Templates by BIGtheme NET
Home » Turismo

Turismo

Alexandre Borges, presente na prova inaugural do Campeonato

A prova inaugural do Campeonato de Portugal de Kartcross, chega após um interregno de sensivelmente cinco meses, o Eurocircuito da Costilha, em Lousada, recebe já no próximo fim de semana de 6 e 7 de abril.

Apesar da vida profissional não ter libertado muito tempo, para preparar afincadamente este regresso à competição em 2019, a equipa da NelaSport, não quis deixar de estar presente nesta prova de abertura em Lousada, através do seu piloto Alexandre Borges.

“Não tive o tempo que desejaria para poder treinar e preparar esta prova, no entanto estamos motivados para dar o nosso melhor. Esta primeira prova, é sempre uma incógnita em termos de resultados, pois não sabemos até que ponto foi a preparação das várias equipas, contudo já tive a oportunidade de verificar, que vários pilotos se reforçaram com viaturas novas, para a presente época. Infelizmente o nosso budget, não permite este tipo de investimento, pelo que continuaremos a nossa evolução ao volante do nosso Semog Bravo, que já conta com duas épocas nas nossas mãos. Apenas posso garantir, que tal como sempre, darei o meu melhor em pista”.

 

4.º Grande Prémio Internacional Beiras e Serra da Estrela apresentado

O Belmonte Sinai Hotel recebeu hoje a apresentação do 4.º Grande Prémio Internacional Beiras e Serra da Estrela. A prova, organizada pela Fullsport e promovida pela Associação de Municípios da Cova da Beira, irá decorrer entre os dias 12 e 14 de abril, em três etapas que levarão os ciclistas a percorrer os fantásticos cenários da Serra da Estrela.

A primeira etapa, no dia 12, tem início em Vilar Formoso e termina em Pinhel, com passagem por Almeida, Castelo Rodrigo, Figueira de Castelo Rodrigo, Marialva, Mêda, Trancoso e Vila Franca das Naves. No dia seguinte, o pelotão parte de Manteigas, seguindo por Belmonte, Guarda, Sabugal, Penamacor, Orca, Alcaide e Fundão, onde termina a etapa. Finalmente, a terceira etapa será entre Celorico da Beira e Covilhã, atravessando Fornos de Algodres, Gouveia, Seia, Manteigas e Belmonte.

Pedro Machado, presidente do Turismo Centro de Portugal, foi um dos participantes na conferência de imprensa de apresentação. Na ocasião, realçou o facto de esta prova ser mais um sinal da “consolidação da marca Serra da Estrela no conjunto da oferta do Centro de Portugal”. A sub-região “Beiras e Serra da Estrela tem a grande capacidade de gerar eventos atrativos durante todo o ano, os quais permitem juntar vários produtos turísticos, neste caso o cycling, além da natureza”, sublinhou.

Este Grande Prémio constitui igualmente um “reforço da estruturação do produto walking e cycling na região Centro de Portugal. Uma aposta bem presente em produtos turísticos como a Estrada Nacional 2, o Skyroad Serra da Estrela ou o Skyroad Aldeias do Xisto, por exemplo, que potenciam a região como destino de excelência no turismo ativo e de bem-estar”, disse Pedro Machado, que destacou ainda a importância da prova para a internacionalização da região: “Vão estar presentes ciclistas de 17 países, nomeadamente de países importantes na estratégia de internacionalização da marca Centro de Portugal para 2019, 2020 e 2021”.

Na sessão estiveram também presentes o Secretário Geral da Associação de Municípios da Cova da Beira, José M. Biscaia, o Presidente da Associação de Municípios da Cova da Beira, António Dias Rocha, o diretor da Federação Portuguesa de Ciclismo, Sérgio Sousa, e ainda o diretor da prova, Carlos Pereira.

Por:TPC

Feira Ibérica de Turismo (FIT) de 2 a 5 de maio

Turismo de Interior em destaque na FIT 2019

  Na tarde desta segunda feira, na Câmara Municipal da Guarda, teve lugar a apresentação da Feira Ibérica de Turismo (FIT) que é o maior certame de Turismo no Interior do país e nesta edição.

