Templates by BIGtheme NET
Home » Mangualde

Mangualde

Mangualde vai estar na FIT-Guarda

Mangualde estará presente, de 28 de abril a 1 de maio, na FIT Guarda – Feira Ibérica do Turismo com o melhor do concelho, levando as suas tradições e sabores além-fronteiras. No stand do Município estarão artesãos e produtores de todo o concelho, desde a hotelaria, a restauração, o artesanato, as queijarias, a apicultura, as compotas, o vinho, as pastelarias e os enchidos. A animação do concelho também se fará representar através da atuação da ACAB – Associação Cultural Azurara da Beira, do Rancho Folclórico “Os Rouxinóis do Dão de Fagilde”, da Alcatuna e do Rancho Folclórico de Mangualde.

Os produtores presentes são:

  • Hotelaria: Hotel Senhora do Castelo; Casas D’Aldeia; Casa dos Feitais; Casa do Avô; e Casa do Soito.
  • Restauração: O Valério.
  • Artesanato: Bordados de Tibaldinho de Cidália Rodrigues, Lídia Rodrigues, Isaura Figueiredo; Olaria de Sérgio Amaral; e Cerâmica de Maria do Amparo.
  • Queijarias: Ouro Serrano; e Vale da Estrela (Queijo DOP).
  • Apicultura: Mel Abelha Azul; Mel de Quintella; e Celestino da Silva Laires.
  • Compotas: Quinta da Sarnada (Compota de Mirtilo).
  • Vinho: Adega Cooperativa de Mangualde; Julia Kemper; Quinta dos Monteirinhos; Casa Anadia; e Soito Wines.
  • Pastelaria: Pastéis de Feijão da Pastelaria do Patronato; Queijadas de Mirtilo da Pastelaria Cinderela; Broa Típica da Beira Alta da Pastelaria Cinderela; e Cavacas de Mangualde da Pastelaria São Miguel.
  • Enchidos: Quintas de Seia.

O stand do Município de Mangualde estará localizado no 1º pavilhão, ao lado de expositores como: Turismo de Castilla y León, Turismo da Extremadura, Turismo do Porto e Norte, Salamanca, Turismo Provincia Badajoz, Coruña, Béjar… entre outros.

Conversa com Alexandre Constantino, Pres. União Freguesia de Tavares

Após o belo certame da Feira de Março fomos conversar com , Alexandre Constantino, Pres. UF Tavares que nos fez um balanço do Certame e ainda no futuro das localidades.

A qualidade da Feira de Março aumenta a olhos vistos

Depois do grande sucesso que foi a quinta edição da Feira, conversamos com Alexandre Constantino, presidente da União de Freguesias de Tavares, que nos falou do certame e dos novos projetos para o futuro.

 Que balanço se pode fazer deste certame?

Nós fazemos tudo o que está ao nosso alcance para que as pessoas que nos visitam tenham as melhores condições e que corra pelo melhor. Tivemos alguns contratempos na semana anterior à feira, com a chuva tivemos muito trabalho, ao termos de refazer certas coisas duas e três vezes.

Aliás no sábado até neve tivemos, mas felizmente correu bem, tivemos muitos visitantes e penso que as pessoas foram contentes, o que significa que voltarão no próximo ano.

Esta foi a quinta edição, as primeiras foram mais difíceis, mais trabalho?

Cada uma delas tem uma história diferente, agora o nosso objetivo é crescer, ter mais condições, e dar melhor conforto a quem nos visita, se não vejamos, na 1ªedição não tínhamos equipamento nem dinheiro e fizemos umas barraquinhas com uns paus de mimosa, agora foi o ano que tivemos mais tasquinhas, mais quiosques e não desistimos, aliás o grupo que estava para domingo não atuou devida à chuva e depois atuou mais à frente…….

Para ler a entrevista completa, adquira a nossa edição em papel de 31 de março, disponível nas bancas.

Reportagem:António Pacheco

Clube Azuribike Mangualde Team apresentou equipa de ciclismo

O Clube Azuribike Mangualde Team apresentou este sábado, dia 14 de abril, o projeto da Escola de Ciclismo destinado a crianças dos 6 aos 14 anos. Este projeto de formação, com a coordenação técnica do treinador Joaquim Patrício, conta já com mais de uma dezena de jovens.

Na cerimónia, a Presidente da Direção Ana Marques, apresentou os atletas de competição e o novo equipamento para época 2018/19. Para assinalar o momento, esteve presente o Presidente da Câmara Municipal de Mangualde, João Azevedo.

Por:Mun.Mangualde

 

CNTrial 4×4- Tufão Team alcança 2ºlugar na Promoção

Azar dos serranos

Teve lugar a prova do CNTrial 4×4, este domingo em Reguengos de Monsaraz, com a equipa do Tufão Team de novo a marcar presença de forma excelente na fase inicial e depois a sorte não os protegeu.

