacho (1º classificada), a Escola Básica de Bonfim (2º classificada) e a Escola Básica Ana de Castro Osório (3ª classificada) foram as vencedoras desta volta que foi uma verdadeira aventura na sala de aula. A votação foi renhida na página de Facebook da Compal.

 ALUNOS TRABALHARAM SOBRE A MAÇÃ DE BRAVO ESMOLFE DOP

Os alunos e a professora da turma do 3ºB da Escola Básica Ana de Castro Osório decidiram estudar e provar uma das frutas mais saborosas da sua região: A Maçã de Bravo Esmolfe DOP. Inspirados na sua história, localização e sabor, a Volta a Portugal em Fruta valeu a pena para melhor conhecerem esta maçã vizinha da aldeia de Esmolfe.

                 “VOLTA A PORTUGAL EM FRUTA”

O Centro de Frutologia Compal lançou a iniciativa “Volta a Portugal em Fruta” com o objetivo de valorizar as frutas DOP (Denominação de Origem Protegida) e IGP (Indicação Geográfica Protegida) de Portugal e reforçar a importância da inclusão da fruta no âmbito de uma alimentação saudável. Com esta iniciativa, 68 escolas do 1º Ciclo e mais de três mil crianças receberam o Mapas das Frutas de Portugal, onde estão representadas estas frutas e as suas regiões. As turmas aceitaram o desafio de participar no concurso Volta a Portugal em Fruta com trabalhos criativos inspirados nas frutas DOP e IGP de Portugal.

“Volta a Portugal” em Fruta é uma iniciativa do Centro de Frutologia Compal que distribuiu o Mapa das Frutas de Portugal acompanhado por materiais multimédia lúdico-didáticos às escolas do ensino básico de 23 concelhos das regiões demarcadas com fruta DOP e IGP em Portugal. Este mapa foi desenvolvido em parceria com o Centro de Informação Geoespacial do Exército e com o apoio da Direção Geral de Agricultura e Desenvolvimento Regional e da Associação Portuguesa de Nutrição.

 

Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com

Ao continuar a utilizar o site, você concorda com a utilização de cookies. Mais Informação

As definições de cookies neste site são definidas como "permitir cookies" para lhe dar a melhor experiência de navegação possível. Se você continuar a usar este site sem alterar suas configurações de cookies ou clicar em "Aceitar" abaixo, em seguida, você concorda com isso.

Fechar