Templates by BIGtheme NET
Home » Serra

Serra

Licença Digital da Plataforma Escola Virtual da Porto Editora para todos os alunos do 4º e 9º ano de escolaridade oferecida pelo Município de Fornos de Algodres

Os alunos do Agrupamento de Escolas de Fornos de Algodres , do 4º e 9º ano de escolaridade, foram premiados com as licenças digitais da Plataforma Escola Virtual da Porto Editora .

Nesta iniciativa do Município, esteve presente Manuel Fonseca, Presidente da Câmara e o seu executivo, assim como Artur Oliveira,

Segundo o executivo referiu no site do Município, que a educação é uma das prioridades deste executivo , com o objetivo de desenvolvimento estratégico do do concelho.

Citaram ainda que, longo dos últimos anos têm procurado, em conjunto com a comunidade educativa, desenvolver e apoiar projetos e atividades que proporcionem a todas as crianças condições de excelência ao nível da aquisição de conhecimentos, mas também e sobretudo, condições de excelência para o seu desenvolvimento social.

Assim no seguimento desse trabalho que decidiram lançar um projeto piloto no concelho, o projeto Escola Virtual da Porto Editora.

A aposta neste projeto tem como objetivo dotar alunos, pais e professores de novas ferramentas (+ recursos educativos, + ferramentas para criação de aulas interativas) que estamos em crer contribuirão, não só para a melhoria da qualidade da aprendizagem, mas também para a adaptação das  crianças a um novo mundo, claramente marcado pela revolução tecnológica em curso.

 

Decidiram deste modo, implementar gratuitamente este projeto no ano letivo 2018/2019 para todos os alunos do 4º e 9º ano de escolaridade, na expetativa que os bons resultados gerados pela implementação do mesmo, conduzam o Município à sua gradual generalização aos outros níveis de ensino.

Desta forma, o Município, solicita a todas, as crianças, pais/encarregados de educação e professores, que utilizem e avaliem esta nova ferramenta que permite enriquecer o processo de aprendizagem.

Atividade operacional diária da GNR

A Guarda Nacional Republicana, para além da sua atividade operacional diária, levou a efeito um conjunto de operações, em todo o território nacional, entre as 20h00 de sábado e as 08h00 de hoje, domingo, que visaram a prevenção e combate à criminalidade violenta, fiscalização rodoviária, entre outras, registando-se os seguintes dados operacionais:

 

  1. Detenções:  36 detidos em flagrante delito, destacando-se:
        • 19 por condução sob o efeito do álcool;
        • Oito por condução sem habilitação legal;
        • Dois por tráfico de estupefacientes;
        • Um por violência doméstica;
        • Um por posse de arma proibida.

 

  1. Apreensões:
        • 22 doses de haxixe;
        • Um arma branca.

 

  1. Trânsito:

Fiscalização: 662 infrações detetadas, destacando-se:

        • 88 por condução com Taxa de Álcool no Sangue superior ao permitido por lei;
        • 85 por excesso de velocidade;
        • 33 por falta de inspeção periódica obrigatória;
        • 17 por infrações relacionadas com tacógrafos;
        • 17 por falta ou incorreta utilização do cinto de segurança e/ou sistema de retenção para crianças;
        • 12 por falta de seguro de responsabilidade civil obrigatório;
        • 12 por uso indevido do telemóvel no exercício da condução.

 

Sinistralidade: 79 acidentes registados, destacando-se:

      • Dois feridos graves;
      • 22 feridos leves.

Distrital de Futsal Feminino- Resultados

Teve lugar mais uma jornada do Distrital de Futsal Feminino, com o jogo grande na Guarda , a turma local a vencer as celoricenses, por 4-1, depois a surpresa do Vila Cortes ao vencer o Penaverdense por duas bolas a uma.

Resultados:

Guarda 2000 – Celoricense-4-1
Penaverdense – Vila Cortes-1-2
Trancoso -Pinhelenses-5-4
CF Sabugal – Vila F. Naves-6-3

Classificação ao fim desta jornada
1º Guarda 2000 -15
2º Celoricenses -15
3º Trancoso -12
4º GD Meda- 9
5º Pinhelenses -9
6º Penaverdense -7
7º CF Sabugal -4
8º Vila Cortes -4
9º Vila Franca- 1

“Monólogos de uma Vida” no 21º Aniversário da Biblioteca Municipal em Mangualde

Mangualde acolhe, no próximo dia 23 de novembro, pelas 21h30, a peça de teatro “Monólogos de uma Vida”, no âmbito do 21º aniversário da Biblioteca Municipal Dr. Alexandre Alves. O espetáculo encontra-se inserido no projeto CIM Dão Lafões.

