Templates by BIGtheme NET
Home » Cultura

Cultura

Bombeiros de Gouveia celebraram 116 anos

Este fim de semana , os Soldados da Paz de Gouveia estiveram de parabéns, com a comemoração do 116ºaniversário, com as cerimónias a decorrerem de forma mais reduzida, face à Covid-19.

Assim decorreu o hastear das bandeiras, a romagem ao cemitério, o desfile motorizado e a habitual sessão solene, este ano com menos convidados.

Na sessão solene estiveram presentes as entidades que foram felicitando os bombeiros pelo brilhante trabalho que ano após ano, por fim uma empresa agraciou os soldados da paz com um veículo de transporte de doentes não urgentes (VDTD), que vem ajudar no trabalho desta corporação gouveense.

 

“Tratamento do souto no verão”abordado em Trancoso

Trancoso acolheu mais uma edição do dia aberto subordinado ao “Tratamento do souto no verão” ao abrigo do protocolo TRANCASTNUT, cumprindo as regras emanada pela Direção –  Geral da Saúde. Nesta sessão, foram abordados temas como doenças e pragas que se manifestam nesta época, com especial atenção para a vespa das galhas do castanheiro.
No souto de demonstração puderam observar-se as vespas das galhas do castanheiro (Dryocosmus kuriphilus Yasumatsu), demonstrando-se também a aplicação de tratamentos contra a doença da tinta do castanheiro (Phytophthora cinnamini).
O evento contou com a presença dos professores José Laranjo, Guilhermina Marques, Fernando Raimundo, Maria João Gaspar da UTAD e do Presidente da Câmara Municipal de Trancoso, Amílcar Salvador.

Por:MT

PV – Concurso Especial de Acesso ao Ensino Superior para Estudantes do Ensino Profissional e Artístico

160 vagas, distribuídas por 31 licenciaturas

O Politécnico de Viseu (PV) anunciou que as licenciaturas e vagas para o novo Concurso Especial de Acesso ao Ensino Superior para Estudantes do Ensino Profissional e Artístico, para o ano letivo 2020/21. Toda a informação sobre o processo de inscrições, vagas e prazos está disponível aqui. Esclarecimentos de dúvidas podem ser efetuados através dos contactos: pv.candidato@sc.ipv.pt  ou  232 480 751.

Enquanto participante da “Rede Provas Centro”, o PV é uma das entidades onde podem ser realizados os exames presenciais que vão habilitar os estudantes do Ensino Profissional e Artístico a candidatar-se aos Politécnicos que integram o Consórcio do Centro (para além de Viseu, fazem parte desta rede os Politécnicos de Coimbra, Castelo Branco, Guarda e Tomar). O prazo de inscrição nas provas de ingresso, que se realizam este ano pela primeira vez, decorre entre 6 e 16 de julho, e é feita online.

                                             Prioridade para alunos da Rede PEPER

Os candidatos ao PV que concluam as respetivas ofertas educativas e formativas nas escolas e noutras entidades da PEPER – Rede Regional para a Promoção do Ensino Profissional em Rede têm prioridade na ocupação das vagas que sejam fixadas nos cursos de licenciatura para os quais reúnam as condições de ingresso.

Recorde-se que para a concretização de um dos objetivos principais do PV — aumentar o número de alunos que prossegue estudos para o ensino superior, em particular, os da região onde se insere —, estava prevista, no atual plano estratégico da instituição, a implementação de “uma rede regional entre o PV, as escolas e outras entidades que ministrem cursos de formação profissional de nível secundário ou equivalente. A PEPER foi apresentada publicamente em novembro de 2019 e reúne 35 instituições de ensino (17 agrupamentos de escolas, 10 escolas profissionais, três escolas secundárias e cinco escolas superiores, quatro do PV e uma do Instituto Piaget) de 19 concelhos e as Comunidades Intermunicipais (CIM) de Viseu Dão Lafões e do Douro.

