Templates by BIGtheme NET
Home » Penalva do Castelo

Penalva do Castelo

Cantinflas, em “O Analfabeto” foi em 1966

O célebre Cantinflas, em “O Analfabeto”, esteve em dose tripla no Cineteatro de Mangualde! A proeza “Aconteceu no Cineteatro há 52 anos”, com uma soirée no dia 15 de outubro de 1966, e uma matinée e uma soirée no dia 16. Pela primeira vez, as crianças puderam assistir a um filme de Cantinflas nas matinées mangualdenses!

 Mario Moreno interpretou Cantinflas, o analfabeto “mais sisudo com a exuberância dos seus gestos e atitudes”, para quem “a mulher é como um livro em branco, que cada homem o escreve à sua maneira”!

O filme contou ainda com as atuações de Lilia Prado e Angel Garaza, bem como com atuação especial de Sara Garcia. A realização ficou a cargo de Miguel M. Delgado e o filme foi produzido por Jacques Gelman.

RELANÇAR O CINETEATRO DE MANGUALDE E INCENTIVAR

O CONTACTO COM AS FONTES PRIMÁRIAS SÃO OS PRINCIPAIS OBJETIVOS

Através do Arquivo Municipal de Mangualde estão a ser divulgados cartazes relativos às antigas exibições e espetáculos que aconteceram no Cineteatro. Com esta campanha, a autarquia mangualdense pretende relembrar aos mangualdenses que, ao longo de várias décadas, no Cineteatro de Mangualde, múltiplas companhias de espetáculo exibiram as suas melhores peças e os seus melhores atores, sendo aqui também projetados excelentes filmes. Para além de sensibilizar a sociedade civil mangualdense para a importância deste extraordinário equipamento cultural, pretende ainda incentivar o contacto com as fontes primárias, gerar uma nova atitude face ao património documental, e propiciar o desenvolvimento de hábitos de pesquisa e de visita ao arquivo.

XXIII Feira da Maçã Bravo de Esmolfe

A Câmara Municipal de Penalva do Castelo, a Junta de Freguesia de Esmolfe, com o apoio da FELBA – Promoção das Frutas e Legumes da Beira Alta promovem no dia 21 de outubro, a XXIII Feira da Maçã Bravo de Esmolfe, no Centro de Exposições de Produtos DOC (largo de santo Ildefonso).
O certame tem início pelas 9horas, com a celebração da missa campal, segue-se a abertura da feira, com a maçã a ser o centro das atenções.
A animação inicia às 10h30 com a atuação da Casa do Povo de Esmolfe e após o almoço, às 14h30 sobe ao palco o Rancho Folclórico de Penalva do Castelo. Por volta das 15h00, terá início a segunda edição do IV concurso “Delícia de Maçã Bravo de Esmolfe”, momento em que serão divulgados os premiados.
Para finalizar a festa a animação estará a cargo do grupo Artur & Márcia e seu trio.
Ao longo do dia, estão patentes diversas exposições, venda de produtos e artesanato local, em que a trilogia de excelência, Queijo Serra da Estrela, Vinho “Dão de Penalva do Castelo” e Maçã Bravo de Esmolfe se destaca.

Condições Meteorológicas Adversas !Alerta!!

O mau tempo vai chegar a Portugal Continental
A situação meteorológica que irá condicionar o território continental português é ainda muito incerta, nomeadamente quanto à trajetória da depressão Leslie e aos efeitos que a mesma produzirá em relação a vento, precipitação e agitação marítima. Espera-se que as condições dos estados do tempo e do mar se agravem a partir das 19:00 horas de sábado, 13-10-2018, atingindo-se o pico mais crítico entre as 00:00 horas e as 06:00 horas de domingo, para o vento, as 01:00 horas e as 16:00 horas de domingo para a precipitação, as 03:00 horas e as 12:00 horas de domingo, para a agitação marítima.
O território continental português será afetado muito provavelmente em toda a sua extensão geográfica, não sendo possível ainda indicar com precisão as áreas de maior impacto dos fenómenos meteorológicos.

