Templates by BIGtheme NET
Home » Turismo

Turismo

Programa de Educação Ambiental em Fornos de Algodres

Está a ser implementado em Fornos de Algodres, um Programa de Educação Ambiental coordenado pelo Biólogo Hugo Sousa, dirigido às crianças do 1° Ciclo do Agrupamento de Escolas Fornos de Algodres, a acompanhar os trabalhos esteve o vereador do Executivo Municipal Bruno Costa, que deixou uma palavra de agradecimento a todos os professores e auxiliares pelo apoio para o sucesso do Programa de Educação Ambiental Municipal.

Já foram realizadas várias sessões ao longo do ano, tendo as nossas crianças na sexta-feira passada trabalhado a temática da importância da poupança da água.

25º Ori-Jovem em Aguiar da Beira

Aguiar da Beira vai acolher nos dias 3, 4, 5 e 6 de Julho ,  o 25º Ori-Jovem.
O Ori-Jovem é um estágio dedicado a ensinar a modalidade de Orientação a jovens entre os 10 e os 15 anos.

Condições especiais para residentes no concelho de Aguiar da Beira.

Para mais informações: orijovem@gmail.com

Alexandre Borges não foi feliz no Kartcross

Faltou a “estrelinha da sorte” em Sever do Vouga

Alexandre Borges, da equipa NelaSport, marcou presença na 3ª ronda do Campeonato de Portugal de Kartcross, que teve como cenário, a pista do Alto do Rosário, na Capital do Mirtilo. Temperatura e máquinas em alta, foram os condimentos, de mais um fim de semana carregado de adrenalina, em Sever do Vouga.

Depois de Mação, a equipa encontrava-se motivada, para conseguir colher novamente um bom resultado. O dia de sábado, terminou com um 8º lugar da geral, após os treinos cronometrados e a 1ª corrida de qualificação, com alguns cronos bastante interessantes e a escassos 6,7 segundos da liderança, o que perspetivava uma luta interessante para o dia seguinte.

No domingo, as tão desejadas temperaturas de verão, marcaram presença e a 2ª corrida de qualificação estava a decorrer de feição, até ao furo na última volta, contratempo este, que ainda permitiu registar o 8º tempo da geral. Para a 3ª e última corrida de qualificação da série B, a determinação estava em alta e um bom arranque, permitiu alcançar ainda a meio da primeira volta, o 2º lugar, logo atrás do atual campeão nacional. O ritmo imposto e uma condução sem erros, manteve a perseguição ao líder, até à penúltima curva da 6ª e última volta, momento em que ocorre o inexplicável. Uma tentativa forçada de ultrapassagem, levada a cabo pelo concorrente que seguia em 3º lugar, o qual subiu e voou literalmente, por cima do Alexandre Borges, empurrou o kartcross para fora de pista e que teve como consequência, a queda para os últimos lugares da Q3. Foi um ato irrefletido, ou talvez não, que deitou por terra todo o esforço da equipa. Fica desta Q3, o bom ritmo imposto e o 3º melhor tempo por volta, com a entrada no segundo 35, apenas alcançado por 4 dos 16 pilotos em prova.

Assim e sem possibilidade de recuperação, a queda para 11º na grelha da final, não era em nada, uma posição abonatória, mas mesmo assim, no arranque, foi possível subir para 6º, mas mais uma vez, a cada vez mais “normal” confusão da 1ª curva, com vários toques e uma saída violenta, levou a que fosse apresentada a bandeira vermelha, pelo que a corrida foi interrompida e uma nova partida iria ocorrer. Na 2ª partida, as coisas já não correram da melhor forma e um furo à mistura a 3 voltas do fim, arrastaram definitivamente a equipa para o 11º lugar, longe das ambições iniciais. Ficam como pontos positivos, os bons cronos alcançados e ritmo imposto, os quais, isentos de “interferências” externas, certamente poderiam ter permitido alcançar um resultado bem diferente.

