Templates by BIGtheme NET
Home » Fornos de Algodres

Fornos de Algodres

Santos Populares em União das Freguesias de Juncais, Vila Ruiva e Vila Soeiro do Chão

Estamos na época dos santos populares e um pouco por toda a parte vai havendo convívios, com muita sardinha assada e o bom vinho da região.

Assim a União das Freguesias de Juncais, Vila Ruiva e Vila Soeiro do Chão leva a efeito a realização do S.João e S.Pedro, nas diversas localidades.

Assim o S.João será em Vila Soeiro e Juncais e o S.Pedro em Cadoiço e Vila Ruiva.

Diversos momentos de convivio e muita animação.

Abril com muitos visitantes no Centro de Portugal

O mês de abril foi muito positivo para o turismo no Centro de Portugal. Os números divulgados hoje pelo INE – Instituto Nacional de Estatística mostram que a procura da região cresceu acima da média nacional no quarto mês do ano.

Abril foi, recorde-se, o mês em que este ano se celebrou a Páscoa, época em que tradicionalmente esta região recebe muitos visitantes.

No total de dormidas, o mês de abril de 2019, em comparação com o mesmo mês em 2018, registou um aumento percentual de 10,4% no Centro de Portugal: tinham sido 523.301 em abril de 2018 e foram 577.723 no mesmo mês de 2019. Ou seja, verificaram-se mais 54.422 dormidas. Este aumento de 10,4% é superior à média nacional, que se cifrou nos 9,5%.

É de sublinhar que a subida foi mais significativa entre os visitantes nacionais, cujas dormidas cresceram 13,3%, para 319.576 – um sinal de que esta região continua a ser uma das preferidas dos portugueses. As dormidas com origem no estrangeiro tiveram também um aumento expressivo de 7,0%, para 258.147.

No indicador do número de hóspedes, o Centro de Portugal cresceu também na ordem dos dois dígitos: 10,0%. Em abril de 2018 tinham sido contabilizados 312.374 hóspedes na região; em abril de 2019 foram 343.719.

Merecedor de destaque é também o indicador dos proveitos da atividade hoteleira, que subiram de 24,9 milhões para 27,2 milhões de euros (mais 9,4%) entre abril de 2018 e abril de 2019. São mais 2,3 milhões de euros que as unidades hoteleiras do Centro de Portugal ganharam no quatro mês do ano.

Estes números, muito positivos, confirmam a tendência dos últimos anos: a região Centro de Portugal está a crescer de forma sustentada ao longo de todo o ano e é a escolha de cada vez mais visitantes, de dentro e fora do país.

Pedro Machado, presidente do Turismo Centro de Portugal, não fica surpreendido com os indicadores hoje conhecidos. “A atividade turística no Centro de Portugal caminha para um ano de 2019 muito positivo, à semelhança dos anos anteriores. É o resultado do prestígio crescente conquistado por esta região dentro e fora de portas. A marca Centro de Portugal está cada vez mais consolidada nos mercados, fruto do trabalho em conjunto entre organismos públicos e os empresários do setor, que são incansáveis no esforço desenvolvido para atrair visitantes à região”, sublinha.

Conjunto dos quatro meses de 2018 é muito animador
Se consideramos o conjunto acumulado dos primeiros quatro meses de 2019, de janeiro a abril, os números do Centro de Portugal são também promissores. As dormidas aumentaram 3,3% em relação ao mesmo período do ano passado, com as dormidas dos estrangeiros a subirem 4,2%. O número de hóspedes progrediu 3,8% e os proveitos melhoraram 5,0%.

Fornos de Algodres Youth Cup 2019 – Daral Seguros-22,23/29,30 junho

Fornos de Algodres vai voltar a receber o Torneio de futebol jovem Fornos Youth Cup, uma prova que é a imagem de marca desta região .

Já neste fim de semana nos  dias 22,23 e 29, 30 deste mês de junho, o Municipal da Serra da Esgalhada acolhe largas centenas de jovens atletas das mais diversas localidades de Portugal , cerca de 1400 crianças dos 7 aos 13 anos, de 92 equipas, tendo este ano a novidade futebol de 9 no escalão de Infantis A (Sub 13).

Como padrinhos vão estar os jovens fornenses Candeias e Luisinho , Bosingwa e Rui Miguel formados na ADFA e ainda Duarte Gomes e Francisco Neto (Seleccionador Feminino).

