Templates by BIGtheme NET
Home » Região

Região

Casa cheia na apresentação do Campeonato de Portugal de Trial 4×4

A expectativa era muita e o auditório da Câmara Municipal de Valongo encheu para a apresentação oficial do Campeonato de Portugal de Trial 4×4 (CPT4x4). Em 2018 a competição passa a estar sob a égide da Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting: “a FPAK existe para regular o desporto automóvel, esta modalidade não era tutelada pela FPAK e achamos que é bom para os concorrentes, é bom para os clubes e é bom para a modalidade no geral que esteja sob a égide da FPAK e estamos muito motivados para que se faça um bom CPT 4×4”, explicou Ni Amorim, presidente da FPAK, em declarações à margem da apresentação oficial da competição.

Antero Bessa, promotor do CPT4x4, também está confiante de que esta mudança trará um impacto e desenvolvimento muito positivo para o trial 4×4: “vai ser o início de um novo ciclo. Acho que vamos ser mais competitivos, vamos ter organizações muito mais fortes e vamos ser ajudados por esta Federação em termos de regulamentos e regras que é necessário que existam nas competições”.

Na apresentação oficial da época 2017, na Câmara Municipal de Valongo, foram lançadas algumas novidades da nova época e apresentado o calendário desportivo. Há 5 provas que transitam da época passada (Valongo, Mação, Ourém, Bragança e Paredes) e a estreia de uma localidade: Reguengos de Monsaraz. O Trial Voz Reguengos (TVR) junta-se assim a esta aventura: “estamos mobilizadíssimos para esta competição. Fomos convidados a estender o campeonato mais a sul, achámos a ideia engraçada e estamos preparados para o que der e vier”, explicou o presidente do TVR, António Medinas.

Como já vendo sendo a hábito, de há uns anos a esta parte, a apresentação oficial da competição foi feita no concelho de Valongo e a autarquia não podia estar mais satisfeita com o retorno desta aposta, como afirmava Paulo Ferreira, vereador do Desporto da CM de Valongo: “fazemos questão que a apresentação seja aqui porque para nós é muito importante receber esta prova, principalmente este ano que está sob o comando da FPAK e a prova vai subir de nível. Para nós é muito importante que seja a apresentação cá e que a primeira prova seja também aqui”. De facto é outra tradição que se mantém: o CPT 4×4 arranca a 25 de março, em Valongo, mas este ano numa organização do Clube Aventura do Minho (CAMI): “julgo que esta transição para o CPT4x4 é excecional, não só pela mediatização mas também pelo salto qualitativo que o campeonato vai dar em termos organizativos (…) todos estes pilotos vão ser verdadeiramente considerados pilotos e não de modalidades de segundas escolhas”, afirmou Nuno Loureiro, presidente do CAMI.

Estão assim lançados os dados para um grande campeonato em 2018. A arranque está agendado para 25 de março, no concelho de Valongo, sob os comandos da FPAK e do CAMI.

 

Calendário desportivo para 2018:

25 março: CPT 4×4 Valongo

15 abril: CNTrial 4×4 Reguengos de Monsaraz

3 junho: CNTrial 4×4 Mação

1 julho: CPT 4×4  Ourém

5 agosto: CPT4x4  Bragança

15 outubro: CPT 4×4

Município de Gouveia promove a ação de reflorestação

O Município de Gouveia promove a ação de reflorestação “Replantar Gouveia”, que vai decorrer no concelho de Gouveia, na Mata da Câmara, de 26 de fevereiro a 4 de março.

A ação “Replantar Gouveia” tem como objetivo repor a mancha verde que foi destruída nos incêndios de 15 e 16 de outubro e destina-se à plantação de diferentes espécies de árvores nomeadamente faias, carvalhos, castanheiro, bétulas, entre outras.

Esta ação de reflorestação, que contará com a colaboração de escolas, corporações de bombeiro, associações e com a população em geral, desenvolve-se em quatro fases:

De 26 de fevereiro a 2 de março, é dirigida à comunidade escolar do concelho de Gouveia, com o intuito de sensibilizar os mais novos para a importância da preservação da floresta;

No dia 2 de março, destina-se aos funcionários da Câmara Municipal de Gouveia;

O dia 3 de março é dirigido às corporações de bombeiros e associações do concelho de Gouveia;

Esta ação de reflorestação “Replantar Gouveia”, termina no dia 4 de março com a participação da população em geral que pretenda aderir a esta causa que é “Replantar Gouveia”.

O concelho de Gouveia foi um dos concelhos do país que foi gravemente afetado pelos incêndios florestais no dia 15 de outubro de 2017, destruindo cerca de 80% da sua área florestal. Neste sentido, torna-se necessário e urgente a promoção de iniciativas que proporcionem a recuperação da Nossa Floresta.

O Município de Gouveia convida todos a abraçarem esta causa e a participar na ação “Replantar Gouveia”.

Junta de Freguesia da Matança vai limpando os seus terrenos

As limpezas das florestas são muito necessárias e face a isso, muito se tem alertado para que os proprietários limpem os seus terrenos, sobretudo os que circundam as habitações.

