Templates by BIGtheme NET
Home » Guarda

Guarda

Tempestade “Leslie” – Atividade operacional da GNR

Considerando as condições meteorológicas adversas causadas pela passagem da tempestade “Leslie”, a Guarda Nacional Republicana, entre as 20h00 de sábado e as 08h00 de hoje, domingo, em todo o território nacional, levou a efeito um conjunto de medidas preventivas e de intervenção operacional, através da intensificação do patrulhamento rodoviário, vigilância da orla costeira e de infraestruturas críticas, que visaram garantir a tranquilidade pública e a segurança e proteção das pessoas e dos seus bens.

Nestas ações de prevenção e de intervenção de primeira linha, a GNR registou dezenas de ocorrências, das quais se destacam:

  • 11 cortes e/ou condicionamentos de trânsito de vido à queda de árvores, cabos elétricos, placas de sinalização, entre outros, em autoestradas, itinerários principais e estradas nacionais;
  • A queda da torre de observação do Sistema Integrado de Vigilância, Comando e Controlo (SIVICC), na praia da Leirosa – Figueira da Foz, da qual resultaram danos em habitações circundantes e a evacuação de quatro moradores (sem quaisquer ferimentos), estando o seu realojamento a ser processado junto da Cruz Vermelha Portuguesa;
  • Segurança ao perímetro da Base Aérea de Monte Real, devido à queda da vedação de proteção.

No âmbito das atividades relacionadas com a passagem da tempestade “Leslie”, e no período referido, a GNR empenhou um total de 442 viaturas e 962 militares, dois dos quais sofrerem ferimentos ligeiros, tendo recebido tratamento hospitalar.

FPF- Seia FC e Fundação L.Santos triunfaram no Nacional de Promoção

Teve lugar na tarde deste domingo a jornada inaugural do Nacional de Promoção de futebol feminino, com o Seia FC e a Fundação Laura Santos a vencerem os seus encontros por três bolas a uma frente ao Souselas e Lordemão.

SERIE C

Ar Meirinhas 3 – 1 Ad Poiares
 Eirolense 1 – 2 Murtoense
 Cadima 1 – 2 Clube Condeixa
Seia Fc 3 – 1  Souselas
F D Laura Santos-3-1 Lordemão Futebol

 

Condições Meteorológicas Adversas !Alerta!!

O mau tempo vai chegar a Portugal Continental
A situação meteorológica que irá condicionar o território continental português é ainda muito incerta, nomeadamente quanto à trajetória da depressão Leslie e aos efeitos que a mesma produzirá em relação a vento, precipitação e agitação marítima. Espera-se que as condições dos estados do tempo e do mar se agravem a partir das 19:00 horas de sábado, 13-10-2018, atingindo-se o pico mais crítico entre as 00:00 horas e as 06:00 horas de domingo, para o vento, as 01:00 horas e as 16:00 horas de domingo para a precipitação, as 03:00 horas e as 12:00 horas de domingo, para a agitação marítima.
O território continental português será afetado muito provavelmente em toda a sua extensão geográfica, não sendo possível ainda indicar com precisão as áreas de maior impacto dos fenómenos meteorológicos.

É essencial recomendar ESPECIAL CUIDADO com o vento, por precaução, na medida em que, podendo soprar forte nalgumas regiões, pode contribuir sobremaneira para a evolução rápida dos incêndios rurais que venham a verificar-se.

🚨2. EFEITOS EXPECTÁVEIS

Face à situação acima descrita, poderão ocorrer os seguintes efeitos:

➡️· Danos em estruturas montadas ou suspensas;
➡️· Possibilidade de queda de ramos ou árvores em virtude de vento mais forte;
➡️· Possíveis acidentes na orla costeira;
➡️· Dificuldades de drenagem em sistemas urbanos, nomeadamente as verificadas em períodos de preia-mar, podendo causar inundações nos locais historicamente mais vulneráveis;
➡️· Piso rodoviário escorregadio e eventual formação de lençóis de água e gelo;
➡️· Possibilidade de cheias rápidas em meio urbano, por acumulação de águas pluviais ou insuficiências dos sistemas de drenagem;
➡️· Possibilidade de inundação por transbordo de linhas de água nas zonas historicamente mais vulneráveis;
➡️· Inundações de estruturas urbanas subterrâneas com deficiências de drenagem;
➡️· Fenómenos geomorfológicos causados por instabilização de vertentes associados à saturação dos solos, pela perda da sua consistência.

