Templates by BIGtheme NET
Home » Educação

Educação

Rogério Abrantes preside a CIM Dão Lafões, Elísio Oliveira é vice -Presidente

Teve lugar nesta sexta-feira a eleição dos novos órgãos sociais da CIM Dão Lafões, deste modo dos 12 presidentes, 11 deles votaram favoravelmente, ficando um que votou em branco.

Deste modo, Rogério Abrantes, Presidente da Câmara Municipal do Carregal do Sal foi reeleito Presidente da CIM Dão Lafões, Elísio Oliveira, Presidente da Câmara de Mangualde e Paulo Martins de Almeida, Presidente da Câmara Municipal de Castro Daire foi reeleito Vice-Presidente desta Comunidade Intermunicipal.

Apresentada biografia de José dos Santos Pinto em Mangualde

Margarida Cardoso apresentou, a semana passada em Mangualde, a biografia do músico lobelhense José dos Santos Pinto na sede da Sociedade Filarmónica Lobelhense. A apresentação do livro foi moderada pela autora que é investigadora do INET-md da Universidade de Aveiro e está neste momento a realizar uma tese de doutoramento sobre este e mais quatro músicos do Quinteto Sopros da Emissora Nacional. O momento contou com a presença do Vereador da Cultura da Câmara Municipal de Mangualde, João Lopes, que salientou a importância deste trabalho para a preservação da memória de um músico com a importância e notoriedade de Santos Pinto.

A noite abriu com a interpretação da «2ª Sonata», escrita pelo músico, pela clarinetista Mariana Cardoso. A autora apresentou um breve resumo sobre a vida de José dos Santos Pinto que saiu da localidade de Lobelhe do Mato para alargar horizontes e tentar a sua sorte na capital construindo uma carreira como oboísta, maestro e compositor.

A filha do músico, Alda Santos Pinto, proferiu algumas palavras de agradecimento à autora pelo tributo e trabalho realizados, demonstrando a felicidade que sente com a publicação deste livro.

O Presidente da Direção da banda local, António Marques, também marcou presença e agradeceu o trabalho desenvolvido no âmbito do projeto «A nossa música, o nosso mundo», nomeadamente no estudo das bandas filarmónicas locais, em específico a banda que dirige. O vereador da cultura, João Lopes esteve presente e referiu a pertinência deste lançamento afirmando que «a memória de Santos Pinto não se irá perder».

No final, houve espaço para brindar ao músico José dos Santos Pinto e à coletividade onde este cresceu, a Banda de Lobelhe.

O livro encontra-se disponível no site da editora Colibri, nas lojas físicas da editora na Avenida de Berena e Alameda da Universidade de Lisboa ou através da autora.

Lado a lado com a comunidade

Evento que se realizou recentemente, levou mais de uma centena de idosos e crianças ao Pavilhão Centro de Portugal, em Coimbra.

Durante a manhã, mais de 70 idosos de centros de dia e, durante a tarde, mais de 80 crianças de jardins-de-infância da cidade tiveram a oportunidade de participar em vários workshops centrados na prevenção de acidentes.

A EDP Distribuição, o Comando Distrital da PSP de Coimbra, a GNR – Comando Territorial de Coimbra, a Associação Para a Promoção da Segurança Infantil e as Unidades de Cuidados na Comunidade de São Martinho do Bispo e Norton de Matos dinamizaram, ao longo de todo o dia, os vários momentos de sensibilização.

Houve ainda a leitura de um poema para e sobre os idosos e do Livro Um Reino Chamado João (alusivo ao tema da vacinação) para as crianças.

Este evento insere-se numa estratégia de aproximação à sociedade e de reconhecimento dos enfermeiros perante todos os cidadãos, tendo sido o primeiro evento aberto à comunidade, organizado pela Mesa da Assembleia Regional da Secção Regional do Centro da Ordem dos Enfermeiros.

Fotos: GCISRCentro

XX Grande Prémio Marcha Atlética “Memorial Carlos Amaral”em Celorico da Beira

A Avenida da Corredoura, em Celorico da Beira, vai receber, no próximo dia 7 de dezembro, do XX Grande Prémio Marcha Atlética “Memorial Carlos Amaral”.

