Templates by BIGtheme NET
Home » Gouveia

Gouveia

Covid-19-Centro de Saúde de Gouveia vai receber doentes sem sintomalogia grave

O Centro de Saúde de Gouveia reúne assim condições, em termos de instalações, para operacionalizar a necessária diferenciação de circuitos de doentes;
É primordial assegurar condições de segurança para utentes e profissionais, possível através da referida separação;
Deliberou o Conselho de Administração da ULS da Guarda que, a partir de terça-feira, dia de 7 abril de 2020, os doentes suspeitos para COVID – 19 dos concelhos de Gouveia, Seia e Fornos de Algodres, sem sintomatologia grave, passarão a ser avaliados no âmbito da ADC – Comunidade de Gouveia que sucederá À ADC – Comunidade Seia.
A ADC – Comunidade Gouveia irá funcionar nas instalações atualmente destinadas ao SAP (Rua Dr. Mário Gomes Figueira – 6290 – 370 Gouveia), ficando o SAP a funcionar no espaço de ambulatório (bloco cinzento).
Mais se informa que no dia 7 de abril de 2020, terça-feira, se procederá à alteração do horário de funcionamento das ACD – Comunidade Guarda, Gouveia, Trancoso e Pinhel. As quatro ADC – Comunidade irão passar a funcionar das 9h às 13horas e das 14h às 19horas, todos os dias da semana.

Por:ULS Guarda

Casa do Concelho de Gouveia em Lisboa fazem apelo à comunidade gouveense para angariação de donativos

Em comunicado, a Casa do Concelho de Gouveia em Lisboa, veio solicitar solidariedade com o próximo, face à calamidade mundial, as vidas estão em suspenso devido a uma pandemia inesperada que  está a criar dúvidas e incertezas no dia de amanhã.

“O mundo e o país não estavam preparados para este atentado à sobrevivência humana. Gouveia é um dos concelhos mais envelhecidos do país, um concelho com fracos recursos de vária ordem. É verdade que todos precisamos, o mundo precisa, o país precisa, mas é momento de olharmos, nós conterrâneos, pela nossa terra, pelas nossas raízes.

Infelizmente estamos a viver um momento que durará por tempo inderterminado. Não sabemos quando terminará esta época difícil, esperamos que seja rápido e seguramente que todos ficaremos bem. No entanto, até lá, temos de ser solidários, unidos em torno desta luta contra algo que não conseguimos ver com os nossos olhos.

A Casa do Concelho de Gouveia, representação do concelho de Gouveia em Lisboa, tem a obrigação moral de se juntar a esta luta, de ajudar, que por pouco que seja, possa ser muito. Apelamos a todos aqueles que possam contribuir neste momento dificil, ajudar os que na linha da frente estão a SALVAR VIDAS.

Estão a fazer falta materiais e equipamentos de protecção como: máscaras, luvas, álcool-gel, batas de protecção e outro materiais. Estes materiais estão em constante necessidade.

Os Bombeiros Voluntários de Gouveia estão a precisar destes materiais e equipamentos, é por isso que nos colocamos ao serviço daqueles que querem doar alguns euros, poucos que sejam, mas que poderão fazer toda a diferença.

Tal como em 2017, por ocasião dos incêndios que assolaram a zona centro e devastaram pastagens no concelho de Gouveia, a Casa do Concelho de Gouveia angariou algumas centenas de euros que permitiram comprar fardos de palha para os pastores, também agora faremos chegar a sua pequena ajuda, o seu pequeno donativo, àqueles que mais precisam.

Para que TODOS possamos ajudar os Bombeiros Voluntários de Gouveia e outras instituições do nosso concelho:

Donativo Pandemia – Gouveia 2020
Casa do Concelho de Gouveia
IBAN: PT50 0035 0355 0001 8162 2309 2

Quem quiser entregar os donativos em material, poderá fazê-lo diretamente nas instalações dos Bombeiros Voluntários de Gouveia ou via transportadora.

Queríamos ainda aproveitar para a aqueles que possam fazer voluntariado, o Municipio de Gouveia procura pessoas que queiram ajudar nos lares do concelho. O Municipio de Gouveia está ainda disponível para contratar enfermeiros, pelo que, os interessados deverão entrar em contacto direto com o município (tel.: 238 490 210)”.

