Templates by BIGtheme NET
Home » Mangualde

Mangualde

150 Carvalhos plantados em Mangualde

 

Uma centena e meia de carvalhos foram plantados em Mangualde, pelos alunos das escolas numa iniciativa da Associação Lousitânea – Liga de Amigos da Serra da Lousã e a Fundação Benfica, em parceria com a Câmara Municipal de Mangualde,criaram uma ação de educação ambiental intitulada “Faz da tua Escola um Viveiro”, inserida num projeto de prevenção e sensibilização para riscos em vários ambientes.

Desta forma , na manhã de quinta -feira,  dia 21 de novembro, com a ajuda dos 150 alunos do 3.º ano da Escola Ana de Castro Osório e da EB1 de Mesquitela do Agrupamento de Escolas de Mangualde, foram plantados cerca de 150 Carvalhos na Serra de St. António dos Cabaços, na União de Freguesias Mangualde, Mesquitela e Cunha Alta. A ação contou, por isso, com o apoio desta União de Freguesias.

 Estiveram presentes o Presidente da Câmara Municipal de Mangualde, Elísio Oliveira, e o Presidente da União de Freguesias de Mangualde, Mesquitela e Cunha Alta, Marco Almeida, assim como também o Agrupamento de Escolas de Mangualde e a Associação Lousitânea – Liga de Amigos da Serra da Lousã. A plantação das árvores germinadas nos restantes estabelecimentos de ensino do Agrupamento de Escolas de Mangualde será realizada nas próximas semanas.

Espaço de Viveiro com espécies autóctones vai ser criado

Este projeto foi apresentado ao Agrupamento de Escolas de Mangualde e consistiu na criação de um espaço de viveiro com espécies autóctones, o carvalho-negral (Quercus pyrenaica) e o carvalho-alvarinho (Quercus robur), nas escolas e alargado também às famílias das crianças. Recorde-se que a primeira fase do projeto consistiu numa pequena abordagem teórica e na realização de sementeiras e apadrinhamento com os alunos e decorreu nos dias 4, 5 e 6 de fevereiro de 2019, com todos os estabelecimentos do 1.º Ciclo do Ensino Básico de Mangualde. A segunda fase consistiu na plantação das árvores germinadas na primeira fase, após processo de crescimento, e decorreu no âmbito do Dia da Floresta Autóctone.

 

CPT4x4-João Fernandes(Joviteam) campeão na Promoção

Cláudio Ferreira faz história em Paredes

A grande final teve lugar em Paredes como acontece desde que existe Campeonato nacional, depois do Parque da Cidade, de Rebordosa e de Gandra, em 2018 a caravana do CPT4x4 assentou arraiais em Vandoma e em 2019 repetiu o local.

Uma pista 100% natural que fez as delícias do público e das equipas.
No final das 3 horas de resistência desta 6.ª e derradeira etapa levou a melhor Cláudio
Ferreira (Auto Higino) que faz história e se sagra o primeira bicampeão nacional absoluto de trial 4×4.
Foi um ano desafiante para Cláudio Ferreira, cheio de altos e baixos.

Arrancou a época com uma vitória, fez péssimos resultados em Mação e Famalicão, trocou de navegador a meio da competição, mas nunca baixou os braços. Ao título absoluto soma ainda o título de tricampeão da Classe Super Proto.

Rui Rocha (Team Rj69) conseguiu alcançar o objetivo pelo qual tanto lutou: ser campeão
nacional. Chegou a Paredes em desvantagem, a 12 pontos de Marcelo Lopes (Team Lucrofusão),
mas depois de 3 horas muito duras de resistência conquistou a vitória que lhe valeu o título de
campeão da classe Proto.
Carlos e Rafael Gomes entraram em pista para confirmar o título logo no ano de estreia. A
matemática já lhes era favorável, mas a ausência do principal concorrente garantia a festa da dupla.
O campeão da Promoção, João Fernandes (Jovi Team), com o título já assegurado, resolveu
experimentar a classe Extreme em Paredes e foi muito bem sucedido. Completou 14 voltas ao
circuito, mais 5 do que segundo e terceiro classificados.
Destaque ainda para as vitórias de Carlos Martins e João Pinto (Reciclopeças Team) na
classe UTV/Buggy, César Carneiro e Paulo Silva (Team Sequeiros) em Promoção e Nuno Urbano e
José Luís Rosário (Urbano & Urbano) em Fun.
Os campeões nacionais de trial 4×4 têm presença garantida na Gala dos Campeões da FPAK
– Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting.