«Quero enviar-vos uma mensagem clara: no Politécnico de Viseu, respeitamos e valorizamos todos os que querem saber mais. Desde a sua criação, esta instituição de ensino superior público —que interpreta o mandato que o Estado português lhe confere como sendo o de um serviço público, sem exclusões, sem discriminações baseadas no estatuto social, na cor da pele, no género ou, mais concretamente/objetivamente, no preconceito —, tem um legado de formação inclusiva. Os resultados de 40 anos de atividade são contados, em primeira água, por aqueles que aproveitaram a oportunidade de cá estudar e utilizaram todo o conjunto de mais-valias adquiridas para ambicionar uma vida melhor.

Viram que era possível e, mais importante, concretizaram essa possibilidade. Tornando-se pessoas mais livres porque com mais opções.

É o anseio por essa mesma liberdade que estará presente na intenção de todos os jovens que terminaram o seu percurso no ensino secundário e que agora decidem continuar a estudar.

Jovens com experiência de vida, do que ela tem de dificuldades várias e de obstáculos, que necessitam ser enfrentados com ousadia, esperança e determinação. Jovens que não se conformam com o destino que sempre alguém lhes quer determinar. Determinismos baseados em visões conservadoras e conformistas do mundo e duma divisão do trabalho pré-estabelecida.

O Politécnico de Viseu é a instituição que afirma uma convicção inabalável de que a história das nossas vidas, e a história da nossa vida coletiva, não está escrita. Somos nós que a escrevemos.

Estudantes de todas as áreas e de todas as condições, venham escrever essa história connosco.»referiu, João Monney Paiva, Presidente do Politécnico de Viseu

 

Exposição do Dia Mundial do Ambiente na Biblioteca Municipal Maria Teresa Maia Gonzalez

Está patente na Biblioteca Municipal Maria Teresa Maia Gonzalez, até dia 13 de julho, uma Exposição do Dia Mundial do Ambiente . Esta foi uma tarefa que o CLDS 4G  Servir Fornos de Algodres e o Município com colaboração do Agrupamento de Escolas de Fornos de Algodres, desafiaram os alunos, com o tema principal seja “Um pássaro na floresta!” .
Agora vote nos 3 melhores desenhos de cada ciclo,  onde estão expostos os desenhos e histórias dos alunos dos Jardins de Infância, 1º ciclo e 2º ciclo do concelho de Fornos de Algodres.
Haverá prémios para todos os participantes e prémios surpresa para os 3 melhores de cada ciclo de ensino.

A pandemia no Interior foi o tema no Aniversário da Cápsula

 

  O 7º aniversário da Cápsula do Tempo Guarda 2050 foi assinalado com presença de Ana Mendes Godinho, Ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, onde o tema de destaque foi “A pandemia no Interior – desafios e oportunidades”, aliás a Ministra explicou o tema transversal a nível mundial na ótica da pasta que lidera, em jeito de balanço e numa perspetiva positiva quanto aos novos desafios no Interior.

Na Encosta do Tempo, junto à Cápsula do Tempo, Ana Mendes Godinho falou ao ar livre para uma plateia mais reduzida que o habitual, devido às circunstâncias e normas atuais e começou por referir o projeto Cápsula do Tempo: “Temos que marcar o facto de estarmos aqui graças ao Escape Livre e à Rádio Altitude, que têm desde há décadas mostrado que não há interioridade que os pare. Em momentos complexos como estes, continuam a marcar este momento da Cápsula do Tempo que nos faz pensar, por um lado, o que é que em 2013 estaria nas reflexões de quem aqui deixou a sua marca e se alguma vez pensariam que passado uns anos estaríamos a viver um momento que nos abana a todos. Por outro lado, pensar que em 2050, quem aqui vier vai olhar para trás e pensar como superámos esses momentos difíceis”.

