Templates by BIGtheme NET
Home » Turismo

Turismo

Praia Fluvial de Vila Cortês do Mondego já abriu

Com o arranque da época balnear, as praias fluviais vão preenchendo o espaço para receber turistas e banhistas nesta fase de verão.

Assim a Praia Fluvial de Vila Cortês do Mondego, abriu ao público , mas tendo em conta as regras extraordinárias determinadas pelas autoridades de saúde para a utilização das zonas balneares, no contexto da pandemia de Covid-19.

Este espaço está preparado para receber 40 pessoas.

foto:MGuarda

 

PSD Guarda – Sérgio Costa apresentou elementos e programa eleitoral da Lista G

Teve lugar a apresentação do Programa Eleitoral e elementos que compõem a Lista G, liderada por Sérgio Costa, vai ter assim como vice-presidentes António Aguiar e Bruno Monteiro.

Quanto ao programa eleitoral, Sérgio Costa refere que esta candidatura é de união, agregação de militantes e de comunhão com autarcas eleitos e de respeito pelos cidadãos da Guarda.

“A Guarda não pode voltar para trás, respeitamos o passado e acreditamos no futuro da Guarda”, salienta o candidato.

Cidade Falcão celebra 250 anos da criação da Diocese de Pinhel

Vai ser neste domingo, 21 de junho que Pinhel celebra os 250 anos da criação da Diocese de Pinhel.

A Eucaristia será celebrada no Largo dos Combatentes, pelas 18.30 horas, sendo garantidas todas as normas de segurança, higiene e distância. A eucaristia será presidida pelo bispo da Diocese da Guarda, diocese que acolheu, em 1882, o território da extinta diocese de Pinhel.

Está também prevista a apresentação de um livro de bolso para conhecer a história por detrás da diocese de Pinhel que teve, entre 1770 e 1882 seis bispos residentes, e entre 1969 e 2020 seis bispos titulares, encontrando-se, de momento, com sede vacante.

Volume LXXVII da Revista Beira Alta apresentado em Viseu

Teve lugar no Claustro Superior da Sé de Viseu  a sessão de apresentação do Volume LXXVII da Revista Beira Alta.

A sessão de apresentação contou com intervenções do Presidente da Câmara Municipal de Viseu, Almeida Henriques; do Vice-Presidente da CIM, Elísio Oliveira; da Diretora da Revista Beira Alta, Fátima Eusébio; e do autor de um dos estudos Jorge Adolfo Marques

De renovado grafismo, perspetivando uma composição mais versátil, dinâmica e atrativa para públicos diferenciados, o mais recente volume é composto por trabalhos originais de investigadores que, em conformidade com a identidade da revista, compreendem áreas como a história, a história da arte, a arqueologia e a etnografia, num arco cronológico desde a Alta Idade Média ao período contemporâneo, sobressaindo no conjunto as análises reflexivas e leituras pluridisciplinares em assuntos recorrentes, mas com novas perspetivas de abordagem.

Por:CIMDL

 

Pinhel volta a ser Capital do Drift em agosto

O Palácio do Gelo em Viseu, acolheu na tarde desta quarta-feira, a apresentação oficial do Drift de Pinhel 2020 , agendado para 22 e 23 de agosto, numa organização do Município de Pinhel e do Clube Escape Livre.

Marcou presença o Nissan de Rui Pinto, embaixador do DRIFT de Pinhel, neste espaço comercial, as entidades envolvidas na organização revelaram os pormenores sobre as provas que vão ter lugar na Cidade Falcão, e cuja logística vai ter em conta as recomendações das autoridades de saúde que já aprovaram o Plano de Contingência proposto pela FPAK – Federação Portuguesa de Automóvel e Karting e pelo Clube Escape Livre.

Pinhel vai ser palco pela quinta vez de uma competição que tem vindo a evoluir e afirmar-se, ao ponto de já integrar o Campeonato de Portugal de Drift, a par de uma prova de caráter internacional disputada por pilotos portugueses, espanhóis, franceses e suíços.

Desta forma, Rui Ventura, Presidente da Câmara Municipal de Pinhel, referiu que “pese embora as circunstâncias, entendemos por bem dar continuidade à iniciativa que tem evoluído de uma forma exponencial e até surpreendente, mas sem dúvida positiva para o concelho e para a região”.

Já Luís Celínio, Presidente do Clube Escape Livre, referiu que “numa altura em que as incertezas e as condicionantes são muitas, pesámos todos os fatores e, em conjunto com o promotor do Campeonato, entendemos que havia condições para a realização da prova e do Campeonato. Esperamos agora que com a compreensão e colaboração de todos, dos pilotos ao público, consigamos cumprir todas as normas em vigor, de forma a continuar a proporcionar este extraordinário espetáculo, tão desejado ao nível local e regional.”

