Templates by BIGtheme NET
Home » Aguiar da Beira

Aguiar da Beira

Míscaro homenageado em Aguiar da Beira

Aguiar da Beira recebe o sétimo Certame Gastronómico do Míscaro, nos dias 23 de 24 de novembro, a realizar no Gimnodesportivo local, com muitos pratos com míscaro para degustar, ainda cada Freguesia no seu stand apresenta os produtos endógenos e o artesanato também tem o seu espaço.

Aguiar da Beira é a capital da Orientação mas também um concelho onde se encontram muitos míscaros, também neste certame se destacam o queijo, mel, castanha, licores, maçã e enchidos.

Também a música tradicional está presente com os grupos locais e ainda pela noite dentro outros grupos nacionais a animar a grande multidão que enche sempre o pavilhão.

AF Guarda- Seleção Distrital Sénior iniciou trabalhos na Mêda

Teve o início dos trabalhos da Seleção Distrital de seniores de Futebol da Associação de Futebol
da Guarda, tendo em vista, a participação da Fase Zonal nos próximos dias 20, 21 e 22 de
dezembro, em Castelo de Vide, Portalegre.

O objectivo da AF Guarda é “realizar uma boa prestação” na Taça das Regiões da UEFA e o trabalho já
começou a ser feito.

Deste modo estiveram presentes, 22 atletas neste primeiro apronto orientado pelo seleccionador distrital,
Luís Cerqueira (Cobra), que se mostrou bastante satisfeito com a sessão de trabalho.
Desta forma, outros jogadores deverão ser chamados a futuros aprontos dado que o leque de escolha a nível distrital é bastante alargado.

AF Guarda- SC Mêda-Aguiar da Beira-1-0

Nova ronda da primeira distrital da AF Guarda, com o Estádio Augusto Carvalho a receber um clássico entre a Mêda e o Aguiar da Beira, com os locais a vencerem pela margem mínima.

Uma entrada mais forte dos medenses e assim conseguem uma grande penalidade ao minuto 7, que Pimenta muito experiente bateu o keeper dos cabicancas , abrindo o ativo.

A turma de Nuno Sena tentou sempre reagir e procurar anular a desvantagem e teve uma contrariedade com Gonçalo a ser substituído logo cedo, entrando David.

A Mêda foi fazendo o seu jogo e alcançou desta forma três pontos, que lhe permitiram chegar-se mais à frente, já o Aguiar da Beira bem comandado por Nuno Sena vai ganhando forma , uma equipa jovem mas com garra de vencer.

foto:DR

Seis centenas vão participar na 6a edição do Trail do Míscaro em Aguiar da Beira

Está esgotada a 6ª edição do Trail do Míscaro, que se realiza, no próximo dia 24 de novembro,pelas 10 horas, na vila de Aguiar da Beira, no distrito da Guarda. Seis centenas de atletas, de norte a sul do país, vão correr e caminhar por trilhos onde se destacam as condições naturais micológicas, a natureza, o património e as tradições rurais. Corrida e caminhada colocam em destaque as condições naturais micológicas, a natureza, o património e as tradições rurais, contribuindo ainda para reflorestação do concelho.
As modalidades de Trail Longo (30 km) e Trail Curto (15 km) vão reunir 350 atletas, enquanto que a caminhada vai juntar 250 pessoas. Por cada participante, a organização vai dar uma árvore para a florestação do concelho. Iniciativa que, nos últimos dois anos, já contribuiu para
a plantação de mais de 500 árvores autóctones no território.
“O Trail do Míscaro é muito mais que uma corrida ou caminhada, é uma forma de turismo ativo na natureza que atrai cada vez mais pessoas ao concelho. Este ano são mais 200 pessoas que na edição anterior, número recorde e que poderia ser superior. Foram muitos os pedidos que infelizmente tivemos de rejeitar, afim de conseguirmos garantir a qualidade do evento.”,
referiu a organização.
É, também, “uma experiência desportiva, recreativa e solidária que gira à volta de um produto natural, com elevado valor gastronómico e abundante por essa altura no concelho, o ‘míscaro amarelo’, afirma a organização, que este ano viu todos os recordes de participação serem batidos. Durante os percursos da prova, os participantes terão a oportunidade de passar por
terrenos onde rebenta este cogumelo selvagem e degustar a iguaria, bem como de outros produtos típicos, para além de poderem desfrutar das belas paisagens e tradições rurais e ainda das diversas atividades a acontecer no Certame Gastronómico do Míscaro”, que se realiza nesse fim de semana novembro.
O Trail do Míscaro surgiu em 2014 com os objetivos de promover o “trail running” nos trilhos do Concelho de Aguiar da Beira, assim como a divulgação das condições favoráveis do município para a micologia, para a prática de desporto e turismo na natureza e para estilos de vida rurais, saudáveis e de bem-estar. O evento desportivo é uma organização do jornal
+Aguiar da Beira, em parceria com a Câmara Municipal.