As avarias mecânicas fizeram com que a turma serrana ficasse pela 2ªposição na prova.

foto:TT

Turismo no Centro de Portugal cresceu acima da média nacional em fevereiro

A atividade turística no Centro de Portugal continua a crescer a bom ritmo, o que deixa antever mais um ano globalmente positivo para o setor nesta região. Dados preliminares revelados hoje pelo INE, relativos ao mês de fevereiro de 2018, confirmam a tendência de crescimento já expressa nos meses anteriores.

No total de hóspedes, o mês de fevereiro de 2018, em comparação com o de fevereiro de 2017, registou um aumento percentual de 7,53%: tinham sido 166.856 em fevereiro de 2017 e foram 179.414 no mesmo mês de 2018: mais 12.558 hóspedes.

Já no número de dormidas, o Centro de Portugal cresceu 8,54%, acima de uma média nacional de 6,19%. Em fevereiro de 2017 tinham sido 259.466 dormidas na região, em fevereiro de 2018 foram 281.613. Merece destaque o crescimento nas dormidas de turistas estrangeiros, que aumentaram 12,92%, de 82.298 em fevereiro de 2017 para 92.931 no mesmo mês de 2018. Sinal de que o Centro de Portugal continua a observar um aumento consolidado de procura por parte de visitantes de fora do país, numa tendência imparável que ganhou particular relevância no último ano. Já as dormidas dos turistas nacionais subiram 6,50% na comparação entre os dois meses, de 177.168 para 188.682.

É de realçar, ainda, dois dados particularmente relevantes. Por um lado, os proveitos da atividade hoteleira, que, entre os dois períodos em análise, dispararam de forma muito significativa, de 11,91 milhões de euros para 14,09 milhões (mais 18,31%). São mais dois milhões de euros que as unidades hoteleiras do Centro de Portugal ganharam no mês mais curto do ano. Por outro, o rendimento médio por quarto disponível registou também um assinalável crescimento, de 15,9 euros para 17,8 euros: mais 1,90 euros.

Por:TC

Misericórdia de Mangualde celebra o seu 405º Aniversário

A Santa Casa da Misericórdia de Mangualde, celebra o seu 405º Aniversário face a isso iniciam as cerimónias esta sexta-feira.

20h00 – Sessão Solene Comemorativa do 405º Aniversário da Santa Casa da Misericórdia de Mangualde, na Igreja da Misericórdia;

21h30 – Inauguração da exposição de pintura e escultura do pintor Alexandre Magno e da escultora Cristina Vouga, no edifício contíguo à Igreja da Misericórdia. Esta exposição estará patente ao público até ao dia 20 de abril .

14 de abril – Gala Solidária da Misericórdia

20h00 – Gala Solidária com o objetivo de angariação de fundos para a reabilitação do Lar Morgado do Cruzeiro, na Quinta do Cisne, em Gandufe. Para além do jantar esta gala conta com um concerto pela Orquestra Ligeira SIM.

15 de abril – Missa de Ação de Graças, na Igreja Paroquial de Mangualde

Trilhos da Ricardina, em Espinho

A 12 de maio, sábado, decorrerá mais uma edição dos Percursos Pedestres ‘Mangualde em Movimento’. A iniciativa, que consiste em perfazer os Trilhos da Ricardina, em Espinho, é organizada pelo Município de Mangualde em parceria com a Junta de Freguesia de Espinho e a Associação Cultural e Recreativa Água-Levada.

 A concentração terá início pelas 15h30, no Largo Dr. Couto. A partir das 16h00, serão realizados exercícios de aquecimento junto à Abadia de Espinho. Às 16h30, terá início o percurso com o acompanhamento do Dr. António Tavares, arqueólogo do Município de Mangualde, terminando o percurso junto à Associação Cultural e Recreativa Água-Levada.

 Esta atividade, que tem como intuito incentivar o desporto e dar a conhecer Mangualde, é gratuita, mas com inscrição obrigatória na secretaria das Piscinas Municipais, através de email desporto@cmmangualde.pt ou ainda através do telefone 232 619 820.

Belmonte elege finalista ao Miss Portuguesa 2018

O Município de Belmonte será palco da final da Região da Beira Interior (Distritos de Castelo Branco, Guarda e Viseu para eleição da representante ao Miss Portuguesa 2018, no dia 12 de Maio, pelas 21h no Auditório da Santa Casa da Misericórdia de Belmonte, onde todas as jovens de nacionalidade portuguesa e com idades entre 17 e 25 anos poderão concorrer (www.missportuguesa.pt/inscricao).

