Templates by BIGtheme NET
Home » Turismo

Turismo

Inês Monteiro e Daniel Gregório vencem Corrida da Liberdade em Trancoso

Durante a manhã, na cidade Bandarra, teve lugar muito desporto de várias modalidades (Atletismo, BTT e Ténis(Tarde)), com a Corrida da liberdade a trazer a esta prova, mais de duas centenas de atletas de diversos escalões.

Assim, Inês Monteiro(SCP) e Daniel Gregório (CAS) venceram nos Seniores e Paulo Gomes nos Veteranos.

Um dia festivo no dia da liberdade, que trouxe imensos visitantes ao centro da cidade.

Caminhada no 1ºde maio em Vila Soeiro do Chão

Vai realizar-se dia 1 de maio, dia do trabalhador,  uma caminhada na localidade Vila Soeiro do Chão.
A saída é às 9h com um itinerário para todos, no final haverá o almoço convívio.

Fornos de Algodres comemora o 25 de abril

O Município de Fornos de Algodres comemora o 25 de abril com um espetáculo musical de MIGUEL CALHAZ, intitulado VOZ CONTRA BAIXO.

O concerto decorrerá a 24 de abril de 2018, pelas 21h00, no Centro Cultural Dr. António Menano, em Fornos de Algodres.

Neste projecto musical há entre Miguel Calhaz e o seu contrabaixo uma cumplicidade e uma ligação que transcende em muito, em tudo, a normal relação entre um músico e o instrumento que executa.
Aqui, o contrabaixo sai da sua esfera usual de instrumento de acompanhamento e passa a assumir funções harmónicas, melódicas e rítmicas. A própria abordagem quanto à forma de tocar este instrumento difere daquilo que é mais comum.
Utilizam-se recursos como o corpo de madeira do instrumento (que é usado como instrumento de percussão), harmónicos e harpejos em 2 ou 3 cordas em simultâneo, assumindo espaços normalmente preenchidos por outros instrumentos.
A par do uso destes recursos junta-se a voz do músico que, ora a solo ora com músicos convidados, vai ilustrando os seus e outros poemas: trauteando improvisos e embalando redondos vocábulos…

“…sei da sua música e da forma delicada como a aborda e traz até nós,que ela envolve e convida, tanto à reflexão como à esperança. Sei ainda que as canções que imagina são
pontes que lança ao encontro da nossa sensibilidade…”
Armando Carvalheda in “Viva a Música” Antena1

“Ao longo da vida vamos aprendendo que as certezas vão sempre escasseando, mas podemos sempre dar por garantido que a beleza e a honestidade, vão fazer sempre parte
das canções do Miguel Calhaz!”

Por:MFA

Ténis: 3º Open da Liberdade vai acontecer em Trancoso

No feriado, 25 de Abril (quarta-feira) , decorre, o 3º Open da Liberdade , no Complexo das Piscinas Municipais, em Trancoso, é aberto a todos os jogadores / tenistas amadores (masculinos e femininos) – Federados ou não Federados.
As inscrições para o torneio de ténis são gratuitas e obrigatórias, podendo ser efetuadas até às 9h00, do dia 24 de Abril, através dos seguintes contactos: turismo@cm-trancoso.pt/ telf: 271 811 147;

 

Concurso Regional de Ideias de Negócio nas Escolas

O Concurso Regional de Ideias de Negócio nas Escolas terá este ano a sua final regional no território da CIMBSE.

O Concurso Regional de Ideias de Negócio nas Escolas é uma iniciativa da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC) e decorre em estreita colaboração com as Comunidades Intermunicipais (CIM) da Região Centro. Visa a divulgação, estímulo e implementação da cultura empreendedora na Região Centro, junto da comunidade escolar.

Este ano, a final regional, que pretende ser um momento marcante, com a atribuição do título “Aluno Empreendedor da Região Centro 2018”, decorrerá no território da CIMBSE, realizando-se no dia 7 de junho, na Universidade da Beira Interior.

O objetivo do concurso é sensibilizar e motivar os jovens para a inovação e o empreendedorismo, promovendo a iniciativa e o dinamismo nas comunidades em que se inserem.

A concurso, podem ser apresentadas ideias de negócio de qualquer área de atividade, devendo obedecer às seguintes características: úteis e exequíveis; inovadoras, podendo dar origem ao aparecimento de um novo produto ou serviço; consolidadas; originais (concebidas pelos candidatos) e economicamente vantajosas, apresentando potencial competitivo.

Cada uma das oito comunidades intermunicipais, da Região Centro, poderá apresentar a concurso uma ideia de negócio, por si selecionada, concebida e apresentada pelos próprios alunos.

Podem ser oponentes ao concurso os alunos do Ensino Básico, Secundário e Profissional, dos 100 municípios da Região Centro, que deverão desenvolver e apresentar ideias de negócio por si inteiramente concebidas ou com o apoio dos respetivos professores.

