Templates by BIGtheme NET
Home » Saúde

Saúde

Tertúlia produtiva no Café Concerto

Uma noite de outono, no Café Concerto no TMG, teve lugar mais uma tertúlia organizada pela GNR, com o tema “Segurança das pessoas especialmente vulneráveis”

Um painel constituído pelo Coronel Copeto, Prof.Rosa Afonso e D. Manuel Felício, moderado pelo Jorge Esteves.

Uma plateia bem composta com boas intervenções e todos saíram mais esclarecidos.

IP Guarda e Municipio de Fornos assinaram protocolo de colaboração

Melhoria da qualidade da água no concelho fornense

Foi assinado nesta quarta-feira, na cidade da Guarda, um protocolo de colaboração entre o Instituto Politécnico da Guarda e a Câmara Municipal de Fornos de Algodres , onde estiveram presentes , o Vice-Presidente do IPG, Gonçalo Poeta Fernandes, o Prof. Pedro Rodrigues, responsável pelo laboratório de água do IPG, o Vereador do Município de Fornos de Algodres com responsabilidades na área do Ambiente, Bruno Costa, e o Presidente da Câmara Municipal de Fornos de Algodres,  Manuel  Fonseca , tendo em vista a elaboração de um Plano Estratégico de Monitorização da Qualidade da Água dos Fontanários Públicos de Fornos de Algodres.
Esse plano, e de acordo com o texto do documento rubricado nos Serviços Centrais do IPG, passa, nomeadamente, pelo levantamento das características de todos os fontanários públicos do concelho de Fornos de Algodres; monitorização da qualidade das águas em parceria com o LABMIA do Politécnico da Guarda e sensibilização da população para a importância da qualidade da água dos fontanários públicos no consumo do dia-a-dia, salvaguarda da saúde pública e uso eficiente deste recurso natural.

O protocolo que está em vigor desde hoje até dezembro de 2021.

Salienta-se que, este protocolo de cooperação é extensível a todas as pessoas do Concelho de Fornos de Algodres, que tenham furos, poços ou outro tipo de captações de água.

Foto:IPG

 

Fornos de Algodres e Mêda assinam protocolo “Saúde Oral Para Todos

Na manhã desta terça feira, foi assinado um protocolo de colaboração, em Lisboa, onde estiveram presentes, os Municípios de Fornos de Algodres e Mêda, representados pelos seus presidentes.

Este protocolo vem âmbito do alargamento do projeto dos médicos dentistas nos cuidados de saúde primários, para as famílias com maior vulnerabilidade social e financeira.

fotos:MFA

Mangualde assina protocolo “Saúde Oral Para Todos”

“Saúde Oral Para Todos” foi o mote da cerimónia que decorreu na manhã, desta terça-feira, 18 de setembro, na Sala Luís Freitas Branco do Centro Cultural de Belém, em Lisboa, e que contou com a assinatura de protocolos de colaboração entre 65 municípios, entre eles o Município de Mangualde, e as cinco Administrações Regionais de Saúde (ARS), no âmbito do alargamento do projeto dos médicos dentistas nos cuidados de saúde primários, para as famílias com maior vulnerabilidade social e financeira. O Ministro da Saúde, Adalberto Campos Fernandes, e o Secretário de Estado Adjunto e da Saúde, Fernando Araújo, estiveram presentes nesta cerimónia, assim como o Presidente da Câmara Municipal de Mangualde, João Azevedo, em representação do Município.

ESTA MEDIDA “POSSIBILITA QUE AS PESSOAS MAIS DESFAVORECIDAS TENHAM, ALGUMAS DELAS PELA PRIMEIRA VEZ, CUIDADOS DE SAÚDE ORAL” (…)

João Azevedo sublinhou a importância desta medida, porque “possibilita que as pessoas mais desfavorecidas tenham, algumas delas pela primeira vez, cuidados de saúde oral. Essas famílias mais vulneráveis têm agora a possibilidade de recorrer a estes serviços dentários, que de outra forma não conseguiriam aceder”. Outro aspeto a sublinhar para o autarca é o facto dos “municípios se unirem para alcançar objetivos globais mais fortes, juntos temos uma expressão mais nacional e com isso conseguimos melhorar a qualidade de vida dos cidadãos com maior vulnerabilidade. Esta sinergia natural entre o Governo e a Administração Local é essencial para o bem-estar da população, para melhorar os cuidados de proximidade”.

Por:Mun.Mangualde

 

Creche Mariazinha Lemos abriu ao público neste ano letivo

Recentemente nos primeiros dias de setembro teve início o novo ano letivo na Creche Mariazinha Lemos. Foi com alegria e amor que viram regressar, das merecidas férias, os  meninos e meninas, alegres e mais crescidos.
Foi também tempo de receber com muito amor, atenção e carinho os meninos que frequentam pela primeira vez esta creche.
Este ano com a surpresa de um ambiente renovado, as salas adquiriram novas cores, mais alegres mais vistosas…o princípio continua o mesmo, “Cuidamos com Amor”.
A todas as crianças e suas famílias desejamos um excelente ano letivo!

Recolha de água dos fontanários do concelho de Fornos de Algodres

Teve início, nesta terça-feira, a recolha de água dos fontanários do concelho de Fornos de Algodres, com o objetivo de serem realizadas análises à qualidade da água,  ao abrigo do Protocolo de Cooperação entre o Instituto Politécnico da Guarda (IPG) e o Município de Fornos de Algodres, aprovado por unanimidade em Reunião de Câmara no passado dia 06/07/2018, a recolha de água nos fontanários selecionados pelos Presidentes de Junta e Munícipes interessados.

