Templates by BIGtheme NET
Home » Economia

Economia

Município de Mangualde lançou comunicado para apoio à comunidade

Comunicado

Na sequência do incêndio florestal ocorrido no passado dia 15 de outubro, comunica-se aos lesados, quer sejam empresas ou particulares, os seguintes procedimentos a adotar.

Deve cada um dos lesados fazer um inventário/relatório dos danos sofridos, no qual descrevam e quantifiquem os prejuízos. Esse inventário/relatório deverá fazer-se acompanhar de fotografias por forma a melhor documentar os prejuízos. Desta forma, fica o lesado com um documento que servirá de memória futura para eventuais procedimentos que venham a ser solicitados.

Para mais informação e apoio na sua elaboração, podem dirigir-se ao Serviço Municipal de Proteção Civil (925 785 546) ou ao Gabinete de Apoio ao Agricultor (966 044 487).

Para os danos na atividade agropecuária, deverá preencher e submeter o formulário disponibilizado pela Direção Regional de Agricultura e Pescas do Centro. Abrir formulário

http://www.drapc.min-agricultura.pt/base/especial/declaracoes_incendios_102017_drapc.php

Caso necessite de apoio no preenchimento ou esclarecimento de alguma dúvida, por favor contacte uma das seguintes entidades:

  • Cooperativa Agrícola de Mangualde – 963 674 700
  • COAPE – 936 240 635
  • Adega Cooperativa de Mangualde – 232 623 845
  • COOPBEI – 232 618 310 / 966 137 531
  • Gabinete de Apoio ao Agricultor – 232 619 880 / 966 044 487

Mais se informa, que para os produtores agrícolas afetados pelos incêndios florestais de julho de 2017, se encontram abertas candidaturas ao PDR 2020, nomeadamente a Operação 6.2.2 – Restabelecimento do Potencial Produtivo (7º Concurso), aberto de 11 de outubro de 2017 às 00:00 a 30 de novembro de 2017 às 23:59. Para mais informação veja aqui.

[http://www.pdr-2020.pt/site/O-PDR2020/Arquitetura/Area-2-Competitividade-e-Organizacao-da-Producao/Medida-6-Gestao-do-Risco-e-Restabelecimento-do-Potencial-Produtivo/Acao-6.2-Prevencao-e-Restabelecimento-do-Potencial-Produtivo/Operacao-6.2.2-Restabelecimento-do-Potencial-Produtivo ]

Brevemente, será aberta uma candidatura ao PDR 2020 exclusivamente dedicada aos incêndios florestais de outubro de 2017, para esta mesma Operação 6.2.2 – Restabelecimento do Potencial Produtivo.

O Município de Mangualde, através do Gabinete de Apoio ao Agricultor irá facultar assistência técnica na elaboração das candidaturas.

Independentemente dos procedimentos acima mencionados, a identificação dos lesados e respetiva comunicação dos danos deve ser sempre reportada à Guarda Nacional Republicana (232 622 258).

Por:MM

I Encontro Interinstitucional da ISCMFA em Fornos de Algodres

A vila de Fornos de Algodres vai acolher o 1º Encontro Interinstitucional da Irmandade da Santa Casa da Misericórdia de Fornos de Algodres, a decorrer no próximo dia 25 de outubro de 2017.

Vai ser um dia de algumas atividades entre diversas instituições, desta forma, vão participar nesta edição inaugural, as Misericórdias de Pinhel, Mangualde e Penalva do Castelo.

Vai ser um dia diferente para os clientes destas instituições, muito convívio, animação e partilha de experiências.

Casa do Concelho de Gouveia promove ação de solidariedade

Gouveenses de Lisboa solidários com terra natal

Uma ação de angariação de donativos com destino ao concelho de Gouveia, vai ser organizada pela Casa do Concelho de Gouveia em Lisboa.

A tragédia que se abateu no concelho gouveense,em virtude dos incêndio ocorridos, deixou alguns dos seus conterrâneos sem casa, sem bens e sem alimento.
Assim solicitam a todos os gouveenses, e não só, a residir na área metropolitana de Lisboa que se juntem a esta causa.
Podem entregar os donativos em géneros diretamente na sede da Casa do Concelho de Gouveia em Lisboa, na Rua Luciano Cordeiro n.º 54A, no seguinte horário: 5ª e 6ª feira entre as 16h e as 20h; Sábado entre as 10h e as 18h.
Os Donativos em géneros podem ser:
Águas, leite, massas, arroz, enlatados e roupas. Contactos: 919870012 (Joaquim Cabral) 968246499 (Pedro Almeida)

Por:CCGL

Os novos campeões distritais de Ténis no Distrito da Guarda

Chegou ao fim, mais uma temporada de Ténis no Distrito da Guarda, agora um feito grande de toda esta organização, uma vez que esta modalidade não tinha história, nesta região.
Passados longos meses de trabalho, os frutos começam a surgir, dado que começam aparecer tenistas integrados e alguns à procura de praticar de novo.
Assim foram realizados 19 torneios CDTA200 , em 10 concelhos do distrito da Guarda durante todo o ano de 2017 e as classificações ditaram ques os novos Campeões Distritais CDTA 2017 são os jogadores:
–Gustavo De Sales (Tondela) na categoria de Elite (26/34 anos);
–Paulo Tiago (Trancoso) na categoria de Maiores de 45 anos;
–Lemos Santos (Manteigas) na categoria de Maiores de 55 anos;
O ténis vai ter bons momentos no futuro na região da Guarda.