Organizado pela Câmara Municipal de Celorico da Beira e a Associação de Atletismo da Guarda, este Grande Prémio conta para o Campeonato Distrital de Marcha Atlética da Guarda. Trata-se de uma prova de estrada, aberta a todos os escalões etários, federados ou não, que se desenrola num circuito urbano fechado, traçado na Avenida da Corredoura com um perímetro de 500 metros, com partida e chegada junto ao Jardim Parque Carlos Amaral.

O Grande Prémio de Marcha Atlética – “Memorial Carlos Amaral” foi criado para prestar tributo à memória do treinador, Carlos Amaral, grande entusiasta e impulsionador desta modalidade desportiva.

 

Dia Internacional do Voluntariado celebrado em Mangualde

A Câmara Municipal de Mangualde, através do seu Banco Local de Voluntariado, assinalou o Dia Internacional do Voluntariado, com uma Ação de Sensibilização realizada na Escola Secundária Felismina Alcântara. Nessa sessão, foi lançado o Projeto “Voluntaria-te”, um Projeto de Voluntariado Jovem, que tem como entidade promotora a Autarquia de Mangualde. Realça-se a presença da Vereadora da Ação Social da Câmara Municipal de Mangualde, Maria José Coelho, a Presidente do Conselho Geral do Agrupamento de Escolas de Mangualde, Cristina Matos, bem como Rita Albuquerque, jovem natural do Concelho de Mangualde, que deu o seu testemunho enquanto voluntária, em projetos internacionais, em países como o Quénia e a Malásia.

 A Vereadora da Ação Social referiu a importância deste projeto e do trabalho voluntário jovem como potenciador do enriquecimento pessoal, permitindo adquirir novas competências sociais e pessoais”, sendo que, através desta iniciativa, a autarquia pretende que os jovens possam “contactar com o mundo do trabalho e desenvolver uma cidadania ativa, responsável e solidária”.

Inscrições abertas

Este projeto dirige-se a jovens com idades compreendidas entre os 17 e os 30 anos que pretendam acompanhar/apoiar eventos promovidos pela Autarquia nas áreas social, cultural, desportiva e recreativa. Os interessados deverão inscrever-se no Banco Local de Voluntariado de Mangualde, na Câmara Municipal de Mangualde.

Aguiar da Beira acolhe apresentação de livro de memórias

Vai decorrer na vila de Aguiar da Beira, mais concretamente na Biblioteca Municipal de Aguiar da Beira, por volta das 15h30, a apresentação do livro “António Fonseca “Morgado”, “SER PESSOA-Memórias de dias felizes”, no próximo sábado, dia 7 de dezembro.

A apresentação será efetuada por Fernando Andrade, Provedor da Santa Casa da Misericórdia local.

As licenças da Escola Virtual foram entregues a alunos do 5º, 8º e 9º ano em Fornos

Na Escola Básica e Secundária de Fornos de Algodres foram  entregues as licenças da Escola Virtual  a todos os alunos do 5º, 8º e 9º ano de escolaridade, por Manuel Fonseca, Presidente da Câmara, Alexandre Lote, Vice-Presidente, Bruno Costa , Vereador e Artur Oliveira, Diretor do Agrupamento de Escolas de Fornos de Algodres.
 
Foram selecionados os anos de escolaridade em que os alunos do Agrupamento de Escolas de Fornos de Algodres terão provas de aferição (5º e 8º ano) ou provas finais (9º ano).
A Escola Virtual da Porto Editora é uma Plataforma de Estudo orientada para os alunos do Século XXI. Na Escola Virtual os alunos encontram milhares de testes, aulas interativas e outros materiais para treinarem e testarem os seus conhecimentos.
As licenças serão ainda entregues a todos os alunos do 1º ciclo do Agrupamento de Escolas de Fornos de Algodres até ao final do ano de 2019.

Confraria da Urtiga organiza XV Passeio Micológico em Fornos de Algodres

Como anualmente acontece por terras de Fornos de Algodres, vai realizar-se a décima quinta edição do Passeio Micológico, numa iniciativa da Confraria da Urtiga, no próximo sábado, dia 7 de dezembro.

Um programa vasto, com o habitual passeio em que os participantes levam o seu cesto de vime e em grupo vão para a floresta em busca dos cogumelos das mais variadas formas espécies, para mais tarde serem identificados e classificados.

No painel da tarde , após o almoço, acontecem algumas palestras relativas ao tema e por ventura alguma explicação sobre as espécies colhidas no próprio dia.

