Templates by BIGtheme NET
Home » Nelas

Nelas

Resultados da 3ª jornada AF Viseu 1ªDivisão Sul

Jornada 3

Besteiros FC- Canas Senhorim-2-1

Vila Chã de  Sá-Campia-1-3

Os Ciências – Cabanas de Viriato -1-1

Vale de Madeiros – Roriz-0-1

Santacombadense-SL Nelas 2-3

Santar-Moimenta Dão -2-0

Nandufe- Viseu e Benfica-1-4

 

GNR- Atividade operacional das últimas 12 horas

 

 A Guarda Nacional Republicana, para além da sua atividade operacional diária, levou a efeito um conjunto de operações, em todo o território nacional, entre as 20h00 de sexta-feira e as 08h00 de hoje, sábado, que visaram a prevenção e combate à criminalidade violenta, fiscalização rodoviária, entre outras, registando-se os seguintes dados operacionais:

 

  1. Detenções: 17 detidos em flagrante delito, destacando-se:
  • 12 por condução sob o efeito do álcool;
  • Um por condução sem habilitação legal;
  • Um por tráfico estupefacientes;
  • Um por posse ilegal de arma.

 

  1. Apreensões:
  • 28 doses de haxixe;
  • Oito doses de heroína.

 

  1. Trânsito:

Fiscalização: 484 infrações detetadas, destacando-se:

  • 121 por excesso de velocidade;
  • 48 por infrações relacionadas com tacógrafos;
  • 34 por falta de inspeção periódica obrigatória;
  • 20 por condução com taxa de álcool no sangue superior ao permitido por lei;
  • 19 relacionadas com iluminação e sinalização;
  • 16 por falta de seguro de responsabilidade civil obrigatório;
  • 12 por uso indevido do telemóvel no exercício da condução;
  • Nove por falta ou incorreta utilização do cinto de segurança e/ou sistema de retenção para crianças.

 

Sinistralidade: 32 acidentes registados, destacando-se:

  • 02 feridos graves;
  • 06 feridos leves.

Atividade turística no Centro de Portugal em crescimento

Agosto de 2019 foi o melhor mês de sempre para a atividade turística no Centro de Portugal, tanto em número de dormidas e hóspedes, como nos proveitos hoteleiros. Números dados hoje a conhecer pelo INE – Instituto Nacional de Estatística, relativos a agosto, mostram igualmente que a procura da região continua a crescer acima da média nacional.

No total de dormidas, o mês de agosto de 2019, em comparação com o mesmo mês de 2018, aumentou cerca de 3% no Centro de Portugal: verificaram-se 1.028.850 dormidas em agosto de 2018 e estas foram 1.060.101 no mesmo mês de 2019, num crescimento de 31.251 dormidas. Este aumento de 3% superou a média nacional, que subiu 2,6%.

A subida foi mais notória entre os visitantes nacionais, cujas dormidas cresceram 5,2%, para 608.904, entre agosto de 2018 e agosto de 2019. Uma demonstração de que o Centro de Portugal é um destino que reúne a preferência de cada vez mais residentes no nosso país. As dormidas com origem no estrangeiro estabilizaram: foram 451.197 em agosto de 2019, face a 450.102 no mesmo mês do ano passado.

No indicador do número de hóspedes, o Centro de Portugal cresceu 3,8%. Em agosto de 2018 tinham sido registados 519.899 hóspedes na região; em agosto de 2019 foram 539.611.

Outro indicador que merece grande destaque é o dos proveitos da atividade hoteleira. Estes subiram de 51,7 milhões para 54,4 milhões de euros (mais 5,2%) entre agosto de 2018 e agosto de 2019. São mais 2,7 milhões de euros que as unidades hoteleiras do Centro de Portugal ganharam no oitavo mês do ano.

Estes números, claramente positivos, consolidam a tendência dos últimos meses e anos: o destino Centro de Portugal é cada vez mais uma escolha preferencial ao longo de todo o ano.

                          Resultados acumulados de janeiro a agosto de 2019 são claramente positivos
Se consideramos o conjunto acumulado do ano, de janeiro a agosto de 2019, os números do Centro de Portugal são também muito positivos, deixando antever que este vai ser o melhor ano de sempre para o turismo na região.

Assim, entre janeiro e agosto, as dormidas aumentaram 4,7% em relação ao mesmo período do ano passado (enquanto a média nacional subiu 3,9%). Neste período, as dormidas dos visitantes nacionais na região subiram 6,5% e as dos estrangeiros cresceram 2,6%. O número de hóspedes progrediu 5,9% e os proveitos melhoraram 6,8%.

