Templates by BIGtheme NET
Home » Cultura

Cultura

Pedro Gadanho lidera equipa do projeto Guarda 2027

A Equipa Executiva da Candidatura a Capital Europeia da Cultura em 2027 foi assim apresentada recentemente no TMG , constituída por Victor Afonso (Área de Música

Contemporânea), Osvaldo Ferreira (Projetos de Música Intercomunitários), Andreia Garcia (Rede de Projetos de Regeneração Urbana), José R

ui Martins (Teatro e Artes Performativas), Jorge Maximino (Literatura), João Mendes Rosa (História, Património e Artes plásticas), Carla Morgado (Associativismo), Catarina Raposo (Projetos Culturais e Ecológicos), Tiago Sami Pereira (Inovação Comunitária e Expressões Populares), Thierry Santos (Educação e Juventude), e Lara Seixo Rodrigues (Arte Urbana).

O diretor executivo da Candidatura, o arquiteto Pedro Gadanho, acumula ainda as áreas da Diáspora e das Relações Internacionais, prometeu um «dossiê forte e com uma estratégia diferenciadora». Na sessão, antecedida por uma conversa pública, intervieram ainda o presidente da Câmara da Guarda, Carlos Chaves Monteiro, a presidente da Comissão de Honra da Guarda 2027, Teresa Patrício Gouveia e o vereador da cultura da Câmara da Guarda, Vítor Amaral.

Foto:MG

Ação de Reflorestação “Vamos Fazer História Na Sua Comunidade em Maceira

Uma ação conjunta da Associação de Maceira, Município de Fornos de Algodres e Freguesia de Maceira,com o apoio de Santander Portugal, ANEFA, APS Fornos de Algodres e Bombeiros Fornos de Algodres , vai decorrer na próxima segunda -feira, na localidade de Maceira , concelho de Fornos de Algodres.

Assim após a concentração de todas as coletividades e instituições junto à Casa dos Avós, terá lugar a reflorestação de novas espécies nesta localidade.

após o evento terá lugar um almoço convívio entre todos os participantes.

Eduardo Lourenço, Ladislau Patrício e Helga Moreira em destaque no projeto “A Terra da Escrita”

A BMEL organiza pelo 6º ano letivo consecutivo, o projeto “A Terra da Escrita”. Na presente edição, os autores locais escolhidos são Eduardo Lourenço, Ladislau Patrício e Helga Moreira.

Para dar a conhecer a sua vida e obra à comunidade escolar, e não só, a biblioteca programou exposições com visitas guiadas, conversas, oficinas, visitas à tipografia, conversas e encontros com autores.

Assim, no próximo dia 21 de janeiro terá lugar uma conversa sobre Ladislau Patrício, a partir do tema “Ladislau Patrício – uma vida entre a Medicina e a Escrita”, dirigida a alunos do 3º ciclo e secundário. A cidade da Guarda, as suas gentes, e ainda o Sanatório Sousa Martins serão também assuntos a focar.

Ainda em janeiro, dia 28, abre ao público em geral a exposição “Ladislau Patrício entre a Saúde e a Escrita”. Integrada no Projeto “A Terra da Escrita”, esta exposição apresenta a vida e obra de Ladislau Patrício (1883 – 1967), um médico e escritor guardense, que marcou uma época da cidade ao empenhar-se no combate à tuberculose, mas também na vida política e literária da Guarda. Tendo ainda um papel preponderante na criação da Rádio Altitude e no jornal Bola de Neve, ambos no âmbito da direção exercida no Sanatório Sousa Martins.

Já a 5 e 6 de fevereiro, António Pedro Pita, um conhecedor da obra de Eduardo Lourenço, vem conversar com alunos do secundário sobre o prestigiado escritor e ensaísta e sobre a importância da leitura em geral.

