Templates by BIGtheme NET
Home » Guarda

Guarda

Projeto “Guardasmart.City – Investimento, Talento e Progresso Sustentável”apresentado

Teve lugar apresentação do Projeto “Guardasmart.City – Investimento, Talento e Progresso Sustentável”, que juntou numa tarde de terça -feira,  nos Paços do Concelho, com a presença das forças vivas da cidade com o intuito de envolver a comunidade no desígnio: garantir um futuro para a Guarda com desenvolvimento económico e progresso social de forma inteligente, combatendo a interioridade.

O Município da Guarda entende que “ser cidade inteligente” não deve ser um “Sound Byte”. Deve ser uma prioridade objectiva na resolução dos problemas locais, de forma sustentável e com uma visão estratégica para o futuro.

GuardaSmart.City é a plataforma de colaboração e construção desse futuro, envolvendo todos os parceiros, recebendo todos os contributos e promovendo boas práticas, sustentáveis e eficazes na promoção do bem estar e melhoria da qualidade de vida dos cidadãos.

 

Abril com muitos visitantes no Centro de Portugal

O mês de abril foi muito positivo para o turismo no Centro de Portugal. Os números divulgados hoje pelo INE – Instituto Nacional de Estatística mostram que a procura da região cresceu acima da média nacional no quarto mês do ano.

Abril foi, recorde-se, o mês em que este ano se celebrou a Páscoa, época em que tradicionalmente esta região recebe muitos visitantes.

No total de dormidas, o mês de abril de 2019, em comparação com o mesmo mês em 2018, registou um aumento percentual de 10,4% no Centro de Portugal: tinham sido 523.301 em abril de 2018 e foram 577.723 no mesmo mês de 2019. Ou seja, verificaram-se mais 54.422 dormidas. Este aumento de 10,4% é superior à média nacional, que se cifrou nos 9,5%.

É de sublinhar que a subida foi mais significativa entre os visitantes nacionais, cujas dormidas cresceram 13,3%, para 319.576 – um sinal de que esta região continua a ser uma das preferidas dos portugueses. As dormidas com origem no estrangeiro tiveram também um aumento expressivo de 7,0%, para 258.147.

No indicador do número de hóspedes, o Centro de Portugal cresceu também na ordem dos dois dígitos: 10,0%. Em abril de 2018 tinham sido contabilizados 312.374 hóspedes na região; em abril de 2019 foram 343.719.

Merecedor de destaque é também o indicador dos proveitos da atividade hoteleira, que subiram de 24,9 milhões para 27,2 milhões de euros (mais 9,4%) entre abril de 2018 e abril de 2019. São mais 2,3 milhões de euros que as unidades hoteleiras do Centro de Portugal ganharam no quatro mês do ano.

Estes números, muito positivos, confirmam a tendência dos últimos anos: a região Centro de Portugal está a crescer de forma sustentada ao longo de todo o ano e é a escolha de cada vez mais visitantes, de dentro e fora do país.

Pedro Machado, presidente do Turismo Centro de Portugal, não fica surpreendido com os indicadores hoje conhecidos. “A atividade turística no Centro de Portugal caminha para um ano de 2019 muito positivo, à semelhança dos anos anteriores. É o resultado do prestígio crescente conquistado por esta região dentro e fora de portas. A marca Centro de Portugal está cada vez mais consolidada nos mercados, fruto do trabalho em conjunto entre organismos públicos e os empresários do setor, que são incansáveis no esforço desenvolvido para atrair visitantes à região”, sublinha.

Conjunto dos quatro meses de 2018 é muito animador
Se consideramos o conjunto acumulado dos primeiros quatro meses de 2019, de janeiro a abril, os números do Centro de Portugal são também promissores. As dormidas aumentaram 3,3% em relação ao mesmo período do ano passado, com as dormidas dos estrangeiros a subirem 4,2%. O número de hóspedes progrediu 3,8% e os proveitos melhoraram 5,0%.

