Templates by BIGtheme NET
Home » Celorico da Beira

Celorico da Beira

Exposição fotográfica “Celorico Antigo” no Centro Cultural de Celorico da Beira

Está patente no Centro Cultural de Celorico da Beira, até dia 15 de outubro, a exposição fotográfica “Celorico Antigo”.
A exposição é composta por 100 fotografias a preto e branco. Durante um mês os celoricenses (jovens e os menos jovens) e/ou os visitantes terão a oportunidade de embarcarem numa viagem ao passado, através de registos fotográficos, para descobrir ou relembrar, o “Celorico Antigo”, do fim do Séc. XIX e princípios do Séc. XX. Poderão observar a evolução da arquitetura urbanística da Vila, os seus monumentos mais emblemáticos, os espaços públicos da Vila e de algumas Freguesias, bem como, as festividades religiosas de ontem e de hoje.

GNR- Atividade operacional semanal

O Comando Territorial da Guarda, para além da sua atividade operacional diária, levou a efeito um conjunto de operações, no distrito da Guarda, na semana de 9 a 15 de setembro, que visaram a prevenção e o combate à criminalidade violenta, fiscalização rodoviária, entre outras, registando-se os seguintes dados operacionais:

1.    Detenções: 20 detidos em flagrante delito, destacando-se:

·         Oito por tráfico de estupefacientes;

·         Quatro por condução sob efeito do álcool.

 

2.    Apreensões:

·         132 doses de haxixe;

·         105 doses de MDMA;

·         26 comprimidos de ecstasy;

·         12 doses de cocaína;

·         Duas doses de liamba.

 

3.    Trânsito:

Fiscalização: 321 infrações detetadas, destacando-se:

·         22 por uso indevido do telemóvel no exercício da condução;

·         15 por falta ou incorreta utilização do cinto de segurança e/ou sistema de retenção para crianças;

·         13 por condução com taxa de álcool no sangue superior ao permitido por lei;

·         12 por falta de inspeção periódica obrigatória.

Sinistralidade: 22 acidentes registados, destacando se:

·         Cinco feridos leves.

 

4.    Fiscalização Geral: 21 autos de contraordenação:

·         18 no âmbito da legislação policial;

·         Três no âmbito da legislação da proteção da natureza e do ambiente.

SC Celoricense apresentou equipas da formação 2019/20

O Parque Carlos Amaral na vila de  Celorico da Beira acolheu na tarde deste domingo, a apresentação 2019/2020 das equipas das camadas jovens do S.C.Celoricense, que terá como coordenadores Faria de Almeida e Paulo Pacheco.
A apresentação serviu para dar a conhecer os rostos que farão parte das equipas na categoria dos Petizes, traquinas, benjamins, infantis, Iniciados e Juniores bem como os seus treinadores.
Nestas idades o apoio dos familiares dos atletas é muito importante e estiveram presentes e desejam bons resultados no futuro. A prática de desporto serve  para que estas crianças tenham uma formação do seu caráter, união e solidariedade.

Fonte:CBWR/AF

Reabilitação de imóveis em Linhares da Beira aprovado no Programa Revive Natureza

Recentemente, o Governo Português aprovou em Conselho de Ministros ,o Programa Revive Natureza que contempla a reabilitação de 96 imóveis , através do Fundo Imobiliário Especial, onde os objetivos cimeiros a reabilitação urbanística e posterior organização para exploração turística.

Assim em Linhares da Beira ,algo vai ser reabilitado, como é o caso dos Moinhos da Corredoura.

Portugal-Itália em sub-20 na Guarda

Em outubro, a Guarda vai receber um jogo de seleções sub-20, entre Portugal e Itália, acontecerá desta forma no Municipal da Guarda no dia 15.

Esta uma ótima oportunidade para os futuros craques da Seleção principal , mostrarem o seu real valor, para treinar estará o Estádio de Celorico, Fornos e Guarda.

Um bom momento do futebol internacional no Distrito da Guarda.

