Templates by BIGtheme NET
Home » Saúde

Saúde

Campanha de Recolha de Tampinhas em Pinhel

O Município de Pinhel continua a sua missão de separar e recolher tampinhas de plástico, numa causa que é ambiental, mas também solidária, tendo em conta que as verbas angariadas são destinadas à aquisição de equipamentos para pessoas portadoras de deficiência com rendimentos reduzidos.

Para fechar a campanha que permitiu adquirir uma cadeira de rodas para a Joana, ainda são precisas  juntar cerca de duas toneladas de tampinhas de plástico (2000 kgs).

Assim,  apelam uma vez mais ao empenho e à boa vontade de todos, no sentido de separar todo o tipo de tampinhas (de águas, sumos, iogurtes, mas também de detergentes ou champôs, por exemplo).

As tampinhas podem ser entregues na Câmara Municipal de Pinhel, no Agrupamento de Escolas, nas Juntas de Freguesia ou na Rádio Elmo. Caso seja necessário, o Município de Pinhel também assegura a recolha noutros locais (inclusive fora do concelho).

Recordam que ao participar nesta campanha de recolha de tampinhas estão a ajudar quem precisa e, além disso, estão a contribuir para um planeta mais sustentável ao colaborar no processo de reciclagem das tampinhas que dá origem a novas embalagens.

Junte-se a nós neste gesto solidário e amigo do ambiente.

Por:Gabinete de Ambiente e Espaços Verdes do Município de Pinhel | gabinete.ambiente@cm-pinhel.pt

Misericórdia de Mangualde celebrou o Dia Internacional do Voluntariado

O Dia Internacional do Voluntariado foi celebrado da melhor maneira, neste dia, na Santa Casa da Misericórdia de Mangualde, com um almoço convívio que reuniu voluntários, diretoras e membros da Mesa Administrativa.
Os voluntários são parte indissociável da história e da obra da Misericórdia de Mangualde.

Esta forma de comemorar o Dia Internacional do Voluntariado é, assim, para a Misericórdia de Mangualde, um gesto de reconhecimento e gratidão a todos os que dedicam o seu tempo, empenho e afeto junto de quem mais precisa.

Por:Misericórdia de Mangualde

Quadra natalícia com crianças ativas em Quintela

A Freguesia de Quintela de Azurara vai celebrar a época natalícia.
De 18 a 22 de Dezembro, todos os pais e/ou encarregados de educação terão oportunidade de manter as nossas crianças ativas, a baixo custo, com acompanhamento no estudo especializado e actividades lúdicas.
No dia dia 22 de Dezembro, pelas 17h30, no Centro Social de Quintela de Azurara teremos a Festa de Natal, aberta a todas as crianças da freguesia e restante população.

 

Gouveia assinala Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra as Mulheres

O Município de Gouveia associa-se ao Núcleo de Atendimento às Vítimas de Violência Doméstica da Guarda na campanha que assinala o Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra as Mulheres, no dia 25 de novembro.

O Núcleo de Atendimento às Vítimas de Violência Doméstica, inserido no Centro de Formação Assistência e Desenvolvimento, Instituição Particular de Solidariedade da Guarda, presta apoio social, psicológico e jurídico totalmente confidencial e gratuito a todas as Vítimas de Violência Doméstica do Distrito da Guarda, contando com uma equipa multidisciplinar.

Pretende-se, com esta data alertar, a sociedade para os vários casos de violência contra as mulheres, promovendo uma reflexão para o problema e, assim, tentar preveni-lo. Não esquecendo, claro, a importância da denuncia e que este é um crime público.

Combater a violência contra as mulheres é um dever de todos. É um dever de qualquer cidadão participar!

Cerca de 100 camiões levam água para Mangualde, Penalva , Viseu e Nelas

Neste sábado, João Matos Fernandes, Ministro do Ambiente, esteve  em Mangualde. O Governo numa ação conjunta do Ministério da Defesa, do Ministério da Administração Interna, do Ministério do Ambiente e das Autarquias, leva a cabo uma ação de reforço do transporte de água, nesta que é a maior operação de sempre em Portugal de transporte de água.

 O Governo vai enviar mais 45 camiões-cisterna diariamente para descarregar água bruta na Albufeira de Fagilde, somando-se aos 51 já existentes, para enfrentar a seca que atinge quatro concelhos do distrito de Viseu – Mangualde, Nelas, Penalva do Castelo e Viseu, anunciou ontem o ministro do Ambiente. Esta operação arrancou às 07:00 deste domingo

 “Esta ação vem demonstrar que estamos preparados para agir quando somos confrontados com situações de catástrofe como esta que está a acontecer na nossa região. Com este reforço de camiões diários estamos a dar uma resposta cabal às necessidades das pessoas, aos domicílios, ao tecido empresarial, à economia social, à saúde e a todos os agentes locais, para que esta região seja competitiva e tenha esperança para o futuro. “, sublinhou João Azevedo, Presidente da Câmara Municipal de Mangualde.

 “A água vai ser tirada da Albufeira da Aguieira, que tem uma capacidade muito maior, e trazida diretamente para a Albufeira de Fagilde. Essa água é depois tratada na própria ETA de Fagilde e entra nos sistemas para poder abastecer estes quatro concelhos”, explicou ontem o Ministro do Ambiente. Referiu ainda que este transporte será assegurado por camiões-cisterna de corporações de bombeiros de oito distritos do país, que já partiram dos seus locais de origem carregados com água. Para tal, tinha sido anunciada uma verba de 250 mil euros, para que os quatro municípios pudessem fazer face às despesas relacionadas com o transporte de água. Posteriormente, o Governo disponibilizou mais 250 mil euros para apoiar uma iniciativa da Águas de Portugal, que veio reforçar o transporte diário, em camiões-cisterna.