O piloto português Rui Pinto, da equipa CN Racing, é, novamente o embaixador da prova de Pinhel. O piloto esteve na apresentação, juntamente com os representantes da FPAK, Isaac Pedroso, e do Clube Automóvel do Minho, Tiago Cruz.

Município de Gouveia prolonga Vigência do Plano Municipal de Emergência e Proteção Civil

Assim o Município de Gouveia informou que  prolonga Vigência do Plano Municipal de Emergência e Proteção Civil, de acordo com o despacho nr.º6/2020, até dia 30 de junho.

Considerando a continuação da situação de calamidade, no âmbito da pandemia da doença COVID-19 no país e a continuidade do plano distrital de emergência de proteção civil do distrito da Guarda.

Considerando que foram ouvidos os membros da Comissão Municipal de Proteção Civil restrita e que concordaram com o teor do presente Despacho, e de acordo com o disposto no nº 3 do Artigo 6º do Decreto-Lei nº 44/2019, de 1 de abril, determino o seguinte:

1- Prolongamento da situação de alerta de âmbito municipal, justificada pelos considerandos acima descritos;
2- Prolongamento da ativação do Plano Municipal de Emergência de Proteção Civil de Gouveia, até às 23:59h do dia 30 de junho, podendo ser prorrogado de acordo com a evolução da situação epidemiológica no distrito da Guarda.

Esta decisão é comunicada de imediato à Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, através do Comando Distrital de Operações de Socorro da Guarda, a todos os agentes de proteção civil com atividade no Município de Gouveia, às Juntas de Freguesia, à população, aos órgãos de comunicação social e aos serviços municipais de proteção civil limítrofes pela via mais célere.

Por:MG

Palácio do Gelo Shopping de Viseu acolhe apresentação do Drift de Pinhel

Vai ter lugar a apresentação  do DRIFT de Pinhel, na próxima quarta-feira, dia 17 de junho, às 17.30h, no Palácio do Gelo Shopping de Viseu, Piso 0, junto ao carro de competição do piloto Rui Pinto, embaixador da prova.

Esta é uma iniciativa da Câmara Municipal de Pinhel e o Clube Escape Livre que mais um ano vão ser parceiros e face a isso, Pinhel volta a ser a Capital do Drift.

O Drift é uma modalidade que atrai milhares de espetadores e consiste numa técnica de direção de carros que consiste em deslizar nas curvas escapando a traseira, girar o volante para que as rodas dianteiras estejam sempre em uma direção oposta a curva (se o carro vira para a direita então a roda deve estar a esquerda, e vice versa), controlando o nível de derrapagem, fazendo o carro literalmente andar de lado.

Parque de Autocaravanismo vai surgir em Nelas

 Nelas vai finalmente ter um Parque de Autocaravanismo, Infraestrutura de acolhimento ao turismo que vai ser construída no Largo da Feira em Nelas nos próximos meses.
O Parque de Autocaravanismo foi aprovado numa candidatura apresentada pelo Município ao Turismo de Portugal no âmbito da Linha de Apoio à Valorização Turística do Interior.
O investimento total previsto com a construção do Parque, que será vedado e dotado de todas as condições incluindo digitais, e terá capacidade para 10 lugares em simultâneo, é de 200 mil euros, sendo o apoio concedido pela entidade financiadora de 50%, contemplando também a melhoria de todos os arruamentos de acesso desde a Av. João XXIII.
O Projeto é da autoria dos serviços técnicos do Câmara Municipal mas contou sempre com o apoio e aconselhamento da Associação de Autocaravanistas de Portugal, particularmente com os seus associados locais, apaixonados por esta atividade turística, que agora vêm concretizar-se um sonho de muitos anos.

Por:MN

Concurso de empreendedorismo nas escolas em edição digital pela CIMBSE

O Concurso Supramunicipal de Ideias de Negócio “THE FUTURE IS YOU” – 1ª Edição | Digital iniciou no passado mês de maio.

Esta iniciativa, promovida pela Comunidade Intermunicipal das Beiras e Serra da Estrela, insere-se no âmbito do Projeto “ATUA!”, projeto educativo de desenvolvimento de competências empreendedoras, cujo principal objetivo visa comprometer e envolver os jovens com a sua Região, empoderando-os com a capacidade de detetar oportunidades para criar respostas inovadoras e sustentáveis, que favoreçam a sua comunidade e valorizem o seu património.

Esta iniciativa insere-se no Projeto de Combate ao Insucesso Escolar, financiado pela União Europeia ao abrigo do Centro 2020. Apesar das condições inéditas que atualmente são vividas, decorrentes da situação de pandemia provocada pela Covid-19, tem sido exemplar a rápida e capaz adaptação de professores e alunos a novos contextos e a participação no “The Future Is You”, fazendo jus à expressão “difícil é diferente de impossível”. Com efeito, esta 1ª edição de Concurso 100% digital dá-nos a conhecer jovens resilientes, determinados a abraçar desafios e a mostrar que mesmo perante as adversidades é possível ser-se empreendedor e concretizar ideias que os prepare para um futuro tão ou mais desafiante do que atualmente o conhecem.

