Templates by BIGtheme NET
Home » Nelas

Nelas

Municípios de Nelas, Mangualde, Penalva do Castelo, Sátão e Viseu assinam protocolo sobre água na região

Na sequência da grave carência de água na região de Viseu no final do ano de 2017 e dos esforços que se seguiram por parte do Governo e de todos os Autarcas para encontrar uma solução para aumentar a capacidade de armazenamento de água e resiliência do sistema, foi celebrado um protocolo celebrado em 13 de Julho de 2019 relativo à constituição de uma empresa plurimunicipal de captação, tratamento de água para consumo humano, adução, reserva e fornecimento aos Municípios de Nelas, Mangualde, Penalva do Castelo, Sátão e Viseu, assinado na Câmara Municipal de Viseu pelos Presidentes destes Municípios, José Borges da Silva, João Azevedo (substituído como Presidente da Câmara de Mangualde desde as últimas eleições legislativas por Elisio Oliveira, que desde aí tem acompanhado o processo), Francisco Carvalho, Paulo Santos e Almeida Henriques, na presença do Secretário de Estado do Ambiente, João Ataíde e do Ministro do Ambiente João Matos Fernandes, empresa plurimunicipal cujo projecto de acordo nas suas linhas essenciais foi hoje apresentada junto à Barragem de Fagilde, com os seus projectos de Estatutos de Sociedade, Contrato de Gestão Delegada e Estudo de Viabilidade Económica e Financeira.

A empresa terá um capital social de 4,5 milhões de euros, sendo 500.000 euros a realizar em numerário e o restante a realizar com entrada de activos que cada um dos municípios já detém na estrutura de exploração de água actualmente existente, sendo que o capital social, distribuído em função da população e do usufruto da água da futura estrutura, ficará assim distribuído: Viseu – 66,43%, Mangualde 14,24%, Nelas – 9,81%, Sátão – 6,58% e Penalva do Castelo – 2,94%, sendo que Viseu, Mangualde e Nelas serão fornecidos em exclusivo pela empresa intermunicipal e o Sátão o será apenas em 70% e Penalva do Castelo em apenas 30%. As deliberações em Assembleia Geral serão tomadas sempre por uma maioria cumulativa de pelo menos 80% dos votos representativa no mínimo de 3 municípios.

A empresa plurimunicipal tem como objectivo a realização de investimentos que aumentem a capacidade de armazenamento e resiliência de água em toda a região de Viseu, abrangendo todos os municípios referidos, prevendo investimentos em todos eles, investimentos esses que a empresa plurimunicipal candidatará a fundos comunitários e que passarão nomeadamente por aumento da capacidade da ETA de Fagilde, de reservatários no Concelho de Viseu, dos reservatários de Tabosa e da Serra de Santo António que abastecem Mangualde e Nelas, a construção de reservatórios em Mangualde e aumento da capacidade de armazenamento também no Sátão e em Penalva do Castelo, substituição de condutas de fibrocimento nas adutoras aos reservatórios de Nelas, que como se sabe estão sujeitos a múltiplas rupturas, a substituição de adutoras entre o cruzamento dos Cantoneiros e reservatório de Nelas e entre a EN234 e o reservatório da Quinta da Cerca, bem como a beneficiação dos reservatórios de Nelas, Algeraz e Quinta da Cerca. Tudo investimentos nos municípios na ordem dos 35 milhões de euros no período de 2020/2027, a que deve acrescer o investimento na construção de uma nova barragem de Fagilde, no valor estimado de 10 milhões de euros, barragem essa propriedade da APA – Agência Portuguesa do Ambiente e que, por ela ou pelo Estado Central, deverá ser financiada integralmente.

A estrutura de gestão da empresa é constituída por um Conselho de Administração, sendo também celebrado entre os municípios e a sociedade plurimunicipal um Contrato de Gestão Delegada, estando prevista na gestão da empresa um Conselho Delegante em que estarão representados os 5 municípios, valendo nas decisões, que devem ser tomadas por 4 dos 5 municípios, um município um voto.

