Templates by BIGtheme NET
Home » Imagens

Imagens

Seminário “Diferentes na vida, iguais no desporto”

Decorreu no auditório da Biblioteca Municipal Dr. Alexandre Alves,no passado, dia 7, o Seminário ‘Diferentes na vida, iguais no desporto’. A iniciativa, organizada pela Câmara Municipal de Mangualde, reuniu atletas, associações e especialistas na área do Desporto, inserindo-se no Dia Internacional das Pessoas com Deficiência.

Consciente dos benefícios da prática desportiva ao nível da condição física, reforço da confiança e autoestima, aumentando a qualidade de vida e independência das crianças e jovens portadores de deficiência, o Seminário iniciou-se com a assinatura de um protocolo tripartido entre a Câmara Municipal de Mangualde (na pessoa de João Azevedo, Presidente do Município), a Casa do Povo de Mangualde (pelo presidente Paulo Figueiredo) e o Agrupamento de Escolas de Mangualde (presidente Agnelo Figueiredo) sobre o desporto adaptado nas Escolas de Mangualde. A sessão de abertura contou com ainda com a presença de José Lourenço, Presidente do Comité Paralímpico.

O Seminário dividiu-se em dois painéis. O I Painel, moderado por João Amaral, Treinador da Casa do Povo de Mangualde, foi dedicado aos Testemunhos dos jovens atletas internacionais e nacionais Miguel Monteiro, Cristiano Pereira, João Azevedo, Márcia Araújo e Sara Araújo.

O II Painel, moderado por Maria José Coelho, Vereadora da Câmara Municipal de Mangualde e Presidente da Rede Social de Mangualde, trouxe a debate a “Integração do Desporto Adaptado na Federação Portuguesa de Atletismo”. Nesse painel, intervieram Jorge Vieira, Presidente da Federação Portuguesa de Atletismo, puviram-se os testemunhos da treinadora de Ginástica Artística Paula Oliveira e dos atletas Ana Rafael, Fátima Moreira e Artur Silva, e, por fim, abordou-se “A Visão dos Pais” por Cristina Azevedo, do Núcleo Pais em Rede de Mangualde.

Esta iniciativa procurou demonstrar que a deficiência não pode ser vista como uma barreira social e que é necessário eliminar a desigualdade e promover a inclusão social e profissional das pessoas com deficiência. Pretendeu, igualmente, sensibilizar a população para a situação das pessoas com deficiência e promover a sua inclusão na sociedade.

O Desporto Adaptado foi idealizado e concebido com o objetivo de implementar modalidades desportivas para pessoas com e sem deficiência, permitindo a igualdade de oportunidades no que diz respeito ao livre acesso ao desporto e, de igual modo, promover a interação e integração de pessoas com deficiência na comunidade. Esta valência consiste na intervenção especializada em pessoas com e sem deficiência, com vista à reabilitação, treino de capacidades, desenvolvimento de hábitos de vida saudáveis e integração social.

Por:MM

 

Férias Desportivas em Pinhel

Nesta época natalícia o Município de Pinhel organiza mais umas Férias Desportivas repletas de modalidades divertidas para todas as crianças e adolescentes.

As Férias Desportivas de Natal decorrem de 18 a 29 de dezembro com a finalidade de proporcionar a prática de várias disciplinas desportivas num ambiente diferente.

Reservadas a crianças e adolescentes, dos 6 aos 14 anos, as Férias Desportivas pretendem preencher os tempos livres dos munícipes mais jovens, proporcionando-lhes novas experiências, incutindo hábitos de vida saudáveis e enriquecendo a sua educação desportiva. Ao mesmo tempo, a iniciativa estimula a organização diversificada de atividades educativas e culturais, impulsiona a sociabilização de crianças e jovens, fomenta a evolução intelectual, emocional e social dos participantes e uma formação dirigida para uma nova cidadania.

Por:MP

Proposta de Orçamento Municipal para 2018 aprovada em Mangualde

A Câmara Municipal de Mangualde aprovou proposta de Orçamento Municipal para 2018 no valor de 22.242.160 euros. Para o Presidente da Câmara Municipal de Mangualde, João Azevedo, “o orçamento de 2018 é um orçamento vocacionado para o investimento público em eixos estruturantes para o desenvolvimento do concelho”. João Azevedo afirma ainda que “mais de metade do orçamento (53%) será direcionado para investimento em grandes obras estruturais financiadas pelos fundos comunitários, nomeadamente na área do ambiente, rede viária, regeneração urbana e zonas industriais”. Estes investimentos para o próximo ano “são fruto de um grande trabalho dos serviços técnicos da autarquia no planeamento estratégico e de enfoque no atual quadro comunitário”, acrescenta.

Este orçamento foi aprovado pelos Vereadores do Partido Socialista, com voto contra do Vereador do Partido Social Democrata.

