Templates by BIGtheme NET
Home » Imagens

Imagens

Operação “Censos Sénior” pela GNR da Guarda

O Comando Territorial da Guarda, durante o mês de outubro de 2018, em todo o Distrito, realizou mais uma edição da Operação “Censos Sénior” que teve como objetivo atualizar os registos das edições anteriores e identificar novas situações de idosos que vivem sozinhos e/ou isolados.

Durante a operação, os militares privilegiaram o contacto pessoal e a realização de ações em sala, no sentido de sensibilizarem este público-alvo para que não adotem comportamentos de risco, evitando que se tornem vítimas de crimes, como furtos, roubos ou burlas.

Desde o ano de 2011, ano em que foi realizada a primeira edição da Operação “Censos Sénior”, o Comando Territorial Guarda  tem construído uma base de dados geográfica, cada vez mais completa, proporcionando assim um melhor apoio à nossa população idosa, o que certamente tem contribuído, por um lado, para a criação de um clima de maior confiança e de empatia entre os idosos e a GNR e, por outro, tem potenciado uma segurança efetiva e o aumento do seu sentimento de segurança.

Na operação “Censos Sénior 2018”, o Comando Territorial da Guarda, sinalizou 4 008 idosos que vivem sozinhos e/ou isolados, ou em situação de vulnerabilidade, em razão da sua condição física, psicológica, ou outra que possa colocar a sua segurança em causa. As situações de maior vulnerabilidade foram reportadas às entidades competentes, sobretudo de apoio social, no sentido de fazer o seu acompanhamento futuro.

As sinalizações distribuem-se geograficamente, do seguinte modo:

2017 2018 Dif.
Aguiar da Beira 127 125 -2
Almeida 424 447 23
Celorico da Beira 319 200 -119
Figueira de Castelo Rodrigo 292 268 -24
Fornos de Algodres 149 144 -5
Gouveia 207 282 75
Guarda 437 282 -155
Manteigas 63 41 -22
Mêda 62 55 -7
Pinhel 406 361 -45
Sabugal 563 817 254
Seia 323 329 6
Trancoso 318 434 116
Vila Nova de Foz Côa 239 223 -16
Total 3929 4008 79

 

O Comando Territorial da Guarda continuará, ao longo do ano de 2019, a acompanhar os idosos sinalizados, através de visitas regulares às suas residências, no sentido de realizar mais ações de sensibilização e fazer a avaliação da sua segurança.

Duas centenas no almoço dos Reis do PS Guarda

  • Este ano Foz Côa, foi a localidade escolhida para acolher o Almoço dos Reis, organizado pela Federação Distrital do PS Guarda, com cerca de duas centenas de pessoas ligadas ao partido, de todo o Distrito da Guarda.

Foi um sábado interessante de convivio para a família socialista, onde marcaram presença algumas pessoas influentes no PS a nível nacional e local, onde se destacou Pedro Marques, secretário geral do PS.

 

 

INE recruta entrevistadores para Recenseamento Agrícola 2019

Em 2019, o Instituto Nacional de Estatística (INE) vai realizar o Recenseamento Agrícola, uma operação censitária efetuada de dez em dez anos, no quadro da legislação europeia.

A recolha de dados, dirigida a todas as explorações agrícolas, será efetuada por entrevista presencial, em todo o território nacional, no período compreendido entre outubro de 2019 e maio de 2020, motivo pelo qual o INE vai proceder ao recrutamento de 1300 entrevistadores.

Para mais informações, consulte o site do INE, em www.ine.pt, ou entre em contacto através do e-mail ine-recrutamento@ine.pt

Por:INE

AFGuarda- Sabugal- Fornos de Algodres-2-2

Jogo muito aberto

Sabugal e Fornos de Algodres encontraram-se num jogo bem disputado, com ambas equipas a lutar pelos 3 pontos.

Nos primeiros 20 minutos, um maior pendor atacante para o Sabugal , mas a partir daí o Fornos de Algodres  melhorou, chegando a marcar primeiro, por Vinícius.

O Sabugal respondeu e empata através de uma grande penalidade, convertida por Marco André. O jogo estava vivo, bastante aberto com ambas equipas a lutar de igual para igual.

