Templates by BIGtheme NET
Home » Gouveia

Gouveia

“A Vida é Agora” filme do Turismo Centro Portugal reconhecido em Riga

O filme “A Vida é Agora”, inserido na campanha de promoção que o Turismo Centro de Portugal tem atualmente em curso, acabou de ser reconhecido como um dos melhores filmes a concurso no 13.º Festival Internacional de Filmes de Turismo “TourFilm Riga”, que decorreu em Riga, capital da Letónia. O filme, produzido pela Slideshow para o Turismo Centro de Portugal, foi o grande vencedor na categoria “Destinos Turísticos – Região”.

O novo filme foi apresentado, em estreia, numa televisão portuguesa e nas plataformas de comunicação do Turismo Centro de Portugal.

A mensagem de “A Vida é Agora” é de esperança e de renascimento. O mundo despertou em 2020 para uma nova realidade, imposta pela pandemia Covid-19. O filme pretende, de forma leve, original e divertida, assinalar o ressurgir de uma nova etapa da humanidade. Com otimismo, com alegria, com vontade, mas sobretudo, em segurança.

É também uma homenagem a todos os que foram os verdadeiros heróis nesta pandemia, num elogio à resiliência dos profissionais de saúde e de todos os portugueses – os que continuaram a trabalhar e aos que ficaram em casa –, num esforço comum para que fosse possível superar esta crise sanitária de contornos mundiais.

Ao mesmo tempo, recorrendo a metáforas e a muito simbolismo, o filme promove alguns dos principais ativos turísticos do Centro de Portugal.

Este é um filme diferente. A estreia estava inicialmente prevista para a Bolsa de Turismo de Lisboa 2020, que não se realizou, mas a verdade é que a mensagem de esperança e de otimismo que está na base do filme ganhou um alcance totalmente novo com a crise que enfrentamos. É um filme que nos mostra que a vida continua, apesar de todas as dificuldades, pelo que está perfeitamente alinhado com os tempos que vivemos, sublinha Pedro Machado, presidente do Turismo Centro de Portugal.

“Estamos orgulhosos da mensagem do filme e muito satisfeitos com este prémio que conquistou em Riga. Temos a certeza de que será a primeira de muitas distinções”, acrescenta.

“A Vida é Agora” é um novo momento da campanha de esperança lançada pelo Turismo Centro de Portugal no início da fase aguda da pandemia. Uma campanha que já resultou nos filmes “Haverá Tempo”, “Juntos Construímos o Futuro” (este realizado com contributos de viajantes na região) e “Chegou o Tempo”, entre outras iniciativas, e que tem como objetivo posicionar o Centro de Portugal como um destino seguro, a visitar no próximo verão.

O 13.º Festival Internacional de Filmes de Turismo “TourFilm Riga” realizou-se este ano sem a participação física dos competidores, devido à situação internacional. Os vencedores, entre os 305 filmes a concurso, oriundos de 45 países, foram anunciados online, no site do certame.

Pode ver o filme “A Vida é Agora”, realizado por Simão Lopes e Tiago Cardoso, nesta ligação: https://youtu.be/j1J5Lif0Rmw.

PSD Guarda vai a votos a 27 de junho

Foi já divulgada a convocatória do ato eleitoral para a Mesa da Assembleia de Secção e Comissão Política de Secção da Guarda, do PSD.

O ato eleitoral encontra-se agendado para , sábado dia 27 de Junho entre as 11h e as 19h e terá lugar, como habitualmente, na sede do PSD da cidade mais alta.

As listas candidatas deverão ser entregues ao Presidente da Mesa da Assembleia de Secção até às 24h do terceiro dia anterior ao ato eleitoral.

Dia da criança vai ser assinalado em Gouveia

O“Dia Mundial da Criança”, vai ser assinalado pelo Município de Gouveia no dia 1 de junho, com um conjunto de atividades, nas quais se incluem espetáculos online dedicados aos mais novos e entregas de livros infantis.

Ao longo do dia , serão publicadas na página da rede social facebook do Município de Gouveia duas atividades infantis. Às 10h30, a “Hora do Conto”, atividade habitual do Município de Gouveia, mais concretamente da Biblioteca Municipal Vergílio Ferreira, que é já conhecida entre os mais novos, e que visa dinamizar e animar um conto ou uma pequena história. O conto servirá de base para propor a realização de pequenos trabalhos, que estimulem a expressão criativa das crianças e apele à participação de todos, incluindo as crianças com maiores dificuldades de aprendizagem. Mais tarde, às 21h00, será também transmitido  nas plataformas online o espetáculo de Teatro Infantil “O sapato especial” proporcionado pela companhia “Cativar – Teatro para a Infância”, uma proposta abrangente a toda a família.