🚨3. MEDIDAS PREVENTIVAS

A ANPC recorda que o eventual impacto destes efeitos pode ser minimizado, sobretudo através da adoção de comportamentos adequados, pelo que, e em particular nas zonas historicamente mais vulneráveis, se recomenda a observação e divulgação das principais medidas de autoproteção para estas situações, nomeadamente:

➡️· Garantir uma adequada fixação de estruturas soltas, nomeadamente, andaimes, placards e outras estruturas suspensas;
➡️· Ter especial cuidado na circulação e permanência junto de áreas arborizadas, estando atento para a possibilidade de queda de ramos e árvores, em virtude de vento mais forte;
➡️· Ter especial cuidado na circulação junto da orla costeira e zonas ribeirinhas historicamente mais vulneráveis a galgamentos costeiros, evitando a circulação e permanência nestes locais;
➡️· Não praticar atividades relacionadas com o mar, nomeadamente pesca desportiva, desportos náuticos e passeios à beira-mar, evitando ainda o estacionamento de veículos muito próximos da orla marítima;
➡️· Garantir a desobstrução dos sistemas de escoamento das águas pluviais e retirada de inertes e outros objetos que possam ser arrastados ou criem obstáculos ao livre escoamento das águas;
➡️· Adotar uma condução defensiva, reduzindo a velocidade e tendo especial cuidado com a possível acumulação de neve e formação de lençóis de água nas vias;
➡️· Não atravessar zonas inundadas, de modo a precaver o arrastamento de pessoas ou viaturas para buracos no pavimento ou caixas de esgoto abertas;

➡️· Estar atento às informações da meteorologia e às indicações da Proteção Civil e Forças de Segurança.

Para mais informações consulte:

www.prociv.pt ou
http://www.prociv.pt/…/AP_44_DCS_2018_10_12_Condi%C3%A7%C3%…
Para acompanhamento da situação consulte:
www.ipma.pt ou
https://www.ipma.pt/pt/otempo/prev-sam/timeline.jsp?reg=VIS

Informação : AUTORIDADE NACIONAL DE PROTEÇÃO CIVIL

Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Rurais reforçado até 31 de outubro

Face às previsões meteorológicas para a segunda quinzena de outubro disponibilizadas pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) à Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC), o Ministério da Administração Interna decidiu reforçar, até ao final do mês de outubro, o .
Assim, até 31 de outubro, o dispositivo terrestre será reforçado com mais 624 bombeiros. Cerca de 500 militares do GIPS da GNR serão empenhados em ações de vigilância e fiscalização.
Relativamente aos meios aéreos, vão manter-se disponíveis 10 helicópteros ligeiros em regime de locação, 3 helicópteros ligeiros propriedade do Estado, 6 aviões anfíbios médios e 3 helicópteros pesados.
Foi ainda decidido o incremento das ações de vigilância e fiscalização por parte da GNR e da PSP nas suas áreas de competência e o reforço da vigilância móvel terrestre, com base no empenhamento de patrulhas das Forças Armadas, sobretudo nas áreas mais sensíveis e vulneráveis.
No âmbito da Rede Nacional de Postos de Vigia, mantêm-se em funcionamento até ao dia 6 de novembro os postos da rede primária.
Este reforço do dispositivo é concretizado de acordo com a flexibilidade operacional prevista na Diretiva Operacional n.º 2 – DECIR.