A governante apresentou as medidas de proteção social e empresarial que o Governo tomou desde o início da pandemia e salientou: “Se há uma coisa que esta pandemia evidenciou é que é preciso fazermos muito mais e muito mais rapidamente. De repente, reinventámo-nos todos, reinventaram-se as capacidades de resposta de todos nós. Isso mostra outra evidência: o foco que temos que ter nas nossas prioridades”. “Se calhar muitas medidas que imaginávamos que só aconteceriam em 2050, toda esta pandemia vai fazer acelerar e mudar de forma mais profunda”.

Em termos de oportunidades no Interior, Ana Mendes Godinho referiu a presença e a enorme evolução do campo digital: “É notório como o digital coloca o Interior cada vez mais no mapa, do ponto de vista da disponibilidade de podermos estar a trabalhar no Interior, para o mundo inteiro, e com qualidade de vida.” “Isto coloca o Interior em vantagem competitiva, nomeadamente para empresas que queiram sediar novas soluções e novos negócios associados ao digital. Daqui também a necessidade de acelerarmos a capacidade de qualificação com pessoas na área do digital para este repto, que tenho a certeza que vai acontecer muito rapidamente”.

Ana Mendes Godinho referiu ainda as oportunidades no âmbito do Turismo. “Portugal acaba de ser reconhecido internacionalmente pela WTTC como o primeiro destino considerado seguro. Isto revela o trabalho que tem sido feito de uma forma incansável por todas as entidades que têm representado Portugal e, acima de tudo, o reconhecimento dos que trabalham no turismo. A ministra deu como exemplo o Clube Escape Livre, no projeto Nos Caminhos das Gravuras Rupestres: “Não baixou os braços e está a organizar, em parceria com vários atores do território, desde o Museu do Côa a unidades de alojamento e de restauração, programas conjuntos para promover de forma integrada os programas na região”.

A governante anunciou ainda que a Guarda deverá ser a cidade piloto do programa Radar Social. O programa, para o qual serão disponibilizados 21 milhões de euros, prevê a sinalização e acompanhamento sobretudo de pessoas idosas, mas também vítimas de violência doméstica, pessoas com deficiência e crianças e jovens em risco, com vista à autonomia e ao envelhecimento ativo e saudável, através de serviços de apoio social no domicílio por parte das instituições. “Está prevista a contratação de três mil jovens qualificados (a nível nacional). Pode ser aqui um projeto piloto que aconteça na Guarda a espalhar para o resto do país, com esta capacidade de trazer gente nova para trabalhar no setor social”.

Após a conversa ao ar livre, o programa encerrou com a apresentação da chávena 2020 da coleção Cápsula do Tempo, por António Saraiva, este ano em tons branco e dourado, dedicada ao Anjo da Guarda, numa alusão à proteção dos guardenses e da comunidade em geral, e em agradecimento aos “anjos da guarda” que têm estado na linha da frente a zelar por todos, desde os que garantiram bens e serviços, as forças de segurança, a Segurança Social e os profissionais de saúde. A chávena pode ser adquirida junto do Clube Escape Livre.

O programa de aniversário contou com a presença de todos os parceiros, edilidades da Guarda e convidados, entre eles Rita Cunha Mendes, Secretária de Estado da Ação Social, José Valbom, Delegado de Saúde da ULS Guarda, e Cidália Valbom, Presidente da Assembleia Municipal da Guarda e o Presidente da Câmara da Guarda, Carlos Chaves Monteiro.

A sessão teve início com o cinzelar simbólico da laje com o ano 2020 no Passeio do Tempo, também por Ana Mendes Godinho. Seguiu-se a plantação de mais uma árvore na Encosta do Tempo, este ano uma Pereira-de-jardim (Pyrus Calleryana).

“ROTUNDA ÀS SEIS” inicia este sábado em Mangualde

O Município de Mangualde adaptou a sua programação cultural à nova realidade, bem como às regras de segurança e de higiene impostas pela Direção Geral de Saúde (DGS), e lança agora a “ROTUNDA ÀS SEIS”, um conjunto de concertos ao fim de tarde ao ar livre. O encontro está marcado para os sábados de julho e agosto, sempre às 18h30, na rotunda em frente à Câmara Municipal de Mangualde, com som projetado por todo o centro da cidade.

