Templates by BIGtheme NET
Home » Educação

Educação

Festa de Natal das crianças em Fornos de Algodres

Teve lugar nesta quarta-feira, durante o período da manhã, no Centro cultural Dr.António Menano, uma festa de natal para todas as crianças, onde a organização do Município de Fornos de Algodres em parceria com a equipa da Biblioteca Municipal Maria Teresa Maia Gonzalez.

Foi uma manhã bastante animada com as crianças do Jardim de Infância e Escolas do 1ºCiclo do Agrupamento de Escolas de Fornos de Algodres, que contou com a presença dos Silva, os animadores do dia.

Para terminar a festa, foram entregues os presentes de natal a todas as crianças, uma oferta do Município Fornense.

Férias Desportivas em Pinhel

Nesta época natalícia o Município de Pinhel organiza mais umas Férias Desportivas repletas de modalidades divertidas para todas as crianças e adolescentes.

As Férias Desportivas de Natal decorrem de 18 a 29 de dezembro com a finalidade de proporcionar a prática de várias disciplinas desportivas num ambiente diferente.

Reservadas a crianças e adolescentes, dos 6 aos 14 anos, as Férias Desportivas pretendem preencher os tempos livres dos munícipes mais jovens, proporcionando-lhes novas experiências, incutindo hábitos de vida saudáveis e enriquecendo a sua educação desportiva. Ao mesmo tempo, a iniciativa estimula a organização diversificada de atividades educativas e culturais, impulsiona a sociabilização de crianças e jovens, fomenta a evolução intelectual, emocional e social dos participantes e uma formação dirigida para uma nova cidadania.

Por:MP

CPCJ Aguiar da Beira atribui voto de louvor a Armando Leandro

Recentemente, em Aguiar da Beira, foi atribuído um Voto de Louvor ao Juíz Armando Leandro, pela CPCJ local.

Foi um homem que lutou sempre com todas as forças pelo direitos das crianças e jovens em risco, face a isso, recebe esta distinção por unanimidade.

Foto:CPCJ

Proposta de Orçamento Municipal para 2018 aprovada em Mangualde

A Câmara Municipal de Mangualde aprovou proposta de Orçamento Municipal para 2018 no valor de 22.242.160 euros. Para o Presidente da Câmara Municipal de Mangualde, João Azevedo, “o orçamento de 2018 é um orçamento vocacionado para o investimento público em eixos estruturantes para o desenvolvimento do concelho”. João Azevedo afirma ainda que “mais de metade do orçamento (53%) será direcionado para investimento em grandes obras estruturais financiadas pelos fundos comunitários, nomeadamente na área do ambiente, rede viária, regeneração urbana e zonas industriais”. Estes investimentos para o próximo ano “são fruto de um grande trabalho dos serviços técnicos da autarquia no planeamento estratégico e de enfoque no atual quadro comunitário”, acrescenta.

Este orçamento foi aprovado pelos Vereadores do Partido Socialista, com voto contra do Vereador do Partido Social Democrata.

ORÇAMENTO MUNICIPAL CONTEMPLA REDUÇÃO DO IMI EM 0,025%

O Orçamento Municipal para 2018 prevê uma redução do Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI), redução essa que foi proposta pelo executivo para apreciação na Câmara e que constitui o primeiro passo para diminuir os impostos pagos anualmente pelos mangualdenses.

João Azevedo afirma que “hoje, a autarquia tem uma situação financeira que possibilita uma redução dos impostos sem colocar em causa a sustentabilidade das suas finanças. Este é um sinal muito claro de mudança de paradigma na situação financeira do concelho. Podemos, agora, reduzir o IMI com a certeza de que manteremos o investimento e a redução da dívida da autarquia. Foi um trabalho que, ao longo dos últimos anos, acarretou muitos sacrifícios, mas que finalmente começa a dar os seus frutos e os mangualdenses sentirão, já em 2018, um alívio dos impostos nas suas despesas anuais.”

 

O IMI passa para 0,375% em 2018 e os restantes impostos municipais mantêm os valores de 2017.

 

A proposta de orçamento e impostos municipais será alvo de deliberação para aprovação pela Assembleia Municipal na sua reunião ordinária de 20 de dezembro.

 

IV Concurso de Fotografia do Aspiring Geopark Estrela

O IV Concurso de Fotografia do Aspiring Geopark Estrela está aberto a todos aqueles que queiram participar, de nacionalidade portuguesa ou estrangeira, devendo as fotografias submetidas serem captadas no território candidato a Geopark Mundial da UNESCO. Para o efeito, serão aceites registos fotográficos obtidos em qualquer ponto dos municípios que integram este Geopark (Belmonte, Celorico da Beira, Covilhã, Fornos de Algodres, Gouveia, Guarda, Manteigas, Oliveira do Hospital e Seia). Neste contexto, o objeto das fotografias pode ser distinto, tal como a diversidade geológica e biológica, paisagens, gentes e cultura, atividades de lazer e aventura, entre outros, que retratem a identidade deste território. O grande objetivo deste concurso é captar a diversidade natural e cultural desta geografia, que tem na Serra da Estrela o seu principal Património.