Também no âmbito deste promotor e privilegiado projeto de promoção do livro e da leitura, a mediadora de leitura, Andreia Brites vem trabalhar com alunos dos Agrupamentos de Escolas Afonso de Albuquerque e Sé, numa oficina plástica de leitura, de 2 a 6 de março. Andreia brites propõe a partir de versos, palavras ou títulos explorar sentidos simbólicos subjetivos.

Ainda sob o título “Ladislau Patrício – uma vida entre a Medicina e a Escrita” será feita uma visita guiada pela cidade a alunos do 3º ciclo e secundário das escolas Afonso de Albuquerque e Sé, dia 17 de março, para dar a conhecer a vida, a obra e os espaços relacionados, pela profissão e pelo afeto, com Ladislau Patrício, médico e escritor.

 

Por fim, nos dias 19 e 20 de março, Helga Moreira, autora em destaque no projeto vem à Guarda para um encontro e conversa com alunos do 3º ciclo e secundário, sobre a respetiva obra.

A Biblioteca Municipal tem como parceiros neste projeto os agrupamentos de escolas do concelho da Guarda.

CCDRC-Prioridades estratégicas para 2030 em discussão na região Centro

A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC) iniciou já um
exercício de reflexão e discussão para definir a estratégia do Centro de Portugal até
2030, pretendendo que este seja um processo participado e enriquecido com os
contributos de todos os agentes da região num exercício de inteligência coletiva.
A primeira versão da “Visão estratégia para a Região Centro 2030”, apresentada numa
sessão pública, em Coimbra, pode ser consultada em www.ccdrc.pt, onde está
disponível também o formulário para o envio de contributos até ao final de janeiro.
A visão que é proposta à discussão da Estratégia Regional 2021-2027 aponta cinco
desígnios para a região: 1) reforçar a competitividade nacional e internacional e
consolidar um modelo de inovação territorial e socialmente inclusiva; 2) trabalhar e
promover a capacitação para a resiliência dos territórios mais vulneráveis e mais
carenciados de energia demográfica; 3) liderar a evolução para uma sociedade mais
sustentável, promovendo a inovação e transição para a economia circular, integrando a
emergência climática e as suas implicações em termos de sistemas produtivos e
organização territorial; 4) colocar estrategicamente o seu sistema urbano ao serviço de
um modelo territorial que evolua em combinação virtuosa entre territórios
competitivos e inovadores e territórios mais deprimidos; 5) organizar a oferta de
qualificações e competências que a sua transformação estrutural exige.
Pela importância do aproveitamento dos fundos europeus estruturais e de
investimento no período de 2021-2027 que se avizinha e pela necessidade de
articulação das estratégias locais, sub-regionais, regionais e nacionais com a estratégia
europeia, este exercício deve estar também alinhado com outras discussões: a
revisitação da estratégia regional de especialização inteligente, a construção de um
novo Programa Operacional Regional, as agendas temáticas regionais (como a da
economia circular) e outros instrumentos de políticas públicas.

Reboleiro recebe Concerto de Ano Novo

O Centro Cultural do Reboleiro vai acolher o Concerto de Ano Novo, com a participação dos grupos: Pedrinhas da Calçada, Canto D´alma e Concertinas do Reboleiro, com entrada livre.

Vai acontecer este sábado, dia 18 de janeiro de 2020, pelas 21h00

 

Equipa do Projeto da Guarda CEC apresentada dia 16 no TMG

O Pequeno Auditório do Teatro Municipal da Guarda vai ser o local onde o Município da Guarda  apresentará a sua Equipa do projeto da Candidatura da Guarda a Capital Europeia da Cultura em 2027 nesta quinta-feira, dia 16 de janeiro, pelas 18h00.

Uma sessão inclui a Conversa pública de apresentação do Diretor Executivo, Pedro Gadanho e ainda a intervenção de Teresa Patrício Gouveia, presidente da Comissão de Honra da Guarda 2027.

