Templates by BIGtheme NET
Home » Educação

Educação

Exposições do Cine-Teatro patentes até final de junho no âmbito SIAC4

A Câmara Municipal da Guarda decidiu prolongar até ao final do mês de junho a possibilidade de visitas ao referido espaço, das 9h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h30, face à grande afluência de público às exposições e instalações patentes no Antigo Edifício do Cine-Teatro da Guarda, no âmbito do SIAC4.

De salientar que o Cine-Teatro da Guarda, encerrado desde 1987, foi um dos espaços principais onde decorreu, de 2 a 16 de junho, a 4ª Edição do Simpósio Internacional de Arte Contemporânea, sob o tema Terra Herdada | Paisagens Legadas e o Centenário do Nascimento de Sophia de Mello Breyner Andresen. Tendo reunido trabalhos de Pedro Cabrita Reis, Rui Chafes, José Pedro Croft e Zulmiro de Carvalho, no âmbito do Centenário de nascimento de Sophia de Mello Breyner. Para além da participação de 150 artistas das diferentes expressões criativas, vindos de 15 países, numa só linguagem.

Protocolo assinado entre FPF e AF Viseu com Municípios de Penalva do Castelo, Castro Daire e Lamego

O Auditório Carlos Costa, na sede da Associação de Futebol de Viseu (AF Viseu) recebeu na tarde desta quarta-feira (19 de junho) a cerimónia de assinatura de protocolos de colaboração entre a AF Viseu, a Federação Portuguesa de Futebol (FPF), as autarquias de Castro Daire, Lamego e Penalva do Castelo e a Associação dos Amigos de Jorge Caride.

Com o objetivo de enquadrar vários torneios e provas de futebol e futsal no Segmento de Recreação e Lazer, passando assim a estar sobe a alçada da FPF e das associações distritais, e os seus praticastes inseridos no universo do futebol federado, estes protocolos pretendem continuar a potenciar e a valorizar o futebol e o futsal distrital.

Entre outras provas, torneios e atividades desportivas, estes protocolos abrangem, no município de Castro Daire, a Taça Municipal de Futebol; no município de Lamego, em conjunto com  Associação dos Amigos de Jorge Caride, o Torneio Solidário de Futsal 24h e, em Penalva do Castelo, os Jogos Desportivos.

Na cerimónia de assinatura, José Alberto Ferreira, presidente da AF Viseu, sublinhou a importância destes protocolos, sobretudo porque vão permitir que as várias atividades e iniciativas desportivas sejam ainda mais reconhecidas e disponham de todas as condições para os seus atletas.

Fernando Gomes, presidente da FPF, destacou que estes protocolos não vão mudar os torneios e provas de futebol e futsal, que já se realizam, mas dar “um cunho de homologação e mais credibilidade”, garantindo a segurança dos atletas.

O dirigente máximo do futebol nacional aproveitou ainda para referir que foram já assinados 60 protocolos, em todo o país e que, atualmente, a FPF tem mais de 25 mil atletas de recreação e lazer.

Para Paulo Almeida, presidente da Câmara Municipal de Castro Daire, a assinatura deste protocolo “é um passo mais à frente na intervenção de uma autarquia no desporto”.

“Vai permitir crescer e evoluir, sendo um passo na qualidade desportiva do concelho e futuramente, se todos seguirmos este caminho, da região”, destacou o autarca.

Já Agostinho José Costa Coelho, presidente da Associação dos Amigos de Jorge Caride, lembrou que esta é uma mais-valia na realização das atividades desta associação que nasceu há 16 anos, em Lamego.

António Alves da Silva, vice-presidente da Câmara de Lamego, afirmou que este protocolo é uma “ajuda enorme na organização, na certificação e naquilo que é a gestão de um evento de futebol”.

Francisco Lopes Carvalho, presidente da autarquia de Penalva do Castelo, destacou que esta é “uma forma de legalizar o que já vinha sendo feito”. Os jogos desportivos vão já na 16ª edição e movimentam mais de 400 atletas. Com o Decreto Lei havia que legalizar”, concluiu.

