Templates by BIGtheme NET
Home » Cultura

Cultura

Dia Mundial da Igualdade assinalado em Mangualde

No âmbito das comemorações do Dia Municipal para a Igualdade, 24 de outubro, o Município de Mangualde promoverá, juntamente com a Rede Social de Mangualde, a AMARTE e o Agrupamento de Escolas de Mangualde, um teatro/bailado destinado aos alunos do 3.º ano do ensino básico e envolvendo toda a comunidade. Neste dia, os temas da igualdade de género, violência doméstica e bullying voltam a dominar a agenda do concelho.

O objetivo desta peça, que terá lugar na Sala Polivalente da Biblioteca Municipal Dr. Alexandre Alves, pelas 15 horas, é trabalhar a prevenção e a sensibilização para a tomada de consciência de forma cada vez mais precoce.

Como meio privilegiado de socialização, a escola tem como missão promover a igualdade de oportunidades e educar para os valores do pluralismo e da igualdade entre homens e mulheres. Urge desenvolver um esforço para a eliminação da discriminação em função do género e, consequentemente, de relações de intimidade marcadas pela desigualdade e pela violência, constituindo-se parte essencial da educação para os direitos humanos, para o respeito pelos direitos e pelas liberdades individuais na perspetiva da construção de uma cidadania para todos.

Esta peça incluirá um debate como campanha de sensibilização contra o bullying. Retratar-se-á uma história que pode acontecer na porta ao lado da nossa: duas irmãs, que vivem num ambiente de violência doméstica e que, mudando de escola, passam a ser vítimas de bullying. Como detetar? Como prevenir? Como resolver? Que comece o debate!

Os interessados poderão fazer a sua inscrição para os endereços de e-mail ssocial@cmmangualde.pt ou redesocial@cmmangualde

Carrapichana acolhe XII Festival do Borrego

No próximo dia 28 de outubro vai ter lugar, na freguesia de Carrapichana, concelho de Celorico da Beira, o XII Festival do Borrego.

Numa parceria entre o Município de Celorico da Beira e a Junta de Freguesia de Carrapichana, o Festival do Borrego representa mais uma oportunidade para o município valorizar e divulgar os tesouros da sua ruralidade, basilares da sua identidade cultural e gastronómica.
A programação do XII Festival do Borrego 2018 é vasta e diversificada: caminhada (XII Rota do Borrego), animação diversa, muita música de cariz popular (ranchos folclóricos, desgarradas, concertinas e outros), feira de artesanato e produtos da terra. O borrego é o rei da festa e a atração principal pelo que, poderá degustá-lo e deliciar-se com o seu sabor único, confecionado de diversas maneiras, fruto da arte do/a cozinheiro/a, nas diversas tasquinhas espalhadas no recinto do festival ou no showcooking “O Forno, a lenha e o borrego”, pelo Chef António Costa.
Destaque, também, para a mesa redonda “Constrangimentos à Comercialização do Borrego Serra da Estrela – apoios à exploração no âmbito do PDR 2020”, que contará com um painel de participantes composto por técnicos da Ancose, Estrelacoop e Adruse e, por um produtor de borrego Serra da Estrela, do concelho. O Festival conta, também, com uma mostra de gado na abertura, um leilão de borregos Serra da Estrela e ainda, com uma degustação de borrego grelhado no encerramento.
A realização do Festival do Borrego tem por objetivo divulgar a dura realidade rural desta região plantada no sopé da Serra da Estrela e, simultaneamente, promover um dos mais emblemáticos produtos endógenos desta região serrana, o Borrego Serra da Estrela, o qual, a par do Queijo Serra da Estrela, constituem o seu verdadeiro cartão-de-visita e o pilar da economia celoricense.
Para poder apreciar e deliciar-se com a gastronomia celoricense, rica em sabores únicos que advém da confeção com produtos agrícolas e hortícolas saudáveis e da riqueza das carnes tenras dos seus rebanhos, o Município de Celorico da Beira promoveu também um roteiro gastronómico pelos restaurantes aderentes, de 28 de outubro a 11 de novembro.

Queijada de Urtiga é agora um produto de marca registada

Recentemente mais um produto de urtiga foi registado. Neste caso falamos da queijada de urtiga, que é confecionada pela confreira Amélia Reis , viu agora registada a marca do seu produto .

