Templates by BIGtheme NET
Home » Seia

Seia

4ª edição do Torneio Futebol na Calçada 3×3 já rola

Está de volta a magia de jogar à bola na rua. Durante quatro dias, Eirado, freguesia do concelho de Aguiar da Beira e distrito da Guarda, organiza a parabéns.

O inovador evento desportivo e recreativo consiste em jogos de futebol de rua de curta duração, com a particularidade de se disputar no largo central da aldeia em recinto vedado com fardos de palha e em piso de paralelo, num ambiente festivo e animado.

A competição divide-se em duas categorias – menores de 16 e maiores de 16 anos de idade – e cada partida opõe duas equipas constituídas por 3 elementos (mais 1 suplente), que podem ser masculinas, femininas e/ou mistas.

“O evento foi criado pela comissão de festas de 2015 com o objetivo de recuperar o espírito das “velhas” peladas, em que a baliza era uma porta qualquer da rua principal da aldeia e o jogo acabava quando estivessem todos cansados, em que o que mais importava era o convívio, a amizade e a alegria”, referem os impulsionadores Altino e Ricardo Pinto.

Tal como nas três edições passadas, o torneio que juntou no total sensivelmente 70 equipas e 260 jogadores, “pretende continuar a promover o convívio e o divertimento saudáveis entre pequenos e graúdos, homens e mulheres, num grande ambiente de alegria e camaradagem”, dizem.

O torneio “Futebol na Calçada 3×3” é organizado pela comissão de festas de N.ª Sr. do Amparo do Eirado e realiza-se aos finais de tarde de até 15 de agosto, no Largo do Pinheirinho

 

SL Benfica(Sub-23) afina baterias em Seia

Vitória sobre Nogueirense-3-0

Durante esta semana, a equipa do SL Benfica(Sub-23) está em Seia a preparar a nova temporada neste novo campeonato que tem inicio a 18 de Agosto.

Desta forma, a turma de João Tralhão defrontou o Nogueirense e venceu por 3-0, com golos de Edi Semedo (15´), Tiago Gouveia (85′) e Tomás Domingos (87′)

Fica a curiosidade da equipa de arbitragem da AFG, composta por: Fernando Ferreira
Árbitro-Assistente : André Fonseca
Árbitro-Assistente : Fábio Costa

Recorde-se que para além da turma encarnada, esta pré temporada esteve em Seia, a turma do Feirense, a militar na liga principal.

Por:AP foto:CAG

Declaração da Situação de Alerta de 2 a 6 de agosto

Face às previsões meteorológicas para os próximos dias, que apontam para um significativo agravamento do risco de incêndio florestal, o Governo, através do Ministro da Administração Interna assinou, esta quarta-feira, o Despacho que determina a Declaração da Situação de Alerta para o período compreendido entre os dias 2 e 6 de agosto, para a globalidade do território continental. Ler Mais »

Piquenique Intergeracional em Aguiar da Beira

Um encontro que será um grande momento de demonstração cultural e de convívio entre freguesias do concelho na Feira das Atividades Económicas de Aguiar da Beira. O Piquenique Intergeracional Aguiar no Coração realiza-se no dia 29 de julho, a partir das 15 horas, com a partilha de merendas, saberes, tradições e muita animação, e ainda com a celebração do Dia Mundial dos Avós e do Emigrante
O Piquenique Aguiar no Coração é já o principal momento de demonstração cultural e de convívio entre as gentes das freguesias do concelho na Feira das Atividades Económicas de Aguiar da Beira. A iniciativa pretende juntar avós, filhos, netos e famílias do concelho, celebrando o convívio intergeracional, o Dia Mundial dos Avós e o regresso dos emigrantes aguiarenses, que nesta altura voltam à terra natal para gozar férias.
A tarde domingueira apresentará várias representações de saberes, músicas e tradições, protagonizadas pelos participantes das Oficinas das Tradições 60 Mais Social Clube do CLDS 3G Aguiar no Coração, a atuação de grupos locais de concertina, uma merenda tradicional, terminando com o início do espetáculo do cantor Luís Filipe Reis.
O convívio inicia às 15 horas com um momento especial – o desfile dos participantes que transportarão uma toalha gigante (21 metros de comprimento e 3 de largura), desde a entrada do certame até ao local do piquenique.

