Templates by BIGtheme NET
Home » Nelas

Nelas

Estado de Emergência renovado até 17 de abril

O Estado de Emergência foi renovado e clarifica a restrição ao direito de resistência e abrange a área da educação, prevendo a imposição de aulas à distância.
O Presidente da República, Marcelo Ribeiro de Sousa, colocou de forma clara estas duas alterações, com mais 15 dias, que vai funcionar até ao final do dia 17 de abril.
Logo como se pode ler num dos artigos do diploma: “Fica impedido todo e qualquer ato de resistência ativa ou passiva exclusivamente dirigido às ordens legítimas emanadas pelas autoridades públicas competentes em execução do presente estado de emergência, podendo incorrer os seus autores, nos termos da lei, em crime de desobediência”.
No distrito da Guarda, já existem mais de uma centena de casos confirmados, um pouco por todos os concelhos.

Uma das medidas que vão estar a vigorar é que de  quinta-feira Santa até segunda-feira de Páscoa, a circulação em Portugal vai estar limitada ao concelho de residência. Sendo de preferência sozinho, seja a pé ou de carro.

ABC de Nelas celebra o 33º Aniversário

O ABC de Nelas comemora 33 anos ao serviço da população do concelho de Nelas, tendo sempre presente um objetivo – servir a comunidade envolvente, ajudar a formar crianças e jovens e dignificar e honrar o bom nome do concelho de Nelas. Passados estes anos, o objetivo foi conseguido como refere o clube.
No entanto, este ano celebram de forma diferente devido à situação que o País e o mundo estão a atravessar. Vive-se um tempo difícil que ninguém, algum dia, pensou viver.
A direção do clube destaca que: “Hoje o mais importante não é o missão do ABC de Nelas, formar, treinar e jogar.
Hoje o mais importante é vencer o desafio mais difícil de todos os que já disputámos e para o qual todos estão convocados. Hoje o mais importante (a tática para esse desafio) é FICAR EM CASA, PROTEGER-SE E PROTEGER OS OUTROS para voltarmos rapidamente a executar a missão do clube e fazer aquilo que gostamos.
Ainda assim, não podemos de deixar de dar os parabéns a TODOS quantos ajudaram nestes 33 anos de existência o clube a ser a referência que ele é hoje, honrando e dignificando o seu nome e a sua história, e, enobrecendo por esse país fora o nome de todo um concelho”.

Parabéns a todos!!

COVID-19 e diabetes: linha gratuita de apoio já disponível

As pessoas com diabetes passam agora a ter à disposição uma linha telefónica gratuita para esclarecer todas as dúvidas sobre COVID-19. Através do número 302051685, que funciona todos os dias, entre as 8h00 e as 22h00, vai ser possível obter informação de médicos especialistas sobre a diabetes no contexto desta pandemia.
A diabetes Mellitus atinge 13,6% da população portuguesa, sendo que 28% têm mais de 80 anos. Quanto às pessoas infetadas pelo novo coronavírus, 20% têm diabetes, número que sobe para 22% quando se trata de internados em cuidados intensivos. Por outro lado, a diabetes descompensada pode diminuir as defesas do organismo e proporcionar o desenvolvimento facilitado de infeções.
No sentido de responder às muitas dúvidas que têm surgido às pessoas com diabetes, a Sociedade Portuguesa de Endocrinologia, Diabetes e Metabolismo, o Núcleo de Diabetes Mellitus da Sociedade Portuguesa de Medicina Interna e a Sociedade Portuguesa de Diabetologia decidiram criar esta linha, independentemente daquelas que os serviços de saúde públicos e privados já disponibilizaram.

Covid-19-Campeonatos jovens Nacionais da FPF e distritais da AF Viseu e Guarda cancelados

Depois da deliberação da FPF, relativa ao cancelamento dos campeonatos de formação, e onde estão devidamente elencados todos os fundamentos que levaram a tal tomada de decisão, e com os quais a AF Viseu concorda, e também a Direção desta Associação deliberou cancelar, com efeitos imediatos, todas as provas distritais nos escalões de formação, que até à presente data ainda não tinham sido concluídas, sem haver lugar a subidas e descidas, nem designação de campeões ou vencedores das provas.
Todas as competições dos escalões de formações terminadas antes desta suspensão mantêm-se válidas, com os respectivos títulos que já tinham inclusive sido atribuídos aos vencedores, não havendo, todavia, lugar a eventuais subidas e descidas, para compatibilização com as demais provas distritais e nacionais.