Nesta sexta edição,  o enfoque é justamente o Turismo de Interior, tema de destaque na FIT 2019 que quer realçar os territórios de baixa densidade como destino turístico de excelência pela sua singularidade e autenticidade. A Guarda, a meio caminho entre Lisboa e Madrid, volta a ser a capital do Turismo Ibérico, entre 2 e 5 de maio, tendo como destino convidado, nesta edição, a Província de A Coruña (Galiza, Espanha). A Província irá participar desenvolvendo a sua mais recente campanha de promoção territorial sob o slogan “Coruña Like”. Ferrolterra, A Coruña e as Mariñas, as Terras de Santiago, a Costa da Morte, a Ría de Muros e Noia e a Ría de Arousa Norte são alguns dos destinos propostos por esta bela região galega. Nesta edição há expositores e entidades de todos os quadrantes da Península Ibérica: de norte a sul e de este a oeste. A FIT conta com participações desde Silves no Algarve à Corunha na Galiza, ou desde o Pico nos Açores a Ávila no extremo da região de Castilla y León. Vão estar representadas mais de 500 entidades, entre: Regiões de Turismo, Hotéis, Agências de Viagem, Termas, Municípios, Associações de Municípios, Comunidades Intermunicipais, Empresas ligadas ao Desporto de Aventura e da área da Tecnologia, Gastronomia, Organismos Oficiais, Turismo de Natureza e Enoturismo.

A feira realiza-se desde 2014 e continua em pleno crescimento, recordamos que a 1ª edição contou com 4 000 m2 de área coberta e em 2019 estão previstos perto de 11 000 m2. De referir também o crescimento no número de visitantes. Se em 2014 a FIT recebeu cerca de 20 000 visitas, na sua última edição, em 2018 perto de 35 000 visitaram o certame ibérico. Tal como nas edições anteriores, a Feira conta com uma área de restauração diversificada onde se encontra também o Palco FIT; uma área destinada a apresentações, uma zona Lounge e uma outra destinada à imprensa.

Os principais objetivos da FIT são promover o setor do turismo ibérico, fomentar o intercâmbio transfronteiriço, estimular o relacionamento comercial e o progresso dos vários setores e segmentos da economia e, consequentemente, o desenvolvimento dos territórios. A Guarda tem uma localização privilegiada na península ibérica, sendo por isso uma plataforma estratégica para a realização de um certame desta natureza. A feira tem vindo a afirmar-se como uma plataforma transfronteiriça no panorama ibérico dos eventos ligados ao Turismo, uma oportunidade singular de divulgação, promoção, captação e desenvolvimento de fluxos turísticos e de valorização dos recursos.

Pedro Siza Vieira na inauguração

A FIT é inaugurada oficialmente no dia 2 de maio, às 17h00, pelo ministro-adjunto e da Economia, Pedro Siza Vieira, no Parque Urbano do Rio Diz, recinto habitual do certame, mas a abertura ao público será um pouco antes, ao início da tarde, pelas 15h00. Os bilhetes para a feira estarão à venda no local. Nesta edição, o ingresso diário custa 2 euros e o geral – para os quatro dias – custa 5 euros. As crianças até aos 12 anos têm entrada gratuita.

Para além da oferta turística variada, o público que visita a feira poderá ainda usufruir de um programa diversificado que contempla concertos, showcooking, provas gastronómicas, demonstrações, entre muitas outras propostas. Paralelamente ao programa da feira decorrerão também atividades complementares organizadas pelos expositores. A Feira Ibérica de Turismo é uma organização da Câmara Municipal da Guarda.

Fotos:MG

4º Encontro de Poesia em Pinhel

A poesia em destaque!!

No próximo sábado, dia 23 de março, faz um ano, que o Movimento Poético de Pinhel promoveu o seu 3º Encontro de Poesia.

Face a isso, o Movimento Poético de Pinhel,  vai realizar o seu 4º Encontro de Poesia na localidade do Juízo dia 23 de Março das 15 às 18,00 H.

 

 

Turismo bate recordes na região Centro

A atividade turística no Centro de Portugal iniciou o ano de 2019 a bater recordes absolutos. O mês de janeiro de 2019 foi o melhor mês de janeiro de sempre na região desde que há registos, de acordo com os números publicados pelo INE – Instituto Nacional de Estatística.

O INE indica que, em janeiro de 2019, o total de dormidas na região cresceu 7,2%, em comparação com janeiro de 2018 – um sinal muito promissor para o que será o ano de 2019. No total, contabilizaram-se 294 mil dormidas em janeiro no Centro de Portugal, mais 19,8 mil do que no mesmo mês do ano anterior, que tinha registado 274,2 mil dormidas. Em janeiro de 2017, o total de dormidas tinha sido de 212,1 mil.

Pela primeira vez num mês de janeiro, as dormidas por parte dos visitantes estrangeiros ultrapassaram as 100 mil, totalizando 103 mil. Em janeiro de 2018 tinham sido 90,6 mil, o que significa que houve um aumento de 13,7 por cento. Comparativamente, o crescimento nas dormidas de estrangeiros no global do país foi de 3,1%. Ou seja, em janeiro, as dormidas de estrangeiros cresceram quatro vezes mais no Centro de Portugal do que no total do país!