Foram percorridas todas as freguesias do Concelho de Fornos de Algodres onde, para além da recolha da água efetuada por técnicos especializados do laboratório do IPG, foram recolhidas pelo técnico do Município, Pedro Bidarra (Gabinete Técnico de Desenhos e Projetos), todas as características técnicas para complemento do Cadastro técnico bem como, analisados e estudados, pelo Arquiteto Carlos Gomes, os locais apropriados para colocação dos expositores nos fontanários – onde serão expostos os resultados das análises.

Foram igualmente realizadas recolhas de amostras de água em furos e poços de Munícipes, usufruindo das condições estabelecidas no protocolo de cooperação.

Os trabalhos foram acompanhados pelo  Vereador Bruno Costa, por forma a sensibilizar as pessoas que encontrou, para a importância da qualidade da água dos fontanários públicos no consumo do dia-a-dia, na salvaguarda da saúde pública, assim como, no uso eficiente deste recurso natural.

Por último, o Vereador agradece publicamente a colaboração e envolvimento de todos os Presidentes de Junta.

Por:MFA

Eucaristia nas Fuinhas em direto na TVI-19 de agosto

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Depois de muito tempo depois, uma benesse para esta região, sobretudo o concelho de Fornos de Algodres, mais concretamente a localidade de Fuinhas, foi contemplada pela TVI, com a transmissão da Eucaristia Dominical.

Assim , neste domingo, 19 de agosto, pelas 11 horas, a Igreja das Fuinhas vai ser pequena demais para acolher tantos fiéis que chegam de toda a parte, para assistir à Santa Missa.

Uma manhã em cheio para  a localidade e para todas as pessoas.

Por:AP foto:DR

Oferta de uma bicicleta de fisioterapia para Misericórdia de Mangualde

A Misericórdia de Mangualde foi contemplada nesta segunda -feira com a oferta de uma bicicleta de fisioterapia, na passagem da 80ª edição da prova rainha do ciclismo nacional “ Volta a Portugal”, pela cidade de Viriato.
Para o Provedor, José Tomás, “este equipamento vai contribuir para a promoção da boa forma física, dos residentes das diferentes respostas sociais da Misericórdia. Trata-se de um ato simbólico para com aqueles que mais precisam, que muito agradecemos.”
A Vice-Provedora, Isabel Couto e o Mesário, Carlos Coutinho, representaram a Misericórdia de Mangualde nesta Cerimónia.
Esta ação inovadora resulta da assinatura de um protocolo entre o Banco Santander, a União das Misericórdias Portuguesas e a Podium Events de apoio à população sénior, que prevê a entrega de várias bicicletas de fisioterapia à população sénior residente nas localidades das etapas da 80ª Volta a Portugal em Bicicleta.

Por:SMM

“Andanças Seniores” em Mangualde

Entre os dias 26 de junho e 13 de julho, cerca de 900 seniores residentes no concelho de Mangualde, com idade igual ou superior a 65 anos, viajaram até ao norte do país no âmbito da iniciativa “Andanças Seniores”. Estes seniores tiveram a oportunidade de visitar Santa Maria da Feira, Arcozelo/Vila Nova de Gaia (visita ao santuário daquela que é popularmente conhecida como Capela de Santa Maria Adelaide), Miramar (Senhor da Pedra) e o Parque do Buçaquinho em Esmoriz. A ação, promovida pela Câmara Municipal de Mangualde em parceria com a Rede Social de Mangualde, foi acompanhada pela Vereadora Maria José Coelho.

A Vereadora da Ação Social, Maria José Coelho, refere que o projeto ‘Andanças Seniores’ tem como base a realização de passeios a locais, previamente definidos pela autarquia, criando oportunidades de lazer e de conhecimento de pontos de interesse histórico-cultural.

Desta forma, pretende-se promover, através da atividade de lazer, momentos estimulantes para socialização, troca de experiências e emoções, permitindo aos integrantes do grupo uma maior satisfação e qualidade de vida, bem como potenciar as capacidades funcionais, físicas e cognitivas. Em simultâneo, capacita-se a interação com os outros, reforçando o convívio e os laços sociais.

A contínua adesão a esta iniciativa mostra que os seniores do concelho continuam a responder afirmativamente e com entusiasmo à iniciativa proposta pelo executivo municipal.

 

Ações de sensibilização nas praias fluviais da zona de Seia

Foram realizadas neste domingo, 15 de julho, algumas ações de sensibilização nas praias fluviais de Loriga e em Vila Cova à Coelheira, no concelho de Seia, tendo como principal objetivo alertar a população sobre os perigos que o sol pode representar para a nossa pele, se a não soubermos proteger de forma adequada.
Os cancros da pele são o tipo de cancro mais frequente em Portugal, sendo a prevenção e o autoexame, dois elementos chave, para despistar este cancro, cada vez mais frequente em Portugal.

Desta forma, a Associação Portuguesa de Cancro Cutâneo (APCC) e a ULS da Guarda também marcaram presença .
As ações desenvolvidas contaram com forte adesão da população e com o apoio incondicional do Município de Seia e das Juntas de freguesia de Loriga e de Vila Cova à Coelheira.

Por:ULS Guarda

Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com

Ao continuar a utilizar o site, você concorda com a utilização de cookies. Mais Informação

As definições de cookies neste site são definidas como "permitir cookies" para lhe dar a melhor experiência de navegação possível. Se você continuar a usar este site sem alterar suas configurações de cookies ou clicar em "Aceitar" abaixo, em seguida, você concorda com isso.

Fechar