Templates by BIGtheme NET
Home » Nelas

Nelas

“Música Maestro” reforça ensino da música junto aos alunos dos Jardins de Infância dos Agrupamentos de Escolas do Concelho de Nelas

O Programa “Música Maestro” voltou aos Jardins de Infância do Concelho e reforça pelo terceiro ano consecutivo a aposta do Município de Nelas na implementação do ensino da música nas escolas, a começar pelos mais pequeninos, ferramenta pedagógica que tem contribuído no processo de ensino/aprendizagem e crescimento emocional dos alunos, estimulando-os ao uso dos sentidos, para que sintam, entendam e lidem melhor com as suas emoções, desenvolvendo gostos e preferências pessoais em relação à diversidade musical.

Uma vez por semana, durante 45 minutos, os cerca de 140 alunos do Pré-escolar do Concelho, são brindados com uma aula diferente, onde o som se assume como tónica principal para alunos e educadoras. Histórias com música e música teatral são duas das formas utilizadas pelos três professores de Expressão Musical do Município para aguçar a sensibilidade, instigar a criatividade, despertar a atenção dos alunos e aumentar a sua concentração.

Do Programa tem resultado um contacto muito próximo dos alunos com a música, instrumentos, sonoridades, movimento e dramatização, bem como o consequente desenvolvimento das práticas vocal e instrumental, fomentando a interação e a cooperação, e o desenvolvimento integral da criança nas suas dimensões afetiva, cognitiva, motora e social, que provoca sentimentos de bem-estar.

A formação Musical continua assim a merecer especial atenção e forte investimento por parte do Município de Nelas, reflexo da prioridade e da importância que a Autarquia confere a esta área, no desenvolvimento de competências artísticas para um crescimento mais completo, que se procura intensificar desde o pré-escolar ate à idade adulta, e que é traduzida no apoio direto a projetos que vão desde a Iniciação Musical no Pré-Escolar, ao Ensino Articulado da Música nas Atividades de Enriquecimento Curricular (AEC´S) no 1º CEB, Escola Municipal de Música, Bandas Filarmónicas do Concelho, Associações culturais e Universidade Sénior, cujo brilhante resultado é habitualmente comprovado nas diversas atuações em que participam, em articulação permanente com o papel central da FLL no apoio direto à formação.

Por:MN

 

Férias em Ação Natal 2017 em Nelas

Vai acontecer de  18 a 29 de dezembro, numa iniciativa do Município de Nelas , mais uma vez ,o Programa Férias em Ação Natal 2017, em colaboração com os Agrupamentos de Escolas do Concelho, visando a ocupação das crianças nesta interrupção letiva, através da promoção de um convívio saudável entre os alunos de Canas de Senhorim e Nelas, proporcionando uma partilha de experiências em ambiente divertido.

As atividades decorrem entre as 08h00 e as 18h00, no Pavilhão Desportivo Municipal e Centro Escolar de Nelas, onde são desenvolvidas diversas atividades/modalidades que proporcionam um conjunto de momentos lúdicos e de aprendizagem, sempre orientadas por técnicos/professores das AEC que imprimem ao projeto a qualidade pedagógica necessária para o seu grande sucesso. Workshops de reciclagem e construção de árvores de Natal, expressão plástica, atividade física, culinária, ida ao cinema e patinagem em Viseu, Fábrica do Natal na antiga fábrica de Cerâmica em Arganil (iniciativa promovida pela Jerónimo Martins), são alguns dos momentos que compõem o Programa deste ano que promete muita magia e animação próprias desta quadra natalícia.

As inscrições decorrem de 27 a 30 de novembro 2017, limitadas a 60 alunos, e obrigam ao preenchimento de ficha de inscrição e folha de autorização, disponíveis em formato papel e em formulário online (endereço), devendo em caso de formato papel ser entregues no Serviço de Educação, Formação e Inovação, no Edifício Multiusos, 1º Piso. Mais informações: www.cm-nelas.pt | telm. 963 632 259 | tel. 232 949 911

Cerca de 100 camiões levam água para Mangualde, Penalva , Viseu e Nelas

Neste sábado, João Matos Fernandes, Ministro do Ambiente, esteve  em Mangualde. O Governo numa ação conjunta do Ministério da Defesa, do Ministério da Administração Interna, do Ministério do Ambiente e das Autarquias, leva a cabo uma ação de reforço do transporte de água, nesta que é a maior operação de sempre em Portugal de transporte de água.

