Templates by BIGtheme NET
Home » Educação

Educação

Voluntariado juvenil em ação em Pinhel

O projeto de voluntariado juvenil “Pinhel nas Tuas Mãos” está já em curso e os primeiros jovens voluntários foram recebidos pelo executivo municipal, pelo Presidente Rui Ventura e a Vice Presidente, Daniela Capelo, em  Pinhel

Nesta primeira fase, os jovens vão ser integrados em projetos desenvolvidos pela  autarquia nas áreas da Cultura, do Ambiente e do Desporto.

por: MP

Investimento de cerca 65 mil euros em livros e material escolar pelo Município da Guarda

No âmbito das medidas de promoção do acesso à igualdade de oportunidades e de promoção do sucesso escolar, o Município da Guarda vai atribuir apoios económicos a cerca de 1350 alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB), público e particular no próximo ano letivo, 2019/2020.

Estes apoios materializam-se na oferta dos livros suplementares de fichas a todos os alunos do 1º ciclo e apoio monetário para a aquisição de material escolar aos alunos posicionados no escalão A e B da Ação Social Escolar.

O valor estimado de investimento nesta área rondará os 65 mil euros. Esta é uma das formas da autarquia promover a igualdade no acesso ao ensino e minimizar os encargos financeiros das famílias com a Educação. Para além destes apoios, a Câmara disponibiliza ainda, a todas as crianças que frequentam a rede pública de Ensino Pré-Escolar e 1º CEB, uma Rede de Componentes de Apoio à Família (AAAF e Rede Municipal de ATL), que acolhe as crianças em horários não letivos, de manhã e de tarde, e assegura o fornecimento da refeição.

Segundo a Câmara Municipal vai continuar  garantir o transporte escolar dos alunos do 1º, 2º e 3º ciclos e Ensino Secundário, sempre e quando a distância da residência ao estabelecimento de ensino frequentado for superior a 3 Km, dependendo se o mesmo está ou não equipado com cantina/refeitório.
A autarquia continua empenhada em valorizar e dar prioridade a políticas educativas e sociais, reforçando todo o apoio para que os jovens do concelho da Guarda possam ter acesso a uma educação com sucesso.

Cardeal D. José Saraiva Martins homenageado na Guarda

Vai ter lugar na cidade da Guarda a Cerimónia de Homenagem ao Cardeal D. José Saraiva Martins nesta sexta-feira, dia 9 de agosto. A homenagem terá lugar em dois momentos: o primeiro, às 18h00 com uma missa na Sé da Guarda; e o segundo, às 19h00, com o Descerramento da placa de toponímia de atribuição do nome de Sua Eminência a uma avenida da Cidade da Guarda.
Trata-se da antiga avenida do Rio Diz – com início na rotunda das portas da Cidade (placa ficará colocada na saída da rotunda, junto ao separador central), na Avenida 25 de Abril com a Rua do Facheiro e o final no cruzamento com a Rua Vila de Manteigas e a Avenida Cónego Álvaro Quintalo da Cunha.

Fuga das Freiras em Aguiar da Beira a 21 de setembro

Inscrições abertas!!

Vai realizar-se, no dia 21 de setembro, pelas 21h30, no Largo dos Monumentos, em Aguiar da Beira, mais um espetáculo da Fuga das Freiras, com um novo guião.

As inscrições para figurantes estão abertas, até dia 2 de setembro na Biblioteca Municipal.

As oficinas para figurantes desenrolar-se-ão de 9 a 20 de setembro de 2019 – das 20h00 às 23h00.

Mais informações na Biblioteca Municipal.

Festival Cultura em Rede é já um sucesso

O Festival Cultura em Rede, que se realiza pela segunda vez consecutiva na região das Beiras e Serra da Estrela, já reuniu mais de um milhar de espetadores em sete espetáculos de dança, música e teatro.

Os próximos espetáculos do programa “Cultura em Rede”, lançado pela Comunidade Intermunicipal das Beiras e Serra da Estrela, realizam-se já este fim de semana em Manteigas (com um espetáculo de música, na sexta-feira, dia 26 de julho), Almeida (teatro, no sábado, dia 27) e Guarda (dança, no domingo, dia 28).

