Templates by BIGtheme NET
Home » Celorico da Beira

Celorico da Beira

Situação de Alerta até 22 de agosto

Face às previsões meteorológicas para os próximos dias, que apontam para um significativo agravamento do risco de incêndio florestal, o Governo, através do Ministro da Administração Interna assinou, esta sexta-feira, o Despacho que determina a Declaração da Situação de Alerta para o período compreendido entre os dias 18 e 22 de agosto, para os distritos de  Braga, Bragança, Guarda, Porto, Viana do Castelo, Vila Real e Viseu.

No âmbito da Declaração da Situação de Alerta, prevista na Lei de Bases de Proteção Civil, serão implementas as seguintes medidas de caráter excecional:

– Elevação do grau de prontidão e resposta operacional por parte da GNR e da PSP, com reforço de meios para operações de vigilância, fiscalização, patrulhamentos dissuasores de comportamentos e de apoio geral às operações de proteção e socorro que possam vir a ser desencadeadas, considerando-se para o efeito autorizada a interrupção da licença de férias e/ou suspensão de folgas e períodos de descanso;

– Aumento do grau de prontidão e mobilização de equipas de emergência médica, saúde pública e apoio psicossocial, pelas entidades competentes das áreas da saúde e da segurança social;

– Mobilização em permanência das equipas de Sapadores Florestais;

– Mobilização em permanência dos Corpo Nacional de Agentes Florestais e dos Vigilantes da Natureza que integram o dispositivo de prevenção e combate a incêndios;

– Aumento do nível de prontidão das equipas de resposta das entidades com especial dever de cooperação nas áreas das comunicações (operadoras de redes fixas e móveis) e energia (transporte e distribuição);

– Proibição do acesso, circulação e permanência no interior dos espaços florestais, previamente definidos nos Planos Municipais de Defesa da Floresta Contra Incêndios (PMDFCI), bem como nos caminhos florestais, caminhos rurais e outras vias que os atravessem;

– Proibição total da utilização de fogo-de-artifício ou outros artefactos pirotécnicos, independentemente da sua forma de combustão, bem como a suspensão das autorizações que possam ter sido emitidas, enquanto vigorar a Situação de Alerta;

– Dispensa do serviço público dos trabalhadores da Administração Pública que desempenhem cumulativamente as funções de bombeiro voluntário;

– Dispensa dos trabalhadores do setor privado que desempenhem cumulativamente as funções de bombeiro voluntário, nos distritos para os quais tenha sido Declarado o Estado de Alerta Especial de Nível Vermelho pela ANPC;

– Recurso aos meios disponíveis previstos no Plano Nacional e nos Planos Distritais de Emergência de Proteção Civil.

O Governo acompanha em permanência o evoluir da situação operacional e apela aos cidadãos para que adequem os seus comportamentos ao quadro meteorológico que tem sido amplamente divulgado.

Por:MAI

GNR em balanço da semana

Atividade operacional da última semana

A Guarda Nacional Republicana, para além da sua atividade operacional diária, levou a efeito um conjunto de operações, em todo o território nacional, na última semana, de 10 a 16 de agosto, que visaram a prevenção e combate à criminalidade violenta, fiscalização rodoviária, entre outras, registando-se os seguintes dados operacionais:

1.    Detenções: 445 detidos em flagrante delito, destacando-se:·      234 por condução sob o efeito do álcool; ·      74 por condução sem habilitação legal;

·      50 por tráfico de estupefacientes;

·      12 por posse ilegal de arma;·      Seis por furto;·      Seis por ofensas à integridade física;·      Quatro por cultivo de produto estupefaciente;·      Três por violência doméstica;·      Três por roubo;·      Um por dano. 

2.    Apreensões:·      2 294 doses de haxixe;·      207 doses de cocaína;·      70 doses de anfetaminas;·      531 doses de heroína;·      37 pés de cannabis;·      Sete armas de fogo;·      18 armas brancas;·      Seis veículos;·      45 aves;·      978 artigos contrafeitos;·      318 quilos de pescado;·      468 quilos de bivalves;·      670 euros em numerário.