CPT4x4-João Fernandes(Joviteam) campeão na Promoção

Cláudio Ferreira faz história em Paredes

A grande final teve lugar em Paredes como acontece desde que existe Campeonato nacional, depois do Parque da Cidade, de Rebordosa e de Gandra, em 2018 a caravana do CPT4x4 assentou arraiais em Vandoma e em 2019 repetiu o local.

Uma pista 100% natural que fez as delícias do público e das equipas.
No final das 3 horas de resistência desta 6.ª e derradeira etapa levou a melhor Cláudio
Ferreira (Auto Higino) que faz história e se sagra o primeira bicampeão nacional absoluto de trial 4×4.
Foi um ano desafiante para Cláudio Ferreira, cheio de altos e baixos.

Arrancou a época com uma vitória, fez péssimos resultados em Mação e Famalicão, trocou de navegador a meio da competição, mas nunca baixou os braços. Ao título absoluto soma ainda o título de tricampeão da Classe Super Proto.

Rui Rocha (Team Rj69) conseguiu alcançar o objetivo pelo qual tanto lutou: ser campeão
nacional. Chegou a Paredes em desvantagem, a 12 pontos de Marcelo Lopes (Team Lucrofusão),
mas depois de 3 horas muito duras de resistência conquistou a vitória que lhe valeu o título de
campeão da classe Proto.
Carlos e Rafael Gomes entraram em pista para confirmar o título logo no ano de estreia. A
matemática já lhes era favorável, mas a ausência do principal concorrente garantia a festa da dupla.
O campeão da Promoção, João Fernandes (Jovi Team), com o título já assegurado, resolveu
experimentar a classe Extreme em Paredes e foi muito bem sucedido. Completou 14 voltas ao
circuito, mais 5 do que segundo e terceiro classificados.
Destaque ainda para as vitórias de Carlos Martins e João Pinto (Reciclopeças Team) na
classe UTV/Buggy, César Carneiro e Paulo Silva (Team Sequeiros) em Promoção e Nuno Urbano e
José Luís Rosário (Urbano & Urbano) em Fun.
Os campeões nacionais de trial 4×4 têm presença garantida na Gala dos Campeões da FPAK
– Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting.

Classe Absoluto
1.o Cláudio Ferreira – Crawler Mercedes – 10 voltas
2.o Laurindo Mendonça – Jimny Proto Crawler – 9 voltas
3.o Sérgio Ferreira – Jimmy’s 4×4 48PC2 – 8 voltas
Classe Super Proto
1.o Cláudio Ferreira – Crawler Mercedes – 10 voltas
2.o Laurindo Mendonça – Jimny Proto Crawler – 9 voltas
3.o Sérgio Ferreira – Jimmy’s 4×4 48PC2 – 8 voltas
Classe Proto
1.o Rui Rocha – Toyota Land Cruiser BJ40 – 7 voltas
2.o António Henriques – Proto XS5 – 7 voltas
3.o Luís Bacelo – Nissan Patrol – 5 voltas
Classe Extreme
1.o João Fernandes – Nissan Patrol GR (Y60A) – 14 voltas
2.o Bruno Bastos – Nissan Patrol Y 60 – 9 voltas
3.o Carlos Gomes – Nissan Proto – 9 voltas
Classe Promoção
1.o César Carneiro – Suzuki Samurai – 7 voltas
Classe UTV/Buggy
1.o Carlos Martins – Bombardier Can-Am Maverick – 9 voltas
Classe Fun
1.o Nuno Urbano – Nissan Patrol Y60 – 8 voltas
2.o Pedro Pereira – Nissan patrol – 1 volta

