Templates by BIGtheme NET
Home » Author Archives: Antonio Pacheco

Author Archives: Antonio Pacheco

Na 25ª edição do CineEco , “Injustiça” é o grande vencedor

O documentário americano de Cynthia Wade e Sasha Friedlander, Injustiça (Grit), da competição Internacional Longas, é o vencedor do “Grande Prémio Ambiente” do CineEco 2019, que decorreu em Seia de 12 a 19 de Outubro. O storytelling emotivo do filme sobre o ativismo de uma jovem contra uma multinacional indonésia, sobrevivente de um tsunami de lama tóxica que enterrou 16 aldeias em Java Oriental, conquistou o júri do Festival que, este ano, destacou a Emergência Climática como um dos seus temas centrais. Ainda no panorama internacional de longas-metragens mereceram destaque documentários sobre temáticas transversais e atuais sobre a ação do Homem no meio-ambiente. O “Grande Prémio Antropologia Ambiental – Liberty Seguros foi conquistado por Reator Perdido (Lost Reator), documentário alemão sobre um grupo de pessoas que vivem numa dimensão de tempo pós-Chernobyl paredes-meias com uma Central de Energia Nuclear que nunca chegou a funcionar.

Já o Prémio Educação Ambiental – Associação Mares Navegados foi atribuído a Genesis 2.0, um filme-documentário sobre manipulação genética, tecnologia e criação na busca do “ouro branco” nos limites mais remotos da Sibéria.

O júri do CineEco atribui ainda três Menções Honrosas, aos filmes “O Herói das Ovelhas” (Sheep Hero) de Ton van Zantvoort, documentário que acompanha Stijn, um pastor tradicional forçado a inovar num mundo neoliberal, facto que entra em conflito com a sua visão idealista da vida; “Sonhando um Lugar” o primeiro filme de longa duração de Alfonso Kint, um relato sobre uma família que se reinventou num lugar, numa aldeia sonhada; e ainda a “Walden” de Daniel Zimmermann, documentário no qual o realizador suíço constata o absurdo de um dos princípios económicos que definem o mundo globalizado.

De entre os 80 filmes de mais de 20 países a Concurso na 25ª edição do Festival Internacional de Cinema Ambiental da Serra da Estrela destacaram-se ainda no Prémio Internacional Curtas Metragens – Turistrela, o filme de animação em stop montion feito com argila intitulado “Pacha Lama Somos Nós: A Cerimónia para Pachamama”. “O Senhor Kubota” e a sua busca pela imortalidade conquistou o “Prémio Televisão”.

“Hálito Azul” de Rodrigo Areias conseguiu arrecadar o “Prémio Camacho Costa Lusofonia” e, no Panorama Regional, o documentário “Pagar a Promessa” de Tiago Cerveira levou o “Prémio Panorama Regional Lusofonia”.

Em ano de Bodas de Prata, entre os dias 12 e 19 de outubro passaram pelas salas do Festival mais de 6.000 espetadores, para além de diretores de festivais de cinema ambiente, realizadores e profissionais de várias áreas.

Foi uma semana dedicada ao melhor do que se faz ao nível da cinematografia de temática ambiental nacional e internacional que contou com a presença, em Seia, de cerca de 40 realizadores de vários países. A edição comemorativa do Festival de Seia conseguiu agregar, uma vez mais, uma vasta oferta de atividades paralelas como as eco-talks, as oficinas de educação ambiental, uma residência artística audiovisual e chamou até si a centralidade do debate internacional sobre as questões ligadas à Emergência Climática e Educação Ambiental, no II Fórum Internacional de Festivais de Cinema Ambiente.

O CineEco prova ser um Festival de resistência. Estes 25 anos representam para o Município de Seia uma afirmação do seu papel no âmbito da promoção da Educação para o Ambiente e promoção turística, bem patente no número crescente de público e participantes nacionais e internacionais que todos os anos visitam e por cá ficam durante a semana do Festival”, concretiza Mário Branquinho.

O CineEco fecha as portas no grande ecrã em Seia, mas entra em itinerância ao longo deste ano nas suas extensões por todo o país, incluindo Madeira e Açores, “prova de que este Festival tem conquistado um número crescente de públicos de várias idades sendo um polo aglutinador de cinema e educação ambiental no País, tendo no CineEco o seu mediador comum”, ressalva o diretor do Festival.

O Festival Internacional de Cinema Ambiental regressa a Seia, em 2020, entre os dias 10 a 17 outubro

Dezenas de participantes numa caminhada na Matela

Teve lugar na manhã de domingo , com o sol meio envergonhado, uma caminhada na localidade da Matela (UF Antas e Matela), numa organização do Centro Social e Cultural Aníbal Pina Gouveia.

Marcaram presença algumas dezenas de participantes, onde se realça a presença de Francisco Carvalho, Presidente do Município de Penalva do Castelo que também veio participar nesta iniciativa.