São exemplo disso mesmo 48 alunos e 15 professores, provenientes de diversos Municípios, os quais têm vindo a preparar-se para dar a conhecer 28 ideias de negócio já no próximo dia 16 de junho.

Este apoio e estímulo à educação para o empreendedorismo, na forma de Concurso de Ideias de Negócio digital, já possibilitou aos participantes a interação com diversos empreendedores, desde Serial Entrepreneurs, passando por Designers de negócios e Mentores de programas de aceleração de start-ups a Gestores de projetos e Especialistas em Marketing Digital, Social Networking, Digital Strategist e permitiu o desenvolvimento e estruturação das suas ideias de negócio.

Segundo a aluna Cláudia Monteiro, está a ser uma experiência incrível. “É uma aprendizagem imersiva que nos faz acreditar ainda mais num dos valores mais importantes da vida: a amizade. Passamos horas a discutir ideias, a trabalhar nas mesmas, a aprender com a equipa incrível que está por detrás deste projeto.”

Fronteiras entre Portugal e Espanha fechadas até 30 de junho

Em comunicado, o Ministério de Administração Interna informa que, Portugal e Espanha vão manter, até ao dia 30 de junho, o controlo de pessoas nas fronteiras entre os dois países, no âmbito das medidas de combate à pandemia da doença COVID-19.

A decisão de manter esta reposição de controlo nas fronteiras, a título excecional e temporário, foi concertada entre o Governo da República Portuguesa e o Governo do Reino de Espanha, e resulta da avaliação da situação epidemiológica na União Europeia, atendendo igualmente às medidas propostas pela Comissão Europeia.

Aos Pontos de Passagem Autorizados (PPA) já previstos anteriormente, Portugal e Espanha acordaram a abertura de mais quatro, nos dias úteis, entre as 7h00 e as 21h00:

– Melgaço, Lugar do Peso, km 19,800, EN 202;

– Monção, Avenida da Galiza, km 15,300, EN 101;

– Miranda do Douro, km 86,990, EN 218;

– Vila Nova de Cerveira, km 104,500, EN 13.

Estes quatro novos Pontos de Passagem Autorizados juntam-se a Valença, Vila Verde da Raia, Quintanilha, Vilar Formoso, Termas de Monfortinho, Marvão, Caia, Vila Verde de Ficalho e Castro Marim, que funcionam em permanência.

Para além destes PPA, já tinham sido autorizados recentemente os PPA de Mourão (que funciona nos dias úteis, das 07h00 às 09h00 e das 18h00 horas às 20h00), de Rio de Onor (às quartas-feiras e aos sábados, das 10h00 às 12h00), de Tourém (às segundas-feiras e às quintas-feiras, das 6h00 às 8h00 e das 17h00 às 19h00) e de Barrancos (às segundas-feiras e às quintas-feiras, das 6h00 às 8h00 e das 17h00 às 19h00).

O acordo mantém suspensos todos os voos com origem ou destino para Espanha, com exceção das aeronaves do Estado, das Forças Armadas, das que integram o Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Rurais, bem como voos para transporte de carga e correio, voos de caráter humanitário ou de emergência médica. Passa a ser autorizada a entrada de passageiros oriundos de países europeus não pertencentes ao Espaço Schengen, exceto quando em trânsito para outros países onde não têm liberdade de circulação .

Mantém-se igualmente suspensa a circulação ferroviária, exceto para o transporte de mercadorias, e o transporte fluvial entre os dois países. Passa, no entanto, a ser possível a atracagem de embarcações de recreio e o desembarque de pessoas.

Mantém-se também proibida a circulação rodoviária, independentemente do tipo de veículo, com as seguintes exceções:

– Direito de entrada dos cidadãos nacionais e dos titulares de autorização de residência nos respetivos países;

– Circulação do pessoal diplomático, das Forças Armadas, das Forças e Serviços de Segurança, profissionais de saúde e socorro, do pessoal afeto ao Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Rurais;

– Circulação para efeitos de reunião familiar;

– Acesso a unidades de saúde, nos termos de acordos bilaterais relativos à prestação de cuidados de saúde;

– Direito de saída dos cidadãos residentes noutro país;

– Direito de entrada e de saída do território nacional dos trabalhadores sazonais com relação laboral comprovada documentalmente.

Tal como nos períodos anteriores em que foi reposto o controlo da fronteira interna, esta decisão de prorrogação é reavaliada a cada 10 dias.

Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com

Ao continuar a utilizar o site, você concorda com a utilização de cookies. Mais Informação

As definições de cookies neste site são definidas como "permitir cookies" para lhe dar a melhor experiência de navegação possível. Se você continuar a usar este site sem alterar suas configurações de cookies ou clicar em "Aceitar" abaixo, em seguida, você concorda com isso.

Fechar