Novos casos no Distrito da Guarda

Celorico com mais 1 caso

Aos poucos o distrito da Guarda vai tendo novos casos, em Celorico da Beira , surgiu mais um caso, na localidade de Fornotelheiro, em Pinhel são 14 casos já confirmados, Gouveia passa a ter 12, Seia tem 4, Trancoso tem 9, Almeida tem 7, a Guarda com 4 e Foz côa tem 76.

Depois ainda existe um leque de Concelhos que não apresenta casos.

Estado de Emergência renovado até 17 de abril

O Estado de Emergência foi renovado e clarifica a restrição ao direito de resistência e abrange a área da educação, prevendo a imposição de aulas à distância.
O Presidente da República, Marcelo Ribeiro de Sousa, colocou de forma clara estas duas alterações, com mais 15 dias, que vai funcionar até ao final do dia 17 de abril.
Logo como se pode ler num dos artigos do diploma: “Fica impedido todo e qualquer ato de resistência ativa ou passiva exclusivamente dirigido às ordens legítimas emanadas pelas autoridades públicas competentes em execução do presente estado de emergência, podendo incorrer os seus autores, nos termos da lei, em crime de desobediência”.
No distrito da Guarda, já existem mais de uma centena de casos confirmados, um pouco por todos os concelhos.

Uma das medidas que vão estar a vigorar é que de  quinta-feira Santa até segunda-feira de Páscoa, a circulação em Portugal vai estar limitada ao concelho de residência. Sendo de preferência sozinho, seja a pé ou de carro.

Covid-19- Nerga alberga segundo centro de testes na Guarda

A Unidade Local de Saúde da Guarda em parceria com NERGA – Associação Empresarial da Região da Guarda, colocaram a funcionar o Segundo Centro de Testes COVID -19 na área de abrangência da ULS da Guarda.
A este Centro de Testes ao COVID19 (Drive Thru) têm apenas acesso pessoas sinalizadas através do SNS24, ADC – Comunidade ou com contacto prévio expresso da Unidade de Saúde Pública da ULS da Guarda/ DGS. O teste não é efetuado a quem não preencher este requisito.
São regras fundamentais de segurança para acesso a este Centro:
– Acesso através da entrada devidamente sinalizada;
– Não sair do veículo, uma vez que, o teste é efetuado com as pessoas no interior dos veículos;
– Não poderá deslocar-se para fora da zona limitada ao Centro de Testes, por questões de segurança.
A ULS da Guarda fica agradecida pela disponibilidade e empenho do NERGA na cedência de instalações.

 

Covid-19- Seis casos confirmados em Gouveia

Segundo comunicado do Município de Gouveia, que dava conta da existência de um utente do Lar da Santa Casa da Misericórdia de Gouveia infetado pelo Coronavírus (COVID – 19), após realização de testes para despistagem em todos os utentes, funcionários da instituição e bombeiros que fizeram o transporte do primeiro paciente infetado, face a isso informam que:
Foram feitos 95 testes e confirmados 6 (seis) casos positivos de infeção por Coronavírus (COVID – 19);
Todos as pessoas testadas estão a cumprir quarentena, independentemente de terem tido resultados positivos ou não, e não apresentaram, até este momento, quaisquer sintomas da infeção;
Encontram-se já em curso as medidas de separação e isolamento entre infetados e não infetados.

COVID-19 e diabetes: linha gratuita de apoio já disponível

As pessoas com diabetes passam agora a ter à disposição uma linha telefónica gratuita para esclarecer todas as dúvidas sobre COVID-19. Através do número 302051685, que funciona todos os dias, entre as 8h00 e as 22h00, vai ser possível obter informação de médicos especialistas sobre a diabetes no contexto desta pandemia.
A diabetes Mellitus atinge 13,6% da população portuguesa, sendo que 28% têm mais de 80 anos. Quanto às pessoas infetadas pelo novo coronavírus, 20% têm diabetes, número que sobe para 22% quando se trata de internados em cuidados intensivos. Por outro lado, a diabetes descompensada pode diminuir as defesas do organismo e proporcionar o desenvolvimento facilitado de infeções.
No sentido de responder às muitas dúvidas que têm surgido às pessoas com diabetes, a Sociedade Portuguesa de Endocrinologia, Diabetes e Metabolismo, o Núcleo de Diabetes Mellitus da Sociedade Portuguesa de Medicina Interna e a Sociedade Portuguesa de Diabetologia decidiram criar esta linha, independentemente daquelas que os serviços de saúde públicos e privados já disponibilizaram.