A empresa plurimunicipal hoje apresentada limitar-se-á a fornecer a cada uma das câmaras a água nos seus reservatórios principais, no caso de Nelas no reservatório de Nelas, no reservatório de Algeraz, no reservatório da Quinta da Cerca e na ligação da Zona Industrial 1 de Nelas, ficando estes pontos de entrega de água e reservatórios da responsabilidade da empresa plurimunicipal. A distribuição da água aos munícipes, às empresas, ao comércio e aos demais consumidores a partir daí, continuará a ser da Câmara de Nelas, incluindo a respectiva facturação e recebimento do preço da mesma água.

No estudo apresentado está garantido que a tarifa aplicada uniformemente aos 5 municípios, enquanto utilizadores do sistema em 2021, a preços desse ano é de 46,5 cêntimos por m3, sendo que actualmente esse é já o preço por m3 da água que a Câmara de Nelas paga ao Município de Mangualde, estando estimado que, com os investimentos acima referidos, o preço da água poderá ser em 2022 de 47 cêntimos, em 2023 de 49 cêntimos, em 2024 de 51 cêntimos e em 2025 de 52 cêntimos, ou seja, segundo o estudo apresentado, mesmo com todos os investimentos realizados, a tarifa da água da nova empresa rondará sempre o valor médio de 51 cêntimos.

Os projectos apresentados da empresa intermunicipal de Contrato de Sociedade, de Contrato de Gestão Delegada e Estudo de Viabilidade Económica e Financeira vão agora ser presentes a reunião de Câmara dos Municípios, para apreciação e votação com vista à sua remessa à ERSAR – Entidade Reguladora dos Serviços de Água e Resíduos, e após o seu parecer, voltarão os mesmos para aprovação em reunião de Câmara e Assembleia Municipal e remessa para visto do Tribunal de Contas, para efeito de constituição definitiva da sociedade e sua entrada em funcionamento.

Por:MN

Prevenção de incêndios

O período crítico para a ocorrência de incêndios iniciou-se a 1 de julho e decorrerá até 30 de setembro.

Dada a esta situação é essencial que cumpramos as indicações, sendo proibido:
• Fazer queimas ou queimadas
• Lançar foguetes, fogo de artificio e balões com mecha acesa
• Fumigar ou desinfetar apiários sem dispositivos de retenção de faúlhas
• A circulação de tratores, máquinas e veículos de transportes pesados que não possuam extintor, sistema de retenção de fagulhas ou faíscas e tapa chamas nos tubos de escape e chaminés
• Fazer lume ou fogueiras

“Dias Abertos”no Piaget em Viseu

“Dias Abertos” é o nome da iniciativa que o Instituto Piaget promove ao longo da primeira quinzena de julho dirigida aos estudantes interessados em candidatar-se às suas licenciaturas no próximo ano letivo.

A ação envolve todos os polos de ensino superior da instituição, de norte a sul do país, através de sessões online interativas gratuitas, em que os estudantes poderão obter todas as informações e esclarecer as suas dúvidas diretamente com os coordenadores e docentes dos cursos. A iniciativa arranca já no dia 1 e prolonga-se até 13 de julho, com dias específicos para cada curso.

Para participar os interessados só terão de se inscrever no dia aberto a que pretendem aceder, o que podem fazer através do site do Instituto Piaget, onde está igualmente disponível informação sobre o horário de cada uma das sessões.

No polo académico de Viseu há dois dias abertos programados: o dia 1 de julho, que marca o arranque da iniciativa, para a licenciatura de Psicologia, e o dia 3, para as licenciaturas de Enfermagem e Fisioterapia.

No campus de Silves, as licenciaturas de Fisioterapia, Osteopatia e Enfermagem têm a sua sessão marcada para o dia 2 de julho, as duas primeiras num evento que decorre de manhã e a terceira de tarde.

No polo de Vila Nova de Gaia, a data escolhida é o dia 3 de julho, para os interessados nas licenciaturas de Acupunctura, Enfermagem, Fisioterapia e Osteopatia.

Finalmente, o campus de Almada promove os seus dias abertos no dia 7, para as licenciaturas de Educação Básica, Educação Social e Informática, e no dia 13 para os cursos de Educação Física e Desporto, Gestão e Psicologia.

