Templates by BIGtheme NET
Home » Aguiar da Beira

Aguiar da Beira

AF Guarda – Quartos de Final jogam-se a 23 de fevereiro

Decorreu na sede da Associação de Futebol da Guarda o sorteio dos quartos de final da Taça de Honra, onde estão 8 equipas em prova, sete da 1ªdivisão e uma da 2ªdivisão. Os jogos desta fase da Taça de Honra da AFG disputam-se a 23 de fevereiro, já a grande final a ser disputada a 16 de maio, no  Estádio Municipal da Guarda.

Deste modo nos quartos final defrontam-se :

Jogo 14: ACD Vila Franca das Naves X ADRC Aguiar Beira

Jogo 15: CD Gouveia X ACD Soito

Jogo 16: ARD Nespereira X CF Os Vilanovenses

Jogo 17: SC Mêda X SC Vilar Formoso

Jogos das Meias Finais:

Vencedor  jogo 14 x Vencedor jogo 15

Vencedor  jogo 16 x Vencedor jogo 17

Atividade operacional semanal da GNR Guarda

O Comando Territorial da Guarda para além da sua atividade operacional diária, levou a efeito um conjunto de operações, no distrito da Guarda, na semana de 20 a 26 de janeiro, que visaram a prevenção e o combate à criminalidade violenta, fiscalização rodoviária, entre outras, registando-se os seguintes dados operacionais:

1.    Detenções: 16 detidos em flagrante delito, destacando-se:

·         Cinco por condução sob efeito do álcool;

·         Três por condução sem habilitação legal;

·         Dois por crime de caça.

 

2.    Apreensões:

·         Duas armas de caça;

·         200 munições;

·         Dois cadeados de gatilho;

·         Dois livretes de manifesto de armas;

·         Duas cartas de caçador.

 

3.    Trânsito

Fiscalização: 215 infrações detetadas, destacando-se:

·         153 por excesso de velocidade;

·         18 por condução com taxa de álcool no sangue superior ao permitido por lei;

·         15 relacionadas com anomalias nos sistemas de iluminação e sinalização;

·         11 relacionados com excesso ou mau acondicionamento da carga;

·         Oito por falta de inspeção periódica obrigatória;

·         Sete por falta ou incorreta utilização do cinto de segurança e/ou sistema de retenção para crianças;

·         Cinco relacionados anomalias nos pneus;

·         Dois por uso do telemóvel durante a condução.

Sinistralidade: 23 acidentes registados, resultando:

·         Um ferido grave

·         Dois feridos Ligeiros

 Fiscalização Geral: 26 autos de contraordenação:

·         22 no âmbito da legislação da proteção da natureza e do ambiente;

·         Quatro no âmbito da legislação policial.

XVII Congresso da Anafre foi em Portimão

Teve lugar durante dois dias em Portimão mais um Congresso da Anafre, é nada mais nada menos que a 27ªedição da reunião de todas as Freguesias do País.

Assim como pontos fortes deste congresso foi o debate sobre descentralização, novas competências, Estatuto do Eleito Local e Paridade. aconteceu a sucessão de novo presidente assim saiu o Presidente Pedro Cegonho,e passa agora a exercer funções o novo Presidente Jorge Veloso.

Em suma , um congresso sempre muito produtivo, com as freguesias a apresentar as suas ideias para um Portugal melhor.

Avisos e Liturgia do Domingo III do Tempo Comum – ano A

 

 

  a)Hoje, começa a narração do ministério de Jesus na Galileia. Depois do Baptismo de Jesus, que celebrámos há duas semanas e que recordámos na semana passada, o evangelho deste domingo narra-nos o início da pregação de Jesus. Esta narração mostra-nos já os elementos básicos e programáticos da missão de Jesus: “Desde então, Jesus começou a pregar: ‘Arrependei-vos, porque está próximo o reino dos Céus”. Este é o núcleo de toda a pregação: é necessária a conversão, mudar de vida, mudar os critérios e mudar o coração para “adaptá-los” aos planos de Deus. Viver assim é viver o Reino de Deus, experimentar que Deus reina na vida, no coração de cada pessoa. A seguir a esta frase que resume o início da pregação, o evangelista diz-nos o que Jesus fazia no início da sua vida pública e do seu ministério: “começou a percorrer toda a Galileia, ensinando nas sinagogas, proclamando o Evangelho do reino e curando todas as doenças e enfermidades entre o povo”. Jesus estava totalmente entregue à sua missão, anunciando a boa nova e ajudando as pessoas necessitadas. Teoria e prática, mensagem e acção. Para que a palavra seja credível, terá que ser acompanhada pelas obras. Assim fez Jesus e todos aqueles que O seguiram, sendo testemunhas autênticas da Sua boa nova.

