Templates by BIGtheme NET
Home » Economia

Economia

Duas centenas no almoço dos Reis do PS Guarda

  • Este ano Foz Côa, foi a localidade escolhida para acolher o Almoço dos Reis, organizado pela Federação Distrital do PS Guarda, com cerca de duas centenas de pessoas ligadas ao partido, de todo o Distrito da Guarda.

Foi um sábado interessante de convivio para a família socialista, onde marcaram presença algumas pessoas influentes no PS a nível nacional e local, onde se destacou Pedro Marques, secretário geral do PS.

 

 

INE recruta entrevistadores para Recenseamento Agrícola 2019

Em 2019, o Instituto Nacional de Estatística (INE) vai realizar o Recenseamento Agrícola, uma operação censitária efetuada de dez em dez anos, no quadro da legislação europeia.

A recolha de dados, dirigida a todas as explorações agrícolas, será efetuada por entrevista presencial, em todo o território nacional, no período compreendido entre outubro de 2019 e maio de 2020, motivo pelo qual o INE vai proceder ao recrutamento de 1300 entrevistadores.

Para mais informações, consulte o site do INE, em www.ine.pt, ou entre em contacto através do e-mail ine-recrutamento@ine.pt

Por:INE

Feira do Queijo da serra em Celorico de 22 a 24 fevereiro

Com a cobertura do programa “Somos Portugal” da TVI e a participação do cantor Toy, como cabeça de cartaz, o Município de Celorico da Beira, vai realizar de 22 a 24 de fevereiro a Feira Queijo Serra da Estrela 2019.
Num misto de tributo aos produtores de Queijo Serra da Estrela e de promoção deste produto nobre da pastorícia, uma das Sete Maravilhas da Gastronomia Portuguesa, verdadeiro cartão de visita do concelho e embaixador da Serra da Estrela no país e no mundo, o evento constitui um espaço privilegiado de exposição e venda do mesmo, bem como, de outros produtos que contribuem para a identidade desta região serrana.
Devido às características do clima e do relevo, o produtor de Queijo Serra da Estrela encontra neste município as condições ideais para a produção desta inigualável iguaria – o queijo Serra da Estrela. Produzido a partir do melhor leite cru de ovelha da raça autóctone Bordaleira da Serra da Estrela e/ou Churra Mondegueira, flor de cardo e sal, misturados com mestria e arte pelas mãos da queijeira, segundo processos ancestrais sabiamente guardados e transmitidos de geração em geração.
O queijo é apenas o mote para vir a Celorico Beira. Agora todos terão razões de sobra para não perder esta oportunidade: um programa diversificado com o cantor Toy como cabeça de cartaz, muita música popular, folclore, revista à portuguesa, muita animação, artesanato, gastronomia, e exposição de cães Serra da Estrela, etc… O certame encerra no domingo com chave de ouro: o programa “Somos Portugal” da TVI, será emitido em direto da Capital do Queijo Serra da Estrela para o país e o mundo, o que dará grande visibilidade ao evento e constituirá uma janela de oportunidades para a projeção do município, da riqueza do seu património arquitetónico, da sua gastronomia e das suas potencialidades.

“Comunicar a Saúde Mental em debate no IPG

“Comunicar a Saúde Mental – decompondo preconceitos, estereótipos e segregações” é o tema do congresso que vai decorrer na Guarda, no próximo dia 15 de Janeiro, numa iniciativa do curso de Comunicação, Protocolo e Organização de Eventos da Escola Superior de Educação, Comunicação e Desporto (ESECD) do Instituto Politécnico da Guarda (IPG).

Este congresso terá lugar no Pequeno Auditório do Teatro Municipal da Guarda a partir das 9h30, com a sessão de abertura, a que se seguirá uma comunicação de Isabel Portugal (docente da ESECD/IPG), sendo moderadora Fátima Bento (docente da ESECD/IPG).

O programa integrará uma mesa redonda (pelas 11 horas) sobre “O Papel Parental e o (des)envolvimento da Saúde Mental nos Jovens”, moderada por Handerson Engrácio, com intervenções de Fátima Feliciano (psicóloga clínica), José Garrido (diretor do Serviço de Pedopsiquiatria /Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra).

