Templates by BIGtheme NET
Home » Gouveia

Gouveia

Ricardo Pereira e Emília Pisoeiro vencem Milha Urbana em Gouveia

Com a chuva a marcar presença no arranque da prova, Gouveia acolheu a sétima edição da Milha Urbana Prof.António Brito Gordo.

Foram bastantes os atletas oriundos de diversas localidades do País, Ricardo Pereira (ACDJS) venceu nos seniores masculinos, já Emília Pisoeiro (RDA) foi a vencedora no setor feminino.

Nos veteranos, Artur Rodrigues(GDCG) e Sandra Teixeira(SCP) venceram a prova.

AFGuarda- Resultados da 1ªdivisão–24ªronda

SC Mêda mantém liderança

Nova ronda do distrital maior, sem surpresas dado que, o SC Mêda mantém a diferença pontual para o Trancoso.

A turma de Rogério a vencer em casa, pela margem mínima o Manteigas e assim mantém a liderança.

O Trancoso também venceu em casa, a turma do E.Almeida por duas bolas a uma e mantém-se na corrida .

Guarda Unida Desportiva 1 – 4 Cd Gouveia
Grupo D. Trancoso 2 – 1 Ac Estrela Almeida
S. C. da Meda 1 – 0 Ass. D. Manteigas
Ass. C. Desp. Soito 1 – 2 SC Sabugal
A.D. de São Romão 0 – 1 ADRC Aguiar Beira
Gin. C. Figueirense 7 – 0 Ass.Cd V.F.Naves
CF Vilanovenses 2 – 3 C.V.Cortez Mondego

Classificação–Por:Rádio Elmo

1 SPG. C. da Meda 53 24 17 2 5 52 21 31
2 Grupo D. Trancoso 50 24 15 5 4 41 22 19
3 Gin. C. Figueirense 49 24 14 7 3 46 15 31
4 ADRC Aguiar Beira 49 24 14 7 3 49 28 21
5 Cd Gouveia 47 24 13 8 3 45 28 17
6 Ass. D. Manteigas 41 24 12 5 7 43 30 13
7 C.V.Cortez Mondego 30 24 8 6 10 42 46 -4
8 Ac Estrela Almeida 28 24 8 4 12 51 51 0
9 Ass. C. Desp. Soito 28 24 7 7 10 35 38 -3
10 A.D. de São Romão 27 24 7 6 11 28 40 -12
11 SC Sabugal 26 24 7 5 12 24 36 -12
12 CF Vilanovenses 22 24 6 4 14 25 40 -15
13 Ass.Cd V.F.Naves 16 24 5 1 18 24 53 -29
14 Guarda Unida Desportiva 4 24 1 1 22 22 79 -57

SC Celoricense vence Taça Distrital e faz dobradinha

Uma tarde algo cinzenta , no Estádio do Picoto, em Vila Franca das Naves, teve lugar a final da Taça Distrital da 2ªdivisão.

Assim Celoricense e Paços da Serra a empatarem no tempo regulamentar a uma bola e assim na marcação das grandes penalidades, venceram os celoricenses por 4-3.

De salientar muito público afeto às duas equipas que encheram as bancadas do Picoto.

De realçar, a equipa de arbitragem, com a presença forte feminina.

Mangualde vai estar na FIT-Guarda

Mangualde estará presente, de 28 de abril a 1 de maio, na FIT Guarda – Feira Ibérica do Turismo com o melhor do concelho, levando as suas tradições e sabores além-fronteiras. No stand do Município estarão artesãos e produtores de todo o concelho, desde a hotelaria, a restauração, o artesanato, as queijarias, a apicultura, as compotas, o vinho, as pastelarias e os enchidos. A animação do concelho também se fará representar através da atuação da ACAB – Associação Cultural Azurara da Beira, do Rancho Folclórico “Os Rouxinóis do Dão de Fagilde”, da Alcatuna e do Rancho Folclórico de Mangualde.

Os produtores presentes são:

  • Hotelaria: Hotel Senhora do Castelo; Casas D’Aldeia; Casa dos Feitais; Casa do Avô; e Casa do Soito.
  • Restauração: O Valério.
  • Artesanato: Bordados de Tibaldinho de Cidália Rodrigues, Lídia Rodrigues, Isaura Figueiredo; Olaria de Sérgio Amaral; e Cerâmica de Maria do Amparo.
  • Queijarias: Ouro Serrano; e Vale da Estrela (Queijo DOP).
  • Apicultura: Mel Abelha Azul; Mel de Quintella; e Celestino da Silva Laires.
  • Compotas: Quinta da Sarnada (Compota de Mirtilo).
  • Vinho: Adega Cooperativa de Mangualde; Julia Kemper; Quinta dos Monteirinhos; Casa Anadia; e Soito Wines.
  • Pastelaria: Pastéis de Feijão da Pastelaria do Patronato; Queijadas de Mirtilo da Pastelaria Cinderela; Broa Típica da Beira Alta da Pastelaria Cinderela; e Cavacas de Mangualde da Pastelaria São Miguel.
  • Enchidos: Quintas de Seia.