Maria Teresa Maia Gonzalez nomeada para o Prémio Alma

Uma nova nomeação a escritora fornense Maria Teresa Maia Gonzalez obteve para o Prémio Alma .

Esta é a quarta vez que a escritora é nomeada, para este prémio, sendo duas dela a nomeação foi feita pelo Júri do Prémio na Suécia.

Esta foi uma nomeação que agradou a Maria Teresa Maia Gonzalez que nos salientou:”Estou muito grata a todos os que têm apostado no meu trabalho. Preciso mesmo de tentar merecer isto”.

Estas foram as palavras após a nomeação da escritora, para um prémio que estão nomeados 246 candidatos de 64 países.

Tertúlia produtiva no Café Concerto

Uma noite de outono, no Café Concerto no TMG, teve lugar mais uma tertúlia organizada pela GNR, com o tema “Segurança das pessoas especialmente vulneráveis”

Um painel constituído pelo Coronel Copeto, Prof.Rosa Afonso e D. Manuel Felício, moderado pelo Jorge Esteves.

Uma plateia bem composta com boas intervenções e todos saíram mais esclarecidos.

CIMBSE mantém posição de oposição ao encerramento dos CTT

Teve lugar na cidade da Guarda, nesta terça-feira, a reunião do Conselho Intermunicipal, nas instalações da CIMBSE.

Assim foram discutidos assuntos inerentes à área administrativa e financeira, nomeadamente o ponto da situação da execução orçamental.

Também voltou a estar em cima da mesa, o tema ” encerramento dos CTT na região”, face a isso, este conselho voltou a manter a posição de total oposição ao encerramento de qualquer Estação de Correios nas Sedes de Concelho.

Foi ainda decidido renovar junto do Governo e ANACOM, o pedido, para que seja exigido à empresa CTT o integral cumprimento das obrigações decorrentes da concessão do Serviço Postal Nacional.

foto:CIMBSE

Beira Interior – Vinhos & Sabores em Pinhel

Pinhel vai acolher nos dias 16, 17 e 18 de novembro, mais uma edição do certame “Beira Interior – Vinhos & Sabores”.

Esta uma iniciativa levada a efeito pelo Município de Pinhel, em parceria com a Comissão Vitivinícola Regional da Beira Interior (CVRBI), no intuito de promover os Vinhos da Beira Interior, assim como alguns dos produtos endógenos mais característicos da região (tais como o queijo, os enchidos, o mel, o azeite, os doces tradicionais, entre outros).

As inscrições ainda são possíveis, consulte as normas de participação no site do Município de Pinhel, onde também está disponível a ficha de inscrição.

Por:MP

AFG- Novo sorteio da 2ªdivisão da AF Guarda

Teve lugar na noite desta terça-feira , na sede da AF Guarda, um novo sorteio referente ao campeonato distrital da 2ªdivisão, após aprovação da nova equipa a Guarda Desportiva FC.

Desta forma foram a sorteio nove equipas, a ter inicio 28 de outubro.

Assim a 1ªronda fica ordenada:

Paços da Serra- Foz coa

Guarda Desp FC- Castelos

VF Naves- Casal Cinza

Freixo Numão- Nespereira

folga:Fc Pala

“Reversos”apresentado no Museu do Quartzo

O Museu do Quartzo, em Viseu, recebeu no passado sábado, a apresentação do livro  “Reversos”, de Isilda Monteiro e Carlos Nabais.

Este é um livro em que os dois autores utilizaram uma parte dedicada a contos e outra dedicada a poemas.

Assim com uma vasta plateia , ambos apresentaram a obra, que todos adoraram. No final para celebrar um Dão de honra para finalizar em festa.

foto: IM

 

Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com

Ao continuar a utilizar o site, você concorda com a utilização de cookies. Mais Informação

As definições de cookies neste site são definidas como "permitir cookies" para lhe dar a melhor experiência de navegação possível. Se você continuar a usar este site sem alterar suas configurações de cookies ou clicar em "Aceitar" abaixo, em seguida, você concorda com isso.

Fechar