Templates by BIGtheme NET
Home » Nacional

Nacional

Voluntariado Jovem em destaque em Fornos de Algodres

Realizou-se na manhã desta sexta-feira, na Escola básica e secundária de Fornos de Algodres, uma sessão de sensibilização sobre Voluntariado jovem, direcionada aos alunos do Secundário.

Esta foi mais uma iniciativa do CLDS, em parceria com o Município de Fornos de Algodres , com o objetivo  de informar os jovens sobre os projetos de voluntariado a nível local e nacional. No final ficou o agradecimento ao Agrupamento de Escolas de Fornos de Algodres pelo apoio nesta iniciativa, e aos convidados especiais que deram o seu testemunho :  Gabinete de ação social CMFA; Instituto Português do Desporto e Juventude – Guarda; Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Fornos de Algodres.

Fotos:CLDS

Mostra Jovens Criadores 2017 em Mangualde

Decorrerá, entre 15 e 17 de dezembro, no concelho de Mangualde, a Mostra Jovens Criadores 2017. A cerimónia de inauguração terá lugar no Villa Gloria (antigas instalações da GNR), às 19h00 de dia 15, e contará com a presença do Secretário de Estado da Juventude e do Desporto, João Paulo Rebelo, do Presidente do Instituto Português do Desporto e da Juventude (IPDJ), Augusto Fontes Baganha, do Presidente do Município de Mangualde, João Azevedo, e do Presidente do Clube Português de Artes e Ideias (CPAI), Pedro Marques Mendes.

Após a cerimónia de inauguração, segue-se, às 22h30, Dança/Persona no Salão Nobre da Câmara Municipal de Mangualde. Dia 16, terá lugar o Café Literário (16h00, Estalagem Cruz da Mata), Dança/Divines (21h30, Salão Nobre da Câmara Municipal de Mangualde), Música/Raúl Muta (23h00, Villa Gloria) e DJ João Semedo, Carmo 81 (24h00, Villa Gloria). No domingo, a Mostra encerra com Teatro/Boca Ilha, às 15h30.

A Mostra Jovens Criadores festeja este ano a sua 19.ª edição. É uma iniciativa do Secretário de Estado da Juventude e Desporto e do IPDJ, com organização do CPAI, que se destina a jovens com idade até 30 anos. A Mostra é constituída pelos projetos selecionados nos concursos Jovens Criadores 2015 e 2017 nas mais variadas áreas temáticas: Artes Visuais, Banda Desenhada e Ilustração, Dança, Arquitetura e Equipamento, Design Gráfico, Fotografia, Cinema, Joalharia, Design de Objeto, Literatura, Moda, Música, Teatro e Vídeo.

O CPAI – Clube Português de Artes e Ideias foi fundado em 1986 e é uma associação privada portuguesa declarada de utilidade pública que tem como objetivo principal o desenvolvimento e a divulgação da produção artística, em todos os domínios das artes contemporâneas.

A entrada na Mostra Jovens Criadores 2017 é gratuita.

PROGRAMAÇÃO

15 de dezembro

19h00 | Villa Gloria

Inauguração da Mostra Jovens Criadores 2017

22h30 | Salão Nobre da Câmara Municipal de Mangualde

Dança/Persona

16 de dezembro

16h00 | Estalagem Cruz da Mata

Café Literário

21h30 | Salão Nobre da Câmara Municipal de Mangualde

Dança/Divines

23h00 | Villa Gloria

Música/Raúl Muta

 24h00 | Villa Gloria

DJ João Semedo, Carmo 81

17 de dezembro

15h30 | Salão Nobre da Câmara Municipal de Mangualde

Teatro/Boca Ilha

Ceia de Natal em Vila Franca da Serra

Face a uma iniciativa da Junta de Freguesia de Vila Franca da Serra, vai ter lugar este sábado, 16 de dezembro, uma Ceia de Natal onde procura reunir todas as pessoas que se queiram associar a este evento.

Uma forma de celebrar o Natal em comunidade, na sede da Junta de Freguesia, a partir das 19 horas.

 

Seminário “Diferentes na vida, iguais no desporto”

Decorreu no auditório da Biblioteca Municipal Dr. Alexandre Alves,no passado, dia 7, o Seminário ‘Diferentes na vida, iguais no desporto’. A iniciativa, organizada pela Câmara Municipal de Mangualde, reuniu atletas, associações e especialistas na área do Desporto, inserindo-se no Dia Internacional das Pessoas com Deficiência.

