Templates by BIGtheme NET
Home » Serra

Serra

Turismo Centro de Portugal premiada como a melhor

 Na cerimónia de entrega dos Prémios Publituris Portugal Travel Awards, que decorreu em Cascais, a Turismo do Centro de Portugal foi premiada como a melhor região do país.

A TCP estava nomeada na categoria “Região de Turismo Nacional”, juntamente com as restantes regiões turísticas do país, tendo sido a grande vencedora da noite.

O galardão foi recebido por Pedro Machado e Jorge Loureiro, respetivamente presidente e vogal da comissão executiva da Turismo Centro de Portugal. Na ocasião, Pedro Machado fez questão de agradecer “à Publituris e ao júri” e de partilhar o prémio “com a equipa da Turismo do Centro e, em muito particular, com aquilo que representa hoje o Centro de Portugal”.

O prémio enche-nos de alegria e orgulho. Lembro que o Centro de Portugal sofreu em 2017 contingências que ainda não estão ultrapassadas. Este prémio é, seguramente, um estímulo para as empresas e empresários, para os operadores turísticos e para todos aqueles que estão na cadeia de valor que o turismo hoje representa”, sublinhou Pedro Machado.

Esta distinção representa, igualmente, o reforço do crescimento dos destinos turísticos que agora estão a emergir e que contribuem para o todo nacional. É seguramente com todos que fazemos um Portugal mais desenvolvido e mais justo”, acrescentou.

Os Publituris Portugal Travel Awards 2019, conhecidos como os “Óscares do Turismo” em Portugal e que vão já na 16.ª edição, destinam-se a premiar as melhores empresas, instituições, serviços e profissionais que se destacaram no setor do turismo no decorrer do último semestre de 2018 e o primeiro de 2019. Os vencedores resultam de uma média ponderada entre os votos dos assinantes da newsletter do jornal Publituris e dos votos de um júri.

Esta é a segunda vez que a Turismo Centro de Portugal vence este prémio, depois de já o ter conquistado em 2015.

Ecília Mateia festejou 108 anos em Pinhel

Foi um dia de festa no Lar de Santo António, pertence à Santa Casa da Misericórdia de Pinhel, com Ecília Mateia, utente desta casa a completar a bela idade de 108 anos.
Todos cantaram os parabéns, familiares, amigos,  os dirigentes da Santa Casa da Misericórdia e o Executivo da Câmara Municipal de Pinhel.

Torna a numa das mais idosas do distrito da Guarda.

Freguesia de Figueiró da Granja apoia obras da Igreja

Foi assinado recentemente um Contrato – Programa entre a Freguesia de Figueiró da Granja representada pelo presidente Álvaro Santos e a Fábrica da Igreja Paroquial de Figueiró da Granja, representada pelo seu Presidente Padre Marco José Pais Cabral.

Este contrato vem no sentido das obras da  Igreja Matriz muito necessárias, todas as ajudas são bem-vindas e todos que quiserem contribuir podem fazê- lo, dado que todo apoio é fundamental.

Fotos: JFF

Vaz Pinto orienta Famalicão sub-23

O penalvense Vaz Pinto com um vasto currículo na vida de treinador, vai agora abraçar um projeto ambicioso no Famalicão.

Assim com um bom passado no que toca à formação, o técnico fez uma excelente prestação na Académica.

Vai agora abraçar um desafio nos sub-23 famalicenses.

 

Foto:VP

Gouveia acolhe as Jornadas Europeias do Património 2019

Vão decorrer nos dias 27 e 28 de setembro as Jornadas Europeias do Património 2019, este ano subordinadas ao tema Artes Património Lazer,no concelho de Gouveia.

Segundo a  Direção Geral do Património Cultural,pretende-se com este tema “destacar as muitas facetas do património ligadas às artes, como fonte de entretenimento, e ao lazer, que nos permitem a todos viver outras dimensões da vida quotidiana, apropriando-nos de uma parte da cultura, tornando-nos autores, especialistas, guardiões e protagonistas.” A DGPC, entidade que coordena a programação e divulgação das JEP a nível nacional, convida as entidades públicas e privadas a associarem-se a estas Jornadas, organizando iniciativas neste âmbito.

O Município de Gouveia aliou-se a esta celebração europeia do património, juntamente com a Junta de Freguesia de Vila Nova de Tazem, com um programa que envolve caminhadas, visitas guiadas e uma palestra a dividir entre a sede de concelho, Gouveia e Vila Nova de Tazem.