Peça da autoria de Peter Cann, encenação de Eduardo Correia e interpretada pelo grupo “Teatro de Montemuro”, retrata a história de um homem que precisa de tomar uma decisão. É a terceira oportunidade que tem de mudar a sua vida, encontrar o amor e realizar-se. Um triângulo amoroso entre um homem, o amor da sua vida e a sua terra natal, contado por três performers: um ator, um bailarino e um músico.

A PEÇA ENCONTRA-SE DIVIDIDA EM TRÊS PARTES:

Sísifo

Um rapaz de cabeça quente, vinte anos de idade, sente-se frustrado com as limitações da sua vida numa pequena aldeia. Um acontecimento numa feira faz ferver as suas frustrações que viram violência e o ressentimento congela-se no seu estômago como neve.

Ícaro

O rapaz conhece uma jovem de Lisboa e apaixona-se por ela. É uma oportunidade para sair da aldeia, viver em Lisboa e criar uma nova vida. Graças a uma combinação de infelizes coincidências e o seu feitio precipitado, acaba por deixar Lisboa e o amor da sua vida e regressa à aldeia.

Perséfone

De volta para a vida na aldeia, torna-se um agricultor de sucesso, vê a mudança chegar à sua região e através das novas tecnologias ganha acesso a um mundo maior.

A sua antiga amada contacta-o através do Facebook. Encontram-se e o amor reacende, mas quando visita Lisboa apercebe-se de quanto gosta da sua vida na aldeia e da ligação que sente à comunidade.

Volta para a aldeia e confronta-se com a decisão que precisa de tomar.

Texto – Peter Cann

Encenação – Eduardo Correia

Movimento – Julieta Rodrigues (Radar 360º)

Cenografia e Figurinos – Maria João Castelo

Direção Musical – Carlos Adolfo

Interpretação – Abel Duarte, Carlos Adolfo e Filipe Moreira

Desenho de Luz – Paulo Duarte

Construção de Cenários – Carlos Cal e Maria da Conceição Almeida

Costureiras – Capuchinhas crl e Maria do Carmo Félix

Operação técnica – Paulo Duarte

Direção de Produção e Comunicação – Paula Teixeira

Direção de Cena – Abel Duarte

Cartaz – Maria João Castelo

Fotografia e Vídeo – Lionel Balteiro

Mais informações sobre a peça em: http://redecultural.cimvdl.pt

Beira Interior – Vinhos & Sabores inicia hoje em Pinhel

Pinhel volta acolher mais uma edição do Beira Interior – Vinhos & Sabores, um certame que pretende dar a conhecer o melhor que por cá se faz, mas também ser um espaço de debate e de reflexão, um lugar de experiências e de descobertas, uma oportunidade de negócio, em suma, um evento que vale a pena visitar e, sobretudo, sentir e saborear.

Esta é uma iniciativa do Município de Pinhel e da Comissão Vitivinícola Regional da Beira Interior acontece assim nos dias 16, 17 e 18 de novembro no Centro Logístico de Pinhel.

Destaca-se nessa edição a realização de mais uma Gala Vinduero, onde são distinguidos os vinhos de Portugal e Espanha, mas também vai haver workshops, seminário, degustações e provas de vinhos comentadas, show cooking, animação musical entre outras novidades.

A Beira Interior é hoje uma região de excelência e qualidade, tendo os seus Vinhos cada vez maior notoriedade.

GNR- Militares do GIPS intercetam suspeitos de furtos de combustível

A Unidade de Intervenção, através do Subagrupamento de Montanha do Grupo de Intervenção Proteção e Socorro (GIPS), que presta serviço na Serra da Estrela, no dia 13 de novembro, identificou um homem e uma mulher, de 41 e 33 anos, respetivamente, suspeitos de vários furtos de combustível.

No seguimento de ocorrências de furtos em interior de veículo e de combustível, em diversas localidades dos distritos de Castelo Branco e Guarda, os militares do GIPS, para além de garantirem a segurança dos condutores e dos visitantes da Serra da Estrela, efetuaram o seguimento, vigilância e interceção de uma viatura, que transportava os indivíduos suspeitos de terem acabado de realizar um furto de combustível, do depósito de um carro estacionado no Sabugueiro. O modus operandi utilizado era através de um furo efetuado no depósito dos carros das vítimas, deixar escorrer o combustível para os garrafões.

Efetuadas algumas diligências verificou-se que os suspeitos tinham na sua posse garrafões de cinco litros, com combustível, e respetivas ferramentas utilizadas nos furtos.

