Templates by BIGtheme NET
Home » Pinhel

Pinhel

Pinhel em festa em 2020

Decorreu esta manhã, no Salão Nobre da Câmara Municipal de Pinhel, a apresentação dos programas anuais das atividades das Comemorações dos 250 anos da Cidade e da Diocese de Pinhel e  a Cidade do Vinho 2020”.

A apresentação foi feita à Comunicação Social, com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Pinhel, Rui Ventura e do Pároco de Pinhel Jorge Castela.

Na programação anual das atividades das Comemorações dos 250 anos Cidade de Pinhel irão decorrer diversas atividades: em fevereiro irá realizar-se a 25ªFeira das Tradições e Atividades Económicas, março- destaca-se o V Encontro do Movimento Poético e o regresso dos Jogos Florais, abril- A Quadragésima de Pinhel(manifestações de fé associadas ao tempo pascal)e em maio- Apresentação do CD” Vamos mudar o mundo”e 16 e 17-Maratona de Orquestra de Bolso.

Em junho,  Feira Medieval de Pinhel, a apresentação do livro” Artes Vindouras de Pinhel” e  Teatro “Olhos Verdes” (Adaptação do romance “O Falcão D’El Rei”a teatro) .

Em julho, haverá Grande celebração do Arciprestado de Pinhel que contará com a presença do Cardeal Patriarca de Lisboa. Em agosto, apresentação de Antologia Poética de Pinhel, a 25 de agosto o Dia da Cidade- comemoração do 250ºAniversário da elevação de Pinhel à categoria de Cidade, realizar-se-á uma Cantata Cénica “O Falcão D’El Rei” e apresentação do livro sobre os 250 anos de elevação a Cidade. Em outubro realiza-se o Jantar de Pinhelenses residentes em Paris.

Na Programação de Pinhel- Cidade do Vinho 2020 haverá várias atividades. O Presidente da Câmara Municipal de Pinhel referiu:”O objetivo que tivemos para sermos cidade do vinho 2020 foi essencialmente para valorizar o trabalho dos nossos agricultores do concelho de Pinhel  que são de facto a parte integrante da história do concelho e que contribuem de uma forma  decisiva para a geração  de riqueza  e consequentemente para o desenvolvimento do nosso concelho e para valorizar também  o conhecimento da paisagem vinhateira da Beira Interior e valorizar toda uma região vitivinícola da Beira Interior e consequentemente também os 20 concelhos que a integram.

É por isso a primeira vez que uma cidade que está inserida na região da Beira Interior é a cidade do vinho, é para nós por isso também uma responsabilidade acrescida de promover o vinho de Pinhel mas não só o vinho de Pinhel os vinhos da Beira Interior.”

No dia 25 de janeiro realiza-se a Gala de Encerramento da Cidade do Vinho 2019 em que decorre a passagem da bandeira da Associação de Municípios Portugueses do Vinho da cidade da Régua- Cidade do Vinho 2019, para a cidade de Pinhel- Cidade do Vinho 2020.

A 28 de março será a Gala de Abertura da Cidade do Vinho 2020 e o encerramento em janeiro de 2021.

Mercado vínico local, Praça dos vinhos(promoção de rua dos Vinhos de Pinhel em várias cidades do país), Jantar da entrega de Prémios do 13º Concurso de Vinhos da Beira Interior, eleição da Rainha das Vindimas, Seminário “Enoturismo- Novas Tendências, Novos Destinos” , lançamento do vinho 250 anos da cidade de Pinhel, Encontro de Confrarias e  VI Edição dos Vinhos e Sabores da Beira Interior são  algumas das atividades que irão decorrer ao longo do ano.