A “Rota do Santo António dos Cabaços” e o “Trilhos de Gil Vicente” em junho

Mangualde promove neste mês de junho os dois últimos Percursos Pedestres de 2019: A “Rota do Santo António dos Cabaços”, em São Cosmado a 16 de junho, e o “Trilhos de Gil Vicente”, em Guimarães de Tavares a 23 de junho. Esta iniciativa insere-se nos Percursos Pedestres «Mangualde em Movimento», promovidos pela autarquia mangualdense em parceria com as respetivas Juntas de Freguesia. Incentivar o desporto e dar a conhecer Mangualde são os principais objetivos do projeto.  O início é sempre pelas 9h00 no Largo do Rossio, em frente ao Tribunal.

Recorde-se que, ainda no âmbito dos Percursos Pedestres «Mangualde em Movimento», teve lugar no dia 2 de junho os “Caminhos do Bom Sucesso” em São João da Fresta e a 9 de junho a Rota da Senhora dos Verdes em Abrunhosa-a-Velha. Estes percursos arrancaram a 13 de abril, com a realização dos “Trilhos da Ricardina” em Espinho e a “Rota das Águas Milenares” em Alcafache, a 28 de abril.

23 de junho

Trilhos de Gil Vicente – Guimarães de Tavares

Projeto FÉRIAS EM AÇÃO – VERÃO 2019 em Nelas

O Município de Nelas promove de 25 de junho a 16 de agosto 2019, o Projeto FÉRIAS EM AÇÃO – VERÃO 2019, em colaboração com os Agrupamentos de Escolas do Concelho, que envolve na totalidade 160 alunos que frequentam o 1º e 2º CEB, visando a sua ocupação nesta interrupção letiva, através da oferta de um conjunto diversificado de atividades de âmbito desportivo, cultural, social, lúdico-expressivo e de sensibilização, em ambiente salutar e descontraído, vivido entre os alunos dos dois Agrupamentos, Canas de Senhorim e Nelas.

 As atividades decorrem entre as 08h00 e as 17h30, no Centro Escolar de Nelas, Pavilhão Desportivo e Piscina Municipal Descoberta onde são desenvolvidas diversas atividades que proporcionam um conjunto de momentos lúdicos e de aprendizagem, sempre orientadas por técnicos/professores das AEC que imprimem ao projeto a qualidade pedagógica necessária para o seu grande sucesso, bem como saídas a praias, cinema, visitas a locais de interesse e muitos piqueniques.

As inscrições decorrem de 12 a 14 junho 2019, são limitadas a 100 alunos para os meses de junho e julho, e 60 alunos para o mês de agosto, e obrigam ao preenchimento de ficha de inscrição e folha de autorização, disponíveis online em www.facebook.com/sec.municipio.nelas e www.facebook.com/municipio.nelas ou em formato papel, distribuídas junto das crianças nas respetivas escolas no dia 07 de junho 2019, devendo ser entregues, devidamente preenchidas, no Serviço de Educação e Cultura no Edifício Multiusos, 1º Piso, Largo do Município, Nelas.

 Com esta iniciativa, o Município de Nelas continua a desenvolver o seu programa de apoio social às famílias do Concelho com filhos em idade escolar, promovendo programas pedagógicos de qualidade,  que vai ao encontro das necessidades dos pais e encarregados de educação no acompanhamento e desenvolvimento pedagógico dos seus educandos.

Marchas Populares animam a noite do dia 13 em Pinhel

É já um momento sempre muito aguardado na Cidade Falcão, as Marchas Populares que saem à rua no dia de Santo António, alias assinalam o inicio dos festejos do santo casamenteiro na cidade, que se prolonga ao longo do fim de semana.

Assim este ano, o local volta a ser alterado, se no ano passado foi na Igreja de S.António, agora as Marchas voltam ao recinto escolar , o desfile dos marchantes será na quinta-feira, dia 13 de junho, a partir das 21.00h, no Polidesportivo descoberto da EB2.