Assim, no dia 4 de julho a alegria e a vivacidade estão de volta à cidade com a atuação dos FunKilha. No dia 11 é a vez dos jAzA, no dia 18 Cesário Costa e a 25 de julho os Bora lá.  Mais informações em www.cmmangualde.pt

 

 

JULHO

Dia 4 | FunKilha

Dia 11 | jAzA

Dia 18 | Cesário Costa

Dia 25 | Bora lá

Quartas-feiras no Coreto iniciaram em Pinhel

Foi uma noite quente, com o verão a pautar esta temporada e face a todas as contrariedades, é preciso animação , logo numa iniciativa do Município de Pinhel, iniciaram as Quartas-Feiras no Coreto, com muita música.

Nesta noite inicial, aconteceu o espetáculo de música e teatro – “Boldie & Cloide – os loucos anos 20″, com David Cruz e Cláudia Santos,  no Coreto do Jardim 5 de Outubro.

Uma boa iniciativa de movimentar as pessoas nestas noites quentes de verão.

Concurso Montepio Acredita Portugal com 21 projetos finalistas

Já são conhecidos os 21 projetos finalistas da 10ª edição do Concurso Montepio Acredita Portugal, o concurso de empreendedorismo promovido pela Acredita Portugal e pelo Banco Montepio.

As ideias finalistas selecionadas, numa sessão de avaliação de pitch por um júri composto por parceiros e empreendedores convidados, refletem a natureza abrangente da iniciativa, que pretende ser um espaço de capacitação do empreendedorismo.

Estes 21 projetos vão agora passar por um Programa de Aceleração com duração de dois meses, coorganizado com a Cron.Studio – parceira estratégica e operacional da Acredita Portugal – e que contará com Diogo Bhovan, CEO da empresa, como Formador e Mentor Principal deste Programa. Além das Masterclasses na área do Empreendedorismo e Inovação e das Sessões de Mentoria que Diogo Bhovan irá proporcionar aos finalistas do concurso, estes terão ainda acesso à Rede de Mentores da Acredita Portugal e a um conjunto de especialistas em temas tão importantes como “Enquadramento Jurídico e Fiscal das Empresas”, “Propriedade Intelectual”, “Marketing Digital”, “Formas Alternativas de Financiamento”, entre outros.

Categoria Empreendedorismo Social

Stop Bullying – O conceito de bullying é apresentado às crianças na idade pré-escolar através da Cegonha Marcolina. Com um livro e um jogo de tabuleiro, são desenvolvidos métodos e comportamentos positivos nas crianças a partir dos 3 anos para prevenir e combater o bullying, com base em atividades e desafios divertidos.

Ruralizar – Projeto que cria uma ligação entre a cidade e o meio rural e, com isso, promove um lifestyle mais saudável e equilibrado sem exigir uma mudança radical de vida. O produto final consiste na aquisição de uma propriedade a baixo custo e sem burocracias: um terreno rústico reabilitado, equipado e pronto a usufruir.

Reflora Initiative – Plataforma que dá resposta à urgência climática com base em projetos de reflorestamento e emissão de créditos de carbono. Estes são disponibilizados na plataforma para entidades que procuram instrumentos que não exijam a reestruturação imediata do modelo de negócio para atingir a neutralidade de carbono.

Categoria Brisa Mobilidade 2020

BipBip – Plataforma inteligente e gratuita angariadora de clientes, que sabe a todo o momento quais os camiões vazios, as rotas e a sua localização. Desta forma há um matching entre o pedido do cliente e o camião vazio mais próximo que percorre essa rota. Conseguem-se assim ofertas rápidas e acessíveis para o cliente, rentabilizando as frotas para os transportadores. BIPBIP 24/7 amiga do ambiente.

bam•bu bicycles – Marca de bicicletas de bambu, com a missão de inspirar viagens épicas e experiências únicas, promovendo o bem-estar e a mobilidade sustentável em Portugal. As bicicletas são construídas com materiais sustentáveis, sendo o quadro inteiramente de bambu, reduzindo a pegada de carbono.