No período da tarde, a partir das 14 horas, falar-se-á de “Stress e Depressão: que abordagens clínicas” numa mesa-redonda em que vão intervir Odília Cavaco (docente da ESS/IPG), João Leitão (docente da ESS/IPG), Pedro Renca (Enfermeiro /CHUC), Patrícia Pestana (psicóloga clínica), Tiago Ventura (médico) e Ana Filipa Teixeira (médica). Este painel será moderado por António Pissarra (docente da ESECD/IPG).

As inscrições para este congresso devem ser feitas em https://goo.gl/forms/aoHSlM0ZpkVRo74N2

PSD Guarda leva a efeito Jantar de Ano Novo

Vai ter lugar neste sábado à noite, dia 12 de janeiro, um Jantar de Ano Novo, numa iniciativa conjunta da Distrital do PSD, com a Concelhia e a JSD da Guarda, na Quinta de Santo António.

Vai estar presente  como convidado o Eurodeputado Paulo Rangel que abordará o tema “Portugal e a Europa em 2019”.

Espólio importante foi para o Arquivo Municipal de Mangualde

O Arquivo histórico de Mangualde está mais rico e completo: a família de Maria Luísa Abrantes Amaral Oliveira Correia, através de seu filho, João Correia, ofereceu ao Município documentos relativos às festas da Vila de Mangualde. Da oferta destacam-se os programas das Festas da Vila correspondentes aos anos de 1953, 1958 e 1966 que se realizavam no dia 15 de agosto.

 O espólio dará entrada no Arquivo Municipal, onde, após inventariação e catalogação, constituirá fonte histórica para investigadores e estudiosos da história local contemporânea. Para tal, os documentos serão scanizados e, em jeito de fac simile, serão colocados na Biblioteca Municipal Dr. Alexandre Alves para consulta e leitura ao público em geral.

GNR – Operação “Resina 2018”

A Guarda Nacional Republicana (GNR), durante o ano de 2018, na sua área de responsabilidade, realizou um conjunto de ações de fiscalização sobre a circulação de plantas coníferas, madeiras e seus derivados, com o objetivo de controlar a dispersão do Nemátodo da Madeira do Pinheiro (NMP).

O NMP é um dos organismos com maior potencial destrutivo para a floresta de coníferas, ou seja, o pinheiro bravo, e tem sido responsável por fortes limitações ao comércio internacional de madeira, sendo considerado um organismo prejudicial para a União Europeia (EU) e listado como organismo de quarentena pela Organização Europeia do Mediterrâneo.

A GNR através do Serviço de Proteção da Natureza e Ambiente (SEPNA), tem a seu cargo a proteção da floresta e é a entidade responsável pela fiscalização da circulação de madeira de coníferas e de material de embalagem que utilize este tipo de madeira, atuando na verificação do cumprimento das restrições à sua circulação e no controlo da documentação legalmente obrigatória, como o manifesto, passaporte fitossanitário e marcação do material de embalagem. A referida marcação é efetuada a tinta ou a fogo, e deve, permanentemente, estar legível e colocada em local visível, a qual atesta o tratamento a que a madeira foi sujeita.

Neste âmbito, em 2018, a GNR fiscalizou 24 115 veículos que transportavam material de coníferas, tais como paletes, tábuas, barrotes, troncos, plantas, estilha (restos triturados) e outros derivados, tendo sido detetadas 628 infrações, das quais se destacam:

  • 583 por marcação ilegível da madeira, principalmente ao nível das paletes, que atesta o tratamento da mesma para eliminação da doença;
  • 34 por ausência total de marcação;
  • Quatro por falta de passaporte fitossanitário, obrigatório para o movimento da madeira.

Nas situações em que o transporte do material se destina ao território continental, os infratores estão sujeitos a coimas que, caso se trate de pessoas singulares ou de pessoas coletivas, podem atingir o valor de 2 500 a 25 000 euros, respetivamente. Nas infrações detetadas, em que o material conífero se destina ao outros países, o valor máximo das coimas pode variar entre os 3 700 e os 44 000 euros, dependendo se se trata de pessoa singular ou coletiva.