ORÇAMENTO MUNICIPAL CONTEMPLA REDUÇÃO DO IMI EM 0,025%

O Orçamento Municipal para 2018 prevê uma redução do Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI), redução essa que foi proposta pelo executivo para apreciação na Câmara e que constitui o primeiro passo para diminuir os impostos pagos anualmente pelos mangualdenses.

João Azevedo afirma que “hoje, a autarquia tem uma situação financeira que possibilita uma redução dos impostos sem colocar em causa a sustentabilidade das suas finanças. Este é um sinal muito claro de mudança de paradigma na situação financeira do concelho. Podemos, agora, reduzir o IMI com a certeza de que manteremos o investimento e a redução da dívida da autarquia. Foi um trabalho que, ao longo dos últimos anos, acarretou muitos sacrifícios, mas que finalmente começa a dar os seus frutos e os mangualdenses sentirão, já em 2018, um alívio dos impostos nas suas despesas anuais.”

 

O IMI passa para 0,375% em 2018 e os restantes impostos municipais mantêm os valores de 2017.

 

A proposta de orçamento e impostos municipais será alvo de deliberação para aprovação pela Assembleia Municipal na sua reunião ordinária de 20 de dezembro.

 

“Música Maestro” reforça ensino da música junto aos alunos dos Jardins de Infância dos Agrupamentos de Escolas do Concelho de Nelas

O Programa “Música Maestro” voltou aos Jardins de Infância do Concelho e reforça pelo terceiro ano consecutivo a aposta do Município de Nelas na implementação do ensino da música nas escolas, a começar pelos mais pequeninos, ferramenta pedagógica que tem contribuído no processo de ensino/aprendizagem e crescimento emocional dos alunos, estimulando-os ao uso dos sentidos, para que sintam, entendam e lidem melhor com as suas emoções, desenvolvendo gostos e preferências pessoais em relação à diversidade musical.

Uma vez por semana, durante 45 minutos, os cerca de 140 alunos do Pré-escolar do Concelho, são brindados com uma aula diferente, onde o som se assume como tónica principal para alunos e educadoras. Histórias com música e música teatral são duas das formas utilizadas pelos três professores de Expressão Musical do Município para aguçar a sensibilidade, instigar a criatividade, despertar a atenção dos alunos e aumentar a sua concentração.

Do Programa tem resultado um contacto muito próximo dos alunos com a música, instrumentos, sonoridades, movimento e dramatização, bem como o consequente desenvolvimento das práticas vocal e instrumental, fomentando a interação e a cooperação, e o desenvolvimento integral da criança nas suas dimensões afetiva, cognitiva, motora e social, que provoca sentimentos de bem-estar.

A formação Musical continua assim a merecer especial atenção e forte investimento por parte do Município de Nelas, reflexo da prioridade e da importância que a Autarquia confere a esta área, no desenvolvimento de competências artísticas para um crescimento mais completo, que se procura intensificar desde o pré-escolar ate à idade adulta, e que é traduzida no apoio direto a projetos que vão desde a Iniciação Musical no Pré-Escolar, ao Ensino Articulado da Música nas Atividades de Enriquecimento Curricular (AEC´S) no 1º CEB, Escola Municipal de Música, Bandas Filarmónicas do Concelho, Associações culturais e Universidade Sénior, cujo brilhante resultado é habitualmente comprovado nas diversas atuações em que participam, em articulação permanente com o papel central da FLL no apoio direto à formação.

Por:MN

 

Reflorestar a freguesia de Espinho

O Município de Mangualde e a Junta de Freguesia de Espinho, conjuntamente com várias entidades do concelho, uniram esforços no sentido de reflorestar a freguesia de Espinho, tão fustigada pelos incêndios deste ano. “Espinho a renascer das cinzas” é o mote de uma iniciativa que tem início no próximo dia 18 de dezembro.

A ação arranca às 14h30 com a sessão solene de apadrinhamento da iniciativa, contando com a presença das entidades envolvidas. Segue-se a reflorestação dos espaços públicos da freguesia com ponto de encontro às 15h00, na Abadia de Espinho.

No dia seguinte, 19 de dezembro, os participantes voltam a reflorestar os espaços públicos da freguesia com partida da Abadia de Espinho, às 9h00. O encontro volta a dar-se no mesmo local, às 14h00.

 

Entidades envolvidas:

  • Fundação Maria Beatriz Lopes da Cunha
  • GIOPS – Grupo de Intervenção em Operações de Proteção e Socorro
  • Motoclube de Mangualde
  • Água Levada, Associação Cultural e Recreativa
  • Associação Cultural e Recreativa de Espinho e Póvoa
  • Quinta dos Carvalhais
  • O Cantinho da Janeira
  • Snack-Bar Os Pintos Felizes
  • Teacher’s Help
  • Sonae Arauco
  • Colina
  • Refloresta – Cooperativa Agro-Silvícola de Mangualde
  • Ricardo Ângelo – Oral Health
  • Ourivesaria Sonho D’Ouro
  • COAPE – Cooperativa Agro-Pecuária dos Agricultores de Mangualde
  • EDM – Empresa de Desenvolvimento Mineiro

AFG- Convocatória para Taça das Regiões

Foram já divulgados os convocados para integrar a Seleção da AFGuarda para disputar este fim de semana , a fase zonal da Taça das Regiões.