Faça o download do regulamento completo aqui.

Por:AGP

Jardim Encantado regressa a Gouveia

Durante 11 dias, o Jardim Infantil de Gouveia vai transformar-se novamente no Jardim Encantado e será a principal atração da época festiva. Um jardim de luz, onde a tradição, a decoração com Estrelas, a casa do Pai Natal, os insufláveis, os ateliês e a animação alusiva a época natalícia, farão as delícias das crianças e dos adultos.

A programação de atividades de Natal iniciou-se a 2 de dezembro com o aniversário do Museu da Miniatura Automóvel e a inauguração da iluminação de Natal.

A partir de 15 de dezembro, a Biblioteca Municipal Vergílio Ferreira irá acolher a tradicional Feira do Livro, onde poderá encontrar o presente ideal para este Natal.

Como já é hábito, a Praça de S. Pedro irá receber o Mercadinho de Natal, a 16 de dezembro. Os doces de Natal, o artesanato e animação para as crianças irão encher esta praça com a harmonia e alegria que é típica desta época.
Em véspera de consoada, no dia 23 de dezembro, no Teatro Cine de Gouveia, há cinema para todos os gostos. Às 15h00, matiné infantil com “Coco: a vida é uma festa”. Miguel um menino de 12 anos que quer muito ser um músico famoso, vai ser o responsável pela proposta de animação desta tarde. E há noite, às 21h00, há cinema para toda a família, com o filme “Pai há só 1… ou 2”, uma comédia familiar, onde um marido e um ex-marido se tornam amigos inseparáveis. 

Faz ainda parte da programação de Natal o concerto de Aniversário da Santa Casa de Misericórdia de Gouveia na Igreja da Misericórdia e a projeção do filme “À Luz do Candeeiros” no Edifício Clube Camões.

Da programação de Natal contam ainda vários concertos no Teatro Cine de Gouveia. O Concerto Solidário pela Orquestra Ligeira de Gouveia, O Sarau de Natal da AE de Gouveia, e o Concerto de Encerramento do Estágio para a Orquestra de sopros da sociedade Musical Gouveense “Pedro Amaral Botto Machado.

 O Teatro Cine de Gouveia irá ainda receber a alegria contagiante das Festas de Natal das Escolas do concelho.

A agenda de natal encerra no Dia de Reis, 6 de janeiro, com tradicional Cantar das Janeira, no Teatro Cine de Gouveia.

 

66.º aniversário da Casa do Concelho de Gouveia em Lisboa

Ao longo destes meses foram realizadas algumas atividades inseridas na comemoração dos 66 anos da Casa do Concelho de Gouveia em Lisboa.
Assim no passado dia 1 de Dezembro as comemorações de mais um aniversário da Casa do Concelho. Sessenta e seis anos que fazem perdurar a representação de Gouveia na cidade de Lisboa.
À Sessão Solene presidiu Joaquim Cabral, presidente da Direção há dezasseis anos, que tão bem tem comandado os destinos da instituição. A seu lado contou com o presidente do Município de Gouveia, o senhor Dr.º Luís Tadeu Marques, o senhor Prof.º António Mendes Duarte, presidente da Mesa da Assembleia Geral da Casa do Concelho e para terminar o Prof.º Joel Ferreira, orador convidado.
O Presidente da Direção deu inicio à Sessão Solene, fazendo uma descrição do percurso da Casa, passando depois por entregar os diplomas aos associados com 25 e 50 anos de associados. Usou da palavra o senhor Dr.º Luís Tadeu Marques, para parabenizar a instituição, fazer  votos de longevidade e transmitir que 2017 foi o ano 0 no que concerne ao projeto da futura loja de produtos regionais na Casa do Concelho. Usou da palavra ainda, o presidente da Mesa da Assembleia Geral da Casa do Concelho para dar uma palavra especial ao presidente da Direção, para lhe agradecer todo o trabalho desenvolvido ao longo dos anos, a sua dedicação e paixão pela Casa. Seguidamente falaria então o orador convidado, para trazer ao público a importância do património popular existente no concelho de Gouveia. Transmitiu o lado que menos é dado a conhecer ao turista, mas que deverá ser levado em consideração, não o ícónico e a monumentalidade, mas a história que está por detrás de cada pedra, daqueles que deram a vida ao campo e à lavoura.
Seguiu-se o almoço-convívio, que decorreu no restaurante do Jardim Zoológico. O almoço foi abrilhantado com a presença e atuação especial do Grupo de Cavaquinhos da Universidade Sénior de Gouveia.
Jantar solidário gouveense em Lisboa
 