Esta peça, elaborada com panos, renda e bordados, que regista o nome de todas as freguesias do concelho, foi realizada pelos participantes das Oficinas das Tradições, no ano anterior, como marca deste piquenique e símbolo de unidade e identidade do Município de Aguiar da Beira.
Assim toda a população está convidada a participar, quer levem ou não merenda, neste momento de confraternização, partilha e alegria. A entrada no evento é gratuita.
O Piquenique Intergeracional é promovido pelo CLDS 3G Aguiar no Coração, através da atividade 60 Mais Social Clube, pelo terceiro ano consecutivo, e tem o apoio do Município de Aguiar da Beira e das Juntas de Freguesia. No ano passado a iniciativa juntou mais de 500 pessoas.
“Aguiar no Coração – Rede Positiva para o Desenvolvimento Social de Aguiar da Beira” e Município de Aguiar da Beira organizam.

Ações de sensibilização nas praias fluviais da zona de Seia

Foram realizadas neste domingo, 15 de julho, algumas ações de sensibilização nas praias fluviais de Loriga e em Vila Cova à Coelheira, no concelho de Seia, tendo como principal objetivo alertar a população sobre os perigos que o sol pode representar para a nossa pele, se a não soubermos proteger de forma adequada.
Os cancros da pele são o tipo de cancro mais frequente em Portugal, sendo a prevenção e o autoexame, dois elementos chave, para despistar este cancro, cada vez mais frequente em Portugal.

Desta forma, a Associação Portuguesa de Cancro Cutâneo (APCC) e a ULS da Guarda também marcaram presença .
As ações desenvolvidas contaram com forte adesão da população e com o apoio incondicional do Município de Seia e das Juntas de freguesia de Loriga e de Vila Cova à Coelheira.

Por:ULS Guarda

GNR em atividade operacional no fim de semana

A Guarda Nacional Republicana, para além da sua atividade operacional diária, levou a efeito um conjunto de operações, em todo o território nacional, no fim de semana de 14 e 15 de julho, que visaram a prevenção e combate à criminalidade violenta, fiscalização rodoviária, entre outras, registando-se os seguintes dados operacionais:

  1. Detenções: 162 detidos em flagrante delito, destacando-se:
  • 93 por condução sob o efeito do álcool;
  • 21 por condução sem habilitação legal;
  • Nove por tráfico de estupefacientes;
  • Quatro por violência doméstica;
  • Quatro por ofensas à integridade física;
  • Três por posse de arma proibida;
  • Três por furtos.

 

  1. Apreensões:
  • 209 doses de haxixe;
  • 30 doses de anfetaminas;
  • Quatro doses de cocaína;
  • 16 plantas de cannabis;
  • Uma arma de fogo;
  • Três armas brancas.

 

  1. Trânsito:

Fiscalização: 1 728 infrações detetadas, destacando-se:

  • 632 excessos de velocidade;
  • 225 por condução com taxa de álcool no sangue superior ao permitido por lei;
  • 122 por falta de inspeção periódica obrigatória;
  • 73 por falta ou incorreta utilização do cinto de segurança e/ou sistema de retenção para crianças;
  • 43 por falta de seguro de responsabilidade civil obrigatório;
  • 42 por uso indevido do telemóvel no exercício da condução;
  • 36 relacionadas com anomalias nos sistemas de iluminação e sinalização.

Pedro Machado toma posse a 27 de julho

A cerimónia de tomada de posse dos órgãos sociais da Entidade Regional de Turismo do Centro de Portugal (TCP), para o período 2018-23, vai decorrer no dia 27 de julho, às 11h00, no Hotel Parador Casa da Ínsua, em Penalva do Castelo – e não no dia 13, como estava inicialmente previsto.

A sessão contará com a presença da Secretária de Estado do Turismo, Ana Mendes Godinho.

