Templates by BIGtheme NET
Home » Guarda

Guarda

Situação de Alerta até 22 de agosto

Face às previsões meteorológicas para os próximos dias, que apontam para um significativo agravamento do risco de incêndio florestal, o Governo, através do Ministro da Administração Interna assinou, esta sexta-feira, o Despacho que determina a Declaração da Situação de Alerta para o período compreendido entre os dias 18 e 22 de agosto, para os distritos de  Braga, Bragança, Guarda, Porto, Viana do Castelo, Vila Real e Viseu.

No âmbito da Declaração da Situação de Alerta, prevista na Lei de Bases de Proteção Civil, serão implementas as seguintes medidas de caráter excecional:

– Elevação do grau de prontidão e resposta operacional por parte da GNR e da PSP, com reforço de meios para operações de vigilância, fiscalização, patrulhamentos dissuasores de comportamentos e de apoio geral às operações de proteção e socorro que possam vir a ser desencadeadas, considerando-se para o efeito autorizada a interrupção da licença de férias e/ou suspensão de folgas e períodos de descanso;

– Aumento do grau de prontidão e mobilização de equipas de emergência médica, saúde pública e apoio psicossocial, pelas entidades competentes das áreas da saúde e da segurança social;

– Mobilização em permanência das equipas de Sapadores Florestais;

– Mobilização em permanência dos Corpo Nacional de Agentes Florestais e dos Vigilantes da Natureza que integram o dispositivo de prevenção e combate a incêndios;

– Aumento do nível de prontidão das equipas de resposta das entidades com especial dever de cooperação nas áreas das comunicações (operadoras de redes fixas e móveis) e energia (transporte e distribuição);

– Proibição do acesso, circulação e permanência no interior dos espaços florestais, previamente definidos nos Planos Municipais de Defesa da Floresta Contra Incêndios (PMDFCI), bem como nos caminhos florestais, caminhos rurais e outras vias que os atravessem;

– Proibição total da utilização de fogo-de-artifício ou outros artefactos pirotécnicos, independentemente da sua forma de combustão, bem como a suspensão das autorizações que possam ter sido emitidas, enquanto vigorar a Situação de Alerta;

– Dispensa do serviço público dos trabalhadores da Administração Pública que desempenhem cumulativamente as funções de bombeiro voluntário;

– Dispensa dos trabalhadores do setor privado que desempenhem cumulativamente as funções de bombeiro voluntário, nos distritos para os quais tenha sido Declarado o Estado de Alerta Especial de Nível Vermelho pela ANPC;

– Recurso aos meios disponíveis previstos no Plano Nacional e nos Planos Distritais de Emergência de Proteção Civil.

O Governo acompanha em permanência o evoluir da situação operacional e apela aos cidadãos para que adequem os seus comportamentos ao quadro meteorológico que tem sido amplamente divulgado.

Por:MAI

GNR em balanço da semana

Atividade operacional da última semana

A Guarda Nacional Republicana, para além da sua atividade operacional diária, levou a efeito um conjunto de operações, em todo o território nacional, na última semana, de 10 a 16 de agosto, que visaram a prevenção e combate à criminalidade violenta, fiscalização rodoviária, entre outras, registando-se os seguintes dados operacionais:

1.    Detenções: 445 detidos em flagrante delito, destacando-se:·      234 por condução sob o efeito do álcool; ·      74 por condução sem habilitação legal;

·      50 por tráfico de estupefacientes;

·      12 por posse ilegal de arma;·      Seis por furto;·      Seis por ofensas à integridade física;·      Quatro por cultivo de produto estupefaciente;·      Três por violência doméstica;·      Três por roubo;·      Um por dano. 

2.    Apreensões:·      2 294 doses de haxixe;·      207 doses de cocaína;·      70 doses de anfetaminas;·      531 doses de heroína;·      37 pés de cannabis;·      Sete armas de fogo;·      18 armas brancas;·      Seis veículos;·      45 aves;·      978 artigos contrafeitos;·      318 quilos de pescado;·      468 quilos de bivalves;·      670 euros em numerário.