Exposições do Cine-Teatro patentes até final de junho no âmbito SIAC4

A Câmara Municipal da Guarda decidiu prolongar até ao final do mês de junho a possibilidade de visitas ao referido espaço, das 9h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h30, face à grande afluência de público às exposições e instalações patentes no Antigo Edifício do Cine-Teatro da Guarda, no âmbito do SIAC4.

De salientar que o Cine-Teatro da Guarda, encerrado desde 1987, foi um dos espaços principais onde decorreu, de 2 a 16 de junho, a 4ª Edição do Simpósio Internacional de Arte Contemporânea, sob o tema Terra Herdada | Paisagens Legadas e o Centenário do Nascimento de Sophia de Mello Breyner Andresen. Tendo reunido trabalhos de Pedro Cabrita Reis, Rui Chafes, José Pedro Croft e Zulmiro de Carvalho, no âmbito do Centenário de nascimento de Sophia de Mello Breyner. Para além da participação de 150 artistas das diferentes expressões criativas, vindos de 15 países, numa só linguagem.

Fornos de Algodres Youth Cup 2019 – Daral Seguros-22,23/29,30 junho

Fornos de Algodres vai voltar a receber o Torneio de futebol jovem Fornos Youth Cup, uma prova que é a imagem de marca desta região .

Já neste fim de semana nos  dias 22,23 e 29, 30 deste mês de junho, o Municipal da Serra da Esgalhada acolhe largas centenas de jovens atletas das mais diversas localidades de Portugal , cerca de 1400 crianças dos 7 aos 13 anos, de 92 equipas, tendo este ano a novidade futebol de 9 no escalão de Infantis A (Sub 13).

Como padrinhos vão estar os jovens fornenses Candeias e Luisinho , Bosingwa e Rui Miguel formados na ADFA e ainda Duarte Gomes e Francisco Neto (Seleccionador Feminino).

Vão estar presentes: S.L. Benfica, Sporting C.P, F.C. Porto, AA Coimbra,  Varzim SC,  Costifoot, Tondela, Carregal do Sal, ED Gouveia, ADFA, Lusitano FC,  NDS, , ED Gouveia,  FC Seia, Guarda Unida, Dínamo da Estação entre outros  constituem os quadros competitivos e recreativos dos Petizes (U7) até aos Infantis (U13).

Estima-se que durante este fim de semana cerca de 3500 pessoas, dos mais variados pontos do país, desde Bragança a Lisboa, visitem Fornos de Algodres.

Um fim de semana onde muitos pais e familiares dos atletas vêm a esta localidade, contribuindo um bom desenvolvimento para a economia local.

GNR Guarda- Entrega de vestuário à Cruz Vermelha de Vilar Formoso

O Comando Territorial da Guarda, dia 19 de junho, pelas 10:00 horas, irá entregar 515 peças de vestuário à Cruz Vermelha de Vilar Formoso, nas instalações desta instituição de solidariedade social.

No decorrer da atividade operacional desenvolvida pela GNR no distrito da Guarda, foi apreendido diverso material contrafeito que, por decisão Judicial, foi declarado perdido a favor do Estado.

Na sequência desta decisão, a GNR desenvolveu uma iniciativa solidária para distribuir o vestuário, sendo agora contemplada a Cruz Vermelha de Vilar Formoso, de forma a auxiliar famílias carenciadas.

IP Guarda realiza I Jornadas sobre Envelhecimento Ativo

As I Jornadas sobre Envelhecimento Ativo, organizadas pelo Instituto Politécnico da Guarda (IPG) vão decorrer, nos próximos dias 27 e 28 de junho, na cidade da Guarda.

Estas jornadas visam criar um espaço de partilha de conhecimento, de natureza multidisciplinar nas áreas da estimulação física e cognitiva, bem como nas temáticas relacionadas com a tecnologia e participação social.

De acordo com a organização” o perfil de excelência dos preletores irá gerar um forte interesse e mobilizar diversos intervenientes nesta área”.