Por outro lado, a procura do Centro de Portugal pelos visitantes nacionais também continua a crescer. Em janeiro de 2019, assinalaram-se na região 191 mil dormidas de visitantes nacionais, mais 4% que em janeiro de 2018.

O Centro de Portugal regista igualmente números muito positivos nos restantes indicadores registados pelo INE. É o caso do total de hóspedes, que entre janeiro de 2018 e janeiro de 2019 subiu 5,9%, para 190,7 mil, da taxa de ocupação, que subiu 4,5%, e da estadia média, de 1,52 para 1,54.

A nível das receitas, em janeiro de 2019 observou-se um forte crescimento nos proveitos totais da atividade turística no Centro de Portugal. Em comparação com o mesmo mês de 2018, os proveitos totais subiram 9,1%, aproximando-se dos 15,8 milhões de euros. Um indicador que demonstra que a aposta dos empresários da área do turismo na região é cada vez mais rentável.

“Os primeiros números do ano, agora divulgados pelo INE, deixam antever que 2019 vai ser mais um ano histórico para a atividade turística no Centro de Portugal”, comentou Pedro Machado, presidente do Turismo Centro de Portugal. “Registo com muito satisfação que a região subiu em todos os indicadores estatísticos em janeiro, com particular veemência nas dormidas de visitantes de fora do país e nos proveitos totais. São dados que dão grande alento aos empresários que apostam na região”, acrescentou.

Projeto Noite Saudável das Cidades do Centro de Portugal

O Turismo Centro de Portugal (TCP) assinou hoje um Acordo de Cooperação com o projeto “Noite Saudável das Cidades do Centro de Portugal” (NSCCP).

A assinatura foi formalizada na delegação do TCP em Coimbra, por Pedro Machado, presidente do TCP, e Rosário Mendes, em representação do IREFREA Portugal. Estavam igualmente presentes João Redondo, médico psiquiatra do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra e membro da comissão científica do NSCCP, e Ana Teresa Correia, da equipa técnica do NSCCP.

Com o acordo agora assinado, as duas entidades vão colaborar na promoção de iniciativas que visem a prevenção dos fatores de risco associados aos contextos recreativos e à recreação noturna. Esta cooperação terá o seu enfoque nas atividades associadas aos estabelecimentos da restauração e recreação noturna, e nas iniciativas do projeto NSCCP que possam ter um cariz promocional e turístico da região Centro de Portugal.

O projeto “Noite Saudável das Cidades do Centro de Portugal”, coordenado cientificamente pelo Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC) e pelo Instituto Europeu para o Estudo dos Fatores de Risco (IREFREA – Portugal), e apoiado pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro – CCDRC (Centro 2020), visa reunir recursos e definir estratégias que permitam à população da região Centro de Portugal vivências salutares em comunidade associadas aos contextos recreativos e à recreação noturna.

Ao projeto NSCCP aderiram, até ao momento, 21 municípios da região, contando com o envolvimento dos agentes locais que representam potenciais interfaces nas áreas-alvo do projeto.

“Este projeto assenta em três áreas fundamentais: a prevenção da violência interpessoal, do abuso de álcool e consumo de drogas ilícitas e da sinistralidade rodoviária. Como tal, visa contribuir para eliminar ou atenuar os fatores de risco e aumentar a resiliência das comunidades, bem como da segurança das cidades”, explicou João Redondo, após a assinatura.

“Todos os projetos e iniciativas que pretendam melhorar as experiências de quem visita ou quem usufrui do Centro de Portugal são naturalmente bem-vindos. Pela importância das suas propostas, o projeto Noite Saudável das Cidades do Centro de Portugal merece, pois, todo o nosso apoio”, sublinhou Pedro Machado.

Projeto vai ter Fórum em abril

O projeto Noite Saudável das Cidades do Centro de Portugal vai organizar o seu primeiro Fórum de debate nos dias 4 e 5 de abril, no Auditório da Fundação Bissaya Barreto, em Coimbra. Com o tema ” Violência, Sinistralidade Rodoviária, Abuso de Álcool / Consumo de Drogas ilícitas & Contextos Recreativos Noturnos. Pensar a prevenção”, o Fórum vai juntar especialistas de várias áreas, numa partilha de experiências e conhecimentos. Pedro Machado, presidente do TCP, será interveniente numa das sessões plenárias.

Mais informações sobre este Fórum em https://www.noitesaudavel.pt/

Centro de Portugal na BTL Lisboa

A BTL – Bolsa de Turismo de Lisboa,abre nesta quarta-feira, que decorrerá na FIL até ao próximo domingo. O stand Centro de Portugal, localizado no Pavilhão 1, será o palco de várias iniciativas.