 

Aldeias Históricas de Portugal promovem destino turístico sustentável na FITUR

De 22 a 26 de janeiro, a Rede das Aldeias Históricas de Portugal marca presença na Feira Internacional de Turismo (FITUR), em Madrid. O objetivo é apresentar a mercados, profissionais e público geral “um destino que são 12”, com certificado BIOSPHERE DESTINATION, que se destaca pela comunhão com a natureza e contacto com a cultura e costumes locais.
Entre castelos e lendas, sabores e tradições únicas, natureza em estado puro e paisagens a perder de vista, as Aldeias Históricas de Portugal são “um destino que são 12” sem igual em todo o mundo. Um território ímpar, que promove experiências únicas e adequadas a famílias ou aventureiros, amantes de História, gastronomia e enoturismo, ou viajantes em busca de tranquilidade, que a Rede vai promover à 40.ª edição da Feira Internacional de Turismo (FITUR), que decorre de 22 a 26 de janeiro em Madrid.

A cerca de 100 km de Salamanca, 200 km de Cáceres e 300 km de Madrid, as Aldeias Históricas de Portugal são um destino muito apelativo para o mercado espanhol – um dos motivos para a presença da Rede na FITUR. Mas tratando-se de uma das maiores feiras internacionais de turismo, espera-se a participação de mais de 10 mil empresas de 165 países e regiões, 150 mil profissionais e 110 mil visitantes de público geral. Deste modo, a aposta na FITUR, onde a Rede das Aldeias Históricas de Portugal estará presente com stand próprio com cerca de 30m2, no Pavilhão 4, está em linha com a estratégia de internacionalização do destino.

Apresentar um destino turístico sustentável é um dos objetivos. Distinguido com o certificado BIOSPHERE DESTINATION – o primeiro destino em rede, no mundo, e o primeiro a nível nacional a receber esta distinção –, a sustentabilidade, a preservação da natureza e dos costumes das comunidades locais são prioridades da Rede das Aldeias Históricas de Portugal.

Devido a esse compromisso, descobrir as Aldeias Históricas de Portugal a pé ou de bicicleta, numa lógica de locomoção suave, e em plena comunhão com a natureza, é um dos principais atrativos deste destino. E é muito fácil fazê-lo, graças à Grande Rota das Aldeias Históricas de Portugal (GR22), que liga as 12 Aldeias Históricas de Portugal num percurso circular de cerca de 600 km, com sinalética interpretativa, informativa e de orientação recentemente renovada.

De facto, a GR22 tornou-se recentemente a maior rota europeia com selo Leading Quality Trails, atribuído pela European Ramblers Association (Associação Europeia de Caminhada).

A GR22 é também um convite irresistível para os aventureiros em duas rodas: homologada e classificada como Grande Travessia a nível nacional, a GR22 dispõe ao longo da sua extensão de uma rede de Centros BTT e Bikotels que garantem serviços de apoio exigidos pelos amantes de bicicletas.

O imenso território das Aldeias Históricas de Portugal envolve, ainda, 15 percursos de pequena rota (PRs), homologados e associados às 12 aldeias.

A Rede das Aldeias Históricas de Portugal vai também apresentar, na FITUR, eventos como o “Ciclo 12 em Rede – Aldeias em Festa 2020”, que todos os anos leva animação e cultura às 12 Aldeias Históricas de Portugal, assim como a nova edição “The Castles Quest”, um desafio em duas rodas que leva os amantes de “bikepacking” à conquista das Aldeias Históricas de Portugal, que este ano acontece de 23 de setembro a 3 de outubro, com início na Aldeia Histórica de Castelo Novo.

Celorico da Beira acolhe a X Edição da Gala do Bombeiro do Distrito da Guarda

O ano de 2019 foi trabalhoso e doloroso para os Bombeiros, e os soldados da paz do distrito da Guarda passaram por situações muito complicadas, mas conseguiram resolver as situações.

Assim na noite de sábado, 1 de fevereiro, a Federação Distrital dos Bombeiros da Guarda vai levar a efeito, a décima edição da Gala do Bombeiro, no Restaurante do Hotel Quinta dos Cedros em Celorico da Beira.

Esta é uma forma de homenagear os soldados da paz , numa noite importante na vida dos Bombeiros .

