Templates by BIGtheme NET
Home » Turismo

Turismo

Ceia de Natal em Vila Franca da Serra

Face a uma iniciativa da Junta de Freguesia de Vila Franca da Serra, vai ter lugar este sábado, 16 de dezembro, uma Ceia de Natal onde procura reunir todas as pessoas que se queiram associar a este evento.

Uma forma de celebrar o Natal em comunidade, na sede da Junta de Freguesia, a partir das 19 horas.

 

Feira Quinzenal em Fornos de Algodres antecipada para 31 de dezembro

                                                  AVISO

O Município de Fornos de Algodres informa todos os feirantes, comerciantes e população em geral, que a Feira Quinzenal, correspondente ao dia 1 de janeiro de 2018, vai ser antecipada para o dia 31 de dezembro de 2017 (domingo).

Jardim Encantado regressa a Gouveia

Durante 11 dias, o Jardim Infantil de Gouveia vai transformar-se novamente no Jardim Encantado e será a principal atração da época festiva. Um jardim de luz, onde a tradição, a decoração com Estrelas, a casa do Pai Natal, os insufláveis, os ateliês e a animação alusiva a época natalícia, farão as delícias das crianças e dos adultos.

A programação de atividades de Natal iniciou-se a 2 de dezembro com o aniversário do Museu da Miniatura Automóvel e a inauguração da iluminação de Natal.

A partir de 15 de dezembro, a Biblioteca Municipal Vergílio Ferreira irá acolher a tradicional Feira do Livro, onde poderá encontrar o presente ideal para este Natal.

Como já é hábito, a Praça de S. Pedro irá receber o Mercadinho de Natal, a 16 de dezembro. Os doces de Natal, o artesanato e animação para as crianças irão encher esta praça com a harmonia e alegria que é típica desta época.
Em véspera de consoada, no dia 23 de dezembro, no Teatro Cine de Gouveia, há cinema para todos os gostos. Às 15h00, matiné infantil com “Coco: a vida é uma festa”. Miguel um menino de 12 anos que quer muito ser um músico famoso, vai ser o responsável pela proposta de animação desta tarde. E há noite, às 21h00, há cinema para toda a família, com o filme “Pai há só 1… ou 2”, uma comédia familiar, onde um marido e um ex-marido se tornam amigos inseparáveis. 

Faz ainda parte da programação de Natal o concerto de Aniversário da Santa Casa de Misericórdia de Gouveia na Igreja da Misericórdia e a projeção do filme “À Luz do Candeeiros” no Edifício Clube Camões.

Da programação de Natal contam ainda vários concertos no Teatro Cine de Gouveia. O Concerto Solidário pela Orquestra Ligeira de Gouveia, O Sarau de Natal da AE de Gouveia, e o Concerto de Encerramento do Estágio para a Orquestra de sopros da sociedade Musical Gouveense “Pedro Amaral Botto Machado.

 O Teatro Cine de Gouveia irá ainda receber a alegria contagiante das Festas de Natal das Escolas do concelho.

A agenda de natal encerra no Dia de Reis, 6 de janeiro, com tradicional Cantar das Janeira, no Teatro Cine de Gouveia.

 