Também a AF Guarda, deliberou da mesma forma e cancelou os campeonatos distritais jovens desta temporada.
No que diz respeito às provas do escalão sénior de Futebol e Futsal, que ainda não tivessem terminado, vão manter-se suspensas por tempo indeterminado, ressalvando-se que as tomadas de decisão relativamente a este escalão serão comunicadas em devido tempo, e sempre em articulação com as directrizes emanadas pela Federação Portuguesa de Futebol (FPF) e pelas instâncias governativas e de saúde nacionais e locais.
A Direção da AF Viseu deixa ainda um enorme reconhecimento a todos os Profissionais de Saúde, Forças de Segurança e a todos aqueles que por inerência das suas funções se encontram na linha da frente desta “batalha”, cientes de que com a responsabilidade social e cívica que cada um dos cidadãos deve ter, no cumprimento escrupuloso das normas emanadas pelas respectivas entidades governativas e de saúde, iremos mais rapidamente ajudá-los a vencer esta pandemia, e desse modo voltar mais rápido e mais fortes à pratica do futebol e futsal.

Covid-19- Edifício da Câmara Municipal e Multiusos de Nelas encerrados para limpeza e desinfeção

Na sequência do despacho de Declaração da Situação de Alerta e ativação do Plano Municipal de Emergência de Proteção Civil de Nelas, cumpre informar e esclarecer o seguinte:

• O Professor Luís Pinheiro foi requisitado como professor ao Agrupamento de Escolas de Canas de Senhorim e sempre exerceu somente funções de coordenador das áreas da educação, social e cultural;
• Nunca o mesmo participou ou esteve presente em qualquer reunião de Câmara, incluindo a realizada ontem, dia 25 de março;
• Soube o Presidente da Câmara durante a tarde de ontem que ao mesmo havia sido diagnosticado Covid-19, por teste realizado na passada segunda-feira, dia 23, sendo certo que o mesmo não comparece nas instalações da Câmara Municipal desde o dia seguinte, terça-feira;
• Relativamente à sua presença em Madrid, soube-se, também ontem, que a mesma aconteceu entre os dias 5 e 8 de março, tendo o mesmo, depois do seu regresso, participado em quatro reuniões, em conjunto com outros colaboradores da Câmara Municipal, relacionadas com o acompanhamento do Plano de Contingência para prevenção do Coronavírus (Covid-19) e numa reunião dos Presidentes das Juntas de Freguesia com o Presidente da Câmara, tendo sido seguido, em todas as reuniões, o protocolo de distanciamento conveniente, e consequente ausência de contacto pessoal próximo, ficando as presenças devidamente assinaladas em folha de presenças, documentos estes que ontem mesmo foram enviados à autoridade de saúde pública;
• Nunca participou em qualquer reunião relacionada com a Proteção Civil Municipal, seja no âmbito da Comissão Municipal de Proteção Civil, seja no âmbito do acompanhamento da ativação e alerta do Plano Municipal de Emergência e de Proteção Civil, nunca, para qualquer efeito, tendo contactado ou reunido com os Bombeiros, a GNR, os representantes das Unidades de Saúde Familiar ou os delegados de saúde pública;
• A todas as pessoas que estiveram em contacto, nas referidas reuniões, com o Professor Luís Pinheiro, foi comunicado que ficariam em quarentena, ou seja, num período de Versão: 0.3 – 07/2014 isolamento profilático de 14 dias, para prevenção e minimização de qualquer outra eventual transmissão;
• O edifício da Câmara Municipal e o edifício Multiusos, locais habituais da prestação de serviço das pessoas em causa, e que se encontravam já em funcionamento reduzido nas últimas três semanas por prevenção geral, foram encerrados no dia de hoje e de amanhã para reforço das medidas de limpeza e desinfeção por uma empresa especialmente contratada para o efeito;
• Os serviços do Município relativamente às suas funções essenciais (água, saneamento, licenciamentos, etc) continuam a ser prestados e estão assegurados, quer presencialmente, por trabalhadores que se mantêm ao serviço, quer pelos meios de teletrabalho, informáticos e telefónicos ao dispor de todos os responsáveis municipais, técnicos e políticos, incluindo por mim, Presidente da Câmara Municipal e responsável pelo serviço de Proteção Civil.
A todos os cidadãos residentes no Município afetados por esta calamidade, e que são já cinco, a Câmara Municipal deseja rápido restabelecimento e deixa uma palavra de confiança de que tudo continuarão a fazer para minimizar os efeitos desta pandemia que a todos preocupa.