 O Governo vai enviar mais 45 camiões-cisterna diariamente para descarregar água bruta na Albufeira de Fagilde, somando-se aos 51 já existentes, para enfrentar a seca que atinge quatro concelhos do distrito de Viseu – Mangualde, Nelas, Penalva do Castelo e Viseu, anunciou ontem o ministro do Ambiente. Esta operação arrancou às 07:00 deste domingo

 “Esta ação vem demonstrar que estamos preparados para agir quando somos confrontados com situações de catástrofe como esta que está a acontecer na nossa região. Com este reforço de camiões diários estamos a dar uma resposta cabal às necessidades das pessoas, aos domicílios, ao tecido empresarial, à economia social, à saúde e a todos os agentes locais, para que esta região seja competitiva e tenha esperança para o futuro. “, sublinhou João Azevedo, Presidente da Câmara Municipal de Mangualde.

 “A água vai ser tirada da Albufeira da Aguieira, que tem uma capacidade muito maior, e trazida diretamente para a Albufeira de Fagilde. Essa água é depois tratada na própria ETA de Fagilde e entra nos sistemas para poder abastecer estes quatro concelhos”, explicou ontem o Ministro do Ambiente. Referiu ainda que este transporte será assegurado por camiões-cisterna de corporações de bombeiros de oito distritos do país, que já partiram dos seus locais de origem carregados com água. Para tal, tinha sido anunciada uma verba de 250 mil euros, para que os quatro municípios pudessem fazer face às despesas relacionadas com o transporte de água. Posteriormente, o Governo disponibilizou mais 250 mil euros para apoiar uma iniciativa da Águas de Portugal, que veio reforçar o transporte diário, em camiões-cisterna.

Circuito Municipal das Escolas de Natação em Mangualde

Nelas em 4ºlugar

No passado dia 12 de Novembro de 2017, nas Piscinas Municipais de Mangualde, foram atribuídos os prémios referentes à eleição de Nadador do Ano nas diferentes categorias respeitantes à época desportiva transata. A Escola Municipal de Natação destacou-se pela conquista do 2º lugar da Classificação da Escola do Ano, assim como pela obtenção de Prémio de Nadador do Ano, 1º classificada, a atleta Rafaela Rodrigues no escalão Seniores – C1, 2º classificado, o atleta Diogo Ferreira no escalão Infantil – C5, 2º classificado, o atleta Vasco Ramos no escalão Júnior – C2 e em 3º classificada, a atleta Mafalda Marialva no escalão Cadete – C7, fruto das excelentes prestações e empenho durante toda a época.

No âmbito da participação na 1ª Concentração do Circuito Municipal das Escolas de Natação, a Escola Municipal de Natação de Nelas obteve o 4º lugar na classificação geral, com um total de 87 pontos.
Desta participação, e mediante os resultados conseguidos nas provas, obtiveram-se as seguintes classificações:

₋ Seis Primeiros classificados, nas provas de:
– 50 Mariposa/ 50 Livres | Atleta: Beatriz Rocha C5
– 100 Bruços | Atleta: Rafaela Rodrigues C1
– 100 Bruços | Atleta: Tatiana Ferreira C3
– 50 Costas| Atleta: Diogo Ferreira C5
– 200 Costas | Atleta: Raquel Fonseca C5

₋ Seis Segundos classificados, nas provas de:
– 50 Costas | Atleta: Raquel Fonseca C5
– 100 Bruços| Atleta: Joel Quaresma C5
– 100 Bruços | Atleta: Eva Hilário C5
– 100 Bruços | Atleta: Vera Torres C2
– 50 Livres| Atleta: Diogo Ferreira C5
– 50 Livres | Atleta: Rafaela Rodrigues C1

₋ Cinco Terceiros classificados, nas provas de:
– 50 Mariposa/ 100 Bruços | Atleta: José Torres C2
– 50 Mariposa/ 100 Bruços | Atleta: Mafalda Marialva C6
– 50 Costas | Atleta: Eva Hilário C5

₋ Dois Quartos classificados, nas provas de:
– 50 Livres | Atleta: Tatiana Ferreira C3
– 50 Livres | Atleta: Sara Santos C5

-Três Quinto classificado, nas provas de:
– 50 Mariposa/ 100 Bruços | Atleta: Tomas Hilário C6
– 50 Mariposa | Atleta: Joel Quaresma C5