O stand do Município de Mangualde estará localizado no 1º pavilhão, ao lado de expositores como: Turismo de Castilla y León, Turismo da Extremadura, Turismo do Porto e Norte, Salamanca, Turismo Provincia Badajoz, Coruña, Béjar… entre outros.

25 de abril assinalado em Gouveia

O Município de Gouveia assinala o 44º Aniversário da Revolução de Abril, no dia 25 de abril, com a iniciativa LIBERDADE PARA PLANTAR, REFLORESTAR PARA O FUTURO.

A iniciativa consiste numa caminhada entre o Curral do Negro e a Mata da Câmara, onde irá decorrer uma ação de reflorestação.

Os interessados em participar deverão efetuar a inscrição (gratuita) no Posto de Turismo de Gouveia.

Por:Mun.Gouveia

«Sextas da Lua» com comédia em Mangualde

Na edição de abril do «Sextas da Lua» não faltará boa disposição! No dia 27, pelas 21h30, os comediantes Alexandre Santos e Luís Filipe Borges protagonizarão um espetáculo de Stand Up Comedy no auditório do Complexo Paroquial de Mangualde.

 Os bilhetes, que têm um custo de 10 euros, estão à venda na BOL – Bilheteira Online (https://goo.gl/M8sVtV), na Biblioteca Municipal Dr. Alexandre Alves, na Relógio Velho (cafetaria) e na Papelaria Adrião.

 O espetáculo destina-se a maiores de 16 anos.

 Alexandre Santos

Sendo um dos comediantes mais vistos do Youtube – com mais de 150mil seguidores e outros 190 mil no Facebook – Alexandre Santos é, de facto, um verdadeiro fenómeno das redes sociais que começa já a dar os primeiros passos na televisão com o programa «Pancas da Semana» (+TVI), da sua autoria.

Mas é sem pancas que o Alexandre Santos é o comediante responsável pelo filme português com mais buzz na internet após «Balas e Bolinhos». «O Estrondo» conta com mais de dois milhões de visualizações no YouTube e a sua sequela, «O Estrondo II», três dias após a sua estreia, em 2013, já tinha alcançado meio milhão de visualizações.

Luís Filipe Borges 

É um apresentador e guionista de televisão português. Luís Filipe Borges apresentou o programa de stand-up comedy «Sempre em Pé» na RTP2. Antes, foi o anfitrião das quatro séries do talk-show “A Revolta dos Pastéis de Nata”, de grande êxito do mesmo canal. Participou ainda em “O Homem que Mordeu o Cão” (TVI), “Feitos ao Bife” (RTP1), e co-apresentou, com o Prof. Fernando Casqueira, “Conta-me História” (RTP1).

 

Concurso Regional de Ideias de Negócio nas Escolas

O Concurso Regional de Ideias de Negócio nas Escolas terá este ano a sua final regional no território da CIMBSE.

O Concurso Regional de Ideias de Negócio nas Escolas é uma iniciativa da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC) e decorre em estreita colaboração com as Comunidades Intermunicipais (CIM) da Região Centro. Visa a divulgação, estímulo e implementação da cultura empreendedora na Região Centro, junto da comunidade escolar.

Este ano, a final regional, que pretende ser um momento marcante, com a atribuição do título “Aluno Empreendedor da Região Centro 2018”, decorrerá no território da CIMBSE, realizando-se no dia 7 de junho, na Universidade da Beira Interior.

O objetivo do concurso é sensibilizar e motivar os jovens para a inovação e o empreendedorismo, promovendo a iniciativa e o dinamismo nas comunidades em que se inserem.

A concurso, podem ser apresentadas ideias de negócio de qualquer área de atividade, devendo obedecer às seguintes características: úteis e exequíveis; inovadoras, podendo dar origem ao aparecimento de um novo produto ou serviço; consolidadas; originais (concebidas pelos candidatos) e economicamente vantajosas, apresentando potencial competitivo.

Cada uma das oito comunidades intermunicipais, da Região Centro, poderá apresentar a concurso uma ideia de negócio, por si selecionada, concebida e apresentada pelos próprios alunos.

Podem ser oponentes ao concurso os alunos do Ensino Básico, Secundário e Profissional, dos 100 municípios da Região Centro, que deverão desenvolver e apresentar ideias de negócio por si inteiramente concebidas ou com o apoio dos respetivos professores.

Por:CIMBSE

 

GNR Guarda- Operação Moto até 22 de abril

A Guarda Nacional Republicana (GNR) intensifica a partir desta quarta-feira, dia 18 até domingo, dia 22 de abril, na sua área de responsabilidade, ações de fiscalização rodoviária no sentido de prevenir comportamentos de risco durante a condução de motociclos e ciclomotores nas vias com maior intensidade de tráfego, com o objetivo de inverter a tendência de aumento da sinistralidade.

