Templates by BIGtheme NET
Home » Celorico da Beira

Celorico da Beira

XVII Congresso da Anafre foi em Portimão

Teve lugar durante dois dias em Portimão mais um Congresso da Anafre, é nada mais nada menos que a 27ªedição da reunião de todas as Freguesias do País.

Assim como pontos fortes deste congresso foi o debate sobre descentralização, novas competências, Estatuto do Eleito Local e Paridade. aconteceu a sucessão de novo presidente assim saiu o Presidente Pedro Cegonho,e passa agora a exercer funções o novo Presidente Jorge Veloso.

Em suma , um congresso sempre muito produtivo, com as freguesias a apresentar as suas ideias para um Portugal melhor.

AF Guarda-Resultados do Campeonato Distrital da 1ªDivisão 13ªjornada

SC Mêda – Manteigas-3-2

Estrela Almeida -VF Naves-3-6

Vila Cortez – SC Celoricense- 1 – 2

Trancoso- Vilar Formoso-0 – 0

CD Gouveia- Foz Côa- 6 – 0

AD Fornos de Algodres- Aguiar da Beira-0-0

Soito- Os Vilanovenses-1-2

Classificação:

1º- SC Mêda-31

2º-CD Gouveia-30

3º-Trancoso-27

4º-Manteigas-27

5º-Vila Cortez-25

6º-VF Naves-21

7º-Soito-18

8º-Os Vilanovenses-15

9º-SC Celoricense-14

10º-AD Fornos de Algodres-14

11º-Aguiar da Beira-13

12º-Vilar Formoso-10

13ºFoz Côa-4

14º-E.Almeida-3

 

Distrital da AF Guarda em Iniciados- Ronda 11

Teve lugar na tarde deste sábado mais uma ronda do Distrital da AF Guarda em Iniciados
com os seguintes resultados:
UD Os Pinhelenses- Guarda UD-1-10
 ED Gouveia-NDS-1-1
SC Vilar Formoso-GD Trancoso-3-0
Casal Cinza-Sc Mêda-0-0
SC Celoricense -AD Fornos Algodres-2-2
Lidera:NDS-26pts, seguido do V.Formoso com 25 pts

Aldeias Históricas de Portugal promovem destino turístico sustentável na FITUR

De 22 a 26 de janeiro, a Rede das Aldeias Históricas de Portugal marca presença na Feira Internacional de Turismo (FITUR), em Madrid. O objetivo é apresentar a mercados, profissionais e público geral “um destino que são 12”, com certificado BIOSPHERE DESTINATION, que se destaca pela comunhão com a natureza e contacto com a cultura e costumes locais.
Entre castelos e lendas, sabores e tradições únicas, natureza em estado puro e paisagens a perder de vista, as Aldeias Históricas de Portugal são “um destino que são 12” sem igual em todo o mundo. Um território ímpar, que promove experiências únicas e adequadas a famílias ou aventureiros, amantes de História, gastronomia e enoturismo, ou viajantes em busca de tranquilidade, que a Rede vai promover à 40.ª edição da Feira Internacional de Turismo (FITUR), que decorre de 22 a 26 de janeiro em Madrid.

A cerca de 100 km de Salamanca, 200 km de Cáceres e 300 km de Madrid, as Aldeias Históricas de Portugal são um destino muito apelativo para o mercado espanhol – um dos motivos para a presença da Rede na FITUR. Mas tratando-se de uma das maiores feiras internacionais de turismo, espera-se a participação de mais de 10 mil empresas de 165 países e regiões, 150 mil profissionais e 110 mil visitantes de público geral. Deste modo, a aposta na FITUR, onde a Rede das Aldeias Históricas de Portugal estará presente com stand próprio com cerca de 30m2, no Pavilhão 4, está em linha com a estratégia de internacionalização do destino.

Apresentar um destino turístico sustentável é um dos objetivos. Distinguido com o certificado BIOSPHERE DESTINATION – o primeiro destino em rede, no mundo, e o primeiro a nível nacional a receber esta distinção –, a sustentabilidade, a preservação da natureza e dos costumes das comunidades locais são prioridades da Rede das Aldeias Históricas de Portugal.

Devido a esse compromisso, descobrir as Aldeias Históricas de Portugal a pé ou de bicicleta, numa lógica de locomoção suave, e em plena comunhão com a natureza, é um dos principais atrativos deste destino. E é muito fácil fazê-lo, graças à Grande Rota das Aldeias Históricas de Portugal (GR22), que liga as 12 Aldeias Históricas de Portugal num percurso circular de cerca de 600 km, com sinalética interpretativa, informativa e de orientação recentemente renovada.

De facto, a GR22 tornou-se recentemente a maior rota europeia com selo Leading Quality Trails, atribuído pela European Ramblers Association (Associação Europeia de Caminhada).

