Templates by BIGtheme NET
Home » Pinhel

Pinhel

Marchas Populares animam Pinhel

A noite desta quarta-feira vai ser de grande animação com as Marchas Populares estão de regresso a Pinhel e, este ano, num cenário renovado. Protagonizadas pelos alunos do concelho, as Marchas Populares vão ter lugar no largo frente à Igreja de Santo António, dia 13 de junho, dia de Santo António.
Numa iniciativa conjunta do Município de Pinhel e do Agrupamento de Escolas, as Marchas Populares marcam, há uns anos a esta parte, o encerramento do ano letivo. Mais do que isso, são uma iniciativa aberta à comunidade, que tem vindo a crescer e que reúne cada vez mais público.
Depois de terem sido realizadas durante alguns anos no recinto escolar, há dois anos atrás o Município de Pinhel entendeu por bem trazer as Marchas para a rua, para o espaço público. Assim aconteceu e assim tem sido desde então, sendo que este ano a opção do espaço recaiu sobre o largo frente à Igreja de Santo António.
De referir que vão participar nas Marchas Populares deste ano todos os alunos do 1º Ciclo do Ensino Básico do concelho, assim como os alunos do Pré-Escolar (grupo dos 5 anos).
Os alunos saem da EB1 de Pinhel cerca das 20.30h e prosseguem, em cortejo, até à Igreja de Santo António onde vai ter lugar a apresentação das Marchas, a partir das 21.00h.
Ao todo, são cerca de 240 crianças a cantar e a dançar a tradição, não esquecendo o apoio, o acompanhamento e a participação de professores, auxiliares de ação educativa, pais e encarregados de educação.
Por último, importa dizer que as Marchas Populares vão ter música ao vivo com a participação da Banda Filarmónica e da Academia de Música de Pinhel.

PorMP

Espetáculo de Dança “Ecos do Côa” realiza-se a 15 de junho

O espetáculo de Dança “Ecos do Côa” que estava previsto estrear em Figueira de Castelo Rodrigo no sábado passado foi adiado, por causa das condições meteorológicas, para a próxima sexta-feira, dia 15, no mesmo local (Largo Serpa Pinto) e à mesma hora (22 horas).

Trata-se de uma iniciativa que pretende constituir uma rede cultural entre os 15 Municípios da CIMBSE, vocacionada para a promoção cultural deste território. O projeto assenta em três áreas artísticas: dança, teatro e música. O projeto “Cultura em Rede das Beiras e Serra da Estrela” é promovido pela CIMBSE em parceria com a Associação de Municípios da Cova da Beira e os municípios que integram a CIM das Beiras e Serra da Estrela.

O primeiro espetáculo “Ecos do Côa”, uma criação artística dos DEMO em coprodução com a CARB. É um espetáculo de dança que reúne participantes dos concelhos de Figueira de Castrelo Rodrigo, Pinhel, Almeida, Trancoso e Mêda.

O primeiro espetáculo está agora marcado para Figueira de Castelo Rodrigo, no dia 15 de junho, às 22 horas, no Largo Serpa Pinto, que já tem 170 metros quadrados de terra e as bancadas montadas. O sabor a terra, os brasões e nas lendas dos municípios, bem como a natureza são algumas das inspirações do espetáculo que conta com a participação de 38 voluntários, amadores.

Por:CIMBSE

Região Centro foi apoiar a Seleção AA na Luz

Apesar de ser quinta-feira, foram muitas centenas  de portugueses que se deslocaram dos diversos municípios da Região Centro para assistir ao Portugal- Argélia, onde Portugal venceu por três bolas sem resposta.

Assim, os diversos municípios presentearam equipas de futebol, colaboradores, funcionários entre outros.

A chuva marcou presença, assim como o frio, mas estes adeptos foram de pedra e cal para apoiar a Seleção.

Projeto “Inspira o teu Professor” no AE Pinhel

Realizou-se, na Escola Sede do Agrupamento de Escolas de Pinhel, o momento final do Projeto “Inspira o teu Professor” integrado no PES – Promoção e Educação para a Saúde, onde esteve presente o Presidente da Câmara Municipal de Pinhel, Rui Ventura, para congratular os Alunos do 8.º Ano pelo esforço e dedicação, no referido projeto.

Os Alunos premiados foram presentados com uma menção honrosa e receberam um Cartão FNAC.

