Templates by BIGtheme NET
Home » Nelas

Nelas

Nelas sai do Plano de Ajustamento Financeiro e Reestruturação

Foi assinado, o Despacho Conjunto do Secretário de Estado das Autarquias Locais, do Secretário de Estado do Tesouro e do Secretário de Estado do Orçamento, que retira a Câmara de Nelas de qualquer medida de acompanhamento, controlo e assistência financeiras que, por desequilíbrio financeiro estrutural confirmado pela própria Câmara e Assembleia Municipal, lhe foi imposta em final do mandato anterior em 2012 pelos representantes governamentais da época.
Nesta altura, em 2012, a dívida da Câmara ultrapassou os 15,3 milhões de euros, muito acima do valor máximo de endividamento permitido por lei. Desde então a dívida baixou significativamente, cifrando-se já no final de 2016, num total 11,3 milhões de euros (incluindo as dívidas das associações em que participa) e prevendo-se que em final de 2017 fique abaixo dos 10 milhões de euros.
Este Despacho Conjunto decreta a suspensão do Plano de Ajustamento e Reestruturação impostos pelo recurso ao PAEL e a empréstimos para reestruturação financeira e acaba com todas as medidas que estavam proibidas à Câmara de Nelas, como seja admitir trabalhadores no quadro (que foi obrigado a reduzir dos 350 trabalhadores para os atuais 165), contratar empréstimos novos (o que não aconteceu pela primeira vez no atual mandato) ou baixar impostos e taxas, como o IMI (impostos esses elevados à sua taxa máxima).
O mesmo Despacho governamental confirma a excelente evolução da gestão financeira da Câmara de Nelas no atual mandato em que procedeu ao escrupuloso cumprimento de todas as obrigações impostas para retirar o Município de uma situação de falência.
É, pois, o restabelecimento da total autonomia administrativa e financeira da autarquia, consagrada na Constituição e que se deve, para além de uma sã e rigorosa gestão, evidentemente ao esforço fiscal imposto a todos os munícipes, famílias, instituições e empresas obrigadas a contribuir para a recuperação do desequilíbrio das finanças municipais contraído nos dois mandatos anteriores.
A decisão governamental adverte, todavia, que as medidas do Plano Ajustamento Financeiro, incluindo as taxas máximas, poderão regressar caso se volte a ultrapassar o limite do endividamento máximo legalmente permitido e que era em 2016 de 12,7 milhões de euros.

Por:Mun.Nelas

Alto Mondego, Rede cultural apresentado na Fundação Lapa do Lobo

Decorreu na passada sexta -feira, a apresentação do projeto Alto Mondego rede cultural, no auditório da Fundação Lapa do Lobo.

Marcaram presença os Presidentes de Câmara de Gouveia, Luis Tadeu ;Nelas, José Borges da Silva; Fornos de Algodres, Manuel Fonseca e Mangualde, João Azevedo.

Este projeto, tem como objeto, a promoção do desenvolvimento local e regional, e a dinamização do património cultural de forma integrada, mobilizando as vertentes económicas, social, cultural e ambiental.

Apresentação do projeto Alto Mondego_Rede Cultural

Realiza-se nesta sexta -feira, pelas 12 horas, no Auditório da Fundação Lapa do Lobo uma Conferência de Imprensa para apresentação do projeto Alto Mondego_Rede Cultural, com a presença confirmada dos Presidentes de Câmara de Fornos de Algodres( Manuel Fonseca), Nelas (José Borges da Silva), Mangualde(João Azevedo) e Gouveia (Luis Tadeu).

Limpeza do leito da Ribeira da Pantanha em Nelas

A Câmara Municipal de Nelas está a promover a limpeza do leito da Ribeira da Pantanha, de modo a evitar que os resíduos cheguem ao Rio Mondego. A intervenção consiste na remoção de água estagnada e resíduos acumulados na Cascata da Pantanha, no centro das Caldas da Felgueira, sendo que nessa operação e por indicação dos serviços municipais da área do ambiente, é necessário drenar previamente o leito para remoção de resíduos e desta forma minimizar o impacto ambiental no curso da ribeira até ao rio Mondego.
A operação de limpeza está devidamente sinalizada e decorrerá nas próximas semanas, período necessário à aludida drenagem, secagem e limpeza.
Recorde-se que está neste momento já em construção a grande ETAR de Nelas e Sistema Intercetor, obra no valor de 4,3 milhões de euros, que estará em funcionamento em final de 2018 e que resolverá em definitivo os focos de poluição na mesma Ribeira da Pantanha e rio Mondego, existentes há mais de 3 décadas.

Por:Mun.Nelas

Espaço comercial “Meu Super” abriu em Nelas

19732295_1492538420769108_514586295877811071_n Foi  inaugurado, nesta sexta-feira, o segundo espaço comercial “Meu Super” no Concelho, desta feita na Vila de Nelas com um franchising, nas instalações da empresa Mathias SA e contou com as presenças do Presidente e da Vice-Presidente da Câmara Municipal que parabenizaram o Dr. Francisco Paula, Administrador do Mathias SA e o Dr. Antonio Filipe ,Diretor Geral e Administrador do Grupo “Meu Super”, pela abertura deste novo supermercado na Vila de Nelas que registou uma afluência de centenas de clientes que quiseram conhecer o novo espaço comercial com uma área de 1000 m2.

“Meu Super” é a marca das novas lojas de proximidade em formato de franchising do grupo Sonae MC, localizadas em zonas habitacionais ou19756351_1492538557435761_8317009454726891201_n de serviços, com elevado tráfego pedonal. Este formato baseia-se na distribuição de proximidade, em moldes bastante competitivos, com o know-how comprovado pela liderança apresentada da Sonae no mercado e por décadas de experiência na gestão de lojas próprias, mantendo o Mathias SA a diversidade e qualidade de produtos frescos que sempre nos habitou.