A Confraria da Urtiga ao organizar este evento lança sempre desafios que tem por objetivo:Observar, identificar e distinguir as várias espécies de cogumelos que proliferam neste território, adoptar boas práticas na sua colheita e consumo, mantendo a integridade do ecossistema.

É um dia diferente de se conhecer um pouco do Reino dos Fungos.

150 Carvalhos plantados em Mangualde

 

Uma centena e meia de carvalhos foram plantados em Mangualde, pelos alunos das escolas numa iniciativa da Associação Lousitânea – Liga de Amigos da Serra da Lousã e a Fundação Benfica, em parceria com a Câmara Municipal de Mangualde,criaram uma ação de educação ambiental intitulada “Faz da tua Escola um Viveiro”, inserida num projeto de prevenção e sensibilização para riscos em vários ambientes.

Desta forma , na manhã de quinta -feira,  dia 21 de novembro, com a ajuda dos 150 alunos do 3.º ano da Escola Ana de Castro Osório e da EB1 de Mesquitela do Agrupamento de Escolas de Mangualde, foram plantados cerca de 150 Carvalhos na Serra de St. António dos Cabaços, na União de Freguesias Mangualde, Mesquitela e Cunha Alta. A ação contou, por isso, com o apoio desta União de Freguesias.

 Estiveram presentes o Presidente da Câmara Municipal de Mangualde, Elísio Oliveira, e o Presidente da União de Freguesias de Mangualde, Mesquitela e Cunha Alta, Marco Almeida, assim como também o Agrupamento de Escolas de Mangualde e a Associação Lousitânea – Liga de Amigos da Serra da Lousã. A plantação das árvores germinadas nos restantes estabelecimentos de ensino do Agrupamento de Escolas de Mangualde será realizada nas próximas semanas.

Espaço de Viveiro com espécies autóctones vai ser criado

Este projeto foi apresentado ao Agrupamento de Escolas de Mangualde e consistiu na criação de um espaço de viveiro com espécies autóctones, o carvalho-negral (Quercus pyrenaica) e o carvalho-alvarinho (Quercus robur), nas escolas e alargado também às famílias das crianças. Recorde-se que a primeira fase do projeto consistiu numa pequena abordagem teórica e na realização de sementeiras e apadrinhamento com os alunos e decorreu nos dias 4, 5 e 6 de fevereiro de 2019, com todos os estabelecimentos do 1.º Ciclo do Ensino Básico de Mangualde. A segunda fase consistiu na plantação das árvores germinadas na primeira fase, após processo de crescimento, e decorreu no âmbito do Dia da Floresta Autóctone.

 

Mercado Encantado de 18 a 24 de dezembro em Gouveia

                                                Gouveia em festa no Natal

O Pavilhão da Ex-Bellino & Bellino vai acolher o Mercado Encantado  durante sete dias,  vai funcionar com uma Pista de Karts (infantis) e um Palco onde vão decorrer teatros e espetáculos de animação infantil com muitos animadores de Natal. Um verdadeiro lugar mágico, cheio de cor e animação para miúdos e graúdos!

O Mercado Encantado vai também contar com uma área reservada a stands e expositores com produtos natalícios, nomeadamente alimentares, decorativos e de vestuário. Não vai faltar a casa do Pai Natal, insufláveis, modelagem de balões, ateliês, pinturas faciais, videojogos, as pipocas e o algodão doce vão adoçar este Mercado Encantado na época natalícia que se aproxima.

Uma das grandes atrações desta época festiva em Gouveia é o Comboio de Natal, que vai percorrer as ruas do centro da cidade, contribuindo para a animação natalícia nesta área e promovendo o comércio local, com paragem obrigatória no Mercado Encantado.

As atividades disponíveis serão diárias e a funcionar das 10h00 às 22h00, exceto no dia 24 que vai funcionar das 10h00 às 18h00.

O Município de Gouveia pretende, com esta iniciativa, oferecer aos seus visitantes um conjunto de atividades de Natal, sobretudo dedicadas aos mais novos, para que sintam e vivam esta quadra de uma forma especial.

Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com

Ao continuar a utilizar o site, você concorda com a utilização de cookies. Mais Informação

As definições de cookies neste site são definidas como "permitir cookies" para lhe dar a melhor experiência de navegação possível. Se você continuar a usar este site sem alterar suas configurações de cookies ou clicar em "Aceitar" abaixo, em seguida, você concorda com isso.

Fechar