Mais uma noite de gala para a cidade, com algumas centenas presentes para ver os seus meninos e meninas desfilar.

Bandeira Eco Escolas verde hasteada na Escola Básica do 1ºCiclo em Figueiró da Granja

Figueiró da Granja foi o local para a celebração do Dia do Ambiente, com o almoço convivio vegetariano entre alunos , professores e entidades convidadas, com todos a degustar uma forma mais saudável da ementa em causa.

Seguiu-se a cerimónia do hastear da bandeira, na frente da Escola Básica do 1ºCiclo de Figueiró da Granja, com a presença de Manuel Fonseca, Presidente da CM Fornos de Algodres, Artur Oliveira, do AE Fornos de Algodres, e demais convidados.

Férias Ativas – Verão 2019 na Guarda

Entre 24 de junho a 19 de julho o Município da Guarda volta a promover as Férias Ativas – Verão 2019. A iniciativa destina-se a jovens entre os 6 aos 16 anos, e tem como objetivo, o desenvolvimento de atividades de âmbito desportivo, recreativo, cultural e ambiental.

De salientar programa a importância social desta atividade que garante um conjunto de soluções às famílias, durante a interrupção letiva, proporcionando aos jovens, umas férias divertidas e ativas, fomentando o convívio e a socialização.

No programa desta edição destacam-se as atividades nos vários espaços municipais, como a Quinta da Maunça, o Pavilhão de S. Miguel ou o TMG. Estão também previstas visitas a Aveiro (praia), Amarante (Parque Aquático), Vila Nova de Gaia (praia) e Figueira da Foz (praia) e também o habitual acampamento em Valhelhas e as atividades náuticas na Albufeira do Caldeirão.

As inscrições, no valor de 30 euros/semana, devem ser feitas através destes contactos 271 220 244 / desporto@mun-guarda.pt do setor do Desporto do Município da Guarda.

Jovens fornenses do Parlamento Jovem lançam projetos de futuro para Fornos de Algodres

A Sessão Final do Parlamento Jovem Municipal, decorreu recentemente no salão nobre da Câmara Municipal, com Manuel Fonseca, Presidente da Câmara, a dar as boas vindas ao cerca de  40 jovens fornenses, referindo: “São projetos como este que poderão ter o efeito de aproximar os jovens da causa pública. Este projeto tem como objetivo saber qual é o vosso sentimento atual relativamente ao que é necessário em todo o concelho. Bem haja por participarem neste projeto”.

Este projeto consta do plano de ação do município para o fomento da participação da comunidade na definição das políticas locais e do plano de ação de educação para a cidadania.

Durante várias semanas os jovens fornenses pensaram, debateram e apresentaram publicamente as suas ideias para o concelho de Fornos de Algodres, num projeto que contou com a inexcedível cooperação do Agrupamento de Escolas de Fornos de Algodres.

Após 3 horas de debate ,numa Sessão presidida pelo Presidente da Assembleia Municipal, Eng. Carlos Costa, os jovens fornenses escolheram por maioria as seguintes propostas:

– Construção de uma piscina exterior pública dotada de estruturas de apoio propícias ao lazer (bar, sala de jogos…);

– Criação de percursos com máquinas exteriores de manutenção incluindo circuitos de pontes em árvores (arborismo/arvorismo);

– Implementação do Dia da Cultura e Lazer (Dia em que se poderia fazer o Festival da Urtiga, excursões, caminhadas por zonas históricas, Feira Medieval, etc…)

No final da Sessão o  Presidente da Câmara entregou um diploma a todos os alunos que fizeram parte do I Parlamento Jovem Municipal de Fornos de Algodres, como forma de reconhecimento do seu trabalho em prol do  concelho.

Dia Mundial da Criança assinalado em Mangualde

O Monte de Nossa Senhora do Castelo recebeu, recentemente as crianças e as famílias do município de Mangualde para as comemorações do Dia Mundial da Criança e participarem num piquenique familiar. As crianças tiveram à sua disposição insufláveis gigantes, pinturas faciais e muita música.

