Templates by BIGtheme NET
Home » Saúde

Saúde

Região Centro foi apoiar a Seleção AA na Luz

Apesar de ser quinta-feira, foram muitas centenas  de portugueses que se deslocaram dos diversos municípios da Região Centro para assistir ao Portugal- Argélia, onde Portugal venceu por três bolas sem resposta.

Assim, os diversos municípios presentearam equipas de futebol, colaboradores, funcionários entre outros.

A chuva marcou presença, assim como o frio, mas estes adeptos foram de pedra e cal para apoiar a Seleção.

A luta contra a vespa das galhas do castanheiro

Esta luta biológica contra a vespa das galhas do castanheiro, ao abrigo do protocolo Biovespas do qual o Município de Mangualde é aderente, concretizou-se através de duas largadas de um inseto (Torymus sinensis) que elimina a praga que afeta os soutos e a produção da castanha.

As largadas foram realizadas pelos técnicos da Associação Portuguesa da Castanha (RefCast), da Direção-Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV) e da Câmara Municipal de Mangualde. As localizações resultaram da prospeção feita em 2017 pelos técnicos, tendo-se escolhido as Freguesias de São João da Fresta e União de Freguesias de Mangualde, Mesquitela e Cunha Alta.

Por:MM

Visitas ao SNS de Mangualde

Foram realizadas visitas, na manhã desta quinta-feira, com o intuito de conhecer ainda mais de perto a realidade dos serviços nacionais de saúde do concelho de Mangualde, à USF de Terras de Azurara (Unidade de Saúde Familiar), à USF de Mangualde e à ECL – Equipas Coordenação Local para os Cuidados Continuados Integrados.

 As visitas foram efetuadas pelo Presidente da Câmara Municipal de Mangualde, João Azevedo, pela Presidente da ARS Centro, Rosa Reis Marques, pelo Presidente ACES Dão Lafões, António Grade, e pela Vereadora da Saúde da Câmara Municipal de Mangualde, Maria José Coelho.

 Por sua fez o autarca mangualdense João Azevedo            referiu:“Estabelecer ainda uma maior proximidade com as problemáticas da saúde local, dos serviços nacionais de saúde, a fim de encontrar sempre as melhores soluções para as populações, foi o objetivo desta visita”.

“Queremos estar sempre próximo das populações, próximo dos seus problemas, porque só assim se encontram as soluções adequadas e possíveis”, conclui o edil mangualdense.

 Foi ainda estabelecido um protocolo de colaboração entre a Câmara Municipal de Mangualde e a USF de Mangualde, que visa a cedência, por parte da autarquia, de alguns equipamentos.

Por:MM

 

Direitos e deveres das Crianças

Junho, o mês das crianças, assim têm imensas atividades para realizar e dessa forma, UCSP de Fornos de Algodres esteve presente nas comemorações do Dia da Criança.

Nesse evento, algumas atividades foram efetuadas no Mercado Municipal.

Ao longo deste mês está patente um mural alusivo a esta atividade e todos podem visitar no UCSP de Fornos de Algodres.

Tertúlia “Prevenir e Sobreviver ao Cancro”na Guarda

O Núcleo Regional do Centro da Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC.NRC) promove na Guarda, no próximo dia 9 de junho, sábado, pelas 16 horas, uma tertúlia intitulada “Prevenir e Sobreviver ao Cancro”.

A iniciativa, aberta a todos os interessados, realiza-se no Auditório da Escola Secundária Afonso de Albuquerque.

A tertúlia na Guarda conta com as participações da médica Ana Rita Neto (Instituto Português de Oncologia de Coimbra), para falar sobre “Prevenção do Cancro”, e António Guilherme de Oliveira (Unidade Local de Saúde da Guarda), para abordar a dimensão psicológica de como “Sobreviver ao Cancro”. A moderar a conversa estará Vitor Rodrigues, da dirção do LPCC.NRC.

Os desafios que a Oncologia enfrenta vão marcar profundamente a sociedade nas próximas décadas. De acordo com as projeções nacionais e internacionais, a evolução demográfica e a exposição a fatores de risco vão determinar um aumento da incidência das doenças oncológicas. Neste contexto, assume especial relevância a promoção da saúde e do diagnóstico precoce, considerando-se prioritário efetivar a prevenção primária através da promoção de estilos de vida saudável.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde, cerca de 40% de todos os cancros podem ser prevenidos e outros podem ser detetados numa fase precoce do seu desenvolvimento, tratados e curados. A sensibilização, prevenção primária e deteção precoce do cancro são componentes chave para o controlo do cancro, possibilitando uma redução da sua incidência e mortalidade.