O programa tem como objetivo a animação dos centros históricos e urbanos da região e inclui espetáculos em cada um dos 15 municípios que integram esta Comunidade Intermunicipal.

Lançado em 2018, o projeto “Cultura em Rede das Beiras e Serra da Estrela” incluiu a realização de períodos de residências artísticas com artistas regionais e companhias contratadas e envolve a participação de cerca de uma centena de voluntários dos municípios envolvidos em cada uma das suas 3 componentes – dança, música e teatro. O programa inclui ainda uma rota de visitas guiadas encenadas, focadas na cultura e história do território de forma contemplativa e interativa.

A CIM-BSE preparou ainda um programa turístico de dois dias em cada município, que incluí o espetáculo e a visita aos principais pontos turísticos.

O festival termina no dia 10 de agosto, com dois momentos dedicados à dança e ao teatro, no Fundão e em Mêda, respetivamente. Todos os espetáculos têm lugar às 22h00, exceto o que de Almeida, que se inicia meia hora mais cedo.

 Datas dos próximos espetáculos Cultura em Rede 2019

Manteigas                                          26/07/2019            (Música, Cobertura da Praça Municipal)

Almeida                                             27/07/2019            (Teatro, Picadeiro D´el Rey)

Guarda                                               28/07/2019            (Dança, Traseira da Sé Catedral)

Covilhã                                               03/08/2019            (Dança, Largo do Calvário)

Celorico da Beira                             03/08/2019            (Música, Praça de República)

Gouveia                                             08/08/2019            (Música, Praça do Município)

Fundão                                               10/08/2019            (Dança, Largo do Calvário)

Mêda                                                  10/08/2019            (Teatro, Praça da Casa da Cultura)

Eco Jovens – Valorizamos o Que Reciclamos

Após o Município de Fornos de Algodres, em parceria com a RESIESTRELA, ter alargado a rede de Eco Pontos no Concelho de Fornos de Algodres, arrancou com uma campanha de sensibilização, porta-a-porta, sobre RECICLAGEM.

Inserido no projeto das Férias Desportivas, o primeiro grupo dos nossos Eco Jovens, na última semana, percorreram grande parte do nosso concelho com o objetivo de sensibilizarem e informarem a nossa população para a temática da Reciclagem.

Nesta ação, os Eco Jovens, para além de fazerem um questionário sobre o conhecimento das pessoas sobre reciclagem, fizeram  o levantamento das reais necessidades de cada local. Para incentivarem o aumento da reciclagem, oferecem um conjunto de EcoBags (conjunto de 3 sacos de cor distinta para reciclar) às pessoas que visitaram.

Esta ação de sensibilização porta-a-porta, está inserida na campanha que arrancou no Agrupamento de Escolas de Fornos de Algodres, intitulada: “RECICLAR É ASSIM. Simples. Ecológico. Natural.

Esta atividade culminou com uma visita à estação de tratamento e valorização  da RESIESTRELA, parceira nesta ação de campanha de sensibilização. Os nossos Eco Jovens, tiveram a possibilidade de compreender o circuito completo dos resíduos, após serem separados pela população do Concelho de Fornos de Algodres. Assim, foram explicadas as fases de triagem de materiais recicláveis, provenientes da recolha porta-a-porta, ecopontos e ecocentros, bem como a Unidade de Tratamento Mecânico e Biológico, a valorização energética proveniente do Biogás e o tratamento dos lixiviados na ETAL – Estação de Tratamento de Águas Lixiviantes.

Para a Câmara Municipal de Fornos de Algodres, a boa gestão dos resíduos diferenciados é fundamental, para alcançar o desenvolvimento sustentável e garantir o bem-estar e a qualidade de vida dos munícipes.

 

Turismo Centro de Portugal presente nos grandes festivais

O Turismo Centro de Portugal (TCP) volta a estar este ano presente nos principais festivais de música de verão, a divulgar o que de melhor a região tem para oferecer aos visitantes.