Por:CIMBSE

 

Conversa com Alexandre Constantino, Pres. União Freguesia de Tavares

Após o belo certame da Feira de Março fomos conversar com , Alexandre Constantino, Pres. UF Tavares que nos fez um balanço do Certame e ainda no futuro das localidades.

A qualidade da Feira de Março aumenta a olhos vistos

Depois do grande sucesso que foi a quinta edição da Feira, conversamos com Alexandre Constantino, presidente da União de Freguesias de Tavares, que nos falou do certame e dos novos projetos para o futuro.

 Que balanço se pode fazer deste certame?

Nós fazemos tudo o que está ao nosso alcance para que as pessoas que nos visitam tenham as melhores condições e que corra pelo melhor. Tivemos alguns contratempos na semana anterior à feira, com a chuva tivemos muito trabalho, ao termos de refazer certas coisas duas e três vezes.

Aliás no sábado até neve tivemos, mas felizmente correu bem, tivemos muitos visitantes e penso que as pessoas foram contentes, o que significa que voltarão no próximo ano.

Esta foi a quinta edição, as primeiras foram mais difíceis, mais trabalho?

Cada uma delas tem uma história diferente, agora o nosso objetivo é crescer, ter mais condições, e dar melhor conforto a quem nos visita, se não vejamos, na 1ªedição não tínhamos equipamento nem dinheiro e fizemos umas barraquinhas com uns paus de mimosa, agora foi o ano que tivemos mais tasquinhas, mais quiosques e não desistimos, aliás o grupo que estava para domingo não atuou devida à chuva e depois atuou mais à frente…….

Para ler a entrevista completa, adquira a nossa edição em papel de 31 de março, disponível nas bancas.

Reportagem:António Pacheco

César Fonte (W52-FC Porto)lidera o GP Beiras e Serra da Estrela

César Fonte (W52-FC Porto) venceu em Seia

Decorreu este sábado a segunda etapa do Grande Prémio das Beiras e Serra da Estrela, entre Sabugal e Seia, na distância de 193,9 quilómetros, com a vitória a sorrir a César Fonte (W52-FC Porto)  em 4:48.58 horas, ao mesmo tempo de  Henrique Casimiro (Efapel) e do colombiano Sergio Higuita (Manzana-Postobón).

Face a isso, César Fonte (W52-FC Porto) é o novo líder desta prova que neste domingo, vai ter a derradeira etapa entre Gouveia e Guarda.

Belmonte elege finalista ao Miss Portuguesa 2018

O Município de Belmonte será palco da final da Região da Beira Interior (Distritos de Castelo Branco, Guarda e Viseu para eleição da representante ao Miss Portuguesa 2018, no dia 12 de Maio, pelas 21h no Auditório da Santa Casa da Misericórdia de Belmonte, onde todas as jovens de nacionalidade portuguesa e com idades entre 17 e 25 anos poderão concorrer (www.missportuguesa.pt/inscricao).

O evento que é da responsabilidade Organização Miss Portuguesa e conta com o apoio do Município de Belmonte pretende realizar uma noite de glamour onde não só se analisará a beleza das candidatas, mas também se promoverá a tradição e a inovação da Região.

De realçar, que entre as muitas entidades envolvidas o concurso Miss Portuguesa Belmonte tem como um dos parceiros fundamentais o Instituto Politécnico da Guarda no âmbito da estratégia de ter candidatas não só com a beleza física, mas com preparação cultural e académica. Estão ainda identificadas outras áreas de cooperação no âmbito da “Beleza por uma causa” (sendo este lema uma marca registada), que coloca a beleza e o mediatismo do cargo ao serviço de causas nobres da sociedade, desde logo no local onde habitam ou estudam.

O Concurso Miss Portuguesa iniciou em 2011 e é o maior concurso de beleza português que veio dar seguimento ao antigo título Miss Portugal elegendo as representantes portuguesas aos principais certames de beleza mundiais.

É a Organização Miss Portuguesa que possui os direitos e elege as representantes de Portugal nos 5 concursos do Grand Slam (Miss Mundo, Miss Universo, Miss Internacional, Miss Supranacional e Miss Grande Internacional), entre outros concursos internacionais de prestígio.

A Final nacional da Miss Portuguesa, onde participará a Miss Portuguesa Belmonte e as representantes de outras Regiões do Continente, assim como da Região Autónoma da Madeira e Açores e das Comunidades Portuguesas da África do Sul, Canadá, França e Espanha, realizar-se-á a 28 de Julho em Gondomar.

10ªRota do Cabicanca em BTT em Aguiar da Beira

Aguiar da Beira vai receber mais uma edição da Rota do Cabicanca em BTT, no domingo, dia 22 de abril, com o início a ter lugar, no Complexo desportivo (frente às piscinas).

