Templates by BIGtheme NET
Home » Penalva do Castelo

Penalva do Castelo

Abril com muitos visitantes no Centro de Portugal

O mês de abril foi muito positivo para o turismo no Centro de Portugal. Os números divulgados hoje pelo INE – Instituto Nacional de Estatística mostram que a procura da região cresceu acima da média nacional no quarto mês do ano.

Abril foi, recorde-se, o mês em que este ano se celebrou a Páscoa, época em que tradicionalmente esta região recebe muitos visitantes.

No total de dormidas, o mês de abril de 2019, em comparação com o mesmo mês em 2018, registou um aumento percentual de 10,4% no Centro de Portugal: tinham sido 523.301 em abril de 2018 e foram 577.723 no mesmo mês de 2019. Ou seja, verificaram-se mais 54.422 dormidas. Este aumento de 10,4% é superior à média nacional, que se cifrou nos 9,5%.

É de sublinhar que a subida foi mais significativa entre os visitantes nacionais, cujas dormidas cresceram 13,3%, para 319.576 – um sinal de que esta região continua a ser uma das preferidas dos portugueses. As dormidas com origem no estrangeiro tiveram também um aumento expressivo de 7,0%, para 258.147.

No indicador do número de hóspedes, o Centro de Portugal cresceu também na ordem dos dois dígitos: 10,0%. Em abril de 2018 tinham sido contabilizados 312.374 hóspedes na região; em abril de 2019 foram 343.719.

Merecedor de destaque é também o indicador dos proveitos da atividade hoteleira, que subiram de 24,9 milhões para 27,2 milhões de euros (mais 9,4%) entre abril de 2018 e abril de 2019. São mais 2,3 milhões de euros que as unidades hoteleiras do Centro de Portugal ganharam no quatro mês do ano.

Estes números, muito positivos, confirmam a tendência dos últimos anos: a região Centro de Portugal está a crescer de forma sustentada ao longo de todo o ano e é a escolha de cada vez mais visitantes, de dentro e fora do país.

Pedro Machado, presidente do Turismo Centro de Portugal, não fica surpreendido com os indicadores hoje conhecidos. “A atividade turística no Centro de Portugal caminha para um ano de 2019 muito positivo, à semelhança dos anos anteriores. É o resultado do prestígio crescente conquistado por esta região dentro e fora de portas. A marca Centro de Portugal está cada vez mais consolidada nos mercados, fruto do trabalho em conjunto entre organismos públicos e os empresários do setor, que são incansáveis no esforço desenvolvido para atrair visitantes à região”, sublinha.

Conjunto dos quatro meses de 2018 é muito animador
Se consideramos o conjunto acumulado dos primeiros quatro meses de 2019, de janeiro a abril, os números do Centro de Portugal são também promissores. As dormidas aumentaram 3,3% em relação ao mesmo período do ano passado, com as dormidas dos estrangeiros a subirem 4,2%. O número de hóspedes progrediu 3,8% e os proveitos melhoraram 5,0%.

Protocolo assinado entre FPF e AF Viseu com Municípios de Penalva do Castelo, Castro Daire e Lamego

O Auditório Carlos Costa, na sede da Associação de Futebol de Viseu (AF Viseu) recebeu na tarde desta quarta-feira (19 de junho) a cerimónia de assinatura de protocolos de colaboração entre a AF Viseu, a Federação Portuguesa de Futebol (FPF), as autarquias de Castro Daire, Lamego e Penalva do Castelo e a Associação dos Amigos de Jorge Caride.

Com o objetivo de enquadrar vários torneios e provas de futebol e futsal no Segmento de Recreação e Lazer, passando assim a estar sobe a alçada da FPF e das associações distritais, e os seus praticastes inseridos no universo do futebol federado, estes protocolos pretendem continuar a potenciar e a valorizar o futebol e o futsal distrital.

Entre outras provas, torneios e atividades desportivas, estes protocolos abrangem, no município de Castro Daire, a Taça Municipal de Futebol; no município de Lamego, em conjunto com  Associação dos Amigos de Jorge Caride, o Torneio Solidário de Futsal 24h e, em Penalva do Castelo, os Jogos Desportivos.

Na cerimónia de assinatura, José Alberto Ferreira, presidente da AF Viseu, sublinhou a importância destes protocolos, sobretudo porque vão permitir que as várias atividades e iniciativas desportivas sejam ainda mais reconhecidas e disponham de todas as condições para os seus atletas.

Fernando Gomes, presidente da FPF, destacou que estes protocolos não vão mudar os torneios e provas de futebol e futsal, que já se realizam, mas dar “um cunho de homologação e mais credibilidade”, garantindo a segurança dos atletas.

O dirigente máximo do futebol nacional aproveitou ainda para referir que foram já assinados 60 protocolos, em todo o país e que, atualmente, a FPF tem mais de 25 mil atletas de recreação e lazer.