3.    Trânsito: 10 066 infrações detetadas, destacando-se:·      3 849 excessos de velocidade; ·      620 por condução com taxa de álcool no sangue superior ao permitido por lei;·      501 por falta de inspeção periódica obrigatória;·      380 por falta ou incorreta utilização do cinto de segurança e/ou sistema de retenção para crianças;·      333 relacionadas com anomalias nos sistemas de iluminação e sinalização;·      256 por uso indevido do telemóvel no exercício da condução;·      218 por falta de seguro de responsabilidade civil obrigatório;·      133 relacionadas com tacógrafos.

para
COMUNICADO DE IMPRENSA

17 de agosto de 2018

 

CTT encerram em setembro em Fornos de Algodres

Segundo informação recolhida, a Estação dos CTT de Fornos de Algodres vai encerrar.

Este é mais obstáculo ao desenvolvimento do interior, mas agora vamos aguardar a forma como se vai resolver este processo.

Porque decerto, a vila fornense não vai ficar sem serviço, mas resta saber onde pode surgir um local que aglomere este serviço dentro da vila , a exemplo do que já existe em outras localidades.

 

Pala vence Torneio de Futsal Inter Freguesias 2018

Decorreu ao final de tarde desta quarta-feira, feriado no Pavilhão na Cidade Falcão, a final do Torneio de Futsal Inter Freguesias.

Encontraram-se as equipas de Vale do Côa e Pala, que disputaram bastante esta partida, onde a igualdade a uma bola, permaneceu até ao fim.

Findo o tempo jogado, o resultado não podia ficar numa igualdade e segundo regulamento, recorre-se às grandes penalidades, e aqui o Pala a vencer esta prova deveras interessante, por 5-4.

No final o executivo municipal entregou os respetivos prémios, com o presidente Rui Ventura a enaltecer a forma como as equipas participaram nesta prova.

Por:MM

POUPE ÁGUA- campanha de sensibilização arrancou em Fornos

A água é um bem escasso e extremamente essencial no nosso dia-a-dia.

O Município de Fornos de Algodres, em paralelo com as políticas ambientais nacionais para o setor da água, arrancou hoje 15/08/2018, com uma campanha de sensibilização de boas práticas no uso eficiente de poupança de água.

Esta campanha denominada “A Água Não Dura Sempre. POUPE-A.” terá como principal objetivo, sensibilizar a população para a mudança de comportamentos e de hábitos na boa gestão da água no dia-a-dia.

 

Poupe água hoje, para não faltar amanhã.
Um conselho do Concelho de Fornos de Algodres.

por:MFA

4ª edição do Torneio Futebol na Calçada 3×3 já rola

Está de volta a magia de jogar à bola na rua. Durante quatro dias, Eirado, freguesia do concelho de Aguiar da Beira e distrito da Guarda, organiza a 4ª edição do Torneio Futebol na Calçada 3×3.

O inovador evento desportivo e recreativo consiste em jogos de futebol de rua de curta duração, com a particularidade de se disputar no largo central da aldeia em recinto vedado com fardos de palha e em piso de paralelo, num ambiente festivo e animado.

A competição divide-se em duas categorias – menores de 16 e maiores de 16 anos de idade – e cada partida opõe duas equipas constituídas por 3 elementos (mais 1 suplente), que podem ser masculinas, femininas e/ou mistas.

“O evento foi criado pela comissão de festas de 2015 com o objetivo de recuperar o espírito das “velhas” peladas, em que a baliza era uma porta qualquer da rua principal da aldeia e o jogo acabava quando estivessem todos cansados, em que o que mais importava era o convívio, a amizade e a alegria”, referem os impulsionadores Altino e Ricardo Pinto.

Tal como nas três edições passadas, o torneio que juntou no total sensivelmente 70 equipas e 260 jogadores, “pretende continuar a promover o convívio e o divertimento saudáveis entre pequenos e graúdos, homens e mulheres, num grande ambiente de alegria e camaradagem”, dizem.