É essencial recomendar ESPECIAL CUIDADO com o vento, por precaução, na medida em que, podendo soprar forte nalgumas regiões, pode contribuir sobremaneira para a evolução rápida dos incêndios rurais que venham a verificar-se.

🚨2. EFEITOS EXPECTÁVEIS

Face à situação acima descrita, poderão ocorrer os seguintes efeitos:

➡️· Danos em estruturas montadas ou suspensas;
➡️· Possibilidade de queda de ramos ou árvores em virtude de vento mais forte;
➡️· Possíveis acidentes na orla costeira;
➡️· Dificuldades de drenagem em sistemas urbanos, nomeadamente as verificadas em períodos de preia-mar, podendo causar inundações nos locais historicamente mais vulneráveis;
➡️· Piso rodoviário escorregadio e eventual formação de lençóis de água e gelo;
➡️· Possibilidade de cheias rápidas em meio urbano, por acumulação de águas pluviais ou insuficiências dos sistemas de drenagem;
➡️· Possibilidade de inundação por transbordo de linhas de água nas zonas historicamente mais vulneráveis;
➡️· Inundações de estruturas urbanas subterrâneas com deficiências de drenagem;
➡️· Fenómenos geomorfológicos causados por instabilização de vertentes associados à saturação dos solos, pela perda da sua consistência.

🚨3. MEDIDAS PREVENTIVAS

A ANPC recorda que o eventual impacto destes efeitos pode ser minimizado, sobretudo através da adoção de comportamentos adequados, pelo que, e em particular nas zonas historicamente mais vulneráveis, se recomenda a observação e divulgação das principais medidas de autoproteção para estas situações, nomeadamente:

➡️· Garantir uma adequada fixação de estruturas soltas, nomeadamente, andaimes, placards e outras estruturas suspensas;
➡️· Ter especial cuidado na circulação e permanência junto de áreas arborizadas, estando atento para a possibilidade de queda de ramos e árvores, em virtude de vento mais forte;
➡️· Ter especial cuidado na circulação junto da orla costeira e zonas ribeirinhas historicamente mais vulneráveis a galgamentos costeiros, evitando a circulação e permanência nestes locais;
➡️· Não praticar atividades relacionadas com o mar, nomeadamente pesca desportiva, desportos náuticos e passeios à beira-mar, evitando ainda o estacionamento de veículos muito próximos da orla marítima;
➡️· Garantir a desobstrução dos sistemas de escoamento das águas pluviais e retirada de inertes e outros objetos que possam ser arrastados ou criem obstáculos ao livre escoamento das águas;
➡️· Adotar uma condução defensiva, reduzindo a velocidade e tendo especial cuidado com a possível acumulação de neve e formação de lençóis de água nas vias;
➡️· Não atravessar zonas inundadas, de modo a precaver o arrastamento de pessoas ou viaturas para buracos no pavimento ou caixas de esgoto abertas;

➡️· Estar atento às informações da meteorologia e às indicações da Proteção Civil e Forças de Segurança.

Para mais informações consulte:

www.prociv.pt ou
http://www.prociv.pt/…/AP_44_DCS_2018_10_12_Condi%C3%A7%C3%…
Para acompanhamento da situação consulte:
www.ipma.pt ou
https://www.ipma.pt/pt/otempo/prev-sam/timeline.jsp?reg=VIS

Informação : AUTORIDADE NACIONAL DE PROTEÇÃO CIVIL

Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Rurais reforçado até 31 de outubro