Uma vez que o dia 1 de junho marca igualmente o regresso das atividades letivas dos Jardins de Infância, o Município de Gouveia irá também oferecer a todas as crianças até aos 6 anos um livro infantil.

Para além disso, o “CLDS Integr4r”, em parceria com o Município de Gouveia, vai oferecer livros aos alunos do 1º ciclo do concelho, atividade integrada no projeto “Uma Viagem para a Amizade”, com a participação da artista Susana Félix.

Balcão Único do Município de Gouveia acolhe Posto de Atendimento ao Cidadão

O Posto de Atendimento ao Cidadão (PAC) de Gouveia está, temporariamente, a funcionar nas instalações do Balcão Único no edifício da Câmara Municipal de Gouveia, mantendo o seu funcionamento de segunda a sexta-feira, em horário das 9h00 às 12h30 e das 14h00 às 16h30 (para serviços que careçam de pagamentos) ou 17h30 (para os restantes serviços), garantindo um atendimento personalizado, que permite aos utentes tratarem dos vários serviços da Administração Pública.

Este serviço municipal, que se encontrava instalado na Rua da República, em Gouveia, transita de forma provisória para o edifício dos Paços do Concelho, na Avenida 25 de Abril, e mantém disponíveis os seguintes serviços:

• ADSE (Direção Geral de Proteção Social aos Funcionários e Agentes da Administração Pública)
– Receção de pedidos CESD (Cartão Europeu de Seguro de Doença).
– Receção e envio de recibos de consultas.

• IMT (Instituto da Mobilidade e dos Transportes)
– Receção, envio de processos de cartas de condução, por via eletrónica, nomeadamente substituições, revalidações e segundas vias de cartas de condução Portuguesas.

• DGAJ (Direção Geral da Administração da Justiça)
– Pedido e emissão de Certificado de Registo Criminal Negativo.

• SEF (Serviço de Estrangeiros e Fronteiras)
– Este serviço visa reunir os documentos necessários para a emissão do Certificado de Registo de Cidadãos na União Europeia.

• GAE (Gabinete de Apoio ao Emigrante)
– Gabinete que presta serviço gratuito de apoio ao emigrante, direcionado, sobretudo aos reformados.

Desta forma, o Espaço do Cidadão mantém a prestação de serviços de atendimento público com maior comodidade, eficácia e qualidade de serviço, agilizando procedimentos e acompanhando individualmente o processo de cada munícipe.

Serra da Estrela, um destino em estado puro, visite-nos!!!!

Está em curso uma Campanha promocional turística dinamizada pela Comunidade Intermunicipal das Beiras e Serra da Estrela , no sentido de atrair turistas a toda a comunidade. Este é o slogan que vai chegar a todos, por todo lado.

“Estamos prontos! Este Verão viaje para longe das filas, dos semáforos, das multidões. Este Verão aproveite o melhor que a natureza tem para lhe dar, sem ter que esperar pela sua vez. Com uma das zonas verdes mais vastas do país, a Serra da Estrela é um destino em estado puro, onde há lugar reservado para todos aqueles que nos queiram visitar”.

 Se estiver a organizar as suas férias ou fim de semana, planeie uma fuga da cidade, uma escapadinha romântica, uma viagem familiar à natureza, ou um encontro com a cultura, a Serra da Estrela é o lugar para se estar nesta época do ano.

Depois dos meses conturbados que se viveram, as férias precisam ser perfeitas. Chegou o tempo. Esta é a altura de descobrir a melhor e mais bonita paisagem portuguesa.

É na Serra da Estrela que pode encontrar a montanha mais alta de Portugal Continental. Marcada pela natureza, beleza paisagística, desníveis montanhosos, rotas, rios e vales glaciares, onde os 1993 metros de altitude nos colocam mais perto do céu, do paraíso possível na Terra.

E a serra não é só a serra. Nunca é. É a soma de todos os territórios que a rodeiam, sustentam e engrandecem, que permitem uma experiência inesquecível e completa, repleta de sensações e sabores, cultura e história, natureza e aventura, saúde e bem-estar no seu estado mais puro.

Aceda ao website: www.visiteserradaestrela.com, conheça os  roteiros e tenha acesso às promoções que temos para si, pois chegou o tempo de planear as suas férias cá dentro!

