Templates by BIGtheme NET
Home » Author Archives: Antonio Pacheco

Author Archives: Antonio Pacheco

Dia Mundial da Igualdade assinalado em Mangualde

No âmbito das comemorações do Dia Municipal para a Igualdade, 24 de outubro, o Município de Mangualde promoverá, juntamente com a Rede Social de Mangualde, a AMARTE e o Agrupamento de Escolas de Mangualde, um teatro/bailado destinado aos alunos do 3.º ano do ensino básico e envolvendo toda a comunidade. Neste dia, os temas da igualdade de género, violência doméstica e bullying voltam a dominar a agenda do concelho.

O objetivo desta peça, que terá lugar na Sala Polivalente da Biblioteca Municipal Dr. Alexandre Alves, pelas 15 horas, é trabalhar a prevenção e a sensibilização para a tomada de consciência de forma cada vez mais precoce.

Como meio privilegiado de socialização, a escola tem como missão promover a igualdade de oportunidades e educar para os valores do pluralismo e da igualdade entre homens e mulheres. Urge desenvolver um esforço para a eliminação da discriminação em função do género e, consequentemente, de relações de intimidade marcadas pela desigualdade e pela violência, constituindo-se parte essencial da educação para os direitos humanos, para o respeito pelos direitos e pelas liberdades individuais na perspetiva da construção de uma cidadania para todos.

Esta peça incluirá um debate como campanha de sensibilização contra o bullying. Retratar-se-á uma história que pode acontecer na porta ao lado da nossa: duas irmãs, que vivem num ambiente de violência doméstica e que, mudando de escola, passam a ser vítimas de bullying. Como detetar? Como prevenir? Como resolver? Que comece o debate!

Os interessados poderão fazer a sua inscrição para os endereços de e-mail ssocial@cmmangualde.pt ou redesocial@cmmangualde

Carrapichana acolhe XII Festival do Borrego

No próximo dia 28 de outubro vai ter lugar, na freguesia de Carrapichana, concelho de Celorico da Beira, o XII Festival do Borrego.

Numa parceria entre o Município de Celorico da Beira e a Junta de Freguesia de Carrapichana, o Festival do Borrego representa mais uma oportunidade para o município valorizar e divulgar os tesouros da sua ruralidade, basilares da sua identidade cultural e gastronómica.
A programação do XII Festival do Borrego 2018 é vasta e diversificada: caminhada (XII Rota do Borrego), animação diversa, muita música de cariz popular (ranchos folclóricos, desgarradas, concertinas e outros), feira de artesanato e produtos da terra. O borrego é o rei da festa e a atração principal pelo que, poderá degustá-lo e deliciar-se com o seu sabor único, confecionado de diversas maneiras, fruto da arte do/a cozinheiro/a, nas diversas tasquinhas espalhadas no recinto do festival ou no showcooking “O Forno, a lenha e o borrego”, pelo Chef António Costa.
Destaque, também, para a mesa redonda “Constrangimentos à Comercialização do Borrego Serra da Estrela – apoios à exploração no âmbito do PDR 2020”, que contará com um painel de participantes composto por técnicos da Ancose, Estrelacoop e Adruse e, por um produtor de borrego Serra da Estrela, do concelho. O Festival conta, também, com uma mostra de gado na abertura, um leilão de borregos Serra da Estrela e ainda, com uma degustação de borrego grelhado no encerramento.
A realização do Festival do Borrego tem por objetivo divulgar a dura realidade rural desta região plantada no sopé da Serra da Estrela e, simultaneamente, promover um dos mais emblemáticos produtos endógenos desta região serrana, o Borrego Serra da Estrela, o qual, a par do Queijo Serra da Estrela, constituem o seu verdadeiro cartão-de-visita e o pilar da economia celoricense.
Para poder apreciar e deliciar-se com a gastronomia celoricense, rica em sabores únicos que advém da confeção com produtos agrícolas e hortícolas saudáveis e da riqueza das carnes tenras dos seus rebanhos, o Município de Celorico da Beira promoveu também um roteiro gastronómico pelos restaurantes aderentes, de 28 de outubro a 11 de novembro.

Obras de requalificação do Pavilhão Municipal vão ser inauguradas em Mangualde

Nesta sexta-feira decorre a inauguração das obras de requalificação do Pavilhão Municipal, que contará com a participação de diferentes associações e clubes desportivos do concelho de Mangualde, pelas 21h00.

Recorde-se que a obra, iniciada o ano passado, representa um investimento de 325.700€,00€ com comparticipação de fundos comunitários. Para João Azevedo «O investimento no desporto e na educação é fundamental e prioritário para que se proporcione melhorias no conforto dos alunos, atletas e treinadores com o objetivo de promover o sucesso desportivo e educativo.»