Vão estar presentes: S.L. Benfica, Sporting C.P, F.C. Porto, AA Coimbra,  Varzim SC,  Costifoot, Tondela, Carregal do Sal, ED Gouveia, ADFA, Lusitano FC,  NDS, , ED Gouveia,  FC Seia, Guarda Unida, Dínamo da Estação entre outros  constituem os quadros competitivos e recreativos dos Petizes (U7) até aos Infantis (U13).

Estima-se que durante este fim de semana cerca de 3500 pessoas, dos mais variados pontos do país, desde Bragança a Lisboa, visitem Fornos de Algodres.

Um fim de semana onde muitos pais e familiares dos atletas vêm a esta localidade, contribuindo um bom desenvolvimento para a economia local.

Avisos e Liturgia da SANTÍSSIMA TRINDADE (ANO C)

Depois de terminado o Tempo Pascal, neste domingo celebramos a Solenidade da Santíssima Trindade. Na verdade, professamos a Trindade de Deus em cada celebração e em tantos outros momentos. Mas neste dia, temos a oportunidade de louvar, de dar graças e de adorar o mistério do nosso Deus que é comunhão de amor entre o Pai, o Filho e o Espírito Santo.

Os textos bíblicos deste Domingo fazem referência a este grande mistério: Deus Pai enviou ao mundo a Palavra da verdade e o Espírito da santidade para revelar aos homens o seu admirável mistério. Por isso, professamos e proclamamos “um só Deus, um só Senhor, não na unidade de uma pessoa, mas na trindade de uma só natureza”. A Santíssima Trindade não se manifesta somente na solenidade deste domingo, mas também está presente em todas as celebrações litúrgicas; iniciamos e terminamos a Eucaristia em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo; todas as vezes que professamos a nossa fé, sobretudo com o texto do Credo; quando cantamos o Glória; na celebração de todos os sacramentos, nas bênçãos e em tantos outros momentos. As leituras e as orações deste domingo procuram aproximar-nos da Trindade, mas trata-se de um mistério incompreensível para a nossa inteligência.

Como poderemos entender este mistério sobre o nosso Deus? De certeza que nos vem à memória o episódio da vida de S. Agostinho, passeando pela praia, procurando entender o mistério de Deus. Como é difícil compreender quem é Deus, da mesma forma que era impossível à criança que, junto a S. Agostinho, pretendia encher um buraco feito na areia com toda a água do mar. Conhecer Deus é tão impossível como esvaziar todo o mar para encher um pequeno buraco. Mas, talvez nos possa ajudar a ideia de S. Patrício, o primeiro a introduzir o Cristianismo na Irlanda no século V. Ele tinha uma forma muito original de explicar a ideia de um único Deus em três pessoas, porque os pagãos imaginavam que as três pessoas divinas eram três deuses diferentes. Para lhes explicar, usava um trevo e apontava para as suas três folhas. Este gesto simples foi suficiente para que aquelas pessoas acreditassem que as três pessoas divinas são um único Deus. Por isso, S. Patrício é o padroeiro da Irlanda e o trevo é um símbolo que representa todos os irlandeses.

16-06-2019

Apesar de todas as tentativas, quem nos ajuda a conhecer Deus é o próprio Jesus, tal como nos recorda o prólogo de S. João. Certamente que nós nunca vimos Deus, foi o Filho quem no-lo deu a conhecer. No texto do evangelho deste Domingo, Jesus Cristo diz aos seus discípulos: “tenho ainda muitas coisas para vos dizer, mas não as podeis compreender agora. Quando vier o Espírito da verdade, Ele vos guiará para a verdade plena”. Esta vinda do Espírito Santo já a celebrámos no Domingo passado. Jesus revela que Deus é amor. É Amor porque entregou o seu Filho na cruz para salvar toda a humanidade, é Amor porque enviou o Espírito Santo para nos guiar e iluminar nas nossas vidas. Mas, há um aspecto, ao qual não podemos ficar indiferentes: a nossa vida cristã não se resume somente à celebração litúrgica. A liturgia é a fonte e o cume da nossa vida. Por isso, ao celebrar neste Domingo a solenidade da Santíssima Trindade, nós, criados à imagem e semelhança de Deus, também somos portadores desta relação íntima que existe entre o Pai, o Filho e o Espírito Santo.