 

BV Nelas celebram 100 anos ao serviço da comunidade

A Associação Humanitária dos Bombeiros de Nelas vai comemorar no próximo dia 24 de junho os 100 anos da instituição. como forma de assinalar a data e tendo em conta a situação de pandemia que se  vive, vão realizar-se um conjunto de atividades restritas e cumprindo as regras da Direção-Geral da Saúde.

O acesso às atividades realizadas em espaços fechados será limitada às entidades oficiais, mas durante esse dia,
serão divulgadas no online diversos conteúdos para conhecimento da comunidade.
O programa começa pelas 11h00 com a Missa Campal no Largo de São Miguel junto à Igreja Matriz de Nelas. Pelas
12h00 decorre a Bênção das novas viaturas e às 12h15 está programada uma visita dos representantes da direção,
comando e corpo de bombeiros ao cemitério, onde ocorrerá o descerramento da placa comemorativa do
centenário. No final da manhã, pelas 13h00 será feita a receção às entidades oficiais no Quartel na Rua António
Lobo Antunes.
As comemorações do centenário contarão com a presença do Ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita,
do Presidente da Liga dos Bombeiros Portugueses, Jaime Marta Soares, do Presidente da Federação dos
Bombeiros do Distrito de Viseu, José Amaro Nunes, de um representante da Autoridade Nacional de Emergência e
Proteção Cívil e ainda do Presidente da Câmara Municipal de Nelas, José Borges da Silva.
“Em permanente missão”, a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Nelas conta, atualmente, com
80 elementos distribuídos pelos quadros de comando, ativo e de honra, e com 26 veículos de apoio. A Corporação
desenvolve a sua atuação em áreas como socorrismo, salvamento e desencarceramento, extinção de incêndios
urbanos, industriais e florestais, transporte de doentes, colaboração em atividades de proteção civil e formação cívica.

Nelas acolheu Feira de Antiguidades e Velharias

Decorreu  no exterior do Posto de Turismo de Nelas, a Feira de Antiguidades e Velharias, organizada pelo Grupo de Amigos do Antigo e que contou também, com o apoio do Município de Nelas.

Uma iniciativa, que se realiza no terceiro domingo de cada mês, com objetivo de dinamizar o concelho de Nelas, depois de um período de confinamento para todos, permitindo apreciar e comprar artigos de outras épocas e ainda, conviver e participar de forma segura, cumprindo-se sempre as regras recomendadas.

Agora a próxima edição vai realizar-se no dia 19 de julho.

Foto:Mun.Nelas

GNR- Atividade Operacional diária

A Guarda Nacional Republicana, para além da sua atividade operacional diária, levou a efeito um conjunto de ações policiais, em todo o território nacional, entre as 20h00 de sexta-feira e as 08h00 de hoje, sábado. Estas ações visaram, não só, a prevenção e o combate à criminalidade e à sinistralidade rodoviária, como também a fiscalização de diversas matérias de âmbito contraordenacional, registando-se os seguintes dados operacionais:

  1. Detenções: 36 detido sem flagrante delito, destacando-se:
  • 17 por condução sob o efeito do álcool;
  • Sete por condução sem habilitação legal;
  • Três por furto;
  • Três por resistência e coação;
  • Três por de tráfico de estupefacientes;
  • Um por posse de arma proibida;
  • Um por violência doméstica.

 

  1. Apreensões:
  • 2.580.000 doses de haxixe;
  • 2,4 doses de cannabis;
  • 0,6 doses de liamba;

 

  1. Trânsito:

Fiscalização603 infrações detetadas, destacando-se:

  • 278 por excesso de velocidade;
  • 41 por condução com taxa de álcool no sangue superior ao permitido por lei;
  • 34 por uso indevido do telemóvel no exercício da condução;
  • 24 por falta ou incorreta utilização do cinto de segurança e/ou sistema de retenção para crianças;
  • 17 por falta de inspeção periódica obrigatória;
  • 15 por falta de seguro de responsabilidade civil obrigatório;
  • 11 por excesso de carga;
  • Seis relacionadas com tacógrafos.

Sinistralidade: 39 acidentes registados, destacando-se:

  • 1 morto;
  • 2 feridos graves;
  • 17 feridos leves.

