Templates by BIGtheme NET
Home » Nelas

Nelas

Município de Nelas adquire 10 hectares para ampliar a Zona Industrial

 No âmbito da sua estratégia de desenvolvimento económico e criação de riqueza e emprego, a Câmara Municipal de Nelas adquiriu no passado dia 29 de março, por 110.000,00€, cerca de 10 hectares de terreno que se destinam à ampliação da Zona Industrial I de Nelas.

Por:Mun.Nelas

Turismo no Centro de Portugal cresceu acima da média nacional em fevereiro

A atividade turística no Centro de Portugal continua a crescer a bom ritmo, o que deixa antever mais um ano globalmente positivo para o setor nesta região. Dados preliminares revelados hoje pelo INE, relativos ao mês de fevereiro de 2018, confirmam a tendência de crescimento já expressa nos meses anteriores.

No total de hóspedes, o mês de fevereiro de 2018, em comparação com o de fevereiro de 2017, registou um aumento percentual de 7,53%: tinham sido 166.856 em fevereiro de 2017 e foram 179.414 no mesmo mês de 2018: mais 12.558 hóspedes.

Já no número de dormidas, o Centro de Portugal cresceu 8,54%, acima de uma média nacional de 6,19%. Em fevereiro de 2017 tinham sido 259.466 dormidas na região, em fevereiro de 2018 foram 281.613. Merece destaque o crescimento nas dormidas de turistas estrangeiros, que aumentaram 12,92%, de 82.298 em fevereiro de 2017 para 92.931 no mesmo mês de 2018. Sinal de que o Centro de Portugal continua a observar um aumento consolidado de procura por parte de visitantes de fora do país, numa tendência imparável que ganhou particular relevância no último ano. Já as dormidas dos turistas nacionais subiram 6,50% na comparação entre os dois meses, de 177.168 para 188.682.

É de realçar, ainda, dois dados particularmente relevantes. Por um lado, os proveitos da atividade hoteleira, que, entre os dois períodos em análise, dispararam de forma muito significativa, de 11,91 milhões de euros para 14,09 milhões (mais 18,31%). São mais dois milhões de euros que as unidades hoteleiras do Centro de Portugal ganharam no mês mais curto do ano. Por outro, o rendimento médio por quarto disponível registou também um assinalável crescimento, de 15,9 euros para 17,8 euros: mais 1,90 euros.

Por:TC

Alunos de Nelas foram a Lisboa

No âmbito do projeto “Velejar em Solidariedade”, promovido pelo Náutico Clube Boa Esperança em conjunto com o museu da Presidência da República, o Município de Nelas proporcionou aos 27 alunos inscritos, 1º CEB e 2º Ciclo dos Agrupamentos de Escolas do Concelho, um dia em Lisboa para uma jornada de atividades, que incluiu a visita ao Museu da Presidência e às instalações do Náutico Clube, onde as crianças puderam participar em interessantes experiências laboratoriais de ciências náuticas.

Outras atividades estavam agendadas, mas o tempo não ajudou, ficando para uma próxima data, o batismo de Kayak e o batismo de vela, no rio Tejo. O dia foi, no entanto, super agradável, enriquecedor e divertido para todos os participantes.

Um enorme agradecimento aos guias e monitores do Museu da Presidência e do Náutico Clube Boa Esperança, pelo convite e acolhimento das nossas crianças, bem como pelo cuidado de reagendar as atividades não realizadas, mas que prometem certamente muito desafio e animação.

Por:Mun.Nelas

Belmonte elege finalista ao Miss Portuguesa 2018

O Município de Belmonte será palco da final da Região da Beira Interior (Distritos de Castelo Branco, Guarda e Viseu para eleição da representante ao Miss Portuguesa 2018, no dia 12 de Maio, pelas 21h no Auditório da Santa Casa da Misericórdia de Belmonte, onde todas as jovens de nacionalidade portuguesa e com idades entre 17 e 25 anos poderão concorrer (www.missportuguesa.pt/inscricao).

O evento que é da responsabilidade Organização Miss Portuguesa e conta com o apoio do Município de Belmonte pretende realizar uma noite de glamour onde não só se analisará a beleza das candidatas, mas também se promoverá a tradição e a inovação da Região.

De realçar, que entre as muitas entidades envolvidas o concurso Miss Portuguesa Belmonte tem como um dos parceiros fundamentais o Instituto Politécnico da Guarda no âmbito da estratégia de ter candidatas não só com a beleza física, mas com preparação cultural e académica. Estão ainda identificadas outras áreas de cooperação no âmbito da “Beleza por uma causa” (sendo este lema uma marca registada), que coloca a beleza e o mediatismo do cargo ao serviço de causas nobres da sociedade, desde logo no local onde habitam ou estudam.

O Concurso Miss Portuguesa iniciou em 2011 e é o maior concurso de beleza português que veio dar seguimento ao antigo título Miss Portugal elegendo as representantes portuguesas aos principais certames de beleza mundiais.

