Templates by BIGtheme NET
Home » Cultura

Cultura

Liturgia e avisos do 19ºdomingo TC

A liturgia do 19º Domingo do Tempo Comum dá-nos conta, uma vez mais, da preocupação de Deus em oferecer aos homens o “pão” da vida plena e definitiva. Por outro lado, convida os homens a prescindirem do orgulho e da auto-suficiência e a acolherem, com reconhecimento e gratidão, os dons de Deus. A primeira leitura mostra como Deus Se preocupa em oferecer aos seus filhos o alimento que dá vida. Deus retempera as forças do profeta Elias e manifesta-se o Deus da bondade e do amor, cheio de solicitude para com os seus filhos, que anima os seus profetas e lhes dá a força para testemunhar, mesmo nos momentos de dificuldade e de desânimo. A cena apresenta-nos um Elias abatido, deprimido e solitário face à incompreensão e à perseguição de que é alvo. O profeta sente que falhou, que a sua missão está condenada ao fracasso e que a sua luta o conduziu a um beco sem saída; sente medo e está prestes a desistir de tudo…

No entanto, Deus não está longe e não abandona o seu profeta. A segunda leitura mostra-nos as consequências da adesão a Jesus, o “pão” da vida… Quando alguém acolhe Jesus torna-se um Homem Novo, que renuncia à vida velha do egoísmo e do pecado e que passa a viver na caridade, a exemplo de Cristo. Pelo Baptismo, cada cristão tornou-se morada do Espírito; e ao acolher o Espírito, recebeu um sinal ou selo que prova a sua pertença a Deus. Tem, portanto, de viver em consequência e de expressar, nas suas ações concretas, a vida nova do Espírito. Como exemplo concreto, os crentes têm diante dos olhos Cristo, o Filho bem-amado de Deus que, cumprindo os projectos do Pai, ofereceu a sua vida por amor aos homens. O Evangelho apresenta Jesus como o “pão” vivo que desceu do céu para dar a vida ao mundo. Para que esse “pão” sacie definitivamente a fome de vida que reside no coração de cada homem ou mulher, é preciso “acreditar”, isto é, aderir a Jesus, acolher as suas propostas, aceitar o seu projecto, segui-l’O no “sim” a Deus e no amor aos irmãos. Os interlocutores de Jesus não aceitam a sua pretensão de Se apresentar como “o pão que desceu do céu”. Eles conhecem a sua origem humana. Em consequência, eles não podem aceitar que Jesus Se arrogue a pretensão de trazer aos homens a vida de Deus. Em lugar de discutir a questão da sua origem divina, Jesus prefere denunciar aquilo que está por detrás da atitude negativa dos judeus face à proposta que lhes é feita: eles não têm o coração aberto aos dons de Deus e recusam-se a aceitar os desafios de Deus… O que é decisivo, neste processo, é o “acreditar”. Essa vida que Jesus está disposto a oferecer não é uma vida parcial, limitada e finita; mas é uma vida verdadeira e eterna. “Vida plena” não indica aqui, apenas, um “tempo” sem fim; mas indica, sobretudo, uma vida com uma qualidade única, com uma qualidade ilimitada, uma vida total, a vida do homem plenamente realizado.

Por:UPFA/AB

Joyce Santos e Anabela Santos venceram Open de Ténis em Trancoso

Teve lugar, o Open do Emigrante – Trancoso 2018, nesta quarta-feira, uma boa homenagem aos emigrantes, mas aberto a todos os amantes do ténis, com a organização a cargo do Município de Trancoso .