– Um Sexto classificado, nas provas de:
– 200 Costas | Atleta: Vera Torres C2

– Terceiro classificado, na prova de Estafetas 4 x 50m estilos
Atletas: Diogo Ferreira/ Rafaela Rodrigues/ José Torres/ Beatriz Rocha

PRÓXIMA CONCENTRAÇÃO
Forlife – Viseu |10 Dezembro de 2017

Assinatura de protocolo do Fundo de Apoio Ambiental em Mangualde

Fundo de Apoio Ambiental ajuda municípios atingidos pelos incêndios

Acontece já nesta quinta-feira, dia 16 de novembro, a vinda do Secretário de Estado do Ambiente, Carlos Martins, a Mangualde para a assinatura do protocolo do Fundo de Apoio Ambiental com os Municípios de Mangualde, Viseu, Nelas e Penalva do Castelo. O encontro está agendado para as 14h00, no Salão Nobre da Câmara Municipal de Mangualde.

 São 250 mil euros que este Fundo de Apoio Ambiental irá disponibilizar para os Municípios atingidos pela seca – Mangualde, Viseu, Nelas e Penalva do Castelo – implementarem as medidas necessárias contra a escassez de água.

 

Campanha solidária da FPF rendeu 370 mil euros

Apoio destina-se à reconstrução de casas de famílias nos concelhos afetados pelos incêndios deste Verão.

As contas foram feitas esta segunda-feira, véspera do segundo encontro solidário da Seleção Nacional, frente aos Estados Unidos, a disputar às 20h45, em Leiria.

Já foram angariados 370 mil euros, resultado da participação dos portugueses através das linhas telefónicas solidárias, dos bilhetes vendidos para os jogos de preparação de Portugal (Viseu e Leiria) e dos donativos feitos pelas empresas contactadas pela FPF.

Até ao momento, foram recebidas mais de 358 mil chamadas. O número 760 200 200, com chamadas ao valor de 60 cêntimos por minuto (+ IVA), tem funcionado desde quarta-feira, 8 de novembro. Já o número 213 246 270, para donativos superiores a dois euros, está ativo nos dias dos jogos de preparação da Seleção Nacional.

Desafio às empresas

A FPF, recorde-se, desafiou centenas de empresas, convidando-as a patrocinar nesta causa solidária de apoio à reconstrução de casas de primeira habitação para famílias carenciadas nos concelhos afetados pelos incêndios deste verão

Depois de ter juntado o Presidente da República, os três canais de televisão generalistas, os jornais, os patrocinadores oficiais da Seleção e milhares de portugueses nesta iniciativa solidária, que angariou mais de 365 mil euros, a FPF lança agora o desafio às micro, pequenas, médias e grandes empresas de norte a sul de Portugal.

As empresas poderão contribuir de duas formas:

1. Fazendo um donativo através do IBAN PT50 0033 0000 45517498903 05 [o comprovativo de transferência e o nome da sua empresa deve ser enviado para contabilidade@fpf.pt]

2. Adquirindo bilhetes para o jogo solidário frente aos Estados Unidos, agendado para terça-feira, às 20h45, em Leiria.

Por:FPF

Dia Europeu do Enoturismo 2017 – Concelho de Nelas

Vai ter lugar, no concelho de Nelas, o Dia Europeu do Enoturismo, com oportunidades de ficar a conhecer os melhores vinhos, a concentração será junto aos Paços do Município, para depois iniciar o passeio por diversas quintas do concelho.

Percurso especial e único, dedicado à descoberta dos melhores vinhos que se produzem no Dão, unindo a beleza natural do Concelho, às delícias gastronómicas da Região e aos produtos típicos locais. Experiência que conduzirá o participante pelos caminhos da tradição, cultura e história, numa descoberta onde a força da terra e dos costumes se descobrem a cada passo.

Mais há noite, terá lugar um jantar vínico “Sabores do Dão” no Restaurante Bem-Haja .

As inscrições estão abertas:https://goo.gl/UNHXQP

Cisternas levam água a várias cidades

O MUNICÍPIO DE MANGUALDE APELA À POPULAÇÃO PARA CONSUMOS MODERADOS DE ÁGUA DA REDE PÚBLICA E À SUA POUPANÇA. 