foto:FPAK

Centro de Portugal regista subida de visitantes em setembro

O mês de setembro voltou a ser positivo para a atividade turística no Centro de Portugal. Os resultados preliminares, publicados ontem pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), mostram uma subida generalizada da região nos primeiros nove meses do ano, face ao mesmo período de 2018.

Analisando os dados acumulados do INE no período entre janeiro e setembro de 2019, o Centro de Portugal apresenta uma subida de 4,4% no total de dormidas nos alojamentos turísticos, em comparação com janeiro-setembro de 2018. Esta subida supera o crescimento médio nacional, que foi de 3,9%. De realçar que, nestes nove meses, as dormidas de residentes nacionais aumentaram 5,9%, enquanto as dormidas de não residentes cresceram 2,7%.

Os bons resultados nas dormidas têm, naturalmente, reflexo positivo nas receitas. Se analisarmos os meses de janeiro a julho, há um crescimento de 6,5% nos proveitos totais da atividade turística no Centro de Portugal, que totalizaram até ao momento 278,5 milhões de euros.

 Mês de setembro com subidas em todos os indicadores

Analisando apenas o mês de setembro, em comparação com setembro de 2018, verifica-se que houve um aumento de 2,1% no total de dormidas nos alojamentos turísticos. Em valores absolutos, registaram-se 779 mil dormidas em setembro no Centro de Portugal, mais 16 mil do que no mesmo mês do ano anterior.

No período em análise, as dormidas de não residentes no Centro de Portugal subiram 2,2%, para 383,4 mil. Já as dormidas de cidadãos nacionais no Centro totalizaram 396 mil – uma subida de 2,1%.

Relativamente às receitas, entre setembro de 2018 e setembro de 2019, há a registar um forte crescimento de 4,9% nos proveitos totais, que se cifraram nos 39,8 milhões de euros.

No indicador do número de hóspedes no Centro de Portugal, estes totalizaram 447.489 em setembro. Uma variação de 1,9% relativamente a setembro do ano passado.

Este crescimento, notório em todos os indicadores, deixa antever que o ano de 2019 vai ser o melhor de sempre para a atividade turística no Centro de Portugal, nos principais indicadores analisados pelo INE.

AF Guarda- Resultados do Campeonato Distrital 1ªDivisão- 7ªjornada

Teve lugar mais uma ronda da 1ªdivisão distrital da AF Guarda, com o Manteigas a vencer e face aos resultados da ronda, chegou à liderança novamente.

A Mêda também venceu em casa a turma do Aguiar da Beira pela margem mínima.

No Picoto, os locais a arrecadar os três pontos frente aos leões da fronteira, o Gouveia a vencer o Fornos de Algodres por três bolas a uma, numa partida bastante emocionante.

Por sua vez , Os Vilanovenses a alcançarem um triunfo importante fora de portas, frente ao Foz Côa, o Soito também venceu fora diante do E.Almeida por quatro bolas a duas.

Numa tarde chuvosa no Zambito, os pupilos de Rui Nascimento foram derrotados perante o Trancoso de Zé Carvalho por duas bolas a uma.

Uma tarde com 21 golos marcados, com quatro triunfos caseiros e três de equipas visitantes, uma ronda sem empates.