Concurso Escolar Regional designado “Escola PRIO TOP LEVEL” arranca nas escolas

Aproveitamento de óleos

O consórcio “PRIO TOP LEVEL”, constituído entre a PRIO e Hardlevel, em parceria com a RNAE – Associação das Agências de Energia e Ambiente (Rede Nacional) e a ENERAREA – Agência Regional de Energia e Ambiente do Interior lançam esta semana o Concurso Escolar Regional designado “Escola PRIO TOP LEVEL” junto dos alunos das escolas do 1º, 2º e 3º ciclos da área geográfica da ENERAREA, que abrange 13 municípios pertencentes à AMCB – Associação de Municípios da Cova da Beira: Mêda, Figueira de Castelo Rodrigo, Trancoso, Pinhel, Almeida, Guarda, Celorico da Beira, Fornos de Algodres, Manteigas, Belmonte, Sabugal, Fundão, Penamacor.

O Concurso visa promover e incentivar a separação e reciclagem de óleos alimentares usados (OAU) e informar e sensibilizar a comunidade escolar, em geral, para a recolha seletiva deste resíduo produzido pelo setor doméstico. No final serão premiadas as escolas que entregarem a maior quantidade de óleo alimentar usado por aluno, eliminando, desta forma, a sua descarga nos esgotos municipais.

As escolas com interesse em participar no Concurso Escolar Regional “PRIO TOP LEVEL” devem aceder ao formulário de inscrição online, disponível em http://bit.ly/2yaL7AY. O período de inscrições termina a 7 de dezembro de 2017.

“Em todo o território português, a maioria do óleo alimentar usado vai parar aos esgotos em vez de ser devidamente colocado em oleões para posteriormente ser reciclado. Queremos reverter esta tendência e acreditamos que a sensibilização deverá começar pelos mais jovens, para depois também eles, ajudarem os pais a dar melhor uso ao óleo usado na cozinha”, referiu Nuno Correia, administrador da PRIO responsável pela PRIO TOP LEVEL.

O óleo alimentar usado pode ser reutilizado de diversas formas, onde se destaca a produção de Biodiesel, um combustível amigo do ambiente e a PRIO atualmente é a 3ª maior produtora a nível europeu.

O Concurso arranca no início do 2º período do ano letivo 2017/2018 e a organização irá aceitar 39 escolas do 1º, 2º e 3º ciclos, no máximo, a participar ativamente. Cada escola inscrita vai receber 1 oleão simples PRIO TOP LEVEL e serão realizadas ações de sensibilização em cada uma das escolas selecionadas, onde será entregue a cada aluno um Kit didático “PRIO TOP LEVEL”. Para complementar existirá um site alusivo à iniciativa que terá disponível um conjunto de informações sobre a temática e um jogo online que convida a comunidade escolar a participar e a envolver-se.

No final da competição, serão atribuídos prémios de Excelência aos 10 primeiros lugares do ranking, bem como menções honrosas e certificados de participação.

 

 

Legionela novamente detetada no Centro Saúde de Mangualde

Esta situação já tinha surgido em 2016, no Centro de Saúde de Mangualde e face a isso , tinham sido desenvolvidas ações de resolver o caso, mas agora volta a ressurgir.

Caso este que tem origem na infecção das águas do sistema de canalização e aquecimento de águas do edifício.

O autarca mangualdense João Azevedo, em declarações à RR, mostrou-se preocupado e exige uma resolução rápida do problema,porque pode pôr em perigo os técnicos que lá trabalham assim como todos os utentes.

Foto:RC

 

Mudança da hora- Relógio atrasa 60 minutos

Apesar das temperaturas serem altas, a mudança da hora vai ser efetuada na madrugada de domingo, 29 de outubro.

Assim em Portugal Continental e na Região Autónoma da Madeira às 2h atrase o seu relógio para a 1h e nessa noite descansa mais um pouco, dado que entramos na hora de inverno.

Na Região Autónoma dos Açores, o relógio atrasa da 1h para as 00 horas.

Foto:RS

 

 

5ªFeira da Castanha e Paladares de Outono em Trancoso

Trancoso recebe a quinta edição da Feira da Castanha e Paladares de Outono, a decorrer no Pavilhão Multiusos, de 3 a 5 de novembro.  Este certame muito visitado por milhares de visitantes portugueses e estrangeiros, sobretudo espanhóis.

Casa do Concelho de Gouveia promove ação de solidariedade

Gouveenses de Lisboa solidários com terra natal

Uma ação de angariação de donativos com destino ao concelho de Gouveia, vai ser organizada pela Casa do Concelho de Gouveia em Lisboa.

A tragédia que se abateu no concelho gouveense,em virtude dos incêndio ocorridos, deixou alguns dos seus conterrâneos sem casa, sem bens e sem alimento.
Assim solicitam a todos os gouveenses, e não só, a residir na área metropolitana de Lisboa que se juntem a esta causa.
Podem entregar os donativos em géneros diretamente na sede da Casa do Concelho de Gouveia em Lisboa, na Rua Luciano Cordeiro n.º 54A, no seguinte horário: 5ª e 6ª feira entre as 16h e as 20h; Sábado entre as 10h e as 18h.
Os Donativos em géneros podem ser:
Águas, leite, massas, arroz, enlatados e roupas. Contactos: 919870012 (Joaquim Cabral) 968246499 (Pedro Almeida)

Por:CCGL

Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com

Ao continuar a utilizar o site, você concorda com a utilização de cookies. Mais Informação

As definições de cookies neste site são definidas como "permitir cookies" para lhe dar a melhor experiência de navegação possível. Se você continuar a usar este site sem alterar suas configurações de cookies ou clicar em "Aceitar" abaixo, em seguida, você concorda com isso.

Fechar