Templates by BIGtheme NET
Home » Nacional

Nacional

AF Guarda- Seleção Distrital Sénior iniciou trabalhos na Mêda

Teve o início dos trabalhos da Seleção Distrital de seniores de Futebol da Associação de Futebol
da Guarda, tendo em vista, a participação da Fase Zonal nos próximos dias 20, 21 e 22 de
dezembro, em Castelo de Vide, Portalegre.

O objectivo da AF Guarda é “realizar uma boa prestação” na Taça das Regiões da UEFA e o trabalho já
começou a ser feito.

Deste modo estiveram presentes, 22 atletas neste primeiro apronto orientado pelo seleccionador distrital,
Luís Cerqueira (Cobra), que se mostrou bastante satisfeito com a sessão de trabalho.
Desta forma, outros jogadores deverão ser chamados a futuros aprontos dado que o leque de escolha a nível distrital é bastante alargado.

Trânsito estará condicionado na Guarda neste domingo

AVISO | CONDICIONAMENTO DE TRÂNSITO | AV. DO ESTÁDIO MUNICIPAL

No âmbito da realização do Invernal de BTT 2019, o trânsito estará condicionado, entre as 08h00 e as 14h00 de domingo, dia 24 de Novembro, na Avenida do Estádio Municipal (em frente à entrada para as bancadas).

Informa-se ainda que é assegurado o acesso a moradores.

#aviso #condicionamentodetrânsito

 

 AVISO | CONDICIONAMENTO DE TRÂNSITO | GUARDA-GARE

Devido à realização do 43.º Grande Prémio de Atletismo da Guarda, o trânsito estará condicionado no período compreendido entre as 09h30 e as 12h30 do próximo domingo, dia 24 de Novembro, nas seguintes artérias da Guarda-Gare: VICEG, entre ponte pedonal e rotunda da Av. 25 de Abril (sentido Sul-Norte), Rua do Facheiro, Av. de S. Miguel, Rua Formosa, Rua da Corredoura, Rua do Mercado, Av. da Igreja, Rua da Veiga, Rua 4 de Outubro e Av. da Estação, conforme mapa abaixo.

Solicita-se especial atenção à sinalização implantada no local.

 

Mercado Encantado de 18 a 24 de dezembro em Gouveia

                                                Gouveia em festa no Natal

O Pavilhão da Ex-Bellino & Bellino vai acolher o Mercado Encantado  durante sete dias,  vai funcionar com uma Pista de Karts (infantis) e um Palco onde vão decorrer teatros e espetáculos de animação infantil com muitos animadores de Natal. Um verdadeiro lugar mágico, cheio de cor e animação para miúdos e graúdos!

O Mercado Encantado vai também contar com uma área reservada a stands e expositores com produtos natalícios, nomeadamente alimentares, decorativos e de vestuário. Não vai faltar a casa do Pai Natal, insufláveis, modelagem de balões, ateliês, pinturas faciais, videojogos, as pipocas e o algodão doce vão adoçar este Mercado Encantado na época natalícia que se aproxima.

Uma das grandes atrações desta época festiva em Gouveia é o Comboio de Natal, que vai percorrer as ruas do centro da cidade, contribuindo para a animação natalícia nesta área e promovendo o comércio local, com paragem obrigatória no Mercado Encantado.

As atividades disponíveis serão diárias e a funcionar das 10h00 às 22h00, exceto no dia 24 que vai funcionar das 10h00 às 18h00.

O Município de Gouveia pretende, com esta iniciativa, oferecer aos seus visitantes um conjunto de atividades de Natal, sobretudo dedicadas aos mais novos, para que sintam e vivam esta quadra de uma forma especial, num convite a uma visita em família!

Deputado do PSD na AR , Carlos Peixoto questiona Ministra da Justiça

Em comunicado, Carlos Peixoto, Deputado do PSD na Assembleia da República, questionou a Ministra da Justiça, referindo: O estado de degradação existente em vários tribunais do nosso País não tem fim à vista e agrava-se de dia para dia, com uma complacência e uma inércia confrangedora por parte do Governo.