A GR22 é também um convite irresistível para os aventureiros em duas rodas: homologada e classificada como Grande Travessia a nível nacional, a GR22 dispõe ao longo da sua extensão de uma rede de Centros BTT e Bikotels que garantem serviços de apoio exigidos pelos amantes de bicicletas.

O imenso território das Aldeias Históricas de Portugal envolve, ainda, 15 percursos de pequena rota (PRs), homologados e associados às 12 aldeias.

A Rede das Aldeias Históricas de Portugal vai também apresentar, na FITUR, eventos como o “Ciclo 12 em Rede – Aldeias em Festa 2020”, que todos os anos leva animação e cultura às 12 Aldeias Históricas de Portugal, assim como a nova edição “The Castles Quest”, um desafio em duas rodas que leva os amantes de “bikepacking” à conquista das Aldeias Históricas de Portugal, que este ano acontece de 23 de setembro a 3 de outubro, com início na Aldeia Histórica de Castelo Novo.

Celorico da Beira acolhe a X Edição da Gala do Bombeiro do Distrito da Guarda

O ano de 2019 foi trabalhoso e doloroso para os Bombeiros, e os soldados da paz do distrito da Guarda passaram por situações muito complicadas, mas conseguiram resolver as situações.

Assim na noite de sábado, 1 de fevereiro, a Federação Distrital dos Bombeiros da Guarda vai levar a efeito, a décima edição da Gala do Bombeiro, no Restaurante do Hotel Quinta dos Cedros em Celorico da Beira.

Esta é uma forma de homenagear os soldados da paz , numa noite importante na vida dos Bombeiros .

GNR-Celorico da Beira e São Pedro do Sul – Três detidos por caça ilegal

O Comando Territorial da Guarda e de Viseu , através dos Núcleos de Proteção Ambiental da Guarda e de Viseu, nos dias 18 e 19 de janeiro, deteve três homens, com idades compreendidas entre os 26 e os 60 anos, por caça ilegal, no concelho de Celorico da Beira e São Pedro do Sul.

No decorrer de uma fiscalização ao exercício da caça em Celorico da Beira, no dia 19 de janeiro, os militares detetaram um homem a caçar, não cumprindo a proibição de exercer a atividade nas faixas de proteção dos aglomerados populacionais, bem como a faixa de proteção de campo de jogos, tendo sido detido de imediato.

No decorrer da fiscalização, foi ainda apreendido o seguinte material:

·         109 cartuchos carregados com chumbo;

·         36 cartuchos vazios;

·         Duas Caçadeiras;

·         Duas bolsas de transporte;

·         Um saco transporte cartuchos;

·         Um cadeado de gatilho.

Ainda na sequência de uma fiscalização do ato venatório em São Pedro do Sul, o Núcleo de Proteção Ambiental de Viseu deteve em flagrante delito dois homens a caçar fora da jornada, ou seja, durante o período noturno, e através de processos e meios proibidos, nomeadamente, fazendo uso de veículo e munições proibidas – zagalotes.

Na sequência da ação foram apreendidos seis cartuchos, uma caçadeira, uma lanterna tática e um veículo.

Os três detidos foram constituídos arguidos, e os factos remetidos ao Tribunais Judiciais de Celorico da Beira e de São Pedro do Sul.

Atividade operacional

O Comando Territorial da Guarda para além da sua atividade operacional diária, levou a efeito um conjunto de operações, no distrito da Guarda, na semana de 13 a 19 de janeiro, que visaram a prevenção e o combate à criminalidade violenta, fiscalização rodoviária, entre outras, registando-se os seguintes dados operacionais:

1.    Detenções: 14 detidos em flagrante delito, destacando-se:

·         Cinco por condução sob efeito do álcool;

·         Um por condução sem habilitação legal;

·         Um por  violência doméstica;

·         Um por tráfico de estupefacientes.

2.    Apreensões:

·         Duas armas de caça;

·         109 munições.

 

3.    Trânsito

Fiscalização: 309 infrações detetadas, destacando-se:

·         79 por excesso de velocidade;

·         34 relacionadas com anomalias nos sistemas de iluminação e sinalização;

·         22 por condução com taxa de álcool no sangue superior ao permitido por lei;

·         Dez por falta ou incorreta utilização do cinto de segurança e/ou sistema de retenção para crianças;

·         Oito por falta de inspeção periódica;

·         Seis por falta de seguro de responsabilidade civil obrigatório;

·         Cinco relacionadas com pneus.

Sinistralidade: 25 acidentes registados, resultando:

·        Um ferido grave;

·        Seis feridos leves.

 

4.    Fiscalização Geral: 30 autos de contraordenação:

·         25 no âmbito da legislação da proteção da natureza e do ambiente;

·         Cinco no âmbito da legislação policial.

