Templates by BIGtheme NET
Home » Seia

Seia

5.000 árvores autóctones plantadas na área da CIMBSE

Nos  dias 15 e 17 de fevereiro, a Comunidade Intermunicipal das Beiras e Serra da Estrela em parceria com os Municípios do território e o ICNF irá promover a plantação de 5.000 árvores autóctones, uma por cada PADRINHO/MADRINHA que participou na Ação Verde Puro em 2018 através da entrega de uma ficha/semente na Bolsa de Turismo de Lisboa e Feira Internacional de Turismo.

Município de Almeida – 15 de fevereiro
Local da plantação: Freguesia de Vilar Formoso (Alto dos Pinhos)
Município de Celorico da Beira – 15 de fevereiro
Local da plantação: Junto ao novo parque industrial
Município da Covilhã – 15 e 17 de fevereiro
Local da plantação 15/02/2019: Baldios de Freguesia de Cortes do Meio (Louseiro / Alto da Cerca)
Local da plantação 17/02/2019: U.F. de Covilhã e Canhoso (Mata Nacional da Covilhã)
Município de Figueira de Castelo Rodrigo – 15 de fevereiro
Local da plantação: Serra da Marofa
Município de Forno de Algodres – 15 de fevereiro
Local da plantação: Freguesia de Matança (Monte de Milho)
Município do Fundão – 15 de fevereiro
Local da plantação: U. F. de Vale de Prazeres e Mata da Rainha (Vale de Prazeres)
Município de Gouveia – 17 de fevereiro
Local da plantação: Baldios de Mangualde da Serra (Mondeguinho)
Município da Guarda – 17 de fevereiro
Local da plantação: Freguesia da Vela
Município de Pinhel – 15 de fevereiro
Local da plantação: Freguesia de Pínzio
Município de Sabugal – 15 de fevereiro
Local da plantação: U.F. de Pousafoles do Bispo, Penalobo e Lomba (Pousafoles do Bispo)
Município de Seia – 17 de fevereiro
Local da plantação: Freguesia de Paranhos da Beira (Santuário de Santa Eufémia)
Município de Trancoso – 15 de fevereiro
Local da plantação: Serra do Pisco

Caminho Português de Santiago promovido

A Entidade Regional de Turismo do Centro de Portugal (ERTCP) saúda de forma muito positiva o Decreto-Lei aprovado pelo Conselho de Ministros, que regula a promoção do Caminho Português de Santiago e que visa a certificação dos seus itinerários. Esta medida vem ao encontro do intenso trabalho desenvolvido nos últimos anos pela ERTCP, em conjunto com vários parceiros do território do Centro de Portugal, que se enquadra na perfeição no espírito e na letra do Decreto-Lei agora aprovado.

Com efeito, o trabalho de identificação e valorização dos itinerários do Caminho de Santiago no Centro de Portugal iniciou-se há mais de uma década. Mais concretamente, desde 2007 que na ERTCP se delineou a estratégia de estruturação desta via de peregrinação enquanto produto turístico de grande potencial.

Na região, estão identificados e sinalizados os Caminhos Central, Interior e Nascente e a ligação do Caminho Interior ao Caminho Central.

Em 2014 ficou concluída toda a sinalética do Caminho Central, que, iniciando-se em Lisboa, passa neste território por Vila Nova da Barquinha, Tomar, Ferreira do Zêzere, Alvaiázere, Rabaçal, Conímbriga, Coimbra, Mealhada, Águeda e Albergaria-a-Velha, em direção ao Porto e a Santiago de Compostela. Neste itinerário está já em pleno funcionamento uma importante rede de albergues e pontos de apoio ao peregrino.

O Caminho Nascente está igualmente completamente identificado e sinalizado no Centro de Portugal. O itinerário parte do Alentejo e atravessa o território do Centro de Portugal em Vila Velha de Ródão, Castelo Branco, Fundão, Ferro (Covilhã), Belmonte, Guarda, Celorico da Beira e Trancoso, onde se junta com o Caminho de Torres. Este, começando em Espanha, cruza Almeida, Pinhel e Trancoso, em direção a Lamego, Guimarães, Braga e Santiago.

O Caminho Nascente é de grande importância estratégica, uma vez que constitui um percurso alternativo à Via da Prata, tradicionalmente utilizado pelos peregrinos do Sul de Espanha e que passa por Sevilha, Cáceres e Salamanca. A Via da Prata está hoje saturada, pelo que cada vez mais peregrinos da Extremadura e de Castela e Leão preferem utilizar o Caminho Nascente.

