Templates by BIGtheme NET
Home » Região

Região

Portagens na A25 e A23 vão ter descontos

A Entidade Regional de Turismo do Centro de Portugal (TCP) recebeu com agrado as propostas anunciadas recentemente pela Ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, na Comissão de Orçamento e Finanças da Assembleia da República, que têm como objetivo atrair pessoas e empresas para o Interior do país.

Em particular, a TCP elogia a proposta que prevê descontos nas portagens para quem visitar o Interior aos fins de semana. Recorde-se que a Ministra Ana Abrunhosa anunciou no dia 24 de janeiro que o seu gabinete está a trabalhar num “modelo de desconto de portagens para o Interior baseado em desconto de quantidades e descontos no fim de semana, que beneficie os utilizadores frequentes e aqueles que desejem visitar o Interior”.

“Saúdo esta iniciativa do Governo, e da Ministra Ana Abrunhosa em particular, que demonstra ser uma profunda conhecedora dos territórios do Interior e dos problemas específicos com que se deparam estas populações”, sublinha Pedro Machado, presidente do Turismo Centro de Portugal.

“Não se conhecendo ainda o valor dos descontos, obviamente que esperamos que possam ser decisivos para aumentar a competitividade e a atratividade do território. É um estímulo que poderá ser muito positivo. Há muito que defendemos que o valor elevado das portagens é um elemento dissuasor, que afasta os turistas interessados em descobrir o Interior do país e que veio agravar os problemas dos territórios de baixa densidade, constituindo um obstáculo ao desenvolvimento. Medidas como esta são fundamentais para atrair pessoas a regiões que enfrentam situações de despovoamento e desertificação”, acrescenta.

“Deixo também um desafio à senhora Ministra para que nos ajude noutras questões rodoviárias que estão por cumprir e que são vitais para a mobilidade nos territórios do Interior. Refiro-me ao IC6, por exemplo, que tarda em ter a sua resolução, ou à modernização da linha da Beira Alta. A senhora Ministra tem uma posição privilegiada dentro do Governo para que se tornem realidade”, destaca ainda Pedro Machado.

No dia 24 de janeiro, a Ministra Ana Abrunhosa deu ainda a conhecer apoios financeiros para quem trabalha no Interior, através de redes de apoio locais e regionais e da divulgação de incentivos dos municípios às empresas e às famílias que se queiram fixar nestes territórios. Uma taxa especial de IRC para as pequenas e médias empresas do Interior é outra das medidas propostas.

CPT 4×4 2020 apresentado em Mangualde

Decorre no próximo  dia  1 de fevereiro (sábado) em Mangualde a apresentação do  Campeonato de Portugal de Trial 4×4 a partir das 17H no Auditório da Câmara Municipal de Mangualde. (Largo Drº. Couto, 102 – 3530.134 Mangualde) e é aberto ao público em geral. 2020 será o terceiro ano do Campeonato de Portugal de Trial 4×4 (CPT4x4) sob a alçada da FPAK – Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting.

O evento contará com a presença da comissão organizadora, mais uma vez a cargo do Clube Trilhos do Norte, Clubes, pilotos, navegadores, comissários, mecânicos, amigos, aficionados e comunicação social.

Na ocasião serão reportadas as alterações e mais recentes novidades para a presente temporada do CPT4x4 2020 na promoção da modalidade.

Programa:

17H00 – Receção aos convidados
17H30 – Início apresentação CPT4x4 – 2020
18H30 – Encerramento

AF Guarda – Quartos de Final jogam-se a 23 de fevereiro

Decorreu na sede da Associação de Futebol da Guarda o sorteio dos quartos de final da Taça de Honra, onde estão 8 equipas em prova, sete da 1ªdivisão e uma da 2ªdivisão. Os jogos desta fase da Taça de Honra da AFG disputam-se a 23 de fevereiro, já a grande final a ser disputada a 16 de maio, no  Estádio Municipal da Guarda.

