Templates by BIGtheme NET
Home » Cultura

Cultura

Dão Natal animou Nelas

A Praça do Município, em Nelas, foi o centro de toda a animação, onde foi instalada uma Tenda de Circo que albergou de 6 a 9 de dezembro a edição 2018 do Dão Natal, o Mercado de Natal do Município de Nelas. Como pano de fundo esteve o edifício da Câmara Municipal de Nelas, iluminado propositadamente para a ocasião.

Nos dias 6 e 7, a animação circense divertiu as mais de 1200 crianças do pré-escolar e 1º e 2º Ciclos do Ensino Básico público e particular do Concelho. Não faltou a visita do Pai Natal que, juntamente com José Borges da Silva, Presidente da Câmara Municipal de Nelas, fizeram a distribuição de Pais Natal de chocolate.

A iluminação de Natal foi oficialmente inaugurada no dia 8 de dezembro, durante a tarde, com arruadas e animação musical por todo o concelho. Estiveram presentes o Grupo de Bombos do Paço, o Grupo Roncos Ó Alto, o Grupo de Concertinas Os Vouguinhas, Cantigas na Eira, o Grupo de Cavaquinhos de Castelões e o Grupo de Concertinas Foles e Cantorias. Em todas as freguesias esteve o Presidente da Câmara que, em conjunto com os Presidentes das Juntas de Freguesia, acenderam uma árvore de Natal fazendo com que a magia da época chegue a todos os lugares. A iniciativa reuniu os munícipes que saíram à rua e receberam com alegria os grupos num misto de convívio e partilha.

A chegada do Pai Natal marcou o início do Mercado de Natal na Praça do Município. No primeiro dia, a animação esteve a cargo do Teatro Hábitos e da SM2F – Banda de Santar. Em permanência durante o fim-de-semana estiveram os artesãos do concelho, deixando ideias originais para oferecer neste Natal, não faltando também deliciosas ofertas gastronómicas. Para os mais pequenos foi preparado o espaço criança com diversas atividades, entre as quais se destacam as pinturas faciais e o trono do Pai Natal.

Durante a tarde de sábado Artistas Plásticos do Concelho estiveram a pintar ao vivo temas alusivos à época natalícia. Teve também lugar a Christmas Night Run, a Corrida/ Caminhada Solidária, que este ano se associou à causa solidária do Município – Dão com Coração – pedindo aos participantes um donativo. A noite terminou com a atuação, no palco do Mercado de Natal, dos Grupos de Concertinas Os Vouguinhas, Cantigas na Eira, Grupo de Cavaquinhos de Castelões e Grupo de Concertinas Foles e Cantorias.

Coube ao Coro da Universidade Sénior de Nelas a abertura do último dia do Mercado de Natal. A eles se seguiu a apresentação da Escola Municipal de Música de Nelas. A meio da tarde, os presentes puderam assistir à “Oficina Com Sabor Chocolate” que contou com a presença doce da Chef Marina Rebelo, da Velvet, que criou especialmente para a ocasião uma sobremesa que fez a delícia de quem a degustou.

O grupo de alunos da ContraCanto encheu o palco do Mercado, bem como os corações do público com canções natalícias. Encerrou-se assim, com chave de ouro a edição 2018 do Dão Natal no Município de Nelas.

 

Atelier “Pontos e Encontros” em Mangualde

Está patente ao público, na Biblioteca Municipal Dr. Alexandre Alves em Mangualde, a exposição de trabalhos realizados no âmbito do Atelier “Pontos e Encontros”até dia 14 de dezembro.

Esta iniciativa é promovida pelo Município de Mangualde através da Rede Social e do Banco Local de Voluntariado do concelho.

A exposição, de entrada livre, pode ser visitada no horário de funcionamento da Biblioteca Municipal.

Esta mostra revela os trabalhos elaborados pelos munícipes com 65 anos ou mais, no âmbito do atelier de trabalhos manuais que funciona semanalmente nas instalações da ACAB e tem como objetivo ocupar os tempos livres de seniores com 65 ou mais anos, promovendo a vitalidade e o potencial de cada um, contribuindo para um envelhecimento ativo.

Tufão Team arrecada imensos prémios na Gala

Vila Nova de Gaia é um município que aposta no desporto e nos atletas e foi o município escolhido para coroar os campeões nacionais de trial 4×4 2018. No auditório do Parque Biológico a tarde foi de festa com a merecida homenagem a pilotos, navegadores e equipas que através do seu empenho e dedicação contribuíram para o engrandecimento do Campeonato de Portugal de trial 4×4 e da própria modalidade.