O evento que é da responsabilidade Organização Miss Portuguesa e conta com o apoio do Município de Belmonte pretende realizar uma noite de glamour onde não só se analisará a beleza das candidatas, mas também se promoverá a tradição e a inovação da Região.

De realçar, que entre as muitas entidades envolvidas o concurso Miss Portuguesa Belmonte tem como um dos parceiros fundamentais o Instituto Politécnico da Guarda no âmbito da estratégia de ter candidatas não só com a beleza física, mas com preparação cultural e académica. Estão ainda identificadas outras áreas de cooperação no âmbito da “Beleza por uma causa” (sendo este lema uma marca registada), que coloca a beleza e o mediatismo do cargo ao serviço de causas nobres da sociedade, desde logo no local onde habitam ou estudam.

O Concurso Miss Portuguesa iniciou em 2011 e é o maior concurso de beleza português que veio dar seguimento ao antigo título Miss Portugal elegendo as representantes portuguesas aos principais certames de beleza mundiais.

É a Organização Miss Portuguesa que possui os direitos e elege as representantes de Portugal nos 5 concursos do Grand Slam (Miss Mundo, Miss Universo, Miss Internacional, Miss Supranacional e Miss Grande Internacional), entre outros concursos internacionais de prestígio.

A Final nacional da Miss Portuguesa, onde participará a Miss Portuguesa Belmonte e as representantes de outras Regiões do Continente, assim como da Região Autónoma da Madeira e Açores e das Comunidades Portuguesas da África do Sul, Canadá, França e Espanha, realizar-se-á a 28 de Julho em Gondomar.

O ciclo de exposições no Hotel Mira Serra(Celorico da Beira)

O Hotel Mira Serra apresenta um ciclo de exposições, trazendo a esta unidade familiar os Artesãos deste “Portugal profundo”, em “ciclos” de 3 meses de Exposição.

Com inauguração nesta sexta-feira, será apresentada uma junção de dois artesãos, que revelam, por um lado, os “olhares”,  através das 35 telas da Graça Patrício, por outro a arte das esculturas de peças em madeira autóctones e centenárias, transformadas em mobiliário decorativo pelo Daniel Carvalho.

Esta exposição estará patente até 13 de Julho sendo que todas as peças terão um preço base e poderão ser licitadas através da nossa página até essa data.
 
Os “Feiticeiros de Horus” criarão o ambiente musical.
Os Artesãos intervirão, explicando as suas peças e inspirações.
A coordenação estará a cargo do Adão Correia, estagiário do curso de “Gestão e organização de eventos” ministrado pela Escola Superior de gestão de Idanha-a-Nova (I.P.C.B.)
Por:HMS

ITM-Fornos de Algodres 31ºlugar, é o melhor desta região

O Índice de Transparência Municipal (ITM) permite ao cidadão e ao decisor aferir o grau de transparência do seu município através de uma análise da informação disponibilizada aos cidadãos nos websites das Câmaras Municipais.

Assim Alfandega da Fé e Vila do Bispo lideram esta tabela,com 90,66 pontos , depois destacam-se desta região, Oli.Hospital (7º),Carregal do Sal (16º), Fornos de Algodres(31º), Viseu(38º), Sabugal (39º), Penalva do Castelo (91º),Aguiar da Beira(127º), Mangualde(159º), Guarda (175º), Trancoso(199º), Gouveia,( 221º), Seia (234º), Nelas (257º), Pinhel(277º), Celorico da Beira(278º).

Aqui pode ver a tabela completa:Resultados_ITM_2017

Desta forma, para todos possam saber:

O Índice de Transparência Municipal foi elaborado pela Transparência e Integridade, em colaboração com a a Unidade de Investigação em Governança, Competitividade e Políticas Públicas da Universidade de Aveiro, que colaborou no processo de recolha e validação de dados.

Trata-se de uma avaliação anual da informação de interesse público disponibilizada pelos 308 municípios portugueses nos seus websites oficiais, em sete áreas distintas:

A- Informação sobre a organização, composição social e funcionamento do Município (18 indicadores);

B- Planos e Relatórios (13 indicadores);

C- Impostos, Taxas, Tarifas, Preços e Regulamentos (5 Indicadores);

D- Relação com a sociedade (8 indicadores);

E- Transparência na Contratação Pública (10 Indicadores);

F- Transparência Económico Financeira (12 indicadores);

G- Transparência na área do urbanismo (10 indicadores)

Fonte:ITM

Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com

Ao continuar a utilizar o site, você concorda com a utilização de cookies. Mais Informação

As definições de cookies neste site são definidas como "permitir cookies" para lhe dar a melhor experiência de navegação possível. Se você continuar a usar este site sem alterar suas configurações de cookies ou clicar em "Aceitar" abaixo, em seguida, você concorda com isso.

Fechar