Face às previsões meteorológicas para a segunda quinzena de outubro disponibilizadas pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) à Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC), o Ministério da Administração Interna decidiu reforçar, até ao final do mês de outubro, o .
Assim, até 31 de outubro, o dispositivo terrestre será reforçado com mais 624 bombeiros. Cerca de 500 militares do GIPS da GNR serão empenhados em ações de vigilância e fiscalização.
Relativamente aos meios aéreos, vão manter-se disponíveis 10 helicópteros ligeiros em regime de locação, 3 helicópteros ligeiros propriedade do Estado, 6 aviões anfíbios médios e 3 helicópteros pesados.
Foi ainda decidido o incremento das ações de vigilância e fiscalização por parte da GNR e da PSP nas suas áreas de competência e o reforço da vigilância móvel terrestre, com base no empenhamento de patrulhas das Forças Armadas, sobretudo nas áreas mais sensíveis e vulneráveis.
No âmbito da Rede Nacional de Postos de Vigia, mantêm-se em funcionamento até ao dia 6 de novembro os postos da rede primária.
Este reforço do dispositivo é concretizado de acordo com a flexibilidade operacional prevista na Diretiva Operacional n.º 2 – DECIR.

Carlos Jorge e Ricardo Esteves em grande no BTT

O BTT continua a ser uma modalidade em alta e agora em diversas vertentes, com os fornenses em alta .

Assim neste fim de semana, Carlos Jorge que representa a Casa do Benfica de Belmonte triunfou na prova de Oliveira do Hospital que acabou por alcançar o primeiro lugar no compto geral dos dois dias.

Nesta prova houve outro ciclista do concelho fornense, Fábio Andrade que alcançou o terceiro posto.

Na Amadora Ricardo Esteves a alcançar um brilhante 2ºlugar nas 3 horas de resistência na Amadora.

Assim o concelho de Fornos de Algodres pode ter orgulho destes ciclistas pelos resultados alcançados.

 

 

Resultados do Campeonato de Portugal- Jornada 7

Teve lugar na tarde deste domingo, mais uma ronda do Campeonato de Portugal, com o Penalva do Castelo a empatar em Águeda a zero, o SC Meda foi derrotada em casa por quatro bolas a uma pelo Marítimo B, por sua vez o Lusitano Vildemoinhos também foi derrotado pela margem mínima pelo vizinho Cinfães.

Jornada 7

Amarante FC- Sp. Espinho  0-4

Gafanha- SC Coimbrões 2-1

Águeda- Penalva do Castelo  0-0

Gondomar- Paredes  1-0

FC Pedras Rubras – Cesarense  2-2

Sp. Mêda- Marítimo B  1-4

Lusitano FCV- Cinfães 0-1

AD Sanjoanense- Lusitânia Lourosa 2-3

U.Madeira- Leça 2-1

Lidera:Gondomar, 19pts, seguido do Gafanha, 16 pts.

9º Penalva do Castelo, 10 pts

18º SC Mêda, 0 pts

 

Por:zerozero

CIM´S nacionais debatem processo de descentralização

Decorreu na Mealhada, um encontro das Comunidades Intermunicipais de todo País, onde também esteve presente a direção da Associação Nacional de Municípios Portugueses.

O tema principal em debate foi o processo de descentralização à escala intermunicipal.

Assim desta região estiveram representadas as CIM Dão e Lafões e CIM Beiras e Serra da Estrela, representada pelo Vice – Presidente Manuel Fonseca e o Eng. Ruas.

fotos:CIM RC

 

Resultados da operação “Estrada Segura”

A Guarda Nacional Republicana, nos períodos de 21 a 24 e de 27 a 30 de setembro, na sua área de responsabilidade, intensificou a fiscalização rodoviária, com o objetivo de evitar comportamentos de risco durante o exercício da condução.

A fiscalização foi exercida, principalmente, nas vias com maior índice de sinistralidade rodoviária grave, dando-se primazia à deteção de manobras perigosas, à condução sob o efeito de álcool, circulação em excesso de velocidade, utilização indevida de telemóveis e a não utilização do cinto de segurança e sistemas de retenção.