O Fornos de Algodres voltaria a adiantar-se no marcador, agora por Marcelo Pinto, de grande penalidade, mas ao cair do pano, o Sabugal consegue empatar através de um lance de bola parada.

Foi um jogo muito ativo , com a equipas a mostrar trabalho, mas se no final os tres pontos fossem para o fornos de algodres era justo, mas terminou um para cada lado.

O Fornos de Algodres mantém a 8ªposição, já o Sabugal está mais a baixo, na 13ªposição, na zona de descida.

Por:AM

 

Pinhel acolhe Nacional de Drift em 2019

Já vai sendo hábito, no final de agosto, a Cidade Falcão ser a Capital do Drift, face a isso, em 2019 vai acontecer nova prova a contar para o Campeonato de Portugal de Drift, nos dias 24 e 25 de agosto.

Esta é uma prova organizada pelo Clube Escape Livre, em parceria com o Município de Pinhel, da responsabilidade da Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting.

 

Acordo Intermunicipal reforça Candidatura da Guarda a Capital Europeia da Cultura

No mesmo dia em que será encerrado oficialmente o Salão de Outono – Fechado para Obras, o Município da Guarda irá celebrar um acordo estratégico de cooperação com outros municípios. A iniciativa irá alargar a base territorial da Candidatura da Guarda a Capital Europeia da Cultura em 2027.

A assinatura deste acordo será feita no Museu da Guarda, na próxima sexta-feira, dia 18 de janeiro, pelas 17h30 e visa estabelecer um modelo de cooperação entre os Municípios com o objetivo de desenvolver uma Estratégia e elaborar um Plano de Ação que seja adequado a articular as diferentes estratégias locais, aproveitando as economias de escala que a partilha de recursos e a participação em redes proporcionam.

Logo após a assinatura do Acordo Intermunicipal, vai realizar-se a Finissage do Salão de Outono uma Conversa-Aberta partindo da temática “ Santa Rita Pintor (1988-2018): 100 anos da Sua Morte” e que terá a participação de Guilherme Santa Rita, João MacDonald, Pedro Teixeira da Mota, Fernando Rosa Dias e Luís Lyster Franco, sob a moderação de João Mendes Rosa. A sessão contará ainda com a apresentação dos catálogos: «As infâncias Perduráveis» de Paula Rego; do SIAC#3 e do 3º Salão de Outono.

“Hospitalização ao Domicílio: Mito ou Realidade? em debate em Coimbra

Saúde em análise

Falar de saúde é sempre importante e para tal, através de uma organização conjunta da Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos e da Associação Portuguesa de Engenharia e Gestão da Saúde, o tema ‘Hospitalização ao domicílio: Mito ou Realidade?’ estará em debate, esta quarta-feira, dia 16 de janeiro, na Ordem dos Médicos, em Coimbra.

A sessão contará com a participação do Coordenador Responsável pela Implementação e Dinamização das Unidades de Hospitalização Domiciliária do Ministério da Saúde, Delfim Rodrigues e do presidente da Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos, Carlos Cortes.

Com início marcado para as 21h00 na Sala Miguel Torga da Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos (Av. Afonso Henriques, 39, Coimbra), neste importante debate estará em análise o modelo que foi introduzido recentemente em Portugal e que surge como alternativa ao internamento convencional.

Esta sessão irá contar, entre outras personalidades, com as participações de:

  • Ana Pais,  Diretora Clínica do IPO de Coimbra
  • Armando de Carvalho, Diretor do Serviço de Medicina Interna A do CHUC
  • Carlos Ordens, Diretor Executivo do Agrupamento de Centros de Saúde do Baixo Mondego;
  • Guiomar Gonçalves de Oliveira, Diretora Clínica UGI Pediátrica do Hospital Pediátrico de Coimbra / Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra
  • João Casteleiro, Presidente CA Centro Hospitalar Universitário Cova da Beira
  • João Correia, Diretor do Serviço de Medicina Interna da Unidade Local de Saúde da Guarda
  • Inês Rosendo, Vice-presidente da Secção Regional da Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos
  • Lurdes Sá, Diretora Clínica do Hospital Arcebispo João Crisóstomo – Cantanhede
  • Rui Passadouro da Fonseca, Presidente da Sub Região de Leiria da Ordem dos Médicos
  • Rui Nogueira, Presidente da Associação Portuguesa de Medicina Geral e Familiar