Covid-19- Novas ADC-Comunidade em Guarda, Trancoso, Pinhel e Seia vão receber doentes

A partir desta segunda -feira vão entrar em funcionamento, 4 áreas para tratar Covid-19, segundo a Unidade Local de Saúde (ULS) da Guarda designam-se (ADC-Comunidade) serão: Guarda, Trancoso, Pinhel e Seia.

Deste modo estas quatro áreas de saúde vão passar a receber todos os doentes Covid-19 do distrito assim abaixo explicamos como vai laborar:

ADC-Guarda (Extensão de saúde da Guarda-Gare) recebe doentes concelho da Guarda e dos municípios de Sabugal, Manteigas e Celorico da Beira.

-ADC-Pinhel(Centro Saúde de Pinhel) recebe doentes do concelho de Pinhel , Almeida e de Figueira de Castelo Rodrigo

ADC-Trancoso (Centro de Saúde de Trancoso) recebe doentes do Concelho de Trancoso, Mêda e Foz Côa.

ADC Seia (Hospital de Seia) recebe doentes do Concelho de Seia, Gouveia e Fornos de Algodres

Realce-se que por exemplo falta aqui Aguiar da Beira que os doentes do concelho serão encaminhados para o Agrupamento de Centros de Saúde do Dão – Lafões.

Será assim o novo panorama de tratamento de doentes covid-19 no distrito da Guarda

Covid-19-Campeonatos jovens Nacionais da FPF e distritais da AF Viseu e Guarda cancelados

Depois da deliberação da FPF, relativa ao cancelamento dos campeonatos de formação, e onde estão devidamente elencados todos os fundamentos que levaram a tal tomada de decisão, e com os quais a AF Viseu concorda, e também a Direção desta Associação deliberou cancelar, com efeitos imediatos, todas as provas distritais nos escalões de formação, que até à presente data ainda não tinham sido concluídas, sem haver lugar a subidas e descidas, nem designação de campeões ou vencedores das provas.
Todas as competições dos escalões de formações terminadas antes desta suspensão mantêm-se válidas, com os respectivos títulos que já tinham inclusive sido atribuídos aos vencedores, não havendo, todavia, lugar a eventuais subidas e descidas, para compatibilização com as demais provas distritais e nacionais.

Também a AF Guarda, deliberou da mesma forma e cancelou os campeonatos distritais jovens desta temporada.
No que diz respeito às provas do escalão sénior de Futebol e Futsal, que ainda não tivessem terminado, vão manter-se suspensas por tempo indeterminado, ressalvando-se que as tomadas de decisão relativamente a este escalão serão comunicadas em devido tempo, e sempre em articulação com as directrizes emanadas pela Federação Portuguesa de Futebol (FPF) e pelas instâncias governativas e de saúde nacionais e locais.
A Direção da AF Viseu deixa ainda um enorme reconhecimento a todos os Profissionais de Saúde, Forças de Segurança e a todos aqueles que por inerência das suas funções se encontram na linha da frente desta “batalha”, cientes de que com a responsabilidade social e cívica que cada um dos cidadãos deve ter, no cumprimento escrupuloso das normas emanadas pelas respectivas entidades governativas e de saúde, iremos mais rapidamente ajudá-los a vencer esta pandemia, e desse modo voltar mais rápido e mais fortes à pratica do futebol e futsal.

COVID-19-Detetado 1 caso no concelho de Gouveia

Segundo comunicado do Municipio de Gouveia, deu a saber , que na manhã desta sexta-feira, foi confirmado o primeiro caso positivo de coronavírus (codiv-19) no concelho de Gouveia. Assim sendo o Municipio refere:”Procurando preservar com os gouveenses, sobretudo ao longo deste período mais delicado, uma relação de confiança e transparência.
Pedimos a todos que mantenham a calma e asseguramos que se encontram a ser tomadas todas as diligências necessárias ao isolamento deste caso, nos termos das recomendações da Direção Geral de Saúde (DGS).
Agora mais do que nunca, é necessário que continuem a adotar as medidas de isolamento social, que são a única forma eficaz de quebrar as linhas de contágio“.

Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com

Ao continuar a utilizar o site, você concorda com a utilização de cookies. Mais Informação

As definições de cookies neste site são definidas como "permitir cookies" para lhe dar a melhor experiência de navegação possível. Se você continuar a usar este site sem alterar suas configurações de cookies ou clicar em "Aceitar" abaixo, em seguida, você concorda com isso.

Fechar