Templates by BIGtheme NET
Home » Educação

Educação

Dia da criança vai ser assinalado em Gouveia

O“Dia Mundial da Criança”, vai ser assinalado pelo Município de Gouveia no dia 1 de junho, com um conjunto de atividades, nas quais se incluem espetáculos online dedicados aos mais novos e entregas de livros infantis.

Ao longo do dia , serão publicadas na página da rede social facebook do Município de Gouveia duas atividades infantis. Às 10h30, a “Hora do Conto”, atividade habitual do Município de Gouveia, mais concretamente da Biblioteca Municipal Vergílio Ferreira, que é já conhecida entre os mais novos, e que visa dinamizar e animar um conto ou uma pequena história. O conto servirá de base para propor a realização de pequenos trabalhos, que estimulem a expressão criativa das crianças e apele à participação de todos, incluindo as crianças com maiores dificuldades de aprendizagem. Mais tarde, às 21h00, será também transmitido  nas plataformas online o espetáculo de Teatro Infantil “O sapato especial” proporcionado pela companhia “Cativar – Teatro para a Infância”, uma proposta abrangente a toda a família.

Uma vez que o dia 1 de junho marca igualmente o regresso das atividades letivas dos Jardins de Infância, o Município de Gouveia irá também oferecer a todas as crianças até aos 6 anos um livro infantil.

Para além disso, o “CLDS Integr4r”, em parceria com o Município de Gouveia, vai oferecer livros aos alunos do 1º ciclo do concelho, atividade integrada no projeto “Uma Viagem para a Amizade”, com a participação da artista Susana Félix.

Serra da Estrela, um destino em estado puro, visite-nos!!!!

Está em curso uma Campanha promocional turística dinamizada pela Comunidade Intermunicipal das Beiras e Serra da Estrela , no sentido de atrair turistas a toda a comunidade. Serra da Estrela, um destino em estado puro .Este é o slogan que vai chegar a todos, por todo lado.

“Estamos prontos! Este Verão viaje para longe das filas, dos semáforos, das multidões. Este Verão aproveite o melhor que a natureza tem para lhe dar, sem ter que esperar pela sua vez. Com uma das zonas verdes mais vastas do país, a Serra da Estrela é um destino em estado puro, onde há lugar reservado para todos aqueles que nos queiram visitar”.

 Se estiver a organizar as suas férias ou fim de semana, planeie uma fuga da cidade, uma escapadinha romântica, uma viagem familiar à natureza, ou um encontro com a cultura, a Serra da Estrela é o lugar para se estar nesta época do ano.

Depois dos meses conturbados que se viveram, as férias precisam ser perfeitas. Chegou o tempo. Esta é a altura de descobrir a melhor e mais bonita paisagem portuguesa.

É na Serra da Estrela que pode encontrar a montanha mais alta de Portugal Continental. Marcada pela natureza, beleza paisagística, desníveis montanhosos, rotas, rios e vales glaciares, onde os 1993 metros de altitude nos colocam mais perto do céu, do paraíso possível na Terra.

E a serra não é só a serra. Nunca é. É a soma de todos os territórios que a rodeiam, sustentam e engrandecem, que permitem uma experiência inesquecível e completa, repleta de sensações e sabores, cultura e história, natureza e aventura, saúde e bem-estar no seu estado mais puro.

Aceda ao website: www.visiteserradaestrela.com, conheça os  roteiros e tenha acesso às promoções que temos para si, pois chegou o tempo de planear as suas férias cá dentro!

São muitos os motivos para visitar a Serra da Estrela: No  site pode escolher um dos Roteiros Sensações e Sabores, que o leva durante 3 dias pelos municípios de Fornos de Algodres, Gouveia, Celorico da Beira, Trancoso e Pinhel. Inicie a sua aventura, em Fornos de Algodres, a aprender a confecionar o pão de urtigas. Almoce em Folgosinho, onde pode degustar um magnífico cabrito assado no forno e contemplar a deslumbrante paisagem do vale médio do Mondego. No dia seguinte, explore a Aldeia Histórica de Linhares da Beira, com o seu esplendoroso castelo (monumento nacional), e passe pelo Solar do Queijo da Serra da Estrela para saborear o verdadeiro queijo. Termine o dia em Trancoso, a percorrer o Centro Histórico, que reúne um imponente conjunto de muralhas e um Castelo milenar. O terceiro dia é destinado a experienciar o magnífico vinho produzido pelas gentes de Pinhel.