Esta Campanha visa o reconhecimento do papel dos professores por parte dos alunos que atuam como dinamizadores de mudança.

A implementação da Campanha “Inspira o Teu Professor” é feita pelos alunos a partir de workshops presenciais, desenvolvimento e implementação de várias ações.

A Campanha tem especial impacto ao fazer os alunos refletir na importância que os professores têm na sua vida e ao produzirem conteúdos para inspirar professores, valorizar a profissão e a educação.

O objetivo é ir promovendo um referencial positivo do que marca os alunos em forma de agradecimento ao trabalho dos professores.

O que se pretende é aumentar o reconhecimento e respetiva motivação dos professores de forma a melhorar a qualidade do ensino e desempenho escolar dos alunos.

Por.MP

 

Torneio de Sueca em Pala

Vai ter lugar, no próximo domingo, dia 10, o Torneio de Sueca de Pala, onde todos têm oportunidade de mostrar todo o seu valor .
O torneio irá decorrer no Salão Cultural de Pala e tem início às 15 horas.
Passe um bom tempo a jogar as cartas e quem sabe se não será você o grande vencedor deste torneio.

Andebol–Torneio Scandibérico de Juniores Masculinos

3, 4 e 5 de agosto

Os Municípios de Pinhel, Figueira de Castelo Rodrigo e Mêda juntaram-se com a Federação de Andebol de Portugal a fim de oficializar a realização conjunta do Torneio Scandibérico de Juniores Masculinos.

A assinatura dos protocolos de colaboração teve lugar no Salão Nobre da Câmara Municipal de Pinhel, na presença do Presidente da Câmara Municipal de Pinhel, Rui Ventura, do Presidente da Câmara Municipal de Mêda, Anselmo Sousa, e do Vice-Presidente da Câmara Municipal de Figueira de Castelo Rodrigo, Nelson Bolota.

Em representação da Federação de Andebol de Portugal esteve Joaquim Escada que fez questão de salientar a importância desta parceria para os concelhos envolvidos e para a região.

No que diz respeito ao Torneio Scandibérico vai realizar-se nos dias 3, 4 e 5 de agosto, nos três concelhos envolvidos. Em competição vão estar as seleções juniores masculinas de Portugal, Espanha, Suécia e Noruega, todas elas seleções fortes e já apuradas para o campeonato europeu.

Em representação dos municípios envolvidos neste projeto, o Presidente da Câmara Municipal de Pinhel, Rui Ventura, agradeceu uma vez mais o empenho da Federação de Andebol de Portugal no sentido de descentralizar este tipo de iniciativa, acrescentando que os concelhos de Pinhel, Figueira de Castelo Rodrigo e Meda também continuam empenhados em motivar a prática do Andebol e em dar a conhecer os seus territórios através desta modalidade.

Por:MP

Penalva acolheu Fase Regional/Intermunicipal de Viseu Dão-Lafões

A Biblioteca Municipal de Penalva do Castelo organizou, na passada segunda-feira, dia 21, a Fase Regional/Intermunicipal de Viseu Dão-Lafões da 12ª edição do Concurso Nacional de Leitura, uma iniciativa que contou com a participação de cerca de meia centena de concorrentes provenientes dos 14 concelhos que compõem este território beirão.

Esta fase regional/intermunicipal assumiu a modalidade de “concurso-espetáculo”, foi constituída por uma prova escrita e por uma prova oral/de palco e permitiu apurar os finalistas por categoria (ciclos de ensino) que representarão a região na final nacional do Concurso Nacional de Leitura.

As provas escritas, resolvidas por todos os concorrentes, decorreram na Biblioteca Municipal e basearam-se nas 4 obras literárias selecionadas pela organização para esta etapa do concurso. As provas orais/de palco, abertas ao público em geral, foram constituídas por dois momentos (uma prova de argumentação e uma prova de leitura expressiva), desenrolaram-se na Casa da Ínsua, no Salão Príncipe da Beira, e foram realizadas pelos três concorrentes melhor classificados de cada ciclo de ensino.

O Concurso Nacional de Leitura é uma iniciativa do Plano Nacional de Leitura (PNL), em parceria com a Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas (DGLAB), a Rede das Bibliotecas Escolares (RBE), o Instituto Camões – Instituto da Cooperação e da Língua e a Rádio Televisão Portuguesa (RTP), e constitui o maior evento de promoção da leitura dirigido aos estudantes portugueses, integrando, nesta 12ª edição e pela primeira vez, alunos de todos os ciclos de ensino e envolvendo escolas e bibliotecas públicas de todo o país. A Biblioteca Municipal de Penalva do Castelo foi selecionada e convidada pela DGLAB para assumir a organização desta fase do concurso na região de Viseu Dão-Lafões.

