Templates by BIGtheme NET
Home » Guarda

Guarda

Guarda 2000 homenageia Segura Fernandes com torneio

Vai ter lugar na cidade da Guarda numa organização da Associação de Promoção e Animação Desportiva, Cultural e Social GUARDA 2000, o Troféu Segura Fernandes, no próximo dia 28 de setembro de 2019, sábado, a partir das 18h, no Pavilhão Gimnodesportivo da Guarda (antigo Pavilhão do Inatel).

Este troféu é uma forma de homenagear o fundador do clube, vai apresentar a equipa feminina de futsal sénior, através dum jogo com o Viseu 2001.



 

Ecília Mateia festejou 108 anos em Pinhel

Foi um dia de festa no Lar de Santo António, pertence à Santa Casa da Misericórdia de Pinhel, com Ecília Mateia, utente desta casa a completar a bela idade de 108 anos.
Todos cantaram os parabéns, familiares, amigos,  os dirigentes da Santa Casa da Misericórdia e o Executivo da Câmara Municipal de Pinhel.

Torna a numa das mais idosas do distrito da Guarda.

Turismo na região Centro em crescimento

O turismo na região centro do País continua a crescer e segundo os dados do INE, o mês de julho foi favorável.

Julho foi um mês muito positivo para a atividade turística no Centro de Portugal. Os números do INE – Instituto Nacional de Estatística, dados hoje a conhecer, indicam um crescimento muito significativo, comparativamente ao mês de julho de 2018.
O crescimento é muito evidente nas receitas. De acordo com o INE, os proveitos totais nos estabelecimentos de alojamento turístico subiram de 37,7 milhões para 39,5 milhões de euros (mais 4,7%), entre julho de 2018 e julho de 2019. Uma subida que ganha ainda mais expressão se analisados os proveitos totais entre janeiro e julho: nos primeiros sete meses do ano, os estabelecimentos de alojamento turístico registaram proveitos 7,71% superiores aos do mesmo período do ano passado, de 171,8 para 185,1 milhões de euros.

A nível das dormidas, o destaque em julho de 2019 vai para as dormidas de visitantes nacionais, que cresceram 4,4%, em relação a julho de 2018: de 389,7 mil para 406,8 mil. De janeiro a julho, este indicador aumentou 7,71%, de 1,96 milhões para 2,09 milhões de dormidas de visitantes nacionais, o que mostra que os residentes no resto do país continuam a escolher o Centro de Portugal como destino. As dormidas totais subiram em julho 0,7% e no acumulado entre janeiro e julho, subiram 5,12% — acima da média nacional, que cresceu 4,22%.

No indicador do número de hóspedes, o Centro de Portugal cresceu 2,7% entre julho de 2018 e julho de 2019 – e 6,3% no acumulado do ano. Em julho de 2018 tinham sido contabilizados 392,7 mil hóspedes na região; em julho de 2019 foram 403,5 mil.

TMG palco de concertos da Liga Portuguesa contra o Cancro

Vai acontecer no sábado, 28 de setembro, uma tertúlia e um concerto solidário, no TMG.
Assim durante a tarde, no café concerto, vai decorrer uma tertúlia subordinada ao tema, conhecer a sua saúde, e depois à noite, no Grande Auditório, sobe ao palco o Grupo Musical sessenta e cinco estrelas. Uma tarde com entrada livre, já à noite com um preço simbólico, onde conhecer a saúde e a música são muito importantes.

Guarda acolhe Feira Farta nos dias 21 e 22 de setembro

A cidade da Guarda acolhe, nos dias 21 e 22 de setembro, a quinta edição da FEIRA Farta, junto ao Mercado Municipal.

Este evento tem como objetivo fomentar a valorização das Freguesias, dos seus recursos e produtos.

Este grande evento afirma-se como um motor de valorização da economia regional, procurando para esse efeito, criar condições para o lançamento de novas formas de colaboração entre os vários atores regionais e nacionais, no sentido de valorizar o território e os seus produtos endógenos de excelência.