De referir que Pedro Gadanho está na Guarda esta semana, entre 13 e 16 de janeiro, para a apresentação da Equipa de Projeto, mas também para estabelecer contactos com os Stakeholders da região. Na agenda das reuniões estão encontros com intuições de ensino, associações de desenvolvimento local, associações culturais, mas também com os programadores afetos à candidatura e com o presidente do Conselho Estratégico.

Pedro Gadanho encabeça a equipa executiva da candidatura. Tendo aceite o desafio em novembro último para integrar este projeto territorial que engloba 17 municípios do interior do país, sob a liderança da Câmara Municipal da Guarda. «Foi com enorme satisfação, mas também com um agudo sentido de responsabilidade, que aceitei o desafio da município da Guarda para liderar a candidatura de uma rede de cidades do interior português a Capital da Europeia da Cultura de 2027. Face aos desafios que as cidades do interior enfrentam nas próximas décadas — entre fenómenos de desertificação, sustentabilidade territorial e crise ecológica— a cultura não pode ser aí encarada senão como um instrumento estratégico transversal, uma ferramenta dinâmica situada entre política e economia, entre inovação tecnológica e bem-estar social, entre cidade e natureza. Sinto-me muito honrado por poder contribuir com a minha experiência e conhecimento para trazer tal ambição para uma candidatura que, acima de tudo, é uma oportunidade para repensar uma identidade regional», referiu à data o diretor executivo da Guarda CEC 2027.

Recorde-se que Pedro Gadanho é arquiteto e designer. Foi diretor do Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia (MAAT), em Lisboa, e curador do departamento de arquitetura e design do Museum of Modern Art (MOMA), em Nova Iorque.

Casa Cheia no HardMetalFest Mangualde

O Centro Recreativo e Cultural de Santo André, em Mangualde, encheu-se com mais de mil pessoas para o “HardMetalFest Mangualde”, no passado sábado, 11 de janeiro, no 1º festival de Rock de 2020 em Portugal.  A organização contou, como tem sido habitual, com o apoio da Câmara Municipal de Mangualde. O Presidente e o Vice-presidente da Câmara Municipal de Mangualde, Elísio Oliveira e Rui Costa, respetivamente, e o Presidente da União das Freguesias de Mangualde, Mesquitela e Cunha Alta, Marco Almeida, estiveram presentes. Este Festival surgiu em 1997, com o nome Festival de Heavy Metal de Mangualde, e decorria no antigo ciclo preparatório de Mangualde.

O evento, considerado um dos 12 Festivais de Metal mais antigos do mundo e o mais antigo em Portugal, trouxe este ano nomes como os veteranos PRAYING MANTIS (Inglaterra) e XENTRIX (Inglaterra) como cabeças de cartaz, assim como BLITZKRIEG estrearam-se nos palcos em Portugal. Os Noruegueses ANCIENT e os Alemães BLOOD foram outras grandes atrações, mas o festival iniciou-se pelas 15h00 com os Espanhóis DARK EMBRACE e os nacionais SACRED SIN, INFRAKTOR, GODARK e KARBONSOUL. A tenda exterior foi animada por DJs convidados e onde não faltaram os habituais spots de merchandising, food & drinks.

AD Fornos de Algodres celebra 50 anos com Gala das Bodas de Ouro

Deste modo, a AD Fornos de Algodres em comunicado refere que comemora neste ano 2020, 50 anos de existência de dedicação à comunidade, construídos por gente de fibra que elevou esta associação a maior clube do distrito da Guarda.
Para assinalar a data, a direção e estrutura do clube liderado por Bruno Costa, tem já planificada uma série de eventos e iniciativas que pretendem dignificar e valorizar todo o património humano e desportivo conquistado.
Ao longo do ano vão revelar algumas surpresas, sendo o ponto alto desta celebração a
realização da GALA 50 ANOS ADFA, a ter lugar a 30 de maio, onde serão homenageados os sócios mais
antigos, atletas campeões e se fará uma viagem ao passado da nossa associação, sempre de
olhos postos no futuro.