Assim , depois da alheira de urtiga, surge agora a queijada de urtiga ,como sendo um produto registado, isto faz com que a Confraria da Urtiga passe a ter aos poucos os seus produtos registados.

Desta maneira, este é mais um feito importante para a Confraria da Urtiga, para o Concelho de Fornos de Algodres e para a região.

A urtiga é já uma imagem de marca desta região.

foto:CU

Professores Aposentados do Distrito da Guarda conviveram mais um ano

A vila de Fornos de Algodres acolheu, recentemente  o sexagésimo encontro anual de Professores Aposentados do Distrito da Guarda ((APADG), com a presença de um vasto leque de homens e mulheres , a rondar os 150 participantes, que muita gente ensinaram a ler.

Assim desta forma, foi um dia de alegria para alguns que já não se viam há um ano e outros à mais tempo. São estes encontros que nos dias de hoje fazem toda a diferença e aqui incluo os professores, assim como nas  diversas áreas da nossa sociedade onde o convívio, a partilha e a amizade são cada vez menos procurados.

Neste dia a concentração aconteceu no Auditório da APSCDFA, com a presença do Presidente da Câmara , Manuel Fonseca, assim como representantes de outras entidades institucionais, deixaram algumas palavras na abertura do encontro.

Seguiu-se a celebração da Eucaristia na Igreja Paroquial desta vila, o almoço aconteceu no Palace Hotel & SPA Terras de S.Miguel, na Serra da Esgalhada, onde o convívio foi bastante e todos querem voltar para o ano, numa localidade do distrito da Guarda.

 

 

Fórum sobre toponímia no IPGuarda

No próximo dia 26 de Outubro vai ter lugar no Instituto Politécnico da Guarda mais uma edição do “Fórum sobre Toponímia”.

Esta iniciativa pretende evidenciar a toponímia como referência de valores históricos, culturais e memória coletiva de factos, personalidades, tradições ou legados identitários.

Para a organização deste Fórum, de âmbito nacional, “o estudo e valorização da toponímia permitem, um melhor conhecimento de cada aldeia, cada vila e cada cidade. Assim, o Instituto Politécnico da Guarda pretende contribuir para um melhor conhecimento do País, dos valores históricos, culturais, sociais e políticos a ele associados”.

Os interessados podem ainda efetuar a inscrição (gratuita mas obrigatória) em www.ipg.pt/toponimia.

Cantinflas, em “O Analfabeto” foi em 1966

O célebre Cantinflas, em “O Analfabeto”, esteve em dose tripla no Cineteatro de Mangualde! A proeza “Aconteceu no Cineteatro há 52 anos”, com uma soirée no dia 15 de outubro de 1966, e uma matinée e uma soirée no dia 16. Pela primeira vez, as crianças puderam assistir a um filme de Cantinflas nas matinées mangualdenses!

 Mario Moreno interpretou Cantinflas, o analfabeto “mais sisudo com a exuberância dos seus gestos e atitudes”, para quem “a mulher é como um livro em branco, que cada homem o escreve à sua maneira”!

O filme contou ainda com as atuações de Lilia Prado e Angel Garaza, bem como com atuação especial de Sara Garcia. A realização ficou a cargo de Miguel M. Delgado e o filme foi produzido por Jacques Gelman.

RELANÇAR O CINETEATRO DE MANGUALDE E INCENTIVAR

O CONTACTO COM AS FONTES PRIMÁRIAS SÃO OS PRINCIPAIS OBJETIVOS

Através do Arquivo Municipal de Mangualde estão a ser divulgados cartazes relativos às antigas exibições e espetáculos que aconteceram no Cineteatro. Com esta campanha, a autarquia mangualdense pretende relembrar aos mangualdenses que, ao longo de várias décadas, no Cineteatro de Mangualde, múltiplas companhias de espetáculo exibiram as suas melhores peças e os seus melhores atores, sendo aqui também projetados excelentes filmes. Para além de sensibilizar a sociedade civil mangualdense para a importância deste extraordinário equipamento cultural, pretende ainda incentivar o contacto com as fontes primárias, gerar uma nova atitude face ao património documental, e propiciar o desenvolvimento de hábitos de pesquisa e de visita ao arquivo.