O Largo do Mercado Municipal continua a ser o local da realização desta iniciativa dado que a Autarquia considera fundamental a ligação intrínseca a este equipamento.

A Feira Farta 2019 conta com uma tenda que acolhe as 43 freguesias do Concelho da Guarda, cerca de 400 produtores, uma zona de gastronomia e um palco para a  animação.

A Feira Farta contempla também um conjunto de degustações, em que as Juntas de Freguesia apresentam verdadeiras  iguarias.

“As tradições são parte intrínseca da nossa identidade por isso, nada mais importante do que articular o espírito de unidade comunitária e o seu enorme empenho e dedicação e até mesmo o esforço em manter vivas as tradições e a herança cultural que vem dos nossos antepassados.

Nada é mais importante do que celebrar e valorizar a identidade de um povo, pois é deste que fluem as mais imortais e valorosas demonstrações do nosso património e da nossa cultura.

É necessário “investir” no legado dos nossos antepassados de forma a criar mecanismos viáveis para a sua continuidade, alargando o leque de oportunidades que lhes é concedido e promover essencialmente o seu bem-estar, provocando por sua vez a evolução estrutural das nossas freguesias.

Assim, e com o objetivo de valorizar os produtos endógenos do nosso  concelho aliando, sempre, a tradição à inovação, na Feira Farta 2019 vamos continuar a “celebrar” e divulgar algo que nos é tão caro  a cestaria e o cobertor de papa.”referiu o Município.

Na Zona da Gastronomia participam 6 bairros da cidade (Alfarazes, Pinheiro, Sequeira, Luz, Lameirinhas e Guarda-Gare) e a ACRIGUARDA, onde ao longo de 2 dias servirão pratos típicos da  região e como não poderia deixar de ser a carne jarmelista.

Haverá um Espaço Criança – “De Pequenino se Torce o Pepino”, será dinamizado pelo Setor de Educação do Município que pretende proporcionar às crianças que visitam a Feira Farta momentos de lazer e aprendizagem.

Aqui as crianças vão aprender a brincar, privilegiando e valorizando o ambiente e a natureza:

  • “Lixo Zero” – neste projeto os jovens transformarão t-shirts “velhas” em sacos de compras, que podem utilizar não só na Feira Farta como também no seu dia a dia. Assim, diminui-se a utilização de sacos de plástico e a diminuição dos resíduos têxteis;
  • “Celebrar a Natureza”– através de flores e frutos vão aprender a fazer belas tiaras;
  • Pinturas faciais” – Pinturas faciais de variados personagens e figuras para que as crianças se divirtam num mundo de fantasia.

Dois espetáculos: no dia 21 de setembro, às 21h00, Rouxinol Faduncho e a encerrar, no dia 22 de setembro, às 18h00, sobem ao palco os Anjos.

Nos dois dias em que decorre esta iniciativa há um vasto Programa de Animação onde se destacam os Grupos de Música Tradicional, personagens alusivas à Feira, Bombos e saborosas degustações dos vários produtos  na Feira Farta.

A FEIRA FARTA pretende assim ser uma iniciativa envolvente, criando um conjunto de redes e sinergias que permitam a consolidação e o desenvolvimento do território.

Programa

Dia 21 de setembro (sábado)

10h00

Abertura da Feira Farta 2019

Grupo de Bombos Chibatas

 

10h00/19h00

Flower Pots e Cozinheiros

Animação Itinerante

 

10h00/21h00

A Arte da Terra

Trabalho ao vivo de artesãos: criação de peças

únicas a partir vime e da trama do Cobertor de Papa

 

11h00

The Hell Band – Fanfarra

 

12h00

Quinteto Reis – Grupo de Música Tradicional

 

15h00

Íris Campos

Vencedora do concurso musical “Mostra o que Vales”, do Centro Comercial La Vie Guarda

 

15h15

Degustação de Azeite

Junta de Freguesia de Aldeia Viçosa

Mercado Municipal

 

15h30

Quinteto Reis – Grupo de Música Tradicional

 

16h30

Beira Brass Band – Fanfarra

 

