Templates by BIGtheme NET
Home » Turismo

Turismo

Maior Presépio Tradicional em Aldeia Viçosa

Teve lugar no domingo, dia 8 de dezembro ao meio da tarde, a inauguração e abertura das portas para visitar o maior presépio tradicional, na localidade de aldeia Viçosa, mais concretamente no salão da Freguesia, com o Mestre Ezequiel a executar este trabalho.

Marcaram presença para além de Luís Prata, presidente da Freguesia, Sergio Costa, Vice presidente do Município da Guarda, Vítor Amaral, vereador da CM da Guarda e demais entidades convidadas.

Uma exposição que vai estar patente nesta quadra natalícia.

foto:JFAV

Aldeia Natal da Cabeça abre este sábado

Inicia este sábado, a 7ª edição Aldeia Natal que volta a ser obra da Comunidade de habitantes.

Esta é uma festa natalícia pensada e construída de raiz pelas gentes da aldeia serrana, com o apoio técnico da ADIRAM – Aldeias de Montanha. Desde setembro que a Aldeia Natal está a ser idealizada.
Até 1 de janeiro de 2020, Cabeça ‘veste-se’ de Natal e mostra o melhor das suas tradições natalícias, com especial relevância para o que é genuíno e típico desta Região como:  os Sabores de Natal da Aldeia; Cozinha Natalícia do mundo e cozinha do bosque; oficinas de eco-enfeites de Natal, feltragem, cosmética natural e cestaria tradicional.
De dia ou de noite é obrigatório passear pelas ruelas de Cabeça e apreciar a iluminação LED por toda a aldeia; as decorações ecológicas feitas com material da floresta e de excedentes agrícolas e, já agora, parar numa das tasquinhas de Cabeça. Pode ainda ser convidado a entrar e petiscar numa das casas de aldeia ou apreciar uma mesa de Natal típica.

Nelas animado neste Natal

As celebrações da Quadra Natalícia no Município de Nelas, arrancam com o circo a visitar os Agrupamentos de Escolas do Concelho.
Nos dias 5,6,7 e 8 de dezembro,  o já tradicional Mercado Municipal de Nelas, com abertura oficial marcada para dia 5 pelas 18h00 com a inauguração as luzes de Natal.

Durante estes dias, será uma oportunidade para as famílias usufruírem de um conjunto de atividades desde atuações musicais, teatro infantil, insufláveis, pinturas faciais ou realizar a caminhada “Dão Natal”, este ano com 5km e 9km a percorrer pelas ruas da Vila de Nelas.
Ainda no Mercado de Natal terão à disposição artesanato, gastronomia, produtos da terra e doçaria conventual… Destaque ainda para a causa solidária “Dão com Coração” que este ano reverterá a favor das crianças e jovens da Confraria de Santo António e da Associação Visiense de Santa Teresinha.

AF Guarda- Trancoso-Manteigas-1-0

Uma tarde cinzenta , no Dr Fernando Lopes em obras de requalificação, que em breve terá a pista de atletismo concluída e o estádio mais confortável, mediram forças Trancoso e Manteigas, com a turma da casa a vencer tangencialmente e a tirar da liderança os homens do Coração da Serra da Estrela.

Uma fase inicial com os visitantes a entrar mais fortes e com mais vontade de marcar , com Gonçalo a enviar a bola ao ferro da baliza de Necas, a reação do Trancoso foi imediata mas sem eficácia.

Gonçalo a mostrar a arte de rematar e volta a tentar a sua sorte e obriga Necas a defesa apertada, segue-se mais um ataque e daí, advém uma grande penalidade que Carvalhinho rematou , mas Necas defendeu.

Até ao intervalo, houve equilíbrio com ambas a  criar ataques mas sem grande pontaria, chega ao fim dos 45m com a igualdade a zero.

Após o reatamento, Trancoso entra forte e Nuno Oliveira obriga André Ferraz a defender com arte por duas ocasiões. estava melhor a turma da casa e aos 75´Quim a rematar forte e colocado do meio da rua e a fazer um golo de grande qualidade.

O Manteigas ainda tentou a igualdade , mas a defensiva de Bandarra estava muito bem organizada e os remates do Trancoso eram muitos também mas o keeper André defendia bem.

Arbitragem com trabalho positivo.

Confraria da Urtiga organiza XV Passeio Micológico em Fornos de Algodres

Como anualmente acontece por terras de Fornos de Algodres, vai realizar-se a décima quinta edição do Passeio Micológico, numa iniciativa da Confraria da Urtiga, no próximo sábado, dia 7 de dezembro.

Um programa vasto, com o habitual passeio em que os participantes levam o seu cesto de vime e em grupo vão para a floresta em busca dos cogumelos das mais variadas formas espécies, para mais tarde serem identificados e classificados.