Assim do programa faz parte:

27 SET – 09h00 – Posto de Turismo – Caminhada (Posto de Turismo – Curral do Negro – Parque Ecológico) – Dia Mundial do Turismo – No âmbito do Dia Mundial do Turismo, o Posto de Turismo de Gouveia organiza uma caminhada acompanhada pelos espaços verdes de excelência de Gouveia, numa caminhada que parte à descoberta da Mata da Cerca, do Curral do Negro e do Parque Ecológico de Gouveia. Tem início no Posto de Turismo às 09h00 e termina no mesmo local por volta das 12h00.

 

27 SET – 15h00 – Museu Paroquial de Vila Nova de Tazem – Palestra: Arqueologia da Vila – Vila Nova de Tazem no tempo e no espaço – Joel Correia – A única Vila do concelho de Gouveia tem uma história milenar por descobrir. Nesta conversa, quase, informal, dá-se a conhecer uma série de elementos arqueológicos que nos permitem reconhecer as realidades culturais e sociais do passado mais e menos distante da vivência humana nesta região, encontrando-se aqui, alguns elementos inéditos na historiografia e na arqueologia regional que importa dar a conhecer.

 

27 SET – 17h30 –  Visita à Capela de S. Miguel, Gouveia (À Descoberta da Arquitetura Religiosa de Gouveia) – Continuando a descoberta da arquitetura religiosa de Gouveia, e pela proximidade ao Dia de S. Miguel (29 de Set), o Município de Gouveia propõe uma visita guiada à Capela de S. Miguel, centro religiosos do populoso e tradicional Bairro do Outeiro.

 

28 SET – 10h00 – Igreja Matriz de V. N Tazem – Visita guiada ao Património Cultural de Vila Nova de Tazem – No seguimento da palestra de dia 27 de setembro, propõe-se aos visitantes conhecer os espaços dados a conhecer ai, tocando nas realidades arqueológicas mencionadas. O património cultural como experiência de lazer e de conhecimento, é o mote para esta visita guiada.

 

Turismo na região Centro em crescimento

O turismo na região centro do País continua a crescer e segundo os dados do INE, o mês de julho foi favorável.

Julho foi um mês muito positivo para a atividade turística no Centro de Portugal. Os números do INE – Instituto Nacional de Estatística, dados hoje a conhecer, indicam um crescimento muito significativo, comparativamente ao mês de julho de 2018.
O crescimento é muito evidente nas receitas. De acordo com o INE, os proveitos totais nos estabelecimentos de alojamento turístico subiram de 37,7 milhões para 39,5 milhões de euros (mais 4,7%), entre julho de 2018 e julho de 2019. Uma subida que ganha ainda mais expressão se analisados os proveitos totais entre janeiro e julho: nos primeiros sete meses do ano, os estabelecimentos de alojamento turístico registaram proveitos 7,71% superiores aos do mesmo período do ano passado, de 171,8 para 185,1 milhões de euros.

A nível das dormidas, o destaque em julho de 2019 vai para as dormidas de visitantes nacionais, que cresceram 4,4%, em relação a julho de 2018: de 389,7 mil para 406,8 mil. De janeiro a julho, este indicador aumentou 7,71%, de 1,96 milhões para 2,09 milhões de dormidas de visitantes nacionais, o que mostra que os residentes no resto do país continuam a escolher o Centro de Portugal como destino. As dormidas totais subiram em julho 0,7% e no acumulado entre janeiro e julho, subiram 5,12% — acima da média nacional, que cresceu 4,22%.

No indicador do número de hóspedes, o Centro de Portugal cresceu 2,7% entre julho de 2018 e julho de 2019 – e 6,3% no acumulado do ano. Em julho de 2018 tinham sido contabilizados 392,7 mil hóspedes na região; em julho de 2019 foram 403,5 mil.

CPT 4×4 regressa a Moimenta da Beira

Em 2013 , o Trial 4×4 passou pelo concelho de Moimenta da Beira. 6 anos depois o Campeonato Portugal de Trial 4×4 está de regresso a Leomil para uma prova que promete ser “do demo”, ou não fosse esta a terra do afamado espumante “Terras do Demo”.

Entre o vale do Douro, ergue-se Moimenta da Beira, uma região implantada numa zona granítica, de transição e paisagem tipicamente beiraltina. Em 2013 foram 30 as equipas a marcarem presença na jornada beirã e é por isso muita a expectativa para o regresso desta localidade ao calendário desportivo do trial português.