Enfim… “incidentes” que deveriam ser pouco habituais, mas que começam a ser a rotina do Campeonato.

A próxima ronda do Campeonato, está agendada para os dias 21 e 22 de julho, para o Circuito Internacional de Montalegre.

Por:NelaSport foto:PP

Programa Eco Escolas em Gouveia

O Município de Gouveia, no âmbito do Dia Eco Escolas e do Dia Mundial do Ambiente, promoveu na manhã desta terça-feira, uma série de iniciativas com o Programa Eco Escolas, para as crianças do concelho.
Para celebrar o Dia Mundial do Ambiente e o Dia Eco Escolas, o Município de Gouveia, em colaboração com as instituições parceiras do Programa Eco Escolas (PSP, GNR, ICNF, CERVAS, Centro de Saúde Gouveia, Junta de Freguesia de Gouveia, Junta de Freguesia de Vila Nova de Tazem, ENERAREA, empresa H. Sarah Trading, Corporação de Bombeiros Voluntários de Gouveia e Corporação de Bombeiros Voluntários de Vila Nova de Tazem), realizou várias atividades pedagógicas e ambientais para as crianças das Instituições de Ensino do Concelho de Gouveia, que participam no Programa Eco Escolas (Escola Básica de Gouveia, na Escola Básica de Vila Nova de Tazem, na Associação de Beneficência Popular de Gouveia – ABPG, na Fundação “A Nossa Casa” – Patronato, no Jardim de Infância de Gouveia e na Casa do Povo de Vila Nova de Tazem), sensibilizando para a prática de melhores hábitos ambientais, com ateliers e exposições de trabalhos do programa Eco Escolas.

Por:MG

Exposição “Biodiversidade da Serra da Estrela” no IPG

Está patente neste mês de junho, no edifício dos Serviços Centrais do Instituto Politécnico da Guarda , uma exposição de pintura subordinada ao tema “Biodiversidade da Serra da Estrela”, da autoria de Gracinda Costa.

Esta exposição pode ser visitada, de segunda a sexta-feira, entre as 8h30 e as 18 horas.

(Fotos GIC- Gabinete de Informação e Comunicação do IPG)

“Ecos do Côa”estreou em Figueira de Castelo Rodrigo

Decorreu na passada sexta-feira, em Figueira de Castelo Rodrigo a estreia do espetáculo “Ecos do Côa”, um evento de dança que reuniu participantes, voluntários, dos concelhos de Figueira de Castelo Rodrigo, Pinhel, Almeida, Trancoso e Mêda. Foi uma criação DEMO com a co-produção da CARB.
Este evento faz parte do projeto “Cultura em Rede das Beiras e Serra da Estrela”, um projeto pioneiro no nosso país que assenta em 3 áreas artísticas: dança, teatro e música. É uma co-produção dos 15 Municípios pertencentes à Comunidade Intermunicipal das Beiras e Serra da Estrela. Agora a digressão continua por outros municípios como Pinhel (30 de junho), Almeida (2 de julho), Mêda (8 de julho) e Trancoso (13 de julho)

Espetáculo da Rede ARTÉRIA estreia 30 de junho

Estreia na Guarda a 7 de julho
A estreia do primeiro espetáculo da Rede ARTÉRIA — um projeto de intervenção sócio-cultural que articula produção de conhecimento científico, com participação da comunidade e criação artística —  junta episódios e estilhaços das vidas, públicas e privadas, reais e imaginadas, que o património da Rua da Sofia e zona envolvente alberga, albergou ou poderá albergar.
Sofia, Meu Amor!  é o primeiro espetáculo da Rede ARTÉRIA e vai ser apresentado em Coimbra, em sessões únicas, nos dias 30 de junho (sábado, 18h) e 1 de julho (domingo, 15h e 18h30). É uma criação da Trincheira Teatro, apresentada em percurso na Rua da Sofia e zona envolvente, com entrada livre sujeita a reserva obrigatória, devido a limitações da lotação, para o número 919 612 123.