Como se pode ver na segunda leitura, “o amor de Deus foi derramado em nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado”. É o amor que existe entre as pessoas divinas. Este amor entrou nas nossas vidas, quando fomos baptizados em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. E este amor não é só para nós, é para transmitirmos aos nossos irmãos, quando estendermos as nossas mãos para os tornar mais felizes, ou seja, quando eles sentirem que são amados por nós.

http://www.liturgia.diocesedeviseu.pt/

Para o Domingo, 23/06/2019, devido à realização dos Jogos Tradicionais em Forninhos os horários serão os seguintes:

Domingo
23
9h Forninhos

 

10h15 Dornelas

 

11h30 PenaVerde – compasso

 

14h30 Matança

DOMINGO XII

DO TEMPO COMUM – C

Ano C - Tempo Comum - Santíssima Trindade - Boletim Dominical

PS Guarda em comunicado saúda a reabertura dos CTT

A Federação Distrital da Guarda do Partido Socialista em comunicado saúda a decisão do Conselho de Administração dos CTT de garantir a existência de, pelo menos, uma estação dos CTT por concelho.

Recordam que, desde a primeira hora, a Federação Distrital do PS Guarda solicitou ao Governo uma intervenção no sentido de evitar o fecho de estações de CTT em vários concelhos do Distrito e do País, admitindo, inclusive, a defesa da reversão da privatização dos CTT.

Em abril, as declarações do Ministro das Infraestruturas e da Habitação, Pedro Nuno Santos, não deixaram margem para dúvidas quanto à posição intransigente do Governo Socialista em relação a uma tremenda injustiça para as populações de vários concelhos, sobretudo concelhos com menor densidade populacional, localizados, na sua grande maioria, no Interior do País.

A pouco mais de três meses das Eleições Legislativas, importa clarificar quem verdadeiramente se preocupa com o Interior e as suas populações: em 2014, o Governo PSD/CDS, por sua livre iniciativa, procedeu à privatização total dos CTT, permitindo o encerramento de dezenas de estações por todo o País; em 2019, o Governo PS tomou as diligências necessárias para que o processo de encerramento de estações fosse travado e para que as estações entretanto encerradas pudessem voltar a abrir.

 

Sintonia serrana em vários concelhos do distrito da Guarda

Um novo projeto em rede está ser desenvolvido nos concelhos de Seia, Manteigas, Gouveia, Fornos de Algodres e Celorico da Beira, face a isso, um espetáculo vai acontecer nestas localidades nos meses de julho e agosto.

CIM-BSE lança Plano Intermunicipal de Adaptação às Alterações Climáticas

João Ataíde, secretário de Estado do Ambiente encerra o evento de apresentação do Plano Intermunicipal de Adaptação às Alterações Climáticas, que terá lugar no próximo dia 17 de junho, entre as 9h30 e as 13h00 no Instituto Politécnico da Guarda (Auditório dos Serviços Centrais do IPG).

Criado pela Comunidade Intermunicipal das Beiras e Serra da Estrela (CIM-BSE), o Plano Intermunicipal de Adaptação às Alterações Climática (PIAAC) compreende a determinação de um conjunto de ações que visam a adaptação ou mitigação dos efeitos destas alterações.

As várias ações que compõem o plano refletem a preocupação da região ao nível do desenvolvimento sustentável e relacionam-se com os setores da educação e sensibilização ambiental, da sensibilização para a população em geral, da monitorização, avaliação e vigilância, das infraestruturas verdes, da gestão sustentável da floresta, do ordenamento e gestão dos recursos fluviais e também das espécies florestais e agrícolas, controlo de pragas e doenças agroflorestais, entre outros.

A CIM-BSE tem vindo a apostar promover o desenvolvimento de ações no sentido de se alcançar uma maior sustentabilidade energética e ambiental e o PIAAC tem como objetivo intervir face às alterações climáticas, pela inevitabilidade que os seus impactos produzem e continuarão a produzir no território, influenciando o quotidiano da população. O presente plano procura estabelecer um roteiro estratégico que facilite a adaptação da região das Beiras e Serra da Estrela aos riscos climáticos assim como colocar as ameaças decorrentes dos riscos climáticos na agenda pública.