O concelho onde Aquilino Ribeiro viveu em várias fases da sua vida, eleva-se para receber a caravana da mais importante competição nacional de Trial 4×4, sendo também o regresso do distrito de Viseu às competições.

A 5.ª etapa do CPT4x4 decorre  em Moimenta da Beira no fim de semana de 12 e 13 de outubro. As inscrições já estão disponíveis em www.fpak.pt. No sábado, 12 de outubro, decorrem as verificações administrativas (no Auditório Municipal Padre Bento da Guia, em Moimenta da Beira) e também técnicas (na Praceta Fernão Mergulhão). Ainda sábado as equipas são recebidas no Auditório Municipal Padre Bento da Guia para o habitual briefing. No domingo a competição acontece, tal como em 2013,  no Monte do Alto da Portela, na freguesia de Leomil.

A sexta e derradeira jornada do CPT4x4 será realizada a 16 e 17 novembro em Paredes.

 

AF Viseu- Penalva do Castelo-Lamelas-0-1

Igualdade era justo

Uma tarde muito cinzenta em Penalva do Castelo, com o arranque do campeonato da divisão de honra da AF Viseu, com o Parque Desportivo de Sant´Ana a receber a partida entre os locais e o Lamelas, com a vitória a sorrir aos homens de Castro Daire, onde a igualdade era o resultado mais justo.

O Penalva foi sempre uma equipa que procurou o golo, mas o Lamelas estudou bem a lição e tentou anular todos os espaços dianteiros de Garba, que na 1ªparte teve uma ótima oportunidade de golo iminente, mas cabeceou a rasar o poste.

A turma visitante conseguia ainda assim criar alguma jogada interessantes e até mesmo algumas teve de ser a defensiva da casa a aplicar-se para evitar o pior.

Lamelas foi eficaz

A segunda parte não trouxe grandes melhorias para os locais, o futebol era morno e o Lamelas ia acreditando e perto do final , numa investida pela direita, o Lamelas consegue colocar a bola na área e David consegue colocar no fundo das redes e dava o triunfo para o Lamelas.

Em suma, o Penalva esteve uns furos abaixo daquilo que pode fazer e decerto vai melhorar para alcançar os três pontos na próxima ronda, já o Lamelas alcançou um resultado muito bom , dado que venceu num terreno difícil, mas vai ser uma equipa a ter em conta nesta prova.

Arbitragem com muitos erros , também tem de melhorar.

 

SC Celoricense apresentou equipas da formação 2019/20

O Parque Carlos Amaral na vila de  Celorico da Beira acolheu na tarde deste domingo, a apresentação 2019/2020 das equipas das camadas jovens do S.C.Celoricense, que terá como coordenadores Faria de Almeida e Paulo Pacheco.
A apresentação serviu para dar a conhecer os rostos que farão parte das equipas na categoria dos Petizes, traquinas, benjamins, infantis, Iniciados e Juniores bem como os seus treinadores.
Nestas idades o apoio dos familiares dos atletas é muito importante e estiveram presentes e desejam bons resultados no futuro. A prática de desporto serve  para que estas crianças tenham uma formação do seu caráter, união e solidariedade.

Fonte:CBWR/AF

Fornense Rafael Bento vai ser Vice-Presidente da FADU

Recentemente foram conhecidos por eleição os novos órgãos sociais da Federação Académica do Desporto Universitário (FADU), para o biénio 2019-2021.

Aqui ressalva-se a presença de um fornense Rafael Bento, aluno de Ciências do Desporto na Universidade da Beira Interior e antigo dirigente da Associação Académica da Universidade da Beira Interior , vai ser o  vice-presidente do maior órgão nacional a nível do desporto universitário.

Por sua vez André Reis, estudante no Instituto Superior de Economia e Gestão da Universidade de Lisboa foi eleito presidente pela lista A, com maioria absoluta, sucedendo a Daniel Monteiro no cargo.

Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com

Ao continuar a utilizar o site, você concorda com a utilização de cookies. Mais Informação

As definições de cookies neste site são definidas como "permitir cookies" para lhe dar a melhor experiência de navegação possível. Se você continuar a usar este site sem alterar suas configurações de cookies ou clicar em "Aceitar" abaixo, em seguida, você concorda com isso.

Fechar