Identificado está também o Caminho do Interior, que parte de Viseu e segue por Castro Daire, Lamego, Vila Real e Chaves, até desembocar na Via da Prata. Em 2015, foi protocolada entre a ERTCP e os municípios, em 2015, a ligação entre o Caminho do Interior e o Caminho Central, havendo inclusivamente uma candidatura ao programa Valorizar, promovida pela Associação Via Lusitana.

Paralelamente, foram e estão a ser desenvolvidas ferramentas de apoio ao peregrino, nomeadamente uma app, guias e mapas, que permitem a plena fruição do Caminho Português de Santiago na região, proporcionando informação geral e prática, bem como informação histórico-cultural.

A região Centro de Portugal tem apostado, de forma assertiva, na qualificação e valorização do Caminho Português de Santiago, em parceria com os Municípios, a Associação Via Lusitana e o Turismo de Portugal. Por isso, a ERTCP reúne todas as condições para avançar com a certificação dos seus itinerários, aguardando o desenvolvimento do processo de organização a nível nacional e disponibilizando-se até para, face aos passos importantes que já foram dados pelo Centro de Portugal nesta área, assumir um papel de região-piloto a nível nacional.

A ERTCP não pode deixar de se congratular com a aprovação do Decreto-Lei, que constitui uma excelente oportunidade para a região e para o país.

CIMBSE vai fazer plantação de 5.000 árvores autóctones

Nos próximos dias 15 e 17 de fevereiro, a Comunidade Intermunicipal das Beiras e Serra da Estrela em parceria com os Municípios do território e o ICNF irá promover a plantação de 5.000 árvores autóctones, uma por cada PADRINHO/MADRINHA que participou na Ação Verde Puro em 2018 através da entrega de uma ficha/semente na Bolsa de Turismo de Lisboa e Feira Internacional de Turismo.
A iniciativa carateriza-se por ser um gesto solidário que contribui para um território mais verde e mais puro que carateriza a Serra da Estrela. Terá lugar nos Municípios de Almeida, Celorico da Beira, Covilhã, Figueira de Castelo Rodrigo, Fornos de Algodres, Fundão, Pinhel, Sabugal e Trancoso no dia 15 de fevereiro entre as 10H00 e as 12H00 e nos Municípios da Covilhã, Gouveia, Guarda e Seia no dia 17 de fevereiro entre as 10H00 e as 12H00.
Poderá juntar-se à iniciativa para a plantação da sua árvore num gesto solidário que contribui para um território mais verde e mais puro que carateriza a Serra da Estrela. A participação é gratuita, mas sujeita a inscrição através do email turismo@cimbse.pt ou do telefone 271 205 350, até ao próximo dia 8 de fevereiro.
Esta iniciativa decorre no âmbito do Projeto Produtos Turísticos Integrados de Base Intermunicipal – À Descoberta da Serra da Estrela, projeto cofinanciado pelo Centro 2020, Portugal 2020 e União Europeia, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional, com objetivo de capitalizar a marca “Serra da Estrela” na estruturação e qualificação de produtos turísticos que reforcem a atratividade e competitividade regional.

Província de A Corunha, convidada da FIT 19

O destino espanhol convidado da sexta edição da Feira Ibérica de Turismo (FIT) que decorrerá na Guarda, entre 2 e 5 de maio, é a Província de A Corunha, na região da Galiza,
Esta participação surgiu depois de conversações no decurso da FITUR – Feira Internacional de Turismo de Madrid, no final do passado mês de janeiro, entre o responsável pelo turismo, deputado Xosé Regueira e o diretor da FIT, Carlos Condesso. A Província irá então participar enquanto destino convidado e desenvolvendo a sua mais recente campanha de promoção territorial sob o slogan “A Coruña – Siempre abierta”.

Recorde-se que a FIT é o maior certame de turismo do Interior do país e o único de âmbito ibérico e que em 2018, na sua 5ª edição, a feira registou a maior participação de sempre com 35 mil visitantes, mais de 500 entidades representadas e a maior área coberta de sempre: 10 mil metros quadrados. O certame ibérico tem a decorrer o período de inscrições até 29 de março. Os interessados em participar podem aceder ao sítio de internet da feira em fit.mun-guarda.pt para consultar o regulamento e aceder às fichas de inscrição.