 

Município de Nelas apoia a requalificação do antigo quartel dos Bombeiros de Nelas

Foi aprovado, sob proposta do Presidente da Câmara Municipal, José Borges da Silva,  por unanimidade na reunião de Câmara, a atribuição de um apoio financeiro de 30.000€ à Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Nelas para realização de obras de reabilitação do seu antigo quartel, no centro da Vila de Nelas, particularmente ao nível da reabilitação da cobertura, do salão, da cozinha, das casas de banho e respectivas redes e serviços.

De acordo com o protocolo hoje aprovado, o espaço do antigo quartel servirá como estrutura de apoio às acções dos Bombeiros e também às acções dos Serviços Municipais de Protecção Civil, particularmente na prevenção e combate aos fogos florestais já no corrente ano de 2020, ano em que, mercê do estado de calamidade que ainda vivemos por causa da doença COVID-19, são necessários espaços alternativos aos quartéis de bombeiros e alternativas à oferta mais reduzida neste ano em termos de serviços hotelaria e restauração, serviços logísticos esses que são essenciais em caso de apoio numa situação de fogos florestais que implique grande mobilização de meios para o nosso Concelho.

Este processo de requalificação permitirá também reabilitar o edifício para futuras actividade de outra natureza, nomeadamente de natureza educativa, formativa, recreativa ou cultural.

Este é um presente para o centenário dos Bombeiros de Nelas.

 

Foto:Mun.Nelas

Novo canil está em construção em Nelas

Encontram-se em execução as obras de construção do “CRO – Centro de Recolha Oficial de Animais de Companhia”, localizado no sítio da Longra, em Nelas, num terreno com cerca de 20 000 m2, adquirido para o efeito junto à estrada antiga (agora em requalificação) entre Nelas e Carvalhal Redondo tendo como objetivo diminuir os problemas decorrentes da sobrepopulação animal, em especial de cães e gatos errantes e em risco, proporcionando condições para que possam ser recolhidos, recuperados, tratados, identificados, esterilizados e encaminhados para adoção responsável.

Esta infraestrutura vai dispor de espaços diferentes, nomeadamente um edifício administrativo e zona de alojamento de animais, respeitando as dimensões previstas na lei.

Além disso, o espaço terá ainda um gabinete veterinário equipado com tudo o necessário para o tratamento e bem-estar animal, bem como uma zona de atendimento ao público.

Esta obra terá um custo, numa primeira fase, não inferior a 115 mil euros, comparticipado pela Direção Regional das Autarquias Locais através de Contrato Programa, num valor máximo de 50.000 € e surge na sequência de uma candidatura do Município de Nelas ao “Programa de Concessão de Incentivos Financeiros para a Construção e Modernização dos Centros de Recolha Oficial de Animais de Companhia”.

 

Foto:Mun.Nelas

Comboios Intercidades repostos esta semana na linha da Beira Alta

Vai decorrer a partir desta sexta-feira, a reposição dos comboios Intercidades entre Lisboa-Guarda e Lisboa-Covilhã são repostos a 100% e as ligações voltam a ser asseguradas por três Intercidades, por sentido”, divulgou a CP, em comunicado.O controlo da lotação de passageiros vai continuar a ser assegurado através da limitação dos lugares disponíveis para venda, garante a empresa.

Semana Académica em Viseu transferida para outubro

A Federação Académica de Viseu (FAV) em comunicado revelou que a semana académica que deveria ter acontecido no final de abril, vai ter lugar em outubro se nada de anormal acontecer.

Assim, a Semana Académica como a Semana da Receção ao Caloiro vão acontecer, logo a Serenata Monumental, o Cortejo Académico, o Encontro de Tunas ou a Bênção das Pastas vão ser uma realidade, assim avançou Bruno Faria, lider da FAV, agora mais à frente serão reveladas as datas exatas de todas as atividades, assim como a Missa de Finalistas e a Benção das Pastas.

Trata-se de ser  sempre uma semana especial para os estudantes que se despedem dos tempos académicos para iniciar uma vida no mundo do trabalho.

Foto:DR

Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com

Ao continuar a utilizar o site, você concorda com a utilização de cookies. Mais Informação

As definições de cookies neste site são definidas como "permitir cookies" para lhe dar a melhor experiência de navegação possível. Se você continuar a usar este site sem alterar suas configurações de cookies ou clicar em "Aceitar" abaixo, em seguida, você concorda com isso.

Fechar