“Mangualde Hard Metal Fest” foi um sucesso

Mais de 1000 pessoas presentes

Teve lugar este sábado, 12 de janeiro, o Centro Recreativo e Cultural de Santo André, em Mangualde, encheu para o “Mangualde Hard Metal Fest”, o 1º festival de Rock de 2019 em Portugal.  Mais de 1000 pessoas, de Portugal e de vários pontos da Europa, assistiram à 25ª edição do festival que trouxe a Mangualde 11 bandas, de cariz nacional e internacional. O autarca de Mangualde, João Azevedo, como habitualmente, marcou presença no Festival. “É um festival alternativo que trás muita gente a Mangualde, dinamiza a economia local e promove Mangualde. A organização está de parabéns. Celebrar os 25 anos de um festival é sinónimo de dedicação e sucesso.”, atenta o Presidente.

O evento, considerado um dos dez festivais de Metal indoor mais antigos do mundo e o mais antigo em Portugal, juntou em Mangualde nomes consagrados do Hard Metal. Os músicos CHRIS HOLMES, dos USA, STEVE GRIMMETT, o mítico vocalista dos GRIM REAPER da NWOBHM, de Inglaterra, e os alemães NIGHT IN GALES foram estreias no festival e em Portugal. O festival contou ainda com atuações de GAMA BOMB, da Irlanda, AGRESSOR, da França, dos galegos BALMOG e dos portugueses IRONSWORD, BASALTO, AFFAIRE, DARK OATH e ANALEPSY.

“É um desafio organizar este evento no interior do país, cada vez mais desertificado, mas que já conquistou o seu público e há, por exemplo, emigrantes, que tiram férias nesta altura para estarem no festival de terras de Azurara. Temos o nosso público desde sempre, estamos a conquistar novos fãs e vêm pessoas de todo o país e de Espanha, temos os emigrantes e, por exemplo, do Porto, já é costume organizarem, pelo menos, um autocarro para participarem no festival”, contou José Rocha, da Rocha Produções, entidade organizadora do festival que contou com o apoio do Município de Mangualde.

 

EM 2018

Na edição de 2018 participaram 13 bandas: cinco estrangeiras e oito nacionais – Acid Reign, Tokyo Blade (ambas do Reino Unido), God Macabre (Suécia), Picture (Holanda, Panychida (República Checa) e as bandas portuguesas Holocausto Canibal, Revolution Within, Irae, Bleeding Display, Mr. Miyagi, Antivoid, Rotten Rights e Zurrapa.

 

Este Festival surgiu em 1997, com o nome Festival de Heavy Metal de Mangualde, e decorria no antigo ciclo preparatório de Mangualde.

Feira do Queijo da serra em Celorico de 22 a 24 fevereiro

Com a cobertura do programa “Somos Portugal” da TVI e a participação do cantor Toy, como cabeça de cartaz, o Município de Celorico da Beira, vai realizar de 22 a 24 de fevereiro a Feira Queijo Serra da Estrela 2019.
Num misto de tributo aos produtores de Queijo Serra da Estrela e de promoção deste produto nobre da pastorícia, uma das Sete Maravilhas da Gastronomia Portuguesa, verdadeiro cartão de visita do concelho e embaixador da Serra da Estrela no país e no mundo, o evento constitui um espaço privilegiado de exposição e venda do mesmo, bem como, de outros produtos que contribuem para a identidade desta região serrana.
Devido às características do clima e do relevo, o produtor de Queijo Serra da Estrela encontra neste município as condições ideais para a produção desta inigualável iguaria – o queijo Serra da Estrela. Produzido a partir do melhor leite cru de ovelha da raça autóctone Bordaleira da Serra da Estrela e/ou Churra Mondegueira, flor de cardo e sal, misturados com mestria e arte pelas mãos da queijeira, segundo processos ancestrais sabiamente guardados e transmitidos de geração em geração.
O queijo é apenas o mote para vir a Celorico Beira. Agora todos terão razões de sobra para não perder esta oportunidade: um programa diversificado com o cantor Toy como cabeça de cartaz, muita música popular, folclore, revista à portuguesa, muita animação, artesanato, gastronomia, e exposição de cães Serra da Estrela, etc… O certame encerra no domingo com chave de ouro: o programa “Somos Portugal” da TVI, será emitido em direto da Capital do Queijo Serra da Estrela para o país e o mundo, o que dará grande visibilidade ao evento e constituirá uma janela de oportunidades para a projeção do município, da riqueza do seu património arquitetónico, da sua gastronomia e das suas potencialidades.

