Templates by BIGtheme NET
Home » Saúde

Saúde

Lar Morgado do Cruzeiro em Mangualde vai ser reabilitado

Obras devem iniciar-se em 2020

Foi aprovada pela Comissão de Coordenação Regional do Centro ,uma candidatura da Misericórdia de Mangualde, que lhe irá permitir receber um incentivo financeiro, a fundo perdido, de cerca de 900 mil euros, para a reabilitação do Lar Morgado do Cruzeiro.

Considerando os custos estimados desta obra em cerca de 1,5 milhões de Euros e a importância da mesma para a Misericórdia de Mangualde e para todos os mangualdenses, é muito importante e significativo o apoio comunitário para esta intervenção.  João Azevedo, Presidente da Câmara Municipal de Mangualde, visitou o espaço que será agora intervencionado e sublinhou que “esta requalificação é necessária e fundamental para que a Misericórdia de Mangualde continue a assegurar elevada qualidade e eficiência dos cuidados prestados”. A obra deverá ser realizada nos próximos 2/3 anos.

A Misericórdia de Mangualde foi pioneira no concelho na resposta social de Estruturas Residenciais para Idosos (ERPI), quando em 1975 foi inaugurado o Lar Morgado do Cruzeiro. Depois da inauguração e durante mais de 10 anos, a Santa Casa garantiu, em exclusivo, esta resposta social, com cerca de 40 camas disponíveis, tendo depois começado a surgir novas IPSS e com elas novas ERPIs. Esta estrutura foi ampliada em 1983 (ala Sul) e hoje articula-se entre dois edifícios que são, a todos os níveis, muito distintos, com uma capacidade total autorizada de 87 camas. Por força de 40 anos de utilização intensa, hoje a ala mais antiga (ala Norte) apresenta sinais de grande desgaste, que a torna numa estrutura desadequada aos padrões de qualidade, conforto e segurança a que estamos habituados nos dias de hoje, pelo que a sua reabilitação é urgente e inadiável, a qual a Santa Casa espera iniciar em 2020. A ala Sul, mais recente tem condições que se aproximam mais dos padrões atuais de qualidade e conforto, estando em muito melhor estado de conservação.

DEMOLIÇÃO TOTAL DO EDIFÍCIO MAIS ANTIGO (ALA NORTE),

DANDO LUGAR A UMA ALA TOTALMENTE NOVA

A presente intervenção prevê a demolição total do edifício mais antigo (ala Norte), dando lugar a uma ala totalmente nova, que passará a funcionar em dois pisos. Na ala sul ocorrerão somente pequenas intervenções. Estamos perante uma requalificação da valência já existente e compreende por inerência as seguintes áreas: acesso/átrio; área administrativa; área de serviço/pessoal; área de refeições / convívio / atividades e a área de quartos.

Com esta ala edificada em dois pisos, com 1500m2 de área habitável, passará a ter, para além de 23 quartos com uma capacidade de 50 camas, todos com wc privativo, todas as restantes área necessárias: receção; serviços técnicos e administrativos; instalações para o pessoal; salas de convívio e atividades; sala de refeições; apoio à cozinha e à lavandaria; serviços de enfermagem e outros serviços de apoio como garagens, arrecadações e áreas técnicas.

Em termos de organização funcional, sublinha-se que esta intervenção altera a localização da entrada principal do edifício, agora situada na ala Sul, a nascente, para um ponto mais centralizado e articulado com os restantes edifícios. Esta reabilitação permitirá a comunicação interior entre as duas alas ao nível do 1º e 2º piso.

No final da reabilitação, a estrutura residencial manterá a sua capacidade em 87 residentes e terá novas áreas de convívio e atividades de lazer num total de 148,00 m², dividida por dois espaços separados, um em cada uma das alas. Esta divisão é, no entender da Misericórdia, justificável não só pelo facto de uma das salas já existir, mas também pelo facto de assim se permitir uma melhor distribuição e abrangência, pois temos quartos nas duas alas. Ambos os espaços se articulam facilmente com a Área de refeições e com a receção.

 

Tragédia em noite de festa de Verão em Algodres

Na localidade de Algodres, concelho de Fornos de Algodres, uma noite que habitualmente é de festa transformou-se numa tragédia.

Assim por volta  das 23h desta quarta-feira, durante o baile dos festejos anuais da Freguesia, um homem foi atingido gravemente na cabeça por um ramo que caiu de uma árvore centenária que se encontro no recinto.

Foi assistido no local pelos meios de emergência médica, sendo transportado em helicóptero para o Hospital de Coimbra.

JSD Fornos de Algodres sensibiliza os munícipes para uma Vida com Saúde

A designação de doenças do aparelho circulatório ou doenças cardiovasculares (DCV) abrange problemas que afetam os vasos sanguíneos, mas também o próprio músculo cardíaco, as válvulas ou o ritmo cardíaco. Esta doença, segundo o Pordata é a principal causa de morte no município de Fornos de Algodres e no nosso país. Além disto, são uma importante causa de incapacidade.