Covid-19- Solidariedade com as famílias e empresas por parte dos Municípios, Senhorios e Governo é importante

Todos juntos somos mais fortes!!

Nesta fase crítica da vida das famílias, face ao Covid-19, onde a pandemia está instalada por todo Mundo, as famílias precisam de ajuda agora mais que nunca, uma vez que os agregados familiares e alguns são numerosos estão em casa. Também a vida não está fácil para a maioria das empresas do Interior .

Mas o mais complicado para além de a doença obriga a isolamento de todos, são as despesas certas casos da água, eletricidade, rendas, telecomunicações e impostos.

Ao que vamos apurando já são algumas destas instituições que vão dando benefícios às famílias e às empresas.

Assim como deixamos uma palavra aos senhorios que também devem todos pensar numa medida de apoiar as famílias e empresas, cobrando menos renda nesta fase.

Já o Governo vai lançando algumas formas de apoio mais no nosso entender insuficientes para empresas com menos de 10 trabalhadores, vamos aguardar por novos apoios ainda.

Agora se calhar deviam ser todos juntos a ajudar as famílias e as empresas para que logo que, este surto passe tenhamos empresas e famílias mais coesas e mais forte economicamente.

Foto:DR

“Semana Académica de Viseu 2020” suspensa devido ao Covid-19

Em comunicado, a Direção Geral da Federação Académica de Viseu, anunciou a suspensão da realização da trigésima sexta edição do evento Semana Académica de Viseu e todas as atividades com ela relacionadas.
A Federação Académica em conjunto com os seus parceiros, encontrava-se em organização do evento, Semana Académica de Viseu 2020 para o espaço compreendido entre os dias vinte cinco a trinta de abril do presente ano.

A direção, juntamente com os seus parceiros, devido à evolução do quadro epidémico COVID-19 e indicações decretadas pelo Governo, decidiu, suspender todas e quaisquer atividades, relacionadas com a Semana Académica de Viseu.
Com estas medidas procuram garantir a saúde, bem-estar e segurança de toda a comunidade académica, munícipes e restantes participantes, assegurando o estudo de outras alternativas ao evento e suas atividades, acompanhando a evolução do atual panorama nacional causado pela pandemia COVID-19.

Covid-19-Nelas encerrou diversos equipamentos municipais e cancelados eventos

Em Nelas a Comissão Municipal de Proteção Civil reuniu para discutir a problemática que muito preocupa todos os munícipes e instituições relacionada com o vírus  Coronavírus ou doença Covid-19.
Na reunião, além do Presidente da Câmara Municipal e dos Serviços Municipais de Proteção Civil e de vários outros serviços da autarquia (em especial da educação, área social, área cultural, área desportiva e obras, serviços que vêm já acompanhando as instituições municipais como IPSS’s e empresas), estiveram ainda presentes representantes dos postos da GNR de Nelas e Canas de Senhorim, dos Comandos de Bombeiros também de Nelas e Canas de Senhorim, os Presidentes e Representantes de todas as Juntas de Freguesia do Concelho, representante e Diretora Clínica das Termas das Caldas da Felgueira, Representantes dos Agrupamentos dos Escuteiros, Representantes das direções dos Agrupamentos de Escolas de Nelas e de Canas de Senhorim, e ainda, no que diz respeito especialmente à área da saúde e da proteção civil, o Delegado de Saúde concelhio, Dr. Bernardino Campos, o Comandante Operacional Distrital da Autoridade Nacional de Proteção Civil (CODIS) Miguel Ângelo, a Coordenadora da Unidade de Saúde Familiar de Nelas, Dr.ª Irene Ligeiro, e também a Diretora Clínica do Centro Hospitalar Tondela- Viseu, Dr.ª Helena Pinho, tendo todos participado nos esclarecimentos, debate e discussão de medidas a adotar, com vista a minimizar os riscos e a propagação do vírus, para proteção de todos.