Depois de uma presença marcante no RFM Somnii, o TCP promove a região no NOS Alive, que decorre durante este fim de semana em Algés, e no MEO Marés Vivas, que acontece de 19 a 21 de julho em Vila Nova de Gaia.

O Turismo Centro de Portugal está presente nos dois festivais mediáticos com espaços próprios, onde os visitantes podem ficar a saber mais sobre os destinos na região.

No NOS Alive, o TCP está localizado no número 1 da Rua EDP, um local privilegiado no espaço do festival. Num stand de 36 m2, serão destacados projetos e programas como os Lugares Património Mundial do Centro e as Termas Centro – estas através das Termas do Carvalhal, em Castro Daire. Os visitantes do stand terão a possibilidade de receber ofertas de massagens, vouchers de alojamento, experiências outdoor e visitas turísticas de vários parceiros do Centro de Portugal.

No MEO Marés Vivas, o formato e os programas destacados são idênticos, aos quais se acrescenta a Comissão Vitivinícola da Bairrada, com oferta de espumante no Lounge VIP MEO.

Liga Revelação sub-23 sorteada, Académica começa fora

Teve lugar o sorteio da Liga Revelação sub-23, uma prova este ano com 16 clubes. A primeira fase decorre até 8 de fevereiro.

Eis o resultado

1. Belenenses SAD
2. CD Aves
3. CD Feirense
4. Sporting CP
5. SL Benfica
6. Marítimo da Madeira
7. Estoril Praia
8. Famalicão FC
9. CD Cova da Piedade
10. Portimonense
11. Associação Académica de Coimbra
12. Leixões SC
13. Vitória FC
14. Rio Ave FC
15. SC Braga
16. Vitória SC

 

1ª Jornada:
Belenenses SAD – CD Feirense
Rio Ave FC – SL Benfica
Leixões SC – Estoril Praia
Portimonense – CD Cova da Piedade
FC Famalicão – A. Académica Coimbra
Marítimo – Vitória FC
Sporting CP – SC Braga
Vitória SC – CD Aves

Maratona Futsal dos finalistas com calendário definido

Já foi sorteado o calendário da Maratona de Futsal dos Finalistas 19/20 do AE Fornos de Algodres a realizar este sábado no Pavilhão local com inicia às 11 horas do sábado, 13 de junho e com terminus por volta das 11h da manhâ de domingo, 14.

Workshop – RECICLAR É ASSIM em Fornos de Algodres

RECICLAR É ASSIM. Simples. Ecológico. Natural.

 Inserido nas Férias Desportivas, o Município de  Fornos de Algodres acolheu no dia 9 de julho na Biblioteca Municipal Maria Teresa Maia Gonzalez, um grupo de 10 jovens provenientes do Campo de Férias Residencial da Associação de Maceira, com o objetivo dos nossos Eco Jovens, explicarem o papel dos jovens no dia-a-dia da reciclagem, através de exercícios práticos e dinâmicos.

Neste encontro os Eco Jovens de Fornos de Algodres, tiveram a oportunidade de oferecer EcoBags (sacos para a reciclagem) a cada um dos jovens.

O  Vereador Bruno Costa marcou presença no workshop, evidenciando que “os jovens tem um papel cada vez mais importante na sociedade, nomeadamente na área ambiental, sendo que, cada vez mais, a responsabilidade de preparar um futuro mais sustentável está nas mãos dos jovens.”

Por fim agradeceu aos Eco Jovens pelo empenho e destacou a responsabilidade social, cultural e ambiental que os jovens estão a demonstrar no Concelho de Fornos de Algodres.

 

Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com

Ao continuar a utilizar o site, você concorda com a utilização de cookies. Mais Informação

As definições de cookies neste site são definidas como "permitir cookies" para lhe dar a melhor experiência de navegação possível. Se você continuar a usar este site sem alterar suas configurações de cookies ou clicar em "Aceitar" abaixo, em seguida, você concorda com isso.

Fechar