Os interessados podem obter mais informação (e fazer a sua inscrição gratuita mas obrigatória) em www.ipg.pt

PS Guarda lança comunicado sobre caso que envolve elementos da Câmara da Guarda

O Partido Socialista emitiu um comunicado referindo que tomou conhecimento das investigações do Ministério Público envolvendo três dirigentes políticos e dois funcionários da Câmara Municipal da Guarda, tendo já sido constituídos arguidos e deduzida acusação.
O PS, perante esta injunção do Ministério Público, vê com muita preocupação o alegado envolvimento de responsáveis políticos e da administração autárquica em práticas que alegadamente violam a lei, esperando, por isso, que as suspeitas não se venham a confirmar e que, assim, possa ser reposta rapidamente a normalidade da nossa vida autárquica.
O PS reafirma, neste caso, como em todos os outros, a defesa intransigente do princípio da presunção da inocência, enquanto valor inestimável de um Estado democrático garante dos direitos individuais dos cidadãos.
Por:PSGuarda

PS Guarda em comunicado saúda a reabertura dos CTT

A Federação Distrital da Guarda do Partido Socialista em comunicado saúda a decisão do Conselho de Administração dos CTT de garantir a existência de, pelo menos, uma estação dos CTT por concelho.

Recordam que, desde a primeira hora, a Federação Distrital do PS Guarda solicitou ao Governo uma intervenção no sentido de evitar o fecho de estações de CTT em vários concelhos do Distrito e do País, admitindo, inclusive, a defesa da reversão da privatização dos CTT.

Em abril, as declarações do Ministro das Infraestruturas e da Habitação, Pedro Nuno Santos, não deixaram margem para dúvidas quanto à posição intransigente do Governo Socialista em relação a uma tremenda injustiça para as populações de vários concelhos, sobretudo concelhos com menor densidade populacional, localizados, na sua grande maioria, no Interior do País.

A pouco mais de três meses das Eleições Legislativas, importa clarificar quem verdadeiramente se preocupa com o Interior e as suas populações: em 2014, o Governo PSD/CDS, por sua livre iniciativa, procedeu à privatização total dos CTT, permitindo o encerramento de dezenas de estações por todo o País; em 2019, o Governo PS tomou as diligências necessárias para que o processo de encerramento de estações fosse travado e para que as estações entretanto encerradas pudessem voltar a abrir.

 

Comissão Política de Secção do PSD Guarda reage em comunicado

Em comunicado  da Comissão Política de Secção do PSD Guarda refere:

Face às notícias vindas a público nos dias de ontem e de hoje sobre processos judiciais
envolvendo a autarquia da Guarda justificam uma reação da
Encaram a presente situação com surpresa e como algo que obviamente não
desejariam estar a viver.
Entendem a atuação da justiça e desejam profundamente que o esclarecimento
cabal destas situações e o apuramento da verdade ocorra de modo célere e sem margem
para quaisquer dúvidas.
Prestam por este meio a  solidariedade ao ex-Presidente da CM Guarda Dr.
Álvaro Amaro, ao atual Presidente da CM Guarda Dr. Carlos Chaves Monteiro e a todos
os demais eleitos na CM Guarda.
Confiam no caráter e honestidade política e pessoal de cada um deles e acreditam
que em devido tempo se fará luz sobre estes factos, sendo certo que não é nesta sede
que cabe contestá-los e sim, apenas e tão só, em sede judicial.
Este não é também o momento para se tirar ilações políticas de factos respeitantes a
processos judiciais.
O projeto político amplamente sufragado nas eleições de 2017 mantém-se atual e é cada
vez mais importante prosseguir no sentido da sua concretização.

A enorme transformação ocorrida no concelho da Guarda nos últimos 6 anos não pode abrandar,
pelo contrário tem que acelerar com a colocação em marcha dos grandes projetos em
que os guardenses apostaram.
Com toda a serenidade e sentido de responsabilidade repudiam qualquer tentativa de
julgamento público antecipado tendo sempre presente o princípio da presunção de
inocência.

Por: CPDPSDG

Guarda Racing Days apresentado na cidade mais alta

O Guarda Racing Days vai decorrer  na cidade da Guarda está praticamente a postos para a prova inédita que reúne vários tipos de pilotos e de viaturas e que vai marcar o panorama automobilístico na região.