17h00

Degustação dos Chichorros – Junta de Freguesia de Vila Fernando – Associação de Vila Mendo

Mercado Municipal

 

18h00

Degustação de pratos vegan biológicos

Junta de Freguesia da Guarda

Mercado Municipal

 

21h30

Concerto Rouxinol Faduncho

 

Dia 22 de setembro (domingo)

11h00 às 19h00

Flower Pots e Cozinheiros

Animação Itinerante

 

11h00 às 19h00

A Arte da Terra

Trabalho ao vivo de artesãos: criação de peças

únicas a partir vime e da trama do Cobertor de Papa

 

11h00

Batala Braga – Bombos

 

15h00

Vozes de Burro Não Chegam ao Céu – Grupo de Música Tradicional

 

15h15

Merenda da Ceifa

Junta de Freguesia de Videmonte

Mercado Municipal

 

16h00

Cantarinhas de Famalicão da Serra

Grupo de Cantares

 

16h15

Degustação de Enchidos da Castanheira

Junta de Freguesia da Castanheira

Mercado Municipal

 

16h30

Rancho Folclórico do Centro Cultural da Guarda

 

17h00

Rancho Folclórico de Vilarinho do Bairro – Anadia

 

17h30

Degustação de produtos da Freguesia

Junta de Freguesia de Famalicão da Serra

Mercado Municipal

 

18h00

Concerto Anjos

 

De Pequenino se Torce o Pepino

Espaço dinamizado pelo Setor de Educação do Município que pretende proporcionar momentos de lazer e aprendizagem valorizando o ambiente e a natureza.

 

Horário da Feira

Sábado | 10H00/21H00

Domingo | 11H00/19H00

 

Horário Stands de Gastronomia

Sábado | 10H00/01H30

Domingo | 11H00/00H00

 

 

GNR- Atividade operacional semanal

O Comando Territorial da Guarda, para além da sua atividade operacional diária, levou a efeito um conjunto de operações, no distrito da Guarda, na semana de 9 a 15 de setembro, que visaram a prevenção e o combate à criminalidade violenta, fiscalização rodoviária, entre outras, registando-se os seguintes dados operacionais:

1.    Detenções: 20 detidos em flagrante delito, destacando-se:

·         Oito por tráfico de estupefacientes;

·         Quatro por condução sob efeito do álcool.

 

2.    Apreensões:

·         132 doses de haxixe;

·         105 doses de MDMA;

·         26 comprimidos de ecstasy;

·         12 doses de cocaína;

·         Duas doses de liamba.

 

3.    Trânsito:

Fiscalização: 321 infrações detetadas, destacando-se:

·         22 por uso indevido do telemóvel no exercício da condução;

·         15 por falta ou incorreta utilização do cinto de segurança e/ou sistema de retenção para crianças;

·         13 por condução com taxa de álcool no sangue superior ao permitido por lei;

·         12 por falta de inspeção periódica obrigatória.

Sinistralidade: 22 acidentes registados, destacando se:

·         Cinco feridos leves.

 

4.    Fiscalização Geral: 21 autos de contraordenação:

·         18 no âmbito da legislação policial;

·         Três no âmbito da legislação da proteção da natureza e do ambiente.

Vila Cortês acolheu assinatura de contrato de financiamento para Estádio local

Teve lugar , no Salão de Convívio da Freguesia de Vila Cortês do Mondego, a Assinatura do Contrato de Financiamento, Programa Equipamentos Urbanos e Utilização Coletiva Subprograma 2. – Campo de Futebol de Vila Cortês do Mondego.

Assim uma sessão com a presença de Carlos Chaves Monteiro, Presidente do Município da Guarda e do Secretário de Estado das Autarquias Locais, Carlos Miguel.

Assim está cada vez mais perto de Vila Cortês ver o sonho tornado realidade, de o seu estádio passar a funcionar novamente, agora totalmente renovado e relvado sintético.

Plataforma digital ”O Bom Sabor da Serra” é um sucesso a nível nacional

Teve lugar na tarde desta sexta-feira, a Apresentação da Plataforma digital ”O Bom Sabor da Serra” criada pela Câmara de Fornos de Algodres, no Salão Nobre dos Paços do Concelho de Fornos de Algodres, projeto apoiado pelo Fundo Ambiental em 90%.

