Templates by BIGtheme NET
Home » Saúde

Saúde

Eucaristia nas Fuinhas em direto na TVI-19 de agosto

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Depois de muito tempo depois, uma benesse para esta região, sobretudo o concelho de Fornos de Algodres, mais concretamente a localidade de Fuinhas, foi contemplada pela TVI, com a transmissão da Eucaristia Dominical.

Assim , neste domingo, 19 de agosto, pelas 11 horas, a Igreja das Fuinhas vai ser pequena demais para acolher tantos fiéis que chegam de toda a parte, para assistir à Santa Missa.

Uma manhã em cheio para  a localidade e para todas as pessoas.

Por:AP foto:DR

Oferta de uma bicicleta de fisioterapia para Misericórdia de Mangualde

A Misericórdia de Mangualde foi contemplada nesta segunda -feira com a oferta de uma bicicleta de fisioterapia, na passagem da 80ª edição da prova rainha do ciclismo nacional “ Volta a Portugal”, pela cidade de Viriato.
Para o Provedor, José Tomás, “este equipamento vai contribuir para a promoção da boa forma física, dos residentes das diferentes respostas sociais da Misericórdia. Trata-se de um ato simbólico para com aqueles que mais precisam, que muito agradecemos.”
A Vice-Provedora, Isabel Couto e o Mesário, Carlos Coutinho, representaram a Misericórdia de Mangualde nesta Cerimónia.
Esta ação inovadora resulta da assinatura de um protocolo entre o Banco Santander, a União das Misericórdias Portuguesas e a Podium Events de apoio à população sénior, que prevê a entrega de várias bicicletas de fisioterapia à população sénior residente nas localidades das etapas da 80ª Volta a Portugal em Bicicleta.

Por:SMM

“Andanças Seniores” em Mangualde

Entre os dias 26 de junho e 13 de julho, cerca de 900 seniores residentes no concelho de Mangualde, com idade igual ou superior a 65 anos, viajaram até ao norte do país no âmbito da iniciativa “Andanças Seniores”. Estes seniores tiveram a oportunidade de visitar Santa Maria da Feira, Arcozelo/Vila Nova de Gaia (visita ao santuário daquela que é popularmente conhecida como Capela de Santa Maria Adelaide), Miramar (Senhor da Pedra) e o Parque do Buçaquinho em Esmoriz. A ação, promovida pela Câmara Municipal de Mangualde em parceria com a Rede Social de Mangualde, foi acompanhada pela Vereadora Maria José Coelho.

A Vereadora da Ação Social, Maria José Coelho, refere que o projeto ‘Andanças Seniores’ tem como base a realização de passeios a locais, previamente definidos pela autarquia, criando oportunidades de lazer e de conhecimento de pontos de interesse histórico-cultural.

Desta forma, pretende-se promover, através da atividade de lazer, momentos estimulantes para socialização, troca de experiências e emoções, permitindo aos integrantes do grupo uma maior satisfação e qualidade de vida, bem como potenciar as capacidades funcionais, físicas e cognitivas. Em simultâneo, capacita-se a interação com os outros, reforçando o convívio e os laços sociais.

A contínua adesão a esta iniciativa mostra que os seniores do concelho continuam a responder afirmativamente e com entusiasmo à iniciativa proposta pelo executivo municipal.

 

Ações de sensibilização nas praias fluviais da zona de Seia

Foram realizadas neste domingo, 15 de julho, algumas ações de sensibilização nas praias fluviais de Loriga e em Vila Cova à Coelheira, no concelho de Seia, tendo como principal objetivo alertar a população sobre os perigos que o sol pode representar para a nossa pele, se a não soubermos proteger de forma adequada.
Os cancros da pele são o tipo de cancro mais frequente em Portugal, sendo a prevenção e o autoexame, dois elementos chave, para despistar este cancro, cada vez mais frequente em Portugal.

Desta forma, a Associação Portuguesa de Cancro Cutâneo (APCC) e a ULS da Guarda também marcaram presença .
As ações desenvolvidas contaram com forte adesão da população e com o apoio incondicional do Município de Seia e das Juntas de freguesia de Loriga e de Vila Cova à Coelheira.

Por:ULS Guarda

II Fornos Biodiversity Festival com muita animação

Aqui deixamos o cartaz do programa da II Edição do Fornos Biodiversity Festival, que se realiza nos dias 21 e 22 julho 2018, na praia Fluvial da Ponte de Juncais em Fornos de Algodres.
Esta segunda edição do Fornos Biodiversity Festival, é um convite para uma viagem com vários workshops, espetáculos, desafios Challenge e pelos saberes e sabores de uma região. A animação tem vários momentos e espetáculos musicais. 
O primeiro dia terá como convidados os “Batidos com coração” que além de ser único e inovador no nosso país é muito divertido, saudável e ecológico. Nessa noite recebemos a banda James Greyhound Band e o DJ Peter Sky.
O Domingo, 22 de julho do Biodiversity Festival tem o seu ponto alto com o espetáculo musical de LINDA MARTINI, grupo Português de Rock que tem conquistado o público nacional. As portas abrem ao meio dia e nada melhor que começar a viagem com um apetitoso almoço nas tabernas. As atividades desta tarde começam com Workshops de Biodiversidade do Mondego, plantas utilitárias, apresentado por Ludovina Margarido que terá um contacto mais próximo do público, um espetáculo de concertinas e para os amantes e curiosos de pintura, “Natureza Viva” é o local certo, onde a artista Emília Sarmento irá dar uma “aula” de pintura intuitiva coletiva.

