Templates by BIGtheme NET
Home » Pinhel

Pinhel

Abril com muitos visitantes no Centro de Portugal

O mês de abril foi muito positivo para o turismo no Centro de Portugal. Os números divulgados hoje pelo INE – Instituto Nacional de Estatística mostram que a procura da região cresceu acima da média nacional no quarto mês do ano.

Abril foi, recorde-se, o mês em que este ano se celebrou a Páscoa, época em que tradicionalmente esta região recebe muitos visitantes.

No total de dormidas, o mês de abril de 2019, em comparação com o mesmo mês em 2018, registou um aumento percentual de 10,4% no Centro de Portugal: tinham sido 523.301 em abril de 2018 e foram 577.723 no mesmo mês de 2019. Ou seja, verificaram-se mais 54.422 dormidas. Este aumento de 10,4% é superior à média nacional, que se cifrou nos 9,5%.

É de sublinhar que a subida foi mais significativa entre os visitantes nacionais, cujas dormidas cresceram 13,3%, para 319.576 – um sinal de que esta região continua a ser uma das preferidas dos portugueses. As dormidas com origem no estrangeiro tiveram também um aumento expressivo de 7,0%, para 258.147.

No indicador do número de hóspedes, o Centro de Portugal cresceu também na ordem dos dois dígitos: 10,0%. Em abril de 2018 tinham sido contabilizados 312.374 hóspedes na região; em abril de 2019 foram 343.719.

Merecedor de destaque é também o indicador dos proveitos da atividade hoteleira, que subiram de 24,9 milhões para 27,2 milhões de euros (mais 9,4%) entre abril de 2018 e abril de 2019. São mais 2,3 milhões de euros que as unidades hoteleiras do Centro de Portugal ganharam no quatro mês do ano.

Estes números, muito positivos, confirmam a tendência dos últimos anos: a região Centro de Portugal está a crescer de forma sustentada ao longo de todo o ano e é a escolha de cada vez mais visitantes, de dentro e fora do país.

Pedro Machado, presidente do Turismo Centro de Portugal, não fica surpreendido com os indicadores hoje conhecidos. “A atividade turística no Centro de Portugal caminha para um ano de 2019 muito positivo, à semelhança dos anos anteriores. É o resultado do prestígio crescente conquistado por esta região dentro e fora de portas. A marca Centro de Portugal está cada vez mais consolidada nos mercados, fruto do trabalho em conjunto entre organismos públicos e os empresários do setor, que são incansáveis no esforço desenvolvido para atrair visitantes à região”, sublinha.

Conjunto dos quatro meses de 2018 é muito animador
Se consideramos o conjunto acumulado dos primeiros quatro meses de 2019, de janeiro a abril, os números do Centro de Portugal são também promissores. As dormidas aumentaram 3,3% em relação ao mesmo período do ano passado, com as dormidas dos estrangeiros a subirem 4,2%. O número de hóspedes progrediu 3,8% e os proveitos melhoraram 5,0%.

Rui Ventura explica a situação sobre a operação “Rota Final”

“Não somos corruptos, nem queremos estar associados a tal conotação”

O Município de Pinhel veio em comunicado esclarecer que: as relações contratuais que mantém com a empresa Transdev, estão em conformidade com os procedimentos legais.

Segundo refere Rui Ventura, o Município de Pinhel sempre atuou com transparência e rigor, na defesa do interesse publico e dos cidadãos do concelho.

Mais salientou que desde que iniciou funções em 2013, os valores dos contratos dos transportes escolares foram reduzidos em 145.860 euros.

A correção e a transparência nos procedimentos , segundo o autarca deixa o executivo tranquilo e motivado, no sentido de continuarem a trabalhar em prol do desenvolvimento das pessoas do concelho.

Face a isso, Rui Ventura refere que está disponível para qualquer esclarecimento suplementar dos municipes ou qualquer pessoa interessada.

 

GNR- Operação Turismo Seguro

Até dia  14 de junho, em todo o Território Nacional, a Guarda Nacional Republicana promove um conjunto ações de sensibilização, dirigidas aos turistas, sobre procedimentos de segurança a adotar durante o seu período de descanso ou lazer.

Esta iniciativa tem um cariz marcadamente preventivo e, como tal, será intensificado o policiamento de proximidade nas zonas de maior densidade populacional, promovendo o contacto com os cidadãos, sensibilizando-os para adoção de comportamentos para prevenir os potenciais riscos e perigos da criminalidade associada ao turismo. Pretende-se, ainda, reforçar a corresponsabilização de todos os parceiros nacionais e locais ligados ao setor do turismo, na promoção da segurança e na proteção dos direitos de todos os turistas, transformando estes parceiros em Interlocutores Locais de Segurança, possibilitando, desta forma, uma integração mais efetiva da comunidade nas questões de segurança e da prevenção criminal.