3.    Trânsito: 10 066 infrações detetadas, destacando-se:·      3 849 excessos de velocidade; ·      620 por condução com taxa de álcool no sangue superior ao permitido por lei;·      501 por falta de inspeção periódica obrigatória;·      380 por falta ou incorreta utilização do cinto de segurança e/ou sistema de retenção para crianças;·      333 relacionadas com anomalias nos sistemas de iluminação e sinalização;·      256 por uso indevido do telemóvel no exercício da condução;·      218 por falta de seguro de responsabilidade civil obrigatório;·      133 relacionadas com tacógrafos.

para
COMUNICADO DE IMPRENSA

17 de agosto de 2018

 

Feira anual de São Lourenço em Celorico

Vai ter lugar,  no próximo dia 10 de agosto, na vila de Celorico,  a festa e secular feira anual de São Lourenço, organizada pelo município de Celorico da Beira, em colaboração, com a União de Freguesias de S. Pedro, Sta. Maria e Vila Boa do Mondego.
No baú das memórias de todos nós o mês de agosto é sinónimo de sol, férias, emigrantes, festas e romarias e feiras.

Este ano, o país está a atravessar um estio atípico, instável- vento e frio e, de vez em quando, lá aparece o sol meio envergonhado. Agosto está à porta e ainda não se “sente” nem “cheira” verdadeiramente a férias, a agosto, a verão. Ainda não estamos embrenhados naquela ambiência capaz de revigorar o corpo e a alma, que nos leva a colocar o trabalho e as preocupações de lado e nos impele a colocar o foco da nossa atenção nos afetos, na partilha em família e na diversão.
Felizmente auspicia-se uma mudança no cenário. De acordo com as previsões meteorológicas, S. Pedro irá dar uma mãozinha e vai ser  com muito sol e calor, tão propícios às festas, feiras e diversão e a tradicional feira de S. Lourenço será certamente, um dos eventos marcantes deste verão e destas férias no concelho.
No dia 10 de agosto, pelas 08H00 vai ter lugar, no mercado Municipal e espaço envolvente, a grande feira anual e festa de São Lourenço onde poderá comprar produtos alimentares, vestuário, calcado, têxteis, mobiliário, artesanato, etc…
A feira e festa de São Lourenço não é apenas um espaço de compra e venda de produtos é também, um espaço de lazer e divertimento. As crianças também não foram esquecidas e têm o seu espaço de animação com os tão apreciados insufláveis.
O encerramento do evento fica a cargo do grupo TZ Music que abrilhantará o baile a partir das 21H30 no Mercado Municipal, para o qual estão todos convidados a dar um pé de dança.

Por:MCB

Linhares da Beira acolhe Festival Internacional de Parapente e a Liga Nacional de Parapente

Vai ter lugar de 11 a 15 de agosto, em Linhares da Beira, O Festival  Internacional de Parapente e a Liga Nacional de Parapente.

A abertura oficial do festival terá lugar no dia 10 de agosto, pelas 19H00, com um porto de honra oferecido pelo Município de Celorico da Beira.

Nesta cerimónia de abertura será apresentada publicamente a Escola Aventura de Linhares da Beira, estrutura criada essencialmente para dinamizar, durante todo o ano, a prática do parapente, bem como, aprendizagem de orientação, BTT, canoagem e PADDLE, que potenciarão o desenvolvimento e a projeção desta Aldeia Histórica e do Município de Celorico da Beira.

Não perca a oportunidade de visitar Linhares da Beira, Aldeia Histórica situada a 820 m de altitude no Parque Natural da Serra da Estrela a qual, para além da beleza natural e arquitetónica, o que, por si só, já justificam uma visita, oferece também nesta altura, o colorido espetáculo dos parapentes que cruzam os céus.

O Programa do evento é vasto e diversificado e abrange 3 vertentes: a competição A (para profissionais); a competição B (iniciação à competição), e o Lazer.
Paralelamente às competições desportivas a Organização promove, durante o evento, um conjunto de atividades de lazer e cultura, das quais destacamos os jogos tradicionais, os desportos radicais, as caminhadas, as visitas guiadas, a degustação de Queijo Serra da Estrela e, diariamente, os batismos de voo em parapente bilugar que proporcionarão experiências inesquecíveis aos mais aventureiros.