São muitos os motivos para visitar a Serra da Estrela: No  site pode escolher um dos Roteiros Sensações e Sabores, que o leva durante 3 dias pelos municípios de Fornos de Algodres, Gouveia, Celorico da Beira, Trancoso e Pinhel. Inicie a sua aventura, em Fornos de Algodres, a aprender a confecionar o pão de urtigas. Almoce em Folgosinho, onde pode degustar um magnífico cabrito assado no forno e contemplar a deslumbrante paisagem do vale médio do Mondego. No dia seguinte, explore a Aldeia Histórica de Linhares da Beira, com o seu esplendoroso castelo (monumento nacional), e passe pelo Solar do Queijo da Serra da Estrela para saborear o verdadeiro queijo. Termine o dia em Trancoso, a percorrer o Centro Histórico, que reúne um imponente conjunto de muralhas e um Castelo milenar. O terceiro dia é destinado a experienciar o magnífico vinho produzido pelas gentes de Pinhel.

Puro de Sensações e Sabores

A natureza, aliada ao melhor e mais puro que a terra nos dá, faz das Beiras e Serra da Estrela uma região que se distingue do país pela sua gastronomia. Que região se pode gabar de ter um pouco de tudo, com qualidade reconhecida? O pão e o azeite (no nosso site pode conhecer a Rota do Azeite – da azeitona ao líquido dourado que nos aquece a comida e o corpo) a amêndoa, a castanha, a cereja (o Verão é vermelho da cereja do Fundão), a maçã, o pêssego, o cabrito e o borrego assados, os enchidos, o queijo (chegou a hora de conhecer e provar os melhores DOP do mundo), o requeijão (que deve aliar a um bom doce de abóbora – um segredo que podemos deixar escapar) e os vinhos da Beira Interior, Dão e Douro.

Há uma iguaria para todos os gostos. E se quiser saber mais, existem diversos espaços museológicos e interpretativos, como é o caso do Museu do Pão, Queijo e Azeite, que permitem ir mais além na experiência de saborear.

 

Puro de Cultura e História

As históricas Aldeias de Portugal, Aldeias do Xisto, Aldeias de Montanha, Castelos, Espaços Museológicos e Culturais, Rede de Judiarias e Património material e imaterial de matriz cristã são parte de uma oferta rica em autenticidade, ruralidade, identidade e tradição.

Este Verão, pode aproveitar e fazer a Rota dos Castelos. Comece o itinerário pelas aldeias de Castelo Mendo e Castelo Bom, até parar na Aldeia Histórica de Almeida. Na saída, Castelo Rodrigo acompanha-o no seu caminho para visitar a aldeia cor de barro. Chega a Pinhel, perca-se ali, começando por Cidadelhe.

Não pode deixar de visitar a Sé Catedral da Guarda e a terra natal de Pedro Álvares Cabral. O navegador e explorador português que descobriu oficialmente o Brasil partiu verdadeiramente de Belmonte. A vila medieval, de herança judaica dos últimos judeus sefarditas em Portugal, está lá quase intacta para o receber.

Puro de Natureza e Aventura

Os recursos naturais e paisagísticos, como o Parque Natural da Serra da Estrela (onde tem 25 lagoas para uma paragem refrescante), a reserva Natural da Malcata, a paisagem protegida da Serra da Gardunha, o Parque Natural do Douro Internacional, o Parque Ecológico de Gouveia, um espaço interativo onde se sente a natureza, e onde se aprende a respeitar o ambiente.

Se procura algo mais relaxante, ou algo mais intenso, este é o sítio.

Por um lado, as experiências específicas de baixa intensidade física, que permitam contemplar, desfrutar e conhecer a natureza a as suas paisagens idílicas.

Por outro, é o destino certo para realizar atividade de desporto e aventura em contextos únicos de beleza natural e sustentabilidade. A diversidade e magnitude dos recursos naturais permitem à nossa região estar aqui nas quatro estações do ano à sua espera. São poucas as regiões que assim são! Aproveite. São muitos os roteiros que pode fazer.

Puro em Saúde e Bem Estar

As férias sempre serviram para recarregar baterias. A preocupação com a saúde e bem-estar tem vindo, no entanto, a aumentar. Adotar um estilo de vida saudável começa aqui.