Decorreu no passado dia 25 de Novembro em Oeiras um jantar solidário organizado por um grupo de jovens gouveenses a residir em Lisboa. O propósito desse jantar fora a angariação de alguns donativos para minimizar as perdas provocadas pelo incêndio que assolou o concelho de Gouveia no passado dia 15 de Outubro. Os mais de trinta gouveenses reuniram-se na Casa do Concelho de Gouveia antes do jantar, efetuando uma visita de cortesia à representação de Gouveia em Lisboa. A Casa do Concelho fez-se representar no jantar pelo seu vice-presidente Pedro Almeida.
10.º Aniversário da Associação das Casas Regionais em Lisboa.
 
Decorreram no passado dia 26 de Novembro as comemorações do décimo aniversário da ACRL, com almoço de confraternização entre as casas regionais num restaurante em Algés. A ACRL foi criada a 22 de Novembro 2007, com intuito de criar uma só voz na luta por um espaço de importância na cidade de Lisboa. A Casa do Concelho de Gouveia é uma das vinte e quatro Casas associadas, a que preside a ACRL, Anabela Antunes, presidente da Casa do Concelho de Ferreira do Zêzere.

Exposição de artes decorativas em Mangualde

Vai estar patente até 13 de dezembro, na Biblioteca Municipal Dr. Alexandre Alves, uma exposição de artes decorativas. As peças são da autoria de Maria Angélica Feliz.

Maria Angélica Feliz é farmacêutica de profissão e dedica-se às artes decorativas há mais de 30 anos, nos tempos livres. Frequentou vários cursos na área, um deles em Mangualde, altura em que expôs, juntamente com as demais colegas do curso, os seus trabalhos.

A sua maior paixão são os trabalhos feitos com conchas, totalmente da sua autoria e uma homenagem à sua mãe, a grande impulsionadora deste tipo de trabalhos.

Por:MM

VII Estágio de Orquestra de Sopros e Curso de Direção em Gouveia

Vai ter lugar na cidade jardim de Gouveia, o VII Estágio de Orquestra de Sopros e Curso de Direção com organização da  Sociedade Musical Gouveense, nos dias 18 a 21 de dezembro de 2017

Todos os interessados devem fazer as suas inscrições.

Inscrições Maestros:
https://docs.google.com/forms/d/1kRhBDYIYPfHRVxNAwstMbREqd86AL3Cpl3fU7vWGjVI/viewform?edit_requested=true

Inscrições Músicos:
https://docs.google.com/forms/d/1JqG8jkQ6AVxHJXneXF9N5GTR4pAgYS8_q9WOjH9Hfjs/edit?usp=drive_web

Campanha de Recolha de Tampinhas em Pinhel

O Município de Pinhel continua a sua missão de separar e recolher tampinhas de plástico, numa causa que é ambiental, mas também solidária, tendo em conta que as verbas angariadas são destinadas à aquisição de equipamentos para pessoas portadoras de deficiência com rendimentos reduzidos.

Para fechar a campanha que permitiu adquirir uma cadeira de rodas para a Joana, ainda são precisas  juntar cerca de duas toneladas de tampinhas de plástico (2000 kgs).

Assim,  apelam uma vez mais ao empenho e à boa vontade de todos, no sentido de separar todo o tipo de tampinhas (de águas, sumos, iogurtes, mas também de detergentes ou champôs, por exemplo).

As tampinhas podem ser entregues na Câmara Municipal de Pinhel, no Agrupamento de Escolas, nas Juntas de Freguesia ou na Rádio Elmo. Caso seja necessário, o Município de Pinhel também assegura a recolha noutros locais (inclusive fora do concelho).

Recordam que ao participar nesta campanha de recolha de tampinhas estão a ajudar quem precisa e, além disso, estão a contribuir para um planeta mais sustentável ao colaborar no processo de reciclagem das tampinhas que dá origem a novas embalagens.

Junte-se a nós neste gesto solidário e amigo do ambiente.

Por:Gabinete de Ambiente e Espaços Verdes do Município de Pinhel | gabinete.ambiente@cm-pinhel.pt

Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com

Ao continuar a utilizar o site, você concorda com a utilização de cookies. Mais Informação

As definições de cookies neste site são definidas como "permitir cookies" para lhe dar a melhor experiência de navegação possível. Se você continuar a usar este site sem alterar suas configurações de cookies ou clicar em "Aceitar" abaixo, em seguida, você concorda com isso.

Fechar