Tempestade “Leslie” – Atividade operacional da GNR

Considerando as condições meteorológicas adversas causadas pela passagem da tempestade “Leslie”, a Guarda Nacional Republicana, entre as 20h00 de sábado e as 08h00 de hoje, domingo, em todo o território nacional, levou a efeito um conjunto de medidas preventivas e de intervenção operacional, através da intensificação do patrulhamento rodoviário, vigilância da orla costeira e de infraestruturas críticas, que visaram garantir a tranquilidade pública e a segurança e proteção das pessoas e dos seus bens.

Nestas ações de prevenção e de intervenção de primeira linha, a GNR registou dezenas de ocorrências, das quais se destacam:

  • 11 cortes e/ou condicionamentos de trânsito de vido à queda de árvores, cabos elétricos, placas de sinalização, entre outros, em autoestradas, itinerários principais e estradas nacionais;
  • A queda da torre de observação do Sistema Integrado de Vigilância, Comando e Controlo (SIVICC), na praia da Leirosa – Figueira da Foz, da qual resultaram danos em habitações circundantes e a evacuação de quatro moradores (sem quaisquer ferimentos), estando o seu realojamento a ser processado junto da Cruz Vermelha Portuguesa;
  • Segurança ao perímetro da Base Aérea de Monte Real, devido à queda da vedação de proteção.

No âmbito das atividades relacionadas com a passagem da tempestade “Leslie”, e no período referido, a GNR empenhou um total de 442 viaturas e 962 militares, dois dos quais sofrerem ferimentos ligeiros, tendo recebido tratamento hospitalar.

Posto CTT abriu na sede da Junta de Freguesia de Fornos

Depois de muitas lutas quer do Município de Fornos , quer de outros organismos, a Administração dos CTT não cedeu e encerrou mesmo a Estação dos CTT em Fornos de Algodres , que se situava na Urbanização Zona Sul.

Agora  que fique bem explícito que aos poucos vão encerrar no geral, 11 estações CTT, que dão lugar a postos CTT, no distrito.

Assim todos os munícipes fornenses têm ao dispor agora na sede de junta, um espaço equipado e dotado com meios para servir bem o cliente .

Maria Teresa Maia Gonzalez nomeada para o Prémio Alma

Uma nova nomeação a escritora fornense Maria Teresa Maia Gonzalez obteve para o Prémio Alma .

Esta é a quarta vez que a escritora é nomeada, para este prémio, sendo duas dela a nomeação foi feita pelo Júri do Prémio na Suécia.

Esta foi uma nomeação que agradou a Maria Teresa Maia Gonzalez que nos salientou:”Estou muito grata a todos os que têm apostado no meu trabalho. Preciso mesmo de tentar merecer isto”.

Estas foram as palavras após a nomeação da escritora, para um prémio que estão nomeados 246 candidatos de 64 países.

Royal School of Languages vai desenvolver escola de línguas em Pinhel

Foi assinado nesta quinta-feira um protocolo de colaboração entre o Município de Pinhel e a Royal School of Languages  tendo em vista a instalação desta escola de línguas na cidade de Pinhel.

Com 32 anos de atividade, a Royal School of Languages tem escolas em todo o país, chegando agora à cidade de Pinhel, fruto da vontade manifestada pela autarquia em acolher esta instituição vocacionada para o ensino de línguas.

O protocolo assinado esta manhã representa a parceria que ambas as partes querem iniciar e manter, sendo que fica a cargo do Município de Pinhel a cedência de instalações para o funcionamento da Royal School na Cidade Falcão.

Cumprida esta formalidade, as aulas têm início amanhã, nas antigas instalações provisórias da Câmara, estando ainda a decorrer o período de inscrições.

Para o Presidente da Câmara Municipal, Rui Ventura, esta é mais uma forma de ajudar as famílias que, deste modo, não terão de se deslocar para fora do concelho para ter acesso a esta oferta formativa.

Para a Royal School, o interesse manifestado pelo Município foi sem dúvida muito importante, sendo que fruto desta parceria, mais pessoas poderão aprender ou consolidar os seus conhecimentos de línguas e, mais importante, obter a certificação internacional desses conhecimentos.

Por:MP

Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com

Ao continuar a utilizar o site, você concorda com a utilização de cookies. Mais Informação

As definições de cookies neste site são definidas como "permitir cookies" para lhe dar a melhor experiência de navegação possível. Se você continuar a usar este site sem alterar suas configurações de cookies ou clicar em "Aceitar" abaixo, em seguida, você concorda com isso.

Fechar