Como tem sido denunciado pelos presidentes de várias comarcas em relatórios e em declarações públicas reincidentes, o património afeto a inúmeros tribunais encontra-se num estado calamitoso e com um nível de deterioração tal que torna desprestigiante e indigna a administração da justiça.

O cenário é negro e nada compatível como a dignidade da função judicial.

A Ministra da Justiça andou a apregoar nos últimos dois anos que o Governo iria apresentar na Assembleia da República uma lei de programação das infraestruturas da justiça, que incluiria nomeadamente as infraestruturas e equipamentos dos tribunais, mas esta promessa, como outras, ficou por concretizar.

O que este Governo se limitou a fazer foi apresentar, em Maio do ano passado, um plano de requalificação para uma década nos tribunais, o qual, sem lei das infraestruturas e sobretudo sem investimento efetivo nesta área de soberania, redunda num enorme empurrar com a barriga, numa permanente gestão de expectativas e numa crescente e preocupante degradação de muitos edifícios.

O Grupo Parlamentar do PSD já tinha chamado à atenção da Sra. Ministra da Justiça para estas questões na Pergunta que lhe dirigiu em 21/08/2019 (Pergunta n.º 2765/XIIl/4), mas depois disso nada aconteceu e nada foi feito para pôr cobro às situações denunciadas nos referidos relatórios.

Tribunais sem acessos para pessoas com mobilidade diminuída, infiltrações e falhas estruturais, janelas calafetadas, ar condicionado avariado, acumulação de fungos nos tetos e paredes, locais em gue chove como na rua, salas de audiências interditas com risco de ruir, revestimentos exteriores e interiores a cair aos bocados e problemas graves que se acumulam sem soluções à vista.

No caso concreto da Comarca da Guarda, os casos mais gritantes são os dos Tribunais de Trabalho da Guarda, que não realiza julgamentos na sala de audiência, porque o teto não apresenta solidez nem segurança, e o de Seia, onde se vive num verdadeiro sobressalto, com escadarias de acesso vedado, com infiltrações a aparecerem por todo o lado e com pedaços do edifício a soltarem-se, obrigando a proteção civil municipal a constituir zonas de segurança para proteção de pessoas e bens.

Sobram as visitas sucessivas de técnicos do Ministério da Justiça, mas faltam ações, obras e soluções.

Em face do exposto, nos termos constitucionais e regimentais aplicáveis, o Deputado do PSD abaixo assinado apresenta à Ministra da Justiça as seguintes perguntas:

1 — Qual é o balanço que faz em relação às situações denunciadas?

2 – Reconhece ou não a emergência na intervenção no edificado, não só a nível de reparação das anomalias existentes, mas também de acessibilidades para pessoas com mobilidade reduzida?

3 – Que medidas urgentes já tomou para pôr cobro às situações apontadas?

4 – Qual a razão pela qual os Tribunais de Seia e da Guarda aguardam há já mais de 3 ou 4 anos pelas obras necessárias à recuperação da sua dignidade e funcionalidade?

 

Anabela Pereira renúncia ao seu mandato na Assembleia de Freguesia do Gonçalo

Em comunicado chegado à nossa redação, pela deputada eleita pelo PS na Freguesia de Gonçalo(Guarda), Anabela Pereira referiu:”Não esquecendo que o Senhor Assessor Pedro Pires é, igualmente, Presidente da Assembleia de Freguesia de Gonçalo, assembleia na qual os Deputados do PS foram, pelo mesmo, hostilizados e atacados politicamente.

A referida nomeação é um insulto a quem “deu a cara” pelo PS nas difíceis eleições autárquicas de 2017, quando muitos se “esconderam” e outros “viraram a casaca”.

Um partido que não respeita as suas bases e os seus eleitos é um partido autista e burguês, que vive deslumbrado em jogos de bastidores e dominado por interesses pessoais, pelo irei suspender, igualmente a minha militância.

Lamento esta tomada de posição, mas como diz o povo “quem não sente, não é filho de boa gente”. Decisão que não tomo de ânimo leve, depois de em 2017 ter aceite ser candidata a esta Junta de Freguesia pelo PS, em circunstâncias muito difíceis”.