Classe Absoluto
1.o Cláudio Ferreira – Crawler Mercedes – 10 voltas
2.o Laurindo Mendonça – Jimny Proto Crawler – 9 voltas
3.o Sérgio Ferreira – Jimmy’s 4×4 48PC2 – 8 voltas
Classe Super Proto
1.o Cláudio Ferreira – Crawler Mercedes – 10 voltas
2.o Laurindo Mendonça – Jimny Proto Crawler – 9 voltas
3.o Sérgio Ferreira – Jimmy’s 4×4 48PC2 – 8 voltas
Classe Proto
1.o Rui Rocha – Toyota Land Cruiser BJ40 – 7 voltas
2.o António Henriques – Proto XS5 – 7 voltas
3.o Luís Bacelo – Nissan Patrol – 5 voltas
Classe Extreme
1.o João Fernandes – Nissan Patrol GR (Y60A) – 14 voltas
2.o Bruno Bastos – Nissan Patrol Y 60 – 9 voltas
3.o Carlos Gomes – Nissan Proto – 9 voltas
Classe Promoção
1.o César Carneiro – Suzuki Samurai – 7 voltas
Classe UTV/Buggy
1.o Carlos Martins – Bombardier Can-Am Maverick – 9 voltas
Classe Fun
1.o Nuno Urbano – Nissan Patrol Y60 – 8 voltas
2.o Pedro Pereira – Nissan patrol – 1 volta

foto:FPAK

Concurso Literário Ana Castro Osório terá entrega de prémios brevemente

Foi organizado em Mangualde um Concurso Literário Ana Castro Osório , organizado por Ana Fernandes e Celeste Almeida, consiste num contributo e uma homenagem.Deste concurso são três os premiados, mas a qualidade dos trabalhos apresentados não permite ficar sem que seja atribuída uma menção honrosa.

A Sessão Solene de entrega dos prémios do Concurso Literário Ana Castro Osório decorrerá no próximo dia 23 de novembro, às 16 horas, no Salão Nobre da Câmara Municipal de Mangualde.           

O momento contará com a presença dos premiados, de Elísio Oliveira, Presidente da Câmara Municipal de Mangualde, de Ana Fernandes e Celeste Almeida, organizadoras deste Tributo, dos membros do júri, Vitor Nabais, Maria Manuela Ramos, Maria Adelaide Mariano e dos patrocinadores deste Concurso, Patinter SA e Bricotir transportes, SA.

 

Centro de Portugal regista subida de visitantes em setembro

O mês de setembro voltou a ser positivo para a atividade turística no Centro de Portugal. Os resultados preliminares, publicados ontem pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), mostram uma subida generalizada da região nos primeiros nove meses do ano, face ao mesmo período de 2018.

Analisando os dados acumulados do INE no período entre janeiro e setembro de 2019, o Centro de Portugal apresenta uma subida de 4,4% no total de dormidas nos alojamentos turísticos, em comparação com janeiro-setembro de 2018. Esta subida supera o crescimento médio nacional, que foi de 3,9%. De realçar que, nestes nove meses, as dormidas de residentes nacionais aumentaram 5,9%, enquanto as dormidas de não residentes cresceram 2,7%.

Os bons resultados nas dormidas têm, naturalmente, reflexo positivo nas receitas. Se analisarmos os meses de janeiro a julho, há um crescimento de 6,5% nos proveitos totais da atividade turística no Centro de Portugal, que totalizaram até ao momento 278,5 milhões de euros.

 Mês de setembro com subidas em todos os indicadores

Analisando apenas o mês de setembro, em comparação com setembro de 2018, verifica-se que houve um aumento de 2,1% no total de dormidas nos alojamentos turísticos. Em valores absolutos, registaram-se 779 mil dormidas em setembro no Centro de Portugal, mais 16 mil do que no mesmo mês do ano anterior.

No período em análise, as dormidas de não residentes no Centro de Portugal subiram 2,2%, para 383,4 mil. Já as dormidas de cidadãos nacionais no Centro totalizaram 396 mil – uma subida de 2,1%.

Relativamente às receitas, entre setembro de 2018 e setembro de 2019, há a registar um forte crescimento de 4,9% nos proveitos totais, que se cifraram nos 39,8 milhões de euros.

No indicador do número de hóspedes no Centro de Portugal, estes totalizaram 447.489 em setembro. Uma variação de 1,9% relativamente a setembro do ano passado.

Este crescimento, notório em todos os indicadores, deixa antever que o ano de 2019 vai ser o melhor de sempre para a atividade turística no Centro de Portugal, nos principais indicadores analisados pelo INE.

AF Viseu- Campeonato Distrital 1ªDivisão -Zona Sul 6ªjornada

Sport Viseu  Benfica – Os Ciências -1-0

Vale Madeiros – Sc Santar-0-3

Roriz- Besteiros-3-0

Canas Senhorim- Campia-1-2

Moimenta Dão – Nandufe-2-3

Cabanas Viriato – Santacombadense-0-0

Nelas- Vila Chã de Sá-4-1

 

1º- Nelas-16

2ºCampia-15

3º- Sport Viseu Benfica -12

AF Viseu – Divisão Honra-9ªjornada

Decorreu a nona ronda da Divisão de honra da AF Viseu, com 18 golos marcados, com quatro triunfos caseiros, dois triunfos visitantes e dois empates.