No que aos prémios diz respeito, na classe Promoção a Tufão Team leva o prémio de melhor equipa, Rodrigo Sousa o melhor navegador e André Henriques, além de melhor piloto, recebe também o prémio prestígio pela sua postura exemplar e pela maneira como eleva a competição.

Na categoria Extreme o pleno para a NordHigiene Team com Vítor Rodrigues e António Calçada a receberem o prémio de melhor navegador e melhor piloto, respetivamente. A equipa brigantina é assim bicampeã em Extreme depois de um ano muito duro de competição com vários problemas mecânicos a colocarem em causa a revalidação do título.

Na classe Proto a Oficina Bacelo também venceu tudo o que havia para vencer. Melhor equipa, melhor piloto e melhor navegador. Aliás, a equipa esteve na luta pelo título em termos absolutos até à última prova.

Depois de 6 provas Cláudio Ferreira venceu o prémio de melhor piloto e João Lucas conquistou o prémio de melhor navegador da classe Super Proto. Mas o jovem de Torres Vedras leva também para casa o troféu Nuno Graça, um reconhecimento aos navegadores. De resto, a Auto Higino ganhou tudo o que havia para ganhar, sagrando-se bicampeã da classe Super Proto, mas mais importante que isso foi o tão desejado título em termos absolutos. Cláudio Ferreira e João lucas são os novos campeões absolutos de trial 4×4!

Durante a cerimónia foi ainda distinguida com o Prémio fair Play, por votação das equipas presentes na cerimónia, a equipa Exigente TT, enquanto o piloto Flávio Gomes (TáBô Pacar Team) foi agraciado com o prémio carreira e o piloto Miguel Marques (MM6018/Americana Papelaria) com o prémio dedicação.  Uma tarde muito especial que encerra o primeiro ano sob a tutela da FPAK – Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting –  um ano de profissionalização do trial 4×4. Prova disso mesmo foram as presenças de Ni Amorim, presidente da FPAK e do Professor Dr. Carlos Paula Cardoso, presidente da Confederação do Desporto de Portugal.

A Direção do Campeonato começou já a trabalhar a nova época e há muitas novidades para revelar quer a nível de regulamentos quer de calendário. A competição será oficialmente apresentada ao público durante o mês de janeiro.

PS da Guarda distingue militantes com 40 anos de ligação

Na passada sexta-feira, durante um jantar convívio, a estrutura concelhia da Guarda do PS prestou homenagem aos seus militantes mais antigos, com a entrega de uma placa alusiva a 40 anos de militância.

Foram distinguidos militantes cujo contributo para o desenvolvimento do concelho muito orgulha o PS.

 Participaram na homenagem cerca de duas centenas de militantes e simpatizantes socialistas, num encontro que decorreu em ambiente de família.

 É esta a lista dos homenageados:

 CARLOS ALBERTO DIAS SANTOS

JOSE MANUEL PIRES BRITO

OCTÁVIO EDUARDO GUERREIRO

ANTONIO SANTOS GUERRA

JOSE MANUEL MARTINS LOPES

ESMERALDO SARAIVA N.CARVALHINHO

JOSE ALBERTO SEQUEIRA ABRANTES

ERNESTO PIRES GONÇALVES

LUIS PIRES GONÇALVES

ABÍLIO ALEIXO CURTO

EDUARDO PEREIRA ANTUNES

ALDA FERNANDA GOMES OSÓRIO SANTOS

ANTONIO JULIO GOMES PATRÍCIO

AMADEU REBELO ALMEIDA

AMILCAR MONTEIRO PIRES

Workshop de cozinha na Muxagata

Teve lugar um  workshop de cozinha na Muxagata, com os participantes a ter a oportunidade de confecionaram Brochetas com Queijo de Serra da Estrela e Creme burlê com polpa de Maracuja.

Esta iniciativa resultou de uma parceria entre a Freguesia de Muxagata e a Universidade Sénior de Fornos de Algodres.

foto:FM

 

Circo de Natal em Mangualde

O espetáculo este ano, intitulado Circo de Natal “O sonho de um palhaço”, garante muita animação e sorrisos, tão característicos desta altura do ano. Realizar-se-ão duas sessões, uma de manhã outra de tarde, entre as 10h30 e as 17h00.

São esperadas perto de mil crianças do concelho de Mangualde, do pré-escolar (rede pública e IPSS’s) e do 1.º Ciclo do Ensino Básico, para assistir à tradicional Festa de Natal no dia 14 de dezembro, no Pavilhão da Escola Ana de Castro Osório.