Assim a deputada discorda da nomeação de Pedro Pires como Assessor da Secretaria de Estado da Ação Social agora descentralizada para a Guarda.
foto:DR

Carlão, DJ Pedro Carrilho e Os Quatro e Meia animam a Guarda na entrada de 2020

Alta Passagem de Ano é na Guarda

cartaz_passagem_ano_2019

A Praça Luís de Camões volta a receber um Réveillon cheio de música e muita animação, com a monumental Sé como pano de fundo.

A Guarda vai receber a mais Alta Passagem de Ano do país, com a noite comemorativa tem início pelas 22h00 com o concerto d’ Os Quatro e Meia. Atualmente com seis elementos, Os Quatro e Meia procuram, de uma forma descontraída e bem-disposta, conferir novos olhares e sonoridades na composição de canções feitas na língua de Camões. Trazem consigo os temas do seu primeiro disco: “Pontos nos Is”. E é com Os Quatro e Meia que a Guarda se vai despedir de 2019, seguindo-se, às 00h00 o espetacular Fogo-de-artifício e o brinde coletivo ao novo ano.
Dadas as boas-vindas a 2020, sobe ao palco da Praça Luís de Camões às 00h20, Carlão. O músico, antes conhecido por Pacman, ex-vocalista dos Da Weasel, que desde 2010 adotou novo nome artístico: Carlão vai aquecer as primeiras horas do novo ano com as músicas do seu mais recente disto “Entretenimento?”.
A partir das 02h00 da manhã, será a vez do DJ Pedro Carrilho, acompanhado pelo violinista Mr. Vlalen. Pedro Carrilho é presença assídua nos melhores clubes e eventos do nosso país e uma figura incontornável da house-music em Portugal. O seu trabalho tem vindo a ser premiado e nomeado. Destacam-se nesses prémios e nomeações: Rádio Clube Português, 100%DJ, Portugal Night Awards ou Prémios NOITE.PT.
Tudo bons motivos para escolher a mais alta cidade do país para dizer olá a 2020.

É na Guarda, a mais Alta Passagem de ano!

PROGRAMA

22H00 – Os Quatro e Meia
00h00 – Contagem decrescente para 2020 e Fogo-de-Artifício
00H20 – Carlão
02H00 – DJ Pedro Carrilho + MR Vlalen (violinista)

 

 

Pinhel acolheu acordo sobre Capital Europeia da Cultura

A cidade falcão foi ainda o local escolhido para a assinatura do Acordo de Colaboração para Promoção da Candidatura da Guarda a Capital Europeia da Cultura 2027. A escolha prende-se pelo facto de Pinhel ser uma das cidades integrantes desta candidatura e um parceiro de relevo do Clube Escape Livre.

O acordo foi assinado na sexta-feira, 15 de novembro, pelo vereador do pelouro da Cultura da Guarda, em representação do presidente, e pelo presidente do Clube Escape Livre, com a presença do presidente da Câmara de Pinhel. O documento prevê a conjugação de esforços de ambas as partes para incentivar e facilitar a cooperação mútua de divulgação da Guarda, enquanto Cidade Candidata a Capital Europeia da Cultura 2027.

No ato, Vítor Amaral referiu: “A assinatura deste acordo em Pinhel representa o que pretendemos nesta candidatura: a Guarda e a região unidos e em parceria com instituições que são uma mais valia na promoção e na divulgação, como é o caso do Clube Escape Livre.”

Está assim oficializado o desiderato do Clube Escape Livre de dar continuidade ao seu lema de promoção e divulgação da Guarda e da região.

Guarda vai estar presente na Feria de Valladolid

A Guarda e o seu território vão participar na Feira Internacional de Turismo de Interior de Valladolid (Espanha), a INTUR. Trata-se de um dos mais importantes certames de turismo de Espanha, e o único que destaca o Turismo de Interior no país vizinho. O Município da Guarda marcará presença de 21 a 24 de novembro, na 23ª edição do certame.

A promoção do território e das potencialidades turísticas da cidade e da região junto do público e do setor turístico espanhol e internacional, a captação de operadores para a Feira Ibérica de Turismo 2020 e a Candidatura da Guarda a Capital Europeia da Cultura em 2027 são alguns dos objetivos desta participação.