No painel da tarde , após o almoço, acontecem algumas palestras relativas ao tema e por ventura alguma explicação sobre as espécies colhidas no próprio dia.

A Confraria da Urtiga ao organizar este evento lança sempre desafios que tem por objetivo:Observar, identificar e distinguir as várias espécies de cogumelos que proliferam neste território, adoptar boas práticas na sua colheita e consumo, mantendo a integridade do ecossistema.

É um dia diferente de se conhecer um pouco do Reino dos Fungos.

Almeida acolhe apresentação do livro ” Desde Austerlitz a Almeida”

O Museu Histórico Militar de Almeida vai acolher o lançamento do livro ” Desde Austerlitz a Almeida”. O livro retrata o período das Invasões Napoleónicas no início do Séc. XIX, este sábado, às 10.30.

Este livro é da autoria de Carlos Bravo Guerreira, nascido em Aldeia del Obispo é General reformado de Cavalaria do Exército Espanhol.
O livro é uma merecida homenagem ao Paulo Amorim, que foi um dos obreiros da promoção do grandioso património material e imaterial de Almeida, seja através do Museu Histórico Militar de Almeida ou do Grupo de Reconstituição Histórica do Município de Almeida.

foto:AAS

Município de Pinhel presente em Valladolid na 23ªINTUR

“Pinhel – Cidade do Vinho 2020”em destaque

Depois do sucesso da Beira Interior Vinhos & Sabores, na Cidade Falcão, de novo mãos à obra e mostrar as potencialidades do concelho pinhelense aos nossos vizinhos espanhóis, agora fora de portas.

Assim até domingo, dia 24 , quem visitar a 23ªedição da INTUR- Feira Internacional de Turismo de Interior , em Valladolid, vai encontrar e poder visitar o stand de Pinhel, com os vinhos, as cavacas e restantes produtos endógenos que vão assim dando visibilidade à Cidade Falcão.

Claro que o grande destaque neste stand é a promoção de “Pinhel – Cidade do Vinho 2020”, e os 250 anos da cidade, assim em 2020, vão aumentar em massa os visitantes que vão querer passar por este concelho, outro dos pontos de atração passa pelo crescimento do Enoturismo nesta região.

Almeida recria as Bodas Reais de D. Maria I e D. Pedro de Bragança

“D. Maria, a Princesa, Vai Casar” é o tema do décimo primeiro e penúltimo evento do Ciclo “12 em Rede – Aldeias em Festa”, promovido pela Rede das Aldeias Históricas de Portugal, que chega à vila e Aldeia Histórica de Almeida nos dias 29 e 30 de novembro.

Uma festa que promete grandes emoções, graças a um programa que inclui bailes de época, workshops de construção de fantoches, gastronomia, música, visitas guiadas temáticas, e até subidas de balão de ar quente – para contemplar, em todo o seu esplendor, o magnífico desenho poligonal das fortificações da Aldeia Histórica de Almeida.

A Aldeia Histórica de Almeida recria, assim, as Bodas Reais de D. Maria I e D. Pedro de Bragança, quando a sua função militar e utilitária passou para segundo plano, transformando-se num palco de demonstração do espetacular jogo barroco, dramático, sonoro, efémero e luminoso. Uma festa que conhecemos apenas pelas páginas dos livros de História, e que ganha vida em dois dias de grande festa e animação.

Com um extenso e diversificado programa para todas as idades, com entrada gratuita, a Aldeia Histórica de Almeida convida habitantes e participantes a participar nos vários momentos da festa “D. Maria, a Princesa, Vai Casar”. Uma forma muito divertida de descobrir esta Aldeia Histórica e as suas origens, assim como os seus costumes e tradições.

Em suma, dois dias imperdíveis na Aldeia Histórica de Almeida, para que todos regressem a casa de coração cheio de momentos inesquecíveis!

Todas as atividades são gratuitas, mas algumas são de inscrição limitada e são sujeitas a marcação prévia, através do telefone 271 571 229, ou do telemóvel 939 612 622, ou ainda do e-mail museu.militar@cm-almeida.pt.

Este evento é promovido pela Associação de Desenvolvimento Turístico Aldeias Históricas de Portugal, numa organização do Município de Almeida. Uma iniciativa apoiada pelo Centro 2020, Portugal 2020 e União Europeia através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.

A festa só acaba em dezembro!

O ciclo “12 em rede | Aldeias em Festa 2019” só termina em dezembro! Depois de Almeida, a festa segue para Belmonte, de 27 a 30 de dezembro.

Fotos:Aldeias Históricas de Portugal

TMG recebe IX Jornadas de Enoturismo em dezembro

Teve lugar, no Solar do Vinho da Beira Interior na Guarda, a apresentação das IX Jornadas de Enoturismo da Região Centro que vão decorrer nos dias 4,5 e 6 de dezembro no Teatro Municipal da Guarda.