Se é profissional ou amador de parapente, de outras modalidades de desporto aventura ou, um simples apreciador destes desportos e, se gosta de descobrir os recantos de Portugal, aceite o nosso convite e visite Linhares da Beira neste período, certamente ficará deslumbrado.

GNR deixa conselhos em caso de incêndios

A Guarda Nacional Republicana, perante as ocorrências de incêndios florestais que se têm verificado, com maior incidência na região algarvia, vem alertar e aconselhar a população em geral, para a necessidade de cumprir com as indicações e orientações das autoridades, principalmente nos procedimentos a adotar em caso de evacuação.

Em caso de evacuação preventiva, por indicação das autoridades, as pessoas devem cumprir  com as instruções dadas e não devem nunca voltar atrás, para uma área já evacuada. Devem manter a calma, auxiliar crianças, idosos ou familiares com limitações de mobilidade e levar os seus animais de companhia. Não devem perder tempo a recolher objetos desnecessários e, se possível, deixar acesas as luzes exteriores da habitação.

Relativamente à circulação rodoviária, importa respeitar e seguir as instruções da GNR e nunca adotar comportamentos de risco, como inverter o sentido de marcha nas autoestradas. As situações de emergência ocorrem inesperadamente, como a aproximação do fogo ou a perda de visibilidade devido ao fumo. Nessas situações, os condutores devem manter a calma, acionar as luzes de perigo e imobilizar os veículos a uma distância segura da fonte de perigo. Devem de imediato comunicar com as autoridades através do 112 e deixar a berma livre para que os veículos de emergência possam circular.

A GNR, para além de estar a combater diretamente os incêndios através das forças do GIPS, reforçou o patrulhamento nas zonas mais afetadas pelos incêndios, com a principal preocupação de garantir a segurança das pessoas.

Volta a Portugal na Região

Neste domingo, disputa-se a etapa rainha da 80.ª edição terá 171,4 quilómetros, entre a Guarda e as Penhas da Saúde, na Covilhã.

A partida da 4ª Etapa da 80ª Volta a Portugal em Bicicleta realiza-se no Jardim José de Lemos, na Guarda, no próximo domingo, dia 5.

Os ciclistas devem concentrar-se no Jardim por volta das 10h30 e a partida será às 12h25.

A etapa segue para Celorico da Beira:

13h15 – Lageosa do Mondego

13h22 – Ratoeira

13h32 – Quartel Bombeiros

13h40 – Cruzamento Casas do Soeiro

13h48 – Cortiço

13h55 – Carrapichana

Gouveia (14h10), Seia (14h33) e terá passagem pelo ponto mais alto de Portugal continental, a Torre, na Serra da Estrela, com hora prevista às 15h38.

De seguida, o percurso continuará por Manteigas e Sarzedo.

A chegada à Covilhã está prevista para as 17h25.

Posteriormente, a 4ª etapa continuará pelo concelho da Covilhã com o seguinte percurso: Verdelhos, Teixoso e Canhoso, Praça do Município e Penhas da Saúde.

A chegada à meta final tem hora prevista às 17h42.

Por:JAM

Declaração da Situação de Alerta de 2 a 6 de agosto

Face às previsões meteorológicas para os próximos dias, que apontam para um significativo agravamento do risco de incêndio florestal, o Governo, através do Ministro da Administração Interna assinou, esta quarta-feira, o Despacho que determina a Declaração da Situação de Alerta para o período compreendido entre os dias 2 e 6 de agosto, para a globalidade do território continental. Ler Mais »

Atividade operacional diária da GNR

A Guarda Nacional Republicana, para além da sua atividade operacional diária, levou a efeito um conjunto de operações, em todo o território nacional, entre as 20h00 de sexta-feira e as 08h00 de hoje, sábado, que visaram a prevenção e combate à criminalidade violenta, fiscalização rodoviária, entre outras, registando-se os seguintes dados operacionais:

 

  1. Detenções:  28 detidos em flagrante delito, destacando-se:
    • Nove por condução sob o efeito do álcool;
    • Oito por tráfico de estupefacientes;
    • Cinco por condução sem habilitação legal;
    • Três por posse de arma proibida.