66.º aniversário da Casa do Concelho de Gouveia em Lisboa

Ao longo destes meses foram realizadas algumas atividades inseridas na comemoração dos 66 anos da Casa do Concelho de Gouveia em Lisboa.
Assim no passado dia 1 de Dezembro as comemorações de mais um aniversário da Casa do Concelho. Sessenta e seis anos que fazem perdurar a representação de Gouveia na cidade de Lisboa.
À Sessão Solene presidiu Joaquim Cabral, presidente da Direção há dezasseis anos, que tão bem tem comandado os destinos da instituição. A seu lado contou com o presidente do Município de Gouveia, o senhor Dr.º Luís Tadeu Marques, o senhor Prof.º António Mendes Duarte, presidente da Mesa da Assembleia Geral da Casa do Concelho e para terminar o Prof.º Joel Ferreira, orador convidado.
O Presidente da Direção deu inicio à Sessão Solene, fazendo uma descrição do percurso da Casa, passando depois por entregar os diplomas aos associados com 25 e 50 anos de associados. Usou da palavra o senhor Dr.º Luís Tadeu Marques, para parabenizar a instituição, fazer  votos de longevidade e transmitir que 2017 foi o ano 0 no que concerne ao projeto da futura loja de produtos regionais na Casa do Concelho. Usou da palavra ainda, o presidente da Mesa da Assembleia Geral da Casa do Concelho para dar uma palavra especial ao presidente da Direção, para lhe agradecer todo o trabalho desenvolvido ao longo dos anos, a sua dedicação e paixão pela Casa. Seguidamente falaria então o orador convidado, para trazer ao público a importância do património popular existente no concelho de Gouveia. Transmitiu o lado que menos é dado a conhecer ao turista, mas que deverá ser levado em consideração, não o ícónico e a monumentalidade, mas a história que está por detrás de cada pedra, daqueles que deram a vida ao campo e à lavoura.
Seguiu-se o almoço-convívio, que decorreu no restaurante do Jardim Zoológico. O almoço foi abrilhantado com a presença e atuação especial do Grupo de Cavaquinhos da Universidade Sénior de Gouveia.
Jantar solidário gouveense em Lisboa
 
Decorreu no passado dia 25 de Novembro em Oeiras um jantar solidário organizado por um grupo de jovens gouveenses a residir em Lisboa. O propósito desse jantar fora a angariação de alguns donativos para minimizar as perdas provocadas pelo incêndio que assolou o concelho de Gouveia no passado dia 15 de Outubro. Os mais de trinta gouveenses reuniram-se na Casa do Concelho de Gouveia antes do jantar, efetuando uma visita de cortesia à representação de Gouveia em Lisboa. A Casa do Concelho fez-se representar no jantar pelo seu vice-presidente Pedro Almeida.
10.º Aniversário da Associação das Casas Regionais em Lisboa.
 
Decorreram no passado dia 26 de Novembro as comemorações do décimo aniversário da ACRL, com almoço de confraternização entre as casas regionais num restaurante em Algés. A ACRL foi criada a 22 de Novembro 2007, com intuito de criar uma só voz na luta por um espaço de importância na cidade de Lisboa. A Casa do Concelho de Gouveia é uma das vinte e quatro Casas associadas, a que preside a ACRL, Anabela Antunes, presidente da Casa do Concelho de Ferreira do Zêzere.

3ª edição do Beira Interior – Vinhos e Sabores já começou

Ao final da tarde desta sexta-feira, abriu as portas a 3ª edição do Beira Interior – Vinhos e Sabores, na cidade de Pinhel, mais concretamente no Centro Logístico.

Um certamente que tem como finalidade promover os vinhos da Beira Interior, onde já são algumas dezenas de expositores que surgem a mostrar o seu produto, assim como, outras iguarias desta região, enchido, cavacas, mel, queijo, doces.

Decorre até domingo, onde se prevê a visita de milhares de visitantes oriundos de Portugal e Espanha.

Na abertura estiveram, Rui Ventura, Presidente da Câmara, João Carvalho,  Presidente da Comissão Vitivinícola Regional da Beira Interior, entre demais convidados.

 

CISE promove dia aberto em Seia

O CISE está a organizar um Dia Aberto, a decorrer no dia 25 de novembro, sábado, para o qual tem agendado um conjunto alargado de atividades.
Neste dia, as visitas ao CISE serão gratuitas, sendo que as visitas guiadas decorrerão às 10h30m, às 14h30m e às 16h00m.

Programa

10h30m – 12h00 – À descoberta da Biodiversidade do CISE. 
Visita guiada ao espaço exterior do CISE com a finalidade de os participantes conhecerem e explorarem a biodiversidade aí existente. Esta atividade está limitada a 15 participantes e carece de inscrição prévia, preenchendo o seguinte formulário: https://goo.gl/gswUrt).