É a Organização Miss Portuguesa que possui os direitos e elege as representantes de Portugal nos 5 concursos do Grand Slam (Miss Mundo, Miss Universo, Miss Internacional, Miss Supranacional e Miss Grande Internacional), entre outros concursos internacionais de prestígio.

A Final nacional da Miss Portuguesa, onde participará a Miss Portuguesa Belmonte e as representantes de outras Regiões do Continente, assim como da Região Autónoma da Madeira e Açores e das Comunidades Portuguesas da África do Sul, Canadá, França e Espanha, realizar-se-á a 28 de Julho em Gondomar.

ITM-Fornos de Algodres 31ºlugar, é o melhor desta região

O Índice de Transparência Municipal (ITM) permite ao cidadão e ao decisor aferir o grau de transparência do seu município através de uma análise da informação disponibilizada aos cidadãos nos websites das Câmaras Municipais.

Assim Alfandega da Fé e Vila do Bispo lideram esta tabela,com 90,66 pontos , depois destacam-se desta região, Oli.Hospital (7º),Carregal do Sal (16º), Fornos de Algodres(31º), Viseu(38º), Sabugal (39º), Penalva do Castelo (91º),Aguiar da Beira(127º), Mangualde(159º), Guarda (175º), Trancoso(199º), Gouveia,( 221º), Seia (234º), Nelas (257º), Pinhel(277º), Celorico da Beira(278º).

Aqui pode ver a tabela completa:Resultados_ITM_2017

Desta forma, para todos possam saber:

O Índice de Transparência Municipal foi elaborado pela Transparência e Integridade, em colaboração com a a Unidade de Investigação em Governança, Competitividade e Políticas Públicas da Universidade de Aveiro, que colaborou no processo de recolha e validação de dados.

Trata-se de uma avaliação anual da informação de interesse público disponibilizada pelos 308 municípios portugueses nos seus websites oficiais, em sete áreas distintas:

A- Informação sobre a organização, composição social e funcionamento do Município (18 indicadores);

B- Planos e Relatórios (13 indicadores);

C- Impostos, Taxas, Tarifas, Preços e Regulamentos (5 Indicadores);

D- Relação com a sociedade (8 indicadores);

E- Transparência na Contratação Pública (10 Indicadores);

F- Transparência Económico Financeira (12 indicadores);

G- Transparência na área do urbanismo (10 indicadores)

Fonte:ITM

Carlos Campos venceu Concurso de Karaoke “Canta e Encanta”

Uma noite de grande festa, no Centro Cultural Dr.António Menano, em Fornos de Algodres, com a comemoração do 1ºaniversário da nossa edição papel, apesar de uma noite de muito mau tempo, quando o espetáculo é bom o público compareceu em bom número.

Assim com um bom leque de cantores, a noite foi colorida, Iolanda apresentou e cantou algumas músicas e um júri muito atento e de muito valor, (Teresa Pinto, Vitor Mendes, Tiago Marques, Tiago Concertinas e António Pacheco).

Em relação às vozes, esteve em palco um grupo de candidatos masculinos e femininos de diversas faixas etárias e localidades.

No final da noite e pelo meio uma mão cheia de surpresas, foi hora de anunciar os resultados:

Venceu este concurso, Carlos Campos (Penaverde), ficou na segunda posição Fernando Melo(Fornos), no terceiro lugar um empate, logo o júri atribuiu aos dois este lugar, Beatriz (Vila Nova)e Vitor Sousa(Fornos).

Agora receberam o prémio de presença, os restantes Luana, Soraia, Rúben e João Melo.

No final ainda os agradecimentos e algumas palavras por parte do Vice-presidente do Município de Fornos,Alexandre Lote e Presidente da Junta de Fornos, António Gomes.

Todos no final se uniram a cantar os parabéns ao jornal e saborearam o bolo bem regado pela champanhe.

Uma bela festa com o público a sair satisfeito.

Certificação do SGQ EQUASS ASSURANCE renovada à APSCDFA

A APSCDFA recebeu a renovação da certificação do SGQ EQUASS ASSURANCE.

Desta forma a instituição agradece a todos quantos fazem parte do dia-a-dia desta grande família, (clientes, significativos, colaboradores, parceiros, órgãos sociais e comunidade em geral).

João Paulo Clemente apresentou o seu livro “O Menino Jesus Roubado” em Figueiró da Granja

Teve lugar, na tarde deste sábado, no Museu de Arte Sacra/Casa Paroquial de Figueiró da Granja, a apresentação do livro ” O Menino Jesus Roubado”, de João Paulo Clemente.

Este é o primeiro livro, que veio até à sua terra natal mostrar este livro que foi apresentado pelo Bruno Costa, vereador do Município de Fornos de Algodres, com presença de Alexandre Lote, vice-presidente do Município de Fornos de Algodres, Álvaro Santos, Presidente da Freguesia de Figueiró da Granja entre outros amigos.

O escritor estava muito satisfeito por esta concretização, entre amigos e família mostrou os seus escritos, que muito falam destas localidades da serra.

Animaram a tarde  grupos amigos.