A Rede ARTÉRIA é um projeto de intervenção sócio-cultural, com coordenação artística do Teatrão e académica do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, que combina produção de conhecimento científico, participação da comunidade e criação artística. Durante dois anos, o Artéria, cofinanciado pelo Centro 2020 – Programa Operacional Regional do Centro. vai criar e fazer circular espetáculos em oito concelhos da Região Centro – Belmonte, Coimbra, Figueira da Foz, Fundão, Guarda, Ourém, Tábua e Viseu. A Rede junta artistas convidados a trabalhar nos contextos de cada um desses locais com os municípios, instituições académicas, agentes e estruturas sociais / culturais.

Uma das formas de intervenção prevista, são projetos cujos epicentros são os centros urbanos de matriz histórica, determinados pela importância do património edificado que  contêm e nos quais se cruzam várias dimensões temporais, nomeadamente a possibilidade de encontro da memória local com a necessidade de injetar modernidade no património e de o assumir e viver no  tempo presente.

A Rua da Sofia, classificada pela UNESCO como Património Mundial no conjunto Universidade de Coimbra, Alta e Sofia foi o espaço escolhido para a intervenção no concelho de Coimbra, com o desafio de procurar uma nova relação entre os habitantes/ utilizadores deste espaço e através da sua  participação no ARTÉRIA procurar que ajam em sua defesa, o valorizem e com isso melhorem a relação de autoestima.

A Rede Artéria começou o seu trabalho em Coimbra em 2016, com a realização de workshops, onde se efetuou a representação de tudo o que opera quotidianamente na Rua da Sofia, num mapeamento que envolveu habitantes, lojistas, associações e institutos.  A intenção foi envolver ativamente toda a comunidade na construção posterior da intervenção artística que agora estreia. Com metodologias das ciências sociais, o trabalho desenvolvido partiu, numa primeira fase, de uma dinâmica em que a comunidade partilhou acontecimentos, personalidades, estórias inscrevendo-os em duas  linhas: passado e presente da Rua. Numa segunda fase, trabalhou-se sobre como projetar a linha do futuro, estimulando o conhecimento sobre a história da Rua, o património, identificando o que cada um conhecia ou não.

A posterior conceção, montagem e apresentação do espetáculo de dramaturgia original,  a criar a partir dos materiais recolhidos nestas sessões de trabalho, foi entregue à Trincheira – Associação Cultural e Recreativa, formada em 2014 por um grupo de profissionais de Teatro e Educação. E, desde novembro, mudados para a Rua da Sofia, aos elementos da Trincheira, juntaram-se outros artistas profissionais, do teatro e outras áreas. O apelo à comunidade local teve vários graus de participação, desde o apoio à criação, através da colaboração nos processos de trabalho, ao apoio à produção, e ainda a possibilidade de integração no elenco do espetáculo.

Sofia, Meu Amor! tem direção de Pedro Lamas e João Paiva, dramaturgia original de Jorge Palinhos, cenografia e figurinos de Filipa Malva. Aos atores da Trincheira juntam-se elementos das Classes de Teatro do Teatrão e do Curso de Artes do Espetáculo do Colégio São Teotónio.

 