Futsal da Cidade de Lisboa-CCGouveia defronta GD Zip Zip na ronda inicial

A quarta edição do Torneio de Futsal da Cidade de Lisboa, arranca no próximo fim de semana, onde a equipa de futsal da Casa do Concelho de Gouveia, associação com sede em Lisboa, entra pelo quarto ano consecutivo.

A equipa “serrana” venceu o torneio em 2018 e em 2019 ficou num honroso 3.º lugar. São trinta e duas equipas à procura do título e da vitória final, uma competição que só terminará a 21 de Junho. No passado dia 9 de janeiro, decorreu no Museu do Desporto, no coração da cidade de Lisboa , o sorteio da 1.ª fase da competição, que contou com a presença da Federação Portuguesa de Futebol, a Associação de Futebol Lisboa, o Núcleo de Lisboa da Associação de Arbitros e ainda dois craques do futsal, Pedro Cary e Bébé, campeões da Europa de futsal, que são os patronos da presente edição.
A organização do torneio está a cargo da Associação das Coletividades da Cidade de Lisboa e da Câmara Municipal de Lisboa.
A equipa da Casa do Concelho de Gouveia, entra em campo domingo, dia 19, pelas 16h50, no campo do Liberdade Atlético Clube, na freguesia de Campolide, a defrontar o GD Zip Zip.

José Tomás novo Presidente do Secretariado Regional de Viseu da União das Misericórdias Portuguesa

Recentemente, José Tomás, atual Provedor da Santa Casa da Misericórdia de Mangualde, foi eleito o novo Presidente do Secretariado Regional de Viseu da União das Misericórdias Portuguesas, para o quadriénio 2020-2023.

Esta foi uma eleição feita entre todos os Provedores das Santas Casas da Misericórdia do distrito de Viseu, face a isso, fazem parte também desta missão ,os Provedores das Misericórdias de Lamego, Castro Daire e Penalva do Castelo.

Por sua vez, José Tomás referiu que:
“Encaro este novo desafio com o sentido de serviço e de missão que é apanágio das Santas Casas da Misericórdia no espírito e na prática das 14 Obras de Misericórdia, sem outros intentos que não sejam contribuir com as minhas competências, saber, empenho e muita disponibilidade para o interesse coletivo das Santas Casas da Misericórdia do distrito de Viseu. É um compromisso sustentado nos valores da Lealdade, da Honestidade e da Frontalidade.
Procurarei sempre o bom entendimento, as parcerias e a cooperação com as demais instituições do nosso Distrito e da nossa Região.
Encaro a presidência deste Secretariado Regional como um desafio simultaneamente difícil e estimulante, ao qual procurarei dar cabal cumprimento das funções definidas pelo Regulamento dos Secretariados Regionais, sendo que, para esse efeito, o trabalho a desenvolver deverá passar por uma maior intervenção social e diplomática junto da União das Misericórdias Portuguesas e de entidades e instituições regionais, dar uma voz coletiva com credibilidade e respeito às Misericórdias, incentivar o trabalho em rede com reuniões participativas e dinâmicas, melhorar a comunicação interna e externa e levar a cabo realizações coletivas no âmbito social e cultural que envolvam todas as misericórdias. Ao Secretariado cessante deixo uma palavra de reconhecimento e agradecimento pelo trabalho desenvolvido nos últimos 8 anos”.
Estas foram as palavras do novo Presidente eleito, após este ato.

fotos :JT

 

Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com

Ao continuar a utilizar o site, você concorda com a utilização de cookies. Mais Informação

As definições de cookies neste site são definidas como "permitir cookies" para lhe dar a melhor experiência de navegação possível. Se você continuar a usar este site sem alterar suas configurações de cookies ou clicar em "Aceitar" abaixo, em seguida, você concorda com isso.

Fechar