Considerando a seca extrema e os níveis críticos da barragem de Fagilde, e de forma a garantir o normal fornecimento de água à população do concelho, a Câmara Municipal de Mangualde vai começar a transportar, a partir de hoje, água para consumo humano com recurso a camiões cisternas. Duzentos e cinquenta mil euros estão já disponíveis do orçamento municipal para o transporte de água em camiões cisternas bem como a logística necessária para o seu transporte.

 

“ÁGUA À POPULAÇÃO NÃO FALTARÁ!” GARANTE O AUTARCA JOÃO AZEVEDO

Para o edil João Azevedo “esta operação resulta de uma ação concertada entre os municípios de Mangualde, Viseu, Nelas e Penalva do Castelo que visa acima de tudo garantir o fornecimento de água às populações, um serviço público essencial à vida das pessoas.” Acrescentando, “temos vindo a acompanhar esta situação, mas a falta de chuva obriga-nos a atuar no imediato para evitar o colapso do sistema de abastecimento. Assim, o transporte de água para Mangualde começa já hoje, libertando assim alguma pressão da barragem de Fagilde para garantir que se prolongue o abastecimento de água a Mangualde, Viseu, Nelas e parte de Penalva do Castelo.”

 

O Presidente da Câmara Municipal de Mangualde conclui “acautelámos o abastecimento de água à população do concelho de Mangualde para o pior dos cenários. Estamos ainda a estudar outras alternativas de uso de água para consumo humano. Esta operação pode vir a custar à autarquia cerca de 30.000 euros por dia podendo colocar em causa o equilíbrio orçamental do município, mas água à população não faltará!”

Por:MP

 

Prolongamento do dispositivo de combate a incêndios até ao dia 15 de novembro

Prolongamento do Dispositivo de Combate a Incêndios

O Ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, determinou o prolongamento do dispositivo de combate a incêndios até ao dia 15 de novembro, incluindo meios aéreos, meios humanos e postos de vigia.

Esta decisão resulta da previsão de condições meteorológicas adversas e da manutenção do risco elevado de incêndios florestais por parte do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) e do European Forest Fire Information System (EFFIS).

O prolongamento abrange os 17 meios aéreos que reforçaram o dispositivo na última semana (13 helicópteros ligeiros e 4 aviões médios anfíbios) e os 12 contratados para o período de 16 a 31 de outubro (8 helicópteros médios, 2 aviões pesados anfíbios e 2 aviões médios anfíbios).

Assim, estarão disponíveis, até dia 15 de novembro, 35 meios aéreos de combate a incêndios em Águeda (distrito de Aveiro), Ourique (distrito de Beja), Braga e Fafe (distrito de Braga), Alfândega da Fé e Nogueira (distrito de Bragança), Castelo Branco e Covilhã (distrito de Castelo Branco), Cernache e Lousã (distrito de Coimbra), Loulé e Monchique (distrito de Faro), Guarda, Meda e Seia (distrito da Guarda), Pombal (distrito de Leiria), Portalegre (distrito de Portalegre), Baltar (distrito do Porto), Ferreira do Zêzere, Pernes e Sardoal (distrito de Santarém), Águas de Moura (distrito de Setúbal), Arcos de Valdevez (distrito de Viana do Castelo), Vidago e Vila Real (distrito de Vila Real), Armamar e Viseu (distrito de Viseu).

Será igualmente prolongado, até 15 de novembro, o período de funcionamento de 72 postos de vigia da Rede Primária de Postos de Vigia e a GNR manterá as Equipas de Manutenção e Exploração de Informação Florestal (EMEIF) junto de cada Comando Distrital de Operações de Socorro.

O quadro operacional para a próxima quinzena envolve um dispositivo global de 6957 operacionais, entre os quais 3100 bombeiros. Inclui ainda patrulhamento ostensivo no terreno por parte das Forças Armadas, em articulação com a GNR e a PSP.

Os procedimentos aquisitivos relativos ao reforço de 17 meios aéreos até 31 de outubro, decidido pelo Ministro da Administração Interna, estão publicados em www.base.gov.pt/

Os procedimentos aquisitivos relativos ao prolongamento do dispositivo até 15 de novembro serão publicados no prazo legal previsto.

Por:DIRP

Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com

Ao continuar a utilizar o site, você concorda com a utilização de cookies. Mais Informação

As definições de cookies neste site são definidas como "permitir cookies" para lhe dar a melhor experiência de navegação possível. Se você continuar a usar este site sem alterar suas configurações de cookies ou clicar em "Aceitar" abaixo, em seguida, você concorda com isso.

Fechar