Prémios do passatempo “Os Sonhos de Natal vivem no Comércio Local” sorteados no Cantar das Janeiras em Gouveia

Os prémios da campanha de incentivo às compras no comércio local do concelho de Gouveia foram sorteados na tarde do dia 06 de janeiro, no âmbito do Cantar das Janeiras que decorreu no Teatro Cine de Gouveia.

O primeiro prémio, constituído por uma viagem para duas pessoas aos Açores, foi atribuído ao cupão nr. º 00793 identificado por João Fernando Pereira Amor de Ribamondego, o segundo prémio, constituído por um fim de semana no Gerês para duas pessoas, foi atribuído ao nr. º 08568 identificado por Paula Cristina Daniel Abrantes Diogo das Aldeias e o terceiro prémio, um jantar no restaurante “O Albertino” para duas pessoas, foi atribuído ao nr. º 00445 correspondente a Maria Antónia Lemos Almeida de Gouveia.

Este passatempo decorreu de 08 de dezembro a 03 de janeiro e visou promover as compras no comércio local durante a época natalícia, através da entrega de um cupão/voucher de participação nos estabelecimentos aderentes, após os clientes realizarem compras de valor igual ou superior a 20 euros, até ao montante máximo de 100 euros. O cupão devidamente preenchido teve de ser posteriormente depositado numa das tômbolas disponíveis.

A campanha de incentivo às compras no comércio local foi promovida pelo Município de Gouveia em parceria com a ADN (Agência de Desenvolvimento e Negócios de Gouveia), tendo sido distribuídos mais de 13.000 vouchers, numa ação que se insere nas iniciativas de valorização de estímulo ao comércio local.

Outra iniciativa promovida pelo Município de Gouveia, a ADNGouveia e a AESE (Associação Empresarial da Serra da Estrela) foi a “Bota de Natal”. Uma bota ornamentada por cada comerciante que embelezou as lojas do comércio local. Considerada pelo júri ( Luís Seabra – Presidente da AESE ; Paulo Pina – Presidente da Associação de Freguesias de Seia São Romão e Lapa; Ricardo Mota Veiga – Empresa de Publicidade Formatos, Seia; Ricardo Alvo – Vereador da Câmara Municipal de Seia) a mais criativa e original, a bota vencedora do primeiro prémio, um fim de semana no Gerês para duas pessoas, foi a do “Espaço Ponto Cruz “, sito na Rua Miguel Torga – Centro Comercial do Outeiro, em Gouveia.

A Câmara Municipal de Gouveia congratula os premiados e agradece a todas as lojas aderentes pelo seu empenho e colaboração no sucesso desta campanha, que contou com grande adesão por parte da população.

Em resumo:
1º Prémio – Viagem aos Açores para duas pessoas
João Fernando Pereira Amor – Ribamondego – Gouveia

2º Prémio – Fim de semana no Gerês para duas pessoas
Paula Cristina Daniel Abrantes Diogo – Aldeias – Gouveia

3º Prémio – Jantar no Restaurante “O Albertino” para duas pessoas
Maria Antónia Lemos Almeida – Gouveia

Por:MG

Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com

Ao continuar a utilizar o site, você concorda com a utilização de cookies. Mais Informação

As definições de cookies neste site são definidas como "permitir cookies" para lhe dar a melhor experiência de navegação possível. Se você continuar a usar este site sem alterar suas configurações de cookies ou clicar em "Aceitar" abaixo, em seguida, você concorda com isso.

Fechar