Templates by BIGtheme NET
Home » Saúde

Saúde

Escuteiros de Fornos de Algodres recolhem Medicamentos diversos

Vai decorrendo, na vila de Fornos de Algodres, uma recolha de medicamentos diversos, isto é , desde caixas de medicamentos, blister de medicamentos, com e sem validade e xaropes.

Os locais onde poderá deixar os seus velhos medicamentos são o Centro de Saúde, as farmácias locais e grupo de Escuteiros.

Esta recolha é levada a cabo pelos Escuteiros de Fornos de Algodres.

Por:António Pacheco

 

Prémio Mérito Escolar atribuído em Gouveia

Group Of Teenage Pupils Outside Classroom

Já são conhecidos os alunos vencedores ao Prémio Mérito Escolar.

O Prémio de Mérito Escolar consiste na valorização do mérito, da excelência, da dedicação, do esforço no trabalho e no desempenho ao nível académico. Desta forma, o Município de Gouveia atribui prémios de mérito aos alunos do Ensino Básico, Secundário e Ensino Superior.

Vencedores do Prémio Mérito Escolar:

4º ano – Ana Rita Noutel da Cunha Paulino (Agrupamento de Escolas de Gouveia)
4º ano – João Eusébio Santos Pereira Pinto (Agrupamento de Escolas de Gouveia)
4º ano – Joana Louro Figueiredo (Agrupamento de Escolas de Gouveia)
6º ano – João Gabriel Correia Granado (Agrupamento de Escolas de Gouveia)
9º ano – Inês Cantarinha Lopes (Agrupamento de Escolas de Gouveia)
12º ano – José Eduardo Batista Sequeira (Agrupamento de Escolas de Gouveia)
Ensino Superior Universitário – André Filipe Ferreira Duarte (Universidade de Coimbra)
Ensino Superior Politécnico – Miguel Ângelo Ferreira Carvalho (Instituto Politécnico de Lisboa)

Consulte a grelha final aqui

Por:Mun.Gouveia

Alto Mondego, Rede cultural apresentado na Fundação Lapa do Lobo

Decorreu na passada sexta -feira, a apresentação do projeto Alto Mondego rede cultural, no auditório da Fundação Lapa do Lobo.

Marcaram presença os Presidentes de Câmara de Gouveia, Luis Tadeu ;Nelas, José Borges da Silva; Fornos de Algodres, Manuel Fonseca e Mangualde, João Azevedo.

Este projeto, tem como objeto, a promoção do desenvolvimento local e regional, e a dinamização do património cultural de forma integrada, mobilizando as vertentes económicas, social, cultural e ambiental.

Rastreio da Liga Port. contra o Cancro em Fornos de Algodres

A partir de 7 de agosto

O Núcleo Regional do Centro da Liga Portuguesa Contra o Cancro (NRC-LPCC) lança o apelo às mulheres do concelho de Fornos de Algodres, com idade compreendida entre os 45 e os 69 anos para participarem no Programa de Rastreio de Cancro da Mama promovido pelo NRC-LPCC.
A partir de 7 de agosto de 2017 e até ao início de setembro, a Unidade Móvel de Mamografia Digital encontra-se estacionada junto do Centro de Saúde de Fornos de Algodres, estando em funcionamento de segunda a quinta-feira, das 9h00h às 18h30, e à sexta-feira, das 9h00 às 12h30 e das 13h30 às 16h30.
As mulheres com inscrição atualizada no Centro de Saúde recebem uma carta-convite com a indicação da data e hora de realização do exame. Segundo a LPCC, constata-se que muitas faltas ao Rastreio decorrem da desatualização dos dados de morada nos registos dos Centros de Saúde, motivo pelo qual a LPCC apela à atualização dos mesmos e à participação no Rastreio.

O exame mamográfico deve ser repetido de dois em dois anos de forma a garantir uma prevenção eficaz.

Para marcações ou informações adicionais, deve contactar-se o Centro de Coordenação do Rastreio através do telefone 239 487 495/6 ou do e-mailrcmama.nrc@ligacontracancro.pt.