Nesta cerimónia estiveram presentes, José Gomes Mendes, Secretário de Estado Adjunto e da Mobilidade, Manuel Fonseca, Presidente do Município, Alexandre Lote, Vice-Presidente, Bruno Costa, Vereador, Santinho Pacheco, Deputado e os Produtores.

Esta foi uma sessão importante para Fornos de Algodres e para o Mundo, isto porque, aqui no Interior do País, nasceu esta plataforma de produtos endógenos deste concelho que aos poucos e poucos vai-se afirmando no panorama comercial, isto porque, através deste instrumento, os produtores que aceitaram colocar aqui os seus produtos, ganharam uma nova dinâmica.

Os produtos são agora muito mais conhecidos, os produtores têm agora uma forma de escoamento e que iniciou o processo devagar mais pela estatística, já obtiveram compras de quase todo o País e num futuro próximo, as comunidades portuguesas no Mundo vão apostar nesta forma de poder consumir estes produtos. Através desta Plataforma, o turismo nesta região pode aumentar , uma vez que o consumidor vai aproveitar para também conhecer as origens do produto sob a forma de vir a conhecer esta região.

Assim sendo, para o Secretário de Estado, José Gomes Mendes, este é um programa de sucesso, sendo um instrumento de valorização dos produtos do Interior.

Vê esta Plataforma como uma rampa de lançamento para outras localidades adotarem processos idênticos nas suas regiões.

Manuel Fonseca, Presidente do Município de Fornos de Algodres, enalteceu o trabalho efetuado pelos produtores e de todas as pessoas que continuam a apostar neste concelho para viver. Mostrou-se muito orgulhoso por esta Plataforma estar a ter sucesso, dado que o queijo e todos os outros produtos representados dão uma relevância ao concelho.

Por sua vez , Bruno Costa, Vereador do Município, apresentou a plataforma em dados estatísticos até agora, enaltecendo a valorização dos produtos endógenos.

Plataforma “O Bom Sabor da Serra” apresentada em Fornos

Recentemente foi criada a Plataforma Digital “O Bom Sabor da Serra”,pelo Município de Fornos de Algodres , no sentido de dar mais escoamento e ao mesmo tempo valorizar os produtos confecionados neste concelho fornense.

Face a isso, vai ser reconhecida nesta sexta- feira, 13 de setembro, onde vai estar presente o Secretário de Estado Adjunto e  da Mobilidade, José Gomes Mendes, numa cerimónia, a partir das 15h00 no Salão Nobre dos Paços do Concelho de Fornos de Algodres.

Recorde-se que a plataforma está disponível em www.obomsabordaserra.pt, onde pode encontrar imensos produtos endógenos deste concelho.

O projeto foi financiado em 90% pelo Fundo Ambiental e está inserido na Estratégia Nacional de Educação Ambiental 2020.

A Piscina Municipal de Pinhel já está em funcionamento com diversas modalidades

A Piscina Municipal de Pinhel já está aberta, nos seguintes horários: segunda a sexta-feira, das 7.30h às 13.30h e das 15.00h às 22.00h.Por sua vez ao sábado o horários é das 9.00h às 13.30h.

As inscrições para s diversas modalidades também já se encontram abertas ao qual tem ao dispor: Natação de Bebés, Aprendizagem, Aperfeiçoamento de Natação, Pré-Competição, Natação de Adultos  e Hidroginástica.

Para mais informações, contacte a Secretaria da Piscina Municipal, ligando para o 961 017 440 ou por e-mail para piscina@cm-pinhel.pt.

Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com

Ao continuar a utilizar o site, você concorda com a utilização de cookies. Mais Informação

As definições de cookies neste site são definidas como "permitir cookies" para lhe dar a melhor experiência de navegação possível. Se você continuar a usar este site sem alterar suas configurações de cookies ou clicar em "Aceitar" abaixo, em seguida, você concorda com isso.

Fechar