ChargeSurfing – Rede privada para carregamento de veículos elétricos. Sem cartões, internacional, compatível com todas as marcas de carregadores e veículos. Qualquer pessoa com a localização adequada em qualquer parte do mundo pode aderir à rede e tornar-se um host para a mobilidade elétrica apoiando a transição energética e rentabilizando o respetivo espaço.

Categoria K.Tech

Dime – Projeto que pretende transformar o mercado de talento desportivo. É a rede social que reinventa a forma como os jogadores exibem as suas características digitalmente – através de momentos em vídeo – usando inteligência artificial para balancear a procura e oferta de talento, numa escala global.

UaiNot – Serviço de subscrição que dá acesso a uma plataforma com milhares de ofertas de parceiros no formato 2 por 1, traduzindo-se assim num guia de lifestyle onde os utilizadores descobrem novos sítios e experiências para partilhar, gastando menos dinheiro.

ConduMeet – Plataforma digital que visa “descomplicar” a gestão e acompanhamento do(s) condomínio(s) através da colaboração dos vizinhos, aproximando-os em torno de algo comum, para unir quem as paredes separam.

Categoria H2O inovação by Águas de Gaia

SCEMAI – Procura a maximização da performance do consumo energético e monitorização de avarias através de modelos de inteligência artificial e análise de dados, permitindo a otimização da produção.

Pavimento Drenante Modular – Atende a sete objetivos de desenvolvimento sustentável da ONU, devolve a permeabilidade ao solo, reduz de despesa no tratamento de águas pluviais, permite flexibilidade arquitetónica e melhora o microambiente.

More Water / RacionaLUSO – Coleta, tratamento e reuso de água e energia.

Categoria Geral | Inovação

ECART – Projeto de ajudas técnicas para apoio a idosos e pessoas com mobilidade reduzida, através de um produto inovador.

Unit Layer – Projeto que pretende estudar o efeito da microgravidade em genoma humano e células cancerígenas, utilizando veículos aeroespaciais, de forma a analisar as condições e alterações nas mesmas em prol de uma alternativa terapêutica para uma patologia prevalente e letal como é o cancro.

Mized – Proteções para desportos de combate customizadas, isto é, personalizáveis ao nível do design e tamanho (feitas à medida). Pretende-se incluir mais mulheres no mundo dos desportos de combate, e ajudá-las com a sua performance e proteção através deste produto.

Categoria Geral | Produto

4bites – Serviço de subscrição de diversos snacks realmente saudáveis, personalizados ao universo do cliente e entregues onde este mais necessita. Como? Apontando preferências e sabores, o algoritmo de AI personaliza a experiência, recebe-se em recorrência as Bites, possibilidade de dar feedback e aceder ao youniverse.

Cinderela Shoes – Loja online dedicada exclusivamente a calçado de senhora tamanhos 32 ao 35. Projeto pensado na necessidade de mulheres que por terem pé pequeno se veem limitadas aos modelos disponíveis nas seções infantis. Saltos altos eram apenas um sonho inacessível exposto numa montra. A Cinderela Shoes realiza sonhos!

Móvel ao Quadrado – Propõe uma linha de mobiliário, baseada na simplicidade construtiva e na facilidade de desmonte e transporte, que consiga responder às necessidades de uma clientela – “millennials” – que necessita de estar preparada para migrar em consequência de necessidades laborais, sem que para isso tenha de prescindir de um lar que possa caraterizar à sua imagem.