O risco cardiovascular global significa que se deve ter atenção a todos os fatores de risco ao mesmo tempo, e não só a cada um isoladamente. Tendo em conta que os fatores de risco se potenciam uns aos outros. E o seu controlo é a melhor forma de prevenir as doenças cardiovasculares.

Sendo por isso uma preocupação dos jovens social democratas de Fornos de Algodres, sensibilizar os munícipes de todas as idades a adotarem hábitos de vida saudáveis e a monitorizarem os principais fatores de risco. Nesse sentido, a JSD desenhou um folheto informativo, que foi distribuído esta semana pelo concelho, com os 7 principais fatores de risco, os respetivos valores aconselháveis de controle e sugestões de hábitos a adotar, de forma a minimizar o risco de se sofre com uma doença cardiovascular.

II Gala dos Enfermeiros vai ser em Viseu

A  II Gala dos Enfermeiros vai ter lugar  no dia 5 de Outubro, no Expocenter, em Viseu, a partir das 18h30, assim informou a Secção Regional do Centro (SRCentro) da Ordem dos Enfermeiros.
O  evento será “O Princípio de uma Tradição” que a SRCentro pretende instituir entre os seus membros e que irá tornar-se num marco, não só para os recém licenciados em Enfermagem, mas também para os Enfermeiros já no ativo.
Durante a gala serão premiados vários membros que o Conselho Directivo da SRCentro tenciona distinguir
pelo seu trabalho, empenho e dedicação à Enfermagem, nas categorias Enfermeiro e Equipa do Ano,
Investigação e Carreira.
Seguir-se-á a tradicional Cerimónia de Vinculação à Profissão, com a entrega das Cédulas Profissionais aos
novos membros e leitura conjunta do Juramento Profissional, com a presença da Digníssima Bastonária, Ana
Rita Cavaco.
Ao longo de toda a Gala, os participantes serão presenteados com vários momentos de animação e música
e, no final do jantar de gala, com um espaço de discoteca.
As inscrições estão abertas até 15 de Setembro, mas com vagas limitadas.

Caminhada noturna em Celorico da Beira

A Câmara Municipal de Celorico Beira vai levar a efeito, no próximo dia 10 de agosto, no âmbito do “Passaporte Caminhadas por Vales e Serras”, uma caminhada noturna, com saída do Posto de Turismo de Celorico da Beira, pelas 21H00.

Os caminhantes são desafiados a percorrer um itinerário circular – Posto de Turismo de Celorico da Beira, Centro Histórico, Ponte da Lavandeira, Ponte Nova e Posto de Turismo de Celorico da Beira – com cerca de 12 Km e, com um grau de dificuldade média/baixa.

A participação na caminhada é gratuita e, carece de inscrição prévia:

online : https://valeseserras.wordpress.com;  telefone  271747400

Esta iniciativa é uma das 12 caminhadas programadas pela Câmara Municipal de Celorico da Beira, para o ano de 2019, no âmbito do projeto “Passaporte Caminhadas por Vales e Serras”, o qual teve na sua génese como objetivo, incentivar a prática da atividade física e, simultaneamente, promover e valorizar o património cultural e natural do concelho.

 

Centro Paroquial da Cunha Baixa recebeu apoio Fundação do Groupe PSA

Através da Fundação do Groupe PSA, o Centro de Mangualde apoia instituição de solidariedade social do concelho, assim o Centro Paroquial da Cunha Baixa foi um dos 22 projetos vencedores.
O projeto Mobilidade Inclusiva foi apresentado no âmbito da Mobilidade e Inclusão, desde 2011, já foram apoiados 9 projetos para a PSA Mangualde.
No início de 2019, a Fundação PSA abriu as candidaturas às associações para apresentarem projetos relacionados com a Mobilidade e Inserção.
O Centro Paroquial da Cunha Baixa, uma instituição de solidariedade social do concelho de Mangualde, com cerca de 50 utentes no centro de dia e 30 no serviço de apoio domiciliário, realizou uma candidatura com o projeto Mobilidade Inclusiva.
Este projeto tem como objetivo apoiar pessoas com mobilidade reduzida que tenham necessidade de se deslocar para consultas, tratamentos, exames e compras, através da aquisição de uma viatura de 9 lugares adaptada a cadeiras de rodas.
Entre mais de 200 candidaturas em todo o mundo, o Centro Paroquial da Cunha Baixa, com a ajuda do seu padrinho, colaborador da PSA Mangualde, Paulo Sérgio Pereira, foi uma das 22 associações escolhidas pelo júri da Fundação PSA, vencendo na categoria de Transporte Social.
Para assinalar este acontecimento, realizou-se um encontro, com a presença do Diretor da PSA Mangualde, José Maria Castro, o Presidente da Câmara Municipal de Mangualde, João Azevedo e a Direção do Centro Paroquial da Cunha Baixa, onde foi celebrada a doação de 25.000€ da Fundação PSA.
Desde 2011, a Fundação PSA desenvolve iniciativas locais inovadoras e contribui ativamente para o desenvolvimento da solidariedade e da inserção centrado no tema da mobilidade. O Centro de Mangualde já apoiou 9 associações, através da ajuda dos colaboradores da fábrica que são padrinhos das associações.