Contou com 16 participantes (12 masculinos e 4 femininos) vindos de 4 distritos de Portugal e muitos de França. Foi um dia de muito sol e muito ténis, desde das 9h da manhã e quase até às 9h da noite. Com bastante público, fruto da proximidade com as piscinas mas principalmente por ter sido um evento muito familiar, dado que, houve famílias a inscrever vários jogadores e outras famílias a apoia-los.
Em termos competitivos, organizaram-se 2 torneios em simultâneo, o principal e o de consolação, e pela 1ª vez no Circuito Distrital de Ténis Amador​ (CDTA)​ ambos os torneios foram ganhos por senhoras. No quadro principal a Joyce Santos, emigrante com raízes em Trancoso, venceu o Open do Emigrante – Trancoso 2018 após ganhar os seus 4 jogos disputados contra 4 jogadores masculinos no evento.

Na final venceu o francês Nicolas Peyre num encontro que teve de ser encurtado devido a hora tardia que se disputou com a luz do dia a acabar , para uma boa prática do ténis ,pois o evento já acabou perto das 21h.

No torneio de consolação também a Anabela Santos de Sernancelhe venceu por 2-0, o Nelson Vieira de Penedono, num jogo entre 2 viseenses.
O Município de Trancoso ofereceu aos 4 finalistas  os respetivos troféus. A organização deste evento só foi possível graças ao trabalho incondicional dos vários funcionários do Município que nos últimos dias prepararam este evento.

O próximo torneio do Circuito Distrital (CDTA) será no sábado, 18/08/2018, 7º Open de Ténis de Aguiar da Beira

Pala vence Torneio de Futsal Inter Freguesias 2018

Decorreu ao final de tarde desta quarta-feira, feriado no Pavilhão na Cidade Falcão, a final do Torneio de Futsal Inter Freguesias.

Encontraram-se as equipas de Vale do Côa e Pala, que disputaram bastante esta partida, onde a igualdade a uma bola, permaneceu até ao fim.

Findo o tempo jogado, o resultado não podia ficar numa igualdade e segundo regulamento, recorre-se às grandes penalidades, e aqui o Pala a vencer esta prova deveras interessante, por 5-4.

No final o executivo municipal entregou os respetivos prémios, com o presidente Rui Ventura a enaltecer a forma como as equipas participaram nesta prova.

Por:MM

POUPE ÁGUA- campanha de sensibilização arrancou em Fornos

A água é um bem escasso e extremamente essencial no nosso dia-a-dia.

O Município de Fornos de Algodres, em paralelo com as políticas ambientais nacionais para o setor da água, arrancou hoje 15/08/2018, com uma campanha de sensibilização de boas práticas no uso eficiente de poupança de água.

Esta campanha denominada “A Água Não Dura Sempre. POUPE-A.” terá como principal objetivo, sensibilizar a população para a mudança de comportamentos e de hábitos na boa gestão da água no dia-a-dia.

 

Poupe água hoje, para não faltar amanhã.
Um conselho do Concelho de Fornos de Algodres.

por:MFA

4ª edição do Torneio Futebol na Calçada 3×3 já rola

Está de volta a magia de jogar à bola na rua. Durante quatro dias, Eirado, freguesia do concelho de Aguiar da Beira e distrito da Guarda, organiza a 4ª edição do Torneio Futebol na Calçada 3×3.

O inovador evento desportivo e recreativo consiste em jogos de futebol de rua de curta duração, com a particularidade de se disputar no largo central da aldeia em recinto vedado com fardos de palha e em piso de paralelo, num ambiente festivo e animado.

A competição divide-se em duas categorias – menores de 16 e maiores de 16 anos de idade – e cada partida opõe duas equipas constituídas por 3 elementos (mais 1 suplente), que podem ser masculinas, femininas e/ou mistas.

“O evento foi criado pela comissão de festas de 2015 com o objetivo de recuperar o espírito das “velhas” peladas, em que a baliza era uma porta qualquer da rua principal da aldeia e o jogo acabava quando estivessem todos cansados, em que o que mais importava era o convívio, a amizade e a alegria”, referem os impulsionadores Altino e Ricardo Pinto.

Tal como nas três edições passadas, o torneio que juntou no total sensivelmente 70 equipas e 260 jogadores, “pretende continuar a promover o convívio e o divertimento saudáveis entre pequenos e graúdos, homens e mulheres, num grande ambiente de alegria e camaradagem”, dizem.