b)     Primeira ideia deste domingo: A mensagem de Jesus é uma mensagem de alegria e de esperança da parte de Deus para todos os homens e mulheres: “o povo que vivia nas trevas viu uma grande luz”. São Mateus menciona o lugar onde Jesus inicia a sua pregação: “Cafarnaum, terra à beira-mar, no território de Zabulão e Neftali”. Para justificar o início do ministério de Jesus naquele local, cita o profeta Isaías que escutámos na primeira leitura: “Assim como no tempo passado foi humilhada a terra de Zabulão e de Neftali, também no futuro será coberto de glória o caminho do mar, o Além Jordão, a Galileia dos gentios”. Aparece já aqui a ideia que estará sempre presente na pregação de Jesus. A boa nova não é exclusiva de ninguém, mas é para todos: “o povo que andava nas trevas viu uma grande luz; para aqueles que habitavam nas sombras da morte uma luz se levantou”. Esta mensagem de salvação irradia para todos muita alegria: “Multiplicastes a sua alegria, aumentastes o seu contentamento. Rejubilam na vossa presença… como os que se alegram…como exultam… (1ª leitura). Este sentimento de alegria pela missão universal de Jesus já estava presente na celebração do Natal e da Epifania.

26-01-2020

c)       Segunda ideia deste domingo: ao iniciar a sua missão salvífica, Jesus chama alguns para seus colaboradores. Jesus precisava e precisa de pessoas que O ajudem na sua missão: “Vinde e segui-Me e farei de vós pescadores de homens; eles deixaram logo as redes e seguiram-n’O… deixando o barco e o pai, seguiram-n’O”. Todos somos chamados por Jesus a ser pescadores de homens, ou seja, a ajudar os outros a conhecer e a amar Deus e a subir para a barca de Jesus. Pescadores de homens: é uma expressão que manifesta um entusiasmo evangelizador e missionário que, na nossa sociedade tão secularizada, nenhum cristão pode descurar.

 

d)      Todos os dias precisamos de fazer um exame à nossa consciência sobre este ponto: estamos a responder ao chamamento de Jesus, estamos a ser fiéis à mensagem de Jesus, a nossa vida rege-se pela vontade de Jesus? Por isso neste domingo rezamos: “Senhor, dirigi a nossa vida segundo a vossa vontade” (Oração Colecta), “aceitai benignamente, Senhor, e santificai os nossos dons, a fim de que se tornem para nós fonte de salvação” (Oração Sobre as Oblatas). Para sermos colaboradores de Jesus, temos de pedir e promover a unidade entre todos os cristãos. A segunda leitura de S. Paulo aos Coríntios fala-nos do escândalo da divisão dos cristãos: “Rogo-vos, pelo nome de Nosso Senhor Jesus Cristo, que faleis todos a mesma linguagem e que não haja divisões entre vós, permanecendo bem unidos, no mesmo pensar e no mesmo agir… Estará Cristo dividido?”.

 

e)       A missão evangelizadora que Jesus concede aos seus discípulos (a nós) só será possível se houver unidade. Rezemos, pois, neste domingo, especialmente pela unidade entre os cristãos.

http://www.liturgia.diocesedeviseu.pt/

Ano A - Tempo Comum - 3º Domingo - Boletim Dominical II

 

AF Guarda-Resultados do Campeonato Distrital da 1ªDivisão 13ªjornada

SC Mêda – Manteigas-3-2

Estrela Almeida -VF Naves-3-6

Vila Cortez – SC Celoricense- 1 – 2

Trancoso- Vilar Formoso-0 – 0

CD Gouveia- Foz Côa- 6 – 0

AD Fornos de Algodres- Aguiar da Beira-0-0

Soito- Os Vilanovenses-1-2

Classificação:

1º- SC Mêda-31

2º-CD Gouveia-30

3º-Trancoso-27

4º-Manteigas-27

5º-Vila Cortez-25

6º-VF Naves-21

7º-Soito-18

8º-Os Vilanovenses-15

9º-SC Celoricense-14

10º-AD Fornos de Algodres-14

11º-Aguiar da Beira-13

12º-Vilar Formoso-10

13ºFoz Côa-4

14º-E.Almeida-3

 

Distrital da AF Guarda em Iniciados- Ronda 11

Teve lugar na tarde deste sábado mais uma ronda do Distrital da AF Guarda em Iniciados
com os seguintes resultados:
UD Os Pinhelenses- Guarda UD-1-10
 ED Gouveia-NDS-1-1
SC Vilar Formoso-GD Trancoso-3-0
Casal Cinza-Sc Mêda-0-0
SC Celoricense -AD Fornos Algodres-2-2
Lidera:NDS-26pts, seguido do V.Formoso com 25 pts

Diocese de Viseu forma Animadores Dominicais

Cada vez mais os padres são menos e as paróquias vão ficando com menos celebrações e aos poucos as celebrações da palavra vão ganhando espaço, nas localidades onde existe um pároco para 5 a 6 paróquias, casos das unidades Pastorais de Aguiar da Beira e Fornos de Algodres.

Assim a  Diocese de Viseu, está a dar formação para todos aqueles homens e mulheres que querem ser animadores dominicais sem ter a presença do padre e a celebração é realizada. para já estão a ser formados 17  animadores dominicais.

As paróquias vão certamente ficar mais bem servidas, com esta solução.

foto:DV

 

Desporto Escolar-Futsal Feminino-EBS Aguiar da Beira 2- EBS Fornos de Algodres-1

Recentemente teve lugar uma partida de Futsal feminino, no âmbito do Desporto Escolar , com a equipa  da Escola Básica e Secundária de Fornos de Algodres a deslocar-se a Aguiar da Beira ao Pavilhão Municipal desta localidade a fim de disputar o encontro de futsal.

De salientar, que a turma local venceu pela margem mínima, isto é por duas bolas a uma, perante a bem organizada equipa fornense que se bateu de igual para igual. talvez a maior experiência das jogadoras aguiarenses pesasse pelo facto de jogarem algumas delas nos distritais da modalidade.

Deste modo, fica o desafio para as instâncias desportivas do concelho de Fornos que existe qualidade no desporto escolar a nível de futsal feminino e poderá nascer uma equipa federada na modalidade.

Foto:AEFA

 

 

12ª edição do BTT – Rota do Cabicanca a 19 de abril

Como anualmente acontece, as gentes de Aguiar da Beira, acolhe, centenas de ciclistas a participar na prova de BTT, face a isto este ano terá lugar , a 12ªedição da Rota do Cabicanca dia 19 de Abril de 2020.
Pedalar pelos trilhos, conhecer magnificas paisagens e deliciosa gastronomia, do concelho de Aguiar da Beira, são os ingredientes nesta prova.

Inscrições abertas até 12 de abril na vertente de Maratona , Meia Maratona e circuito de crianças BTT.

Celorico da Beira acolhe a X Edição da Gala do Bombeiro do Distrito da Guarda

O ano de 2019 foi trabalhoso e doloroso para os Bombeiros, e os soldados da paz do distrito da Guarda passaram por situações muito complicadas, mas conseguiram resolver as situações.

Assim na noite de sábado, 1 de fevereiro, a Federação Distrital dos Bombeiros da Guarda vai levar a efeito, a décima edição da Gala do Bombeiro, no Restaurante do Hotel Quinta dos Cedros em Celorico da Beira.

Esta é uma forma de homenagear os soldados da paz , numa noite importante na vida dos Bombeiros .

Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com

Ao continuar a utilizar o site, você concorda com a utilização de cookies. Mais Informação

As definições de cookies neste site são definidas como "permitir cookies" para lhe dar a melhor experiência de navegação possível. Se você continuar a usar este site sem alterar suas configurações de cookies ou clicar em "Aceitar" abaixo, em seguida, você concorda com isso.

Fechar