Templates by BIGtheme NET
Home » Mangualde

Mangualde

Plataforma sobre restaurantes e outro comércio local em Mangualde

Está disponível uma plataforma com informação georreferenciada sobre os estabelecimentos comerciais e outros serviços que estão abertos no concelho durante o período em que vigora o Estado de Emergência. Esta plataforma, permite a consulta por tipo de estabelecimento, por freguesia, morada ou nome do estabelecimento, numa iniciativa da Câmara Municipal de Mangualde, em parceria com as Juntas de Freguesia e a Associação Empresarial de Mangualde.

Mapa aqui:https://www.cmmangualde.pt/servicos-e-estabelecimentos-abertos/

Com a capacidade de funcionamento em dispositivos fixos ou móveis, a plataforma estará em permanente atualização. Para o efeito, está disponível na página do município, um formulário de adesão dirigido aos comerciantes que pretendam registar o seu negócio. No caso de ser detetada alguma informação incorreta, os contributos deverão ser enviados para o endereço eletrónico do gabinete de sistemas de informação geográfica sig@cmmangualde.pt.

Recorda-se que só estão disponíveis os estabelecimentos e os serviços que estejam a operar no cumprimento estrito da legislação aplicável, nomeadamente o Decreto n.º 2-A/2020 de 20 de março, nomeadamente, os serviços de primeira necessidade ou considerados essenciais.

Escola Virtual – Informação útil para alunos, pais e professores

Muito se tem falado relativamente à indefinição do funcionamento das atividades escolares para o terceiro período.
O Primeiro-Ministro admitiu esta semana que “cenário menos mau” seria a possibilidade de reabrir escolas ainda em maio, embora essa decisão seja tomada somente a 9 de abril, estando o Governo já a estudar um cenário de aulas em versão telescola, para alunos até ao 9º ano de escolaridade. Informou ainda que, para o ensino secundário estão também a ser definidas estratégias especialmente para os alunos do 11º e 12º ano, que têm exames nacionais agendados para a segunda metade de junho.
Em tempos de adaptação ao ensino à distância, deixamos-vos alguma informação útil referente à plataforma da Escola Virtual, da qual o Municipio tinha oferecido licenças aos alunos do 1º ciclo, 5º, 8º e 9º ano de escolaridade.
– A Porto Editora decidiu, nesta fase, abrir o acesso gratuito a alunos e professores à plataforma da Escola Virtual: www.escolavirtual.pt/Pagina-Especial/acessogratuito.htm
– Foi criada uma página especial, com vídeos-tutoriais, para ajudar todos os utilizadores:
www.escolavirtual.pt/Pagina-Especial/formacaoev.htm
– A Porto Editora está neste momento a promover um curso online gratuito para professores, de forma a que estes possam contactar com todas as potencialidades da plataforma e assim rentabilizar a sua utilização: www.academia.pt/curso/escola-virtual/23465874
Deixamos-vos ainda o Roteiro para a implementação da plataforma Escola Virtual, que apoiará a aplicação tecnológica de ferramentas digitais ao serviço do processo de ensino-aprendizagem.
https://www.escolavirtual.pt/themes/ev/assets/pdfs/Roteiro_EV_Grupo_Porto_Editora.pdf
As orientações contidas neste roteiro estão em linha com a publicação da DGE que sugere alguns “Princípios Orientadores de Implementação do Ensino a Distância nas Escolas”.

Por:MFA

PAN requer audição do MAI sobre as medidas de prevenção da época de incêndios florestais

Em comunicado, o PAN – Pessoas-Animais-Natureza anunciou que requereu uma audição urgente, por videoconferência, do Ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, com vista a apurar quais são as medidas e meios que estão previstos para preparar a época de maior risco de incêndios florestais, particularmente no atual exigente contexto de surto epidemiológico de Covid-19. Uma das preocupações do PAN prende-se com o facto de o Governo ter decidido adiar o prazo para que os proprietários procedam à limpeza dos terrenos, mas também com a necessidade de assegurar a melhor coordenação e gestão dos recursos humanos e materiais, de modo a que se possa garantir em simultâneo um combate eficaz à propagação da Covid-19 e aos incêndios florestais.

“Pretendemos com esta audição que o ministro da Administração Interna venha prestar ao Parlamento e aos cidadãos todos os esclarecimentos sobre como se está a preparar o país para prevenir épocas de incêndios com a gravidade como aquela a que, infelizmente, temos vivido nos últimos anos”, explica a líder parlamentar e deputada do PAN, Inês de Sousa Real. “A última coisa de que o país precisa neste momento é de duas crises em simultâneo: a Covid-19 e os incêndios”, remata.