Para dar um exemplo positivo, a Junta de Freguesia vai limpando todos os seus terrenos que lhes são pertença, conhecidos como “Baldios”,deixando um bom exemplo para que todos os moradores também o façam.

Para que não aconteça algo idêntico a 2017, todos devem procurar limpar o mais possível para que em caso de incêndio seja mais fácil a sua extinção.

Foto:JFM

Carlos Sacadura saiu do CD Gouveia

Carlos Sacadura e seu adjunto Francisco Barros estão de saída do  Clube Desportivo de Gouveia, após o empate frente aos Vilanovenses.
Após o terminus da partida, a dupla técnica apresentou a demissão, face a isso, a direção gouveense tem agora a missão de encontrar um novo técnico para dirigir os destinos do clube até ao final da temporada.

Alguns nomes já foram apontados, mas a qualquer momento pode sair o nome do novo treinador.

Turismo Centro de Portugal vai estar na BTL 18

O Turismo Centro de Portugal vai ter o seu stand do Turismo Centro Portugal – Destino Convidado BTL 2018, na FIL, em Lisboa, de 28 fevereiro a 4 de março.
Durante os cinco dias em que dura a mais importante feira de turismo do país, o Turismo do Centro será protagonista de várias iniciativas, que decorrerão no seu stand. Além dos momentos de animação e de divulgação, a cargo das comunidades intermunicipais, empresas e instituições da região, permitimo-nos destacar as apresentações de projetos estruturantes, como são o “Portugal Outdoor Alliance” (dia 28/02); a estratégia de promoção da Região de Turismo EUROACE (dia 1/03); o Festival Internacional de Filmes ART&TUR 2018 (dia 1/03); o projeto Lugares Património Mundial (dia 2/03); ou o projeto CREATOUR (dia 2/03), entre outros. Destacamos também a assinatura do protocolo de colaboração entre o Instituto do Emprego e Formação Profissional e o Turismo Centro de Portugal, no dia 1/03.

Assumirão igualmente grande importância, noutros espaços, a assinatura do protocolo TCP/APAVT “Turismo Centro de Portugal – Destino convidado APAVT 2018”, no stand da APAVT (dia 28/02); uma receção a hosted buyers, no BTL Village (dia 28/02); a apresentação da edição da revista “Up”, da TAP, de homenagem a Aveiro, no stand da TAP (dia 1/03); ou a iniciativa Meet Up Coimbra, no BTL Village (dia 1/03).

Pode descarregar a programação final e completa do stand do Turismo do Centro, que ocupa uma área nobre da Bolsa de Turismo de Lisboa, neste link:

Programação (em formato pdf)

Por:TC

4ºAlcafache Bike Day com mais de três centenas de participantes

Decorreu neste domingo ( 18 de fevereiro), a quarta edição do Alcafache Bike Day, que contou com a participação de três centenas de pessoas. Esta edição dividiu-se em 3 atividades: BTT – 25Km e 40Km; Trail – 15Km e 25Km; e zumba e caminhada.

Este evento, organizado pela Casa do Povo de Alcafache com o apoio, entre outras entidades, da Câmara Municipal de Mangualde, contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Mangualde, João Azevedo.

Por:Mun.Mangualde

Carlos Felipe Camelo novo Presidente da CIM Beiras e Serra da Estrela

Manuel Fonseca e Rui Ventura Vice-Presidentes

Após  a reunião da Comunidade Intermunicipal das Beiras e Serra da Estrela, foi eleito novo elenco que vai presidir nos próximos dois anos a esta Comunidade.

Assim, Carlos Felipe Camelo, autarca de Seia , é o novo Presidente  deste organismo, terá como vice-presidentes, Manuel Fonseca, autarca de Fornos de Algodres e Rui Ventura, autarca de Pinhel.

Assim fazem parte desta comunidade 15 municípios desta região.

Liga NOS- Tondela-Sporting-1-2

Leões marcam na compensação com relógio de  Capela

Uma casa muito bem composta no Estádio João Cardoso, com duas equipas a apresentar -se na máxima força.

A turma do Tondela a entrar muito pressionante, com as linhas muito altas a permitir cautelas ao setor defensivo do Sporting.

Por sua vez a turma leonina, aproveita a velocidade para tentar surpreender a turma de Pepa, com Bruno Fernandes a revelar-se o grande obreiro da manobra atacante.

Jogada rápida do Tondela, com Miguel Cardoso a conseguir surgir entre o eixo defensivo leonino após combinação e assim o dianteiro a marcar, aos ´12´colocando os donos da casa em vantagem.

A turma leonina reagiu de pronto, com a velocidade das alas e Gelson a obrigar o keeper Cláudio Ramos a defesa apertada.

Notória alguma ascensão leonina a partir dos 16´, fruto da reação ao golo sofrido, face a isso, num ataque aos 26´, Acuña a cruzar da esquerda para a área e Dost a cabecear de forma perfeita para o fundo das redes, igualando a partida.

Por sua vez, o Tondela reage ao minuto 31´,com Tomané a obrigar Rui Patrício a defesa apertada, após excelente descida pela ala.

