Templates by BIGtheme NET
Home » Desporto

Desporto

Kartcross-Alexandre Borges 4º em Sever do Vouga

Foi um fim de semana com muita adrenalina e indecisão na tabela classificativa até à bandeira de xadrez, foram estes os ingredientes da 3ª Prova do Campeonato de Portugal de Kartcross, em Sever do Vouga.

Num lote de 21 participantes, o piloto da NelaSport, Alexandre Borges, voltou a estar em destaque, melhorando progressivamente os seus cronos ao longo das três corridas de qualificação de sábado e domingo, participando no restrito lote de concorrentes, que conseguiu rodar no segundo 35 e terminando o fim de semana, num excelente 4º lugar da geral.

“Foi um resultado importante para toda a equipa! Com o desenrolar das qualificações, senti que poderia ter chegado um pouco mais longe, o que não foi possível, em virtude da minha posição na grelha de partida. A terceira posição alcançada no somatório das corridas de qualificação, deu-me acesso à primeira linha da grelha de partida, no entanto o que aparentemente seria uma vantagem, não o é, quando temos apenas umas escassas dezenas de metros, a separar a grelha de partida e a primeira curva. Partindo na parte exterior da pista, quando cheguei ao final da primeira curva, já tinha caído para a sexta posição. A partir desse momento, acho que eu e o kartcross, demos o máximo que nos foi possível. Consegui registar a 3ª melhor volta, a menos de 2 décimas de segundo, do vencedor da prova e líder do Campeonato. Pode parecer um dado insignificante, mas para nós equipa, é um indicador que estamos no caminho certo. Em termos de resultado final e após a recuperação que tive de realizar, terminar na 4ª posição “colado” ao terceiro classificado, a escassas 4 décimas de segundo, considero que foi muito positivo e que nos deixa motivados, para a próxima prova em Mação”, afirma Alexandre Borges.

Por:Nelasport

Protocolo assinado entre FPF e AF Viseu com Municípios de Penalva do Castelo, Castro Daire e Lamego

O Auditório Carlos Costa, na sede da Associação de Futebol de Viseu (AF Viseu) recebeu na tarde desta quarta-feira (19 de junho) a cerimónia de assinatura de protocolos de colaboração entre a AF Viseu, a Federação Portuguesa de Futebol (FPF), as autarquias de Castro Daire, Lamego e Penalva do Castelo e a Associação dos Amigos de Jorge Caride.

Com o objetivo de enquadrar vários torneios e provas de futebol e futsal no Segmento de Recreação e Lazer, passando assim a estar sobe a alçada da FPF e das associações distritais, e os seus praticastes inseridos no universo do futebol federado, estes protocolos pretendem continuar a potenciar e a valorizar o futebol e o futsal distrital.

Entre outras provas, torneios e atividades desportivas, estes protocolos abrangem, no município de Castro Daire, a Taça Municipal de Futebol; no município de Lamego, em conjunto com  Associação dos Amigos de Jorge Caride, o Torneio Solidário de Futsal 24h e, em Penalva do Castelo, os Jogos Desportivos.

Na cerimónia de assinatura, José Alberto Ferreira, presidente da AF Viseu, sublinhou a importância destes protocolos, sobretudo porque vão permitir que as várias atividades e iniciativas desportivas sejam ainda mais reconhecidas e disponham de todas as condições para os seus atletas.

Fernando Gomes, presidente da FPF, destacou que estes protocolos não vão mudar os torneios e provas de futebol e futsal, que já se realizam, mas dar “um cunho de homologação e mais credibilidade”, garantindo a segurança dos atletas.

O dirigente máximo do futebol nacional aproveitou ainda para referir que foram já assinados 60 protocolos, em todo o país e que, atualmente, a FPF tem mais de 25 mil atletas de recreação e lazer.

Para Paulo Almeida, presidente da Câmara Municipal de Castro Daire, a assinatura deste protocolo “é um passo mais à frente na intervenção de uma autarquia no desporto”.

