Templates by BIGtheme NET
Home » Mangualde

Mangualde

Candidatura de apoio para a destruição dos ninhos da vespa velutina aprovada para Mangualde

O Município de Mangualde viu aprovada a candidatura de apoio financeiro para a destruição dos ninhos da vespa velutina, usualmente conhecida por “vespa asiática”, tendo auferido o montante máximo por beneficiário de 10.000 euros.

 Esta medida insere-se no eixo de intervenção “Funções ecológicas, sociais e culturais da floresta” previsto no Regulamento do Fundo Florestal Permanente e pretende apoiar financeiramente os municípios na tarefa de deteção e destruição dos ninhos e colónias de vespa velutina.

 A conhecida “vespa asiática” é um predador de abelhas e de outros insetos que, ao colocar em risco os recursos apícolas, surge como uma ameaça ao cumprimento pelos espaços florestais, da imprescindível função ecológica e, por consequência, agrícola e económica, que é a polinização das plantas.

Nos últimos dois anos, a autarquia de Mangualde, através do seu Gabinete Técnico Florestal e do Gabinete de Apoio ao Agricultor tem vindo a resolver as situações dos ninhos identificados, pelos seus próprios meios e recursos, tendo contabilizado a destruição de 13 ninhos em 2017 e de 203 ninhos em 2018. No entanto, o surgimento de casos de avistamentos de ninhos tem aumentado significativamente, pelo que se torna fundamental o investimento neste tipo de luta.

Abril com muitos visitantes no Centro de Portugal

O mês de abril foi muito positivo para o turismo no Centro de Portugal. Os números divulgados hoje pelo INE – Instituto Nacional de Estatística mostram que a procura da região cresceu acima da média nacional no quarto mês do ano.

Abril foi, recorde-se, o mês em que este ano se celebrou a Páscoa, época em que tradicionalmente esta região recebe muitos visitantes.

No total de dormidas, o mês de abril de 2019, em comparação com o mesmo mês em 2018, registou um aumento percentual de 10,4% no Centro de Portugal: tinham sido 523.301 em abril de 2018 e foram 577.723 no mesmo mês de 2019. Ou seja, verificaram-se mais 54.422 dormidas. Este aumento de 10,4% é superior à média nacional, que se cifrou nos 9,5%.

É de sublinhar que a subida foi mais significativa entre os visitantes nacionais, cujas dormidas cresceram 13,3%, para 319.576 – um sinal de que esta região continua a ser uma das preferidas dos portugueses. As dormidas com origem no estrangeiro tiveram também um aumento expressivo de 7,0%, para 258.147.

No indicador do número de hóspedes, o Centro de Portugal cresceu também na ordem dos dois dígitos: 10,0%. Em abril de 2018 tinham sido contabilizados 312.374 hóspedes na região; em abril de 2019 foram 343.719.

Merecedor de destaque é também o indicador dos proveitos da atividade hoteleira, que subiram de 24,9 milhões para 27,2 milhões de euros (mais 9,4%) entre abril de 2018 e abril de 2019. São mais 2,3 milhões de euros que as unidades hoteleiras do Centro de Portugal ganharam no quatro mês do ano.

Estes números, muito positivos, confirmam a tendência dos últimos anos: a região Centro de Portugal está a crescer de forma sustentada ao longo de todo o ano e é a escolha de cada vez mais visitantes, de dentro e fora do país.

Pedro Machado, presidente do Turismo Centro de Portugal, não fica surpreendido com os indicadores hoje conhecidos. “A atividade turística no Centro de Portugal caminha para um ano de 2019 muito positivo, à semelhança dos anos anteriores. É o resultado do prestígio crescente conquistado por esta região dentro e fora de portas. A marca Centro de Portugal está cada vez mais consolidada nos mercados, fruto do trabalho em conjunto entre organismos públicos e os empresários do setor, que são incansáveis no esforço desenvolvido para atrair visitantes à região”, sublinha.

Conjunto dos quatro meses de 2018 é muito animador
Se consideramos o conjunto acumulado dos primeiros quatro meses de 2019, de janeiro a abril, os números do Centro de Portugal são também promissores. As dormidas aumentaram 3,3% em relação ao mesmo período do ano passado, com as dormidas dos estrangeiros a subirem 4,2%. O número de hóspedes progrediu 3,8% e os proveitos melhoraram 5,0%.