Rodolfo Queirós referiu ” É um projeto que não é só da Comissão Vitivinícola da Beira Interior, tem também como parceiros as outras quatro CVR’s, nomeadamente a Bairrada, o Dão, o Tejo e Lisboa, tem ainda a CCDRCentro, o Turismo Centro de Portugal e a Escola de Hotelaria e Turismo de Coimbra.”

Este evento é financiado pelo programa: Valorizar o Interior do Turismo de Portugal,com participação gratuita, estas Jornadas destinam-se a todos os interessados, sobretudo aos agentes que de forma direta ou indireta centram a sua atividade no Enoturismo.

“Este projeto das Jornadas do Enoturismo é um projeto que já vai na sua nona edição, aqui na Beira Interior é a segunda vez que nos toca a nós organizar, a última vez creio que em 2013.”salientou  o Presidente da CVR da Beira Interior.

Do programa consta: no dia 4 haverá um jantar de receção para as entidades convidadas para esse efeito.

Nestes três dias vão ser cerca de 28 horas onde se vai debater o Enoturismo , vão estar 2 oradoras internacionais, 10 oradores nacionais e ainda 4 moderadores. Já se encontram inscritos 120 participantes.

Serão debatidos os seguintes temas: a importância das rotas enoturísticas, boas práticas internacionais, a investigação e a tecnologia e ainda o território e a autenticidade como os principais ativos dos territórios.

 

                                                               Abertura da Loja da CVR da Beira Interior

No dia 5, vai ter lugar a Sessão de Abertura, seguido de dois painéis: “Somos mais em união” e “O Mundo também nos inspira”.

Depois do almoço que vai ser no Café Concerto do TMG, terá lugar uma das grandes novidades a inauguração da loja da Rota dos Vinhos da Beira Interior.

Acontecerá nessa hora a assinatura de  protocolos para a criação da  Rota do Vinho da  Beira Interior  com diversos Municípios.

O Projeto vai chamar-se a Rota dos Vinhos da Beira Interior.

“Projeto que é ambicioso, estamos um bocadinho expectantes como vai ser o feedback dos nossos visitantes à nossa loja, a loja vai ser ponto de partida para a Rota, portanto a partir da loja, terá uma loja física de provas e de vinhos para o público mas será também um local de informação onde o turista, neste caso, o Enoturista possa dizer assim: eu gostava de ir visitar uma adega, ir dormir a um determinado hotel, e ir comer a um determinado restaurante e nós termos circuitos feitos digamos assim à medida de cada um. “acrescentou Rodolfo Queirós.

Segue-se a Visita Técnica à Adega 23  (Vila Velha de Ródão).

No 2º dia, seguem-se os painéis no período da manhã, com o tema: “O Futuro no Presente” e “A riqueza está no Interior”, neste último tema vão marcar presença alguns artesãos da região.

Depois do almoço, terá lugar a Visita Técnica, à Adega Beyra, à aldeia de Castelo Rodrigo e Adega Cooperativa de Figueira de Castelo Rodrigo.

Programa IX Jornadas de Enoturismo

Mercado Encantado de 18 a 24 de dezembro em Gouveia

                                                Gouveia em festa no Natal

O Pavilhão da Ex-Bellino & Bellino vai acolher o Mercado Encantado  durante sete dias,  vai funcionar com uma Pista de Karts (infantis) e um Palco onde vão decorrer teatros e espetáculos de animação infantil com muitos animadores de Natal. Um verdadeiro lugar mágico, cheio de cor e animação para miúdos e graúdos!

O Mercado Encantado vai também contar com uma área reservada a stands e expositores com produtos natalícios, nomeadamente alimentares, decorativos e de vestuário. Não vai faltar a casa do Pai Natal, insufláveis, modelagem de balões, ateliês, pinturas faciais, videojogos, as pipocas e o algodão doce vão adoçar este Mercado Encantado na época natalícia que se aproxima.

Uma das grandes atrações desta época festiva em Gouveia é o Comboio de Natal, que vai percorrer as ruas do centro da cidade, contribuindo para a animação natalícia nesta área e promovendo o comércio local, com paragem obrigatória no Mercado Encantado.

As atividades disponíveis serão diárias e a funcionar das 10h00 às 22h00, exceto no dia 24 que vai funcionar das 10h00 às 18h00.

O Município de Gouveia pretende, com esta iniciativa, oferecer aos seus visitantes um conjunto de atividades de Natal, sobretudo dedicadas aos mais novos, para que sintam e vivam esta quadra de uma forma especial.

Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com

Ao continuar a utilizar o site, você concorda com a utilização de cookies. Mais Informação

As definições de cookies neste site são definidas como "permitir cookies" para lhe dar a melhor experiência de navegação possível. Se você continuar a usar este site sem alterar suas configurações de cookies ou clicar em "Aceitar" abaixo, em seguida, você concorda com isso.

Fechar