Deste modo nos quartos final defrontam-se :

Jogo 14: ACD Vila Franca das Naves X ADRC Aguiar Beira

Jogo 15: CD Gouveia X ACD Soito

Jogo 16: ARD Nespereira X CF Os Vilanovenses

Jogo 17: SC Mêda X SC Vilar Formoso

Jogos das Meias Finais:

Vencedor  jogo 14 x Vencedor jogo 15

Vencedor  jogo 16 x Vencedor jogo 17

Sarau de Finalistas em Fornos de Algodres

A comissão de finalistas do Agrupamento de Escolas de Fornos de Algodres, vai levar a efeito no próximo dia 7 de fevereiro, sexta -feira, no auditório da APSCDFA, pelas, 21h30, nesta localidade serrana, um sarau cultural com o intuito de angariar fundos para a organização do Grande Baile .
Irá ser uma noite muito importante para todos estes jovens e também uma noite cheia de grande animação e com muitas surpresas. Vai ter a participação especial do Grupo The Heels.

Atividade operacional semanal da GNR Guarda

O Comando Territorial da Guarda para além da sua atividade operacional diária, levou a efeito um conjunto de operações, no distrito da Guarda, na semana de 20 a 26 de janeiro, que visaram a prevenção e o combate à criminalidade violenta, fiscalização rodoviária, entre outras, registando-se os seguintes dados operacionais:

1.    Detenções: 16 detidos em flagrante delito, destacando-se:

·         Cinco por condução sob efeito do álcool;

·         Três por condução sem habilitação legal;

·         Dois por crime de caça.

 

2.    Apreensões:

·         Duas armas de caça;

·         200 munições;

·         Dois cadeados de gatilho;

·         Dois livretes de manifesto de armas;

·         Duas cartas de caçador.

 

3.    Trânsito

Fiscalização: 215 infrações detetadas, destacando-se:

·         153 por excesso de velocidade;

·         18 por condução com taxa de álcool no sangue superior ao permitido por lei;

·         15 relacionadas com anomalias nos sistemas de iluminação e sinalização;

·         11 relacionados com excesso ou mau acondicionamento da carga;

·         Oito por falta de inspeção periódica obrigatória;

·         Sete por falta ou incorreta utilização do cinto de segurança e/ou sistema de retenção para crianças;

·         Cinco relacionados anomalias nos pneus;

·         Dois por uso do telemóvel durante a condução.

Sinistralidade: 23 acidentes registados, resultando:

·         Um ferido grave

·         Dois feridos Ligeiros

 Fiscalização Geral: 26 autos de contraordenação:

·         22 no âmbito da legislação da proteção da natureza e do ambiente;

·         Quatro no âmbito da legislação policial.

ABC de Nelas- Resultados do fim de semana 25 e 26 de janeiro

sábado, 25 de janeiro

 

ANDEBOL INFANTIS FEMININOS

Campeonato Nacional (5ª jornada)

Académico Viseu FC 20 – 05 ABC de Nelas

 

FUTSAL BENJAMINS

Campeonato Distrital (10ª jornada)

ASSCR Gumirães 02 – 03 ABC de Nelas

 

FUTSAL SENIORES

Campeonato Nacional 2ª divisão (14ª jornada)

ABC de Nelas 05 – 01 GCR Ossela

 

ANDEBOL SENIORES

Campeonato Nacional 3ª Div. (10ª jornada)

AA Universidade da Beira Alta 34 – 25 ABC de Nelas

 

 domingo, 26 de janeiro

 

FUTSAL JUVENIS

Campeonato Distrital (6ª jornada)

ABC de Nelas 06 – 00 Pedreles BDC

 

ANDEBOL BAMBIS

Campeonato Distrital (3ª jornada)

ABC de Nelas – várias equipas

 

FUTSAL INICIADOS

Campeonato Nacional – 2ª fase (1ª jornada)

PARC – Pindelo ARC 02 – 05 ABC de Nelas

 

João Azevedo homenageado em Mangualde

Foi um mega jantar que aconteceu em Mangualde, foi uma grande homenagem ao ex autarca e atual deputado da AR, João Azevedo que viu retratado nesta noite a grande estima e carinho de todos quantos se deslocaram para esta festa, para agradecer o trabalho feito no concelho mangualdense.