A apresentação oficial decorreu , na Câmara Municipal, com a presença do presidente do Município da Guarda Carlos Chaves Monteiro , o presidente do Clube Escape Livre , Luís Celinio e o diretor de prova. Estiveram ainda vários pilotos, que “testaram e aprovaram” a pista. Tudo indica que vão mesmo ser os maiores dias de corrida na cidade mais alta.

Tudo se irá desenrolar na encosta por detrás do Hotel Vanguarda, centro de operações do evento. A encosta do recinto da feira, a 10 minutos a pé do centro da Guarda, permite o acesso fácil sem constrições de trânsito e dificuldade de estacionamento. Para os que necessitarem efetivamente de se deslocar de carro, estão preparados parques de estacionamento a poucas centenas de metros, na parte inferior do circuito. Por seu lado, a vista em “anfiteatro” para o traçado é ótima para os milhares de pessoas esperados poderem assistir nas melhores condições. Para despertar a curiosidade dos transeuntes, estiveram em exposição, junto à Camara Municipal da Guarda, carros de todas as categorias admitidas.
Ao longo de um traçado de 1,5 km, 60 por cento em asfalto e 40 por cento em terra, “desfilam” em grande velocidade quatro categorias: Ralis (A), Todo o Terreno (B), Off Road (C) e SSV (D). No sábado decorrem duas sessões de treinos livres e, no domingo, uma sessão de aquecimento, duas sessões de corrida, e duas meias-finais a disputar pelas categorias A e C, e as B e D, e a finalíssima que encontra o vencedor absoluto do Guarda Racing Days.

Na apresentação, Carlos Monteiro, presidente da Câmara Municipal da Guarda, referiu que “Para além da cidade mais alta passar a ter mais um grande evento, tem também um novo motivo para que mais pessoas venham visitar a cidade e desfrutem de uma prova cheia de adrenalina, onde o espetáculo está garantido. O Guarda Racing Days é mais uma aposta forte da Câmara Municipal da Guarda, que vem juntar este evento a outros que tem levado a cabo e que são já referência nacional.”

Também Luis Celínio, presidente do Clube Escape livre, salientou que “Competição, convívio, presença de vários campeões nacionais e outros pilotos e equipas de créditos firmados são condimentos para colocar o Guarda Racing Days como um grande espetáculo de desportos motorizados.”
Após a apresentação na Câmara Municipal, pilotos e máquinas presentes seguiram para o local da competição. Foi também a ocasião para o presidente do município da Guarda experimentar o circuito ao lado do piloto David Spranger em BMW Proto. Experimentou ainda a pista o piloto Filipe Rebolho, em Subaru Impreza, tendo estado no local outros pilotos, todos unânimes em relação ao traçado e ao espetáculo que pode ser proporcionado.

Até ao momento estão confirmadas 30 inscrições, entre eles pilotos de renome no automobilismo nacional como Armindo Araújo, Rui Sousa, Santinho Mendes, Fernando Peres, Pedro de Mello Breyner, Pedro Matos Chaves, Francisco Carvalho, Pinto dos Santos, Mário Mendes, Hugo Lopes, João Novo, Alexandre Borges, Mauro Reis, Mário Franco e muitos outros. Equipas como a ARC Sport, de Aguiar da Beira, e a AMSport, de Viseu, a Sharish Gin Race Team, a Can-Am Off Road Portugal, a JB Racing Rich Energy e a Franco Sport confirmaram igualmente presença.

Apesar de contar com grandes pilotos, a prova Guarda Racing Days é aberta a todos os condutores com carta de condução, com ou sem licença desportiva, que podem desde já inscrever-se em mais que uma categoria. As inscrições decorrem até 5 de julho em www.escapelivre.com e o regulamento pode ser consultado no site da FPAK.

 

Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com

Ao continuar a utilizar o site, você concorda com a utilização de cookies. Mais Informação

As definições de cookies neste site são definidas como "permitir cookies" para lhe dar a melhor experiência de navegação possível. Se você continuar a usar este site sem alterar suas configurações de cookies ou clicar em "Aceitar" abaixo, em seguida, você concorda com isso.

Fechar