MELHOR EFICIÊNCIA ENERGÉTICA, REABILITAÇÃO DO PAVIMENTO DESPORTIVO E MELHORADAS AS CONDIÇÕES DO PÚBLICO E DE UTENTES COM MOBILIDADE CONDICIONADA

A intervenção no Pavilhão Municipal teve enfoque em múltiplas valências: ao nível da eficiência térmica e conforto, foi substituída a cobertura e toda a envolvente transparente por novos elementos e soluções construtivas, de tecnologia mais recente e eficaz. Aumentou-se a eficiência energética pelo investimento em nova instalação elétrica, adoção de iluminação com lâmpadas de tecnologia LED e instalação de coletores solares para aquecimento de águas sanitárias, complementados com caldeira a gás como sistema secundário de suporte. Ao nível funcional, reabilitou-se o pavimento desportivo do ginásio e do campo principal e, neste, foram atualizadas as marcações para a prática de diversas modalidades. Foram ainda implementadas instalações sanitárias, na zona exclusiva para os atletas, destinadas aos que possuem mobilidade condicionada. As condições para o público também foram melhoradas e atualizadas pela aplicação de novos assentos nas bancadas, criação de corredores de circulação e construção de instalações sanitárias para pessoas de mobilidade condicionada.

Todo o edifício foi alvo de pintura interior e exterior, destacando-se a substituição do revestimento exterior por um acabamento de alto desempenho e mais duradouro, além da substituição do sistema de iluminação de zonas destinadas à circulação e permanência do público.

 

Claudio André Pinto (Porto) vencedor 1ª Prova do Circuito Hotel Sra. do Castelo em Squash

Teve lugar, no passado sábado, dia 6 de Outubro nos courts do Complexo de Piscinas Municipais de Mangualde a 1ª Prova do Circuito Hotel Sra. do Castelo 2018/2019, o Torneio de Outubro 2018, prova nível 2 da Federação Nacional de Squash, que contou com a participação de 29 atletas de todos país entre os quais alguns dos melhores praticantes nacionais da modalidade.

Claudio André Pinto (Porto) venceu na final Jorge Monteiro (Aveiro) num jogo muito bem disputado mas onde o atual nº 1 nacional venceu o nº 6 por 3-1 (10-12, 11-6, 11-9, 11-2)

A final da placa A foi disputada entre o jovem portuense João Romano e Ireneu Fernandes (Viseu). Romano foi o vencedor vencendo por 2-0 (11-8, 11-7)

A final da placa B foi disputada entre André Espinha (Mangualde) e Simão Costa (Santa Comba Dão). Espinha levou a melhor vencendo por 2-0 (11-4, 11-5)

Por fim na final da Placa C, disputada entre Pedro Pereira (Lisboa) e João Paulo Paiva (Covilhã), Pereira levou a melhor e venceu por 2-0 (11-7, 11-7).

Cláudio Pinto – 1º Classificado Quadro Principal
Jorge Monteiro – 2º Classificado Quadro Principal
João Romano – Vencedor da Placa A
André Espinha – Vencedor da Placa B
Pedro Pereira – Vencedor da Placa C

Próxima prova: Torneio Gabinete de Projetos – Natal 2018 – 15 e 16 Dezembro 2018

Portugal vence Japão e alcança ouro olímpico no futsal feminino

Na noite desta quarta-feira, Portugal venceu  o Japão por quatro bolas a uma, assim  foi a conquista da medalha de Ouro nos jogos olímpicos da juventude 2018 – Futsal Feminino Sub. 19.

Um grande feito do futsal português e do setor feminino, onde esta conquista representa o empenho e a entrega destas atletas.

foto:COP

 

Paris acolhe o Encontro de emigrantes do Concelho de Aguiar da Beira em França

 O Encontro de emigrantes do Concelho de Aguiar da Beira em França vai realizar-se no próximo dia 21 de outubro, com o objetivo de “acentuar a proximidade aos emigrantes” e “promover o território” deste município do distrito da Guarda. São esperadas mais de 250 pessoas

A Associação de Trabalhadores Portugueses de Pierrefitte-sur-Seine, em Saint-Denis (Paris), região onde existe uma forte presença da comunidade emigrante aguiarense, vai receber o 1º Convívio do Concelho de Aguiar da Beira em França.

“Esperamos um momento histórico e emocionante, à semelhança do que aconteceu no mês passado em Aigle, no 1º Convívio do Concelho de Aguiar da Beira na Suíça. Estão inscritas 250 pessoas”, confirmou Altino Pinto, coordenador do CLDS 3G Aguiar no Coração.

A festa inicia com a receção aos participantes (10H); promoção do Concelho e exposição de empresas, serviços e produtos (11H); almoço (13H); sensibilização “Embaixadores de Aguiar da Beira”; música ao vivo (16H); terminando com uma degustação de produtos oriundos de Aguiar da Beira.