Para Paulo Almeida, presidente da Câmara Municipal de Castro Daire, a assinatura deste protocolo “é um passo mais à frente na intervenção de uma autarquia no desporto”.

“Vai permitir crescer e evoluir, sendo um passo na qualidade desportiva do concelho e futuramente, se todos seguirmos este caminho, da região”, destacou o autarca.

Já Agostinho José Costa Coelho, presidente da Associação dos Amigos de Jorge Caride, lembrou que esta é uma mais-valia na realização das atividades desta associação que nasceu há 16 anos, em Lamego.

António Alves da Silva, vice-presidente da Câmara de Lamego, afirmou que este protocolo é uma “ajuda enorme na organização, na certificação e naquilo que é a gestão de um evento de futebol”.

Francisco Lopes Carvalho, presidente da autarquia de Penalva do Castelo, destacou que esta é “uma forma de legalizar o que já vinha sendo feito”. Os jogos desportivos vão já na 16ª edição e movimentam mais de 400 atletas. Com o Decreto Lei havia que legalizar”, concluiu.

GNR- Operação Turismo Seguro

Até dia  14 de junho, em todo o Território Nacional, a Guarda Nacional Republicana promove um conjunto ações de sensibilização, dirigidas aos turistas, sobre procedimentos de segurança a adotar durante o seu período de descanso ou lazer.

Esta iniciativa tem um cariz marcadamente preventivo e, como tal, será intensificado o policiamento de proximidade nas zonas de maior densidade populacional, promovendo o contacto com os cidadãos, sensibilizando-os para adoção de comportamentos para prevenir os potenciais riscos e perigos da criminalidade associada ao turismo. Pretende-se, ainda, reforçar a corresponsabilização de todos os parceiros nacionais e locais ligados ao setor do turismo, na promoção da segurança e na proteção dos direitos de todos os turistas, transformando estes parceiros em Interlocutores Locais de Segurança, possibilitando, desta forma, uma integração mais efetiva da comunidade nas questões de segurança e da prevenção criminal.

Nas referidas ações de sensibilização, os militares irão transmitir os seguintes conselhos:

 Em passeio a pé:

– Não ostentar joias, relógios ou outros objetos de valor elevado;

– Nunca juntar os códigos e os cartões de crédito;

– Não ter todo o dinheiro, telemóvel e cartões num só sítio. Separar os locais onde os guarda;

– Usar roupa que tenha bolsos interiores com fecho, de forma a dificultar o furto por carteiristas;

– Usar as mochilas no peito;

– Evitar andar sozinho em zonas desertas e em horas de menor afluência de pessoas.

 Na residência de férias:

– Caso a habitação tenha cofre, guardar aí os objetos mais valiosos ou suscetíveis de furto;

– Ao sair da habitação, verificar se janelas e portas ficam bem fechadas/trancadas;

– Durante a noite, não dormir de janelas abertas;

– Nunca deixar objetos de grande valor à vista, sendo que este cuidado ainda é mais importante quando o quarto/habitação está acessível da rua ou está situada no rés-do-chão;

– Caso a residência seja alvo de furto, informar as autoridades assim que possível.

 Em passeio/visita de locais turísticos de automóvel:

– Nunca deixar objetos à vista no interior do automóvel;

– Ao abandonar o veículo, certificar-se que este ficou trancado e com os vidros fechados;

– Após estacionar, não tirar objetos do habitáculo para a mala do veiculo (deverá fazê-lo antecipadamente);

– Caso seja vítima de furto, informar imediatamente as autoridades.

 Na Praia:

– Levar o mínimo indispensável para a praia;

– Não ostentar objetos de valor;

– Evitar deixar os objetos pessoais visíveis quando for à água;

– Se possível, solicitar a um conhecido que vigie os seus pertences.

Penalva do Castelo e Pinhel contemplados no Programa BEM – Beneficiação de Equipamentos Municipais

O Programa BEM – Beneficiação de Equipamentos Municipais foi criado pelo Governo em 2018 para apoiar iniciativas de natureza municipal que promovam a coesão territorial e o aumento da capacidade de atração dos territórios do interior, designadamente projetos de valorização e requalificação de espaços, infraestruturas ou equipamentos municipais que potenciem o desenvolvimento desses territórios.

No final de 2018 foram apoiados 31 projetos, num montante de cerca de 3,8 milhões de euros. Em 2019 foi aprovado o apoio a mais 38 projetos, com a comparticipação de 4,7 milhões de euros.

O Secretário de Estado das Autarquias Locais, Carlos Miguel, e o Secretário de Estado da Valorização do Interior, João Paulo Catarino, participaram na cerimónia de assinatura de 38 contratos no âmbito do Programa BEM – Beneficiação de Equipamentos Municipais.