Tufão Team vai estar na Festa dos Campeões Trial 4×4 2018

Campeonato de Portugal de Trial 4×4 2018
Festa dos Campeões no Parque Biológico de Gaia
A tradicional Gala de Entrega de Prémios vai ter lugar no próximo dia 9 dezembro (domingo) a partir das 16h00, no Auditório do Parque Biológico da cidade de Vila Nova de Gaia, numa organização da Comissão organizadora/promotora do CPTrial4x4.
Uma cerimónia conjunta do clube Trilhos do Norte e a Federação Portuguesa Automobilismo e Karting (FPAK), que contará com a presenta do Presidente da FPAK – NiAmorim – para consagrar os Campeões Nacionais da modalidade de Trial4x4 em todas as suas Classes.
A Gala do Campeonato Portugal de Trial 4×4 vai reconhecer e homenagear pilotos,navegadores, equipas e personalidades que contribuíram de forma significativa para o engrandecimento da competição.
Na gala serão atribuídos os prémios às melhores equipas das classes Absoluto,Extreme, Proto, Super Proto, Promoção e UTV/Buggy. Serão também distinguidos os três melhores navegadores e os três melhores pilotos das referidas classes. Para além destas distinções, acrescem os já habituais Prémios Especiais.

fotos:DR

Livro “Forais Manuelinos de Senhorim, Canas de Senhorim e Aguieira”vai ser apresentado em Nelas

APRESENTAÇÃO DO LIVRO “FORAIS MANUELINOS DE SENHORIM, CANAS DE SENHORIM E AGUIEIRA”

A Biblioteca Municipal de Nelas António Lobo Antunes recebe, no próximo dia 17 de novembro, pelas 16 horas, a apresentação do livro “Forais Manuelinos de Senhorim, Canas de Senhorim e Aguieira”, de Jorge Adolfo Marques.

Esta apresentação, surge na sequência da conferência proferida a convite do Município de Nelas, no Auditório do Edifício Multiusos, a 16 de maio de 2014, intitulada “500 anos dos forais manuelinos de Aguieira, Canas de Senhorim e Senhorim”. Publica-se agora, sob chancela da editora Trapézio de Ideias, a obra Forais manuelinos de Senhorim, Canas de Senhorim e Aguieira.

Dia Internacional para a Eliminação de Todas as Formas de Violência contra as Mulheres

De 19 a 30 de novembro, Mangualde alerta a sociedade para os vários casos de violência contra as mulheres. Para tal, irá promover um conjunto de atividades dirigidas a diferentes públicos, assinalando assim o Dia Internacional para a Eliminação de Todas as Formas de Violência contra as Mulheres. Uma exposição e uma sessão de sensibilização, são as ações promovidas em prol da causa.

A sessão de sensibilização acontece no dia 23 de novembro, pelas 14h30, nas instalações do CIDEM, e é aberta a toda a comunidade. Intitulada “Eliminação da Violência contra as Mulheres”, e proferida por Carla Santos, coordenadora do NAVVD, Diretora técnica do Centro de Acolhimento de Emergência de Viseu e Técnica de Apoio à Vítima, pretende chamar a atenção para a urgência da eliminação da violência de gênero, educar os jovens para a promoção de relações de intimidade saudáveis e mobilizar a sociedade, reunindo várias perspetivas e olhares sobre a violência doméstica dos profissionais que apoiam diretamente estas vítimas.

A exposição estará patente de 19 a 30 de novembro, no átrio da Câmara Municipal.

 Dia Internacional para a Eliminação da Violência Contra as Mulheres

Celebra-se todos os anos a 25 de novembro e visa alertar a sociedade para os vários casos de violência contra as mulheres, nomeadamente casos de abuso ou assédio sexual, maus tratos físicos e psicológicos.

Em 1999, as Nações Unidas (ONU) designaram oficialmente o dia 25 de novembro como Dia Internacional pela Eliminação da Violência Contra as Mulheres. Desde então, a data tem sido celebrada mundialmente, uma homenagem a Tereza, Mirabal-Patrícia e Minerva, presas, torturadas e assassinadas em 1960, sob a chefia do ditador da República Dominicana Rafael Trujillo.

 O Núcleo de Atendimento às Vítimas de Violência Doméstica (NAVVD) do Distrito de Viseu foi criado em outubro de 2006. No âmbito da política de prevenção e combate à violência doméstica do XVII Governo Constitucional, foi constituída prioridade a criação de uma Rede Nacional de Núcleos de Atendimento a mulheres e menores que vivem em situação de violência, uma política à qual se juntou a vontade da Casa do Povo de Abraveses, em outubro de 2009, em Cooperação com a Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género (CIG), Governo Civil e Centro Distrital de Segurança Social de Viseu.

No dia 06 de janeiro de 2011, o protocolo inicial que deu origem ao Núcleo de Atendimento de Vítimas de Violência Doméstica do Distrito de Viseu, foi alargado a mais 8 instituições públicas e privadas, no sentido de conjugar esforços e recursos para responder de uma forma célere e eficaz às necessidades psicossociais das vítimas de violência doméstica, criando uma rede social de apoio integrado.