Celorico da Beira acolhe os 40 anos do Serviço Nacional de Saúde

Vai decorrer no próximo dia 15 de setembro , pelas 10h00, no Jardim Parque Carlos Amaral, em Celorico da Beira a plantação da “Oliveira SNS” para assinalar o 40º aniversário do Serviço Nacional de Saúde e, homenagear o seu mentor e fundador, Dr. António Arnaut.

A iniciativa que vai ter lugar em Celorico da Beira (Dia Nacional do SNS e véspera da Festa e Feira anual de Sta Eufémia), é constituída por dois momentos distintos: a plantação da árvore no Jardim Parque Carlos Amaral e, uma conferência no Centro Cultural, que conta com a participação de entidades e profissionais da área da saúde.

A Plantação de uma “Oliveira SNS” é um ato de grande simbolismo, uma vez que, a oliveira, para além das conotações bíblicas e religiosas que lhe estão associadas, é o símbolo da durabilidade, resistência, perseverança, vitória e da paz, à semelhança do que era esperado do Serviço Nacional de Saúde, considerado pelo Dr. António Arnaut, como uma das mais importantes “traves mestras da democracia”, pelo que, o mesmo deve ser resistente, sustentável e acessível a todos os cidadãos.

Plantar uma “Oliveira SNS”, é um movimento nacional lançado pela LAHUC – Liga dos Amigos dos Hospitais da Universidade de Coimbra – para defender os princípios e a filosofia que estiveram subjacentes à criação do SNS, bem como, para preservar a memória do seu mentor e criador, Dr. António Arnaut. A primeira oliveira foi plantada no Parque Verde do Mondego, em Coimbra, no ano de 2009, aquando das comemorações dos 30 anos do SNS e, contou com a participação do próprio Dr. António Arnaut. A partir deste ano, todos os 15 de setembro até 2017, participou no ritual da rega desta oliveira.

Passado um ano sobre a sua morte e, no dia em que se comemora os 40 anos do SNS (15 de setembro), a plantação de uma “Oliveira SNS” encerra em si uma forte simbologia ao assinalar, por um lado, a importância deste serviço público para as populações, mormente as mais carenciadas, bem como, para o desenvolvimento do país e o crescimento da própria democracia e, por outro, prestar tributo ao “Pai do SNS”, sublinhando o seu papel preponderante no acesso à saúde igual para todos, fator potenciador do bem-estar dos portugueses, no período pós 25 de abril.

 

AF Guarda-Sorteios dos Campeonatos distritais, dia 7 de setembro

Vai ter lugar neste sábado, 7 de setembro, no Auditório do Paços da Cultura, da cidade da Guarda, o sorteio que será a seguir à reunião da Assembleia Geral da AFG, durante a tarde.

As competições da nova época 2019-2020 iniciam dia 05 de outubro, sábado, com o campeonato da 1ª Divisão Distrital. Duas semanas depois, domingo dia 20 outubro,  começa  a 2ª divisão Distrital.

Os Juniores A e Juniores B (juvenis) iniciam a época dia 26 de outubro, os Juniores C (iniciados) uma semana antes, dia 19, e os Juniores D (infantis) começam a nova época a 6 de outubro.

Por sua vez a pré-eliminatória da Taça de Honra da AF Guarda será no dia 10 de novembro.

Juniores do SC Celoricense iniciaram trabalhos

Aos poucos a nova temporada desportiva vai ganhando forma, face a isso, as equipas vão iniciando os trabalhos e desta vez os juniores do Celoricense também já treinaram e iniciaram os trabalhos de pré temporada.

João Carvalho mantêm a amarela na Volta a Portugal de Juniores

Carlos Jorge subiu ao 93ºposto na tirada de Celorico à Mêda

O belga Tijs Verstappen (Maes CT Glabeek) venceu hoje a primeira etapa em linha da Volta a Portugal de Juniores, mas o português João Carvalho (Bairrada) segue de amarelo, após os 118,2 quilómetros que ligaram Celorico da Beira a Mêda.

