Templates by BIGtheme NET
Home » Imagens

Imagens

Fornos Biodiversity Festival em julho

Pelo segundo ano será realizado na Praia Fluvial Ponte Juncais, 21 e 22 de Julho 2018, o Fornos Biodiversity Festival que vai ter com muitas iniciativas, Narciso do Mondego World Music, FunZone, Espetáculos musicais e muitas novidades.

Um fim de semana diferente à beira rio, com o intuito de promover a zona ribeirinha de Fornos de Algodres.

“Estratégias de adaptação às alterações Climáticas”na Guarda e Covilhã

A Comunidade Intermunicipal Beiras e Serra da Estrela (CIMBSE) promove duas sessões de stakeholders sobre “Estratégias de adaptação às alterações Climáticas”, uma está marcada para dia 29 de maio, no Instituto Politécnico da Guarda, na Guarda, e a outra, para dia 5 de junho, na Universidade da Beira Interior, na Covilhã.

O programa começa às 9h30 e pretende apresentar o projeto e os grupos de trabalho; fazer uma análise, seguindo-se uma seleção e priorização das medidas e, por fim, um debate sobre as conclusões e medidas a serem tomadas no imediato.

As Estratégias de Adaptação às Alterações Climáticas (EAAC) da Região das Beiras e Serra da Estrela encontram-se estruturadas sob quatro objetivos principais, nomeadamente, Informar; Reduzir a vulnerabilidade e aumentar a capacidade de resposta; Participar, sensibilizar e divulgar, e ainda, Cooperar a nível Internacional.

A região das Beiras e Serra da Estrela regista altas temperaturas e baixa precipitação durante os meses de Verão, sendo particularmente vulnerável à escassez de água. Nesse sentido, a região pretende melhorar a sua resposta a esta e outras preocupações, sendo uma das apostas a melhoria do ambiente, garantindo atratividade e sustentabilidade.

A região está igualmente atenta às questões relacionadas com as alterações da biodiversidade, no património ambiental e natural, que facilita o aumento da ocorrência de incêndios com consequência potencialmente graves e em diversos setores. Neste sentido, no âmbito do desenvolvimento EAAC-BSE é importante compreender melhor quais as principais causas climáticas, atuais e futuras.

A adaptação às alterações climáticas é um desafio transversal, que requer o envolvimento de todos, numa abordagem integrada.

Este evento está ainda integrado na iniciativa “Energy Days” (http://www.eusew.eu), promovida pela União Europeia, e visa promover, discutir e celebrar a eficiência energética e as energias renováveis.

Por:CIMBSE

“Rally Vinho do Dão” arranca este sábado em Nelas

O “Rally Vinho do Dão”, fruto da parceria Município de Nelas / Clube Automóvel do Centro volta já aos troços do concelho este fim de semana, desta vez com 2 competições, a 4ª Prova do Campeonato Centro de Ralis e a 5º Prova Pontuável para o Desafio Kumho Portugal.

Após o sucesso da anterior edição do “Rally Vinho do Dão”, em abril de 2017, o Município de Nelas renova a presença nas provas e campeonatos federados do Desporto Automóvel Nacional com a realização desta prova, que devolve a paixão automobilística ao Concelho de Nelas, ao mesmo tempo que pretende dinamizar a economia local, gastronomia, comércio, turismo e património, reafirmando o dinamismo da promoção territorial de âmbito regional, que Nelas faz acontecer sempre em torno de um produto e de uma marca tão forte como é o Vinho do Dão. O Rally Vinho do Dão integra a estratégia da Autarquia que visa a promoção e dinamização dos produtos e do enoturismo do Concelho e Região Dão Lafões.

Com o apoio da Câmara Municipal de Nelas, a prova é organizada pelo Clube Automóvel do Centro (CAC) e sobre a égide da Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting (FPAK), iniciando-se dia, 26 de maio / sábado, com a Super Especial Noturna em perímetro urbano – Zona do Complexo Desportivo e Biblioteca Municipal, e durante o dia, 27 de maio / domingo, com os pilotos a competirem pelos melhores tempos e melhores performances nas diferentes PEC´S (Provas Especiais de Classificação, num total de sete) que percorrem o Concelho de Nelas.

 

 

 

Jorge Margarido apresenta novo livro na Guarda

Uma nova obra vai ser apresentada de Jorge Margarido, professor a lecionar em Fornos de Algodres , vai apresentar este trabalho ” Seis vezes Alpha” ao público guardense, no próximo sábado, pelas 16.00 h, na Biblioteca Eduardo Lourenço, na cidade da Guarda.

João Paulo Clemente e Vitor Santos apresentam livros em Fornos de Algodres

Na noite de sexta-feira, dia 25 de maio, pelas 21.00,  no âmbito das comemorações do IV aniversário da Biblioteca Municipal Maria Teresa Maia Gonzalez, a escritora Olinda Beja fará a apresentação da  obra literária “O Menino Jesus Roubado” de João Paulo Clemente. No decorrer da sessão, o grupo coral “Lopes Morago” irá presentear com belíssimos momentos musicais.

Já no sábado, à noite, Vitor Santos vai apresentar o seu recente trabalho “Educar o sonho”, na Biblioteca Municipal Maria Teresa Maia Gonzalez.

Dois bons momentos, com duas grandes obras de dois escritores.