Marchas Populares animam Pinhel

A noite desta quarta-feira vai ser de grande animação com as Marchas Populares estão de regresso a Pinhel e, este ano, num cenário renovado. Protagonizadas pelos alunos do concelho, as Marchas Populares vão ter lugar no largo frente à Igreja de Santo António, dia 13 de junho, dia de Santo António.
Numa iniciativa conjunta do Município de Pinhel e do Agrupamento de Escolas, as Marchas Populares marcam, há uns anos a esta parte, o encerramento do ano letivo. Mais do que isso, são uma iniciativa aberta à comunidade, que tem vindo a crescer e que reúne cada vez mais público.
Depois de terem sido realizadas durante alguns anos no recinto escolar, há dois anos atrás o Município de Pinhel entendeu por bem trazer as Marchas para a rua, para o espaço público. Assim aconteceu e assim tem sido desde então, sendo que este ano a opção do espaço recaiu sobre o largo frente à Igreja de Santo António.
De referir que vão participar nas Marchas Populares deste ano todos os alunos do 1º Ciclo do Ensino Básico do concelho, assim como os alunos do Pré-Escolar (grupo dos 5 anos).
Os alunos saem da EB1 de Pinhel cerca das 20.30h e prosseguem, em cortejo, até à Igreja de Santo António onde vai ter lugar a apresentação das Marchas, a partir das 21.00h.
Ao todo, são cerca de 240 crianças a cantar e a dançar a tradição, não esquecendo o apoio, o acompanhamento e a participação de professores, auxiliares de ação educativa, pais e encarregados de educação.
Por último, importa dizer que as Marchas Populares vão ter música ao vivo com a participação da Banda Filarmónica e da Academia de Música de Pinhel.

PorMP

Espetáculo de Dança “Ecos do Côa” realiza-se a 15 de junho

O espetáculo de Dança “Ecos do Côa” que estava previsto estrear em Figueira de Castelo Rodrigo no sábado passado foi adiado, por causa das condições meteorológicas, para a próxima sexta-feira, dia 15, no mesmo local (Largo Serpa Pinto) e à mesma hora (22 horas).

Trata-se de uma iniciativa que pretende constituir uma rede cultural entre os 15 Municípios da CIMBSE, vocacionada para a promoção cultural deste território. O projeto assenta em três áreas artísticas: dança, teatro e música. O projeto “Cultura em Rede das Beiras e Serra da Estrela” é promovido pela CIMBSE em parceria com a Associação de Municípios da Cova da Beira e os municípios que integram a CIM das Beiras e Serra da Estrela.

O primeiro espetáculo “Ecos do Côa”, uma criação artística dos DEMO em coprodução com a CARB. É um espetáculo de dança que reúne participantes dos concelhos de Figueira de Castrelo Rodrigo, Pinhel, Almeida, Trancoso e Mêda.

O primeiro espetáculo está agora marcado para Figueira de Castelo Rodrigo, no dia 15 de junho, às 22 horas, no Largo Serpa Pinto, que já tem 170 metros quadrados de terra e as bancadas montadas. O sabor a terra, os brasões e nas lendas dos municípios, bem como a natureza são algumas das inspirações do espetáculo que conta com a participação de 38 voluntários, amadores.

Por:CIMBSE

V.Guimarães vence 22º Torneio Infantil de Gouveia

Muita entrega das equipas

Debaixo de chuva, durante todo fim de semana, na cidade jardim, o V.Guimarães venceu na final a formação da Académica de Coimbra por quatro bolas a zero.

Foram duas equipas a lutar de igual para igual mas os vimaranenses foram superiores.

No derradeiro lugar do pódio, SL Benfica e Lusitano FC lutaram intensamente com o resultado a estar sempre incerto dado que ambas equipas queriam entrar no pódio.

Os encarnados com mais caudal de posse de bola, mas a serem perdulários no último reduto, já os trambelos foram mais práticos e marcaram, mas no final venceu a turma benfiquista por cinco bolas a três.

Depois o Ac.Viseu venceu o Sporting por 4-3 e 0 NDS Guarda venceu o ED Gouveia por 7-2.

O melhor guarda-redes- Diogo Freitas(AAC), melhor jogador-Ruben Furtado (SLB) e melhor marcador – Carlos Durães (VFC)

Uma grande festa de futebol infantil com excelente organização do ED Gouveia.

 

Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com

Ao continuar a utilizar o site, você concorda com a utilização de cookies. Mais Informação

As definições de cookies neste site são definidas como "permitir cookies" para lhe dar a melhor experiência de navegação possível. Se você continuar a usar este site sem alterar suas configurações de cookies ou clicar em "Aceitar" abaixo, em seguida, você concorda com isso.

Fechar