Consciente dos benefícios da prática desportiva ao nível da condição física, reforço da confiança e autoestima, aumentando a qualidade de vida e independência das crianças e jovens portadores de deficiência, o Seminário iniciou-se com a assinatura de um protocolo tripartido entre a Câmara Municipal de Mangualde (na pessoa de João Azevedo, Presidente do Município), a Casa do Povo de Mangualde (pelo presidente Paulo Figueiredo) e o Agrupamento de Escolas de Mangualde (presidente Agnelo Figueiredo) sobre o desporto adaptado nas Escolas de Mangualde. A sessão de abertura contou com ainda com a presença de José Lourenço, Presidente do Comité Paralímpico.

O Seminário dividiu-se em dois painéis. O I Painel, moderado por João Amaral, Treinador da Casa do Povo de Mangualde, foi dedicado aos Testemunhos dos jovens atletas internacionais e nacionais Miguel Monteiro, Cristiano Pereira, João Azevedo, Márcia Araújo e Sara Araújo.

O II Painel, moderado por Maria José Coelho, Vereadora da Câmara Municipal de Mangualde e Presidente da Rede Social de Mangualde, trouxe a debate a “Integração do Desporto Adaptado na Federação Portuguesa de Atletismo”. Nesse painel, intervieram Jorge Vieira, Presidente da Federação Portuguesa de Atletismo, puviram-se os testemunhos da treinadora de Ginástica Artística Paula Oliveira e dos atletas Ana Rafael, Fátima Moreira e Artur Silva, e, por fim, abordou-se “A Visão dos Pais” por Cristina Azevedo, do Núcleo Pais em Rede de Mangualde.

Esta iniciativa procurou demonstrar que a deficiência não pode ser vista como uma barreira social e que é necessário eliminar a desigualdade e promover a inclusão social e profissional das pessoas com deficiência. Pretendeu, igualmente, sensibilizar a população para a situação das pessoas com deficiência e promover a sua inclusão na sociedade.

O Desporto Adaptado foi idealizado e concebido com o objetivo de implementar modalidades desportivas para pessoas com e sem deficiência, permitindo a igualdade de oportunidades no que diz respeito ao livre acesso ao desporto e, de igual modo, promover a interação e integração de pessoas com deficiência na comunidade. Esta valência consiste na intervenção especializada em pessoas com e sem deficiência, com vista à reabilitação, treino de capacidades, desenvolvimento de hábitos de vida saudáveis e integração social.

Por:MM

 

Pedro Santana Lopes (PSD) vai estar na Guarda

As eleições no seio do PSD a nível nacional estão chegar e a campanha dos candidatos vai prosseguindo, assim neste domingo. Pedro Santana Lopes, um dos candidatos à liderança do partido, vai estar na Guarda, mais concretamente, em Maçainhas, numa sessão de esclarecimento/jantar, onde vai falar para os sociais democratas.

X Congresso Federativo da Guarda da Juventude Socialista em Celorico da Beira

Celorico da Beira vai acolher neste sábado, 16 de dezembro, o X Congresso Federativo da Guarda da Juventude Socialista, que se realizará no próximo sábado, dia 16 de dezembro de 2017, no Auditório da Biblioteca Municipal de Celorico da Beira.

Participam no encontro, com direito a voto, 39 delegados eleitos a representar 12 concelhias da Juventude Socialista do distrito da Guarda, aos quais se juntam 36 delegados inerentes.

 

Férias Desportivas em Pinhel

Nesta época natalícia o Município de Pinhel organiza mais umas Férias Desportivas repletas de modalidades divertidas para todas as crianças e adolescentes.

As Férias Desportivas de Natal decorrem de 18 a 29 de dezembro com a finalidade de proporcionar a prática de várias disciplinas desportivas num ambiente diferente.

Reservadas a crianças e adolescentes, dos 6 aos 14 anos, as Férias Desportivas pretendem preencher os tempos livres dos munícipes mais jovens, proporcionando-lhes novas experiências, incutindo hábitos de vida saudáveis e enriquecendo a sua educação desportiva. Ao mesmo tempo, a iniciativa estimula a organização diversificada de atividades educativas e culturais, impulsiona a sociabilização de crianças e jovens, fomenta a evolução intelectual, emocional e social dos participantes e uma formação dirigida para uma nova cidadania.