A concentração teve lugar no Multiusos da Matela, onde os participantes percorreram os trilhos designados para este evento, foi uma manhã diferente para estas pessoas, que desfrutaram das maravilhas da Natureza.

fotos:UFAM

Iran Costa e Banda Índice na “Festa da Castanha”em Folgosinho

Vai ter lugar nos dias 1, 2 e 3 de novembro, a Festa da Castanha, em Folgosinho, numa organização do Município de Gouveia, em parceria com a Junta de Freguesia de Folgosinho, os Baldios de Folgosinho e a Associação FOLGONATUR

A edição de 2019vai ter um programa em torno da Castanha, do Castanheiro e do Souto, que deverá contemplar vários momentos de formação e qualificação de produtores e potenciais produtores, em matérias que merecem a atenção do setor, haverá lugar a espaços de exposição e venda direta de castanha, produtos derivados da castanha e outros produtos gastronómicos típicos desta região de montanha.

No dia 1 de novembro é inaugurada a Festa da Castanha com participação da Fanfarra dos Bombeiros Voluntários de Folgosinho. O Grupo de Concertinas de Folgosinho e a Banda Índice vão animar a noite de sexta-feira.

No sábado, dia 02 de novembro, realizar-se-à, da parte da manhã, um Seminário que vai incidir sobre a temática dos soutos e da floresta e que vai decorrer na Junta de freguesia de Folgosinho. A parte da tarde contará com um workshop de cogumelos selvagens e respetiva saída de campo, seguir-se-à um show cooking e o já tradicional Concurso de Doçaria de Castanha. A noite será abrilhantada pelo concerto de Iran Costa, o responsável por grandes êxitos como “O Bicho”, “Pimpolho”, “Requebra” e “Dança do Quadrado”, que lhe valeram vários discos de platina. Iran Costa dominou tops de venda e playlists e apresenta agora o 25.º cd da sua carreira – “XXV”, que traz sonoridades que convidam o público de todas as idades a cantar e dançar.

No último dia, domingo, está programada uma caminhada com plantação de castanheiros e uma visita guiada ao património histórico de Folgosinho. O Grupo de Cavaquinhos da Universidade Sénior de Gouveia e o Rancho Folclórico Cancioneiro de Folgosinho ficam responsáveis pela animação do evento que encerrará com um magusto comunitário e a tradicional sopa da castanha.

Fornos de Algodres: Sensibilização das crianças para cuidar do ambiente

Teve lugar recentemente uma ação de sensibilização ambiental nas Escolas Básicas do 1ºCiclo no concelho de Fornos de Algodres.

Deste modo,  o ano hidrológico teve início a 1 de outubro e termina a 30 de setembro, face a isso, Bruno Costa, vereador do Município de Fornos de Algodres deslocou-se às Escolas de Figueiró da Granja e Fornos de Algodres, para dar ênfase para a  importância que os alunos têm no dia- a- dia e a influência que exercem na família e amigos. A mudança de atitudes que se começam a constatar no  Concelho, tem por base a Educação Ambiental na Escola e no trabalho de todos os professores.

Para incentivar as  crianças a terem ainda melhores práticas ambientais, foi entregue um “kit ambiental” composto por: um EcoSaco; uma EcoGarrafa, um EcoJogo e três EcoAutocolantes.

AF Guarda- Resultados do Distrital Iniciados-Ronda 1

Teve lugar a ronda inicial do distrital de iniciados (Juniores C) da AF Guarda, com seguintes resultados:
Núcleo Desp. Social-Sc Vilar Formoso-2-1
SC Mêda-  Foz Côa-16-0
Seia Fc-UD Os Pinhelenses-4-1
AD Fornos Algodres- GD Trancoso-2-4
Sc Celoricense-Gcr Casal Cinza-3-5
Guarda Unida- ED Gouveia-2-2

Viseu recebe Ronda de Elite em futsal

Viseu vai acolher a Ronda de Elite em futsal, com a Seleção Nacional de futsal a tentar seguir para a Ronda de Elite – a derradeira fase de qualificação para o Mundial – diante de Letónia, Alemanha e República Checa.

As seis partidas do Grupo 8 de qualificação serão jogadas no Pavilhão Multiusos de Viseu. A acreditação media é necessária para qualquer um dos jogos, sendo válida para toda a competição.

Eis o calendário de jogos do Grupo 8:
24 de outubro de 2019 | quinta-feira
18h00: República Checa – Alemanha
21h00: Portugal – Letónia

25 de outubro de 2019 | sexta-feira
18h00: Letónia – República Checa
21h00: Portugal – Alemanha

27 de outubro de 2019 | domingo
15h00: Alemanha – Letónia
18h00: República Checa – Portugal

Parque infantil nasce na requalificação de Fornos Gare

Foi recentemente construído em Fornos Gare, um novo parque infantil, esta obra integrada na requalificação desta zona da vila de Fornos de Algodres, onde anteriormente já tinha sido requalificada a fonte , o tanque e Ecopontos muito úteis para esta comunidade.