O torneio “Futebol na Calçada 3×3” é organizado pela comissão de festas de N.ª Sr. do Amparo do Eirado e realiza-se aos finais de tarde de 12 até 15 de agosto, no Largo do Pinheirinho.

 

Silvia Rebelo condecorada com Medalha de Mérito Municipal

Nesta segunda -feira, no salão nobre dos Paços do Concelho de Gouveia, a atleta do SL Benfica, Sílvia Rebelo foi condecorada pela mão do Presidente do Município, Luis Tadeu.

Deste modo, recebeu a Medalha de Mérito Municipal, como prova de todo o esforço e a forma como tem representado a seleção de Portugal e os diversos clubes em Portugal.

FPF-Sorteio da Taça de Portugal sexta-feira 10 de agosto

Nesta sexta-feira, 120 emblemas conhecerão os seus adversários no sorteio da primeira eliminatória da Taça de Portugal Placard  pelas 15h00, na Cidade do Futebol.

O auditório 2 da Cidade do Futebol acolhe na próxima sexta-feira (10 de agosto), pelas 15h00, o sorteio da primeira eliminatória da Taça de Portugal Placard.

São 120 os clubes que participam nesta eliminatória (equipas do Campeonato de Portugal e dos campeonatos distritais – os vencedores das taças distritais e os segundos classificados nos Campeonatos Distritais.

Por:FPF

Aguiar da Beira acolhe Campeonato do Mundo de Juniores 2021

Depois de ter formalizada a candidatura, na Federação Internacional de Orientação, juntamente com Roménia e Suécia, Portugal concorreu com o evento a ter lugar em Aguiar da Beira.

Posto isto, depois de analisadas as candidaturas dos respetivos países, o órgão máximo da Orientação, escolheu Portugal, isto é, Aguiar da Beira para organizar o Mundial de Orientação em 2021.

Uma excelente forma de nessa altura as terras de Cabicanca acolheu imensos atletas, ao longo da prova.

O Desporto também aqui irá contribuir para o desenvolvimento da Economia Local.

GNR deixa conselhos em caso de incêndios

A Guarda Nacional Republicana, perante as ocorrências de incêndios florestais que se têm verificado, com maior incidência na região algarvia, vem alertar e aconselhar a população em geral, para a necessidade de cumprir com as indicações e orientações das autoridades, principalmente nos procedimentos a adotar em caso de evacuação.

Em caso de evacuação preventiva, por indicação das autoridades, as pessoas devem cumprir  com as instruções dadas e não devem nunca voltar atrás, para uma área já evacuada. Devem manter a calma, auxiliar crianças, idosos ou familiares com limitações de mobilidade e levar os seus animais de companhia. Não devem perder tempo a recolher objetos desnecessários e, se possível, deixar acesas as luzes exteriores da habitação.

Relativamente à circulação rodoviária, importa respeitar e seguir as instruções da GNR e nunca adotar comportamentos de risco, como inverter o sentido de marcha nas autoestradas. As situações de emergência ocorrem inesperadamente, como a aproximação do fogo ou a perda de visibilidade devido ao fumo. Nessas situações, os condutores devem manter a calma, acionar as luzes de perigo e imobilizar os veículos a uma distância segura da fonte de perigo. Devem de imediato comunicar com as autoridades através do 112 e deixar a berma livre para que os veículos de emergência possam circular.

A GNR, para além de estar a combater diretamente os incêndios através das forças do GIPS, reforçou o patrulhamento nas zonas mais afetadas pelos incêndios, com a principal preocupação de garantir a segurança das pessoas.

Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com

Ao continuar a utilizar o site, você concorda com a utilização de cookies. Mais Informação

As definições de cookies neste site são definidas como "permitir cookies" para lhe dar a melhor experiência de navegação possível. Se você continuar a usar este site sem alterar suas configurações de cookies ou clicar em "Aceitar" abaixo, em seguida, você concorda com isso.

Fechar