Por:MP

Município da Guarda dá presentes de Natal na ULS Guarda

Esta semana, como anualmente acontece, o Município da Guarda distribuiu os presentes de Natal, na zona da Pediatria e Neonatologia.

Nesta zona, está um fornense recém nascido, o Vicente, filho de Rui Pacheco e Juliana Pacheco, assim como muitas outras crianças do distrito da Guarda, a todos se desejaram rápidas melhoras.

O Pai Natal e os seus ajudantes estiveram naquele serviço do Hospital Sousa Martins e levaram presentes e sorrisos às crianças ali internadas, partilhando um pouco do que se vive na Cidade Natal.

Por:AP fotos:MG

Proposta de Orçamento Municipal para 2018 aprovada em Mangualde

A Câmara Municipal de Mangualde aprovou proposta de Orçamento Municipal para 2018 no valor de 22.242.160 euros. Para o Presidente da Câmara Municipal de Mangualde, João Azevedo, “o orçamento de 2018 é um orçamento vocacionado para o investimento público em eixos estruturantes para o desenvolvimento do concelho”. João Azevedo afirma ainda que “mais de metade do orçamento (53%) será direcionado para investimento em grandes obras estruturais financiadas pelos fundos comunitários, nomeadamente na área do ambiente, rede viária, regeneração urbana e zonas industriais”. Estes investimentos para o próximo ano “são fruto de um grande trabalho dos serviços técnicos da autarquia no planeamento estratégico e de enfoque no atual quadro comunitário”, acrescenta.

Este orçamento foi aprovado pelos Vereadores do Partido Socialista, com voto contra do Vereador do Partido Social Democrata.

ORÇAMENTO MUNICIPAL CONTEMPLA REDUÇÃO DO IMI EM 0,025%

O Orçamento Municipal para 2018 prevê uma redução do Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI), redução essa que foi proposta pelo executivo para apreciação na Câmara e que constitui o primeiro passo para diminuir os impostos pagos anualmente pelos mangualdenses.

João Azevedo afirma que “hoje, a autarquia tem uma situação financeira que possibilita uma redução dos impostos sem colocar em causa a sustentabilidade das suas finanças. Este é um sinal muito claro de mudança de paradigma na situação financeira do concelho. Podemos, agora, reduzir o IMI com a certeza de que manteremos o investimento e a redução da dívida da autarquia. Foi um trabalho que, ao longo dos últimos anos, acarretou muitos sacrifícios, mas que finalmente começa a dar os seus frutos e os mangualdenses sentirão, já em 2018, um alívio dos impostos nas suas despesas anuais.”

 

O IMI passa para 0,375% em 2018 e os restantes impostos municipais mantêm os valores de 2017.

 

A proposta de orçamento e impostos municipais será alvo de deliberação para aprovação pela Assembleia Municipal na sua reunião ordinária de 20 de dezembro.

 

Dramatização da história “Kico e a Mão”em Penalva

A Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Penalva do Castelo, em colaboração com a Biblioteca Municipal, assinalou o Dia Europeu para a Proteção das Crianças contra a Exploração Sexual e o Abuso Sexual, celebrado anualmente a 18 de novembro, com a dramatização da história “Kico e a Mão” junto dos 330 alunos que frequentam a Educação Pré-Escolar e o 1º CEB do concelho, num total de 16 sessões.

Integrada no projeto residente da Biblioteca Municipal “Era uma vez…”, a dramatização da história “Kico e a Mão”, produzida pelo Conselho da Europa, pretendeu transmitir a regra “Aqui ninguém toca!” às crianças, ou seja, identificar quais as partes do corpo que não devem ser tocadas por outras pessoas, como reagir se isso acontecer e junto de quem devem procurar ajuda, distinguindo o que é o contacto físico bom e o contacto físico mau.

De acordo com dados da ONU, cerca de uma em cada cinco crianças é vítima de violência ou abuso sexual, sendo fundamental trabalhar na prevenção para que estes números alarmantes possam diminuir.

Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com

Ao continuar a utilizar o site, você concorda com a utilização de cookies. Mais Informação

As definições de cookies neste site são definidas como "permitir cookies" para lhe dar a melhor experiência de navegação possível. Se você continuar a usar este site sem alterar suas configurações de cookies ou clicar em "Aceitar" abaixo, em seguida, você concorda com isso.

Fechar