 

  • Apresentação do Plano Intermunicipal de Adaptação às Alterações Climáticas
  • Instituto Politécnico da Guarda (Auditório dos Serviços Centrais)
  • Segunda-feira, 17 de junho | Das 9h30 às 13h00 (seguido de almoço)

 

PROGRAMA

 

9h00 | Secretariado

9h30 | Sessão de abertura

  • Carlos Filipe Camelo (Presidente), Comunidade Intermunicipal das Beiras e Serra da Estrela
  • Joaquim Brigas (Presidente), Instituto Politécnico da Guarda
  • Ana  Abrunhosa (Presidente), CCDR Centro

9h45 | Adaptação às Alterações Climáticas em Portugal

  • Fundo Ambiental

10h00 Adaptação às alterações climáticas na região Beiras e Serra da Estrela

  • Elsa Nunes, IrRADIARE, Science for Evolution
  • Rui Pedro Henriques, IrRADIARE, Science for Evolution

10h15 | Alterações climáticas no contexto europeu

  • [Coordenadora projeto europeu] , Maria Bastidas

10h30 | Networking & Coffee Break

 

Painel I

 

10h45 eco2seia – Loja da Poupança Energética Seia

  • Paulo Mendonça, Município de Seia

11h00 | Projeto de Rearborização Verde Puro

  • Carlos Martins, CIM BSE

<zPainel II

 

11h15 | Projetos de inovação na adaptação às alterações climáticas

  • Moderador: Carlos Santos, Enerarea
  • João Castro Gomes, Universidade da Beira Interior
  • Figueiredo Ramos, Instituto Politécnico da Guarda
  • ENERTECH Sabugal – Feira das Energias e Tecnologias – Apresentação Pública, Câmara Municipal do Sabugal

12h00 | Debate

12h45 | Encerramento

  • João Ataíde, Secretário de Estado do Ambiente

13h00 | Almoço

 

GNR Guarda- Atividade semanal

                                  Fornos de Algodres – 10 Detidos por detenção de arma proibida

O Comando Territorial da Guarda, através do Destacamento Territorial de Gouveia, ontem, dia 11 de junho, deteve dez homens com idades compreendidas entre ­46 e 86 anos, por detenção de arma proibida, no concelho de Fornos de Algodres.

No seguimento de uma investigação que decorria desde 2017, pelo crime de detenção de arma proibida, a GNR deu cumprimento a 16 mandados de busca domiciliária e 18 mandados de busca não domiciliária, em residências, seus anexos e veículos, tendo sido apreendido o seguinte material:

·         730 munições de diversos calibres;

·         10 detonadores pirotécnicos;

·         70 m de cordão lento;

·         52 m de cordão detonante;

·         Três sticks de explosivo gelamonite;

·         1,2 kg de pólvora.

·         Cinco espingardas;

·         Duas pistolas;

·         Uma carabina;

·         Uma pistola de alarme;

·         Cinco carregadores para munições;

·         Um sabre;

·         Uma faca de abertura automática.

Os detidos vão ser presentes a primeiro interrogatório judicial, no Tribunal Judicial da Comarca de Gouveia, dia 13 de junho, para aplicação das medidas de coação.

Esta ação contou com o empenhamento de militares de diversas valências da GNR, nomeadamente, Territorial, Investigação Criminal, Cinotecnia e Inativação de Engenhos Explosivos.

Viseu acolheu o Dia Nacional da Gastronomia

  A festa dos produtos portugueses decorreu com um vasto programa da responsabilidade da FPCG e co-organizado pelas Edições do Gosto, com o intuito de celebrar o melhor de Portugal à mesa, com meia centena de expositores a exibirem o melhor dos produtos nacionais e a presença de 50 confrarias gastronómicas. Por entre os momentos “Palcos”, “Exposições”, “Tours Gastronómicos” e “Jantar Solidário”, passaram os melhores profissionais do setor da restauração e hotelaria, a par dos amantes de gastronomia, vindos de todo o país. No evento foi também entregue o Troféu Portugal, galardão do concurso de cozinha que junta chefes de cozinha profissionais, produtos e produtores, ao chef Duarte Eira, do restaurante Salpoente, em Aveiro. De destacar o Jantar Solidário, no encerramento das comemorações, que reuniu 2000 euros para duas associações – Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental de Viseu e a Associação Portuguesa para as perturbações do Desenvolvimento e Autismo de Viseu.

 “Viseu marca uma evolução muito positiva do Dia Nacional da Gastronomia. Uma comemoração que começou tímida no seio das confrarias gastronómicas de todo o país, mas que esta edição nos mostrou que criou raízes por toda a sociedade portuguesa. É muito importante a junção de mundos diferentes e a integração de novos protagonistas! Sem dúvida que tivemos aqui novos acrescentos que tornaram esta versão mais enriquecida e que nos fazem prever projetos maiores para os anos que se avizinham”, adiantou Olga Cavaleiro.  