João Azevedo deu vida a Mangualde, que hoje é um concelho desenvolvido a nível económico e social. Uma noite com gente de todas as secções a nível nacional e local.

João Azevedo agradeceu profundamente a todos quantos vieram naquela noite maravilhosa.

foto:DR

XVII Congresso da Anafre foi em Portimão

Teve lugar durante dois dias em Portimão mais um Congresso da Anafre, é nada mais nada menos que a 27ªedição da reunião de todas as Freguesias do País.

Assim como pontos fortes deste congresso foi o debate sobre descentralização, novas competências, Estatuto do Eleito Local e Paridade. aconteceu a sucessão de novo presidente assim saiu o Presidente Pedro Cegonho,e passa agora a exercer funções o novo Presidente Jorge Veloso.

Em suma , um congresso sempre muito produtivo, com as freguesias a apresentar as suas ideias para um Portugal melhor.

Luís Soares – candidato à liderança da JSD Distrital da Guarda

No passado dia 22 de dezembro, no VII Conselho Distrital da JSD da Guarda, que decorreu em Celorico da Beira, Luís Soares, atual Presidente da JSD de Manteigas e atual Secretário-Geral da JSD Distrital da Guarda, apresentou a sua candidatura à Presidência da Comissão Política Distrital da Juventude Social Democrata da Guarda.
Fê-lo tendo como princípios basilares a ótica de serviço, a meritocracia, a humildade, o respeito pela opinião e a independência face a qualquer influência interna e externa.
Esta candidatura surge da necessidade de dar continuidade a um trabalho eficaz e coeso enquanto Secretário Geral da atual Comissão Política Distrital da JSD. Defendendo a necessidade de criação de oportunidades para todos, esta candidatura continua a ser assertiva naquilo que é a necessidade de que estas oportunidades se afirmem e consolidem no distrito da Guarda.
Os bastiões desta candidatura continuam a ser os que mais preocupam os jovens do distrito – o emprego e a necessidade de atrair ofertas de emprego qualificado; a mobilidade e necessidade de soluções urgentes; o ensino superior e a cultura.
A necessidade de continuar a trabalhar com todas as concelhias, nunca descuidando as preocupações que são transversais a todos neste distrito é, cada vez mais, uma alavanca para esta candidatura.
Finalmente, esta candidatura tem como objetivo desenvolver esforços no sentido de apresentar propostas estruturantes para as próximas eleições autárquicas, desenvolvendo projetos que possam ser aplicados nos futuros mandatos autárquicos. Aliada a esse objetivo encontra-se a preparação dos elementos da JSD, através da implementação de uma agenda formativa inovadora, a fim de que estes elementos sejam eleitos por todo o distrito e desempenhem funções autárquicas de qualidade.

Avisos e Liturgia do Domingo III do Tempo Comum – ano A

 

 

  a)Hoje, começa a narração do ministério de Jesus na Galileia. Depois do Baptismo de Jesus, que celebrámos há duas semanas e que recordámos na semana passada, o evangelho deste domingo narra-nos o início da pregação de Jesus. Esta narração mostra-nos já os elementos básicos e programáticos da missão de Jesus: “Desde então, Jesus começou a pregar: ‘Arrependei-vos, porque está próximo o reino dos Céus”. Este é o núcleo de toda a pregação: é necessária a conversão, mudar de vida, mudar os critérios e mudar o coração para “adaptá-los” aos planos de Deus. Viver assim é viver o Reino de Deus, experimentar que Deus reina na vida, no coração de cada pessoa. A seguir a esta frase que resume o início da pregação, o evangelista diz-nos o que Jesus fazia no início da sua vida pública e do seu ministério: “começou a percorrer toda a Galileia, ensinando nas sinagogas, proclamando o Evangelho do reino e curando todas as doenças e enfermidades entre o povo”. Jesus estava totalmente entregue à sua missão, anunciando a boa nova e ajudando as pessoas necessitadas. Teoria e prática, mensagem e acção. Para que a palavra seja credível, terá que ser acompanhada pelas obras. Assim fez Jesus e todos aqueles que O seguiram, sendo testemunhas autênticas da Sua boa nova.