O calor não inibiu os corredores de mexerem com a corrida. O belga Siebe Deweirdt (Maes CT Glabeek) atacou logo no início da jornada, pedalando largos quilómetros em solitário para vencer as duas metas volantes do dia. Mais adiante teve a companhia de João Silva (Seissa/KTM Bikeseven/Matias & Araújo/Frulact, Renan Quadri (Tensai/Sambiental/Santa Marta), Josep Tomás (Giménez Ganga/Primoti/Tocobike) e Manuel Barbosa (Fortunna/Maia).

Na única montanha do dia, João Silva atacou para passar na frente e vestir a camisola de melhor trepador. Alcançou esse objetivo, mas não foi muito mais longe, porque o pelotão absorveu todos os fugitivos a 20 quilómetros da meta. Por sua vez, Carlos Jorge foi 88º na etapa e subiu ao 93º lugar na geral

O pelotão compacto foi sol de pouca dura. A cerca de 10 quilómetros da chegada atacaram cinco corredores, que discutiram entre eles a vitória, na longa reta em empedrado de Mêda. Tijs Verstappen foi o melhor, concluindo a tirada com 3h11m31s, menos 2 segundos do que Flávio Fernandes (Seissa/KTM Bikeseven/Matias & Araújo/Frulact) e menos 4 segundos do que Abner Umba (Team Ingenería de Vías/Monsalud), segundo e terceiro.

O pelotão gastou mais 28 segundos do que o vencedor e foi neste grupo que chegaram os principais candidatos à geral, entre os quais João Carvalho, que segurou a primazia na classificação geral. Fábio Fernandes (Efapel/Escola de Ovar) mantém a segunda posição, a 2 segundos, e Daniel Dias (Seissa/KTM Bikeseven/Matias & Araújo/Frulact) continua no terceiro posto, a 6 segundos.

O vencedor da etapa de hoje comanda a classificação por pontos, Fábio Fernandes é o melhor júnior de primeiro ano e João Silva beneficiou da fuga para vestir a camisola da montanha. A Bairrada segue no topo da geral coletiva.

A segunda etapa corre-se neste sábado, ligando Figueira de Castelo Rodrigo ao Sabugal, através de um percurso de 130 quilómetros. A partida está marcada para as 12h00 e a chegada deverá acontecer depois das 15h30. Uma contagem de montanha de segunda categoria, em Águas Belas, a 8,3 quilómetros da meta, pode ser um convite para movimentações dos candidatos ao triunfo na Volta.

Caminhada noturna em Celorico da Beira

A Câmara Municipal de Celorico Beira vai levar a efeito, no próximo dia 10 de agosto, no âmbito do “Passaporte Caminhadas por Vales e Serras”, uma caminhada noturna, com saída do Posto de Turismo de Celorico da Beira, pelas 21H00.

Os caminhantes são desafiados a percorrer um itinerário circular – Posto de Turismo de Celorico da Beira, Centro Histórico, Ponte da Lavandeira, Ponte Nova e Posto de Turismo de Celorico da Beira – com cerca de 12 Km e, com um grau de dificuldade média/baixa.

A participação na caminhada é gratuita e, carece de inscrição prévia:

online : https://valeseserras.wordpress.com;  telefone  271747400

Esta iniciativa é uma das 12 caminhadas programadas pela Câmara Municipal de Celorico da Beira, para o ano de 2019, no âmbito do projeto “Passaporte Caminhadas por Vales e Serras”, o qual teve na sua génese como objetivo, incentivar a prática da atividade física e, simultaneamente, promover e valorizar o património cultural e natural do concelho.

 

Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com

Ao continuar a utilizar o site, você concorda com a utilização de cookies. Mais Informação

As definições de cookies neste site são definidas como "permitir cookies" para lhe dar a melhor experiência de navegação possível. Se você continuar a usar este site sem alterar suas configurações de cookies ou clicar em "Aceitar" abaixo, em seguida, você concorda com isso.

Fechar