Puro de Sensações e Sabores

A natureza, aliada ao melhor e mais puro que a terra nos dá, faz das Beiras e Serra da Estrela uma região que se distingue do país pela sua gastronomia. Que região se pode gabar de ter um pouco de tudo, com qualidade reconhecida? O pão e o azeite (no nosso site pode conhecer a Rota do Azeite – da azeitona ao líquido dourado que nos aquece a comida e o corpo) a amêndoa, a castanha, a cereja (o Verão é vermelho da cereja do Fundão), a maçã, o pêssego, o cabrito e o borrego assados, os enchidos, o queijo (chegou a hora de conhecer e provar os melhores DOP do mundo), o requeijão (que deve aliar a um bom doce de abóbora – um segredo que podemos deixar escapar) e os vinhos da Beira Interior, Dão e Douro.

Há uma iguaria para todos os gostos. E se quiser saber mais, existem diversos espaços museológicos e interpretativos, como é o caso do Museu do Pão, Queijo e Azeite, que permitem ir mais além na experiência de saborear.

 

Puro de Cultura e História

As históricas Aldeias de Portugal, Aldeias do Xisto, Aldeias de Montanha, Castelos, Espaços Museológicos e Culturais, Rede de Judiarias e Património material e imaterial de matriz cristã são parte de uma oferta rica em autenticidade, ruralidade, identidade e tradição.

Este Verão, pode aproveitar e fazer a Rota dos Castelos. Comece o itinerário pelas aldeias de Castelo Mendo e Castelo Bom, até parar na Aldeia Histórica de Almeida. Na saída, Castelo Rodrigo acompanha-o no seu caminho para visitar a aldeia cor de barro. Chega a Pinhel, perca-se ali, começando por Cidadelhe.

Não pode deixar de visitar a Sé Catedral da Guarda e a terra natal de Pedro Álvares Cabral. O navegador e explorador português que descobriu oficialmente o Brasil partiu verdadeiramente de Belmonte. A vila medieval, de herança judaica dos últimos judeus sefarditas em Portugal, está lá quase intacta para o receber.

Puro de Natureza e Aventura

Os recursos naturais e paisagísticos, como o Parque Natural da Serra da Estrela (onde tem 25 lagoas para uma paragem refrescante), a reserva Natural da Malcata, a paisagem protegida da Serra da Gardunha, o Parque Natural do Douro Internacional, o Parque Ecológico de Gouveia, um espaço interativo onde se sente a natureza, e onde se aprende a respeitar o ambiente.

Se procura algo mais relaxante, ou algo mais intenso, este é o sítio.

Por um lado, as experiências específicas de baixa intensidade física, que permitam contemplar, desfrutar e conhecer a natureza a as suas paisagens idílicas.

Por outro, é o destino certo para realizar atividade de desporto e aventura em contextos únicos de beleza natural e sustentabilidade. A diversidade e magnitude dos recursos naturais permitem à nossa região estar aqui nas quatro estações do ano à sua espera. São poucas as regiões que assim são! Aproveite. São muitos os roteiros que pode fazer.

Puro em Saúde e Bem Estar

As férias sempre serviram para recarregar baterias. A preocupação com a saúde e bem-estar tem vindo, no entanto, a aumentar. Adotar um estilo de vida saudável começa aqui.

Nas Beiras e Serra da Estrela encontra um vasto conjunto de SPAs – alguns deles ligados às estâncias Termais – de excelente qualidade, vocacionados para o relaxamento do corpo e da alma. O ambiente puro e de paz que aqui se vive, a tranquilidade sublime das nossas gentes e ambientes são o plano de fuga perfeito ao stress do quotidiano. Deixe-se encantar pelos SPAs do Fundão, Seia e Fornos de Algodres, as massagens e banhos quentes na Covilhã, as estâncias termais de Manteigas e Sabugal e os tratamentos relaxantes de Belmonte e Mêda.

Este território tem todas as condições para a prática do climatismo devido aos recursos naturais, a qualidade do ar e ambiente. A vida em estado puro proporcionando um microclima com propriedades curativas, benéficas e favoráveis à recuperação e melhoria de certas doenças e patologias.

Se é para descansar, considere um dos nossos Roteiro Saúde e Bem-estar nos concelhos da Covilhã, Manteigas e Fundão, durante 3 dias, disponível no site. Encontre o equilíbrio com uma experiência de yoga no Natura Glamping. Caminhe pelo Jardim Botânico de Montanha e revigore o corpo e espírito no SPA Termas de Manteigas.

Sentir e Viver a Serra da Estrela – um destino em estado puro – é trazido até si pela Comunidade Intermunicipal da Beiras e Serra da Estrela. Esta associação de âmbito territorial visa a realização de interesses comuns aos 15 municípios que nele estão integrados: Almeida, Belmonte, Celorico da Beira, Covilhã, Figueira de Castelo Rodrigo, Fornos de Algodres, Fundão, Guarda, Gouveia, Manteigas, Mêda, Pinhel, Sabugal, Seia e Trancoso.