O PAN pretende, por conseguinte, garantir que, tanto quanto possível, esteja definida atempadamente uma estratégia coerente e integrada, com uma clara definição de competências e dos meios atuantes no terreno na fase de prevenção e de combate aos fogos florestais, um flagelo, que no quadro das alterações climáticas, tem devastado, em particular nos anos mais recente, povoações, valores naturais e habitats com elevado estatuto de proteção, feito centenas de vítimas humanas e não-humanas.

No âmbito da Operação Floresta Segura 2020, a GNR registou 23.468 incumprimentos na limpeza de terrenos nas 1.124 freguesias prioritárias e instaurou 225 autos de contraordenação por queimadas e queimas de sobrantes, até ao passado dia 15 de março. Devido ao estado de emergência, e de acordo com esta fonte, encontram-se suspensas, desde 12 de março, as ações de sensibilização e todas as ações que impliquem a concentração de pessoas.

Em 2019, de acordo o último relatório do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), que disponibiliza ainda apenas os dados provisórios  – os quais ficam aquém dos números da GNR -, entre 1 de janeiro e 16 de outubro do ano passado, registaram-se 10.841 incêndios rurais que resultaram em 41.622 hectares (ha) de área ardida.

Mangualde lança “Estamos juntas/os – Linha de Apoio Social ao Voluntariado”

A Câmara Municipal de Mangualde lançou uma nova plataforma : Estamos juntas/os – Linha de Apoio Social ao Voluntariado” é uma iniciativa  para ajudar quem mais sente o impacto do COVID-19, limitando as suas vidas. Tem como principal objetivo dar resposta a esta nova realidade, com base em ações de voluntariado e de solidariedade, para apoiar quem mais precisa.

“O país vive um momento delicado, devido ao surto de doença por Coronavírus SARS-COV-2, agente causal da COVID-19. Numa altura em que o medo, as limitações e o isolamento social imperam, a vontade de ajudar o próximo deve sobressair. O voluntariado é, assim, uma via para quem quer dar esse apoio e para quem promove esse suporte”, explica o Presidente da Câmara Municipal de Mangualde, Elísio Oliveira.

Trata-se de uma Plataforma online de Apoio ao Voluntariado e funciona como um elo de ligação entre a oferta e a procura de oportunidades de voluntariado, apoiando o recrutamento de voluntários e o seu enquadramento.

O primeiro passo é o preenchimento do formulário aqui

A candidatura vai diretamente para a coordenação de voluntários/as da Rede Social de Mangualde, que analisa a candidatura e encaminha para a área de interesse do candidato.

Os voluntários deverão ter as seguintes características: maior de 18 anos e inferior a 50 anos; capacidade empática; responsável; comunicativo; capacidade de iniciativa; capacidade de trabalhar em equipa; disponibilidade para exercer no mínimo 4 horas semanais; e não podem pertencer aos considerados grupos de risco.

Os voluntários têm direito a receber apoio no enquadramento, seguro de voluntário e equipamento individual de proteção.

Estado de Emergência renovado até 17 de abril

O Estado de Emergência foi renovado e clarifica a restrição ao direito de resistência e abrange a área da educação, prevendo a imposição de aulas à distância.
O Presidente da República, Marcelo Ribeiro de Sousa, colocou de forma clara estas duas alterações, com mais 15 dias, que vai funcionar até ao final do dia 17 de abril.
Logo como se pode ler num dos artigos do diploma: “Fica impedido todo e qualquer ato de resistência ativa ou passiva exclusivamente dirigido às ordens legítimas emanadas pelas autoridades públicas competentes em execução do presente estado de emergência, podendo incorrer os seus autores, nos termos da lei, em crime de desobediência”.
No distrito da Guarda, já existem mais de uma centena de casos confirmados, um pouco por todos os concelhos.

Uma das medidas que vão estar a vigorar é que de  quinta-feira Santa até segunda-feira de Páscoa, a circulação em Portugal vai estar limitada ao concelho de residência. Sendo de preferência sozinho, seja a pé ou de carro.

COVID-19 e diabetes: linha gratuita de apoio já disponível

As pessoas com diabetes passam agora a ter à disposição uma linha telefónica gratuita para esclarecer todas as dúvidas sobre COVID-19. Através do número 302051685, que funciona todos os dias, entre as 8h00 e as 22h00, vai ser possível obter informação de médicos especialistas sobre a diabetes no contexto desta pandemia.
A diabetes Mellitus atinge 13,6% da população portuguesa, sendo que 28% têm mais de 80 anos. Quanto às pessoas infetadas pelo novo coronavírus, 20% têm diabetes, número que sobe para 22% quando se trata de internados em cuidados intensivos. Por outro lado, a diabetes descompensada pode diminuir as defesas do organismo e proporcionar o desenvolvimento facilitado de infeções.
No sentido de responder às muitas dúvidas que têm surgido às pessoas com diabetes, a Sociedade Portuguesa de Endocrinologia, Diabetes e Metabolismo, o Núcleo de Diabetes Mellitus da Sociedade Portuguesa de Medicina Interna e a Sociedade Portuguesa de Diabetologia decidiram criar esta linha, independentemente daquelas que os serviços de saúde públicos e privados já disponibilizaram.