“Vai permitir crescer e evoluir, sendo um passo na qualidade desportiva do concelho e futuramente, se todos seguirmos este caminho, da região”, destacou o autarca.

Já Agostinho José Costa Coelho, presidente da Associação dos Amigos de Jorge Caride, lembrou que esta é uma mais-valia na realização das atividades desta associação que nasceu há 16 anos, em Lamego.

António Alves da Silva, vice-presidente da Câmara de Lamego, afirmou que este protocolo é uma “ajuda enorme na organização, na certificação e naquilo que é a gestão de um evento de futebol”.

Francisco Lopes Carvalho, presidente da autarquia de Penalva do Castelo, destacou que esta é “uma forma de legalizar o que já vinha sendo feito”. Os jogos desportivos vão já na 16ª edição e movimentam mais de 400 atletas. Com o Decreto Lei havia que legalizar”, concluiu.

Fornos de Algodres Youth Cup 2019 – Daral Seguros-22,23/29,30 junho

Fornos de Algodres vai voltar a receber o Torneio de futebol jovem Fornos Youth Cup, uma prova que é a imagem de marca desta região .

Já neste fim de semana nos  dias 22,23 e 29, 30 deste mês de junho, o Municipal da Serra da Esgalhada acolhe largas centenas de jovens atletas das mais diversas localidades de Portugal , cerca de 1400 crianças dos 7 aos 13 anos, de 92 equipas, tendo este ano a novidade futebol de 9 no escalão de Infantis A (Sub 13).

Como padrinhos vão estar os jovens fornenses Candeias e Luisinho , Bosingwa e Rui Miguel formados na ADFA e ainda Duarte Gomes e Francisco Neto (Seleccionador Feminino).

Vão estar presentes: S.L. Benfica, Sporting C.P, F.C. Porto, AA Coimbra,  Varzim SC,  Costifoot, Tondela, Carregal do Sal, ED Gouveia, ADFA, Lusitano FC,  NDS, , ED Gouveia,  FC Seia, Guarda Unida, Dínamo da Estação entre outros  constituem os quadros competitivos e recreativos dos Petizes (U7) até aos Infantis (U13).

Estima-se que durante este fim de semana cerca de 3500 pessoas, dos mais variados pontos do país, desde Bragança a Lisboa, visitem Fornos de Algodres.

Um fim de semana onde muitos pais e familiares dos atletas vêm a esta localidade, contribuindo um bom desenvolvimento para a economia local.

IP Guarda realiza I Jornadas sobre Envelhecimento Ativo

As I Jornadas sobre Envelhecimento Ativo, organizadas pelo Instituto Politécnico da Guarda (IPG) vão decorrer, nos próximos dias 27 e 28 de junho, na cidade da Guarda.

Estas jornadas visam criar um espaço de partilha de conhecimento, de natureza multidisciplinar nas áreas da estimulação física e cognitiva, bem como nas temáticas relacionadas com a tecnologia e participação social.

De acordo com a organização” o perfil de excelência dos preletores irá gerar um forte interesse e mobilizar diversos intervenientes nesta área”.

Os interessados podem obter mais informação (e fazer a sua inscrição gratuita mas obrigatória) em www.ipg.pt

A “Rota do Santo António dos Cabaços” e o “Trilhos de Gil Vicente” em junho

Mangualde promove neste mês de junho os dois últimos Percursos Pedestres de 2019: A “Rota do Santo António dos Cabaços”, em São Cosmado a 16 de junho, e o “Trilhos de Gil Vicente”, em Guimarães de Tavares a 23 de junho. Esta iniciativa insere-se nos Percursos Pedestres «Mangualde em Movimento», promovidos pela autarquia mangualdense em parceria com as respetivas Juntas de Freguesia. Incentivar o desporto e dar a conhecer Mangualde são os principais objetivos do projeto.  O início é sempre pelas 9h00 no Largo do Rossio, em frente ao Tribunal.

