Templates by BIGtheme NET
Home » Turismo

Turismo

Cavacas de Pinhel podem entrar novamente nas 7 Maravilhas

Depois de na fase distrital ter ficado muito perto de passar à fase seguinte, veio agora a noticia que as deliciosas Cavacas de Pinhel podem entrar na corrida, dado que está a decorrer a fase de repescagem.

Assim as votações estão abertas, dado que a luta , entre as Cavacas de Pinhel e todos os outros segundos lugares e passam cinco a oito doces.

O Resultado da Votação será anunciado pela RTP 1.

 

Pinhel vai ser capital do Drift nos dias 24 e 25 de agosto

Pinhel nos dias 24 e 25 de agosto ,volta a receber mais um ano, a modalidade de Drift, integrado no  calendário do Campeonato de Portugal de Drift e Taça Internacional, numa organização do Município de Pinhel e do Clube Escape Livre. Vão ser mais de 30 pilotos a acelerar na Cidade-Falcão para fazer cumprir o título de ‘capital do Drift’.

Rui Pinto, ao volante de um Nissan, é o embaixador da prova que vai mostrar o que sabe no circuito da zona industrial, mas na cidade pinhelense estão já garantidas as presenças dos líderes do campeonato nas suas categorias, Diogo Correia, na categoria Pro, Fábio Cardoso, em Semi Pro, e Nuno Ferreira na categoria de Iniciados. Os concorrentes que lhe seguem o encalço não querem deixar os seus créditos por mãos alheias e continuam na luta pelo pódio de Pinhel nomes como Marcos Vieira, Armindo Martins, Bruno Filipe Costa e André Silva. Entre os especialistas, destaque ainda para o mais novo aprendiz, de 15 anos, João Vieira ou ‘Janita’, a participar pelo Team GV.

No total, são 34 pilotos na prova do Campeonato, e 20 inscritos na Taça Internacional, que conta com a presença de seis pilotos estrangeiros, como os suíços Michael Perrottet e John Tena, os franceses Sebastien Farbos e Laurent Cousin, e os espanhóis Hector Guerrero e Martin Nos.

O início dos treinos livres começa às 10h30 de sábado, com a classe de Iniciados. As qualificações têm início de tarde, às 16h15. No domingo, o Campeonato de Portugal prossegue com os treinos a partir das 09h00, a disputa das batalhas a partir das 11h00 e, depois de almoço, as qualificações e as finais. A entrega de prémios está agendada para o final da tarde.

No domingo ao final da tarde, para além da atribuição dos prémios aos vencedores das categorias e da Taça Internacional de Drift, é ainda conhecido o piloto com maior “fair play” ao longo da prova, recebendo o Troféu Daniel Saraiva, instituído em 2017 e encontrado mediante decisão conjunta da equipa CN Racing com a organização do evento.

Lar Morgado do Cruzeiro em Mangualde vai ser reabilitado

Obras devem iniciar-se em 2020

Foi aprovada pela Comissão de Coordenação Regional do Centro ,uma candidatura da Misericórdia de Mangualde, que lhe irá permitir receber um incentivo financeiro, a fundo perdido, de cerca de 900 mil euros, para a reabilitação do Lar Morgado do Cruzeiro.

Considerando os custos estimados desta obra em cerca de 1,5 milhões de Euros e a importância da mesma para a Misericórdia de Mangualde e para todos os mangualdenses, é muito importante e significativo o apoio comunitário para esta intervenção.  João Azevedo, Presidente da Câmara Municipal de Mangualde, visitou o espaço que será agora intervencionado e sublinhou que “esta requalificação é necessária e fundamental para que a Misericórdia de Mangualde continue a assegurar elevada qualidade e eficiência dos cuidados prestados”. A obra deverá ser realizada nos próximos 2/3 anos.