 

Mês do Coração celebrado no IP Guarda

Está a decorrer até 1 de junho , no IPG, um evento no sentido de celebrar em grande o mês de maio, mês do CORAÇÃO, através da prática de exercício físico, com várias atividades e animação garantidas, onde os requisitos máximos são boa disposição e um bem alimentar para ajudar o CORAÇÃO daqueles que mais precisam, crianças e adolescentes dos 2 aos 20 anos da Instituição de solidariedade Aldeia SOS que se encontra com carência de alimentos.
Desta forma, a recolha de alimentos decorre de 28 de maio a 1 de junho.

Fornos Youth Cup 18 decorre nos dias 23 e 24 de junho

Em junho, Fornos de Algodres vai voltara receber o Torneio de futebol jovem Fornos Youth Cup, uma prova que é a imagem de marca desta região .

Nos dias 23 e 24, o Municipal da Serra da Esgalhada acolhe largas centenas de jovens atletas das mais diversas localidades de Portugal e Espanha.

Como padrinhos vão estar os jovens fornenses Candeias e Luisinho e Bosingwa  e Rui Miguel formados na ADFA e ainda Duarte Gomes e Manuel Cajuda.

Um fim de semana onde muitos pais e familiares dos atletas vêm a esta localidade, contribuindo um bom desenvolvimento para a economia local.

Por:António Pacheco

Dia Mundial da Criança antecipado para 30 de maio em Pinhel

Na próxima quarta-feira, dia 30 de maio, o Município de Pinhel antecipa as comemorações do Dia Mundial da Criança, tendo em conta que no dia 1 de junho começa em Pinhel a Feira Medieval e, na véspera, assinala-se o feriado do Corpo de Deus.

As comemorações do Dia Mundial da Criança são um dos expoentes máximos das múltiplas iniciativas que o Município de Pinhel oferece à comunidade educativa, ao longo do ano letivo.

Assim, dando continuidade ao que tem sido feito ao longo dos últimos anos, todos os esforços foram desenvolvidos no sentido de organizar um dia especial e repleto de atividades destinadas às crianças do concelho, desde os alunos da educação Pré-Escolar, aos do 1º e 2º Ciclos do Ensino Básico, num total de cerca de 580 participantes (460 alunos, 80 professores/educadores e 40 auxiliares de ação educativa).

Este ano, e para evitar a sobreposição de eventos, as comemorações foram antecipadas para dia 30 de maio (quarta-feira), tendo lugar no Estádio Municipal Carreira do Tiro, em Pinhel.

O início das atividades está marcado para as 10.00h, altura em que as crianças serão recebidas pelo Presidente da Câmara Municipal de Pinhel, seguindo-se uma sessão de Zumba destinada aos alunos do Pré-Escolar e do 1º Ciclo do Ensino Básico.

Seguem-se mais atividades, com destaque para a participação em jogos tradicionais, circuitos de ginástica e diversos tipos de insufláveis, entre os quais uma piscina onde os mais pequenos poderão “andar de barco”.

No período da tarde, os alunos do pré-escolar e do 1º Ciclo terão oportunidade de assistir a uma peça de teatro sobre a importância da água, nas instalações da EB2, chegando a vez dos alunos do 2º Ciclo irem desfrutar das atividades organizadas no Estádio Municipal.

 

Por:Mun.Pinhel

GNR Guarda- Ocorrências

Seia –  Detido por tráfico de estupefacientes

O Comando Territorial da Guarda, através do Posto Territorial de Seia, no dia 19 de maio, deteve um homem de 21 anos, por tráfico de estupefacientes, em Seia.

Na sequência de uma ação de patrulhamento preventivo foi realizada uma fiscalização a uma viatura, tendo um dos passageiros adotado um comportamento suspeito, o qual tinha na sua posse 64 doses de haxixe.

O detido foi constituído arguido e sujeito à medida de coação de termo de identidade e residência.

GNR–Atividade operacional

A Guarda Nacional Republicana, para além da sua atividade operacional diária, levou a efeito um conjunto de operações, em todo o território nacional, entre as 20h00 de sábado e as 08h00 de domingo, que visaram a prevenção e combate à criminalidade violenta, fiscalização rodoviária, entre outras, registando-se os seguintes dados operacionais:

 

  1. Detenções: 68 detidos em flagrante delito, destacando-se:
    • 41 por condução sob o efeito do álcool;
    • Nove condução sem habilitação legal;
  • Três por tráfico de estupefacientes;
  • Um por posse ilegal de arma.

 

  1. Apreensões:
  • 74 doses de haxixe;
  • Um arma de fogo;
  • Uma pistola de alarme;
  • Uma viatura.

 

  1. Trânsito:

Fiscalização: 540 infrações detetadas, destacando-se:

    • 102 por condução com Taxa de Álcool no Sangue superior ao permitido por lei;
    • 91 por excesso de velocidade;
    • 30 por falta de inspeção periódica obrigatória;
    • 16 por fata ou incorreta utilização do cinto de segurança e/ou sistema de retenção para crianças;
    • 13 por uso indevido do telemóvel no exercício da condução;
    • 10 por falta de seguro de responsabilidade civil obrigatório;
    • Oito anomalias nos sistemas de iluminação e sinalização;
  • Seis por infrações relacionadas com tacógrafos.

 

Sinistralidade: 90 acidentes registados, destacando-se:

  • Um morto;
  • 31 feridos leves.
Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com

Ao continuar a utilizar o site, você concorda com a utilização de cookies. Mais Informação

As definições de cookies neste site são definidas como "permitir cookies" para lhe dar a melhor experiência de navegação possível. Se você continuar a usar este site sem alterar suas configurações de cookies ou clicar em "Aceitar" abaixo, em seguida, você concorda com isso.

Fechar