Recorde-se que, ainda no âmbito dos Percursos Pedestres «Mangualde em Movimento», teve lugar no dia 2 de junho os “Caminhos do Bom Sucesso” em São João da Fresta e a 9 de junho a Rota da Senhora dos Verdes em Abrunhosa-a-Velha. Estes percursos arrancaram a 13 de abril, com a realização dos “Trilhos da Ricardina” em Espinho e a “Rota das Águas Milenares” em Alcafache, a 28 de abril.

23 de junho

Trilhos de Gil Vicente – Guimarães de Tavares

Alexandre Borges em contagem decrescente para Sever do Vouga

No próximo fim de semana de 15/16 de junho, que a equipa da Nelasport regressa à competição, para mais uma ronda do Campeonato de Portugal de Kartcross, no Circuito do Alto do Roçário, em Sever do Vouga.
Nesta que será a 3ª Prova do Campeonato, já habitual em edições anteriores, não será uma novidade para a grande maioria dos pilotos, pelo que se advinha um fim de semana de intensa luta ao cronómetro, face ao que se tem verificado nas duas provas anteriores, de Lousada e Castelo Branco, com vários pilotos a rodar dentro do mesmo segundo.
Para esta Prova, o piloto da Nelasport, Alexandre Borges, encontra-se com a motivação em alta, face aos bons cronos que tem vindo a registar, no entanto e como habitualmente, mostra-se cauteloso em termos de prognósticos. “Nos treinos cronometrados, tenho conseguido realizar cronos bastante interessantes, normalmente dentro do top five, contudo por fatores de ordem diversa, não tem sido possível materializar esse andamento, em termos de resultados finais. Estou bastante motivado para esta Prova e apenas posso garantir, que mais uma vez, vou dar o meu melhor dentro de pista e dentro das possibilidades, procurar um bom resultado na Final”.

foto:JCF

Guarda Racing Days apresentado na cidade mais alta

O Guarda Racing Days vai decorrer  na cidade da Guarda está praticamente a postos para a prova inédita que reúne vários tipos de pilotos e de viaturas e que vai marcar o panorama automobilístico na região.

A apresentação oficial decorreu , na Câmara Municipal, com a presença do presidente do Município da Guarda Carlos Chaves Monteiro , o presidente do Clube Escape Livre , Luís Celinio e o diretor de prova. Estiveram ainda vários pilotos, que “testaram e aprovaram” a pista. Tudo indica que vão mesmo ser os maiores dias de corrida na cidade mais alta.

Tudo se irá desenrolar na encosta por detrás do Hotel Vanguarda, centro de operações do evento. A encosta do recinto da feira, a 10 minutos a pé do centro da Guarda, permite o acesso fácil sem constrições de trânsito e dificuldade de estacionamento. Para os que necessitarem efetivamente de se deslocar de carro, estão preparados parques de estacionamento a poucas centenas de metros, na parte inferior do circuito. Por seu lado, a vista em “anfiteatro” para o traçado é ótima para os milhares de pessoas esperados poderem assistir nas melhores condições. Para despertar a curiosidade dos transeuntes, estiveram em exposição, junto à Camara Municipal da Guarda, carros de todas as categorias admitidas.
Ao longo de um traçado de 1,5 km, 60 por cento em asfalto e 40 por cento em terra, “desfilam” em grande velocidade quatro categorias: Ralis (A), Todo o Terreno (B), Off Road (C) e SSV (D). No sábado decorrem duas sessões de treinos livres e, no domingo, uma sessão de aquecimento, duas sessões de corrida, e duas meias-finais a disputar pelas categorias A e C, e as B e D, e a finalíssima que encontra o vencedor absoluto do Guarda Racing Days.

Na apresentação, Carlos Monteiro, presidente da Câmara Municipal da Guarda, referiu que “Para além da cidade mais alta passar a ter mais um grande evento, tem também um novo motivo para que mais pessoas venham visitar a cidade e desfrutem de uma prova cheia de adrenalina, onde o espetáculo está garantido. O Guarda Racing Days é mais uma aposta forte da Câmara Municipal da Guarda, que vem juntar este evento a outros que tem levado a cabo e que são já referência nacional.”