Digamos que esta zona já foi um dos ex- libris da vila, pela muita população que ali morava e pelo comércio que esta zona detinha perto da Estação da CP.

Agora muitas requalificações são necessárias para esta zona da vila possa ganhar muita vida , uma vez que muitas casas degradadas se encontram por ali e os proprietários deviam olhar para esta zona com olhos mais futuristas e de desenvolvimento turístico.

Esta foi uma obra executada pelo Freguesia de Fornos com o apoio do Município local.

AF Viseu- Mangualde -Moimenta da Beira-4-2

Uma partida bastante aguardada, dado que são duas equipas com grandes pergaminhos do futebol visiense, face a isso, o equilíbrio foi a nota dominante, ao longo da fase inicial.

Aos poucos a turma orientada por Ricardo Jorge, foi -se agigantando e vai daí, com uma investida rápida pela esquerda, Fábio aparece a emendar para o golo inicial da partida, aos 12´.

A turma da casa era mais esclarecida mas os visitantes tentavam de bola parada e vai daí, a bola vai ao ferro e David quase marca. Seguiram-se momentos aflitivos para o Mangualde com os moimentenses a pressionar , mas aos 27´canto da direita e o Francisco a cabecear para o fundo das redes e faz o empate.Chega o intervalo com o empate no marcador.

Após o reatamento, o Mangualde entra muito forte e aos 52´, surge um cruzamento da direita e Simão emenda de forma perfeita fazendo o segundo para o Mangualde e delírio das bancadas.

Pouco depois , nova jogada de arte e engenho e novo golo agora de Fábio que bisava na partida, era o Mangualde a todo gás.

Houve a habitual reação dos moimentenses e eis que ganham uma grande penalidade, que Sérgio foi chamado a converter acabou por transformar em golo e reduziu o marcador. Agora com as diversas mexidas as equipas foram alterando as estruturas e foi o Mangualde a conseguir fazer novo golo através de uma bela jogada de ataque e Simão marca e bisa na partida.

Em suma, uma bela vitória dos mangualdenses que somam três pontos muito importantes nesta prova.

 

 

Simulacro de queda de uma aeronave no limite dos concelhos de Fornos e Penalva

   Uma manhã agitada, no limite do concelho de Fornos de Algodres (Matança) e concelho de Penalva do Castelo (Antas), no passado dia 15 de outubro, com a realização de um simulacro de uma queda de uma aeronave.

Uma situação que apesar de ser um ensaio, envolveu a Força Aérea Portuguesa, Bombeiros Voluntários de Fornos de Algodres, Proteção Civil Municipal e GNR.

O objetivo deste simulacro consistia em testar o tempo que a Força Aérea demorava a localizar a aeronave, também o tempo de demora das forças de socorro, dado se tratar de um local de difícil acesso.

Posto isto, a Força Aérea pela via aérea teve um avião a localizar e a busca foi feita por meios terrestres pelos bombeiros, que procederam  ao chegar ao local à estabilização da vítima, e prestaram os cuidados necessários para a ocorrência.

Uma das vítimas em estado muito grave foi helitransportada a outra vítima grave foi transportada de ambulância, para o hospital.

Esta foi uma intervenção com balanço positivo, que serviu para colocar em alerta e em ação todos meios necessários para um acidente desta envergadura.

Esta iniciativa foi da responsabilidade da Força Aérea, juntamente com os Bombeiros e Proteção Civil Municipal de Fornos de Algodres.

 

AF Guarda – Vila Cortez- Foz Côa- 6-1

André Jesus fez hat-trick

O Campo do Zambito na cidade da Guarda, recebeu o encontro relativo à segunda ronda do Distrital maior da AF Guarda, entre o Vila Cortez e o Foz Côa, com os donos da casa a golear por seis bolas a uma.

Assim cedo iniciou a marcha do marcador a turma de Rui Nascimento, com António Conceição a abrir o ativo aos 8´, foi um arranque muito forte e pouco depois André Jesus, faz o segundo da sua equipa, o Foz Côa ainda tentou reagir mais a supremacia do Vila Cortez era de tal ordem que Ivan Silva a aumentar para três a zero, até ao intervalo, houveram mais alguns lances de ataques mas sem assertividade.

A segunda parte trouxe novamente a turma local a acelerar e vai daí, António Conceição volta a marcar , bisando no encontro, depois veio o artilheiro mor da equipa bisar aos 56´e 59´respetivamente, André Jesus a revelar-se muito importante no ataque dos encarnados.A reta final trouxe o tento de honra  do Foz Côa, com André a marcar.

Em suma uma vitória ,muito robusta dos encarnados que lideram a par de várias equipas nesta prova.

 

Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com

Ao continuar a utilizar o site, você concorda com a utilização de cookies. Mais Informação

As definições de cookies neste site são definidas como "permitir cookies" para lhe dar a melhor experiência de navegação possível. Se você continuar a usar este site sem alterar suas configurações de cookies ou clicar em "Aceitar" abaixo, em seguida, você concorda com isso.

Fechar