Templates by BIGtheme NET
Home » Nacional

Nacional

Turismo Centro de Portugal premiada como a melhor

 Na cerimónia de entrega dos Prémios Publituris Portugal Travel Awards, que decorreu em Cascais, a Turismo do Centro de Portugal foi premiada como a melhor região do país.

A TCP estava nomeada na categoria “Região de Turismo Nacional”, juntamente com as restantes regiões turísticas do país, tendo sido a grande vencedora da noite.

O galardão foi recebido por Pedro Machado e Jorge Loureiro, respetivamente presidente e vogal da comissão executiva da Turismo Centro de Portugal. Na ocasião, Pedro Machado fez questão de agradecer “à Publituris e ao júri” e de partilhar o prémio “com a equipa da Turismo do Centro e, em muito particular, com aquilo que representa hoje o Centro de Portugal”.

O prémio enche-nos de alegria e orgulho. Lembro que o Centro de Portugal sofreu em 2017 contingências que ainda não estão ultrapassadas. Este prémio é, seguramente, um estímulo para as empresas e empresários, para os operadores turísticos e para todos aqueles que estão na cadeia de valor que o turismo hoje representa”, sublinhou Pedro Machado.

Esta distinção representa, igualmente, o reforço do crescimento dos destinos turísticos que agora estão a emergir e que contribuem para o todo nacional. É seguramente com todos que fazemos um Portugal mais desenvolvido e mais justo”, acrescentou.

Os Publituris Portugal Travel Awards 2019, conhecidos como os “Óscares do Turismo” em Portugal e que vão já na 16.ª edição, destinam-se a premiar as melhores empresas, instituições, serviços e profissionais que se destacaram no setor do turismo no decorrer do último semestre de 2018 e o primeiro de 2019. Os vencedores resultam de uma média ponderada entre os votos dos assinantes da newsletter do jornal Publituris e dos votos de um júri.

Esta é a segunda vez que a Turismo Centro de Portugal vence este prémio, depois de já o ter conquistado em 2015.

Seia FC e Fundação Laura Santos conhecem adversários na taça de Portugal

Teve lugar na Cidade do futebol em Lisboa, o sorteio da 1ª eliminatória da prova rainha em futebol feminino.

As equipas do distrito da Guarda com destino diferente.

Boavista FC – Fundação Laura Santos
Seia Futebol Clube -AD Estação

Esta ronda inicial joga-se a 13 de outubro.

Ecília Mateia festejou 108 anos em Pinhel

Foi um dia de festa no Lar de Santo António, pertence à Santa Casa da Misericórdia de Pinhel, com Ecília Mateia, utente desta casa a completar a bela idade de 108 anos.
Todos cantaram os parabéns, familiares, amigos,  os dirigentes da Santa Casa da Misericórdia e o Executivo da Câmara Municipal de Pinhel.

Torna a numa das mais idosas do distrito da Guarda.

Vaz Pinto orienta Famalicão sub-23

O penalvense Vaz Pinto com um vasto currículo na vida de treinador, vai agora abraçar um projeto ambicioso no Famalicão.

Assim com um bom passado no que toca à formação, o técnico fez uma excelente prestação na Académica.

Vai agora abraçar um desafio nos sub-23 famalicenses.

 

Foto:VP

GNR GUARDA – Atividade diária

O Comando Territorial da Guarda, através do Núcleo de Investigação e de Apoio a Vítimas Específicas, dia 17 de setembro, deteve um homem com 63 anos, por violência doméstica, no concelho da Guarda.

No âmbito de uma investigação por violência doméstica, que durava há duas semanas, os militares apuraram que o suspeito, sempre no interior da sua residência, exercia violência física, psicológica e ameaças sobre a sua esposa, de 66 anos, tendo, na sequência das diligências de investigação, sido cumprido um mandado de detenção.

O detido, após ser presente ao Tribunal Judicial da Guarda, ficou sujeito às medidas de coação de proibição de contactos com a vítima e proibição de aproximação a menos de 1 quilómetro controlados por pulseira eletrónica. 

 

Gouveia acolhe as Jornadas Europeias do Património 2019

Vão decorrer nos dias 27 e 28 de setembro as Jornadas Europeias do Património 2019, este ano subordinadas ao tema Artes Património Lazer,no concelho de Gouveia.

Segundo a  Direção Geral do Património Cultural,pretende-se com este tema “destacar as muitas facetas do património ligadas às artes, como fonte de entretenimento, e ao lazer, que nos permitem a todos viver outras dimensões da vida quotidiana, apropriando-nos de uma parte da cultura, tornando-nos autores, especialistas, guardiões e protagonistas.” A DGPC, entidade que coordena a programação e divulgação das JEP a nível nacional, convida as entidades públicas e privadas a associarem-se a estas Jornadas, organizando iniciativas neste âmbito.

O Município de Gouveia aliou-se a esta celebração europeia do património, juntamente com a Junta de Freguesia de Vila Nova de Tazem, com um programa que envolve caminhadas, visitas guiadas e uma palestra a dividir entre a sede de concelho, Gouveia e Vila Nova de Tazem.

Assim do programa faz parte:

27 SET – 09h00 – Posto de Turismo – Caminhada (Posto de Turismo – Curral do Negro – Parque Ecológico) – Dia Mundial do Turismo – No âmbito do Dia Mundial do Turismo, o Posto de Turismo de Gouveia organiza uma caminhada acompanhada pelos espaços verdes de excelência de Gouveia, numa caminhada que parte à descoberta da Mata da Cerca, do Curral do Negro e do Parque Ecológico de Gouveia. Tem início no Posto de Turismo às 09h00 e termina no mesmo local por volta das 12h00.