Também Luis Celínio, presidente do Clube Escape livre, salientou que “Competição, convívio, presença de vários campeões nacionais e outros pilotos e equipas de créditos firmados são condimentos para colocar o Guarda Racing Days como um grande espetáculo de desportos motorizados.”
Após a apresentação na Câmara Municipal, pilotos e máquinas presentes seguiram para o local da competição. Foi também a ocasião para o presidente do município da Guarda experimentar o circuito ao lado do piloto David Spranger em BMW Proto. Experimentou ainda a pista o piloto Filipe Rebolho, em Subaru Impreza, tendo estado no local outros pilotos, todos unânimes em relação ao traçado e ao espetáculo que pode ser proporcionado.

Até ao momento estão confirmadas 30 inscrições, entre eles pilotos de renome no automobilismo nacional como Armindo Araújo, Rui Sousa, Santinho Mendes, Fernando Peres, Pedro de Mello Breyner, Pedro Matos Chaves, Francisco Carvalho, Pinto dos Santos, Mário Mendes, Hugo Lopes, João Novo, Alexandre Borges, Mauro Reis, Mário Franco e muitos outros. Equipas como a ARC Sport, de Aguiar da Beira, e a AMSport, de Viseu, a Sharish Gin Race Team, a Can-Am Off Road Portugal, a JB Racing Rich Energy e a Franco Sport confirmaram igualmente presença.

Apesar de contar com grandes pilotos, a prova Guarda Racing Days é aberta a todos os condutores com carta de condução, com ou sem licença desportiva, que podem desde já inscrever-se em mais que uma categoria. As inscrições decorrem até 5 de julho em www.escapelivre.com e o regulamento pode ser consultado no site da FPAK.

 

5º Open de Ténis Amador Cidade da Guarda foi ganho por egitaniense Nuno Matias

Teve lugar o 5º Open de Ténis Amador Cidade da Guarda foi ganho por o egitaniense Nuno Matias (residente em Moçambique), sendo já o 6º torneio pontuável para o CDTA 2019.

Num dia de muito sol, vieram jogadores de vários concelhos da Guarda e Castelo Branco. A final foi uma repetição de Vila Franca das Naves à 15 dias , foi disputada pelo português Nuno Matias (residente em Moçambique) e o brasileiro Izandro Pereira (residente em Manteigas).

Foi uma bela final e ainda mais bem disputada que no dia 25/5/19 embora o resultado final fosse o mesmo, isto é, a vitoria seria do Nuno Matias por 6/1 e 6/3. Na final do outro torneio (em paralelo), o de consolação, o Carlos Silva(da Guarda) venceu por 4/1, 2/4 e 10/3 ,o José Gonçalves (residente no Brasil) num jogo muito equilibrado e com já algum cansaço a pesar nos intervenientes. A organização ofereceu ao vencedor e vencido os respetivos troféus, as bolas do evento e ainda um cabaz do BAR DO TÉNIS (+-7,50€) a cada participante.

Este evento só foi possível graças ao apoio dos funcionários municipais e obviamente do próprio Município como principal patrocinador deste evento nos últimos 5 anos. O próximo torneio do Circuito Distrital (CDTA) será em Gouveia nos dias 22 e 23 de Junho.

Rota da Senhora dos Verdes com meia centena de caminheiros

Mangualde promoveu mais um Percurso Pedestre no passado domingo, dia 9 de junho: a Rota da Senhora dos Verdes em Abrunhosa-a-Velha. Esta iniciativa, na qual participaram cerca de meia centena de pessoas, insere-se nos Percursos Pedestres «Mangualde em Movimento», promovidos pela autarquia mangualdense em parceria com as respetivas Juntas de Freguesia. Incentivar o desporto e dar a conhecer Mangualde são os principais objetivos do projeto. Estiveram presentes o vice-presidente da Câmara Municipal de Mangualde, Elísio Oliveira, e o presidente da Junta de Freguesia de Abrunhosa-a-Velha, Eduardo Albuquerque. O percurso teve início pelas 9h30 e no final, pelas 12h00, a Junta de Freguesia de Abrunhosa-a-Velha ofereceu um almoço convívio a todos os participantes.