Resultados completos:

Manteigas- SC Celoricense- 1-0

SC Mêda- Aguiar Beira-1-0

VF Naves- Vilar Formoso-2-1

CD Gouveia- AD Fornos Algodres-3-1

Foz Côa- Os Vilanovenses-0-3

Estrela Almeida- Soito-2-4

Vila Cortez Mondego- GD Trancoso-1-2

Classificação-

1ºManteigas- 18

2º-Mêda-17

3ºTrancoso-16

4ºVila Cortez- 15

5º Soito- 13

6º Gouveia-12

7º Vila F.Naves-11

8ºA.Beira-9

9º AD Fornos de Algodres-9

10º Celoricense-5

11º Vilar Formoso-5

12º Os Vilanovenses-5

13º Foz côa-4

14º E.Almeida-0

 

 

Avisos e Liturgia do 33º Domingo Comum (Ano C)

a)      No próximo Domingo, com a Solenidade de Cristo-Rei, encerraremos o Ano Litúrgico. Por isso, as nossas celebrações têm a tónica do fim dos tempos e também já nos predispõem para o tempo do Advento que nos preparará para bem celebrar o Natal. Neste domingo, chegamos ao final de uma caminhada, de um trajecto feito com Jesus, até Jerusalém, acompanhados, ao longo de todo este ano litúrgico, pelo evangelista S. Lucas. Hoje, estamos com Jesus, no centro de Jerusalém, no coração da fé judaica, contemplando a maravilha que era o Templo, construído pelo rei Salomão. Neste contexto, Jesus fala-nos do fim do mundo de uma forma que parece ser uma “fotografia” da nossa realidade: guerras, terramotos, fomes e epidemias (realidades que todos os dias invadem as nossas casas através dos meios de comunicação social).

 

b)      A descrição de Jesus é muito idêntica à da primeira leitura da profecia de Malaquias, quando fala da vinda do Senhor, “ardente como uma fornalha”. O povo de Israel, regressado do exílio persa, está em crise, porque a realidade não corresponde ao que se tinha sonhado, porque a paz e a felicidade não são “independentes”; terão de continuar a viver sob o domínio persa. É a decepção perante a realidade nua e crua, onde a religiosidade se banalizou. Apesar de tudo, Malaquias transmite palavras de esperança, vindas de Deus, porque o “Dia do Senhor” trará a salvação aos justos e “nascerá o sol da justiça, trazendo nos seus raios a salvação”.

17-11-2019

c)       Hoje, na segunda leitura, terminamos a proclamação da segunda carta de S. Paulo aos Tessalonicenses. A ideia de que a vinda do Senhor estava iminente provocou em alguns cristãos uma certa passividade (se o final dos tempos está perto, não vale a pena trabalhar, nem investir). Foi por causa desta preguiça que S. Paulo escreveu esta carta. Depois de lhes recordar alguns aspectos doutrinais, reflectidos nos domingos anteriores, termina com alguns conselhos: “quem não quer trabalhar, também não deve comer”. Certamente que o Apóstolo fazia referência ao trabalho a nível geral, mas também ao outro trabalho que está implícito em cada cristão: o anúncio do Reino de Deus.

d)      A tradição judaica acreditava que antes da reconstrução de Israel, como reino, e antes da destruição definitiva dos inimigos de Israel, aconteceria uma grande catástrofe. Assim, as palavras de Jesus podem entender-se hoje como o anúncio da destruição. Mas, Jesus utiliza esta antiga crença para deixar bem claro que não acontecerá qualquer restauração. A destruição do Templo será definitiva. O Templo, entendido como o único lugar de encontro com Deus, acabará, porque, a partir de agora, a relação com Deus não será somente num local, dentro de paredes, sob uma determinada lei, reservada a uma única celebração religiosa, nem será pertença de uma etnia ou nação. Todo este mundo vai acabar! Agora, o novo Templo, o novo mundo, o homem novo, será Jesus Cristo. Para que este mundo novo e esta nova maneira de relacionamento com Deus possa acontecer, é necessário que do outro mundo e da outra relação não fique “pedra sobre pedra”. Não haverá restauração do antigo, mas uma nova criação.