Ação social resultou numa parceria de duas entidades

O Parque Eólico da Serra do Ralo, S.A. e a Associação de Apoio Social e Desenvolvimento Galisteu e Vide-Entre-Vinhas apresentaram, no dia 4 de janeiro, o resultado de uma ação social desenvolvida entre as duas entidades.

Após vários meses de interação e de trabalho conjunto, que possibilitaram a identificação das necessidades que a Associação possuía, o Parque Eólico decidiu apoiar esta Instituição através da aquisição de diversos equipamentos e mobiliário, com vista à melhoria da qualidade de vida e conforto dos seus utentes e trabalhadores.

De forma a celebrar esta ação social, e com o mote da quadra natalícia, foi promovida uma iniciativa, de cariz simbólico, com o objetivo de juntar as partes envolvidas e algumas das mais importantes entidades do município e assinalar o momento.

Entre os vários convidados, o evento contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Celorico da Beira, bem como de representantes da Instituição e do Parque Eólico.

 

Desde 2006 que o Parque Eólico da Serra do Ralo desenvolve a sua atividade no Município de Celorico da Beira, em particular na União de Freguesias de Cortiço da Serra, Vide-Entre-Vinhas e Salgueirais. A preocupação com a saúde e a segurança, com as melhores práticas ambientais, o bom relacionamento com a comunidade e o esforço para criar valor têm pautado a sua intervenção na região.

 

 

GNR Guarda- Resultados provisórios da Operação “Ano Novo”

No período de 28 de dezembro até às 08:00 horas de hoje, 2 de janeiro, no âmbito da Operação “Ano Novo”, o Comando Territorial da Guarda registou os seguintes dados operacionais, em resultado das ações desencadeadas pelos  359 militares que, diariamente, estão empenhados no patrulhamento rodoviário e na prestação de auxílio aos condutores, para que estes cheguem aos seus locais de destino em segurança:

·      1818 condutores fiscalizados, dos quais, 21 conduziam com excesso de álcool e, destes,  foram detidos 6  por conduzirem com uma taxa de álcool no sangue igual ou superior a 1,2 g/l. Foram ainda detidas 2 pessoas por conduzirem sem habilitação legal, e 2 pessoas por detenção de arma proibida;

·      Das 170 contraordenações rodoviárias detetadas, destacam-se:

–  152 por excesso de velocidade;

–  14 por falta de  inspeção periódica obrigatória;

–  8 por falta ou incorreta utilização do cinto de segurança e/ou sistema de retenção para crianças;

–  8 por anomalias nos sistemas de iluminação e sinalização;

 

Durante a operação, o Comando Territorial da Guarda  irá continuar a focar a sua atenção nas seguintes infrações:

·         Condução sob a influência do álcool e de substâncias psicotrópicas;

·         Excesso de velocidade;

·         Falta de inspeção periódica obrigatória;

·         Manobras perigosas;

·         Incorreta execução de manobras de ultrapassagem, de mudança de direção e de cedência de passagem;

·         Utilização indevida do telemóvel.

XXIV Feira das Tradições de Pinhel de 1 a 3 de março

Vai ter lugar mais uma edição da Feira das Tradições e Atividades Económicas em Pinhel.

Mais uma vez o Município vai organizar o maior certame de Inverno da Beira Interior, onde são esperados milhares de visitantes.

Este é um certame com  mais de duas décadas de existência, a XXIV edição da Feira das Tradições realiza-se nos dias 1, 2 e 3 de março de 2019.

Inscrições abertas até 25 de janeiro aqui: https://cm-pinhel.pt/…/xxiv-feira-das-tradicoes-inscricoes…

Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com

Ao continuar a utilizar o site, você concorda com a utilização de cookies. Mais Informação

As definições de cookies neste site são definidas como "permitir cookies" para lhe dar a melhor experiência de navegação possível. Se você continuar a usar este site sem alterar suas configurações de cookies ou clicar em "Aceitar" abaixo, em seguida, você concorda com isso.

Fechar