Por:Mun.Nelas

Carvalha é o património em destaque em Mangualde

unnamed..A Carvalha é o património em destaque no mês de julho, na campanha «Mangualde, o nosso património!». A iniciativa promovida pela autarquia mangualdense tem como objetivo aproximar a população do património mangualdense do mais que belo existe no concelho.

Carvalha…a nostálgica lembrança de um património

Muitas das espécies arbóreas indígenas de Portugal Continental, quer folhosas quer resinosas, foram, em muitos casos, lentamente deixando de povoar alguns espaços próximos das zonas urbanas, devido à crescente urbanização.

O território de Mangualde conta(va) com áreas de forte presença destas espécies indígenas. A sua disseminação verificava-se e/ou verifica-se quer nas áreas florestais propriamente ditas, quer no interior das localidades. Devido à manutenção da localização natural daquelas espécies ou pelo seu plantio, como forma de ajardinar as zonas urbanizadas, é hoje frequente a sua presença na cidade e nas aldeias do concelho.

A fotografia que se publica dá conta de uma centenária carvalha que, sozinha e única, remete para a lembrança de um território outrora copiosamente povoado por esta espécie e por outras, como o castanheiro.

Esta carvalha, em Abrunhosa do Mato, de tão antiga que é, assistiu ao desenho da rua onde se encontra, viu a construção das casas que a ladeiam, presenciou a urbanização de todo aquele espaço.

Todos os anos se renova, a custo, teimosamente! Ficará, quando fatidicamente não mais conseguir sobreviver, lembrada na placa toponímica da rua a que hoje dá nome, revalidando a memória de um património extinto. 

Coordenadas geográficas: 40° 32. 604’

                                                      7° 44. 793’

Com esta campanha todos ficam mais próximos do vasto esplendor patrimonial do nosso concelho. Nesse sentido, continua a ser colocada, em vários pontos de encontro do concelho, informação sobre o monumento/património apresentado. O património material e imaterial vai sendo apresentado consoante a categoria com a qual foi classificado: arqueologia, pelourinhos, fontes, palacetes e religiosos, bem como outros bens patrimoniais. Cada categoria será representada por uma cor que a distingue das restantes.

António Tavares

Gestão e Programação do Património Cultural

Foram já vários os bens patrimoniais destacados por esta campanha nos últimos três anos. Deixamos de seguida apenas alguns exemplos. Em maio último destacamos a Igreja de São Silvestre de Pinheiro de Baixo e de Cima e Picota: tecnologia antiga, no mês de junho, os Vestígios de Outrora: Vila Nova de Espinho, em agosto Paredes que falam da História, em setembro o Santo António dos Cabaços. As últimas campanhas contemplaram a Arquitetura modernista em Mangualde, Tribunal de Mangualde e Português Suave. Ao arrancar 2017 o destaque foi para os Refrigerantes Condestável… de Abrunhosa do Mato no mês de janeiro e para os Bordados de Tibaldinho… património das culturas populares, no mês de fevereiro. No mês de março o destaque foi para a Casa dos Condes de Mangualde, no mês de abril foi para a Fonte de Ricardina, em maio para Pinheiro de Tavares ao tempo do Império Romano e em junho para a capela de São Domingos de Ançada.

 

Região das Beiras a preferida das equipas da Liga para estágios

LigaNOS_trans_horiz_430Nos últimos anos, a região das beiras é uma das zonas preferidas das equipas da Liga Portuguesa para realizar os estágios de pré-temporada.

Desta forma, o D.Aves chega já domingo a Fornos de Algodres, para um estágio de uma semana, o Feirense vem para Seia de 10 a 17 de julho e o Paços de Ferreira estagia em Nelas de 8 a 15 de julho.

No Luso, vão estar o Boavista e Tondela.

Momento musical nos 30 anos da APSCDFA

IMG_9450 A noite do passado sábado, foi de festa no auditório da APSCDFA, com a realização do concerto de música clássica, inserido nas comemorações dos 30 anos da instituição de Fornos de Algodres ,  intitulado “Ensemble Camerata de Cordes” interpretado pelo conservatório de Musica de S. José da Guarda, perante uma plateia que quase encheIMG_9447u o espaço.

Ao longo de 2017, novos eventos relacionados com esta data, vão acontecer.

Por:SP

Monumento de Homenagem aos Combatentes em Nelas

Print

Print

Vai ter lugar no próximo domingo na localidade de Nelas, a inauguração do Monumento de homenagem aos Combatentes, junto à Biblioteca Municipal António Lobo Antunes, pelas 10h30.

Segue-se uma visita, à Biblioteca para visualizar a exposição sobre a 1ªGuerra Mundial e Guerra Colonial.

O almoço vai ser aberto ao munícipes, depois durante a tarde, todos poderão assistir a demonstrações militares e saltos de paraquedistas.

Passeio anual dos Clientes da APS de Fornos

19366213_1676263722401710_5876680536263167332_nComo anualmente acontece, o Pólo de Infância e Juventude da APSCDFA, realiza um passeio com os seus clientes, significativos e colaboradores.

Desta vez, o destino foi o Bacalhôa Buddha Eden e praia de S. Martinho do Porto.

Um dia com o sol  a raiar bastante e todos relaxaram um pouco e se divertiram.

Foto:APS

Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com

Ao continuar a utilizar o site, você concorda com a utilização de cookies. Mais Informação

As definições de cookies neste site são definidas como "permitir cookies" para lhe dar a melhor experiência de navegação possível. Se você continuar a usar este site sem alterar suas configurações de cookies ou clicar em "Aceitar" abaixo, em seguida, você concorda com isso.

Fechar