Sabugal acolhe a IX Gala do Bombeiro do Distrito da Guarda

Vai ter lugar mais uma edição da Gala distrital do Bombeiro, este sábado, dia 26 de janeiro no Sabugal, na Casa da Esquila, uma organização da Federação  dos Bombeiros do Distrito da Guarda.

Para além das homenagens a cada um dos intervenientes, Gil Barreiros vai receber a  Fénix de Honra da Liga dos Bombeiros Portugueses.

“Liga BomFutebol”, um campeonato de Bombeiros

Vai surgir em breve, uma nova competição no Distrito da Guarda, a “Liga BomFutebol”, um campeonato de futebol entre todos os Bombeiros do distrito da Guarda.

Para já foi assinado o protocolo entre a Associação de Futebol da Guarda e a Federação Distrital dos Bombeiros, ainda com a sintonia da FPF.

Amadeu Poço e Paulo Amaral selaram o acordo e a formas e regulamentos da competição estão já a ser elaboradas para dentro em breve ser apresentado oficialmente.

Foto:AFG

 

 

1ºBebé do Ano 2019 na Guarda nasceu esta noite

Como anualmente acontece, no Hospital Sousa Martins da Guarda, o primeiro bébé do ano é premiado.

Assim , fonte da ULSG, um bébé que nasceu ao inicio desta noite , filho de um casal da região de  Seia, deverá ser o bébé do ano que agora iniciou.

Corrida mais Bela, antevisão com Liliana Carona

A poucos dias da Corrida mais Bela, fomos conversar com a organizadora, Liliana Carona, diretora do NG, no intuito de fazer uma antevisão da Corrida a realizar a 22 de dezembro à noite.

Magazine serrano- Estamos a pouco tempo da Corrida, Como estamos de inscrições?

 Liliana Carona– Já passámos os 100 inscritos, o que consideramos ser um número bastante positivo, uma vez que a maioria das pessoas inscreve-se em cima do fecho das inscrições, fecho esse que só deverá acontecer a meio da próxima semana.

 Esta é uma iniciativa do Notícias de Gouveia com parcerias, uma prova que já está no coração dos gouveenses?

Não posso falar por todos os gouveenses, mas sinto que é uma prova estimada por algumas pessoas. Vejamos que este ano, temos o patrocínio da prestigiada OMB- Grupo Ótico, que surgiu de forma totalmente voluntária, a partir da própria empresa. É sinal de que a prova começa a ser reconhecida e valorizada.

Foi a primeira iniciativa noturna no distrito, podemos apontar um caso de sucesso?

Muitos chegaram a contestar o facto de ser a primeira corrida noturna a surgir no distrito, mas efetivamente essa é a verdade, porque de acordo com a Federação de Atletismo da Guarda, entidade responsável pela realização de inúmeras provas, esta foi a primeira, de caráter competitivo, a ser registada naquele organismo. Essa é sem dúvida uma bandeira da qual nos orgulhamos e que podemos considerar como sucesso no aspeto em que já se afirmou no âmbito das provas distritais de atletismo.                                                                            

O porquê da aposta no atletismo e não noutra modalidade?

O distrito da Guarda, nomeadamente Gouveia, sempre teve grandes atletas na área do atletismo. A Vanda Ribeiro, a nossa estimada gouveense que tantas taças conquistou e aliás tem participado, com muito orgulho para nós, nesta nossa corrida noturna, tendo sido de todas as vezes, a vencedora feminina. Dado a este forte passado e presente no atletismo e depois de muitos desafios que recebi, para que Gouveia tivesse uma prova nestes moldes, considerei, há 3 anos, que poderia ser uma iniciativa interessante. Este ano optámos por realizar a prova na época de Natal, para colmatar o facto de existirem poucas corridas ao estilo S. Silvestre no distrito da Guarda e também para responder aos muitos emigrantes que nos visitam nesta altura do ano.

Que repto deixa aos gouveenses e a todos os que queiram participar?

