Templates by BIGtheme NET
Home » Guarda

Guarda

Sarau de Finalistas em Fornos de Algodres

A comissão de finalistas do Agrupamento de Escolas de Fornos de Algodres, vai levar a efeito no próximo dia 7 de fevereiro, sexta -feira, no auditório da APSCDFA, pelas, 21h30, nesta localidade serrana, um sarau cultural com o intuito de angariar fundos para a organização do Grande Baile .
Irá ser uma noite muito importante para todos estes jovens e também uma noite cheia de grande animação e com muitas surpresas. Vai ter a participação especial do Grupo The Heels.

Atividade operacional semanal da GNR Guarda

O Comando Territorial da Guarda para além da sua atividade operacional diária, levou a efeito um conjunto de operações, no distrito da Guarda, na semana de 20 a 26 de janeiro, que visaram a prevenção e o combate à criminalidade violenta, fiscalização rodoviária, entre outras, registando-se os seguintes dados operacionais:

1.    Detenções: 16 detidos em flagrante delito, destacando-se:

·         Cinco por condução sob efeito do álcool;

·         Três por condução sem habilitação legal;

·         Dois por crime de caça.

 

2.    Apreensões:

·         Duas armas de caça;

·         200 munições;

·         Dois cadeados de gatilho;

·         Dois livretes de manifesto de armas;

·         Duas cartas de caçador.

 

3.    Trânsito

Fiscalização: 215 infrações detetadas, destacando-se:

·         153 por excesso de velocidade;

·         18 por condução com taxa de álcool no sangue superior ao permitido por lei;

·         15 relacionadas com anomalias nos sistemas de iluminação e sinalização;

·         11 relacionados com excesso ou mau acondicionamento da carga;

·         Oito por falta de inspeção periódica obrigatória;

·         Sete por falta ou incorreta utilização do cinto de segurança e/ou sistema de retenção para crianças;

·         Cinco relacionados anomalias nos pneus;

·         Dois por uso do telemóvel durante a condução.

Sinistralidade: 23 acidentes registados, resultando:

·         Um ferido grave

·         Dois feridos Ligeiros

 Fiscalização Geral: 26 autos de contraordenação:

·         22 no âmbito da legislação da proteção da natureza e do ambiente;

·         Quatro no âmbito da legislação policial.

XVII Congresso da Anafre foi em Portimão

Teve lugar durante dois dias em Portimão mais um Congresso da Anafre, é nada mais nada menos que a 27ªedição da reunião de todas as Freguesias do País.

Assim como pontos fortes deste congresso foi o debate sobre descentralização, novas competências, Estatuto do Eleito Local e Paridade. aconteceu a sucessão de novo presidente assim saiu o Presidente Pedro Cegonho,e passa agora a exercer funções o novo Presidente Jorge Veloso.

Em suma , um congresso sempre muito produtivo, com as freguesias a apresentar as suas ideias para um Portugal melhor.

Luís Soares – candidato à liderança da JSD Distrital da Guarda

No passado dia 22 de dezembro, no VII Conselho Distrital da JSD da Guarda, que decorreu em Celorico da Beira, Luís Soares, atual Presidente da JSD de Manteigas e atual Secretário-Geral da JSD Distrital da Guarda, apresentou a sua candidatura à Presidência da Comissão Política Distrital da Juventude Social Democrata da Guarda.
Fê-lo tendo como princípios basilares a ótica de serviço, a meritocracia, a humildade, o respeito pela opinião e a independência face a qualquer influência interna e externa.
Esta candidatura surge da necessidade de dar continuidade a um trabalho eficaz e coeso enquanto Secretário Geral da atual Comissão Política Distrital da JSD. Defendendo a necessidade de criação de oportunidades para todos, esta candidatura continua a ser assertiva naquilo que é a necessidade de que estas oportunidades se afirmem e consolidem no distrito da Guarda.
Os bastiões desta candidatura continuam a ser os que mais preocupam os jovens do distrito – o emprego e a necessidade de atrair ofertas de emprego qualificado; a mobilidade e necessidade de soluções urgentes; o ensino superior e a cultura.
A necessidade de continuar a trabalhar com todas as concelhias, nunca descuidando as preocupações que são transversais a todos neste distrito é, cada vez mais, uma alavanca para esta candidatura.
Finalmente, esta candidatura tem como objetivo desenvolver esforços no sentido de apresentar propostas estruturantes para as próximas eleições autárquicas, desenvolvendo projetos que possam ser aplicados nos futuros mandatos autárquicos. Aliada a esse objetivo encontra-se a preparação dos elementos da JSD, através da implementação de uma agenda formativa inovadora, a fim de que estes elementos sejam eleitos por todo o distrito e desempenhem funções autárquicas de qualidade.