Como anualmente acontece será uma prova com um grande fluxo de participantes masculinos e femininos, dividida em dois percursos, 25 km e 45km.

Este ano com alguns nomes de primeira linha, Tiago Craveiro que foi Campeão Nacional XCM paraciclismo D 2015/2016, Vencedor da Taça de Portugal XCM paraciclismo D 2015/2017, Campeonato nacional XCO 3° lugar paraciclismo D 2016 e Vice campeão nacional XCO paraciclismo D 2017.

Patrícia Gonçalves – Vencedora da Taça de Portugal de XCO e XCM em 2016, foi a Campeã Nacional de XCO em 2016 e vencedora da Taça de Portugal de XCO em 2017.

Irá ser doado aos Bombeiros Voluntários de Aguiar da Beira, 3% da receita total das inscrições.

Assim uma prova que vai ter imensos pontos de interesse e animação acima de tudo entre os participantes.

5ºFórum de Turismo Interno “Vê Portugal”na Guarda

A Guarda vai receber, nos dias 7 e 8 de maio, a quinta edição do Fórum de Turismo Interno “Vê Portugal”. Esta é uma iniciativa anual do Turismo Centro de Portugal, que junta especialistas de várias áreas para conversarem e debaterem sobre o presente e o futuro do turismo interno. A cidade mais alta do país sucede a Viseu, Aveiro, Coimbra e Leiria, capitais de distrito que acolheram as edições anteriores, sempre com grande sucesso.

Pedro Machado, presidente do Turismo Centro de Portugal, sublinhou a importância do turismo interno para a economia nacional, durante a apresentação do programa, que aconteceu em dois locais: Guarda e Lisboa. “O mercado interno está cá o ano inteiro. Representa mais de dois milhões de dormidas, está 365 dias disponível para vir à região Centro de Portugal e é muito diverso, uma vez que procura produtos tão variados como a gastronomia e o enoturismo, o turismo ativo, a natureza, o património e a cultura”, disse.

Ao longo dos dois dias do Fórum Vê Portugal, especialistas nacionais e internacionais abordarão no Teatro Municipal da Guarda a situação atual do turismo interno e lançarão pistas para o futuro, integrados em seis painéis. A sustentabilidade das regiões mais afastadas dos centros de decisão, assunto muito em foco na sociedade portuguesa, é um dos vértices do programa do encontro, que oferece temas tão aliciantes como: “Turismo de Natureza: Que Desafios Para a Sustentabilidade?“; “Turismo de Interior – Desafios e Tendências”; “Inovação, Competitividade e Coesão”; “Novas Tendências na Promoção dos Destinos”; “Novas Tendências da Procura Turística”; e “Património e Turismo, uma Relação Estratégica?”. O programa completo pode ser descarregado em https://bit.ly/2H6DGST

Entre os vários oradores, destacam-se Miguel Freitas, secretário de Estado das Florestas e do Desenvolvimento Rural; Francisco Martín Simón, Diretor-Geral de Turismo da Junta da Extremadura (Espanha); Domingos Xavier Viegas, coordenador do Centro de Estudos sobre Incêndios Florestais da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra; João Paulo Catarino, coordenador da Unidade de Missão para a Valorização do Interior; Paula Araújo da Silva, Diretora-Geral do Património Cultural; Ana Abrunhosa, Presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro; os bloggers Carlos Bernardo e Nelson Carvalheiro; ou o cineasta Ruben Alves, entre muitos outros.

Turismo homenageia personalidades em Jantar de Gala

À semelhança da edição anterior, o Jantar de Gala “Vê Portugal” será um dos momentos altos do programa. Pelo segundo ano consecutivo, o Turismo Centro de Portugal irá homenagear personalidades que se destacaram no setor turístico nacional e regional. No Jantar de Gala serão também entregues os Prémios de Concurso de Empreendedorismo Turístico “José Manuel Alves”, instituídos pelo Turismo Centro de Portugal, e que visam apoiar projetos inovadores no setor do Turismo com implementação na região, assim como os Prémios de Teses Académicas que incidam sobre o Centro de Portugal.

A participação no Jantar Gala “Vê Portugal”, tal como no Fórum, é gratuita e limitada, com obrigatoriedade de inscrição e sujeita a confirmação, através do link https://bit.ly/2JuBWkG

Por:TC

Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com

Ao continuar a utilizar o site, você concorda com a utilização de cookies. Mais Informação

As definições de cookies neste site são definidas como "permitir cookies" para lhe dar a melhor experiência de navegação possível. Se você continuar a usar este site sem alterar suas configurações de cookies ou clicar em "Aceitar" abaixo, em seguida, você concorda com isso.

Fechar