Categoria Geral | Educação

Growappy – Solução web e mobile que moderniza a educação infantil ao facilitar o dia-a-dia nas escolas, ao simplificar a sua gestão, a comunicação com os pais, o registo e partilha das rotinas diárias e aprendizagens das crianças de uma forma inovadora e em tempo real.´

Bantulang – Plataforma de aprendizagem que encurta a distância cultural Europa-África, permitindo a falantes de Português e Inglês aprender línguas e culturas africanas de origem Bantu enquanto possibilita a falantes nativos dessas línguas africanas serem criadores de conteúdo e/ou tutores.

OnDrive – O ensino da condução não mudou até hoje. A OnDrive é uma plataforma educativa digital, com aulas interativas, intuitivas e de qualidade, divididas por tópicos e disponíveis 24/7, para o aluno as ver onde, quando e como quiser. Será possível garantir a sua assiduidade e os tópicos onde têm mais dificuldades.

 

Informações adicionais em www.acreditaportugal.pt

Adicionalmente, os projetos vencedores recebem um enorme pacote de serviços, destinados a apoiar a sua entrada ou consolidação no mercado e acesso a vários espaços de incubação. Os vencedores serão conhecidos numa gala de entrega de prémios, que irá ter lugar em setembro, uma iniciativa que este ano se realiza num formato 100% online.

GNR fiscaliza para prevenir a COVID-19

A Guarda Nacional Republicana tem orientado os seus esforços para a prevenção da disseminação da COVID-19, tendo nos últimos dias verificado algumas situações de incumprimento às regras definidas e previstas para o combate à pandemia.

A GNR recorda que, com o regime contraordenacional que entrou  em vigor, os cidadãos que não cumpram as regras, incorrem na prática de uma contraordenação, que varia entre os 100 e os 500 euros, no caso de pessoas singulares, e entre os 1.000 e os 5.000 euros, no caso de pessoas coletivas.

Assim, alerta-se para o cumprimento das seguintes regras, cuja violação constituiu contraordenação:

  • Obrigatoriedade do uso de máscaras ou viseiras nos transportes públicos; em espaços e estabelecimentos comerciais e de prestação de serviços; edifícios públicos ou de uso público; nas escolas e creches ou salas de espetáculos;
  • Não realização de celebrações e eventos que impliquem a concentração de pessoas em número superior ao limite permitido.

Por outro lado, as situações que constituem crime de desobediência mantêm-se, como por exemplo, a obrigação do confinamento obrigatório. Por isso, entre outras situações, a Guarda irá efetuar o seguinte:

  • Determinar o encerramento de estabelecimentos e atividades que não se encontram autorizadas ou que não cumpram os requisitos de higiene e segurança;
  • Aconselhar a não concentração de pessoas na via pública e a dispersão das concentrações superiores ao número previsto.

Recorda-se que o não acatamento de uma ordem legítima do militar da Guarda para fazer cessar uma infração neste âmbito, constitui ainda a prática do crime de desobediência.

Baloiço do Pisco foi obrigado a ser retirado

Recentemente na Serra do Pisco, foi colocado um Baloiço em madeira criado por jovens empreendedores.

Assim a localização do Baloiço foi perfeita dado que, na vertente fotográfica regista-se o pôr do Sol e o nascer do sol, face a isso, largas dezenas de visitantes subiram a serra para ver o baloiço e tirar uma selfie e aos poucos o sucesso foi registado.

Mas eis que por “denúncia” ou não, foi mandado retirar, neste caso as cordas e a tábua em madeira, ficando o pórtico apenas, ao abrigo do decreto de lei 28-B/2020, de 26-06-2020.

Esta era uma boa forma de desenvolvimento do turismo desta região.

foto:BP

Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com

Ao continuar a utilizar o site, você concorda com a utilização de cookies. Mais Informação

As definições de cookies neste site são definidas como "permitir cookies" para lhe dar a melhor experiência de navegação possível. Se você continuar a usar este site sem alterar suas configurações de cookies ou clicar em "Aceitar" abaixo, em seguida, você concorda com isso.

Fechar