A Misericórdia de Mangualde foi pioneira no concelho na resposta social de Estruturas Residenciais para Idosos (ERPI), quando em 1975 foi inaugurado o Lar Morgado do Cruzeiro. Depois da inauguração e durante mais de 10 anos, a Santa Casa garantiu, em exclusivo, esta resposta social, com cerca de 40 camas disponíveis, tendo depois começado a surgir novas IPSS e com elas novas ERPIs. Esta estrutura foi ampliada em 1983 (ala Sul) e hoje articula-se entre dois edifícios que são, a todos os níveis, muito distintos, com uma capacidade total autorizada de 87 camas. Por força de 40 anos de utilização intensa, hoje a ala mais antiga (ala Norte) apresenta sinais de grande desgaste, que a torna numa estrutura desadequada aos padrões de qualidade, conforto e segurança a que estamos habituados nos dias de hoje, pelo que a sua reabilitação é urgente e inadiável, a qual a Santa Casa espera iniciar em 2020. A ala Sul, mais recente tem condições que se aproximam mais dos padrões atuais de qualidade e conforto, estando em muito melhor estado de conservação.

DEMOLIÇÃO TOTAL DO EDIFÍCIO MAIS ANTIGO (ALA NORTE),

DANDO LUGAR A UMA ALA TOTALMENTE NOVA

A presente intervenção prevê a demolição total do edifício mais antigo (ala Norte), dando lugar a uma ala totalmente nova, que passará a funcionar em dois pisos. Na ala sul ocorrerão somente pequenas intervenções. Estamos perante uma requalificação da valência já existente e compreende por inerência as seguintes áreas: acesso/átrio; área administrativa; área de serviço/pessoal; área de refeições / convívio / atividades e a área de quartos.

Com esta ala edificada em dois pisos, com 1500m2 de área habitável, passará a ter, para além de 23 quartos com uma capacidade de 50 camas, todos com wc privativo, todas as restantes área necessárias: receção; serviços técnicos e administrativos; instalações para o pessoal; salas de convívio e atividades; sala de refeições; apoio à cozinha e à lavandaria; serviços de enfermagem e outros serviços de apoio como garagens, arrecadações e áreas técnicas.

Em termos de organização funcional, sublinha-se que esta intervenção altera a localização da entrada principal do edifício, agora situada na ala Sul, a nascente, para um ponto mais centralizado e articulado com os restantes edifícios. Esta reabilitação permitirá a comunicação interior entre as duas alas ao nível do 1º e 2º piso.

No final da reabilitação, a estrutura residencial manterá a sua capacidade em 87 residentes e terá novas áreas de convívio e atividades de lazer num total de 148,00 m², dividida por dois espaços separados, um em cada uma das alas. Esta divisão é, no entender da Misericórdia, justificável não só pelo facto de uma das salas já existir, mas também pelo facto de assim se permitir uma melhor distribuição e abrangência, pois temos quartos nas duas alas. Ambos os espaços se articulam facilmente com a Área de refeições e com a receção.

 

Taça de Portugal: V.Cortez recebe G.Figueirense e Manteigas recebe o Bustelo

Teve lugar esta tarde na Cidade do Futebol, o Sorteio da 1ªeliminatória da Taça de Portugal, com o V.Cortez a receber o G.Figueirense e a AD Manteigas recebe o Bustelo, no próximo dia 8 de setembro.

Participam 110 emblemas: 68 equipas do Campeonato de Portugal e as restantes 42 pertencem aos campeonatos distritais.