Destes 38 projetos, 20 destinam-se à requalificação de infraestruturas e equipamentos municipais, incluindo espaços desportivos, e os restantes 18 visam a reabilitação e remodelação de edifícios sede de municípios, cuja funcionalidade é condição necessária para uma boa prestação de serviços às respetivas populações.

Os municípios abrangidos são: Alcácer do Sal, Almodôvar, Arganil, Avis, Barrancos, Belmonte, Campo Maior, Carregal do Sal, Castro Daire, Chamusca, Figueiró dos Vinhos, Idanha-a-Nova, Lousã, Macedo de Cavaleiros, Montalegre, Mortágua, Mourão, Odemira, Penalva do Castelo, Pinhel, Pombal, Proença-a-Nova, Reguengos de Monsaraz, Sabugal, Santiago do Cacém, Santa Comba Dão, São João da Pesqueira,  São Pedro do Sul, Sertã, Sever do Vouga, Tábua, Tabuaço, Tarouca, Tondela, Vendas Novas, Vila Flor e Vimioso.

PS vence nos Distritos da Guarda e Viseu

Depois do apuramento de resultados eleitorais, aqui ficam no distritos de Viseu e Guarda, onde o PS venceu.

Confira aqui os resultados nos concelhos da nossa área de ação:

PS PSD BE CDU PAN ALIANÇA CDS/PP Abstenção
Distrito Viseu 32.6 30,7 7,7 2,8 3,4 1,6 6,7 69,5
Distrito Guarda 34,7 30,5 7,4 3,2 2,4 1,6 6,0 67,0
Fornos de Algodres 38,6 29,4 5,1 1,9 2,0 1,2 7,5 64,9
Aguiar da Beira 27,8 38,9 4,1 1,1 1,8 1,6 10,4 69,4
Trancoso 37,6 34,3 4,7 1,9 2,0 1,4 5,5 65,0
Gouveia 36,4 30,5 7,2 3,5 3,5 1,5 5,1 68,0
Guarda 32,2 29,5 10,1 2,9 3,1 4,9 5.7 62,8
Pinhel 29,8 38,5 5,5 2,7 2,3 1,0 6,0 70,0
Penalva Castelo 43,5 27,1 4,7 2,8 1,8 1,4 6,2 67,8
Mangualde 40,8 24,8 5,9 3,2 3,2 1,5 5.0 69,3
Nelas 35,0 23,2 10,1 3,4 3,9 1,7 7,2 71,7
Celorico da Beira 36,6 33,2 6,3 2,1 1,5 2,1 5,1 71,1

 

Europeias 19- Abstenção elevada,Partido Socialista venceu, Álvaro Amaro é eleito pelo PSD

Depois das primeiras colheitas, a abstenção volta a bater recordes ao rondar os 70%, já o PS de Pedro Marques é a força mais votada nestas Eleições Europeias, com o PSD de Paulo Rangel a ficar na segunda posição, mas Álvaro Amaro, candidato pelos Sociais Democratas, é eleito para defender a região em Bruxelas.

O BE é a terceira força mais votada, seguido da CDU.

Depois vem o PAN que alcança uma votação superior ao CDS/PP.

Resultados do Campeonato de Portugal- Série B

JORNADA 34

 

Leça- Penalva Castelo-2-0

Lusitânia Lourosa- Paredes- 1-0

Gondomar- Águeda- 0-0

FC Pedras Rubras- Cinfães- 2-2

Cesarense- Amarante FC-0-0

Gafanha- Sp.Espinho- 0-4

AD Sanjoanense- Lusitano FCV- 3-1

U.Madeira- Marítimo B- 0-2

SC Coimbrões – Sp.Mêda- 4-2

 

1º- Sp.Espinho- 69pts

2º Lusitânia Lourosa- 69pts

3ºGondomar- 64pts

4ºÁgueda- 60pts

 

Operação “Smartphone, Smartdrive”em curso

Decorre até ao dia 12 de maio, uma operação com o Comando Territorial da Guarda, através do Destacamento de Trânsito, está a intensificar a fiscalização ao uso indevido do telemóvel durante a condução, nas vias onde se tem registado um maior índice de sinistralidade, de modo a contribuir para a diminuição do risco de ocorrência de acidentes e para a adoção de comportamentos mais seguros por parte dos condutores.

A utilização incorreta e o manuseamento de telemóveis, tablets, ou dispositivos similares, para a realização de chamadas, envio de mensagens escritas ou consulta de redes sociais, durante a condução acarreta riscos associados, designadamente:  

·         Distração visual (tira os olhos da estrada);

·         Limitação motora (tira as mãos do volante);

·         Condicionamento cognitivo (distração na condução).