Em 2017 a GNR registou 77 303 acidentes de viação, de onde resultaram 433 vítimas mortais e 1646 feridos graves, salientando que 5815 acidentes envolveram veículos motorizados de duas rodas, tendo resultado104 vítimas mortais (mais 35 que em 2016) e 431 feridos graves (mais 100 que em 2016), com principalmente incidências aos sábados e domingos.

Durante a operação serão empenhados militares dos comandos territoriais e da Unidade Nacional de Trânsito, que estarão especialmente atentos às seguintes infrações:

  • Excesso de velocidade;
  • Não utilização de equipamentos de proteção;
  • Manobras perigosas;
  • Estado dos pneumáticos, sistemas de iluminação e matrícula;
  • Condução sem habilitação legal;
  • Condução sob o efeito do álcool e de substâncias psicotrópicas.

Os militares irão ainda efetuar ações de sensibilização dirigidos aos condutores de motociclos e ciclomotores, aconselhando o seguinte:

  • Uso do capacete, vestuário de proteção resistente e material retrorrefletor;
  • A obrigação de circular sempre com os médios acesos, para ser visto;
  • Não circular entre filas de veículos;
  • Adequar a velocidade ao estado do piso e garantir as distâncias de segurança.

Por:GNR Guarda

SENZEB apresentado em Coimbra esta quinta-feira

Gouveia a localidade de desenvolvimento do projeto

Vai ter lugar esta quinta -feira, a partir das 14 horas, a conferência de apresentação do projeto SENZEB (Serra da Estrela Nearly Zero-Energy Buildings),  no Auditório da Reitoria da Universidade de Coimbra. Marcam presença , Ana Pinho, Secretária de Estado da Habitação, e Alexandra Gesta, presidente do Instituto da Habitação e Reabilitação Urbana.

O SENZEB é uma iniciativa de investigação, desenvolvimento e construção experimental de edifícios com balanço energético quase nulo (NZEB) na Serra da Estrela, mais concretamente no município de Gouveia.

O principal objetivo do projeto é promover a construção e a reabilitação urbana ecoeficiente, demonstrando como é possível construir edifícios de habitação energeticamente eficientes a custos acessíveis.

Os resultados desta iniciativa vão dar origem a um dossier acessível a toda a população que vai compilar as estratégias, técnicas e materiais implicados neste projeto, tornando possível a sua replicação.

É uma iniciativa que vai tentar dar resposta às dificuldades e desafios implícitos na norma NZEB, obrigatória em todos edifícios novos a partir de 2020, contribuindo para a sua regulamentação em Portugal, e também demonstrar a sua viabilidade enquanto solução acessível à generalidade da população.

O SENZEB nasceu de uma associação entre o Departamento de Arquitetura da Universidade de Coimbra e o coletivo Archigraphics—Studio, à qual já se juntaram diversos parceiros estratégicos na fileira da construção, laboratórios e centros de investigação e desenvolvimento da UC, e o Município de Gouveia.

Aqui deixamos o programa:

14h00 Boas-vindas pelos comissários do projeto

14h10 Abertura pelos representantes institucionais

14h30 A reabilitação como instrumento do desenvolvimento sustentável

Ana Pinho (Secretária de Estado da Habitação)

15h00 Políticas para uma reabilitação

Alexandra Gesta (Instituto da Habitação e Reabilitação Urbana)

15h30 Economia Circular e reabilitação de edifícios — Uma boa parceria?

Susana Fonseca (ZERO – Associação Sistema Terrestre Sustentável)

16h00 Pausa para café

16h15 Habitação social e certificação PassivHaus

Germán Velázquez (Varquitectos)

17h00 Apresentação do projeto SENZEB

17h30 Debate

17h45 Encerramento

Dimitrii Strakhov (Lokosphinx) venceu o GP InternacionalBeiras e Serra da Estrela

Uma etapa que iniciou debaixo de chuva intensa na cidade jardim de Gouveia, com os ciclistas a rumarem a Seia e depois passagem na serra , seguindo para a área da Beira Baixa, não foi ao cimo da Serra devido à neve , mas teve animação.

Na chegada à Guarda, o leão Mário González venceu e no geral Dimitrii Strakhov (Lokosphinx) foi o grande vencedor desta prova que passa pela porta as pessoas.

Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com

Ao continuar a utilizar o site, você concorda com a utilização de cookies. Mais Informação

As definições de cookies neste site são definidas como "permitir cookies" para lhe dar a melhor experiência de navegação possível. Se você continuar a usar este site sem alterar suas configurações de cookies ou clicar em "Aceitar" abaixo, em seguida, você concorda com isso.

Fechar