Série C
FC Arouca – Rebordosa AC (D)
SC São João de Ver  SAD (D) – AD Sanjoanense SAD
SC Espinho – AD Castro Daire
USC Paredes – Lusitânia FC Lourosa
Gondomar SC – Leça FC
CF Canelas 2010 – Valadares Gaia FC
SC Coimbrões – SC Régua (D)
Série D
Mortágua FC (D) – Anadia FC
AD Manteigas (D) – SC Bustelo (D)
CCDR Vila Cortez do Mondego (D) – Ginásio Clube Figueirense
Clube Condeixa – FC Oliveira do Hospital
SC Beira-Mar – GD Pampilhosense (D)
Lusitano FC Vildemoinhos – Ançã FC (D)
Recreio Desp. Águeda – CR Ferreira Aves (D)

“Linearidades” é uma exposição em Trancoso a visitar

“Linearidades” é uma exposição para visitar no Centro Cultural de Trancoso de 28 de julho a 25 de agosto, de segunda a domingo, de Teófilo Santos, nascido em Aguiar da Beira, reside em Trancoso desde 2002, licenciado na área de ensino e artes, a sua formação também passou pelo desenho técnico. Além do ensino também se dedica à arquitetura, à proteção patrimonial e promoção turismo de natureza, conhecido como “geocaching”, o que levou a que surgissem os trabalhos agora apresentados, na altura como um desafio apresentado nesta cidade num encontro de praticantes desta forma de conhecer locais.

Apaixonado pela natureza e riqueza patrimonial, gosta de explorar de forma linear expressa nos desenhos e pinturas que tem desenvolvido, sendo esta apenas uma pequena parte dos exemplares que tem concluídos, captados aquando das passagens por terras e lugares do concelho de Trancoso.

Os trabalhos não pretendem seguir uma rotina precisa ou clara, são interpretações do mundo circundante, estudos lineares com técnica de isolamento de sombras, feitos a lápis e caneta com traço tendencialmente simplista, sem buscar a perfeição, mas sim essencialmente captar as linhas fortes e intemporais dos espaços representados, daí o nome “linearidades” – linhas dos espaços com várias idades, histórias, vivências… as que representam hoje o passado e persistirão no tempo…

Esta exposição naquela que considera a sua terra, apenas surgem alguns dos trabalhos relativos exclusivamente a Trancoso, contudo praticamente tem desenvolvido o mesmo tipo de “estudos lineares” um pouco por todas as terras e lugares do concelho, sendo um espaço geográfico, patrimonialmente rico em edificações essencialmente graníticas de teor religioso, habitacional ou de uso público, sendo por si só um desafio pessoal de descodificar mentalmente ao representar para que quem veja identifique esses mesmos locais.

No fundo é uma fuga à habitual visão do que é de todos nós, ou que faz parte da nossa identidade, deixando de lado as telas, que são sempre uma hipótese a ponderar como forma de reprodução destes, ou de outros “esboços” que os visitantes achem pertinentes ou do seu agrado.

 

Novo restaurante Pizzaria “Mi Piace” abriu em Mangualde

Recentemente abriu um novo espaço em Mangualde , desde o passado dia 24 de julho, junto às bombas da Repsol,  trata-se de um restaurante Pizzaria “Mi Piace”, um  espaço com grande requinte, bem decorado e bom atendimento, parque privativo.

Aqui pode encontrar Pizzas, diversos pratos gastronómicos, gelados, caipirinha e outras bebidas.

Aqui encontra uma ótima solução para o seu almoço, lanche ou jantar. Um local que ao visitar vai gostar.

Feira Franca anima Emigrantes em Vila Franca

Sabores da nossa terra em destaque

Nova edição da Feira Franca e mostra gastronómica anima as gentes de Vila Franca da Serra no sábado dia 3 de agosto, nesta edição, na oficina do forno comunitário vai-se aprender a fazer pão centeio, e depois saborear os peixinhos do rio fritos ou molho de escabeche, bifanas, caldo verde e melão. Animação musical durante a tarde, onde a classe emigrante vai certamente gostar deste convívio.

Estas feiras já são uma marca gastronómica na região onde diversas pessoas dos concelhos limítrofes ali passam para degustar estas iguarias.