Através desta prova-espetáculo intermunicipal, que teve como principal objetivo estimular o gosto pela leitura nas gerações mais jovens, num encontro que se tornou numa grande festa do livro, Penalva do Castelo assumiu o estatuto de capital regional da leitura.

A organização desta iniciativa contou com o apoio direto da Coordenação Interconcelhia da RBE, do Agrupamento de Escolas de Penalva do Castelo, designadamente da equipa da Biblioteca Escolar e do Curso Profissional de Restauração (variante Cozinha e Pastelaria), bem como com o patrocínio de diversas outras entidades (Edições Esgotadas, Fnac/Viseu, Leya/Pretexto, Papeleira Adrião e Parador Casa da Ínsua).

Apurados da região de Viseu Dão Lafões para a Final Nacional do Concurso Nacional de Leitura:

 

1ºCEB:

– Lara Mesquita Lopes (Agrupamento de Escolas de Mangualde);

– Ana Francisco Morgado (Agrupamento de Escolas de Castro Daire);

– Suplente: Isabel Maria Tavares Quelhas (Agrupamento de Escolas de Vouzela).

 

2º CEB:

– Matilde Azevedo Gomes Augusto (Agrupamento de Escolas de Gão Vasco – Viseu);

– André Figueiredo Almeida (Agrupamento de Escolas de Vouzela);

– Suplente: João Miguel da Costa Ferreira (Agrupamento de Escolas de Penalva do Castelo).

 

3º CEB:

– Sara Pereira Figueiredo (Agrupamento de Escolas de Sátão);

– Luísa Maria Mendonça Pessoa (Agrupamento de Escolas de Nelas);

– Suplente: Tiago Manuel Pereira da Silva (Agrupamento de Escolas de Oliveira de Frades).

 

Ens. Secundário:

– Lísia Maria Gonçalves Branco (Escola Secundária Alves Martins – Viseu);

– Filipa Maria Ferreira Magalhães (Agrupamento de Escolas de Castro Daire);

– Suplente: Inês Morais de Sousa (Agrupamento de Escolas de Santa Comba Dão).

Por:BMPC

Atividade operacional da GNR no fim de semana

Atividade operacional das últimas 12 horas

 A Guarda Nacional Republicana, para além da sua atividade operacional diária, levou a efeito um conjunto de operações, em todo o território nacional, entre as 20h00 de sábado e as 08h00 de hoje, domingo, que visaram a prevenção e combate à criminalidade violenta, fiscalização rodoviária, entre outras, registando-se os seguintes dados operacionais:

 

  1. Detenções: 33 detidos em flagrante delito, destacando-se:
    • 21 por condução sob o efeito do álcool;
  • Três por tráfico de estupefacientes;
  • Dois condução sem habilitação legal;
  • Dois por ofensas à integridade física;
  • Um por violência doméstica.

 

  1. Apreensões:
  • 75 doses de haxixe;
  • Uma arma de fogo, cal. 6.35 mm.

 

  1. Trânsito:

Fiscalização: 437 infrações detetadas, destacando-se:

  • 105 por excesso de velocidade;
  • 42 por condução com Taxa de Álcool no Sangue superior ao permitido por lei;
  • 33 por anomalias nos sistemas de iluminação e sinalização;
  • 25 por falta de inspeção periódica obrigatória;
  • 18 por infrações relacionadas com tacógrafos;
  • 12 por falta de seguro de responsabilidade civil obrigatório;
  • 10 por fata ou incorreta utilização do cinto de segurança e/ou sistema de retenção para crianças;
  • Sete por uso indevido do telemóvel no exercício da condução.

 

Sinistralidade: 84 acidentes registados, destacando-se:

  • Dois feridos graves;
  • 23 feridos leves.

 

Turismo Centro de Portugal arrecadou um Prémio

Decorreu a Gala dos Prémios AHRESP, que foram entregues no Pavilhão Carlos Lopes, em Lisboa.

