Templates by BIGtheme NET
Home » Cultura

Cultura

Projeto “Guardasmart.City – Investimento, Talento e Progresso Sustentável”apresentado

Teve lugar apresentação do Projeto “Guardasmart.City – Investimento, Talento e Progresso Sustentável”, que juntou numa tarde de terça -feira,  nos Paços do Concelho, com a presença das forças vivas da cidade com o intuito de envolver a comunidade no desígnio: garantir um futuro para a Guarda com desenvolvimento económico e progresso social de forma inteligente, combatendo a interioridade.

O Município da Guarda entende que “ser cidade inteligente” não deve ser um “Sound Byte”. Deve ser uma prioridade objectiva na resolução dos problemas locais, de forma sustentável e com uma visão estratégica para o futuro.

GuardaSmart.City é a plataforma de colaboração e construção desse futuro, envolvendo todos os parceiros, recebendo todos os contributos e promovendo boas práticas, sustentáveis e eficazes na promoção do bem estar e melhoria da qualidade de vida dos cidadãos.

 

Santos Populares em União das Freguesias de Juncais, Vila Ruiva e Vila Soeiro do Chão

Estamos na época dos santos populares e um pouco por toda a parte vai havendo convívios, com muita sardinha assada e o bom vinho da região.

Assim a União das Freguesias de Juncais, Vila Ruiva e Vila Soeiro do Chão leva a efeito a realização do S.João e S.Pedro, nas diversas localidades.

Assim o S.João será em Vila Soeiro e Juncais e o S.Pedro em Cadoiço e Vila Ruiva.

Diversos momentos de convivio e muita animação.

Abril com muitos visitantes no Centro de Portugal

O mês de abril foi muito positivo para o turismo no Centro de Portugal. Os números divulgados hoje pelo INE – Instituto Nacional de Estatística mostram que a procura da região cresceu acima da média nacional no quarto mês do ano.

Abril foi, recorde-se, o mês em que este ano se celebrou a Páscoa, época em que tradicionalmente esta região recebe muitos visitantes.

No total de dormidas, o mês de abril de 2019, em comparação com o mesmo mês em 2018, registou um aumento percentual de 10,4% no Centro de Portugal: tinham sido 523.301 em abril de 2018 e foram 577.723 no mesmo mês de 2019. Ou seja, verificaram-se mais 54.422 dormidas. Este aumento de 10,4% é superior à média nacional, que se cifrou nos 9,5%.

É de sublinhar que a subida foi mais significativa entre os visitantes nacionais, cujas dormidas cresceram 13,3%, para 319.576 – um sinal de que esta região continua a ser uma das preferidas dos portugueses. As dormidas com origem no estrangeiro tiveram também um aumento expressivo de 7,0%, para 258.147.

No indicador do número de hóspedes, o Centro de Portugal cresceu também na ordem dos dois dígitos: 10,0%. Em abril de 2018 tinham sido contabilizados 312.374 hóspedes na região; em abril de 2019 foram 343.719.

Merecedor de destaque é também o indicador dos proveitos da atividade hoteleira, que subiram de 24,9 milhões para 27,2 milhões de euros (mais 9,4%) entre abril de 2018 e abril de 2019. São mais 2,3 milhões de euros que as unidades hoteleiras do Centro de Portugal ganharam no quatro mês do ano.

Estes números, muito positivos, confirmam a tendência dos últimos anos: a região Centro de Portugal está a crescer de forma sustentada ao longo de todo o ano e é a escolha de cada vez mais visitantes, de dentro e fora do país.

Pedro Machado, presidente do Turismo Centro de Portugal, não fica surpreendido com os indicadores hoje conhecidos. “A atividade turística no Centro de Portugal caminha para um ano de 2019 muito positivo, à semelhança dos anos anteriores. É o resultado do prestígio crescente conquistado por esta região dentro e fora de portas. A marca Centro de Portugal está cada vez mais consolidada nos mercados, fruto do trabalho em conjunto entre organismos públicos e os empresários do setor, que são incansáveis no esforço desenvolvido para atrair visitantes à região”, sublinha.

Conjunto dos quatro meses de 2018 é muito animador
Se consideramos o conjunto acumulado dos primeiros quatro meses de 2019, de janeiro a abril, os números do Centro de Portugal são também promissores. As dormidas aumentaram 3,3% em relação ao mesmo período do ano passado, com as dormidas dos estrangeiros a subirem 4,2%. O número de hóspedes progrediu 3,8% e os proveitos melhoraram 5,0%.

CIM Viseu Dão Lafões lança jogo mobile “A Aventura do Gaspar e da Maria”

No âmbito da 8.ª edição do projeto “WANTED – Escolas empreendedoras da CIM Viseu Dão Lafões”, o jogo mobile “A Aventura do Gaspar e da Maria” vai ser apresentado esta semana às escolas do 1º ciclo da região.

app.png

O jogo, que pode ser instalado gratuitamente a partir do Google Play e da App Store, permite às crianças viajar por por cada município desta Comunidade Intermunicipal e tornarem-se os maiores conhecedores do que cada um tem para oferecer.