Distrital de Juvenis da AF Guarda-Jornada 12

Disputou-se mais uma ronda do Distrital de Juvenis da AF Guarda, com o NDS A a vencer por margem expressiva em Almeida e mantêm-se invicto.
12ª ronda
Núcleo Desp. Social “B”- Aguiar Beira-1-1
SC Vilar Formoso- CD Gouveia-0-2
 Vila Franca Naves- Seia Fc-0-7
UD Os Pinhelenses-GD Trancoso-3-0
 Estrela Almeida-Núcleo Desp. Social “A”-0-10
Guarda UD- S. Romão-3-0
Lidera:NDS A, 30 pts, seguido dos Pinhelenses com 28pts e Gouveia, 21 pts.

Basquetebol- Club Camões é Campeão Distrital masculino Sub-18

Teve lugar na tarde deste domingo, no Pavilhão Municipal de Celorico da Beira, a final distrital de Basquetebol de sub-18M onde o Club Camões defrontou e venceu a Guarda UP , face a isso, sagrou-se assim Campeão Distrital masculino Sub-18 em Basquetebol.

foto:SLALG

Taça de Honra- Associação Futebol da Guarda 1/8 final

Teve lugar mais uma fase da Taça de Honra da Associação Futebol da Guarda, com Nespereira a ser o único da 2ªdivisão a seguir em frente numa ronda que Trancoso,Vila Cortez e Manteigas ficaram pelo caminho.

Referência para a excelente prestação do Paços da Serra frente ao D.Gouveia.

Vilar Formoso- SC Celoricense – 2-2 (4-2)g.p

Estrela Almeida- V F Naves-0-2

Manteigas- Aguiar da Beira -1-2

Nespereira- Foz Côa-2-1

Os Pinhelenses – Soito-1-2

Trancoso – SC Mêda-1-1 (3-4)g.p.

Paços da Serra – CD Gouveia-2-2 (0-3)g.p.

Os Vilanovenses- Vila Cortez -3-3 (3-1)g.p.

Seguem em frente: V.Formoso, V.F.Naves, Mêda, A.Beira, Soito, Vilanovenses, Gouveia e Nespereira.

José Rodrigues reeleito presidente do Conselho Sub-Regional da Guarda da Ordem dos Médicos

O médico cirurgião José Manuel dos Santos Carvalho Rodrigues foi reeleito, esta quinta-feira, presidente do Conselho Sub-Regional da Guarda da Ordem dos Médicos.

A única lista única a sufrágio nesta região que se candidatou sob o lema “Médicos pela Guarda” obteve, no total, 106 votos.

Esta equipa indica como prioridades, entre outras, a realização de reuniões científicas, palestras, tertúlias e outros eventos e uma maior interligação entre os órgãos regionais e centrais para resolver as questões colocadas pelos colegas do distrito. Esta nova direção visa aglutinar a classe médica e pretende manter e desenvolver as habituais sessões de receção aos novos médicos especialistas e médicos internos no distrito, bem como as cerimónias de atribuição de medalhas dos 25 e 50 anos de inscrição na Ordem dos Médicos. Do programa de ação fazem ainda parte a promoção e realização de ações de sensibilização para a Saúde junto da população.

Carlos Cortes releito presidente da Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos

Na Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos, a lista liderada por Carlos Cortes aumentou a maior votação de sempre. A lista única a sufrágio na região Centro obteve, no total, 2515 votos, enquanto que em 2017, também a liderar lista única, obteve 1883 votos.

O atual presidente da Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos, Carlos Cortes, assinala o “redobrado empenho em desenvolver e incrementar mais projetos, com exigência e rigor, no sentido de tornar a Ordem dos Médicos ainda mais interventiva e próxima dos médicos e dos doentes. Esta equipa pugnará por uma Ordem dos Médicos inclusiva, interventiva e solidária”, assume.

Nestas eleições foram sufragados os órgãos sociais da Ordem dos Médicos para o triénio 2020-2022 (Assembleia de Representantes, os conselhos regionais do Norte, Centro e Sul e respetivos conselhos disciplinares e fiscais), exceptuando Castelo Branco e Açores onde não foram apresentadas candidaturas. António Araújo foi reeleito para o Conselho Regional do Norte e no Sul, com duas listas, foi reconduzido Alexandre Valentim Lourenço, o atual presidente.

A nível nacional, Miguel Guimarães foi reeleito como Bastonário da Ordem dos Médicos, num sufrágio em que se apresentou como candidato único para liderar esta instituição até 2022.

Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com

Ao continuar a utilizar o site, você concorda com a utilização de cookies. Mais Informação

As definições de cookies neste site são definidas como "permitir cookies" para lhe dar a melhor experiência de navegação possível. Se você continuar a usar este site sem alterar suas configurações de cookies ou clicar em "Aceitar" abaixo, em seguida, você concorda com isso.

Fechar