Por outro lado, muito por conta dos avanços científicos e médicos, a sobrevivência ao cancro tem vindo a aumentar, o que acarreta novos desafios para as sociedades. O cancro afeta não só a vida dos doentes, que sofre alterações em todos os domínios, físico, psicológico e social, mas também a dos seus familiares mais próximos. Esta mudança tem, naturalmente, implicações psicológicas e emocionais consideráveis.

No final do encontro, está previsto um momento musical e de convívio com a atuação do “Coro ao Centro”, constituído por doentes oncológicos, voluntários e ainda elementos da direção do LPCC.NRC.

Em todas as realizações destas tertúlias, haverá uma sessão prévia de formação interna dos voluntários de cada distrito, envolvendo as várias áreas de voluntariado do LPCC.NRC: o Voluntariado Comunitário, o Voluntariado Hospitalar (que funciona no Instituto Português de Oncologia de Coimbra e  no Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra) o Voluntariado de Entreajuda (Movimento Vencer e Viver) e o Voluntariado Ocupacional (Centro de Voluntariado Ocupacional).

As constituem uma ação descentralizada da comemoração dos 50 anos do Núcleo Regional do Centro da Liga Portuguesa Contra o Cancro, que vão abranger 78 concelhos da Região Centro. O ciclo já passou por Aveiro, Viseu e Leiria.

 

Dia Mundial do Ambiente celebrado no IPG

Decorreu nesta terça-feira, no Instituto Politécnico da Guarda uma iniciativa centrada na temática “Educação para o Desenvolvimento” , dado que se celebrou o Dia Mundial do Ambiente.
Foi uma organização da ESECD/IPG em parceria com a Câmara Municipal da Guarda.
Foram propostas várias iniciativas de sensibilização à cidadania ambiental – a preservação da “casa comum” : o Planeta Terra.

(Por:IPG/Fotos: GIC-Gabinete de Informação e Comunicação).

Bombeiros de Fornos de Algodres e OMB Grupo Ótico celebraram protocolo

RASTREIO VISUAL  A 8 DE JUNHO

Foi celebrado um  protocolo entre a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Fornos de Algodres e o OMB Grupo Ótico que permite a todos os colaboradores, associados e familiares diretos a possibilidade de usufruir de descontos até 40%, na rede de lojas OMB GRUPO OPTICO. (Estrada nacional nº 16, nº 57).

Pode ainda marcar a sua consulta para: 271 701 044).
O OMB Grupo Ótico disponibiliza ainda a todos os colaboradores, associados e familiares diretos da A.H. dos Bombeiros Voluntários de Fornos de Algodres um RASTREIO VISUAL, no dia 8 de JUNHO, junto ao quartel entre as 10h e 18h.

Um universo de vantagens para os colaboradores, associados da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Fornos de Algodres e para os seus familiares.

Aguiar da Beira acolhe a Palestra “Colesterol e Bem-Estar do Coração”

No mês dedicado ao coração e à saúde cardiovascular, Milena Lapas irá falar na Biblioteca Municipal de Aguiar da Beira, nesta sexta-feira, pelas 21 horas, sobre as causas, os riscos e a prevenção do colesterol e de outras doenças cardiovasculares e de soluções naturais para manter o bem-estar do coração.

Sensibilizar as famílias e demais público interessado para a adoção de práticas e estilos de vida saudáveis, bem como a prevenção cardiovascular, entre outras doenças decorrentes de maus hábitos são os objetivos da ação.

Os participantes receberão ainda, gratuitamente, uma consulta de avaliação corporal.

A sessão é gratuita e é organizada pelo CLDS 3G Aguiar no Coração, no âmbito do programa para o desenvolvimento sustentável da família.

 

ULS Guarda celebrou o Dia do Enfermeiro

Decorreu na cidade da Guarda, nesta segunda -feira, uma ação promovida no âmbito do Dia do Enfermeiro, no Auditório Dr. Lopo de Carvalho, com a apresentação de diversos temas ao longo do dia, pelos enfermeiros locais e dos diversos UCSP do distrito da Guarda.

Assim um dia muito produtivo com temas pertinentes, assim como :

“Terapia Inanatória: Sensibilizar – Instruir – Otimizar pelo Serviço de Pneumologia pelas Enf.Graça Cunha e Sónia Ramalho.