14h30m – Apresentação dos desenhos a ponta de feltro sobre papel de Eduardo Nery
Eduardo Nery (1938-2013) foi um artista plástico multidisciplinar que desenvolveu, durante mais de quatro décadas, uma obra vasta que passa pela pintura, desenho, gravura, colagem, tapeçaria, vitral, azulejaria, mosaico e fotografia, sendo um dos artistas plásticos contemporâneos com maior intervenção ao nível de arte pública. Distinguido com inúmeros prémios nacionais e internacionais, está representado nas mais prestigiadas coleções públicas e privadas portuguesas e, em algumas, estrangeiras, tendo os seus trabalhos sido difundidos em múltiplas exposições individuais e coletivas. Em 2013, o artista ofereceu ao Município de Seia / CISE – Centro de Interpretação da Serra da Estrela dois desenhos a ponta de feltro sobre papel executados em 1960 e inspirados nas paisagens da serra da Estrela, um deles representando as massas graníticas presentes na área dos Piornos, e o outro as peculiares formas colunares, localmente designadas de “queijeiras”, que se encontram na envolvente do covão do Boi.

15h30m – Abertura da XV Exposição de Fotografia de Ambiente do CISE – “Cenários da Estrela”, de António Correia, com a presença do autor.
António Correia, natural de Seia onde nasceu em 1948, é filho e neto de ilustres fotógrafos senenses, tendo desde cedo revelado um especial interesse pela fotografia e pelas artes visuais.Durante quase quatro décadas de atividade profissional, entre 1978 e 2013, exerceu funções de Desenhador Gráfico no Parque Natural da Serra da Estrela. Desde logo colocou toda a sua paixão pela serra da Estrela e talento artístico ao serviço de variados projetos que contribuíram, de modo indubitável, para o conhecimento dos valores naturais e culturais da mais alta montanha do território continental português. Dos seus trabalhos, distinguem-se desenhos, ilustrações, cartazes e um vasto espólio fotográfico, que têm como tema principal a serra da Estrela e os testemunhos que o homem ao longo de séculos deixou na paisagem.A exposição Cenários da Estrela reúne um conjunto de fotografias registadas em diapositivo, na década de 1990. Além de ilustrar alguns dos mais característicos cenários serranos, inclui memórias de uma ruralidade hoje esquecida.

16h30m – Entrega dos prémios do concurso de XIV Concurso de Fotografia de Ambiente do CISE – Património Ambiental da Serra da Estrela.

17h00 – Conversa fotográfica: A montanha através da objetiva! Tertúlia onde será abordada a perspetiva de um fotógrafo de natureza sobre o mundo natural.

 

Daniel Couto (Bandarras BTT) triunfa na Beselga

A prova da Maratona BTT na Beselga, teve lugar neste domingo, com Daniel Couto ( Bandarras BTT) de Trancoso a conseguir vencer, nesta prova com 2h02m29.

Esta prova designada por Trilhos do Ceireiro, teve assim grande adesão dos ciclistas, a registar também o 24º de Artur Quirino (ADFA-Ciclismo).

Dia Europeu do Enoturismo 2017 – Concelho de Nelas

Vai ter lugar, no concelho de Nelas, o Dia Europeu do Enoturismo, com oportunidades de ficar a conhecer os melhores vinhos, a concentração será junto aos Paços do Município, para depois iniciar o passeio por diversas quintas do concelho.

Percurso especial e único, dedicado à descoberta dos melhores vinhos que se produzem no Dão, unindo a beleza natural do Concelho, às delícias gastronómicas da Região e aos produtos típicos locais. Experiência que conduzirá o participante pelos caminhos da tradição, cultura e história, numa descoberta onde a força da terra e dos costumes se descobrem a cada passo.

Mais há noite, terá lugar um jantar vínico “Sabores do Dão” no Restaurante Bem-Haja .

As inscrições estão abertas:https://goo.gl/UNHXQP

AFGuarda- Resultados da 1ª/2ªdivisão

Teve lugar mais uma ronda do Distrital maior da AFGuarda com a Mêda a vencer fora de portas frente aos Vilanovenses e aproveitou o empate do Manteigas frente ao E.Almeida.