Por:LPCC

Cortejo das Oferendas das Freguesias de Fornos de Algodres a 28 de julho

19989706_1513572998702384_1790355856056222396_n O Cortejo de Oferendas das diversas freguesias do concelho de Fornos de Algodres, vai decorrer na sexta-feira, 28 de julho, às 20h30 nos Paços do Concelho .

Para tal, as diversas freguesias já estão a preparar a participação, o tema deste ano é o Património Musical.
O Cortejo de Oferendas tem um caráter solidário, onde as oferendas serão entregues à Comissão Fabriqueira da Igreja de Fornos de Algodres para o Mini Mercado Soli19989803_1513572858702398_8301286080701424297_ndário.
As freguesias do concelho de Fornos de Algodres, abriram as suas portas para receber os Professores da Atividade Física do Fornos Vida e as colaboradoras da Biblioteca Municipal Maria Teresa Maia Gonzalez para os ensaios do cortejo.

Por:Mun.FA

Dou Mais Tempo à Vida em Mangualde

unnamedNeste sábado, a partir das 8h30, decorre em Mangualde a grande festa de encerramento do projeto Dou Mais Tempo À Vida® que vai envolver toda a comunidade ao longo do dia com atividades desportivas, lúdico-culturais e atuações musicais. Para além do espaço de alimentação e lazer, esta cerimónia de encerramento conta ainda com um espaço de saúde, dedicado à prevenção do cancro e tem um momento muito especial, pelas 20h30: “Unidos pela Vida” – Testemunhos de sobreviventes de cancro e largada de balões luminosos.

Dou Mais Tempo À Vida® é uma iniciativa do Núcleo Regional do Centro da Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC) que visa a promoção da educação para a saúde e a prevenção do cancro no âmbito comunitário, assim como a divulgação das iniciativas e dos serviços da LPCC de apoio ao doente oncológico e à família.

“Somos naturalmente Saudáveis”, “Mãos unidas”, Mulheres de rosa”, “Com saúde, com paixão, mulheres de coração” são exemplos dos nomes de algumas das 22 equipas que se organizaram no concelho de Mangualde, num projeto de solidariedade e compromisso, como referia o presidente da autarquia, João Azevedo, na sessão de abertura.

As equipas, com um mínimo de sete e máximo de 15 elementos, constituídas por grupos de amigos ou conhecidos, de familiares, colegas de trabalho, ou de uma coletividade, de um bairro ou aldeia, tiveram como tarefa desenvolver atividades de sensibilização para a problemática da doença oncológica e atividades de angariação de fundos. Até ao final do projeto realizaram mais de 40 iniciativas, das quais 20 de sensibilização  / educação para a saúde com a presença de profissionais de saúde.

Para além da impressionante dispersão geográfica, a organização destaca o cuidado de chegar com a mensagem da promoção da educação para a saúde e prevenção do cancro, desde os mais pequenos até aos mais seniores.

“Comer Bem dá Saúde” é um exemplo de uma campanha implementada em todas as escolas do 1.º ciclo do concelho de Mangualde que teve como objetivo fomentar hábitos saudáveis na alimentação das crianças. Outra iniciativa, também dirigida aos mais jovens, foi a da equipa “Escolas de Mangualde + saúde” que juntou alunos dos 4.º, 5.º e 6º anos. Mas também os cidadãos seniores tiveram aulas de yoga, organizadas pela equipa “Somos Naturalmente Saudáveis” e, por exemplo entre muitas atividades, a equipa “Mulheres de Rosa” organizou uma ação de sensibilização sobre a prevenção do cancro da mama no homem e na mulher.

O projeto Dou Mais Tempo à Vida ® conta com o apoio da Câmara Municipal de Mangualde.

Grande Festa de Encerramento
 Dou Mais Tempo à Vida® – Mangualde
sábado, 15 de julho de 2017
 Largo do Rossio
08H30 | Largada de Pombos
09H00 | Caminhada pela Prevenção do Cancro
10H00 | Agradecimentos
Professor Vítor Rodrigues, Liga Portuguesa Contra o Cancro (NRC)
Dr. João Azevedo, Câmara Municipal de Mangualde
Coordenadora de projeto, Liga Portuguesa Contra o Cancro (NRC)
Responsáveis de Projeto DMTV Mangualde
10H30 | Atuações de palco
21H00 | Momento “Unidos pela Vida” – Testemunhos e largada de balões luminosos
22H00 | Concerto Orquestra Sinfónica da PSP (no Largo Dr. Couto)
24H00 | Encerramento

Rui Ventura apresentou recandidatura em Pinhel

19248061_144719939420475_5809358381459230182_n Recentemente em Pinhel, Rui Ventura apresentou a sua recandidatura à Câmara Municipal, pelo PSD, com o lema “Pinhel não pode parar”.