No primeiro dia, os destaques no stand Centro de Portugal serão as apresentações de dois eventos desportivos que vão marcar o ano no Centro de Portugal: a Maratona da Europa e o Vodafone Rally de Portugal.

A Maratona da Europa vai disputar-se em Aveiro, sendo a primeira maratona em Portugal continental que acontece fora de Lisboa e Porto. A apresentação terá lugar às 13h30 e contará com a presença de José Ribau Esteves, presidente da Câmara Municipal de Aveiro; Paulo Costa, CEO da Global Sport (organizadora do evento); e Pedro Machado, presidente do Turismo Centro de Portugal.

O Vodafone Rally de Portugal regressa ao Centro de Portugal depois de 18 anos de ausência. A apresentação acontecerá às 16h00, com a participação dos quatro autarcas dos municípios onde vai passar a prova – Manuel Machado, presidente da Câmara Municipal de Coimbra; Luís Antunes, presidente da Câmara Municipal da Lousã; Lurdes Castanheira, presidente da Câmara Municipal de Góis; e Luís Paulo Costa, presidente da Câmara Municipal de Arganil –, assim como Carlos Barbosa, presidente do Automóvel Clube Portugal, e Pedro Machado, presidente do Turismo Centro de Portugal.

Às 13h00 terá também lugar a apresentação do Geopark Estrela.

Além destas apresentações, durante todo o dia não vão faltar motivos de interesse para visitar o Centro de Portugal na BTL. Pode descarregar a programação final e completa do stand neste link: https://goo.gl/cn5sGV

Estudo antropológico do Entrudo de Quintela de Azurara

Município de Mangualde e a Junta de Freguesia de Quintela de Azurara avançam conjuntamente

Deste modo, a Câmara Municipal de Mangualde e a Junta de Freguesia de Quintela de Azurara decidiram avançar conjuntamente com o estudo antropológico do Entrudo de Quintela de Azurara. O estudo das seculares tradições desta manifestação popular, será efetuado nos próximos meses, pela Professora Vera Marques Alves, doutorada em Antropologia pelo ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa e poderá no futuro culminar com uma candidatura para inventariação como Património Cultural Imaterial, junto da Direção Geral do Património Cultural. O trabalho de recolha e de estudo já se iniciou no passado dia 2 de março de 2018.

 Recorde-se que a freguesia Quintela de Azurara, voltou a fazer jus aos seus costumes de Carnaval com momentos que recordaram tradições seculares, de 20 de fevereiro a 5 de março. A fogueira, as Papas de Milho, a Sacada e o Enterro do Entrudo, foram os pontos altos das festividades que, ao longo de vários dias, animaram as ruas daquela localidade. Os “Casamentos” dos Compadres abriram os festejos.

Pinhel assinala o Dia Internacional da Mulher

O Dia Internacional da Mulher,vai ser assinalado pelo Município de Pinhel , no dia 8 de março, com a realização de um Seminário subordinado ao tema “A afirmação da Mulher na Sociedade: obstáculos, desafios e histórias de superação”.

A iniciativa vai ter lugar no auditório da ex-PinheCoop, em Pinhel, dia 8 de março, às 14.30h.

Vão ser oradoras nessa tarde:
– Elisa Brites | Gestora do Gabinete de Apoio à Vítima de Vila Real
– Manuela Carmona | Médica Oftalmologista e proprietária da Adega 23
– Adelina Martins | Engenheira Agrónoma e ex-Diretora Regional de Agricultura e Pescas do Centro
– Chabela de La Torre | Vice-Presidente da Diputación de Salamanca

Bombeiros de Pinhel celebram parceria com Adega Cooperativa de Pinhel

  Foi assinada uma parceria entre a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Pinhel e a Adega Cooperativa de Pinhel.
Desta forma ao  comprar uma Boxe de vinho D.Manuel l tinto de 3 litros, passa a ajudar a Associação Humanitária dos Bombeiros de Pinhel, onde por cada boxe de 3 Litros vendida a Adega Cooperativa de Pinhel faz um donativo de 0,50 cêntimos, aos soldados da Paz da cidade Falcão.

Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com

Ao continuar a utilizar o site, você concorda com a utilização de cookies. Mais Informação

As definições de cookies neste site são definidas como "permitir cookies" para lhe dar a melhor experiência de navegação possível. Se você continuar a usar este site sem alterar suas configurações de cookies ou clicar em "Aceitar" abaixo, em seguida, você concorda com isso.

Fechar