ULS Guarda contrata 27 novos profissionais

A Unidade Local de Saúde da Guarda (ULSG) foi autorizada a contratar 27 profissionais para fazer face ao impacto da transição para as 35 horas de trabalho.
Os profissionais contratados que já entraram em funções foram selecionados de acordo com as bolsas de recrutamento existentes. Destes, 16 são enfermeiros, 10 são assistentes operacionais e aguarda-se a contratação de um assistente técnico.
O objetivo deste reforço de recursos humanos é garantir a continuidade da prestação de cuidados de saúde aos cidadãos, com qualidade e segurança.

Por:ULSG

Monitorização da Qualidade da Água em Fontanários Públicos em Fornos

Segundo fonte do Município de Fornos de Algodres , foi aprovado nesta sexta-feira,em reunião de Câmara, por unanimidade, um Protocolo de Cooperação entre o Município de Fornos de Algodres e o Instituto Politécnico da Guarda, tendo em vista a Monitorização da Qualidade da Água em Fontanários Públicos.

O referido protocolo contempla, em simultâneo, as seguintes fases:
– Levantamento das características e estudo de todos os fontanários públicos das freguesias do Concelho de Fornos de Algodres e, elaboração de um relatório detalhado, em articulação com a Câmara Municipal e Juntas de Freguesia;
– Monitorização da Qualidade da Água, através de análises laboratoriais e
– Sensibilização da população sobre a importância da qualidade da água dos fontanários públicos no consumo do dia-a-dia, na salvaguarda da saúde pública, assim como, no uso eficiente deste recurso natural.

De salientar ainda o facto de, todos os Munícipes do Concelho de Fornos de Algodres, que tenham furos, poços ou outro tipo de captações podem, sempre que entenderem, usufruir das condições do Protocolo aprovado.

Por:MFA

 

Conferências da Guarda iniciam novo tema esta semana

“Saúde XXI para a coesão territorial”

A Saúde é tema em debate na edição de verão das Conferências da Guarda a terem lugar nos Paços do Concelho, sob o título “Saúde XXI para a coesão territorial”. José Martins Nunes, ex-Presidente do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra, José Mendes Ribeiro, ex-Presidente da Unidade de Missão dos Hospitais SA e João Pedro Pimentel, Delegado Regional de Saúde do Centro são os oradores convidados e irão abordar, respetivamente, os temas: Saúde, coesão regional e interioridade; As políticas de saúde e o desenvolvimento económico; e Saúde pública | Análise e evolução.

Está também prevista uma Mesa Redonda subordinada ao tema “As políticas de saúde na região | Análise e debate” na qual vão participar Isabel Coelho, Presidente do Conselho de Administração da Unidade Local de Saúde da Guarda; João José Casteleiro, Presidente do Conselho de Administração do Centro Hospitalar da Cova da Beira; e António Maria Vieira Pires, Presidente do Conselho de Administração da Unidade Local de Saúde de Castelo Branco.

Recorde-se que o Município promove as Conferências da Guarda desde dezembro de 2014. A iniciativa já trouxe a debate o Marketing Territorial, a Distribuição e Logística, o Portugal 2020, as Cidades Inteligentes, a Requalificação Urbana, entre muitos outros. O objetivo é trazer a visão de especialistas, «refletindo a Guarda de fora para dentro», conforme referiu o presidente da Câmara Municipal da Guarda, Álvaro Amaro, aquando da apresentação da iniciativa. Para o edil, a opinião de especialistas é uma mais-valia, trazendo uma abordagem mais objetiva sobre a cidade e o concelho. A ideia é promover a discussão, chamando os guardenses a participar ativamente no planeamento da sua cidade.

Aqui fica o Programa completo:

14h30 | Abertura
Álvaro Amaro
Presidente da Câmara Municipal da Guarda
José Martins Nunes
Ex-Presidente do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra
Saúde, coesão regional e interioridade
José Mendes Ribeiro
Ex-Presidente da Unidade de Missão dos Hospitais SA
As políticas de saúde e o desenvolvimento económico
João Pedro Pimentel
Delegado Regional de Saúde do Centro
Saúde pública | Análise e evolução

17h | Mesa Redonda
As políticas de saúde na região | Análise e debate
Isabel Coelho
Presidente do Conselho de Administração da Unidade Local de Saúde da Guarda
João José Casteleiro
Presidente do Conselho de Administração do Centro Hospitalar da Cova da Beira
António Maria Vieira Pires
Presidente do Conselho de Administração da Unidade Local de Saúde de Castelo Branco

18h30 | Encerramento

Arraial de São João na Misericórdia de Mangualde

A Misericórdia de Mangualde  levou a efeito, o  arraial de São João, que reuniu dezenas de Utentes, Familiares, Colaboradores, Órgãos Sociais e Amigos da Santa Casa.
À hora marcada estava tudo muito bem organizado para receber ou Utentes e as famílias. O espaço foi decorado a preceito e a música era a apropriada para esta ocasião.

O cheiro à sardinha assada e à carne grelhada abriam o apetite a todos os convivas que se ião reunido no local da festa. A Mesa de sobremesas foi-se compondo e passado pouco tempo estava repleta de muitos e diversos doces de fazer crescer água na boca.

Na base da organização e preparação desta festa esteve uma equipa fantástica de colaboradores da Misericórdia, que mais uma vez se disponibilizaram para ajudar a realizar este arraial

Por:SCMM

Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com

Ao continuar a utilizar o site, você concorda com a utilização de cookies. Mais Informação

As definições de cookies neste site são definidas como "permitir cookies" para lhe dar a melhor experiência de navegação possível. Se você continuar a usar este site sem alterar suas configurações de cookies ou clicar em "Aceitar" abaixo, em seguida, você concorda com isso.

Fechar