Nas Beiras e Serra da Estrela encontra um vasto conjunto de SPAs – alguns deles ligados às estâncias Termais – de excelente qualidade, vocacionados para o relaxamento do corpo e da alma. O ambiente puro e de paz que aqui se vive, a tranquilidade sublime das nossas gentes e ambientes são o plano de fuga perfeito ao stress do quotidiano. Deixe-se encantar pelos SPAs do Fundão, Seia e Fornos de Algodres, as massagens e banhos quentes na Covilhã, as estâncias termais de Manteigas e Sabugal e os tratamentos relaxantes de Belmonte e Mêda.

Este território tem todas as condições para a prática do climatismo devido aos recursos naturais, a qualidade do ar e ambiente. A vida em estado puro proporcionando um microclima com propriedades curativas, benéficas e favoráveis à recuperação e melhoria de certas doenças e patologias.

Se é para descansar, considere um dos nossos Roteiro Saúde e Bem-estar nos concelhos da Covilhã, Manteigas e Fundão, durante 3 dias, disponível no site. Encontre o equilíbrio com uma experiência de yoga no Natura Glamping. Caminhe pelo Jardim Botânico de Montanha e revigore o corpo e espírito no SPA Termas de Manteigas.

Sentir e Viver a Serra da Estrela – um destino em estado puro – é trazido até si pela Comunidade Intermunicipal da Beiras e Serra da Estrela. Esta associação de âmbito territorial visa a realização de interesses comuns aos 15 municípios que nele estão integrados: Almeida, Belmonte, Celorico da Beira, Covilhã, Figueira de Castelo Rodrigo, Fornos de Algodres, Fundão, Guarda, Gouveia, Manteigas, Mêda, Pinhel, Sabugal, Seia e Trancoso.

Ainda encontre promoções até 30% na reserva de alojamentos e restaurantes.

 

Protocolo de Construção do Centro Intermunicipal de Recolha de Animais Errantes entre Celorico e Gouveia

 Os Concelhos de Celorico da Beira e de Gouveia Vão ter em breve uma solução para acolher animais abandonados e errantes, uma temática que a todos nos diz respeito. As negociações entre os dois municípios chegaram a ‘bom porto’ para bem das populações.

Face a isso, a construção de um Centro de Recolha Oficial de Animais Intermunicipal é desde há muito tempo uma das principais pretensões dos Municípios de Celorico da Beira e de Gouveia.  De facto, os dois concelhos debatem-se continuamente com a problemática de animais abandonados, vadios e errantes, em más condições, objeto de maus tratos, representando muitas vezes perigo para as populações, para a saúde pública e meio ambiente.

De modo a ultrapassarem o problema, o Município de Celorico da Beira e o Município de Gouveia uniram esforços e assinaram um PROTOCOLO DE COOPERAÇÃO. O Protocolo de Cooperação e o Projeto do Centro foram aprovados, hoje, em reunião de Câmara Municipal abrindo caminho à realização da obra num horizonte temporal próximo.

O Centro de recolha terá a denominação de “Centro de Recolha Oficial e Parque de Bem-estar Animal S. Francisco de Assis”, e será localizado na União de Freguesias de Sta. Maria, S. Pedro e Vila Boa do Mondego, Celorico da Beira.

Para além da recolha e acolhimento dos animais, o Centro de Recolha a construir em breve procurará, também, encontrar novos donos para os animais abandonados (vertente educacional) e, simultaneamente, garantir os cuidados necessários à manutenção da saúde e conforto animal.

Será uma estrutura moderna, que irá oferecer condições de excelência para a recolha de canídeos e felídeos vadios ou que tenham sido abandonados pelos seus donos, no sentido de dar uma resposta eficaz e orientada às necessidades dos Concelhos, proporcionando as melhores condições de alojamento e bem-estar animal aos animais que se encontram sob responsabilidade dos municípios. Por um futuro mais sustentável e equilibrado.

Por:Mun.CB

AF Guarda- SL Guarda campeão distrital em 1947/48

A segunda edição do Distrital maior da AF Guarda teve a participação de seis equipas, com o SL Guarda a sagrar-se campeão distrital com 15 pts em 10 partidas realizadas, na segunda posição ficou em igualdade de pontos, o AC Egitaniense, no terceiro lugar do pódio, ficou o SC Gouveia com 12 pts , seguida do CF Gouveenses , primeiro campeão, com 10 pts, ficou na quinta posição o SC Guarda, com 2 pts e na derradeira posição CF Pinhelenses que não pontuou .

Deste modo , participaram 6 equipas , com três equipas da Guarda, duas de Gouveia e uma de Pinhel.