Distrital de Juvenis da AF Guarda-Jornada 12

Disputou-se mais uma ronda do Distrital de Juvenis da AF Guarda, com o NDS A a vencer por margem expressiva em Almeida e mantêm-se invicto.
12ª ronda
Núcleo Desp. Social “B”- Aguiar Beira-1-1
SC Vilar Formoso- CD Gouveia-0-2
 Vila Franca Naves- Seia Fc-0-7
UD Os Pinhelenses-GD Trancoso-3-0
 Estrela Almeida-Núcleo Desp. Social “A”-0-10
Guarda UD- S. Romão-3-0
Lidera:NDS A, 30 pts, seguido dos Pinhelenses com 28pts e Gouveia, 21 pts.

Taça de Honra- Associação Futebol da Guarda 1/8 final

Teve lugar mais uma fase da Taça de Honra da Associação Futebol da Guarda, com Nespereira a ser o único da 2ªdivisão a seguir em frente numa ronda que Trancoso,Vila Cortez e Manteigas ficaram pelo caminho.

Referência para a excelente prestação do Paços da Serra frente ao D.Gouveia.

Vilar Formoso- SC Celoricense – 2-2 (4-2)g.p

Estrela Almeida- V F Naves-0-2

Manteigas- Aguiar da Beira -1-2

Nespereira- Foz Côa-2-1

Os Pinhelenses – Soito-1-2

Trancoso – SC Mêda-1-1 (3-4)g.p.

Paços da Serra – CD Gouveia-2-2 (0-3)g.p.

Os Vilanovenses- Vila Cortez -3-3 (3-1)g.p.

Seguem em frente: V.Formoso, V.F.Naves, Mêda, A.Beira, Soito, Vilanovenses, Gouveia e Nespereira.

José Rodrigues reeleito presidente do Conselho Sub-Regional da Guarda da Ordem dos Médicos

O médico cirurgião José Manuel dos Santos Carvalho Rodrigues foi reeleito, esta quinta-feira, presidente do Conselho Sub-Regional da Guarda da Ordem dos Médicos.

A única lista única a sufrágio nesta região que se candidatou sob o lema “Médicos pela Guarda” obteve, no total, 106 votos.

Esta equipa indica como prioridades, entre outras, a realização de reuniões científicas, palestras, tertúlias e outros eventos e uma maior interligação entre os órgãos regionais e centrais para resolver as questões colocadas pelos colegas do distrito. Esta nova direção visa aglutinar a classe médica e pretende manter e desenvolver as habituais sessões de receção aos novos médicos especialistas e médicos internos no distrito, bem como as cerimónias de atribuição de medalhas dos 25 e 50 anos de inscrição na Ordem dos Médicos. Do programa de ação fazem ainda parte a promoção e realização de ações de sensibilização para a Saúde junto da população.

Carlos Cortes releito presidente da Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos

Na Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos, a lista liderada por Carlos Cortes aumentou a maior votação de sempre. A lista única a sufrágio na região Centro obteve, no total, 2515 votos, enquanto que em 2017, também a liderar lista única, obteve 1883 votos.

O atual presidente da Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos, Carlos Cortes, assinala o “redobrado empenho em desenvolver e incrementar mais projetos, com exigência e rigor, no sentido de tornar a Ordem dos Médicos ainda mais interventiva e próxima dos médicos e dos doentes. Esta equipa pugnará por uma Ordem dos Médicos inclusiva, interventiva e solidária”, assume.

Nestas eleições foram sufragados os órgãos sociais da Ordem dos Médicos para o triénio 2020-2022 (Assembleia de Representantes, os conselhos regionais do Norte, Centro e Sul e respetivos conselhos disciplinares e fiscais), exceptuando Castelo Branco e Açores onde não foram apresentadas candidaturas. António Araújo foi reeleito para o Conselho Regional do Norte e no Sul, com duas listas, foi reconduzido Alexandre Valentim Lourenço, o atual presidente.

A nível nacional, Miguel Guimarães foi reeleito como Bastonário da Ordem dos Médicos, num sufrágio em que se apresentou como candidato único para liderar esta instituição até 2022.

Fornos de Algodres acolheu apresentação e debate do OE2020 aos militantes do PS

A tarde deste sábado, em Fornos de Algodres, ficou mais rica com a apresentação e debate do Orçamento de Estado 2020, perante um Plenário de militantes do Partido Socialista, no Centro Cultural Dr.António Menano.

