Templates by BIGtheme NET
Home » Economia

Economia

Município de Pinhel presente em Valladolid na 23ªINTUR

“Pinhel – Cidade do Vinho 2020”em destaque

Depois do sucesso da Beira Interior Vinhos & Sabores, na Cidade Falcão, de novo mãos à obra e mostrar as potencialidades do concelho pinhelense aos nossos vizinhos espanhóis, agora fora de portas.

Assim até domingo, dia 24 , quem visitar a 23ªedição da INTUR- Feira Internacional de Turismo de Interior , em Valladolid, vai encontrar e poder visitar o stand de Pinhel, com os vinhos, as cavacas e restantes produtos endógenos que vão assim dando visibilidade à Cidade Falcão.

Claro que o grande destaque neste stand é a promoção de “Pinhel – Cidade do Vinho 2020”, e os 250 anos da cidade, assim em 2020, vão aumentar em massa os visitantes que vão querer passar por este concelho, outro dos pontos de atração passa pelo crescimento do Enoturismo nesta região.

Míscaro homenageado em Aguiar da Beira

Aguiar da Beira recebe o sétimo Certame Gastronómico do Míscaro, nos dias 23 de 24 de novembro, a realizar no Gimnodesportivo local, com muitos pratos com míscaro para degustar, ainda cada Freguesia no seu stand apresenta os produtos endógenos e o artesanato também tem o seu espaço.

Aguiar da Beira é a capital da Orientação mas também um concelho onde se encontram muitos míscaros, também neste certame se destacam o queijo, mel, castanha, licores, maçã e enchidos.

Também a música tradicional está presente com os grupos locais e ainda pela noite dentro outros grupos nacionais a animar a grande multidão que enche sempre o pavilhão.

TMG recebe IX Jornadas de Enoturismo em dezembro

Teve lugar, no Solar do Vinho da Beira Interior na Guarda, a apresentação das IX Jornadas de Enoturismo da Região Centro que vão decorrer nos dias 4,5 e 6 de dezembro no Teatro Municipal da Guarda.

Rodolfo Queirós referiu ” É um projeto que não é só da Comissão Vitivinícola da Beira Interior, tem também como parceiros as outras quatro CVR’s, nomeadamente a Bairrada, o Dão, o Tejo e Lisboa, tem ainda a CCDRCentro, o Turismo Centro de Portugal e a Escola de Hotelaria e Turismo de Coimbra.”

Este evento é financiado pelo programa: Valorizar o Interior do Turismo de Portugal,com participação gratuita, estas Jornadas destinam-se a todos os interessados, sobretudo aos agentes que de forma direta ou indireta centram a sua atividade no Enoturismo.

“Este projeto das Jornadas do Enoturismo é um projeto que já vai na sua nona edição, aqui na Beira Interior é a segunda vez que nos toca a nós organizar, a última vez creio que em 2013.”salientou  o Presidente da CVR da Beira Interior.

Do programa consta: no dia 4 haverá um jantar de receção para as entidades convidadas para esse efeito.

Nestes três dias vão ser cerca de 28 horas onde se vai debater o Enoturismo , vão estar 2 oradoras internacionais, 10 oradores nacionais e ainda 4 moderadores. Já se encontram inscritos 120 participantes.

Serão debatidos os seguintes temas: a importância das rotas enoturísticas, boas práticas internacionais, a investigação e a tecnologia e ainda o território e a autenticidade como os principais ativos dos territórios.

 

                                                               Abertura da Loja da CVR da Beira Interior

No dia 5, vai ter lugar a Sessão de Abertura, seguido de dois painéis: “Somos mais em união” e “O Mundo também nos inspira”.

Depois do almoço que vai ser no Café Concerto do TMG, terá lugar uma das grandes novidades a inauguração da loja da Rota dos Vinhos da Beira Interior.

Acontecerá nessa hora a assinatura de  protocolos para a criação da  Rota do Vinho da  Beira Interior  com diversos Municípios.

O Projeto vai chamar-se a Rota dos Vinhos da Beira Interior.

“Projeto que é ambicioso, estamos um bocadinho expectantes como vai ser o feedback dos nossos visitantes à nossa loja, a loja vai ser ponto de partida para a Rota, portanto a partir da loja, terá uma loja física de provas e de vinhos para o público mas será também um local de informação onde o turista, neste caso, o Enoturista possa dizer assim: eu gostava de ir visitar uma adega, ir dormir a um determinado hotel, e ir comer a um determinado restaurante e nós termos circuitos feitos digamos assim à medida de cada um. “acrescentou Rodolfo Queirós.

Segue-se a Visita Técnica à Adega 23  (Vila Velha de Ródão).

No 2º dia, seguem-se os painéis no período da manhã, com o tema: “O Futuro no Presente” e “A riqueza está no Interior”, neste último tema vão marcar presença alguns artesãos da região.