Estão presentes :Associação de Futebol da Guarda, AF Leiria, AF Castelo Branco e AF Santarém.

“Autarquia Familiarmente Responsável” atribuído a Gouveia

GOUVEIA É UMA AUTARQUIA FAMILIARMENTE RESPONSÁVEL PELO QUINTO ANO CONSECUTIVO
O Município de Gouveia é pelo quinto ano consecutivo uma “Autarquia Familiarmente Responsável. O programa de apoio social foi novamente reconhecido pelo Observatório das Autarquias Familiarmente Responsáveis que identificou os 61 municípios com as melhores práticas sociais durante 2017.
A autarquia de Gouveia recebeu a bandeira verde de «Autarquia + Familiarmente Responsável 2017», numa cerimónia que decorreu em Coimbra, no passado dia 29 de Novembro, pelas 17h00, no Auditório Fundação para os Estudos e Formação Autárquica, que contou com a presença do senhor Secretário de Estado das Autarquias Locais, Dr. Carlos Miguel.
Para o Município de Gouveia este galardão continua a ser um reconhecimento pelo serviço que tem sido efetuado em prol dos agregados mais desfavorecidos e um sinal de incentivo e de valorização de uma entidade externa o que enriquece ainda mais o trabalho efetuado e os serviços da autarquia.
Os dados recolhidos através dos inquéritos encontram-se disponíveis no site do Observatório, em www.observatorioafr.org, permitindo a todos os interessados conhecer o trabalho desenvolvido pelos municípios.

Por:JF

Misericórdia de Mangualde celebrou o Dia Internacional do Voluntariado

O Dia Internacional do Voluntariado foi celebrado da melhor maneira, neste dia, na Santa Casa da Misericórdia de Mangualde, com um almoço convívio que reuniu voluntários, diretoras e membros da Mesa Administrativa.
Os voluntários são parte indissociável da história e da obra da Misericórdia de Mangualde.

Esta forma de comemorar o Dia Internacional do Voluntariado é, assim, para a Misericórdia de Mangualde, um gesto de reconhecimento e gratidão a todos os que dedicam o seu tempo, empenho e afeto junto de quem mais precisa.

Por:Misericórdia de Mangualde

AF Viseu- Divisão de Honra-11ªjornada

Penalva do Castelo venceu fora de portas na Sampedrense, por uma bola  a zero e sobe à liderança

A.F. VISEU–DIVISÃO HONRA
11ª Jornada

Sampedrense – Penalva Castelo 0-1
Sátão – Moimenta Beira 1-1
Castro Daire – Resende 2-2

Molelos – Lamelas -3-1
Vouzelenses – Sp. Lamego -0-3
Mangualde- Paivense 0-0

Roriz – Carregal Sal 0-0

Silgueiros – Nespereira 0-0

Classificação- por:zero zero
P J V E D GM GS DG
1 7 Penalva Castelo 24 11 7 3 1 21 12 +9 a
2 8 Sampedrense 23 11 7 2 2 18 10 +8 a
3 Castro Daire 21 11 6 3 2 21 12 +9 a
4 7 Sátão 19 11 5 4 2 17 10 +7 a
5 8 SC Lamego 19 10 5 4 1 21 16 +5 a
6 8 Paivense (V.N. de Paiva) 17 11 5 2 4 14 13 +1 a
7 Moimenta da Beira 17 11 5 2 4 16 14 +2 a
8 Carregal do Sal 14 11 3 5 3 12 9 +3 a
9 7 Molelos 13 11 4 1 6 16 19 -3 a
10 GD Resende 13 11 3 4 4 12 13 -1 a
11 Nespereira FC 13 11 4 1 6 18 20 -2 a
12 8 ACDR Lamelas 13 11 3 4 4 16 18 -2 a
13 Silgueiros 11 11 2 5 4 11 15 -4 a
14 7 GDC Roriz 9 10 2 3 5 10 16 -6 a
15 8 Vouzelenses 8 11 2 2 7 8 21 -13 a
16 Mangualde 4 11 1 1 9 5 18 -13 a
Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com

Ao continuar a utilizar o site, você concorda com a utilização de cookies. Mais Informação

As definições de cookies neste site são definidas como "permitir cookies" para lhe dar a melhor experiência de navegação possível. Se você continuar a usar este site sem alterar suas configurações de cookies ou clicar em "Aceitar" abaixo, em seguida, você concorda com isso.

Fechar