AF Guarda- Resultados do Campeonato Distrital 2ªDivisão 7ªjornada

Casal de Cinza- Os Pinhelenses-1-4

Freixo Numão- SC Sabugal-2-1

Paços Serra- Guarda FC-1-2

 

Classificação:

1º-Freixo Numão-15

2º-Os Pinhelenses-13

3º-Guarda FC-13

4º-Nespereira-10

5º-Paços Serra-6

6º-Casal de Cinza-3

7º-SC Sabugal-1

Distrital da AF Guarda em Iniciados- Ronda 11

Teve lugar na tarde deste sábado mais uma ronda do Distrital da AF Guarda em Iniciados
com os seguintes resultados:
UD Os Pinhelenses- Guarda UD-1-10
 ED Gouveia-NDS-1-1
SC Vilar Formoso-GD Trancoso-3-0
Casal Cinza-Sc Mêda-0-0
SC Celoricense -AD Fornos Algodres-2-2
Lidera:NDS-26pts, seguido do V.Formoso com 25 pts

Exposição fotográfica “Aldeias de Montanha – Natureza Autêntica Gente Genuína” está patente na Guarda

A Associação de Desenvolvimento Integrado da Rede de Aldeias de Montanha tem  patente no Café Concerto  do TMG na Guarda, a  Exposição fotográfica “Aldeias de Montanha – Natureza Autêntica Gente Genuína”até  ao dia 29 de fevereiro.

Esta mostra fotográfica propõe uma viagem imersiva na dimensão ambiental e social das Aldeias de Montanha das Serras da Estrela e da Gardunha, nas várias facetas do seu quotidiano ligado à pastorícia ou à cultura do centeio, mas não só.

A exposição é um testemunho vivo sobre as novas ruralidades, associado às “aldeias, em que às comunidades residentes se junta, cada vez mais, novos habitantes em busca de um conceito de vida alinhado com o chamado ‘slow life’ e aos novos desafios profissionais e oportunidades que o Interior tem para oferecer”, sustenta José Francisco Rolo, Presidente da ADIRAM.

Com esta exposição fotográfica, a Rede Aldeias de Montanha assume o seu posicionamento identitário, respeitando o carácter diferenciador e os aspetos simbólicos de cada Aldeia como territórios com um património cultural material e imaterial único, mas também uma inegável riqueza e diversidade natural, sendo a água um elemento com uma presença constante.

Até ao final do mês de fevereiro, a exposição “Aldeias de Montanha – Natureza Autêntica Gente Genuína” mostra lugares onde se pode viver com qualidade e em segurança, e onde vale a pena investir.

O Projeto Aldeias de Montanha, integrado na EEC PROVERE iNature, é cofinanciado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) através do CENTRO 2020 – Programa Operacional Regional do Centro.