Penalva Castelo- Mortágua -0-2

Carregal Sal- Lamelas-2-1

Ol. Frades- Carvalhais -0-3

Sátão- Paivense-1-0

Mangualde – Molelos-1-1

Moimenta Beira- Nespereira FC-2-1

Vale Açores- Ferreira Aves-1-1

Cinfães- Resende-2-0

Classificação:

1ºSátão- 24

2º Cinfães-22

3ºMortágua -22

4ºMoim.Beira-15

5º Resende – 12

6º F.Aves- 12

7º Lamelas – 11

8º Vale Açores-11

9ºOliv.Frades- 11

10º Nespereira -10

11ºCarregal Sal -10

12º Carvalhais- 9

13ºPaivense- 8

14ºMangualde-8

15º Penalva do Castelo-7

16º CA Molelos- 3

Bolsa de terras em Mangualde

A COAPE de Mangualde informa que estão abertas as candidaturas para atribuição de explorações agrícolas da Bolsa de Terras de Mangualde. Para conhecer todos os terrenos disponíveis (localização, área, custo da renda, etc.), dirija-se a esta instituição.

Se está interessado(a) em explorar um dos terrenos disponíveis na Bolsa De Horas envie um email para cideca@coape.pt até ao dia 22 de novembro indicando o seu nome completo, número de contribuinte, data de nascimento, morada e naturalidade.

Campanha de reciclagem mobiliza cerca de quatro centenas de escolas

Escola Electrão junta professores, alunos e comunidade

O Electrão – Associação de Gestão de Resíduos promove mais uma edição nacional da Escola Electrão, uma campanha de reciclagem de equipamentos elétricos, pilhas e baterias que envolve alunos, professores e comunidade em geral.

A edição deste ano tem como novidade a atribuição de pontos que serão convertidos em prémios que vão equipar as escolas com microscópios, impressoras, computadores e tablets.

O Quiz Electrão é outra grande novidade, permitindo envolver os alunos num debate sobre temas essenciais como reciclagem, valorização de resíduos, recursos naturais e prevenção de incêndios através de um passatempo digital, inovador e pedagógico.

Além do Quiz Electrão, será distribuído pelos estabelecimentos de ensino o livro “Electrão? Conheço bem, muito obrigado.”, destinado aos mais pequenos, que contribui para a educação ambiental. Este livro é composto por atividades e desafios para a comunidade escolar aprender a gerir os recursos naturais do planeta e ficar desperta para a questão da reciclagem.

Na última edição da Escola Electrão, foram recolhidos mais de 120 mil quilos de equipamentos elétricos, pilhas e baterias, e distribuídos mais de 10 mil euros pelas escolas. A campanha Escola Electrão decorre até 31 de maio de 2020.

Sobre o Electrão:

O Electrão – Associação de Gestão de Resíduos é a entidade gestora de resíduos líder na gestão dos equipamentos elétricos, pilhas e baterias usadas. A Rede Electrão tem cerca de 4 mil locais de recolha em todo o país. A 9 de agosto de 2017, foi-lhe atribuída a sua terceira licença de atividade para gestão de resíduos de embalagens, permitindo-lhe disponibilizar um serviço integrado na gestão de três fluxos de resíduos: equipamentos elétricos, pilhas e embalagens.

 

Mangualde acolhe jogos do Torneio de Apuramento para o Europeu de Sub17

O Estádio Municipal de Mangualde acolhe dois jogos do Torneio de Apuramento para o Campeonato da Europa de Sub17 e a entrada é gratuita. Os encontros terão lugar nos próximos dias 13 de novembro (quarta-feira), Geórgia vs Ucrânia, e 19 de novembro(terça-feira), Albânia vs Geórgia. Os jogos decorrem sempre às 15h00.

 

Resultados e Classificação- AF Viseu Divisão Honra 8ªjornada

Carvalhais- Cinfães-0-2

Molelos- Carregal Sal-0-0

Vale Açores- Penalva Castelo-1-1

Ferreira de Aves- Moimenta Beira-2-2

GD Resende-Sátão-1-0

Nespereira FC- Mangualde-3-1

Lamelas- Ol.Frades-4-0

Paivense- Mortágua FC-1-2

Classificação:
1º- Sátão-21
2º-  Cinfães – 19
3º-  Mortágua FC – 19
4º- Moimenta da Beira- 12
5º-GD Resende- 12
6º-Lamelas- 11
7º- Ferreira de Aves -11
8º-GD Ol. Frades- 11
9º- Nespereira -10
10º Carregal Sal-10
11º-Paivense-8
12º-Vale Açores -7
13º-Mangualde -7
14º-Penalva Castelo -7
15º- Carvalhais-6
16º-Molelos-2

Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com

Ao continuar a utilizar o site, você concorda com a utilização de cookies. Mais Informação

As definições de cookies neste site são definidas como "permitir cookies" para lhe dar a melhor experiência de navegação possível. Se você continuar a usar este site sem alterar suas configurações de cookies ou clicar em "Aceitar" abaixo, em seguida, você concorda com isso.

Fechar