Maria Leonor Pinheiro Carvalhão venceu Concurso Literário com o tema “A importância dos avós na Família”

Teve lugar, na papelaria/livraria Adrião, a entrega dos três primeiros prémios desta que foi a terceira edição do Concurso Literário com o tema “A importância dos avós na Família”, cujo mote é a família, inserido no Eixo da Rede Social – promover a funcionalidade familiar, a criatividade, o gosto pela leitura e pela escrita. “Os textos dos vencedores são de elevada qualidade linguística, tanto na prosa como no verso, onde foi vertida toda a emoção e todo o sentimento pelos avós, perpetuando para sempre a sua presença!” – sublinhou a vereadora da Ação Social da Câmara Municipal de Mangualde, Maria José Coelho.

 Os grandes vencedores foram: 1.º prémio, para Maria Leonor Pinheiro Carvalhão com o texto “Quando crescer quero ser um comboio”; 2.º prémio, para Lia Maria Cristóvão Martins Coelho com o texto “Saudades”; e 3.º prémio, para José Miguel dos Santos Gonçalves Batista com o texto “Bosque da Vida”. O primeiro lugar recebeu um Cruzeiro no Douro para duas pessoas (Intemporal Odisseia), o segundo um voucher de Livros no valor de 50€ (Papelaria Adrião), e o terceiro um jantar para duas pessoas (Restaurante Galitos). Todos os participantes receberam um certificado de participação.

 A organização da Câmara Municipal de Mangualde deixou, durante a cerimónia, um especial agradecimento aos elementos do júrio – Ana Amaral, Teresa Amaral, Cristina Lopes e Henrique – ao professor e escritor Fernando Pereira, que apresentou as suas obras nesta cerimónia, ao grupo do projeto Pontos&Encontros, aos MelodyGuys, ao grupo de alunas de dança da Universidade Sénior e à sua professora Sandra Fortunato.

Este concurso, de manifesto interesse pedagógico e literário, destinou-se a autores residentes no concelho de Mangualde, com idade igual ou superior a 15 anos, que apresentaram os seus trabalhos nas áreas da prosa e da poesia. Promover a parentalidade positiva, valorizar a figura dos avós na família e na sociedade, estreitar laços afetivos, fomentar e consolidar hábitos de escrita e de leitura e promover a criatividade e a imaginação foram os objetivos do concurso onde a criatividade e inovação, a qualidade literária e a coerência e coesão do texto estiveram em análise.

 

Fornos de Algodres Youth Cup 2019 – Daral Seguros-22,23/29,30 junho

Fornos de Algodres vai voltar a receber o Torneio de futebol jovem Fornos Youth Cup, uma prova que é a imagem de marca desta região .

Já neste fim de semana nos  dias 22,23 e 29, 30 deste mês de junho, o Municipal da Serra da Esgalhada acolhe largas centenas de jovens atletas das mais diversas localidades de Portugal , cerca de 1400 crianças dos 7 aos 13 anos, de 92 equipas, tendo este ano a novidade futebol de 9 no escalão de Infantis A (Sub 13).

Como padrinhos vão estar os jovens fornenses Candeias e Luisinho , Bosingwa e Rui Miguel formados na ADFA e ainda Duarte Gomes e Francisco Neto (Seleccionador Feminino).

Vão estar presentes: S.L. Benfica, Sporting C.P, F.C. Porto, AA Coimbra,  Varzim SC,  Costifoot, Tondela, Carregal do Sal, ED Gouveia, ADFA, Lusitano FC,  NDS, , ED Gouveia,  FC Seia, Guarda Unida, Dínamo da Estação entre outros  constituem os quadros competitivos e recreativos dos Petizes (U7) até aos Infantis (U13).

Estima-se que durante este fim de semana cerca de 3500 pessoas, dos mais variados pontos do país, desde Bragança a Lisboa, visitem Fornos de Algodres.

Um fim de semana onde muitos pais e familiares dos atletas vêm a esta localidade, contribuindo um bom desenvolvimento para a economia local.

A “Rota do Santo António dos Cabaços” e o “Trilhos de Gil Vicente” em junho

Mangualde promove neste mês de junho os dois últimos Percursos Pedestres de 2019: A “Rota do Santo António dos Cabaços”, em São Cosmado a 16 de junho, e o “Trilhos de Gil Vicente”, em Guimarães de Tavares a 23 de junho. Esta iniciativa insere-se nos Percursos Pedestres «Mangualde em Movimento», promovidos pela autarquia mangualdense em parceria com as respetivas Juntas de Freguesia. Incentivar o desporto e dar a conhecer Mangualde são os principais objetivos do projeto.  O início é sempre pelas 9h00 no Largo do Rossio, em frente ao Tribunal.