 Paulo Amado, Diretor Geral das Edições do Gosto, a empresa responsável pela organização do Dia Nacional da Gastronomia, também comunga da opinião que Viseu foi um marco “extremamente positivo”, afirmando que “o que aconteceu em Viseu, foi uma celebração de uma ideia de país completo, com a diversidade da nossa geografia e cultura representada”. “A gastronomia esteve representada na sua expressão essencial, com destaque para os produtos e conhecimento, a técnica dos cozinheiros e a conexão com uma ideia de arte, com visão social”, rematou.

 A Assembleia da República aprovou em junho de 2015, por unanimidade, um projeto de resolução que instituiu o Dia Nacional da Gastronomia.

 A Cidade anfitriã foi Viseu e foram parceiros do Dia Nacional da Gastronomia em 2019, o Clube de Produtores Continente, o Turismo do Centro e o Turismo de Portugal. O evento conta com o Patrocínio do Arroz Bom Sucesso, Brasmar, Gresilva, ICEL e com os apoios da AHRESP, ProChef, Sevenair, Sogenave e TEKA.

GNR- Operação Turismo Seguro

Até dia  14 de junho, em todo o Território Nacional, a Guarda Nacional Republicana promove um conjunto ações de sensibilização, dirigidas aos turistas, sobre procedimentos de segurança a adotar durante o seu período de descanso ou lazer.

Esta iniciativa tem um cariz marcadamente preventivo e, como tal, será intensificado o policiamento de proximidade nas zonas de maior densidade populacional, promovendo o contacto com os cidadãos, sensibilizando-os para adoção de comportamentos para prevenir os potenciais riscos e perigos da criminalidade associada ao turismo. Pretende-se, ainda, reforçar a corresponsabilização de todos os parceiros nacionais e locais ligados ao setor do turismo, na promoção da segurança e na proteção dos direitos de todos os turistas, transformando estes parceiros em Interlocutores Locais de Segurança, possibilitando, desta forma, uma integração mais efetiva da comunidade nas questões de segurança e da prevenção criminal.

Nas referidas ações de sensibilização, os militares irão transmitir os seguintes conselhos:

 Em passeio a pé:

– Não ostentar joias, relógios ou outros objetos de valor elevado;

– Nunca juntar os códigos e os cartões de crédito;

– Não ter todo o dinheiro, telemóvel e cartões num só sítio. Separar os locais onde os guarda;

– Usar roupa que tenha bolsos interiores com fecho, de forma a dificultar o furto por carteiristas;

– Usar as mochilas no peito;

– Evitar andar sozinho em zonas desertas e em horas de menor afluência de pessoas.

 Na residência de férias:

– Caso a habitação tenha cofre, guardar aí os objetos mais valiosos ou suscetíveis de furto;

– Ao sair da habitação, verificar se janelas e portas ficam bem fechadas/trancadas;

– Durante a noite, não dormir de janelas abertas;

– Nunca deixar objetos de grande valor à vista, sendo que este cuidado ainda é mais importante quando o quarto/habitação está acessível da rua ou está situada no rés-do-chão;

– Caso a residência seja alvo de furto, informar as autoridades assim que possível.

 Em passeio/visita de locais turísticos de automóvel:

– Nunca deixar objetos à vista no interior do automóvel;

– Ao abandonar o veículo, certificar-se que este ficou trancado e com os vidros fechados;

– Após estacionar, não tirar objetos do habitáculo para a mala do veiculo (deverá fazê-lo antecipadamente);

– Caso seja vítima de furto, informar imediatamente as autoridades.

 Na Praia:

– Levar o mínimo indispensável para a praia;

– Não ostentar objetos de valor;

– Evitar deixar os objetos pessoais visíveis quando for à água;

– Se possível, solicitar a um conhecido que vigie os seus pertences.

Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com

Ao continuar a utilizar o site, você concorda com a utilização de cookies. Mais Informação

As definições de cookies neste site são definidas como "permitir cookies" para lhe dar a melhor experiência de navegação possível. Se você continuar a usar este site sem alterar suas configurações de cookies ou clicar em "Aceitar" abaixo, em seguida, você concorda com isso.

Fechar