Não faltarão balões, magia, palhaços, malabaristas, equilibristas, e claro, o querido Pai Natal

Feira Anual de Santa Luzia em Trancoso

 

A Feira Anual de Santa Luzia é em Trancoso um certame marcante, de origens recuadas no tempo, mas que antevê um inverno rigoroso onde as gentes procuram o necessário agasalho face ao frio intenso que se avizinha.

Trata-se também de um evento de grande relevo para o Município de Trancoso, visto assumir um papel de grande importância para os produtores de pequenos ruminantes, uma vez que para além da já tradicional mostra de gado dos produtores do concelho de Trancoso, será também possível proceder à comercialização de ovinos e caprinos (com especial destaque para o borrego), estando prevista a participação de vários negociantes de gado que atuam na zona centro.

Acontece  a 13 de dezembro, esta feira, na cidade de bandarra.

O Natal em Mangualde até 6 de janeiro

 

Em Mangualde, a época natalícia já arrancou e será celebrada até dia 6 de janeiro. Não faltarão propostas de animação e confraternização. O Município de Mangualde garante diversão para todos e para todas as idades. Animação de rua, horas do conto, música, concertos de Natal e de Ano Novo e muito mais, preencherão a Biblioteca Municipal Dr. Alexandre Alves, o Complexo e a Igreja Paroquial de Mangualde e a freguesia Chãs de Tavares, durante este período. À animação esperada, juntar-se-ão a tradição e a solidariedade, tão habituais entre as gentes de Mangualde.

 O NATAL É PARA TODOS

Esta sexta-feira, dia 7 de dezembro, pelas 17h00 serão ligadas as Iluminações de Natal.

Mas também haverá tempo para partilha de experiências. No dia 11 de dezembro, os voluntários inscritos no Banco Local de Voluntariado visitarão o Centro de Dia e Lar de Santana da Azinha – Guarda: será um dia de intercâmbio de boas práticas.

Não faltará música neste Natal: o Ensino Articulado da Música, o Agrupamento de Escolas de Mangualde, o Centro de Estudos Musicais Nancy, a Sinfonia de Tavares, o Coro da Casa do Pessoal dos HUC, o IAM, a Igreja Evangélica e a Orquestra Poema, protagonizarão fantásticos momentos musicais.

Ainda integrado nesta programação, de 10 a 14 de dezembro, a Biblioteca Municipal Dr. Alexandre Alves, terá patente a exposição “Pontos e Encontros” e, no dia 20 de dezembro, pelas 21h00, acolherá uma sessão com o escritor José Rodrigues.

Nos dias 15, 16, 22 e 23 de dezembro, das 14h30 às 17h0, haverá muita Animação de Natal no Largo Dr. Couto. E o Encontro de Cantadores de Janeiras e Reis, pela Inatel, encerra as festividades no dia 6 de janeiro, pelas 15h00, na Igreja Paroquial de Mangualde.

“POR UM SORRISO”

E porque Natal também é sinónimo de entreajuda, o Município de Mangualde volta a promover a campanha “Por um Sorriso”, uma campanha solidária de recolha de brinquedos que pretende fomentar o espírito de entreajuda e tornar o Natal de todas as crianças do concelho mais feliz. A ação acontece de 3 a 14 de dezembro e tem como destinatárias as crianças das famílias mais desfavorecidas do concelho que estejam sinalizadas no âmbito da Ação Social. Imbuída de espírito natalício, a restante comunidade pode, através de um gesto solidário, alegrar o Natal destas crianças e respetivas famílias. De segunda a sexta-feira, entre as 9h00 e as 17h00, os brinquedos podem ser entregues no átrio da Câmara Municipal de Mangualde.

 PROGRAMA: até 6 de janeiro

3 a 14 de dezembro

Campanha de Recolha de Brinquedos “Por um Sorriso”

Entrega no Átrio da Câmara Municipal de Mangualde

 

7 de dezembro

17h00 | Ligação da iluminação de Natal

Centro da cidade

10 a 14 de dezembro

Exposição Pontos e Encontros

Biblioteca Municipal Dr. Alexandre Alves

11 de dezembro

Voluntariado Solidário

– Intercâmbio de boas práticas através de visita dos voluntários inscritos no Banco Local de Voluntariado, ao Centro de Dia e Lar de Santana da Azinha – Guarda