Nas referidas ações de sensibilização, os militares irão transmitir os seguintes conselhos:

 Em passeio a pé:

– Não ostentar joias, relógios ou outros objetos de valor elevado;

– Nunca juntar os códigos e os cartões de crédito;

– Não ter todo o dinheiro, telemóvel e cartões num só sítio. Separar os locais onde os guarda;

– Usar roupa que tenha bolsos interiores com fecho, de forma a dificultar o furto por carteiristas;

– Usar as mochilas no peito;

– Evitar andar sozinho em zonas desertas e em horas de menor afluência de pessoas.

 Na residência de férias:

– Caso a habitação tenha cofre, guardar aí os objetos mais valiosos ou suscetíveis de furto;

– Ao sair da habitação, verificar se janelas e portas ficam bem fechadas/trancadas;

– Durante a noite, não dormir de janelas abertas;

– Nunca deixar objetos de grande valor à vista, sendo que este cuidado ainda é mais importante quando o quarto/habitação está acessível da rua ou está situada no rés-do-chão;

– Caso a residência seja alvo de furto, informar as autoridades assim que possível.

 Em passeio/visita de locais turísticos de automóvel:

– Nunca deixar objetos à vista no interior do automóvel;

– Ao abandonar o veículo, certificar-se que este ficou trancado e com os vidros fechados;

– Após estacionar, não tirar objetos do habitáculo para a mala do veiculo (deverá fazê-lo antecipadamente);

– Caso seja vítima de furto, informar imediatamente as autoridades.

 Na Praia:

– Levar o mínimo indispensável para a praia;

– Não ostentar objetos de valor;

– Evitar deixar os objetos pessoais visíveis quando for à água;

– Se possível, solicitar a um conhecido que vigie os seus pertences.

Marchas Populares animam a noite do dia 13 em Pinhel

É já um momento sempre muito aguardado na Cidade Falcão, as Marchas Populares que saem à rua no dia de Santo António, alias assinalam o inicio dos festejos do santo casamenteiro na cidade, que se prolonga ao longo do fim de semana.

Assim este ano, o local volta a ser alterado, se no ano passado foi na Igreja de S.António, agora as Marchas voltam ao recinto escolar , o desfile dos marchantes será na quinta-feira, dia 13 de junho, a partir das 21.00h, no Polidesportivo descoberto da EB2.

Mais uma noite de gala para a cidade, com algumas centenas presentes para ver os seus meninos e meninas desfilar.

SKF Meet the World Portugal 2019 em Pinhel

A cidade de Pinhel vai receber mais uma edição desta prova internacional feminina, Estádio Municipal Carreira do Tiro.
Portugal participa no Meet the World pelo 10º ano consecutivo e, pelo terceiro ano consecutivo, organiza o seu próprio torneio feminino Sub18, em parceria com o Embaixador do Gothia Cup em Portugal, Prof. Armando Lopes, e com a Câmara Municipal de Pinhel.

Assim, o torneio local Meet the World Portugal 2019 vai decorrer na cidade de Pinhel, nos dias 22 e 23 de junho, contando com a presença de seis equipas de futebol de juniores femininas.

Ceia Medieval da Cidade Falcão acolheu 350 comensais

A Feira Medieval de Pinhel tem diversas atrações nos três dias da sua realização, assim a Ceia Medieval é seguramente uma aposta ganha dado que à mesa se sentaram 350 comensais, para saborear a bela ceia.

A concentração teve lugar na praça, junto à igreja, onde houve danças de animação, antes da foto de família.

Após todos pousarem pra foto, era hora de o cortejo iniciar com o Presidente do Município, Rui Ventura a comandar o cortejo ao lado da sua esposa, seguido dos vereadores de Bejar e restantes convidados.

Um caminho interessante pelas ruas engalanadas a rigor para o evento, lá foram marchando e chegados ao local era hora da cerimónia inicial.

Rui Ventura mais uma vez satisfeito por esta Ceia ser um sucesso, por ver à mesa tanta gente. Ao longo da noite foram acontecendo números musicais e o habitual voo do falcão.

Seguiu-se o Torneio a Cavalo, junto ao Castelo com largas centenas assistir.

Penalva do Castelo e Pinhel contemplados no Programa BEM – Beneficiação de Equipamentos Municipais

O Programa BEM – Beneficiação de Equipamentos Municipais foi criado pelo Governo em 2018 para apoiar iniciativas de natureza municipal que promovam a coesão territorial e o aumento da capacidade de atração dos territórios do interior, designadamente projetos de valorização e requalificação de espaços, infraestruturas ou equipamentos municipais que potenciem o desenvolvimento desses territórios.