EN.Família: “Ser Enfermeiro de Família na USCP da Guarda”, pelas enfermeiras Cândida Mocho, Conceição Logrado e Cremilda Almeida.

“Um pilar para a Qualidade dos Cuidados de Saúde”, pela Enfª. Lígia Marcelino representa o Serviço de Esterilização.

“Promover no presente para prevenir o futuro” pela Enfª. Cândida Tavares, UCSP de Manteigas. do Bloco Operatório. Uma apresentação da responsabilidade das Enfª. Paula Nobre e Paula Santos.

“Um caminho de mãos dadas com a comunidade”, pelo Enfº. João Granado da UCC de Gouveia.

“Consulta de Estomaterapia” pela Enfª. Paula Remédios da Consulta Externa.

“De braço dado com a população”, pelas Enfª. Ana Calado, Claúdia Gonçalves e Anabela Santos, por UCSP de Almeida.

“Cuidados de Enfermagem…relato quotidiano e atribulado,” do Serviço de Urgência Geral pelo Enfº. Jorge Santos.

A Enfª. Eugénia Rainha representou o “UCC Seia, com o tema: “Ao seu lado fazemos a diferença”

“Ama o teu coração” pela Enfª. Helena Pinheiro, da UCSP de Fornos de Algodres

O Serviço de Medicina, setor B apresentou dois temas: “Quedas” – Enfª. Pedro Tomé e ” Disfagia” – Enfª. Marta Morgado.

“Centro de Saúde de Pinhel – Laços Comunitários “da UCSP de Pinhel pela Enfª. Lurdes Vaz.

“Cuidar Intensivamente” pelo Enfº. Joaquim Nércio, do Serviço de Medicina Intensiva.

“Literacia em Saúde numa Comunidade da Região Centro”.Enf. Catarina Martins do Hospital de Dia de Medicina está a apresentar

“UAVC ontem, hoje e amanhã”, pelo Enfº. Ricardo Correia da Unidade de AVC’s .

“A Enfermagem no contexto da qualidade e segurança do doente” pelo Enfº. José Calado , Gabinete de Gestão da Qualidade

Foram imensos os temas debatidos que da unidade quis apresentar neste dia tão importante para os enfermeiros de todo País.

foto:ULS Guarda

 

 

Caminhada”O Que nos LIGA” em Penalva do Castelo

No dia 27 de maio, domingo, terão lugar, nos 78 concelhos da Região Centro, as caminhadas “O Que nos LIGA” no âmbito das comemorações dos 50 anos do Núcleo Regional do Centro da Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC.NRC).

O evento único e sem precedentes no nosso País, convocará, em simultâneo, as populações de 78 comunidades em torno da luta contra o cancro e na promoção de estilos de vida saudável, nomeadamente pela prática de exercício físico.

A iniciativa será promovida em cada concelho pelo respetivo Grupo de Voluntariado Comunitário, junto do qual poderão ser obtidas informações relativas à inscrição. Esta iniciativa vai resultar numa candidatura ao Livro de Recordes do Guinness pela tentativa de recorde pela maior mobilização comunitária na luta contra o cancro. Para obter mais informações pode contactar-se a organização através do e-mail voluntariado.nrc@ligacontracancro.pt ou pelo telefone 239 487 490 e ainda consultar www.ligacontracancro.pt ou www.facebook.com/ligacontracancrocentro/.

Em Penalva do Castelo, a concentração dos participantes está marcada para as 9h00 na Antiga Praça, onde também terminará a caminhada pelas 12h00 e decorrerá um almoço partilhado. Para obter mais informações sobre «O Que nos Liga — 50 anos» neste concelho, proceder à inscrição e adquirir o kit de participação, os interessados podem contactar diretamente os elementos do grupo de voluntariado local, dirigir-se à Câmara ou Piscinas Municipais.

A inscrição tem o valor de cinco euros, que reverte na íntegra para o Núcleo Regional do Centro da Liga Portuguesa Contra o Cancro, e inclui a oferta de uma t-shirt exclusiva, água, fruta e folhetos informativos da LPCC.

 

Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com

Ao continuar a utilizar o site, você concorda com a utilização de cookies. Mais Informação

As definições de cookies neste site são definidas como "permitir cookies" para lhe dar a melhor experiência de navegação possível. Se você continuar a usar este site sem alterar suas configurações de cookies ou clicar em "Aceitar" abaixo, em seguida, você concorda com isso.

Fechar