Recorde-se que, ainda no âmbito dos Percursos Pedestres «Mangualde em Movimento», teve lugar no dia 2 de junho os “Caminhos do Bom Sucesso” em São João da Fresta, e a 16 de junho decorrerá a “Rota do Santo António dos Cabaços” em São Cosmado. A 23 de junho decorrerá o “Trilhos de Gil Vicente” em Guimarães de Tavares. O início é sempre pelas 9h00 no centro das respetivas localidades.

 

Estes percursos arrancaram a 13 de abril, com a realização dos “Trilhos da Ricardina” em Espinho e a “Rota das Águas Milenares” em Alcafache, a 28 de abril.

GNR- Operação Turismo Seguro

Até dia  14 de junho, em todo o Território Nacional, a Guarda Nacional Republicana promove um conjunto ações de sensibilização, dirigidas aos turistas, sobre procedimentos de segurança a adotar durante o seu período de descanso ou lazer.

Esta iniciativa tem um cariz marcadamente preventivo e, como tal, será intensificado o policiamento de proximidade nas zonas de maior densidade populacional, promovendo o contacto com os cidadãos, sensibilizando-os para adoção de comportamentos para prevenir os potenciais riscos e perigos da criminalidade associada ao turismo. Pretende-se, ainda, reforçar a corresponsabilização de todos os parceiros nacionais e locais ligados ao setor do turismo, na promoção da segurança e na proteção dos direitos de todos os turistas, transformando estes parceiros em Interlocutores Locais de Segurança, possibilitando, desta forma, uma integração mais efetiva da comunidade nas questões de segurança e da prevenção criminal.

Nas referidas ações de sensibilização, os militares irão transmitir os seguintes conselhos:

 Em passeio a pé:

– Não ostentar joias, relógios ou outros objetos de valor elevado;

– Nunca juntar os códigos e os cartões de crédito;

– Não ter todo o dinheiro, telemóvel e cartões num só sítio. Separar os locais onde os guarda;

– Usar roupa que tenha bolsos interiores com fecho, de forma a dificultar o furto por carteiristas;

– Usar as mochilas no peito;

– Evitar andar sozinho em zonas desertas e em horas de menor afluência de pessoas.

 Na residência de férias:

– Caso a habitação tenha cofre, guardar aí os objetos mais valiosos ou suscetíveis de furto;

– Ao sair da habitação, verificar se janelas e portas ficam bem fechadas/trancadas;

– Durante a noite, não dormir de janelas abertas;

– Nunca deixar objetos de grande valor à vista, sendo que este cuidado ainda é mais importante quando o quarto/habitação está acessível da rua ou está situada no rés-do-chão;

– Caso a residência seja alvo de furto, informar as autoridades assim que possível.

 Em passeio/visita de locais turísticos de automóvel:

– Nunca deixar objetos à vista no interior do automóvel;

– Ao abandonar o veículo, certificar-se que este ficou trancado e com os vidros fechados;

– Após estacionar, não tirar objetos do habitáculo para a mala do veiculo (deverá fazê-lo antecipadamente);

– Caso seja vítima de furto, informar imediatamente as autoridades.

 Na Praia:

– Levar o mínimo indispensável para a praia;

– Não ostentar objetos de valor;

– Evitar deixar os objetos pessoais visíveis quando for à água;

– Se possível, solicitar a um conhecido que vigie os seus pertences.

Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com

Ao continuar a utilizar o site, você concorda com a utilização de cookies. Mais Informação

As definições de cookies neste site são definidas como "permitir cookies" para lhe dar a melhor experiência de navegação possível. Se você continuar a usar este site sem alterar suas configurações de cookies ou clicar em "Aceitar" abaixo, em seguida, você concorda com isso.

Fechar