Durante a operação foram fiscalizados 7 541 condutores, tendo-se obtido os seguintes resultados:

·         46 detidos;

·         2 659 contraordenações, das quais:

o   1 862 por excesso de velocidade;

o   124 por falta inspeção periódica obrigatória;

o   118 por anomalias nos sistemas de iluminação e sinalização;

o   103 por uso indevido de telemóvel no exercício da condução;

o   93 por falta de cinto de segurança e/ou sistema de retenção para crianças;

o   91 por taxa de álcool no sangue superior a 0,5g/l;

o   48 por falta de seguro de responsabilidade civil;

o   28 por realização de manobras irregulares.

II Encontro Diocesano de Pastoral Litúrgica em Viseu

Vai realizar -se o II Encontro Diocesano de Pastoral Litúrgica, no Centro Pastoral Diocesano, no domingo, dia 27 de Outubro.

O tema deste II Encontro é : “Liturgia e Espiritualidade Familiar”.

Cartaz
Este Encontro destina-se aos Padres, Diáconos Permanentes, Equipas Paroquiais e Arciprestais de Pastoral Litúrgica, Responsáveis dos Ministérios, os membros das Equipas do CPM, os membros de todos os movimentos da Pastoral Familiar, os grupos que animam as celebrações do Matrimónio nas comunidades e todas as pessoas interessadas nesta temática.

O programa será o seguinte:

9h – Acolhimento

9h 30m – Momento de Oração

10h – Conferência: Liturgia e Espiritualidade Familiar – Pe. Paulo Jorge Barbosa da Rocha, Diocese do Porto, Pároco de Penafiel, Marecos e Milhundos; Capelão da Santa Casa da Misericórdia de Penafiel, Assistente Nacional do CPM.

11h – Intervalo

11h 30m – Ensaio

13h – Almoço (para almoçar no Centro Pastoral é necessário inscrever-se)

14h 30m – Apresentação do livro de Cânticos para a Celebração do Matrimónio, do Secretariado Nacional de Liturgia

16h – Ensaio (Igreja do Seminário)

17h – Eucaristia (Igreja do Seminário)

Pinhel assinalou o Dia Internacional do Idoso

Dia Internacional do Idoso, e dando continuidade a um diversificado leque de atividades que têm sido desenvolvidas neste mesmo dia, o Município de Pinhel convidou os utentes das IPSS do concelho a participar numa “Romaria” à Ermida de Nossa Senhora das Fontes, em Santa Eufêmia (Freguesia de Vale do Massueime).

A iniciativa realizou-se esta segunda-feira, dia 1 de outubro, Dia Internacional do Idoso, tendo contemplado a realização de diversas atividades culturais e desportivas.

O dia começou com a sessão de boas vindas, a cargo do Presidente da Câmara Municipal de Pinhel, Rui Manuel Saraiva Ventura, que lembrou a importância de assinalar esta data, proporcionando um dia diferente aos utentes das IPSS do concelho.

De seguida, o técnico de Museologia da autarquia pinhelense fez uma breve apresentação sobre a Ermida de Nossa Senhora das Fontes, seguida de uma intervenção do pároco de Santa Eufêmia, Padre Ricardo, que lembrou a importância do local para o culto mariano.

A manhã prosseguiu com visitas à Ermida, jogos tradicionais e canções populares, atividades dinamizadas pelos serviços de Cultura e Desporto do Município de Pinhel, e também por voluntários que se juntaram a estas dinâmicas.

O almoço convívio foi em jeito de “merenda”, tal como é habitual nas romarias, seguindo-se a apresentação da peça de teatro “Uma Lição sem o Tonecas”, pela turma de Teatro da Universidade Sénior de Pinhel, e ainda, uma animada atuação do Grupo de Concertinas de Freixedas.

Por:Mun.Pinhel

Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com

Ao continuar a utilizar o site, você concorda com a utilização de cookies. Mais Informação

As definições de cookies neste site são definidas como "permitir cookies" para lhe dar a melhor experiência de navegação possível. Se você continuar a usar este site sem alterar suas configurações de cookies ou clicar em "Aceitar" abaixo, em seguida, você concorda com isso.

Fechar