Seleção A efetua jogos de preparação em novembro

Portugal vai enfrentar a congénere saudita no dia 10 de novembro, no Estádio Municipal de Leiria, defrontando, quatro dias depois, a formação norte-americana no Estádio Algarve.

A Seleção Nacional, depois de ter garantido o apuramento para o Mundial’2018 da Rússia, vai voltar à ação. Portugal vai realizar dois encontros de preparação no próximo mês de novembro, primeiro com a Arábia Saudita, depois com os Estados Unidos.

A partida diante dos sauditas está agendada para o dia 10 de novembro, no Estádio Municipal de Leiria, enquanto o encontro frente à congénere norte-americana vai ser disputado no Estádio Algarve, no dia 14 de novembro. Ambos os jogos terão início às 19h45.

Em termos históricos, a Seleção Nacional só defrontou a Arábia Saudita por uma vez, num jogo de preparação para o Mundial 2006, realizado em Düsseldorf, que terminou com a vitória portuguesa por 3-0 (golos de Cristiano Ronaldo, em duas ocasiões, e Maniche).

Portugal e EUA já se defrontaram em seis ocasiões, com duas vitórias para cada lado e dois empates, o último dos quais no Mundial’2014 do Brasil, em Manaus, por 2-2 (golos de Nani e Varela).

Por:FPF

Informações úteis às populações afetadas pelos incêndios

Tendo em vista o apoio às populações afetadas pelos incêndios, esclarece-se que estão disponíveis as seguintes linhas telefónicas:

LNES – número 144
A Linha Nacional de Emergência Social (LNES), para além do apoio imediato que habitualmente disponibiliza às situações de emergência social no país, está a informar sobre quais os postos de atendimento/evacuação para onde está a ser encaminhada a população afetada pelos incêndios.

ANPC – número 800 246 246
A Autoridade Nacional Proteção Civil tem um número disponível que presta informação à população sobre incêndios florestais.

GNR – Trânsito – número 808 201 855
Este número da Guarda Nacional Republicana – Trânsito disponibiliza informação sobre estradas cortadas e acessos limitados.

IMLCF – números 239 854 230 e 239 854 276 (hoje, dia 16. até às 23h e a partir de amanhã das 8h às 20h )
O Instituto Nacional de Medicina Legal e Ciências Forenses presta informação sobre as vítimas de incêndios.

CP – número 707 210 220
Os Comboios de Portugal informam sobre a circulação rodoviária no país.

Trancoso acolhe Feira da Castanha e Paladares de Outono – 2017

Nos dias 3,4 e 5 de novembro realiza-se a V edição da Feira da Castanha e Paladares de Outono em Trancoso.
O programa desta edição inclui workshops, jornadas técnicas, passeios, atividades de show cookings, concursos, espetáculos musicais, entre outros.
Uma vez mais o Município de Trancoso pretende com esta iniciativa preservar, valorizar e divulgar os produtos endógenos da terra, na festa em que a castanha é rainha.

Por:MT

Fornense Rui Mimoso faz balanço do Mundial de Slackline 2017

Orgulhoso da prestação

Depois de uma boa prestação fomos conversar com Rui Mimoso, um fornense que alcançou uma boa posição no Mundial de Slackline 2017.

Que balanço faz desta prestação no Mundial?

O meu grande objetivo desta época desportiva era qualificar-me para o Campeonato Mundial, fiquei super satisfeito por o conseguir.

Aliás 10 dias antes do mundial durante um treino lesiono-me no joelho com gravidade, durante dois dias quase não conseguia caminhar e parecia que está oportunidade de ir ao mundial me estava a fugir. Mas com muita força de vontade e sofrimento consegui participar.

Felizmente consegui ficar com um ótimo 14°lugar…………..

Leia a restante conversa na edição papel que vai estar nas bancas a 31 de outubro…

Mário Frota em Mangualde a esclarecer consumidores

Vai acontecer no  Auditório da Câmara Municipal de Mangualde , no próximo dia 18 de outubro a sessão de esclarecimento “Cidadão esclarecido, Consumidor precavido – Serviços Públicos Essenciais”. O encontro, de entrada livre, terá lugar pelas 14h30 e conta com o Professor Mário Frota como orador.

A sessão, organizada pela Associação Portuguesa de Direito do Consumidor com o apoio da Câmara Municipal de Mangualde, integra o Projeto apoiado pelo Fundo para a Promoção dos Direitos dos Consumidores 2016.

Por:MM

Mangualde recebe o VII Encontro Nacional Produtores de Mirtilos

Mangualde acolhe, nos dias 3 e 4 de novembro, o VII Encontro Nacional Produtores de Mirtilos. O evento, organizado pela COAPE, Cooperativa Agropecuária dos Agricultores de Mangualde CRL em parceria com a Câmara Municipal de Mangualde realiza-se no Centro Paroquial de Mangualde.

O cartaz é o mais internacional de sempre, com oradores vindos de Espanha, Itália e América do Norte. Como já vem sendo hábito das edições anteriores, esta edição voltará a centrar o seu foco em abordagens práticas e concretas em assuntos relevantes para a fileira. Serão abordadas problemáticas associadas ao cultivo, comercialização e distribuição, não esquecendo nunca o estado da arte no panorama mundial.

Todos os interessados poderão efetuar a sua inscrição em www.encontronacionalmirtilos.pt.

Por:MM

Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com

Ao continuar a utilizar o site, você concorda com a utilização de cookies. Mais Informação

As definições de cookies neste site são definidas como "permitir cookies" para lhe dar a melhor experiência de navegação possível. Se você continuar a usar este site sem alterar suas configurações de cookies ou clicar em "Aceitar" abaixo, em seguida, você concorda com isso.

Fechar