Nuno Martinho, Secretário Executivo da CIM Viseu Dão Lafões, deu nota que “esta app irá permitir que as crianças do 1º ciclo continuem a interagir com o projeto Wanted, nomeadamente, a descobrir o território e os seus recursos através de um jogo didático e interativo”.

A chegar ao fim a sua 8.ª edição, o projeto WANTED – Escolas Empreendedoras da CIM Viseu Dão Lafões teve como objetivo potenciar nos alunos, competências pessoais e sociais inerentes a um perfil empreendedor, bem como sensibilizar, formar e educar crianças e professores para o empreendedorismo, levando-os ao desenvolvimento de um papel dinâmico, com opiniões próprias e autónomas.

Maria Leonor Pinheiro Carvalhão venceu Concurso Literário com o tema “A importância dos avós na Família”

Teve lugar, na papelaria/livraria Adrião, a entrega dos três primeiros prémios desta que foi a terceira edição do Concurso Literário com o tema “A importância dos avós na Família”, cujo mote é a família, inserido no Eixo da Rede Social – promover a funcionalidade familiar, a criatividade, o gosto pela leitura e pela escrita. “Os textos dos vencedores são de elevada qualidade linguística, tanto na prosa como no verso, onde foi vertida toda a emoção e todo o sentimento pelos avós, perpetuando para sempre a sua presença!” – sublinhou a vereadora da Ação Social da Câmara Municipal de Mangualde, Maria José Coelho.

 Os grandes vencedores foram: 1.º prémio, para Maria Leonor Pinheiro Carvalhão com o texto “Quando crescer quero ser um comboio”; 2.º prémio, para Lia Maria Cristóvão Martins Coelho com o texto “Saudades”; e 3.º prémio, para José Miguel dos Santos Gonçalves Batista com o texto “Bosque da Vida”. O primeiro lugar recebeu um Cruzeiro no Douro para duas pessoas (Intemporal Odisseia), o segundo um voucher de Livros no valor de 50€ (Papelaria Adrião), e o terceiro um jantar para duas pessoas (Restaurante Galitos). Todos os participantes receberam um certificado de participação.

 A organização da Câmara Municipal de Mangualde deixou, durante a cerimónia, um especial agradecimento aos elementos do júrio – Ana Amaral, Teresa Amaral, Cristina Lopes e Henrique – ao professor e escritor Fernando Pereira, que apresentou as suas obras nesta cerimónia, ao grupo do projeto Pontos&Encontros, aos MelodyGuys, ao grupo de alunas de dança da Universidade Sénior e à sua professora Sandra Fortunato.

Este concurso, de manifesto interesse pedagógico e literário, destinou-se a autores residentes no concelho de Mangualde, com idade igual ou superior a 15 anos, que apresentaram os seus trabalhos nas áreas da prosa e da poesia. Promover a parentalidade positiva, valorizar a figura dos avós na família e na sociedade, estreitar laços afetivos, fomentar e consolidar hábitos de escrita e de leitura e promover a criatividade e a imaginação foram os objetivos do concurso onde a criatividade e inovação, a qualidade literária e a coerência e coesão do texto estiveram em análise.

 

Exposições do Cine-Teatro patentes até final de junho no âmbito SIAC4

A Câmara Municipal da Guarda decidiu prolongar até ao final do mês de junho a possibilidade de visitas ao referido espaço, das 9h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h30, face à grande afluência de público às exposições e instalações patentes no Antigo Edifício do Cine-Teatro da Guarda, no âmbito do SIAC4.

De salientar que o Cine-Teatro da Guarda, encerrado desde 1987, foi um dos espaços principais onde decorreu, de 2 a 16 de junho, a 4ª Edição do Simpósio Internacional de Arte Contemporânea, sob o tema Terra Herdada | Paisagens Legadas e o Centenário do Nascimento de Sophia de Mello Breyner Andresen. Tendo reunido trabalhos de Pedro Cabrita Reis, Rui Chafes, José Pedro Croft e Zulmiro de Carvalho, no âmbito do Centenário de nascimento de Sophia de Mello Breyner. Para além da participação de 150 artistas das diferentes expressões criativas, vindos de 15 países, numa só linguagem.

Fornos de Algodres Youth Cup 2019 – Daral Seguros-22,23/29,30 junho

Fornos de Algodres vai voltar a receber o Torneio de futebol jovem Fornos Youth Cup, uma prova que é a imagem de marca desta região .

Já neste fim de semana nos  dias 22,23 e 29, 30 deste mês de junho, o Municipal da Serra da Esgalhada acolhe largas centenas de jovens atletas das mais diversas localidades de Portugal , cerca de 1400 crianças dos 7 aos 13 anos, de 92 equipas, tendo este ano a novidade futebol de 9 no escalão de Infantis A (Sub 13).