GNR descontaminou cerca de 3000 ambulâncias e mais de 100 instalações

O núcleo de matérias perigosas da Unidade de Emergência de Proteção e Socorro (UEPS) da GNR procedeu à descontaminação de cerca de 3 000 ambulâncias e mais de 100 instalações, desde o início da pandemia COVID-19, até hoje. Esta estrutura, que integra cerca de 60 militares, altamente especializados em matérias perigosas e agentes NRBQ (nucleares, radiológicos, biológicos e químicos), tem sido empenhada diariamente para conter a propagação da pandemia.

No âmbito da intervenção em instalações, este núcleo especial tem vindo a ser acionado diariamente, designadamente para a descontaminação de estabelecimentos hospitalares, IPSS, lares de idosos, creches, centros de dia, e outro tipo de infraestruturas, aqui se incluindo instalações e viaturas da própria Guarda.

Adicionalmente, destaca-se o empenho dos seus militares para garantir o funcionamento ininterrupto, o cuidado rigoroso e atenção redobrada que merecem, em Lisboa e no Porto, duas linhas de descontaminação exclusivas para ambulâncias e viaturas médicas de emergência e reanimação do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM), da Cruz Vermelha Portuguesa e dos Bombeiros, oriundas de todo o país, registando-se uma descontaminação média diária de 50 viaturas.

Gouveia-Situação de alerta de âmbito municipal até 31 de maio

O Município de Gouveia prolongou Vigência do Plano Municipal de Emergência e Proteção Civil, de acordo com o despacho nr.º4/2020.
Face à continuação da situação de calamidade, no âmbito da pandemia da doença COVID-19 no país e a continuidade do plano distrital de emergência de proteção civil do distrito da Guarda.
Considerando que foram ouvidos os membros da Comissão Municipal de Proteção Civil restrita e que concordaram com o teor do presente Despacho, e de acordo com o disposto no nº 3 do Artigo 6º do Decreto-Lei nº 44/2019, de 1 de abril, determino o seguinte:
1- Prolongamento da situação de alerta de âmbito municipal, justificada pelos considerandos acima descritos;
2- Prolongamento da ativação do Plano Municipal de Emergência de Proteção Civil de Gouveia, com inicio às 00:00h do dia 19 maio e termo às 23:59h do dia 31 de maio, podendo ser prorrogado de acordo com a evolução da situação epidemiológica no distrito da Guarda.
Esta decisão é comunicada de imediato à Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, através do Comando Distrital de Operações de Socorro da Guarda, a todos os agentes de proteção civil com atividade no Município de Gouveia, às Juntas de Freguesia, à população, aos órgãos de comunicação social e aos serviços municipais de proteção civil limítrofes pela via mais célere.

Foram ativados 77 Postos de Vigia da Rede Nacional de Postos de Vigia

Os primeiros 77 Postos de Vigia da Rede Nacional de Postos de Vigia, coordenada pela Guarda Nacional Republicana e integrada no Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Rurais de 2020, no âmbito da Vigilância e Deteção, foram ativados.

Estes 77 postos constituem a Rede Primária, que estará ativa até ao dia 6 de novembro e para a qual foram contratados mais de 300 operadores de vigilância, que asseguram o seu funcionamento 24 horas por dia.

A Rede Secundária, constituída por 153 postos de vigia, estará ativa de 29 de junho até 15 de outubro.
Este ano foi feito um balanceamento de 5 postos de vigia da Rede Secundária para a Rede Primária, permitindo uma cobertura mais completa e eficaz do território nacional, nomeadamente nos distritos de Vila Real, Castelo Branco e Aveiro.No total, a rede será composta por 230 postos de vigia, com 920 operadores.
A atividade da Rede Nacional de Postos de Vigia na área da vigilância e deteção de incêndios rurais nascentes permite uma intervenção dos meios de combate de forma mais célere e precisa. Para além do alerta às entidades responsáveis pelo combate, a Rede contribui ainda para a georreferenciação da ocorrência, através do processo de triangulação e da produção de informação complementar útil de apoio à decisão operacional.

Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com

Ao continuar a utilizar o site, você concorda com a utilização de cookies. Mais Informação

As definições de cookies neste site são definidas como "permitir cookies" para lhe dar a melhor experiência de navegação possível. Se você continuar a usar este site sem alterar suas configurações de cookies ou clicar em "Aceitar" abaixo, em seguida, você concorda com isso.

Fechar