O torneio “Futebol na Calçada 3×3” é organizado pela comissão de festas de N.ª Sr. do Amparo do Eirado e realiza-se aos finais de tarde de 12 até 15 de agosto, no Largo do Pinheirinho.

 

Silvia Rebelo condecorada com Medalha de Mérito Municipal

Nesta segunda -feira, no salão nobre dos Paços do Concelho de Gouveia, a atleta do SL Benfica, Sílvia Rebelo foi condecorada pela mão do Presidente do Município, Luis Tadeu.

Deste modo, recebeu a Medalha de Mérito Municipal, como prova de todo o esforço e a forma como tem representado a seleção de Portugal e os diversos clubes em Portugal.

Eucaristia nas Fuinhas em direto na TVI-19 de agosto

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Depois de muito tempo depois, uma benesse para esta região, sobretudo o concelho de Fornos de Algodres, mais concretamente a localidade de Fuinhas, foi contemplada pela TVI, com a transmissão da Eucaristia Dominical.

Assim , neste domingo, 19 de agosto, pelas 11 horas, a Igreja das Fuinhas vai ser pequena demais para acolher tantos fiéis que chegam de toda a parte, para assistir à Santa Missa.

Uma manhã em cheio para  a localidade e para todas as pessoas.

Por:AP foto:DR

Feira anual de São Lourenço em Celorico

Vai ter lugar,  no próximo dia 10 de agosto, na vila de Celorico,  a festa e secular feira anual de São Lourenço, organizada pelo município de Celorico da Beira, em colaboração, com a União de Freguesias de S. Pedro, Sta. Maria e Vila Boa do Mondego.
No baú das memórias de todos nós o mês de agosto é sinónimo de sol, férias, emigrantes, festas e romarias e feiras.

Este ano, o país está a atravessar um estio atípico, instável- vento e frio e, de vez em quando, lá aparece o sol meio envergonhado. Agosto está à porta e ainda não se “sente” nem “cheira” verdadeiramente a férias, a agosto, a verão. Ainda não estamos embrenhados naquela ambiência capaz de revigorar o corpo e a alma, que nos leva a colocar o trabalho e as preocupações de lado e nos impele a colocar o foco da nossa atenção nos afetos, na partilha em família e na diversão.
Felizmente auspicia-se uma mudança no cenário. De acordo com as previsões meteorológicas, S. Pedro irá dar uma mãozinha e vai ser  com muito sol e calor, tão propícios às festas, feiras e diversão e a tradicional feira de S. Lourenço será certamente, um dos eventos marcantes deste verão e destas férias no concelho.
No dia 10 de agosto, pelas 08H00 vai ter lugar, no mercado Municipal e espaço envolvente, a grande feira anual e festa de São Lourenço onde poderá comprar produtos alimentares, vestuário, calcado, têxteis, mobiliário, artesanato, etc…
A feira e festa de São Lourenço não é apenas um espaço de compra e venda de produtos é também, um espaço de lazer e divertimento. As crianças também não foram esquecidas e têm o seu espaço de animação com os tão apreciados insufláveis.
O encerramento do evento fica a cargo do grupo TZ Music que abrilhantará o baile a partir das 21H30 no Mercado Municipal, para o qual estão todos convidados a dar um pé de dança.

Por:MCB

Linhares da Beira acolhe Festival Internacional de Parapente e a Liga Nacional de Parapente

Vai ter lugar de 11 a 15 de agosto, em Linhares da Beira, O Festival  Internacional de Parapente e a Liga Nacional de Parapente.

A abertura oficial do festival terá lugar no dia 10 de agosto, pelas 19H00, com um porto de honra oferecido pelo Município de Celorico da Beira.

Nesta cerimónia de abertura será apresentada publicamente a Escola Aventura de Linhares da Beira, estrutura criada essencialmente para dinamizar, durante todo o ano, a prática do parapente, bem como, aprendizagem de orientação, BTT, canoagem e PADDLE, que potenciarão o desenvolvimento e a projeção desta Aldeia Histórica e do Município de Celorico da Beira.