Estão previstas no stand da Guarda, ao longo do certame, mostras e degustação de muitos produtos como o queijo, os enchidos da Guarda, as compotas, o pão caseiro e alguma doçaria com destaque para o D. Sancho, bolo guardense feito à base de massa de centeio folhada e de creme de ovos com travo a queijo Serra da Estrela, que foi recentemente candidato na Categoria Doces de Inovação no concurso das 7 Maravilhas Doces de Portugal.
A INTUR é considerada a melhor montra da diversidade de oferta do Turismo de Interior. O Certame é um espaço profissional que promove uma imagem conjunta, com a cultura, a gastronomia e a natureza a surgir como ofertas integradas e estruturadas. Recorde-se que para além do valor histórico e patrimonial, a Guarda oferece uma vários roteiros temáticos de grande riqueza patrimonial e cultural, privilegiando o contacto com a natureza.

A Guarda vai estar representada no primeiro pavilhão do recinto da Feria de Valladolid. A INTUR pode ser visitada de quinta a sexta das 9h30 às 18h30 e durante o fim-de-semana entre as 10h30 e as 20h30.

João Carlos Pereira é o novo Treinador da Académica de Coimbra

Após a senda de resultados menos conseguidos, César Peixoto saiu do comando técnico da Briosa e face a isso, João Carlos Pereira vai assumir o cargo de Treinador Principal da equipa profissional da Académica.

O novo técnico de 54 anos, foi durante os últimos 6 anos, Coordenador Geral na Aspire Academy no Qatar, considerada por muitos uma das melhores do Mundo, e que abrange várias áreas do desporto sendo uma academia de excelência para o alto rendimento. Vestiu a camisola da Briosa enquanto atleta e treinou a equipa principal nas épocas de 2003/2004 e 2004/2005.

Como treinador, João Carlos Pereira passou ainda por clubes como Sp. Pombal, Moreirense, Nacional, Estoril, Belenenses e Servette.

foto:AAC

 

AF Guarda- CD Gouveia- AD Fornos de Algodres-3-1

Um domingo chuvoso no Municipal do Farvão para receber um clássico do futebol distrital entre gouveenses e fornenses, duas equipas com grandes pergaminhos na AF Guarda e mesmo a nível Nacional.

Os tempo mudaram e agora são duas equipas a lutar pelo melhor possível mas sem o objetivo subida, face a isso, uma primeira parte com a equipa de Rodrigo a mandar no jogo, a criar mais situações de ataque e acabou por chegar ao golo aos 17´por Hélder Teodoro.

A AD Fornos a tentar sempre contrapor e vai daí era Bruno Costa a criar perigo paras as redes gouveenses, mas a bola não queria entrar.

Muita bola dividida

Para a segunda parte, as equipas alteram algo e a equipa de Pedro Azevedo veio alterada entraram Marco Ventura e Tiago Marques para dar mais abertura no setor adiantado, veio a resultar pois o encontro era mais equilibrado, mas os locais aproveitaram e num cruzamento da direita, Tomás a cabecear para as redes de Ruben ampliando para os gouveenses, aos 59´.

A AD Fornos mantém o pé no acelerador e consegue chegar ao golo da redução, aos 65´, era a pressão a chegar para os gouveenses e o jogo estava lançado, com Bruno costa a mostrar-se inconformado e a rematar de meia distância ao poste da baliza local.

Muitos foram os lances de perigo para ambas as equipas , mas aos 88´, Pedro Correia a executar um livre para a defesa incompleta de Rúben e ZeZé Muchata a aproveitar bem para fazer o terceiro e fechar a contagem.

Um triunfo gouveense que assenta bem, mas de realçar a garra dos fornenses que sempre lutaram para trazer outro resultado.

fotos:CDG

 

Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com

Ao continuar a utilizar o site, você concorda com a utilização de cookies. Mais Informação

As definições de cookies neste site são definidas como "permitir cookies" para lhe dar a melhor experiência de navegação possível. Se você continuar a usar este site sem alterar suas configurações de cookies ou clicar em "Aceitar" abaixo, em seguida, você concorda com isso.

Fechar