Perante uma grande moldura, o atual autarca apresentou as razões que o levaram a concorrer a mais um mandato na Cidade Falcão, estiveram presentes, o deputado e líder da bancada parlamentar dos sociais democratas, Luis Montenegro e os deputados eleitos pelo circulo da Guarda do PSD, An19420755_144719832753819_1190430357998531005_ngela Guerra e Carlos Peixoto.

“Todos sabem do meu empenho na construção de um concelho moderno, preparado para os desafios que os novos tempos colocam. Um concelho amigo das crianças, desafiante para os jovens, ao serviço das famílias e dos seus idosos”.

“O concelho de Pinhel não pode abrandar. O ritmo não pode enfraquecer. Hoje, já não se pode perder tempo com experiências vagas e pouco ou nada estruturantes”, referiu Rui Ventura.

Fotos:RV17

 

Dia dos Avós celebrado em Mangualde

logoInscrição gratuita até 17 de julho

No dia 26 de julho, a Câmara Municipal de Mangualde assinala o Dia dos Avós e convida todos os seniores e avós do concelho a juntarem-se a um dia que promete muita animação. O tradicional “Arraial Sénior” decorre no Monte Nossa Senhora do Castelo, a partir das 11h00.

O dia arranca com a celebração de eucaristia, pelas 11h00, seguida de uma bela tarde de convívio com troca de merendas e muita animação, a partir das 14h00. O momento do bolo dos avós acontecerá pelas 15h30. A participação é gratuita, mas sujeita a inscrição prévia até 17 de julho, no Serviço de Ação Social da Câmara Municipal de Mangualde ou através dos contactos: 232 619 880, redesocial@cmmangualde.pt ou ssocial@cmmangualde.pt.

Celebrar o Dia dos Avós significa celebrar a experiência de vida, reconhecer o valor da sabedoria adquirida, não apenas nos livros, nem nas escolas, mas no convívio com as pessoas e com a própria natureza. O Dia dos Avós comemora-se a 26 de julho, por ser o dia de Santa Ana e São Joaquim, pais de Maria e avós de Jesus Cristo. Aproveite esta data para mandar uma mensagem de carinho aos seus queridos avós.

Por:Mun.Mangualde

PSA Mangualde solidária com os bombeiros e as vítimas dos incêndios

psa mang A PSA Mangualde sensibilizada pela tragédia provocada pelos incêndios que afetou o país, toma a iniciativa de realizar duas ações de responsabilidade social: organiza uma campanha interna de angariação de bens e homenageia as vítimas do incêndio de Pedrógão Grande.

 Tendo como mote “Partilha, Solidariedade e Apoio”, a PSA está a promover junto dos colaboradores, uma recolha de bens alimentares. Todos os produtos doados ao longo da semana serão entregues aos Bombeiros Voluntários.

Paralelamente, a empresa irá também apoiar os soldados da paz com a doação de diversos tipos de materiais necessários à sua atividade.

Para além desta iniciativa, nos três dias de luto nacional decretados pelo Governo Português, centenas de colaboradores, num gesto de homenagem, juntaram-se e respeitaram um minuto de silêncio em memória das vítimas de Pedrógão Grande e em solidariedade com as suas famílias.

Com estas atividades, a PSA visa dar continuidade à sua atitude socialmente responsável e ao seu compromisso de desenvolvimento local e regional.

Por:PSA

Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com

Ao continuar a utilizar o site, você concorda com a utilização de cookies. Mais Informação

As definições de cookies neste site são definidas como "permitir cookies" para lhe dar a melhor experiência de navegação possível. Se você continuar a usar este site sem alterar suas configurações de cookies ou clicar em "Aceitar" abaixo, em seguida, você concorda com isso.

Fechar