Derradeira etapa da Volta a Portugal de Juniores inicia Fornos de Algodres

Guarda recebe partida  e finaliza em Seia a Volta a Portugal de Juniores

A Volta a Portugal de Juniores decorre no distrito da Guarda, onde tem inicio na Guarda e finalizará em Seia, assim na estrada de 22 a 25 de agosto.

A 1ªetapa inicia em Celorico da Beira até à Mêda e a 2ªetapa de Figueira de Castelo Rodrigo ao Sabugal.

Por fim, Fornos de Algodres receberá no dia 25 de agosto a partida da 3ª e última etapa da Volta a Portugal de Juniores, na ligação Fornos de Algodres – Seia.

Segundo o Município de Fornos de Algodres esta aposta no ciclismo, tem como base a contínua procura na diversificação da oferta de atividades desportivas, bem como, a promoção turística do concelho associada à prática desportiva, ao património paisagístico e à juventude.

Deste modo, o  jovem ciclista fornense Carlos Jorge que acompanhamos regularmente a sua carreira vai também estar nesta Volta a Portugal representado a equipa Alcobaça Clube de Ciclismo/Crédito Agrícola.

 

 

Lançamento da Primeira Pedra assinala a inauguração da reconstrução do Solar e da Capela de Girões(Sobral Pichorro)

Vai ter lugar na segunda-feira, 29 de julho pelas 15h00, o Lançamento da Primeira Pedra que marca a inauguração da reconstrução do Solar e da Capela de Girões, assim como, o começo da iniciativa de Turismo de Natureza em Sobral Pichorro.

Este evento contará com a presença da Secretária de Estado do Turismo:  Ana Mendes Godinho, e representantes do Instituto de Turismo de Portugal, da Câmara Municipal, do CCDRC, da Diocese de Viseu e outras organizações públicas.

Durante a cerimónia, as reflexões, esperanças e sonhos de um grupo de alunos, representando a juventude da região, serão colocadas numa “cápsula do tempo” e enterradas, como uma mensagem para as futuras gerações.

Real Mosteiro de Santa Maria de Maceira Dão vai sofrer remodelação

Vai acontecer  no Real Mosteiro de Santa Maria de Maceira Dão (coordenadas geográficas: 40° 36.954’N 7° 49.632’W), nesta sexta-feira, dia 26 de julho, pelas 15h00,a assinatura do protocolo relativo ao projeto de recuperação da cobertura daquele mosteiro, cujo financiamento é de cerca de 500 mil euros, sendo que 85% são comparticipados.

Para a cerimónia de assinatura do referido protocolo estarão os representantes a família proprietária e as duas entidades envolvidas: a Câmara Municipal de Mangualde e a Direção Regional de Cultura do Centro.

 A intervenção agora protocolada visa a recuperação da cobertura do Real Mosteiro de Santa Maria de Maceira Dão que, atualmente, se encontra em ruínas.

O Real Mosteiro de Santa Maria de Maceira Dão, erigido naquele local em 1173, por D. Soeiro Teodoniz, privilegiado do rei D. Afonso Henriques, pertenceu inicialmente à ordem beneditina para ingressar na de Cister. A sua localização, meticulosamente escolhida, em planície fértil e junto a um rio, permitia o sustento dos monges, a meditação e o culto religioso, numa paz edilicamente bucólica. Arquitetonicamente são visíveis as várias fases de construção do imóvel: a torre, do século XII; do século XVII é o edifício monacal e os claustros e, do século XVIII, a igreja elíptica. Inserido em área agrícola, e de microclima peculiar, o Real Mosteiro de Santa Maria de Maceira Dão está classificado como Monumento Nacional, desde 2002.

Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com

Ao continuar a utilizar o site, você concorda com a utilização de cookies. Mais Informação

As definições de cookies neste site são definidas como "permitir cookies" para lhe dar a melhor experiência de navegação possível. Se você continuar a usar este site sem alterar suas configurações de cookies ou clicar em "Aceitar" abaixo, em seguida, você concorda com isso.

Fechar