Por volta dos 37´, de livre a turma leonina a procurar o remate mas a sair a rasar, primeiro de William e depois de Mathieu.

Com o intervalo na mira, Bruno Fernandes a rematar forte e Cláudio Ramos a negar o golo com grande defesa.

Uma boa réplica do Tondela em toda primeira parte, obrigando o Sporting a ter de colocar em campo uma postura mais forte.

Grande exibição dos beirões

Na fase inicial da segunda parte, o Tondela de Pepa a entrar em pressão alta, acabando por segurar bem o Sporting e não permitir grandes veleidades.

Sporting a reagir com Dost a obrigar Cláudio Ramos a defesa apertada, mas apartir daqui o jogo a equilibrar mais, com o Tondela a mostrar qualidade, num desses lances o Sporting fica reduzido a 10, por duplo amarelo a Mathieu e obriga Jorge Jesus a estratégia diferente.

Tondela a integrar-se bem no ataque, a criar calafrios, mas a turma leonina procura aproveitar as bolas paradas mas a defensiva a mostrar valentia.

Sporting a procurar tomar conta do jogo, mas o Tondela a aguentar bem e além disso a responder bem no ataque, criando embaraços à defensiva leonina.

Cláudio Ramos a desviar por cima com uma palmada com o Sporting a tentar o último fôlego.

A compensação foi de quatro minutos, com ambas equipas a tentar o golo, eis que a poucos segundos dos 94´, surge uma falta sobre Bruno Monteiro, a que o trio de arbitragem nada assinalou e o jogador local foi assistido, depois disso, seguiram-se mais minutos de compensação e

Coates a conseguir a emenda e a fazer o golo do triunfo, quase aos 98´.

João Capela e seus pares a complicar tudo na compensação e a deixar uma imagem menos boa, dado que deveria ter adotado outro sistema para definir a compensação final.

Tondela não merecia sair derrotado pela forma brilhante como encarou a partida e lutou imenso, frente a um Sporting muito forte.

Aceitava-se a divisão de pontos, pois seria mais justa , face ao trabalho desenvolvido por ambas equipas.

 

Estádio João Cardoso, Tondela

Espetadores: 4885

Árbitro: João Capela

Ass: Ricardo Santos/Paulo Brás

4ºarbitro: Carlos Espadinha

Tondela: Cláudio Ramos, Helder Tavares, Tyler Boyd (Delgado, 72´), Pedro Nuno(Murillo, 61´), Miguel Cardoso(Joca, 61´), Tomané, Ricardo Costa, David Bruno, Joãozinho, Bruno Monteiro e Jorge Fernandes.

Treinador: Pepa

Sporting: Rui Patrício, Coates, B.Fernandes, Acuña, Bruno César (R.Ribeiro, 57´), William Carvalho, Mathieu, Dost, Montero (Doumbia, int.), Gelson Martins e Piccini.

Treinador: Jorge Jesus

Ação disciplinar: Amarelo: Ricardo Costa,28´, Miguel Cardoso36´, Bruno César, 38´, Mathieu,52´, 58´ ; Pedro Nuno, 58´, Bruno Monteiro, 63´; Murillo, 64´

Vermelho: Mathieu, 58´, Murillo (Final da partida)

Golos: 1-0 Miguel Cardoso, 12´; 1-1 Dost, 26´; Coates, 90+8

 

GNR / SEPNA em ação de sensibilização sobre a limpeza das florestas

Para tirar as dúvidas em relação à obrigatoriedade da limpeza de terrenos, vai decorrer uma ação de sensibilização , levada a efeito pela GNR / SEPNA, na próxima sexta-feira, dia 23 de fevereiro, pelas 19.00h, no Auditório da Câmara Municipal de Pinhel.

A iniciativa surge no âmbito da “Operação Floresta Protegida” e pretende ajudar a clarificar os proprietários de terrenos no que diz respeito à execução de faixas de gestão de combustível, assim como às medidas e ações estruturais e operacionais relativas à prevenção e proteção das florestas contra incêndios.

Por:MP

Serviços Públicos Essenciais debatidos em Mangualde

Decorreu recentemente, a sessão de informação sobre Serviços Públicos Essenciais, na vertente das comunicações eletrónicas. O momento decorreu no Auditório da Câmara Municipal de Mangualde, no seguimento do protocolo estabelecido entre a Associação Portuguesa de Direito do Consumo (APDC) e a Câmara Municipal de Mangualde. O Professor Mário Frota, Presidente da APDC, foi o orador nesta sessão de informação.

O protocolo estabelece como objetivo a cooperação na realização de um projeto aprovado e apoiado pelo Fundo para a Promoção dos Direitos dos Consumidores, no âmbito da informação, educação e apoio dos consumidores.

Por:M.M

 

Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com

Ao continuar a utilizar o site, você concorda com a utilização de cookies. Mais Informação

As definições de cookies neste site são definidas como "permitir cookies" para lhe dar a melhor experiência de navegação possível. Se você continuar a usar este site sem alterar suas configurações de cookies ou clicar em "Aceitar" abaixo, em seguida, você concorda com isso.

Fechar