O Turismo Centro de Portugal venceu o prémio de Melhor Entidade Regional de Turismo, numa categoria em que todas as entidades regionais de turismo do país eram candidatas. O prémio foi recebido por Pedro Machado, que o partilhou com as várias personalidades presentes na cerimónia. “O ano de 2017 foi um ano sensível para a região Centro de Portugal. O trabalho de partilha foi uma das armas que utilizámos para conseguirmos terminá-lo da forma como terminámos e pensarmos com otimismo no futuro”, sublinhou o presidente do Turismo Centro de Portugal.

A iniciativa “The Day After – Uma Noite por Todos”, promovida pelo Grupo Visabeira e em que o Turismo Centro de Portugal esteve também envolvida, ganhou o Primeiro Prémio na categoria Projetos de Solidariedade. Recorde-se que esta iniciativa reabriu por uma noite a mítica discoteca de Viseu, numa ação de solidariedade cujas receitas reverteram para as vítimas dos incêndios de outubro de 2017.

O Beirão D’Honra venceu o Primeiro Prémio na categoria Produto ou Serviço do Ano. Este produto foi um novo lançamento do Licor Beirão, da Lousã, que alcançou um enorme sucesso.

A Federação Portuguesa das Confrarias Gastronómicas, que mantém uma estreita relação de cooperação com o Centro de Portugal, está também de parabéns, por ter recebido o Primeiro Prémio na categoria Contributo para a Defesa da Gastronomia como Património Nacional.

Ana Mendes Godinho, Secretária de Estado do Turismo, recebeu o Prémio Excelência, enquanto o Prémio Carreira foi entregue a Vítor Neto, Vice-Presidente da AIP – Associação Industrial Portuguesa.

Os Prémios AHRESP distinguem anualmente os Melhores do Ano nos setores da Hotelaria, Promoção Turística e Restauração em Portugal e são promovidos pela Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal. Os vencedores são escolhidos pelo público, através de uma votação online.

Pinhel no Campeonato de Portugal de Drift

A cidade de Pinhel, que já ganhou o epíteto de capital do Drift face às demonstrações realizadas com a Taça de Portugal em 2016 e a Taça Ibérica em 2017, acaba de ver reconhecido o seu trabalho com a integração no Campeonato de Portugal de Drift da Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting (FPAK). O campeonato terá apenas cinco provas, tendo Pinhel um traçado citadino.

O calendário do Campeonato de Portugal de Drift foi ontem apresentado e inclui provas de norte a sul do país, começando já no fim-de-semana de 2 e 3 de Junho, no Circuito de Guilhabreu. A segunda prova é a de Pinhel, nos dias 25 e 26 de Agosto, seguindo-se Reguengos de Monsaraz, a 22 e 23 de Setembro, e Fátima a 20 e 21 de Outubro, faltando decidir, face a várias hipóteses, o encerramento do campeonato previsto para 17 e 18 de Novembro.

A integração de Pinhel no Campeonato de Portugal de Drift, organizado pela FPAK e com o CAM como promotor, vem garantir um fim-de-semana completo de corridas na ‘cidade – falcão’, a que se juntará ainda, na noite de sábado, a espectacularidade do Drift de Pinhel 2018 – Taça Internacional, que já tinha sido anunciado há uma semana.

Para o presidente da Câmara Municipal de Pinhel, Rui Ventura, “Sem dúvida que estamos a alcançar o que pretendíamos, diferente e inovador na região e, assim, com esta prova a fazer parte do Campeonato de Portugal, colocamos Pinhel e a região no mapa, também através desta modalidade.”

Já Ni Amorim, presidente da FPAK, salientou: “O Drift arranca num ano muito positivo para o automobilismo nacional e não tenho dúvidas que vamos ter sucesso com clubes que são referência e em quem confiamos.”

É a primeira vez que um clube automóvel traz para o distrito da Guarda uma prova pontuável para um Campeonato de Portugal sob a égide da FPAK, motivo de orgulho para a organização conjunta do município de Pinhel e do Clube Escape Livre, tudo apontando para que a ‘cidade-falcão’ atraia, no fim-de-semana de 25 e 26 de Agosto, milhares de espectadores.

 

Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com

Ao continuar a utilizar o site, você concorda com a utilização de cookies. Mais Informação

As definições de cookies neste site são definidas como "permitir cookies" para lhe dar a melhor experiência de navegação possível. Se você continuar a usar este site sem alterar suas configurações de cookies ou clicar em "Aceitar" abaixo, em seguida, você concorda com isso.

Fechar