Face a isso, a mesa foi composta por Rita Mendes, Secretária de Estado da Ação Social, Santinho Pacheco e Cristina Sousa, Deputados à Assembleia da República do Partido Socialista eleitos pelo círculo eleitoral da Guarda, Filipe Camelo, Presidente da Comissão Política do PS Guarda – Federação Distrital da Guarda do Partido Socialista, e Manuel Fonseca, Presidente da Concelhia de Fornos de Algodres do Partido Socialista.

Assim o Novo Orçamento de Estado para este ano 2020, foi apresentado e debatido nos diversos pontos inerentes, onde segundo os socialistas novas medidas de emprego, igualdade, crescimento e fixação de jovens no interior.

foto:FP

CCDRC-Prioridades estratégicas para 2030 em discussão na região Centro

A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC) iniciou já um
exercício de reflexão e discussão para definir a estratégia do Centro de Portugal até
2030, pretendendo que este seja um processo participado e enriquecido com os
contributos de todos os agentes da região num exercício de inteligência coletiva.
A primeira versão da “Visão estratégia para a Região Centro 2030”, apresentada numa
sessão pública, em Coimbra, pode ser consultada em www.ccdrc.pt, onde está
disponível também o formulário para o envio de contributos até ao final de janeiro.
A visão que é proposta à discussão da Estratégia Regional 2021-2027 aponta cinco
desígnios para a região: 1) reforçar a competitividade nacional e internacional e
consolidar um modelo de inovação territorial e socialmente inclusiva; 2) trabalhar e
promover a capacitação para a resiliência dos territórios mais vulneráveis e mais
carenciados de energia demográfica; 3) liderar a evolução para uma sociedade mais
sustentável, promovendo a inovação e transição para a economia circular, integrando a
emergência climática e as suas implicações em termos de sistemas produtivos e
organização territorial; 4) colocar estrategicamente o seu sistema urbano ao serviço de
um modelo territorial que evolua em combinação virtuosa entre territórios
competitivos e inovadores e territórios mais deprimidos; 5) organizar a oferta de
qualificações e competências que a sua transformação estrutural exige.
Pela importância do aproveitamento dos fundos europeus estruturais e de
investimento no período de 2021-2027 que se avizinha e pela necessidade de
articulação das estratégias locais, sub-regionais, regionais e nacionais com a estratégia
europeia, este exercício deve estar também alinhado com outras discussões: a
revisitação da estratégia regional de especialização inteligente, a construção de um
novo Programa Operacional Regional, as agendas temáticas regionais (como a da
economia circular) e outros instrumentos de políticas públicas.

Campanha “Dê Troco a Quem Precisa”angariou cerca de 36 mil euros

 

Na quadra natalícia, teve lugar a Campanha “Dê Troco a Quem Precisa”, promovida pela Associação Dignitude no período de 16 a 25 de dezembro, que angariou 35.750,07€, valor que será integrado no Fundo Solidário abem:, utilizado exclusivamente para co-comparticipar medicamentos a quem mais precisa.

Face a isso, a Associação Dignitude considera que a iniciativa foi um sucesso, onde o Município de Pinhel contribuiu para a divulgação da campanha,assim como outras entidades.

 A autarquia pinhelense liderada por Rui Ventura aderiu ao programa “abem: Rede Solidária do Medicamento”, da Associação Dignitude, em janeiro de 2018, no intuito de contribuir para a melhoria das condições de vida e de saúde da população do concelho.

Luís Tadeu é o novo Presidente da CIM Beiras Serra da Estrela

Depois de um período de 2 anos de mandato liderado pelo presidente Luís Filipe Camelo, Presidente da Câmara de Seia, a CIM BEIRAS SERRA DA ESTRELA vai agora ser liderada pelo novo presidente Luís Tadeu, atual presidente da Câmara de Gouveia.

Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com

Ao continuar a utilizar o site, você concorda com a utilização de cookies. Mais Informação

As definições de cookies neste site são definidas como "permitir cookies" para lhe dar a melhor experiência de navegação possível. Se você continuar a usar este site sem alterar suas configurações de cookies ou clicar em "Aceitar" abaixo, em seguida, você concorda com isso.

Fechar