Jornada 7
Data Equipa Resultado Equipa
05-11-2017 Ass. D. Manteigas 2 – 2 Ac Estrela Almeida
05-11-2017 SC Sabugal 1 – 1 Cd Gouveia
05-11-2017 ADRC Aguiar Beira 4 – 0 Guarda Unida Desportiva
05-11-2017 Ass.Cd V.F.Naves 1 – 2 Grupo D. Trancoso
05-11-2017 CF Vilanovenses 0 – 2 SPG. C. da Meda
05-11-2017 Gin. C. Figueirense 2 – 0 Ass. C. Desp. Soito
05-11-2017 C.V.Cortez Mondego 3 – 1 A.D. de São Romão
Pos Equipas Pts. .
Jg V E D GM GS Dif
1 SPG. C. da Meda 16 7 5 1 1 16 6 10
2 Gin. C. Figueirense 14 7 4 2 1 13 5 8
3 Ass. D. Manteigas 14 7 4 2 1 16 10 6
4 Grupo D. Trancoso 11 6 3 2 1 11 5 6
5 ADRC Aguiar Beira 11 7 3 2 2 14 10 4
6 Cd Gouveia 11 7 2 5 0 6 4 2
7 Ass.Cd V.F.Naves 10 7 3 1 3 9 6 3
8 C.V.Cortez Mondego 9 7 2 3 2 14 15 -1
9 A.D. de São Romão 9 6 2 3 1 12 11 1
10 SC Sabugal 8 7 2 2 3 9 12 -3
11 Ac Estrela Almeida 6 7 1 3 3 13 16 -3
12 Ass. C. Desp. Soito 6 7 1 3 3 8 12 -4
13 CF Vilanovenses 4 7 1 1 5 6 14 -8
14 Guarda Unida Desportiva 0 7 0 0 7 5 26 -21

2ªdivisão–

Pala – Casal Cinza-2-1

V.Formoso- Castelos-2-1

Freixo Numão -Foz côa-1-1

Paços da Serra – Celoricenses-2-4

Pos Equipas Pts. .
Jg V E D GM GS Dif
1 Spg. C. Celoricense 6 2 2 0 0 6 2 4
2 G.D. Foz Côa 4 2 1 1 0 3 2 1
3 Freixo de Numão 4 2 1 1 0 3 2 1
4 A.D.C. Castelos 3 2 1 0 1 4 3 1
5 SC Vilar Formoso 3 2 1 0 1 2 3 -1
6 Futebol C. de Pala 3 2 1 0 1 3 4 -1
7 G. C. R. Casal Cinza 0 2 0 0 2 2 4 -2
8 Spg.C. Paços da Serra 0 2 0 0 2 3 6 -3

Em Trancoso,Feira da Castanha e Paladares de outono abriu e prolonga-se até domingo

Nesta sexta-feira abriu ao público, mais uma edição da Feira da Castanha e Paladares de outono, que se prolonga até ao próximo domingo.

Na cerimónia de abertura , Amilcar Salvador deu as boas vindas a todos os produtores, expositores e visitantes.

Foi dando a conhecer o mapa de feiras e eventos ao longo do ano, no caso especifico, enalteceu a forma como a Castanha vai sendo produzida e escoada.

Salientou ainda que, Trancoso é dos locais onde mais castanha é produzida, esta feira também é uma grande mostra de produtos regionais.

Já o Secretário de Estado Miguel Freitas, veio trazer as medidas que devem ser implantadas pelo Governo, no sentido de reflorestar esta região, enalteceu também o trabalho com as CIM´s no sentido de averiguar o estado em que as localidades afetadas ficaram.

Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com

Ao continuar a utilizar o site, você concorda com a utilização de cookies. Mais Informação

As definições de cookies neste site são definidas como "permitir cookies" para lhe dar a melhor experiência de navegação possível. Se você continuar a usar este site sem alterar suas configurações de cookies ou clicar em "Aceitar" abaixo, em seguida, você concorda com isso.

Fechar