Assim foi decretado o encerramento de diversos equipamentos municipais e cancelado diversos eventos agendados para esta fase do ano.

 

AF Viseu-1ªdivisão- SL Nelas-Campia-5-0

Teve lugar no Municipal de Nelas, mais uma ronda do distrital secundário da AF Viseu, com o Nelas a golear o Campia de forma fácil.

Face  a isso, numa fase inicial a turma de Rui Vale a conseguir impor-se e acabou por colocar a bola no fundo das redes dos visitantes, com Mboulou a abrir o ativo.

Para a segunda parte, as equipas entraram de forma mais aguerrida mas foi a turma da casa que veio a marcar por Bernardo, ao minuto 62. A reação dos técnicos era forte , com muitas alterações, mas o Nelas estava mais ativo e Emanuel chega a novo golo.

A reta final era de grande atividade e o quarto golo chegava por intermédio de Mboulou que bisava no jogo e depois em cima do apito final, Marcus Alves a fechar a contagem.

Foi um triunfo muito expressivo , com a equipa de Rui Vale a mostrar toda qualidade e mantém-se isolado na classificação.

Falta de sorte no arranque do campeonato

Desalento, é a palavra que melhor descrevia o sentimento de toda a equipa da NelaSport, no final da primeira Prova do Campeonato de Portugal de Kartcross, em Sever do Vouga.

“Nada fazia prever este início inglório. Toda a nossa estrutura trabalhou afincadamente, para começar da melhor forma esta nova época, mas com o motor a ceder, logo no princípio dos treinos cronometrados, toda a nossa prestação ficou comprometida. Ainda tentámos trocar de motor, para conseguir participar na primeira corrida de qualificação, mas foi impossível. O tempo foi escasso, apesar de todo o esforço da nossa assistência. A partir deste momento, foi correr atrás do prejuízo!

Apesar das condições meteorológicas não serem as mais favoráveis, nas corridas de qualificação seguintes e partindo sempre do último lugar da grelha, em virtude de não termos participado na primeira qualificação, conseguimos recuperar várias posições em apenas seis voltas ao Circuito, nomeadamente sete na Q2 e seis na Q3. Infelizmente esta boa recuperação, não foi suficiente para garantir a nossa presença na Final, visto que as novas alterações introduzidas no Regulamento de 2020, penalizam significativamente, a não participação numa das corridas de qualificação. As corridas têm estes imprevistos impossíveis de controlar. Ficam os dados recolhidos para analisar calmamente no seio da equipa e preparar tudo, para voltarmos mais fortes para Lousada”, desabafa Alexandre Borges.

O piloto deixou ainda um agradecimento a todos os patrocinadores, nomeadamente: A Oficina – Borgesport; Qbeiras Energia; JC Automóveis; Câmara Municipal de Nelas; Ana Mendes – Mediação Imobiliária; Officelan; Junta de Freguesia de Nelas; Caminhos Cruzados; Semog Racing; Maciça; Planus; Opção Atual – Consultores de Gestão; Auto Mecânica Ideal de Nelas – Posto GALP; Movsteel, arte em inox; Grafinelas; THD; Transportes Penacovense; News Motor Sports; Maxi Shocks; Artes & Letras, Papelaria; PauloPinto74 e Nuno Dinis Photos.

Foto:Luís Costa

 

Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com

Ao continuar a utilizar o site, você concorda com a utilização de cookies. Mais Informação

As definições de cookies neste site são definidas como "permitir cookies" para lhe dar a melhor experiência de navegação possível. Se você continuar a usar este site sem alterar suas configurações de cookies ou clicar em "Aceitar" abaixo, em seguida, você concorda com isso.

Fechar