O Município de Mangualde não quis deixar passar este dia sem chamar a atenção da população para um flagelo que todos devemos combater, convidando toda a população a integrar as atividades.

ARC Sport é a virtual campeã de equipas no CPR 2018

Independentemente dos resultados alcançados no Rallye Casinos do Algarve, a ARC Sport é a virtual campeã de equipas no CPR 2018. A formação de Aguiar da Beira está orgulhosa na prestação de Ricardo Teodósio e José Teixeira ao longo do campeonato, levando a discussão do título até à derradeira prova do campeonato.

As excelentes participações, em ano de estreia, das duplas Pedro Almeida/Nuno Almeida e também de Miguel Correia/Pedro Alves, são também motivo de satisfação para toda a equipa, que nos troços do Algarve tudo farão para dar continuidade aos bons resultados conquistados.

ESTE É MESMO UM RALI MUITO ESPECIAL PARA RICARDO TEODÓSIO

A equipa algarvia do Skoda Fabia R5 chega ao seu rali com hipóteses de alcançar o título de 2018. Por isso, Ricardo Teodósio e José Teixeira só podem pensar na vitória.

“Vamos fazer o melhor possível, e isso passa por tentar vencer, por diversas razões. Ganhar em casa é muito importante, fazer um bom rali perante o nosso público é essencial e, sendo assim, a vitória é o único resultado possível, independentemente de poder vir, ou não a ser campeão, porque este é sem sombra de dúvidas o nosso rali. Queremos melhorar ainda mais, e estar à altura de responder às expectativas que depositam na nossa equipa”, afirmou Ricardo Teodósio.

PEDRO ALMEIDA QUER ANDAR RÁPIDO E CONTINUAR A EVOLUIR

Não se podia pedir mais a Pedro Almeida em ano de estreia. Acompanhado por Nuno Almeida, o piloto tem mostrado nítidos progressos ao volante do Ford Fiesta R5.

“Foi um ano de aprendizagem e este rali vai servir para avaliar o quanto crescemos. Vamos procurar tirar o máximo partido do carro, num tipo de piso que gosto particularmente. Fizemos um ano de estreia muito positivo, e neste rali vamos andar rápido e, com exigência e ambição, concluir de forma positiva a temporada. O objetivo é somar pontos no nacional e andar rápido ao longo de todo o rali” concluiu Pedro Almeida.

MIGUEL CORREIA QUER TERMINAR A ÉPOCA EM ALTA

Simplesmente surpreendente, tem sido o excelente percurso de Miguel Correia e Pedro Alves ao volante do Renault Clio R3. Também em estreia absoluta no CPR, a equipa quer terminar a temporada com mais um bom resultado.
“Vamos tentar chegar ao título de RC3, categoria que lideramos à chegada ao Algarve. Estamos conscientes da nossa inexperiência, mas queremos acabar a época de uma forma muito positiva, tal como decorreu o campeonato até aqui, em ano de estreia. Independentemente do resultado que conseguir alcançar no Rali do Algarve, sinto-me bastante satisfeito com a época que fizemos, com o apoio imprescindível da ARC Sport”, desabafou Miguel Correia.

ARC SPORT CAMPEÃ DE EQUIPAS POR CULPA DOS PILOTOS
A formação de Aguiar da Beira chega ao Algarve como virtual campeã de equipas, independentemente do resultado que possa alcançar na prova. Um sucesso que só é possível devido à excelente participação dos seus pilotos, como reconhece Augusto Ramiro.
“Parabéns a todos os nossos pilotos, sem qualquer exceção. Sem eles, seria impossível ter chegado a este título. Mas o campeonato ainda não terminou, e queremos realizar um Rallye Casinos do Algarve bastante positivo, onde tudo faremos para chegar à vitória e, se possível, ao título, embora isso não dependa exclusivamente de nós. Tem sido gratificante a prestação do Ricardo, logo no seu primeiro ano ao volante do Skoda, e é compensador chegar ao Algarve ainda com hipóteses de disputar o título. Em relação ao Pedro e ao Miguel, quero agradecer terem feito um campeonato absolutamente fantástico. Os meus parabéns a todos, garantindo-lhes todo o nosso empenho para esta última prova do ano”, afirmou o responsável pela ARC Sport.

Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com

Ao continuar a utilizar o site, você concorda com a utilização de cookies. Mais Informação

As definições de cookies neste site são definidas como "permitir cookies" para lhe dar a melhor experiência de navegação possível. Se você continuar a usar este site sem alterar suas configurações de cookies ou clicar em "Aceitar" abaixo, em seguida, você concorda com isso.

Fechar