Depois do almoço, terá lugar a Visita Técnica, à Adega Beyra, à aldeia de Castelo Rodrigo e Adega Cooperativa de Figueira de Castelo Rodrigo.

Programa IX Jornadas de Enoturismo

Electrão e a Samsung apoiam Instituições de Solidariedade Social

Campanha termina a 31 de dezembro

  Esta é uma Campanha nacional de reciclagem onde esta iniciativa angariou até ao momento cerca de 69 toneladas de resíduos termina no dia 31 de dezembro A campanha solidária de reciclagem promovida pelo Electrão – Associação de Gestão de Resíduos – e pela Samsung Eletrónica Portuguesa S.A., termina no próximo dia 31 de dezembro e tem como principal objetivo a recolha de equipamentos elétricos, pilhas e lâmpadas, para apoiar Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) em todo o país.A recolha de resíduos e a seleção das instituições beneficiadas é realizada pelos centros de assistência técnica autorizados da Samsung que, até ao momento, já angariaram cerca de 69 toneladas de resíduos, o que corresponde a 6900€.

No final da iniciativa, as toneladas de equipamentos recolhidas vão ser proporcionalmente convertidas em apoios financeiros para as referidas instituições.Na primeira edição, realizada em 2018, foram recolhidas mais de 48 toneladas de resíduos e, em conjunto com o Electrão, foi entregue um valor de 4.800€ à Casa da Encosta, Centro de Acolhimento Temporário de Crianças em Risco.

Centros de assistência técnica autorizados da Samsung participantes:

ASCs IPSS
AT informática (Perafita – Matosinhos) Acreditar – Núcleo Regional Norte
C&V (Ponte de Sor) CRIPS – Centro Recuperação infantil de Ponte de Sor
Hot Cold (Lisboa) Casa Mão Amiga
Refri (Bobadela – Lisboa) IPSS a Seleccionar
CTDI (Vialonga – Vila Franca de Xira) Operação nariz vermelho
 

CTL (Ilha da Terceira e Ilha de São Miguel – Açores)

–                    Lar D. Pedro V (para Praia da Vitória )

–                    Associação Atlântica de Apoio aos Doentes Machado-Joseph (para a ilha de São Miguel)

BCD (Ramada – Odivelas) “ATR” – Associação tira-me da rua
Electropixel (Ponta Delgada – Ilha de São Miguel) Lar Luís Soares de Sousa
Assistência 35 (Lisboa) Centro Paroquial Santíssimo Sacramento
Electro Balsemão (Setúbal) APPACDM Setúbal
STE (Coimbra) ANIP – Associação Nacional de Intervenção Precoce
Mavideo (São Mamede de Infesta – Matosinhos) Casa do Kastelo
TV Príncipe (Espinho – Aveiro) Centro Social Paroquial S. Tiago de Silvalde
Tamet (Matosinhos e Lisboa) Associação do Porto de Paralisia Cerebral
Lidernor (Porto) Operação Nariz Vermelho
Asteguima (Guimarães) Centro Juvenil S. José
RCDigitec (Guarda) Lugar dos Pequeninos – Porto da Carne
Beiratrónica (Mortágua) Escola de Cães-Guia de Mortágua
Álvaro Group (Entroncamento) Centro Social Paroquial do Entroncamento
Joel Tec (Barreiro – Setúbal) Animalife – Associação dos Amigos dos Animais da Moita
ECS (Alfornelos – Lisboa) AFID Diferença

Anabela Pereira renúncia ao seu mandato na Assembleia de Freguesia do Gonçalo

Em comunicado chegado à nossa redação, pela deputada eleita pelo PS na Freguesia de Gonçalo(Guarda), Anabela Pereira referiu:”Não esquecendo que o Senhor Assessor Pedro Pires é, igualmente, Presidente da Assembleia de Freguesia de Gonçalo, assembleia na qual os Deputados do PS foram, pelo mesmo, hostilizados e atacados politicamente.

A referida nomeação é um insulto a quem “deu a cara” pelo PS nas difíceis eleições autárquicas de 2017, quando muitos se “esconderam” e outros “viraram a casaca”.

Um partido que não respeita as suas bases e os seus eleitos é um partido autista e burguês, que vive deslumbrado em jogos de bastidores e dominado por interesses pessoais, pelo irei suspender, igualmente a minha militância.

Lamento esta tomada de posição, mas como diz o povo “quem não sente, não é filho de boa gente”. Decisão que não tomo de ânimo leve, depois de em 2017 ter aceite ser candidata a esta Junta de Freguesia pelo PS, em circunstâncias muito difíceis”.