Não perca a oportunidade de visitar Linhares da Beira, Aldeia Histórica situada a 820 m de altitude no Parque Natural da Serra da Estrela a qual, para além da beleza natural e arquitetónica, o que, por si só, já justificam uma visita, oferece também nesta altura, o colorido espetáculo dos parapentes que cruzam os céus.

O Programa do evento é vasto e diversificado e abrange 3 vertentes: a competição A (para profissionais); a competição B (iniciação à competição), e o Lazer.
Paralelamente às competições desportivas a Organização promove, durante o evento, um conjunto de atividades de lazer e cultura, das quais destacamos os jogos tradicionais, os desportos radicais, as caminhadas, as visitas guiadas, a degustação de Queijo Serra da Estrela e, diariamente, os batismos de voo em parapente bilugar que proporcionarão experiências inesquecíveis aos mais aventureiros.

Se é profissional ou amador de parapente, de outras modalidades de desporto aventura ou, um simples apreciador destes desportos e, se gosta de descobrir os recantos de Portugal, aceite o nosso convite e visite Linhares da Beira neste período, certamente ficará deslumbrado.

Inauguração da Casa-Forte de Cidadelhe

O Município de Pinhel vai inaugurar a “Casa-Forte de Cidadelhe”, no próximo domingo, dia 12 de agosto, um equipamento destinado a guardar e expor, em segurança, o Pálio de Cidadelhe, uma peça com mais de 300 anos cujo valor tem levado as gentes de Cidadelhe a guardá-lo como um tesouro.
Religiosamente guardado pelos habitantes da aldeia (de forma a manter-se em segredo o local exato onde se encontra), o Pálio de Cidadelhe aguardava há algum tempo um local onde repousar, em segurança e com as condições adequadas à sua preservação, de modo a poder continuar a ostentar a beleza e singularidade que o tornam numa peça única e de grande valor patrimonial.
Consciente desta necessidade, e na expetativa de fazer do Pálio de Cidadelhe mais um motivo de atração não só à aldeia que integra o Parque Arqueológico do Vale do Côa, mas também ao concelho de Pinhel no seu todo, a autarquia pinhelense decidiu avançar com a construção da “Casa-Forte de Cidadelhe” que pretende ser, como o próprio nome indica, um local seguro para guardar o Pálio, mas também um local acessível para quem queira ver de perto esta peça de museu, função que também será assumida pela “Casa Forte” cuja inauguração está agendada para o próximo domingo, dia 12 de agosto, pelas 17.00h.
A obra esteve a cargo do Município de Pinhel e assentou na reabilitação de uma casa que se encontrava em avançado estado de degradação, adaptando-a a espaço museológico sob a forma de “Casa-Forte”, num investimento que rondou os 105 mil euros e que foi objeto de uma candidatura à medida “Renovação de Aldeias” do PDR2020.

Quanto ao Pálio, importa lembrar que se trata de uma peça de veludo carmesim típico de Veneza, bordada a ouro, prata e seda, datada de 1707. Tradicionalmente, saia à rua nos dias de Procissão
a fim de cobrir e proteger o Santíssimo, sendo transportado por oito homens que seguravam igual número de varas. Consciente de que estas saídas iam contribuindo para a sua degradação, o Pálio
de Cidadelhe saiu uma última vez em procissão quando a população assinalou os seus 300 anos (2007), aguardando desde então uma solução para a sua preservação e salvaguarda.

Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com

Ao continuar a utilizar o site, você concorda com a utilização de cookies. Mais Informação

As definições de cookies neste site são definidas como "permitir cookies" para lhe dar a melhor experiência de navegação possível. Se você continuar a usar este site sem alterar suas configurações de cookies ou clicar em "Aceitar" abaixo, em seguida, você concorda com isso.

Fechar