Parque infantil nasce na requalificação de Fornos Gare

Foi recentemente construído em Fornos Gare, um novo parque infantil, esta obra integrada na requalificação desta zona da vila de Fornos de Algodres, onde anteriormente já tinha sido requalificada a fonte , o tanque e Ecopontos muito úteis para esta comunidade.

Digamos que esta zona já foi um dos ex- libris da vila, pela muita população que ali morava e pelo comércio que esta zona detinha perto da Estação da CP.

Agora muitas requalificações são necessárias para esta zona da vila possa ganhar muita vida , uma vez que muitas casas degradadas se encontram por ali e os proprietários deviam olhar para esta zona com olhos mais futuristas e de desenvolvimento turístico.

Esta foi uma obra executada pelo Freguesia de Fornos com o apoio do Município local.

GNR- Operação Floresta Segura 2019 – Ponto de situação

A Guarda Nacional Republicana (GNR) vem realizando, desde o dia 15 de janeiro e até ao dia 6 de dezembro, em todo o Território Nacional, a operação “Floresta Segura 2019”, através do Serviço de Proteção da Natureza e do Ambiente (SEPNA) e da Unidade de Emergência, Proteção e Socorro (UEPS), a qual integra várias fases, desde o planeamento e execução de ações de sensibilização e de fiscalização, no que diz respeito às faixas de gestão de combustível, até ao reforço de patrulhamento e vigilância, para prevenir comportamentos de risco, assim como detetar e combater incêndios rurais, com a finalidade degarantir a segurança das populações e do seu património e salvaguardar o tecido florestal nacional.

Desde o dia 15 de janeiro, até ao dia 10 de outubro, data em que terminou o período crítico do Sistema de Defesa da Floresta contra Incêndios, a GNR já realizou cerca de 6 200 ações de sensibilização, alcançando mais de 122 mil pessoas, com o objetivo de alertar para a importância de um conjunto de procedimentos preventivos a adotar, nomeadamente, sobre o uso do fogo, a limpeza e remoção de matos e a manutenção das faixas de gestão de combustível. Estas ações privilegiaram o contacto pessoal, através de iniciativas em sala, dirigidas a autarcas, produtores florestais, comunidade escolar, agricultores, associações e população em geral.

A Guarda continuará a levar a cabo ações de rua e porta-a-porta, tendo já sido efetuadas, só este ano, cerca de 50 700 patrulhas e percorridos mais de 3,3 milhões quilómetros, com o empenhamento de militares do SEPNA, da UEPS e dos Postos Territoriais.

Relativamente à fiscalização, a mesma vem incidindo sobre as situações identificadas no levantamento efetuado numa primeira fase, tendo a GNR elaborado 6 337 autos de notícia por contraordenação, devido à falta de gestão de combustível (limpeza de terrenos), nos termos do art.º 15 do Decreto-lei n.º 124/2006, de 28 de junho. A acrescentar a estas infrações, a Guarda registou ainda 854 autos de notícia por contraordenação por incumprimentos das normas para a realização de queimas e queimadas, nos termos dos art.º 27 e 28, do mesmo diploma.

Desde o arranque da operação, até ao dia 10 de outubro, a GNR registou 6 014 crimes de incêndio florestal, tendo resultado na detenção de 54 pessoas e na identificação de outras 535.

Saliente-se, ainda, o facto de que 26 % dos primeiros e segundos alertas por incêndio terem sido dados pela Rede Nacional de Postos de Vigia da GNR, permitindo desta forma dar uma resposta mais célere e eficaz no combate aos incêndios.

A proteção de pessoas e bens, no âmbito dos incêndios rurais, vai continuar a assumir-se como uma das prioridades da GNR, sustentada numa atuação preventiva, com o envolvimento de toda a população e demais entidades públicas e privadas, facto que permitiu, em 2018, comparativamente com 2017, reduzir em 40% as ocorrências de incêndio e a área ardida em mais de 92%.

Resultados da 1ªDivisão Zona Sul- AF Viseu- 2ªjornada

Teve lugar a segunda ronda da 1ªdistrital da AF Viseu, com o Nelas a liderar após vencer em casa, o Santar por três bolas a zero, o Roriz dividiu os pontos com o Cabanas de Viriato, numa igualdade a duas bolas.