Açores vai comemorar o Dia dos Avós

A freguesia de Açores vai acolher a comemoração do Dia dos Avós, promovida pela Rede Social de Celorico da Beira (Município, Educação, Segurança Social, Saúde, Emprego, IPSS’s concelhias), com o apoio da União de Freguesias de Açores e Velosa, amanhã dia 26 de julho, no largo da Lameira em Açores.

Num tributo a todos os avós, figuras paternalistas que povoam o imaginário e baú das memórias de cada um de nós, o evento visa promover um encontro inter-geracional entre crianças e idosos, utentes das IPSS,  e do concelho em geral.

Pretende-se proporcionar um dia animado, com diversas atividades potenciadoras do estreitamento dos laços afetivos entre estas duas gerações ou, simplesmente, aproximá-las através do conhecimentos das suas realidades, como os jogos tradicionais, que constituíam as brincadeiras das crianças de outrora ou as canções e as coreografias.

Festa que se preze tem sempre música e, esta, não é exceção. A animação musical estará a cargo de um acordeonista. O almoço (oferta da Câmara Municipal), e o lanche irão incrementar os momentos de confraternização, convívio e a  amizade entre os participantes

 

 

 

Nova viatura equipada com o DAE, Desfibrilhador em Figueiró da Granja

A Freguesia de Figueiró da Granja passa agora a ter disponível uma nova viatura que está bem equipada com o DAE, Desfibrilhador Automático Esterno Philips, na rede DOC da Cruz Vermelha.

Assim estão também aptas para poderem utilizar este meio seis pessoas que se disponibilizaram para fazer um curso, onde a Freguesia agradece ao Dr. João Rui por se ter disponibilizado a coordenar este curso.

Assim um novo meio de socorro está disponível para toda a comunidade.

Guarda-Secretária de Estado da Saúde reuniu na Guarda com o CA da ULS Guarda

Um início de semana com uma reunião realizada no Edifício da Sede da ULS da Guarda , entre o Conselho de Administração da ULS Guarda, com a Secretária de Estado da Saúde, Dra. Raquel Duarte, a Presidente da ARS Centro, Dra. Rosa Reis Marques e elementos da Equipa Nacional para a Reforma do SNS na Área dos Cuidados de Saúde Primários, Enf. António Manuel Oliveira e Dr. José Frias Bulhosa.
Foram abordados temas como: as listas de espera para a primeira da Consulta da especialidade, hospitalização domiciliária, as Unidades de Cuidados na Comunidade, Unidades de Saúde Familiar e o Plano Nacional de Saúde Oral.
Após a reunião, a Secretária de Estado da Saúde e restante comitiva realizaram uma breve vista às instalações do Pavilhão Cinco e do Pavilhão da Consulta Externa no Hospital Sousa Martins.

fonte da ULS Guarda

Pinhel tem disponível 12 oleões para a reciclagem de óleos alimentares usados

Decorre o Concurso Regional Escola Prio Top Level que premiou as escolas no âmbito da recolha de óleos alimentares usados, entre as quais a EB1 de Pinhel, a parceria ENERAREA – PRIO – HARDLEVEL deu continuidade à instalação de oleões de rua, na cidade de Pinhel.
Ao todo foram instalados 12 oleões, para a cidade de Pinhel , são equipamentos de elevada resistência e de aspeto cuidado, capazes de acolher os óleos alimentares usados provenientes do setor doméstico.
A recolha e reciclagem de óleos alimentares usados serve para a produção de biodiesel, ao mesmo tempo que diminui os impactos no ambiente, já que uma só gota de óleo pode contaminar cerca de 1000 litros de água.
Face ao exposto, o Município de Pinhel apela à consciência cívica e ambiental de todos, no sentido de guardarem os óleos alimentares usados em garrafas ou garrafões de plástico que podem e devem ser colocados nos vários oleões da cidade.

Localização dos oleões:

1 – Rua D. Dinis (por trás do Posto de Turismo)
2 – Rua Alexandre Herculano (em frente ao restaurante A Tasca)
3 – Avenida Carneiro de Gusmão (em frente à Escola Secundária)
4 – Rua Padre Pedro Maria de Aguiar (em frente à EB1 de Pinhel)
5 – Rua Eng. Carvalho Mourão (Bairro das Capelas)
6 – Rua Nuno Álvares Pereira (Bairro do Outeiro)
7 – Largo dos Combatentes (em frente ao café Meeting)
8 – Intermarché
9 – Rua Dr. António Seixas (em frente ao hostel Alecrim & Rosmaninho)
10 – Rua da GNR (Bairro da GNR)
11 – Rua de Macau / Rua de Moçambique
12 – Rua do Repouso (por trás do restaurante Skylab)

Por:MP

Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com

Ao continuar a utilizar o site, você concorda com a utilização de cookies. Mais Informação

As definições de cookies neste site são definidas como "permitir cookies" para lhe dar a melhor experiência de navegação possível. Se você continuar a usar este site sem alterar suas configurações de cookies ou clicar em "Aceitar" abaixo, em seguida, você concorda com isso.

Fechar