No final de 2018 foram apoiados 31 projetos, num montante de cerca de 3,8 milhões de euros. Em 2019 foi aprovado o apoio a mais 38 projetos, com a comparticipação de 4,7 milhões de euros.

O Secretário de Estado das Autarquias Locais, Carlos Miguel, e o Secretário de Estado da Valorização do Interior, João Paulo Catarino, participaram na cerimónia de assinatura de 38 contratos no âmbito do Programa BEM – Beneficiação de Equipamentos Municipais.

Destes 38 projetos, 20 destinam-se à requalificação de infraestruturas e equipamentos municipais, incluindo espaços desportivos, e os restantes 18 visam a reabilitação e remodelação de edifícios sede de municípios, cuja funcionalidade é condição necessária para uma boa prestação de serviços às respetivas populações.

Os municípios abrangidos são: Alcácer do Sal, Almodôvar, Arganil, Avis, Barrancos, Belmonte, Campo Maior, Carregal do Sal, Castro Daire, Chamusca, Figueiró dos Vinhos, Idanha-a-Nova, Lousã, Macedo de Cavaleiros, Montalegre, Mortágua, Mourão, Odemira, Penalva do Castelo, Pinhel, Pombal, Proença-a-Nova, Reguengos de Monsaraz, Sabugal, Santiago do Cacém, Santa Comba Dão, São João da Pesqueira,  São Pedro do Sul, Sertã, Sever do Vouga, Tábua, Tabuaço, Tarouca, Tondela, Vendas Novas, Vila Flor e Vimioso.

PS vence nos Distritos da Guarda e Viseu

Depois do apuramento de resultados eleitorais, aqui ficam no distritos de Viseu e Guarda, onde o PS venceu.

Confira aqui os resultados nos concelhos da nossa área de ação:

PS PSD BE CDU PAN ALIANÇA CDS/PP Abstenção
Distrito Viseu 32.6 30,7 7,7 2,8 3,4 1,6 6,7 69,5
Distrito Guarda 34,7 30,5 7,4 3,2 2,4 1,6 6,0 67,0
Fornos de Algodres 38,6 29,4 5,1 1,9 2,0 1,2 7,5 64,9
Aguiar da Beira 27,8 38,9 4,1 1,1 1,8 1,6 10,4 69,4
Trancoso 37,6 34,3 4,7 1,9 2,0 1,4 5,5 65,0
Gouveia 36,4 30,5 7,2 3,5 3,5 1,5 5,1 68,0
Guarda 32,2 29,5 10,1 2,9 3,1 4,9 5.7 62,8
Pinhel 29,8 38,5 5,5 2,7 2,3 1,0 6,0 70,0
Penalva Castelo 43,5 27,1 4,7 2,8 1,8 1,4 6,2 67,8
Mangualde 40,8 24,8 5,9 3,2 3,2 1,5 5.0 69,3
Nelas 35,0 23,2 10,1 3,4 3,9 1,7 7,2 71,7
Celorico da Beira 36,6 33,2 6,3 2,1 1,5 2,1 5,1 71,1

 

Europeias 19- Abstenção elevada,Partido Socialista venceu, Álvaro Amaro é eleito pelo PSD

Depois das primeiras colheitas, a abstenção volta a bater recordes ao rondar os 70%, já o PS de Pedro Marques é a força mais votada nestas Eleições Europeias, com o PSD de Paulo Rangel a ficar na segunda posição, mas Álvaro Amaro, candidato pelos Sociais Democratas, é eleito para defender a região em Bruxelas.

O BE é a terceira força mais votada, seguido da CDU.

Depois vem o PAN que alcança uma votação superior ao CDS/PP.

Feira Medieval em Pinhel promovida nas ruas de Salamanca

Na manhã deste sábado, foi feita uma promoção à  Feira Medieval A Cidade do Falcão “Guarda-Mor do Reino e Senhorios de Portugal”, pelas ruas de Salamanca, a fim de trazer mais visitantes a esta cidade Falcão.

De 31 de maio a 2 de junho, Pinhel recua no tempo..re(a)vive a sua história e as suas memórias vão encher de vida e cor o centro histórico da cidade com a 5ª edição da Feira Medieval A Cidade do Falcão “Guarda-Mor do Reino e Senhorios de Portugal”.Manjares, cortejos, torneios, teatros, música, dança e animação de rua levam a quem visita Pinhel numa verdadeira viagem no tempo…

Por:MP

Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com

Ao continuar a utilizar o site, você concorda com a utilização de cookies. Mais Informação

As definições de cookies neste site são definidas como "permitir cookies" para lhe dar a melhor experiência de navegação possível. Se você continuar a usar este site sem alterar suas configurações de cookies ou clicar em "Aceitar" abaixo, em seguida, você concorda com isso.

Fechar