A condução distraída é um fator de risco que tem sido objeto de uma atenção crescente nas políticas de segurança rodoviária, de tal modo que a Comissão Europeia, no Plano de Ação para a próxima década (2020-2030) destacou a condução distraída como um dos principais comportamentos de risco para a segurança rodoviária, bem como a velocidade excessiva, a não utilização do cinto de segurança ou capacete e a condução sob efeito do álcool ou substâncias psicotrópicas.

Em 2018, a GNR da Guarda detetou mais de 192  condutores a fazer o uso indevido do telemóvel no exercício da condução, enquanto que nos primeiros quatro meses de 2019, foram detetados cerca de 92 condutores, sendo a dissuasão do cometimento deste tipo de infrações, uma das prioridades dos militares da GNR, no sentido de salvar vidas e de reduzir os riscos, fazendo face a este flagelo da sinistralidade rodoviária.

Feira Ibérica de Turismo (FIT) abre portas a 2 de maio

A abertura da Feira Ibérica de Turismo (FIT) é já na próxima quinta-feira, dia 2 de maio, e promete surpreender. A FIT 2019 tem como destino convidado a província de A Coruña (Espanha) e como tema central o Turismo de Interior. Ao longo de 4 dias, até 5 de maio, domingo, o Parque Urbano do Rio Diz na Guarda recebe mais de 500 entidades do setor turístico de Portugal e Espanha entre Agências de Viagens, Regiões de Turismo, Municípios, hotéis, termas e muitos outros players do setor. Trata-se do maior certame de Turismo no Interior do país que envolverá entidades de todos os quadrantes da Península Ibérica: de norte a sul e de este a oeste. A FIT conta com participações desde Silves no Algarve à Corunha na Galiza, ou desde o Pico nos Açores a Ávila no extremo da região de Castilla y León.

A FIT é inaugurada oficialmente no dia 2 de maio, às 17h00, pelo ministro-adjunto e da Economia, Pedro Siza Vieira, no Parque Urbano do Rio Diz, recinto habitual do certame, mas a abertura ao público será um pouco antes, ao início da tarde, pelas 15h00.
Os bilhetes para a feira estarão à venda no local. Nesta edição, o ingresso diário custa 2 euros e o geral – para os quatro dias – custa 5 euros. As crianças até aos 12 anos têm entrada gratuita.

A feira realiza-se desde 2014 e tem vindo a crescer a todas as edições. Recordamos que a 1ª FIT contou com 4 000 m2 de área coberta e em 2019 estão previstos perto de 11 000 m2. De referir também o crescimento no número de visitantes. Se em 2014 a FIT recebeu cerca de 20 000 visitas, na sua última edição, em 2018 perto de 35 000 visitaram o certame ibérico. Tal como nas edições anteriores, a Feira conta com uma área de restauração diversificada onde se encontra também o Palco FIT; uma área destinada a apresentações, uma zona Lounge e uma outra destinada à imprensa.

Promover o setor do turismo ibérico, fomentar o intercâmbio transfronteiriço, estimular o relacionamento comercial e o progresso dos vários setores e segmentos da economia e, consequentemente, o desenvolvimento dos territórios são os principais objetivos do certame.
A Guarda tem uma localização privilegiada na península ibérica, sendo por isso uma plataforma estratégica para a realização de um certame desta natureza. A feira tem vindo a afirmar-se como uma plataforma transfronteiriça no panorama ibérico dos eventos ligados ao Turismo, uma oportunidade singular de divulgação, promoção, captação e desenvolvimento de fluxos turísticos e de valorização dos recursos.

Para além da oferta turística variada, o público que visita a feira poderá ainda usufruir de um programa diversificado que contempla concertos, showcooking, provas gastronómicas, demonstrações, entre muitas outras propostas. Paralelamente ao programa da feira decorrerão também atividades complementares organizadas pelos expositores.

A feira decorrerá todos os dias entre as 12h00 e as 24h00 , no dia de abertura das 15h00 às 24h00 e no dia de encerramento, das 12h00 às 20h00.

A FIT é uma organização da Câmara Municipal da Guarda.

Resultados do Campeonato de Portugal- Série B

32ª jornada

AD Sanjoanense- Gondomar-0-2

U.Madeira- Águeda-0-1

Penalva Castelo- Paredes-0-0

Leça-Cinfães-1-0

SC Coimbrões- Amarante FC-2-1

Cesarense- Sp Espinho-1-4

Gafanha- Lusitano FCV- 2-1

Lusitânia Lourosa- Marítimo B- 2-1

FC Pedras Rubras- Sp.Mêda- 1-0

Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com

Ao continuar a utilizar o site, você concorda com a utilização de cookies. Mais Informação

As definições de cookies neste site são definidas como "permitir cookies" para lhe dar a melhor experiência de navegação possível. Se você continuar a usar este site sem alterar suas configurações de cookies ou clicar em "Aceitar" abaixo, em seguida, você concorda com isso.

Fechar