 Com o objetivo de festejar do Dia Mundial da Criança, o Município de Mangualde, com o apoio de todas as Juntas de Freguesia do concelho, preparou um dia cheio de atividades dedicadas as crianças e às famílias. Para além das aulas de Fightteam 30’ e Circuit 30’, aula de Zumba e de dança, houve, ainda espaço para um piquenique de forma a promover os laços familiares e mobilizar toda a sociedade para a causa comum da inclusão social.

Esta atividade do Dia Mundial da Criança teve o apoio: Ginasium, GNR, Generation Fit Center, Nancy, Continente, Bombeiros Voluntários Mangualde; e contou com as parcerias de: Obra Social Beatriz Pais Raúl Saraiva, Santo André Centro de Formação de Futebol, RS, Grupo Desportivo de Mangualde.

 

Guarda celebra Dia Mundial do Ambiente com Bandeira Azul

Na Guarda, o Dia Mundial do Ambiente, 5 de junho, será celebrado com o hastear da Bandeira Azul na praia Fluvial de Valhelhas e com as inaugurações do Reservatório da Castanheira e da remodelação da ETAR do Torrão, esta última especialmente importante no quadro da despoluição do rio Noéme. Iniciativas que vão contar com a presença do secretário de Estado do Ambiente, João Ataíde.

O programa comemorativo inicia-se as 15h00 com a inauguração do Reservatório de Água da Castanheira, obra da responsabilidade da Empresa Águas do Vale do Tejo, num investimento de perto de 400 mil euros. O Reservatório Elevado da Castanheira permitirá melhorar o abastecimento de água potável às localidades de Castanheira, Rabaça e Porto Mourisco. A infraestrutura é composta por uma célula de 250 m3, suspensa a 22 metros num fuste com 5 metros de largura e com uma altura de 33 metros.

Segue-se, às 15h45, já na Guarda, a inauguração da obra da Remodelação e ampliação da ETAR do Torrão, a obra é igualmente da responsabilidade da Empresa Águas do Vale do Tejo e irá servir parte da cidade da Guarda e também a freguesia de Vale de Estrela. A obra corresponde a um investimento na ordem dos 1,3 milhões de euros, valor cofinanciado em 85% pelo POSEUR. A intervenção nesta nova ETAR vem reforçar a capacidade de tratamento da instalação de 4.000 para 10.000 habitantes-equivalentes. O nível de tratamento da ETAR passa também a ser terciário, assegurando a remoção de nutrientes (azoto e fósforo), de modo a assegurar as exigências de descarga mais restritivas que resultaram da alteração da classificação do meio recetor, o rio Noemi, curso de água afluente do rio Côa, na bacia hidrográfica do rio Douro, agora classificada como zona sensível.

Para o final da tarde, às 17h30, e já em Valhelhas, proceder-se-á ao hastear da Bandeira Azul na praia fluvial da localidade. Trata-se da primeira bandeira azul a ser hasteada no Interior do país nesta época balnear. A escolha de Valhelhas para esta cerimónia deveu-se, segundo a Associação Bandeira Azul, principalmente ao facto de Valhelhas ser bandeira azul há 11 anos; de preencher todos os requisitos para a atribuição para a qualidade da água e não só (Educação Ambiental e a Gestão Ambiental do município em questão); o impacto ambiental mas também social, que a consecução dos objetivos exigidos para que seja possível ter a Bandeira Azul hasteada; e ainda pelos resultados do enorme esforço que tem vindo a ser efetuado, em grande parte pelo empenhamento das autarquias, nas melhorias dos sistemas de saneamento, tanto na coleta e tratamento adequado de águas residuais, como no que diz respeito à correta gestão de resíduos.

Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com

Ao continuar a utilizar o site, você concorda com a utilização de cookies. Mais Informação

As definições de cookies neste site são definidas como "permitir cookies" para lhe dar a melhor experiência de navegação possível. Se você continuar a usar este site sem alterar suas configurações de cookies ou clicar em "Aceitar" abaixo, em seguida, você concorda com isso.

Fechar