b)     Primeira ideia deste domingo: A mensagem de Jesus é uma mensagem de alegria e de esperança da parte de Deus para todos os homens e mulheres: “o povo que vivia nas trevas viu uma grande luz”. São Mateus menciona o lugar onde Jesus inicia a sua pregação: “Cafarnaum, terra à beira-mar, no território de Zabulão e Neftali”. Para justificar o início do ministério de Jesus naquele local, cita o profeta Isaías que escutámos na primeira leitura: “Assim como no tempo passado foi humilhada a terra de Zabulão e de Neftali, também no futuro será coberto de glória o caminho do mar, o Além Jordão, a Galileia dos gentios”. Aparece já aqui a ideia que estará sempre presente na pregação de Jesus. A boa nova não é exclusiva de ninguém, mas é para todos: “o povo que andava nas trevas viu uma grande luz; para aqueles que habitavam nas sombras da morte uma luz se levantou”. Esta mensagem de salvação irradia para todos muita alegria: “Multiplicastes a sua alegria, aumentastes o seu contentamento. Rejubilam na vossa presença… como os que se alegram…como exultam… (1ª leitura). Este sentimento de alegria pela missão universal de Jesus já estava presente na celebração do Natal e da Epifania.

26-01-2020

c)       Segunda ideia deste domingo: ao iniciar a sua missão salvífica, Jesus chama alguns para seus colaboradores. Jesus precisava e precisa de pessoas que O ajudem na sua missão: “Vinde e segui-Me e farei de vós pescadores de homens; eles deixaram logo as redes e seguiram-n’O… deixando o barco e o pai, seguiram-n’O”. Todos somos chamados por Jesus a ser pescadores de homens, ou seja, a ajudar os outros a conhecer e a amar Deus e a subir para a barca de Jesus. Pescadores de homens: é uma expressão que manifesta um entusiasmo evangelizador e missionário que, na nossa sociedade tão secularizada, nenhum cristão pode descurar.

 

d)      Todos os dias precisamos de fazer um exame à nossa consciência sobre este ponto: estamos a responder ao chamamento de Jesus, estamos a ser fiéis à mensagem de Jesus, a nossa vida rege-se pela vontade de Jesus? Por isso neste domingo rezamos: “Senhor, dirigi a nossa vida segundo a vossa vontade” (Oração Colecta), “aceitai benignamente, Senhor, e santificai os nossos dons, a fim de que se tornem para nós fonte de salvação” (Oração Sobre as Oblatas). Para sermos colaboradores de Jesus, temos de pedir e promover a unidade entre todos os cristãos. A segunda leitura de S. Paulo aos Coríntios fala-nos do escândalo da divisão dos cristãos: “Rogo-vos, pelo nome de Nosso Senhor Jesus Cristo, que faleis todos a mesma linguagem e que não haja divisões entre vós, permanecendo bem unidos, no mesmo pensar e no mesmo agir… Estará Cristo dividido?”.

 

e)       A missão evangelizadora que Jesus concede aos seus discípulos (a nós) só será possível se houver unidade. Rezemos, pois, neste domingo, especialmente pela unidade entre os cristãos.

http://www.liturgia.diocesedeviseu.pt/

Ano A - Tempo Comum - 3º Domingo - Boletim Dominical II

 

Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com

Ao continuar a utilizar o site, você concorda com a utilização de cookies. Mais Informação

As definições de cookies neste site são definidas como "permitir cookies" para lhe dar a melhor experiência de navegação possível. Se você continuar a usar este site sem alterar suas configurações de cookies ou clicar em "Aceitar" abaixo, em seguida, você concorda com isso.

Fechar