Assim a deputada discorda da nomeação de Pedro Pires como Assessor da Secretaria de Estado da Ação Social agora descentralizada para a Guarda.
foto:DR

Uma centena de participantes no Raid em Pinhel com chuva e frio

Pinhel foi o centro de todas as atenções no último fim de semana, tanto pela chegada de milhares de visitantes à cidade-falcão, como da caravana de cerca de uma centena de pessoas e 40 viaturas provenientes de norte a sul do país. O 3º Raid TT Vinhos Beira Interior juntou-se à quinta edição da Feira Beira Interior – Vinhos & Sabores para proporcionar um fim de semana divertido, familiar, tendo como tema os trilhos, a história e os néctares da região. A organização foi do Município de Pinhel e do Clube Escape Livre.

A chuva deu tréguas no sábado, mas o frio marcou presença neste fim de semana, um desafio para os participantes, a par dos trilhos enlameados e escorregadios. Com ponto de encontro na feira Beira Interior – Vinhos & Sabores, o melhor das beiras e de Pinhel expôs-se para visitantes e aventureiros do Escape Livre, que puderam provar e adquirir alguns produtos, assistindo ainda à inauguração oficial do certame.

No sábado, as cores de outono revelaram-se ao longo das etapas, com as vinhas em destaque. Rumo ao norte do concelho de Pinhel, a Casa Forte de Cidadelhe foi o ponto de paragem da caravana, para visitar e observar de perto o pálio secular e ouvir a sua história. Outros trilhos seguiram para Este e conduziram ao concelho vizinho de Figueira de Castelo Rodrigo e à sua adega premiada, onde os participantes foram recebidos pelo presidente António Madeira. Serpentearam depois por uma paisagem granítica e rural até à chegada aos desafiantes corta-fogos da serra da Marofa. Seguiram-se outras provas, primeiro na Adega Casas Altas, com a presença do produtor José Madeira Afonso, e depois com um magusto típico na freguesia de Lamegal. Por fim, os últimos desafios do dia em fora de estrada incluíram a passagem em algumas linhas de água e rodearam a barragem do Vascoveiro. Um dia que encerrou com o jantar de gala e entrega de prémios do concurso de vinhos VinDuero-VinDouro, na feira pinhelense.

O programa de domingo apostou na História e, sendo a região rica em fortalezas e estórias sobre a defesa do território, começou por, em Almeida, dar a conhecer dois pontos ligados à história militar: o Centro de Estudos e Arquitetura Militar de Almeida, e o Museu Militar. Já de regresso a Pinhel, o castelo e as muralhas do centro histórico, recentemente requalificadas, deveriam ter sido visitadas, mas devido às chuvas, optou-se por uma breve observação das mesmas e pela visita ao Museu Municipal, antes do almoço na Adega Cooperativa de Pinhel. Um encerramento que brindou novamente aos vinhos e à amizade, com a entrega de lembranças e troféus SPAL.

Rui Ventura, presidente do Município de Pinhel, afirma: Queremos não só divulgar o território, mas, neste fim de semana em particular, aquilo que os pinhelenses trabalham todos os dias na terra, o produto que a Beira Interior melhor tem e que é o nosso melhor embaixador, que é o vinho e, desta forma, através do Clube Escape Libre, dar a conhecer o nosso território. Esse é o nosso objetivo principal. Acredito que, pelo que vi, as pessoas que percorreram muitos quilómetros para estar em Pinhel neste fim de semana levam daqui uma mensagem positiva. O Clube Escape Livre é o parceiro por natureza que chega bem longe e sabe organizar bem, e esse é o principal motivo pelo qual a câmara faz esta parceria. Naturalmente que estamos satisfeitos um ano mais e vamos preparar o próximo.

Já Luís Celínio, presidente do Clube Escape Livre, considera que nesta terceira edição, o balanço não podia ser melhor, desde logo pela satisfação dos participantes. Apresentámos diversidade de trilhos, de experiências de condução e de visitas. Mostrámos a gastronomia e os vinhos, alguns dos emblemas de Pinhel e, uma vez mais, esgotámos as melhores unidades hoteleiras do concelho com as equipas vindas de todo o país. A missão de divulgação foi cumprida!”

 

 

Guarda vai estar presente na Feria de Valladolid

A Guarda e o seu território vão participar na Feira Internacional de Turismo de Interior de Valladolid (Espanha), a INTUR. Trata-se de um dos mais importantes certames de turismo de Espanha, e o único que destaca o Turismo de Interior no país vizinho. O Município da Guarda marcará presença de 21 a 24 de novembro, na 23ª edição do certame.

A promoção do território e das potencialidades turísticas da cidade e da região junto do público e do setor turístico espanhol e internacional, a captação de operadores para a Feira Ibérica de Turismo 2020 e a Candidatura da Guarda a Capital Europeia da Cultura em 2027 são alguns dos objetivos desta participação.