Liturgia do domingo de Páscoa e Avisos da Semana

A liturgia deste domingo celebra a RESSURREIÇÃO e garante-nos que a vida em
plenitude resulta de uma existência feita dom e serviço em favor dos irmãos. A
ressurreição de Cristo é o exemplo concreto que confirma tudo isto.
A primeira leitura apresenta o exemplo de Cristo que “passou pelo mundo fazendo
o bem” e que, por amor, se deu até à morte; por isso, Deus ressuscitou-O. Os
discípulos, testemunhas desta dinâmica, devem anunciar este “caminho” a todos os
homens. A ressurreição de Jesus não é apresentada como um facto isolado, mas
como o culminar de uma vida vivida na obediência ao Pai e na doação aos homens. A
vida nova e plena que a ressurreição significa parece ser o ponto de chegada de uma
existência posta ao serviço do projecto salvador e libertador de Deus. Por outro lado,
esta vida vivida na entrega e no dom é uma proposta transformadora que, uma vez
acolhida, liberta da escravidão do egoísmo e do pecado.

01-04-2018
Ano B - Tempo Pascal - Domingo de Páscoa - Boletim Dominical

A segunda leitura convida os cristãos, revestidos de Cristo pelo baptismo, a
continuarem a sua caminhada de vida nova, até à transformação plena, que
acontecerá quando, pela morte, tivermos ultrapassado a última barreira da nossa
finitude. Neste texto, Paulo apresenta, como ponto de partida e base da vida cristã, a
união com Cristo ressuscitado, na qual o cristão é introduzido pelo baptismo. Em
concreto, isso significa despojarmo-nos do “homem velho” por um processo de
conversão que nunca está acabado e o revestirmo-nos – cada dia mais
profundamente – da imagem de Cristo, de forma a que nos identifiquemos com Ele
pelo amor e pela entrega da vida.
O Evangelho coloca-nos diante de duas atitudes face à ressurreição: a do discípulo
obstinado, que se recusa a aceitá-la porque, na sua lógica, o amor total e a doação da
vida não podem, nunca, ser geradores de vida nova; e a do discípulo ideal, que ama
Jesus e que, por isso, entende o seu caminho e a sua proposta, a esse não o
escandaliza nem o espanta que da cruz tenha nascido a vida plena, a vida verdadeira.
O texto começa com uma indicação aparentemente cronológica, mas que deve ser
entendida, sobretudo, em chave teológica: “no primeiro dia da semana”. Significa que
aqui começou um novo ciclo – o da nova criação, o da libertação definitiva. Este é o
“primeiro dia” de um novo tempo e de uma nova realidade – o tempo do Homem
Novo, que nasceu a partir da acção criadora e vivificadora de Jesus.

Diocese de Viseu:Mensagem de Páscoa do Bispo D.Ilidio Leandro

Este é o autêntico e solene anúncio da Páscoa. Com estas ou semelhantes palavras: a mesma notícia, a mesma certeza e a mesma realidade. Tudo o resto – seja o que for – é sinal, transmissão, consequência ou eco desta verdade, ainda que alguns desconheçam a fonte e a razão de tudo o que se faça ou se diga.

A Celebração e a Procissão da Morte e do Enterro do Senhor e a Solene Vigília Pascal são a Matriz de toda a alegria cantada, vivida, proclamada e anunciada na Páscoa e na Visita Pascal que se saboreia de tantas formas e que se transmite, universalmente, sem qualquer excepção.

Não é porque o Facto aconteceu há cerca de 2000 anos que se lhe tira a verdade, a originalidade ou a novidade. A Páscoa tornou-se Acontecimento, sempre a acontecer e a celebrar-se na Eucaristia. Esta é renovação da Páscoa, tornada nova e feita realidade verdadeira, até ao fim dos tempos. Não fora assim e a Salvação era limitada, factual e circunstancial, localizada no espaço e no tempo. Mas, também na Páscoa, o tempo é mais largo e maior que o espaço, pois chega a cada hoje, ainda que o espaço seja, mesmo e também, universal localizada no espaço e no tempo. Mas, também na Páscoa, o tempo é mais largo e maior que o espaço, pois chega a cada hoje, ainda que o espaço seja, mesmo e também, universal.

É com estas circunstâncias e nesta riqueza celebrativa, oferecidas pela Páscoa de Jesus Cristo, que eu me dirijo a todas e a todos – cristãos e pessoas de boa vontade da Igreja de Viseu. A cada pessoa desejo uma Feliz e Santa Páscoa. Que a Vida de Jesus brote da Cruz Vitoriosa, onde a morte deu lugar à vida, para todos e para sempre.

Jesus Cristo Ressuscitou e está vivo! Feliz Páscoa! Aleluia! Aleluia!

Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com

Ao continuar a utilizar o site, você concorda com a utilização de cookies. Mais Informação

As definições de cookies neste site são definidas como "permitir cookies" para lhe dar a melhor experiência de navegação possível. Se você continuar a usar este site sem alterar suas configurações de cookies ou clicar em "Aceitar" abaixo, em seguida, você concorda com isso.

Fechar