Há uma caminhada e uma prova de corrida, ou seja, há iniciativas para todos os gostos, literalmente. Até porque este é um evento que proporciona também um momento de convívio, onde não vai faltar a música, as Estrelas da pastelaria Mondeguinho e o Chocolate quente da Chocolate Eu & Tu Gouveia. O Padre Rafael Neves abençoará a partida da prova e Paulo Marques será o DJ e speaker do evento. Beatriz Moura e Márcia Torres Cabral são as embaixadoras e anfitriãs da Corrida Mais Bela de Portugal. Acho que não preciso apontar mais motivos para participarem…As inscrições ainda estão disponíveis em https://acorridamaisbela.wixsite.com/amaisbela

 

 

Tufão Team arrecada imensos prémios na Gala

Vila Nova de Gaia é um município que aposta no desporto e nos atletas e foi o município escolhido para coroar os campeões nacionais de trial 4×4 2018. No auditório do Parque Biológico a tarde foi de festa com a merecida homenagem a pilotos, navegadores e equipas que através do seu empenho e dedicação contribuíram para o engrandecimento do Campeonato de Portugal de trial 4×4 e da própria modalidade.

No que aos prémios diz respeito, na classe Promoção a Tufão Team leva o prémio de melhor equipa, Rodrigo Sousa o melhor navegador e André Henriques, além de melhor piloto, recebe também o prémio prestígio pela sua postura exemplar e pela maneira como eleva a competição.

Na categoria Extreme o pleno para a NordHigiene Team com Vítor Rodrigues e António Calçada a receberem o prémio de melhor navegador e melhor piloto, respetivamente. A equipa brigantina é assim bicampeã em Extreme depois de um ano muito duro de competição com vários problemas mecânicos a colocarem em causa a revalidação do título.

Na classe Proto a Oficina Bacelo também venceu tudo o que havia para vencer. Melhor equipa, melhor piloto e melhor navegador. Aliás, a equipa esteve na luta pelo título em termos absolutos até à última prova.

Depois de 6 provas Cláudio Ferreira venceu o prémio de melhor piloto e João Lucas conquistou o prémio de melhor navegador da classe Super Proto. Mas o jovem de Torres Vedras leva também para casa o troféu Nuno Graça, um reconhecimento aos navegadores. De resto, a Auto Higino ganhou tudo o que havia para ganhar, sagrando-se bicampeã da classe Super Proto, mas mais importante que isso foi o tão desejado título em termos absolutos. Cláudio Ferreira e João lucas são os novos campeões absolutos de trial 4×4!

Durante a cerimónia foi ainda distinguida com o Prémio fair Play, por votação das equipas presentes na cerimónia, a equipa Exigente TT, enquanto o piloto Flávio Gomes (TáBô Pacar Team) foi agraciado com o prémio carreira e o piloto Miguel Marques (MM6018/Americana Papelaria) com o prémio dedicação.  Uma tarde muito especial que encerra o primeiro ano sob a tutela da FPAK – Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting –  um ano de profissionalização do trial 4×4. Prova disso mesmo foram as presenças de Ni Amorim, presidente da FPAK e do Professor Dr. Carlos Paula Cardoso, presidente da Confederação do Desporto de Portugal.

A Direção do Campeonato começou já a trabalhar a nova época e há muitas novidades para revelar quer a nível de regulamentos quer de calendário. A competição será oficialmente apresentada ao público durante o mês de janeiro.

António Costa reuniu com as duas Comunidades Intermunicipais em Penamacor

Teve lugar em Penamacor, nesta quarta-feira, uma reunião no âmbito da Cimeira Luso Espanhola, agendada para a próxima quarta-feira, dia 28 de novembro, em Valladolid, com o intuito do Governo auscultar estas duas comunidades intermunicipais quanto aos novos desafios que se colocam à cooperação transfronteiriça, bem como proceder ao levantamento dos principais entraves à intensificação das relações económicas e sociais com Espanha.
Da reunião saiu a necessidade de dar uma atenção especial à fronteira entre Portugal e Espanha, por esta ser uma das mais desertificadas e envelhecidas da Europa, e a garantia que haverá diálogo com o Governo espanhol quanto à identificação dos problemas e às estratégias para os resolver.

Desta forma, esteve presente o  Primeiro-Ministro António Costa  acompanhado pelos ministros da Economia, Pedro Siza Vieira, e do Planeamento e das Infraestruturas, Pedro Marques, que reuniu, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, com os municípios integrantes das comunidades intermunicipais da Beira Baixa e das Beiras e Serra da Estrela.
foto:MP

Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com

Ao continuar a utilizar o site, você concorda com a utilização de cookies. Mais Informação

As definições de cookies neste site são definidas como "permitir cookies" para lhe dar a melhor experiência de navegação possível. Se você continuar a usar este site sem alterar suas configurações de cookies ou clicar em "Aceitar" abaixo, em seguida, você concorda com isso.

Fechar