Parceiros espanhóis na FITUR de Madrid reúniram com Carlos Condesso (FIT)

Carlos Condesso, diretor da Feira Ibérica de Turismo (FIT), reuniu por estes dias com vários parceiros do país vizinho tendo em vista o estabelecimento de parcerias para a 7ª edição da Feira Ibérica de Turismo, que decorrerá de 30 de abril a 3 de maio, na Guarda.
O objetivo destas reuniões, avança o diretor da FIT, «é fortalecer a cooperação e a participação espanhola na feira até porque este é um mercado importante para Portugal e principalmente para a região centro de Portugal onde a FIT -Guarda está inserida». As reuniões tiveram lugar na FITUR de Madrid, uma das mais importantes feiras do Turismo Internacional e que decorre até domingo (26 de janeiro) na capital espanhola, juntando os maiores operadores mundiais da área. Estes contactos vêm assim reforçar a participação espanhola na FIT, que é já o mais importante certame de turismo ibérico no nosso país.

Das diversas reuniões estabelecidas, destacam-se a da Diputación de A Coruña, com o vice-presidente e diputado de Turismo, Xosé Regueira; o Ayuntamiento de Guijuelo, com o alcaide, Roberto Martín; o Turismo de Castilla y León, com a diretora, María Estrella Torrecilla; o Ayuntamiento de Béjar, com o concejal, José Ángel Castellano. Foram ainda estabelecidos contactos com o Ayuntamiento de Vitigudino e com a Diputación de Salamanca.

De referir ainda que a dois meses de encerrar as inscrições para a FIT – o prazo termina a 31 de março – é já pouco o espaço disponível. No entanto, a seleção de participantes só será feita após o término da data limite para inscrições, pelo que os interessados em participar devem apressar-se a efetivar o procedimento.

Recorde-se a FIT tem vindo a afirmar-se como uma plataforma transfronteiriça no panorama ibérico dos eventos ligados ao Turismo, uma oportunidade singular de divulgação, promoção, captação e desenvolvimento de fluxos turísticos e de valorização dos recursos endógenos desta vasta e riquíssima região transfronteiriça. A Guarda tem uma localização privilegiada na península ibérica, estando equidistante das duas capitais, entre Madrid e Lisboa, sendo por isso uma plataforma estratégica para a realização de um certame desta natureza.

Pinhel na FITUR em Madrid

A FITUR – Feira Internacional de Turismo que decorre em Madrid, onde está presente o concelho de Pinhel numa participação conjunta com Guijuelo, cidade espanhola com a qual se encontra geminada.

Esta é uma grande montra de todos os produtos da Cidade Falcão, que este ano completa 250 anos da elevação a cidade vai ser a capital do Vinho e vai ter a 25ªFeira das Tradições brevemente, são alguns dos motivos para os visitantes comparecerem em massa em Pinhel.

O Presidente da Câmara Municipal, Rui Ventura, marcou presença no certame onde Pinhel está a desenvolver uma ação de promoção dos seus Vinhos, iniciativa integrada no programa da “Cidade do Vinho 2020”.

Foto:MP

Prisão preventiva por violência doméstica no concelho da Guarda

 

O Comando Territorial da Guarda, através do Núcleo de Investigação e Apoio a Vítimas Específicas, ontem, dia 21 de janeiro, deteve um homem com 52 anos, por violência doméstica, no concelho da Guarda.

No âmbito de uma investigação por violência doméstica, os militares apuraram que o suspeito agredia a mãe, física e psicologicamente, de 70 anos, com quem vivia.

O homem, reincidente no mesmo tipo de crime, foi presente ao Tribunal Judicial da Guarda, ontem, tendo ficado sujeito às medidas de coação de prisão preventiva a cumprir em estabelecimento com hospital psiquiátrico.

 

Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com

Ao continuar a utilizar o site, você concorda com a utilização de cookies. Mais Informação

As definições de cookies neste site são definidas como "permitir cookies" para lhe dar a melhor experiência de navegação possível. Se você continuar a usar este site sem alterar suas configurações de cookies ou clicar em "Aceitar" abaixo, em seguida, você concorda com isso.

Fechar