Como padrinhos vão estar os jovens fornenses Candeias e Luisinho , Bosingwa e Rui Miguel formados na ADFA e ainda Duarte Gomes e Francisco Neto (Seleccionador Feminino).

Vão estar presentes: S.L. Benfica, Sporting C.P, F.C. Porto, AA Coimbra,  Varzim SC,  Costifoot, Tondela, Carregal do Sal, ED Gouveia, ADFA, Lusitano FC,  NDS, , ED Gouveia,  FC Seia, Guarda Unida, Dínamo da Estação entre outros  constituem os quadros competitivos e recreativos dos Petizes (U7) até aos Infantis (U13).

Estima-se que durante este fim de semana cerca de 3500 pessoas, dos mais variados pontos do país, desde Bragança a Lisboa, visitem Fornos de Algodres.

Um fim de semana onde muitos pais e familiares dos atletas vêm a esta localidade, contribuindo um bom desenvolvimento para a economia local.

Comemorações do Santos Populares em Mangualde

Dando início às comemorações do Santos Populares em Mangualde, decorreram  dia 13 de junho, as Marchas Populares das IPSS no Largo Dr. Couto. Estiveram presentes os utentes da Santa Casa da Misericórdia de Mangualde, do Centro Paroquial da Cunha Baixa e do Centro Social e Cultural da Paróquia de Mangualde. De forma a promover o relacionamento intergeracional as crianças da Obra Social Beatriz Pais Raul Saraiva e do Centro Social e Cultura da Paróquia de Mangualde também marcaram presença nesta manhã de animação.

Esteve igualmente presente o Presidente da Câmara Municipal de Mangualde, João Azevedo.

                      TRADICIONAIS MARCHAS POPULARES ESTE DOMINGO

Na noite de 16 de junho, as ruas mangualdenses vão, mais uma vez, encher-se de cor, música e muita animação com as tradicionais Marchas Populares. Pelas 21h30, os grupos saem em desfile da Rotunda da Casa do Povo até à Paragem dos Autocarros – Rua 1º de Maio. A iniciativa é organizada pela Câmara Municipal de Mangualde.

As coreografias que vão assinalar esta época de Santos Populares serão protagonizadas pelas Marchas Populares locais: Marcha Popular da Freguesia de Abrunhosa-a-Velha: Marcha Popular de Espinho a Festejar; Marcha Popular da União das Freguesias de Moimenta do Dão e Lobelhe do Mato; Marcha Popular de Quintela de Azurara; Marcha Popular Alcafache 2019; Marcha Popular da União das Freguesias de Tavares; Marcha Popular de Mourilhe / Mesquitela; Marcha Popular da AMA; e Marcha Popular de Santiago e Póvoa.

 

Durante a tarde, a partir das 16h00, no Largo do Rossio, vai haver muita animação e Tasquinhas Típicas dos Santos Populares, promovida por três IPSS e uma associação do concelho com o objetivo de promover o convívio e saborear a gastronomia típica destes festejos.

A “Rota do Santo António dos Cabaços” e o “Trilhos de Gil Vicente” em junho

Mangualde promove neste mês de junho os dois últimos Percursos Pedestres de 2019: A “Rota do Santo António dos Cabaços”, em São Cosmado a 16 de junho, e o “Trilhos de Gil Vicente”, em Guimarães de Tavares a 23 de junho. Esta iniciativa insere-se nos Percursos Pedestres «Mangualde em Movimento», promovidos pela autarquia mangualdense em parceria com as respetivas Juntas de Freguesia. Incentivar o desporto e dar a conhecer Mangualde são os principais objetivos do projeto.  O início é sempre pelas 9h00 no Largo do Rossio, em frente ao Tribunal.

Recorde-se que, ainda no âmbito dos Percursos Pedestres «Mangualde em Movimento», teve lugar no dia 2 de junho os “Caminhos do Bom Sucesso” em São João da Fresta e a 9 de junho a Rota da Senhora dos Verdes em Abrunhosa-a-Velha. Estes percursos arrancaram a 13 de abril, com a realização dos “Trilhos da Ricardina” em Espinho e a “Rota das Águas Milenares” em Alcafache, a 28 de abril.

23 de junho

Trilhos de Gil Vicente – Guimarães de Tavares

Sintonia serrana em vários concelhos do distrito da Guarda

Um novo projeto em rede está ser desenvolvido nos concelhos de Seia, Manteigas, Gouveia, Fornos de Algodres e Celorico da Beira, face a isso, um espetáculo vai acontecer nestas localidades nos meses de julho e agosto.

Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com

Ao continuar a utilizar o site, você concorda com a utilização de cookies. Mais Informação

As definições de cookies neste site são definidas como "permitir cookies" para lhe dar a melhor experiência de navegação possível. Se você continuar a usar este site sem alterar suas configurações de cookies ou clicar em "Aceitar" abaixo, em seguida, você concorda com isso.

Fechar