Recorde-se que a Assembleia Geral Eleitoral, que decorreu no passado dia 6 de julho, elegeu a única lista candidata, liderada por Pedro Machado.

Por:TCP

ULS Guarda contrata 27 novos profissionais

A Unidade Local de Saúde da Guarda (ULSG) foi autorizada a contratar 27 profissionais para fazer face ao impacto da transição para as 35 horas de trabalho.
Os profissionais contratados que já entraram em funções foram selecionados de acordo com as bolsas de recrutamento existentes. Destes, 16 são enfermeiros, 10 são assistentes operacionais e aguarda-se a contratação de um assistente técnico.
O objetivo deste reforço de recursos humanos é garantir a continuidade da prestação de cuidados de saúde aos cidadãos, com qualidade e segurança.

Por:ULSG

GNR- Ocorrências no distrito da Guarda

Celorico da Beira –  30 detidos no festival “SEEDS OF FREEDOM”

O Comando Territorial da Guarda, através do Destacamento Territorial da Guarda e do Destacamento de Intervenção, entre os dias 6 e 9 de julho, na localidade de Ratoeira, Celorico da Beira, realizou, no âmbito do festival “SEEDS OF FREEDOM,  uma operação de fiscalização no sentido de prevenir e reprimir a criminalidade em geral.

Durante a operação foram detidas 30 pessoas com idades compreendidas entre os 18 e os 49 anos, das quais 27 homens e duas mulheres, sendo que:

·          26 foram detidos por posse e tráfico de estupefacientes, tendo sido apreendidas 2 204 doses de haxixe, 18 doses de liamba, 24 cogumelos alucinogénios e 51 doses de MDMA.

·         Quatro foram detidos por detenção arma proibida, tendo sido apreendidos quatro aerossóis.

Foram ainda elaborados 18 autos de contraordenação por consumo de estupefacientes.

Os detidos, foram notificados para comparecer no Tribunal Judicial de Celorico da Beira, para primeiro Interrogatório Judicial.

Seia –  Detido pelo crime de tráfico de estupefacientes

 O Comando Territorial da Guarda, através dos Postos Territoriais de Seia e de Paranhos da Beira, dia 6 de julho, deteve um homem de 23 anos, em flagrante delito, por tráfico de estupefacientes, na localidade de Seia.

No âmbito de uma operação de fiscalização rodoviária, os militares intercetaram um veículo com quatro ocupantes, tendo os mesmos adotado um comportamento suspeito, o que levou aos militares a efetuar uma revista sumária aos ocupantes e ao veículo.

Foram ainda elaborados quatro autos de contraordenação por consumo de estupefacientes e apreendidas 82 doses de haxixe, 20 doses de MDMA, 18 comprimidos de ecstasy.

O detido, foi presente ao Tribunal Judicial de Seia, tendo sido decretada a suspensão provisória do processo, e os restantes ocupantes do veículo foram notificados para comparecerem nas Comissões de Dissuasão da Toxicodependência da respetiva área de residência.

I Fórum Federativo das Organizações Autónomas em Fornos de Algodres

A Federação Distrital da Guarda da Juventude Socialista vai promover, em colaboração com a concelhia de Fornos de Algodres da Juventude Socialista, no sábado, dia 14 de julho de 2018 , a primeira edição do Fórum Federativo das Organizações Autónomas, no Auditório do Centro Cultural Dr. António Menano, em Fornos de Algodres.

A iniciativa é destinada a debater o Ensino, o Poder Local e o Trabalho, no nosso distrito, temas subjacentes às três organizações autónomas da Federação: Estudantes Socialistas, Jovens Autarcas Socialistas e Jovens Trabalhadores Socialistas

Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com

Ao continuar a utilizar o site, você concorda com a utilização de cookies. Mais Informação

As definições de cookies neste site são definidas como "permitir cookies" para lhe dar a melhor experiência de navegação possível. Se você continuar a usar este site sem alterar suas configurações de cookies ou clicar em "Aceitar" abaixo, em seguida, você concorda com isso.

Fechar