 

e)       Mas, esta nova criação será antecedida por uma destruição? O corpo de Jesus será “destruído” na cruz, para que dele possa surgir o Cristo Ressuscitado, o Homem Novo. Por isso, cada um de nós terá de passar por dificuldades, sofrimentos e provações (purificação e conversão), para ser plenamente uma nova criatura, membro do Corpo de Cristo. Não será missão fácil. Mas, não é preciso ter medo. Jesus prometeu-nos que estaria sempre connosco nos momentos de sofrimento, que seria o nosso Defensor e que nos concederia a vida se lhe formos fiéis e não preguiçosos (como alguns tessalonicenses) e se aproveitarmos os momentos difíceis para dar testemunho. Deixemo-nos inundar pelo optimismo que Jesus nos transmite: “nenhum cabelo da vossa cabeça se perderá. Pela vossa perseverança salvareis as vossas almas”.

http://www.liturgia.diocesedeviseu.pt/

Ano C - Tempo Comum - 33º Domingo - Boletim Dominical

Trial 4×4 – Paredes consagra campeões nacionais

É a prova de rainha do Campeonato Portugal Trial 4×4: Paredes recebe novamente a grande final. Para está ultima prova de 2019 estão inscritas 28 equipas. Destaque para a classe Super Proto que conta com 11 equipas inscritas. Teremos por isso grandes máquinas e enormes pilotos nesta última jornada de 2019.

O Clube TT Paredes Rota dos Móveis já habituou a pistas duras e muito técnicas e esta sexta e derradeira jornada não será certamente diferente. As equipas podem contar uma pista quase 100% natural e com a dificuldade acrescida de ser num terreno com muita pedra o que será, certamente, um obstáculo acrescido.

O público é, como de costume, uma preocupação constante das organizações. O clube está a trabalhar para que os milhares de espectadores esperados no dia 17 de Novembro, em Paredes, tenham todas as condições de ver a prova. Boas condições de visibilidade não faltam e parques de estacionamento também não. Junto à EN15, perto da farmácia de Vandoma, haverá muitos lugares para os veículos do público.

Depois de 5 provas Marcelo Lopes (Team Lucrofusão) é o líder absoluto com 10 pontos de vantagem sobre Cláudio Ferreira (Auto Higino). Rui Rocha (Team Rj69), depois do mau resultado em Moimenta da Beira, caiu para terceiro, mas ainda tem hipóteses de ser campeão.

Quando falta apenas 1 prova para terminar o campeonato é o campeão nacional quem lidera a classe Super Proto. Cláudio Ferreira tem 104 pontos, mais 9 do que Sérgio Ferreira (Full Stress) e mais 12 do que Laurindo Mendonça (Sem Stress).

Com os 25 pontos de Moimenta da Beira Marcelo Lopes passou para a frente da classe Proto Tem 105 pontos, mais 12 do que Rui Rocha e mais 22 do que António Henriques (Mister Reboques/Lucrofusão). Qualquer um deles ainda pode chegar ao título.

Em Extreme Carlos e Rafael Gomes (Team Rafael & Gomes) são os mais bem posicionados para se sagraram campeões nacionais.

As verificações administrativas, na Câmara Municipal de Paredes, e técnicas, no Parque José Guilherme, decorrem na tarde de sábado, 16 de novembro. No domingo a aventura e adrenalina viajam até Vandoma, local onde acontece a grande final do CPT4x4 2019, a 17 de novembro.

AF Guarda-Luís Miguel (Cobra) novo treinador da Seleção Sénior de Futebol

Foi um jogador com grande currículo a nível regional e mesmo nacional, trata-se de Luís Miguel (Cobra), foi um guarda-redes que passou por diversos clubes G.Figueirense, SL Nelas, AD Fornos de Algodres, Beira Mar entre outros.

Depois como treinador desempenhou cargo na equipa do IP Guarda onde alcançou excelentes resultados , face a isso, a Associação de Futebol da Guarda decidiu convidá-lo para abraçar o cargo de treinador das seleção sénior, na Taça das Regiões , a ter lugar brevemente.

Uma aposta na juventude e nos novos métodos a colocar em prática cada vez mais no futebol distrital.

Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com

Ao continuar a utilizar o site, você concorda com a utilização de cookies. Mais Informação

As definições de cookies neste site são definidas como "permitir cookies" para lhe dar a melhor experiência de navegação possível. Se você continuar a usar este site sem alterar suas configurações de cookies ou clicar em "Aceitar" abaixo, em seguida, você concorda com isso.

Fechar