 

27 SET – 15h00 – Museu Paroquial de Vila Nova de Tazem – Palestra: Arqueologia da Vila – Vila Nova de Tazem no tempo e no espaço – Joel Correia – A única Vila do concelho de Gouveia tem uma história milenar por descobrir. Nesta conversa, quase, informal, dá-se a conhecer uma série de elementos arqueológicos que nos permitem reconhecer as realidades culturais e sociais do passado mais e menos distante da vivência humana nesta região, encontrando-se aqui, alguns elementos inéditos na historiografia e na arqueologia regional que importa dar a conhecer.

 

27 SET – 17h30 –  Visita à Capela de S. Miguel, Gouveia (À Descoberta da Arquitetura Religiosa de Gouveia) – Continuando a descoberta da arquitetura religiosa de Gouveia, e pela proximidade ao Dia de S. Miguel (29 de Set), o Município de Gouveia propõe uma visita guiada à Capela de S. Miguel, centro religiosos do populoso e tradicional Bairro do Outeiro.

 

28 SET – 10h00 – Igreja Matriz de V. N Tazem – Visita guiada ao Património Cultural de Vila Nova de Tazem – No seguimento da palestra de dia 27 de setembro, propõe-se aos visitantes conhecer os espaços dados a conhecer ai, tocando nas realidades arqueológicas mencionadas. O património cultural como experiência de lazer e de conhecimento, é o mote para esta visita guiada.

 

Penaverdense venceu Torneio Solidário em Futsal Feminino

Uma bela tarde de sábado, o Pavilhão de Aguiar da Beira, recebeu o 2º torneio solidário de Futsal Feminino  organizado pelo Penaverdense, onde todos que participaram e assistiram levaram bens alimentares, destinados ao Centro Paroquial e Social Padre José Augusto da Fonseca.
Quanto ao retângulo de jogo, intervieram a turma do Penaverdense, CB Mortágua e Os Pinhelenses.
Na partida inaugural ,  Penaverdense bateu a turma da Cidade Falcão por três bolas a uma, por sua vez, as senhoras da CB Mortágua também venceram as jovens Pinhelenses, por sete bolas a quatro, na derradeira partida, a turma local venceu a Casa do Benfica de Mortágua por duas bolas a uma.
No final , houve alegria entre todas as equipas por contribuírem para uma causa nobre e assim o Penaverdense e a instituição contemplada agradeceram a solidariedade de todos.

 

 

 

 

Alcafache prestou homenagem às vítimas de setembro de 1985

Na manhã de domingo, dezenas de pessoas, amigos e familiares ocorreram ao memorial do acidente ferroviário de 1985, em Alcafache.
As entidades compareceram em massa, levando uma coroa de flores que foi depositada no monumento memorial deste acontecimento, seguiram-se as intervenções, com António Monteiro (Freg.Alcafache), a agradecer a todas as pessoas que compareceram neste dia de aniversário e tudo tem sido feito para melhorar este espaço com dignidade.
Por sua vez, Augusto Sá (COMAFA – Comissão Organizadora Movimento Acidente Ferroviário de Alcafache), agradeceu a todos a presença e deixou a ideia de alterar este espaço e a forma de homenagear estas vítimas e este local.
Foi um dia em que, todos os que faleceram são lembrados, mas salientar o voluntariado das pessoas e bombeiros a socorrer as vítimas.
Carlos Carvalho (BV Mangualde) enalteceu o grande trabalho efetuado por todas as corporações que participaram no socorro e tudo fizeram para salvar o máximo de vidas.
Por fim, Elísio Oliveira (Presidente do Mun.Mangualde em exercício), referiu que tudo será feito para continuar a homenagear estas pessoas que aqui faleceram, mas também enalteceu o lema Vida por vida, que foi um grande gesto de voluntariado por todos os soldados da paz que ocorreram das mais diversas localidades vizinhas.
Por vezes , existem coincidências e enquanto decorriam as intervenções na linha ali ao lado passou o Comboio .
Encontrámos, um dos sobreviventes, Duarte Correia, que naquele dia muito sofreu, segundo nos testemunhou que foi horrível, quando houve o choque e um clarão tomou as carruagens, mas ferido, ainda ajudou imensas pessoas e muitas delas se salvaram e agradeceu a grande intervenção dos bombeiros.
A cerimónia terminou com a celebração da Eucaristia pelo Padre Nuno Azevedo.
Um dia de grande homenagem a todos quantos tiveram neste dia trágico para Portugal.

TMG palco de concertos da Liga Portuguesa contra o Cancro

Vai acontecer no sábado, 28 de setembro, uma tertúlia e um concerto solidário, no TMG.
Assim durante a tarde, no café concerto, vai decorrer uma tertúlia subordinada ao tema, conhecer a sua saúde, e depois à noite, no Grande Auditório, sobe ao palco o Grupo Musical sessenta e cinco estrelas. Uma tarde com entrada livre, já à noite com um preço simbólico, onde conhecer a saúde e a música são muito importantes.

Trancoso acolhe Troféu de Resistência Beirão

Vai decorrer a 28 de setembro uma prova de resistência na cidade de Trancoso, designado 3 horas de Resistência, Muralhas de Bandarra BTT, no centro histórico da cidade.
Será a consagração dos campeões TBR 2019, será nas modalidades de solo, duplas e triplas.
As inscrições estão abertas no site da prozis.

Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com

Ao continuar a utilizar o site, você concorda com a utilização de cookies. Mais Informação

As definições de cookies neste site são definidas como "permitir cookies" para lhe dar a melhor experiência de navegação possível. Se você continuar a usar este site sem alterar suas configurações de cookies ou clicar em "Aceitar" abaixo, em seguida, você concorda com isso.

Fechar