Recorde-se que, ainda no âmbito dos Percursos Pedestres «Mangualde em Movimento», teve lugar no dia 2 de junho os “Caminhos do Bom Sucesso” em São João da Fresta e a 9 de junho a Rota da Senhora dos Verdes em Abrunhosa-a-Velha. Estes percursos arrancaram a 13 de abril, com a realização dos “Trilhos da Ricardina” em Espinho e a “Rota das Águas Milenares” em Alcafache, a 28 de abril.

23 de junho

Trilhos de Gil Vicente – Guimarães de Tavares

Viseu acolheu o Dia Nacional da Gastronomia

  A festa dos produtos portugueses decorreu com um vasto programa da responsabilidade da FPCG e co-organizado pelas Edições do Gosto, com o intuito de celebrar o melhor de Portugal à mesa, com meia centena de expositores a exibirem o melhor dos produtos nacionais e a presença de 50 confrarias gastronómicas. Por entre os momentos “Palcos”, “Exposições”, “Tours Gastronómicos” e “Jantar Solidário”, passaram os melhores profissionais do setor da restauração e hotelaria, a par dos amantes de gastronomia, vindos de todo o país. No evento foi também entregue o Troféu Portugal, galardão do concurso de cozinha que junta chefes de cozinha profissionais, produtos e produtores, ao chef Duarte Eira, do restaurante Salpoente, em Aveiro. De destacar o Jantar Solidário, no encerramento das comemorações, que reuniu 2000 euros para duas associações – Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental de Viseu e a Associação Portuguesa para as perturbações do Desenvolvimento e Autismo de Viseu.

 “Viseu marca uma evolução muito positiva do Dia Nacional da Gastronomia. Uma comemoração que começou tímida no seio das confrarias gastronómicas de todo o país, mas que esta edição nos mostrou que criou raízes por toda a sociedade portuguesa. É muito importante a junção de mundos diferentes e a integração de novos protagonistas! Sem dúvida que tivemos aqui novos acrescentos que tornaram esta versão mais enriquecida e que nos fazem prever projetos maiores para os anos que se avizinham”, adiantou Olga Cavaleiro.  

 Paulo Amado, Diretor Geral das Edições do Gosto, a empresa responsável pela organização do Dia Nacional da Gastronomia, também comunga da opinião que Viseu foi um marco “extremamente positivo”, afirmando que “o que aconteceu em Viseu, foi uma celebração de uma ideia de país completo, com a diversidade da nossa geografia e cultura representada”. “A gastronomia esteve representada na sua expressão essencial, com destaque para os produtos e conhecimento, a técnica dos cozinheiros e a conexão com uma ideia de arte, com visão social”, rematou.

 A Assembleia da República aprovou em junho de 2015, por unanimidade, um projeto de resolução que instituiu o Dia Nacional da Gastronomia.

 A Cidade anfitriã foi Viseu e foram parceiros do Dia Nacional da Gastronomia em 2019, o Clube de Produtores Continente, o Turismo do Centro e o Turismo de Portugal. O evento conta com o Patrocínio do Arroz Bom Sucesso, Brasmar, Gresilva, ICEL e com os apoios da AHRESP, ProChef, Sevenair, Sogenave e TEKA.

Rota da Senhora dos Verdes com meia centena de caminheiros

Mangualde promoveu mais um Percurso Pedestre no passado domingo, dia 9 de junho: a Rota da Senhora dos Verdes em Abrunhosa-a-Velha. Esta iniciativa, na qual participaram cerca de meia centena de pessoas, insere-se nos Percursos Pedestres «Mangualde em Movimento», promovidos pela autarquia mangualdense em parceria com as respetivas Juntas de Freguesia. Incentivar o desporto e dar a conhecer Mangualde são os principais objetivos do projeto. Estiveram presentes o vice-presidente da Câmara Municipal de Mangualde, Elísio Oliveira, e o presidente da Junta de Freguesia de Abrunhosa-a-Velha, Eduardo Albuquerque. O percurso teve início pelas 9h30 e no final, pelas 12h00, a Junta de Freguesia de Abrunhosa-a-Velha ofereceu um almoço convívio a todos os participantes.

Recorde-se que, ainda no âmbito dos Percursos Pedestres «Mangualde em Movimento», teve lugar no dia 2 de junho os “Caminhos do Bom Sucesso” em São João da Fresta, e a 16 de junho decorrerá a “Rota do Santo António dos Cabaços” em São Cosmado. A 23 de junho decorrerá o “Trilhos de Gil Vicente” em Guimarães de Tavares. O início é sempre pelas 9h00 no centro das respetivas localidades.

 

Estes percursos arrancaram a 13 de abril, com a realização dos “Trilhos da Ricardina” em Espinho e a “Rota das Águas Milenares” em Alcafache, a 28 de abril.