Estão previstas no stand da Guarda, ao longo do certame, mostras e degustação de muitos produtos como o queijo, os enchidos da Guarda, as compotas, o pão caseiro e alguma doçaria com destaque para o D. Sancho, bolo guardense feito à base de massa de centeio folhada e de creme de ovos com travo a queijo Serra da Estrela, que foi recentemente candidato na Categoria Doces de Inovação no concurso das 7 Maravilhas Doces de Portugal.
A INTUR é considerada a melhor montra da diversidade de oferta do Turismo de Interior. O Certame é um espaço profissional que promove uma imagem conjunta, com a cultura, a gastronomia e a natureza a surgir como ofertas integradas e estruturadas. Recorde-se que para além do valor histórico e patrimonial, a Guarda oferece uma vários roteiros temáticos de grande riqueza patrimonial e cultural, privilegiando o contacto com a natureza.

A Guarda vai estar representada no primeiro pavilhão do recinto da Feria de Valladolid. A INTUR pode ser visitada de quinta a sexta das 9h30 às 18h30 e durante o fim-de-semana entre as 10h30 e as 20h30.

Encontro dos Carlos do concelho de Fornos de Algodres

Teve lugar, na noite deste sábado, no Restaurante “O Peixinho”, em Fornos de Algodres Gare, mais uma edição do encontro dos Carlos do concelho de Fornos de Algodres , com a presença de 16 Carlos.

Um evento que ano após ano se vai realizando em partes diferentes do concelho e tem como objetivo o convívio e poderem passar um bom momento estes homens que assim relembram todos os outros que foram passando nos diversos encontros passados.

O Dia Mundial do Enoturismo foi celebrado em Nelas

O Município de Nelas recentemente celebrou o Dia Mundial do Enoturismo, um evento que se realiza há 7 anos consecutivos, e que tem como propósito a divulgação da cultura, do património e das tradições ligadas aos produtores do vinho e ao enoturismo.

Esta é uma data promovida pela Rede Europeia das Cidades (RECEVIN), em parceria com a Câmara Municipal de Nelas e a Associação de Municípios Portugueses do Vinho (AMPV), que este ano contou com a participação de mais de 70 pessoas.

A habitual visita, este ano, passou por alguns produtores do Concelho como as “Fidalgas de Santar”, “Paços dos Cunhas”, “Quinta do Santo António do Serrado” e “Quinta de Senhorim”, que abriram as portas para provas de vinho e visitas únicas às maravilhas das respetivas quintas.

No programa esteve também contemplada uma visita à Lagareta Medieval do Barroco, em Santar, que foi recentemente requalificada pela Autarquia de Nelas. Da Lagareta ficou a saber-se que integra um conjunto com cerca de 10 lagaretas rupestres existentes no concelho, identificadas pelo Serviço de Património Cultural. Este vestígio arqueológico é extremamente relevante para atestar a importância da prática secular da viticultura em Santar e no concelho, bem como para reforçar a ancestralidade da própria região do Dão.

A partir de agora este ponto de interesse, estará acessível para visita e musealizado, a partir do Percurso Pedestre de Santar, que está a ser implementado.

O evento do dia Mundial do Enoturismo termina com mais uma excelente exibição da peça de teatro “Histórias que DÃO para ver”. Um espetáculo que procura explorar a dimensão ideológica e social do Vinho, com características próprias e com um forte envolvimento da comunidade.

O Presidente da Câmara, Dr. José Borges da Silva, salientou que ao longo destes anos, o evento do Dia Mundial do Enoturismo tem sido um verdadeiro sucesso conseguindo cada vez mais participantes, o que prova que o Município de Nelas, tem apostado forte na promoção de eventos culturais ligados a esta área.

Foto:Mun.Nelas

 

Quinta da Silveira vence Prémio de melhor vinho de Portugal e Espanha

Pinhel recebeu na noite deste sábado, a 15ªedição da Gala VinDuero/VinDouro, mais concretamente a terceira realizada na Cidade Falcão.

Foram 1000 vinhos a concurso das mais variadas espécies, onde mais de três centenas foram premiados, entre vinhos portugueses e espanhóis, com a presença de cerca de quatro centenas de pessoas nesta gala.

Um certame que cada ano engrandece a nível de qualidade e de visitantes a longo do certame.

O grande vencedor da noite foi o vinho da Quinta da Silveira entre vinhos lusos e espanhóis.

Um certame que recebeu diariamente largas centenas de pessoas.

Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com

Ao continuar a utilizar o site, você concorda com a utilização de cookies. Mais Informação

As definições de cookies neste site são definidas como "permitir cookies" para lhe dar a melhor experiência de navegação possível. Se você continuar a usar este site sem alterar suas configurações de cookies ou clicar em "Aceitar" abaixo, em seguida, você concorda com isso.

Fechar