 

  1. Apreensões:
    • 353 doses de haxixe;
    • Nove doses de cocaína;
    • Seis armas de fogo;
    • Uma arma branca.

 

  1. Trânsito:

Fiscalização: 788 infrações detetadas, destacando-se:

    • 565 por excesso de velocidade;
    • 44 por falta de inspeção periódica obrigatória;
    • 44 por anomalias nos sistemas de iluminação e sinalização;
    • 38 por infrações relacionadas com tacógrafos;
    • 33 por falta ou incorreta utilização do cinto de segurança e/ou sistema de retenção para crianças;
    • 24 por uso indevido do telemóvel no exercício da condução;
    • 23 por condução com Taxa de Álcool no Sangue superior ao permitido por lei;
    • Oito por falta de seguro de responsabilidade civil obrigatório.

 

Sinistralidade: 125 acidentes registados, destacando-se:

    • Dois mortos;
    • Dois feridos graves;
    • 44 feridos leves.

Dia dos Avós assinalado em Celorico da Beira

O Município de Celorico da Beira vai levar a efeito, no próximo dia 26 de julho, a partir das 10H00, no âmbito das atividades promovidas pela Rede Social em parceria com a Segurança Social, Centro de Saúde, IEFP, Agrupamento de Escolas de Celorico da Beira e IPSS locais, um convívio entre duas gerações – avós e netos – na praia fluvial da Ratoeira, para assinalar o Dia dos Avós.

Prestar homenagem aos idosos e reconhecer e valorizar as suas experiências e saberes enquanto valioso contributo para o desenvolvimento da sociedade, é o mote para o município reunir no mesmo espaço duas gerações de celoricenses – crianças e idosos- estreitando os laços afetivos que os une.

Jogos tradicionais, desporto, música, alegria, muita animação e um almoço convívio vão tornar este dia inesquecível. A atividade é aberta a toda a comunidade mas, por questões de logística, carece de inscrição.

 

 

GNR em atividade operacional no fim de semana

A Guarda Nacional Republicana, para além da sua atividade operacional diária, levou a efeito um conjunto de operações, em todo o território nacional, no fim de semana de 14 e 15 de julho, que visaram a prevenção e combate à criminalidade violenta, fiscalização rodoviária, entre outras, registando-se os seguintes dados operacionais:

  1. Detenções: 162 detidos em flagrante delito, destacando-se:
  • 93 por condução sob o efeito do álcool;
  • 21 por condução sem habilitação legal;
  • Nove por tráfico de estupefacientes;
  • Quatro por violência doméstica;
  • Quatro por ofensas à integridade física;
  • Três por posse de arma proibida;
  • Três por furtos.

 

  1. Apreensões:
  • 209 doses de haxixe;
  • 30 doses de anfetaminas;
  • Quatro doses de cocaína;
  • 16 plantas de cannabis;
  • Uma arma de fogo;
  • Três armas brancas.

 

  1. Trânsito:

Fiscalização: 1 728 infrações detetadas, destacando-se:

  • 632 excessos de velocidade;
  • 225 por condução com taxa de álcool no sangue superior ao permitido por lei;
  • 122 por falta de inspeção periódica obrigatória;
  • 73 por falta ou incorreta utilização do cinto de segurança e/ou sistema de retenção para crianças;
  • 43 por falta de seguro de responsabilidade civil obrigatório;
  • 42 por uso indevido do telemóvel no exercício da condução;
  • 36 relacionadas com anomalias nos sistemas de iluminação e sinalização.
Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com

Ao continuar a utilizar o site, você concorda com a utilização de cookies. Mais Informação

As definições de cookies neste site são definidas como "permitir cookies" para lhe dar a melhor experiência de navegação possível. Se você continuar a usar este site sem alterar suas configurações de cookies ou clicar em "Aceitar" abaixo, em seguida, você concorda com isso.

Fechar