Covid-19-Município e Proteção civil de Mangualde reforçam medidas

Para além de todas as medidas e cuidados a ter em conta segundo o Municipio e Proteção civil municipal de Mangualde já foram implementadas novas medidas:

Já está criado o Centro de Comando Operacional Municipal (CCOM) nas instalações do BVM, permitindo melhor coordenação entre as entidades.
Nos Lares trabalham com a Segurança Social e duas unidades hoteleiras de Mangualde uma solução de recurso em caso de emergência. Ação fundamental para a população de maior risco .
Controlar os Fluxos de Pessoas: Com o apoio das juntas de freguesia e a intervenção da GNR está a ser  controlado o fluxo dos emigrantes e dos familiares que vêem nesta altura da Páscoa, sensibilizando para ficarem em casa.
Também o papel das famílias é fundamental, em primeiro lugar para evitar que venham, em segundo lugar aos que vierem para colaborarem no sentido do isolamento social.
Deste modo, continuam as operações de desinfeção por todo o concelho a linha de apoio social e todas as demais operações já lançadas anteriormente.

Covid-19- Um caso confirmado em Mangualde

Segundo a Câmara Municipal de Mangualde informou que lhe foi comunicado pela Delegada de Saúde do Município, a existência de 1 caso positivo de COVID19 em Mangualde.
deste modo, também referiram que o munícipe se  encontra estável e está a ser devidamente acompanhado pelos profissionais de saúde.
Agora cada vez mais, nesta fase de mitigação é importante seguir à risca os conselhos da Direção-Geral de Saúde (DGS).

Covid-19-Campeonatos jovens Nacionais da FPF e distritais da AF Viseu e Guarda cancelados

Depois da deliberação da FPF, relativa ao cancelamento dos campeonatos de formação, e onde estão devidamente elencados todos os fundamentos que levaram a tal tomada de decisão, e com os quais a AF Viseu concorda, e também a Direção desta Associação deliberou cancelar, com efeitos imediatos, todas as provas distritais nos escalões de formação, que até à presente data ainda não tinham sido concluídas, sem haver lugar a subidas e descidas, nem designação de campeões ou vencedores das provas.
Todas as competições dos escalões de formações terminadas antes desta suspensão mantêm-se válidas, com os respectivos títulos que já tinham inclusive sido atribuídos aos vencedores, não havendo, todavia, lugar a eventuais subidas e descidas, para compatibilização com as demais provas distritais e nacionais.

Também a AF Guarda, deliberou da mesma forma e cancelou os campeonatos distritais jovens desta temporada.
No que diz respeito às provas do escalão sénior de Futebol e Futsal, que ainda não tivessem terminado, vão manter-se suspensas por tempo indeterminado, ressalvando-se que as tomadas de decisão relativamente a este escalão serão comunicadas em devido tempo, e sempre em articulação com as directrizes emanadas pela Federação Portuguesa de Futebol (FPF) e pelas instâncias governativas e de saúde nacionais e locais.
A Direção da AF Viseu deixa ainda um enorme reconhecimento a todos os Profissionais de Saúde, Forças de Segurança e a todos aqueles que por inerência das suas funções se encontram na linha da frente desta “batalha”, cientes de que com a responsabilidade social e cívica que cada um dos cidadãos deve ter, no cumprimento escrupuloso das normas emanadas pelas respectivas entidades governativas e de saúde, iremos mais rapidamente ajudá-los a vencer esta pandemia, e desse modo voltar mais rápido e mais fortes à pratica do futebol e futsal.

Acidente de tractor provoca um morto em Chãs de Tavares

Teve lugar na localidade de Chãs de Tavares, um acidente de trator, que acabou por capotar e segundo fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Viseu, do acidente resultou uma vitima, um homem de 77 anos, que não resistiu aos ferimentos graves. Ocorreram ao local ,cinco viaturas, auxiliados por 13 operacionais, dos Bombeiros Voluntários de Mangualde, GNR e a Viatura Médica de Emergência e Reanimação (VMER).

Foto:DR

Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com

Ao continuar a utilizar o site, você concorda com a utilização de cookies. Mais Informação

As definições de cookies neste site são definidas como "permitir cookies" para lhe dar a melhor experiência de navegação possível. Se você continuar a usar este site sem alterar suas configurações de cookies ou clicar em "Aceitar" abaixo, em seguida, você concorda com isso.

Fechar