FC Porto venceu 23ºTorneio Cidade de Gouveia

Foram dois dias de muito futebol jovem, na cidade jardim de Gouveia, com o FC Porto a conquistar este torneio já mítico, esta foi a edição 23, por onde já passaram muito e bons atletas ao longo destes anos todos.

Este ano a competitividade foi grande, com o FC Porto a vencer o SC Braga na final por três bolas a duas.

GNR- Operação Turismo Seguro

Até dia  14 de junho, em todo o Território Nacional, a Guarda Nacional Republicana promove um conjunto ações de sensibilização, dirigidas aos turistas, sobre procedimentos de segurança a adotar durante o seu período de descanso ou lazer.

Esta iniciativa tem um cariz marcadamente preventivo e, como tal, será intensificado o policiamento de proximidade nas zonas de maior densidade populacional, promovendo o contacto com os cidadãos, sensibilizando-os para adoção de comportamentos para prevenir os potenciais riscos e perigos da criminalidade associada ao turismo. Pretende-se, ainda, reforçar a corresponsabilização de todos os parceiros nacionais e locais ligados ao setor do turismo, na promoção da segurança e na proteção dos direitos de todos os turistas, transformando estes parceiros em Interlocutores Locais de Segurança, possibilitando, desta forma, uma integração mais efetiva da comunidade nas questões de segurança e da prevenção criminal.

Nas referidas ações de sensibilização, os militares irão transmitir os seguintes conselhos:

 Em passeio a pé:

– Não ostentar joias, relógios ou outros objetos de valor elevado;

– Nunca juntar os códigos e os cartões de crédito;

– Não ter todo o dinheiro, telemóvel e cartões num só sítio. Separar os locais onde os guarda;

– Usar roupa que tenha bolsos interiores com fecho, de forma a dificultar o furto por carteiristas;

– Usar as mochilas no peito;

– Evitar andar sozinho em zonas desertas e em horas de menor afluência de pessoas.

 Na residência de férias:

– Caso a habitação tenha cofre, guardar aí os objetos mais valiosos ou suscetíveis de furto;

– Ao sair da habitação, verificar se janelas e portas ficam bem fechadas/trancadas;

– Durante a noite, não dormir de janelas abertas;

– Nunca deixar objetos de grande valor à vista, sendo que este cuidado ainda é mais importante quando o quarto/habitação está acessível da rua ou está situada no rés-do-chão;

– Caso a residência seja alvo de furto, informar as autoridades assim que possível.

 Em passeio/visita de locais turísticos de automóvel:

– Nunca deixar objetos à vista no interior do automóvel;

– Ao abandonar o veículo, certificar-se que este ficou trancado e com os vidros fechados;

– Após estacionar, não tirar objetos do habitáculo para a mala do veiculo (deverá fazê-lo antecipadamente);

– Caso seja vítima de furto, informar imediatamente as autoridades.

 Na Praia:

– Levar o mínimo indispensável para a praia;

– Não ostentar objetos de valor;

– Evitar deixar os objetos pessoais visíveis quando for à água;

– Se possível, solicitar a um conhecido que vigie os seus pertences.

2ª edição do Dão Lafões Cup 2019

Está a chegar a Mangualde a 2ª edição do Dão Lafões Cup 2019, o torneio de futebol infantil masculino e feminino, que decorre de 8 a 10 de junho, e engloba os escalões sub-17, sub-8, sub-10, sub-11, sub-12 e sub-13 em futebol de 7, já em futebol de 11 a competição é para os escalões de sub-12 e sub-15.

 O número de equipas por escalão é de seis e formar-se-ão grupos de três equipas garantindo o mesmo número de jogos. As equipas classificadas em primeiro e em segundo lugares de cada grupo passam a jogar as rondas eliminatórias até determinar as equipas finalistas. Quanto às equipas não finalistas jogam entre si para a atribuição do 5º e 6º lugares, de forma a atribuir a classificação do 1º ao 6º lugar.

A organização do torneio de Futebol Infantil Dão Lafões Cup 2019 está a cargo da Ria Sports e conta com o apoio da Câmara Municipal de Mangualde. A assinatura do protocolo de cooperação decorreu ontem no Salão Nobre. Todos os jogos irão ser transmitidos pelo canal de televisão Ria Sports TV, que está um dia em cada campo do torneio, de forma a transmitir os jogos de todas as equipas envolvidas.

 

Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com

Ao continuar a utilizar o site, você concorda com a utilização de cookies. Mais Informação

As definições de cookies neste site são definidas como "permitir cookies" para lhe dar a melhor experiência de navegação possível. Se você continuar a usar este site sem alterar suas configurações de cookies ou clicar em "Aceitar" abaixo, em seguida, você concorda com isso.

Fechar