Este encontro, promovido pelo CLDS 3G Aguiar no Coração, tem o objetivo de “acentuar a proximidade aos nossos emigrantes, de evidenciar a sua importância para o desenvolvimento do concelho, de reforçar a identidade aguiarense e de promover o nosso território e os nossos produtos, serviços e recursos além fronteiras”.

Tem também a intenção de “promover o contacto entre empresários do Concelho de Aguiar da Beira e empresários oriundos desta região radicados em França, com o objetivo de estreitar laços e estabelecer parcerias comerciais com a comunidade emigrante, podendo no futuro originar algumas oportunidades de negócio e de intercâmbio”.

Nesse sentido, “o evento apresenta um espaço de promoção e exposição de empresas, serviços e produtos do concelho e uma ação de sensibilização “Embaixadores de Aguiar da Beira”, com a distribuição de um cartão de embaixador, incentivando cada aguiarense a promover e a continuar a contribuir para o desenvolvimento do seu território”, refere a organização.

Queijada de Urtiga é agora um produto de marca registada

Recentemente mais um produto de urtiga foi registado. Neste caso falamos da queijada de urtiga, que é confecionada pela confreira Amélia Reis , viu agora registada a marca do seu produto .

Assim , depois da alheira de urtiga, surge agora a queijada de urtiga ,como sendo um produto registado, isto faz com que a Confraria da Urtiga passe a ter aos poucos os seus produtos registados.

Desta maneira, este é mais um feito importante para a Confraria da Urtiga, para o Concelho de Fornos de Algodres e para a região.

A urtiga é já uma imagem de marca desta região.

foto:CU

Casal de Cinza viaja a Viana do Castelo na Taça de Portugal de Futsal

O calendário de jogos da primeira eliminatória da Taça de Portugal de futsal foi sorteado nesta terça-feira na Cidade do Futebol. Os jogos estão agendados para o dia 27 de outubro.

Foram incluídos no sorteio os 16 clubes dos campeonatos distritais (oito da Zona Norte e oito da Zona Sul) e sorteados oito emblemas do Campeonato Nacional da Segunda Divisão (quatro da Zona Norte e quatro da Zona Sul).

Eis o resultado do sorteio:
ZONA NORTE
CD Arrifanense (CD) – União FC Barqueiros (CD)
Estrelas Vasco Gama FC (CD) – Clube Domus Nostra (CD)
Arsenal Clube Parada (2D) – GD Carrazedo Montenegro (2D)
ACRD Rio Moinhos (CD) – FC Arouca (2D)
Contacto Futsal Clube (CD) – ADC Gualtar Meltino (2D)
ADC Anha (CD) – GCR Casal Cinza (CD)

De salientar que nesta fase ficaram isentos algumas equipas da região: ABC Nelas, Pedreles e Casa de Benfica de Viseu.

CIMBSE apresentou Providência Cautelar para travar fecho dos CTT

No sentido de  travar o fecho de estações dos CTT em Fornos de Algodres, Belmonte, Manteigas e Figueira de Castelo Rodrigo.

A Comunidade Intermunicipal das Beiras e Serra da Estrela (CIMBSE) avançou com uma providência cautelar para travar o fecho de estações dos CTT em quatro municípios da sua área.

A CIMBSE deu entrada da Providência Cautelar de Intimação para a Abstenção de Condutas (artigo 112ª, nº2, al.i), do CPA contra os CTT- Correios de Portugal, no Tribunal Administrativo e Fiscal de Castelo Branco para impedir o encerramento das estações dos CTT em Fornos de Algodres, Belmonte, Manteigas e Figueira de Castelo Rodrigo.

A decisão foi tomada na última reunião do Conselho Intermunicipal da CIMBSE, na qual ficou acordada por todos os municípios associados que seriam tomadas todas as medidas possíveis para impedir o fecho das estações dos Correios.

A CIMBSE entende que “o contrato de concessão dos CTT tinha como objetivo o serviço postal público universal e, fechando as estações, esse serviço público postal não é prestado às populações”.

Orçamento de Estado 2019 com sessão de apresentação na Guarda

Vai ter lugar no próximo sábado, 20 de outubro, pelas 17h30m, no Auditório do Paço da Cultura, na cidade da Guarda, uma sessão de apresentação do Orçamento de Estado para 2019.

Nesta sessão vai estar presente  João Costa, nesta iniciativa do Partido Socialista do Distrito da Guarda.

Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com

Ao continuar a utilizar o site, você concorda com a utilização de cookies. Mais Informação

As definições de cookies neste site são definidas como "permitir cookies" para lhe dar a melhor experiência de navegação possível. Se você continuar a usar este site sem alterar suas configurações de cookies ou clicar em "Aceitar" abaixo, em seguida, você concorda com isso.

Fechar