 

Moimenta Dão- Vale de Madeiros- 3-0

Roriz- Cabanas de Viriato-2-2

Nelas- SC Santar-3-0

Canas Senhorim- GD Santacombadense-1-1

Campia- Nandufe-2-1

Viseu e Benfica- Besteiros FC- 2-1

Vila Chã de Sá- Os Ciências-1-2

 

Alexandre Borges prepara prova de Sever do Vouga

A caravana da NelaSport, já se encontra a ultimar todos os detalhes, para a oitava e última Prova do Campeonato de Portugal de Kartcross, já no próximo fim de semana de 12 e 13 de outubro, no Circuito do Alto do Roçário, em Sever do Vouga.
Alexandre Borges, o jovem piloto nelense, parte motivado para Sever do Vouga, ambicionando continuar a rodar entre os mais rápidos e lutar por um lugar no “top five”. Atualmente em 6º nas contas do Campeonato, pertence também ao restrito lote de pilotos, que conseguiram bater o atual campeão nacional em título, no bónus de pontuação pelas voltas mais rápidas, tanto nos treinos cronometrados, como na Final, pelo que a sua rapidez, será certamente um fator adicional, num fim de semana que promete muita emoção, no fecho das contas do Campeonato 2019.
“Tem sido uma época interessante, apesar de algumas situações que ocorreram e que são do conhecimento público. Mas acima de tudo, estou contente com alguns cronos que consegui realizar, nesta que é apenas a minha segunda época completa no Campeonato. Tanto nos treinos cronometrados, como nas corridas de qualificação, o saldo tem sido positivo, pois tenho conseguido intrometer-me entre os mais rápidos e já com vários anos de experiência no kartcross. Na Final, o “sorteio” da primeira curva, não me tem sido muito favorável, mas estou motivado para Sever do Vouga e determinado a dar o meu melhor, para tentar fechar o Campeonato com um bom resultado”, confessa Alexandre Borges.

CIM Dão e Lafões lança projeto – ‘O Futuro é Amanhã

O projeto “O Futuro é Amanhã”, que está a chegar à comunidade escolar, é dirigido aos estudantes das escolas dos 14 municípios que compõem a Comunidade Intermunicipal, professores e famílias, e prolonga-se até ao final do presente ano letivo, com momentos e atividades diversificadas. O projeto tem uma mascote, chamada Átmos, que irá interagir com os alunos nas diversas atividades a realizar.

O projeto – ‘O Futuro é Amanhã’ – já está a ser trabalhado conjuntamente com todas escolas da região e vai ser lançado publicamente, junto da comunidade educativa, a 14 de outubro. Serão envolvidas cerca de 138 turmas e pretende-se abranger, de forma direta, mais de 4.000 alunos do 1.º, 2.º e 3.º ciclos de escolaridade.
“Queremos motivar os professores e os alunos a participarem ativamente no processo de reflexão, debate e divulgação da problemática das alterações climáticas, de modo a que possam adotar atitudes e comportamentos, no quotidiano, que atenuem e mitiguem os impactos negativos das alterações climáticas no território Viseu Dão Lafões”, refere Nuno Martinho, Secretário Executivo da CIM Viseu Dão Lafões.
Para o conseguir, Nuno Martinho considera que é necessário consolidar e divulgar os resultados constantes no PIAAC Viseu Dão Lafões e mobilizar e captar a comunidade escolar para o processo e para o tema das alterações climáticas.

Taça de Sócios de Mérito da AF Viseu-1ªronda

Teve lugar a 1ªfase da Taça de Sócios de Merito da AF Viseu

 Vila Chã Sá –  Os Vouzelenses-0-2
 Santacombadense-Boassas-3-2
 Oliv. Douro- Santacruzense-2-1
 Cabanas Viriato Benfica- Tarouquense-2-3
Sc Lamego-  Moimenta Dão-5-1
 Parada- Travanca-1-0
 Sezurense-Nandufe-1-0
Sl Nelas-Besteiros-3-0
 Viseu Benfica-Santar-2-0
 Canas Senhorim-Roriz- 2 – 2 – GP-6-5
Gd Campia-Vale Madeiros Benfica-1-0

Legislativas 19- Abstenção pode passar os 50%

Após o fecho das urnas, surgem os primeiros números da noite , apesar de ser uma sondagem, neste caso, o valor da Abstenção ronda entre os 47,5% e os 51,5%.

Tudo isto pode indicar que os candidatos não foram de certa forma convincentes no que toca a fazer mover as pessoas a votar.

este é um indicador que algo tem de ser alterado no futuro para o próximo ato eleitoral.

Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com

Ao continuar a utilizar o site, você concorda com a utilização de cookies. Mais Informação

As definições de cookies neste site são definidas como "permitir cookies" para lhe dar a melhor experiência de navegação possível. Se você continuar a usar este site sem alterar suas configurações de cookies ou clicar em "Aceitar" abaixo, em seguida, você concorda com isso.

Fechar