Lar Santana da Azinha – Guarda

12 de dezembro

16h30 | Audição do Ensino Articulado da Música

Biblioteca Municipal Dr. Alexandre Alves

13 de dezembro

15h00 | Concerto de Natal dos alunos do 4º ano da Escola Ana de Castro Osório

Biblioteca Municipal Dr. Alexandre Alves

15, 16, 22 e 23 de dezembro

14h30 – 17h00 | Animação de Natal

Largo Dr. Couto

15 de dezembro

21h00 | Espetáculo de Natal do Centro de Estudos Musicais Nancy

Biblioteca Municipal Dr. Alexandre Alves

16 de dezembro

15h30 | Cânticos de Natal – Sinfonia de Tavares e Coro da Casa do Pessoal dos HUC   Chãs de Tavares

17 de dezembro

14h00 | Festa de Natal IAM

Biblioteca Municipal Dr. Alexandre Alves

20 de dezembro

21h00 | Apresentação do livro “O tempo nos teus olhos” de José Rodrigues/Fotos de Sara Augusto

Biblioteca Municipal Dr. Alexandre Alves

21 de dezembro

21h00 | Concerto Natal pela Igreja Evangélica

Biblioteca Municipal Dr. Alexandre Alves

22 de dezembro

21h30 | Concerto de Natal + Música

Complexo Paroquial de Mangualde

23 de dezembro

15h30 | Concerto de Natal + Música

Complexo Paroquial de Mangualde

5 de janeiro

21h00 | Concerto Ano Novo (Orquestra Poema)

Auditório do Complexo Paroquial de Mangualde

6 de janeiro

15h00 | Encontro de Cantadores de Janeiras e Reis (Inatel)

Igreja Paroquial de Mangualde

67ºAniversário da Casa do Concelho de Gouveia em Lisboa

No passado sábado, teve lugar em Lisboa, mais um aniversário, da Casa do Concelho de Gouveia, são deste modo ,67 anos de vida .

Um dia festivo para os gouveenses que estiveram nesta festa, aliás esta casa é a embaixada na capital.

Estiveram em numero satisfatório e celebraram este dia com grande emoção.

Cunha Baixa, Mangualde recebe o espetáculo “20 Dizer que estou Contigo”

A Trigo Limpo Teatro ACERT (Associação Cultural e Recreativa de Tondela), traz a Cunha Baixa, Mangualde, o espetáculo “20 Dizer que estou Contigo”. No dia 6 de dezembro, pelas 21h00, no Centro Social União e Progresso da Cunha Baixa. Um espetáculo de música, poesia teatralizada e textos de alunos que foram desafiados a escrever sobre a esperança e a angústia.

«O humor, a poesia e o sonho, parecendo elementos dispensáveis à vida humana, pela ausência de valor material, têm virtudes que os tornam indispensáveis ao viver em sociedade e, como tal, imprescindíveis no comportamento e nas relações de partilha e de solidariedade entre os povos.», considera a Trigo Limpo Teatro ACERT. “20 Dizer que Estou Contigo” irá valorizar a «Palavra dita e musicada», enquanto elemento de reinserção social que amplia horizontes humanos dos cidadãos em torno de causas coletivas.

O espetáculo, de José Rui Martins e Luísa Vieira, baseia-se na convicção de que a solidariedade não se deve limitar à ajuda financeira. A ACERT, no período que se seguiu aos incêndios avassaladores do ano passado, decidiu dar o seu apoio às iniciativas da sociedade civil que ocorreram. Sabendo que a ação solidária não se deveria confinar ao período imediato, preparou espetáculos que, ao longo do ano, acontecessem junto das populações afetadas pela calamidade. Foi assim que surgiram as duas produções teatrais “Fogo” e “Água”, percorrendo várias localidades do Concelho de Tondela. “20 Dizer que estou Contigo” é um espetáculo especialmente concebido para o efeito.

«Cientes de que a solidariedade não se confina há sempre necessária e urgente ajuda financeira, pretende-se com este programa artístico-cultural demonstrar a importância de vivenciar, com proximidade afetuosa, com os habitantes de freguesias que sofreram os horrores dos incêndios. Os espetáculos integrarão textos e poemas de alunos que desafiámos a escreveram para o efeito. Serão momentos de partilha para amenizar desgostos. Incentivos de esperança e determinação pelos desafios de ânimo que importa erguer coletivamente.», garante a Trigo Limpo Teatro ACERT.

Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com

Ao continuar a utilizar o site, você concorda com a utilização de cookies. Mais Informação

As definições de cookies neste site são definidas como "permitir cookies" para lhe dar a melhor experiência de navegação possível. Se você continuar a usar este site sem alterar suas configurações de cookies ou clicar em "Aceitar" abaixo, em seguida, você concorda com isso.

Fechar