Ainda encontre promoções até 30% na reserva de alojamentos e restaurantes.

 

Alunos do 11º/12º anos do concelho de Pinhel regressaram às aulas presenciais

Regressaram já à escola, para as aulas presenciais que irão complementar as aulas à distância que têm sido asseguradas até agora e que continuarão a fazer parte do processo de aprendizagem, cerca de 90 alunos dos 11º e 12º anos do concelho de Pinhel .

O regresso ao recinto escolar, dois meses depois das aulas presenciais terem sido suspensas, foi devidamente preparado pelo Agrupamento de Escolas de Pinhel e pelo Município de Pinhel cuja maior preocupação é garantir que estão reunidas as condições de higiene e segurança preconizadas para esta fase de desconfinamento.

A desinfeção dos espaços e também dos transportes escolares, a divisão dos alunos em duas escolas diferentes (alunos do 11º na Secundária e alunos do 12º na EB2), lugares marcados (nas salas e nos transportes), o maior espaçamento possível entre mesas de trabalho, a disponibilização de álcool-gel e o uso obrigatório de máscaras por parte de todos (alunos, professores e funcionários) são algumas das medidas implementadas.

A acompanhar este regresso tão especial de alunos e professores estiveram o Diretor do Agrupamento de Escolas de Pinhel, José Vaz, e o Presidente da Câmara Municipal de Pinhel, Rui Ventura.

Ambos tiveram oportunidade de desejar a todos as “boas vindas” à escola, nesta reta final do ano letivo, mas sobretudo de transmitir alguns conselhos para esta fase em que todos os cuidados são poucos e todos podem e devem ser agentes de saúde pública.

Na escola ou em casa, o ano letivo prossegue com o Município de Pinhel e o Agrupamento de Escolas unidos no esforço de fazer com que todos os alunos tenham acesso aos meios necessários para completar este ano tão singular.

Biblioteca Municipal Maria Teresa Maia Gonzalez reabre ao público

No seguimento das medidas de desconfinamento, o Município de Fornos de Algodres comunica que a partir de segunda-feira, 18 de maio de 2020, reabre o atendimento presencial ao público na Biblioteca Municipal, com o seguinte horário:

– Segunda a sexta-feira das 9h30 às 12h30 e das 14h30 às 16h30.

A reabertura deste equipamento municipal está condicionada às seguintes regras de funcionamento:

– Uso obrigatório de máscara;

– Desinfeção das mãos à entrada;

– Distanciamento social de 2 metros;

– O acesso às salas será orientado por uma técnica da biblioteca;

Lotação máxima do espaço será de 10 pessoas por um período máxima de 60 minutos;

– Acesso às estantes interdito, sempre que necessário solicitar o apoio de uma técnica;

Não é permitida a leitura de publicações periódicas em suporte papel (jornais e revistas);

– Todos os livros manuseados na biblioteca ou provenientes do serviço de empréstimo serão sujeitos a quarentena.

 

Dia Internacional dos Museus online com o projeto “Intimidade”celebrado em Celorico da Beira

No dia 18 de maio, assinala-se o Dia Internacional dos Museus, com a Câmara Municipal de Celorico da Beira a levar a efeito através do projeto “Intimidade”. Estava  previsto, no Solar do Queijo e no Museu do Agricultor, de forma presencial mas como não pode acontecer, será transmitido na data referida, nas plataformas digitais :

https://www.facebook.com/municipiocelorico.dabeira/
https://www.facebook.com/centroculturalceloricodabeira
www.cm-celoricodabeira.pt

INTIMIDADE (evocação), de Alexandre Sampaio
com a participação do Grupo de Teatro Comunitário do Centro Cultural de Celorico da Beira

INTIMIDADE (evocação) parte de uma performance desenvolvida por Alexandre Sampaio com diferentes comunidades e museus do país, que surge agora sob o formato multimédia, como resposta ao período de grande limitação à proximidade física entre artistas, obras e público. Comemorando o Dia Internacional dos Museus, 18 de maio de 2020, o artista, em parceria com o Centro Cultural de Celorico da Beira, o Museu do Agricultor e o Solar do Queijo, divulga cinco das histórias trabalhadas neste projeto, não apresentadas pelo atual contexto de pandemia.

Numa evocação da intensidade narrativa e emocional do corpo-a-corpo com o ouvinte, mostra-se que, apesar da distância social a que nos devemos, a ligação ao património permanece, porque nele estamos nós.

Participam na edição de Celorico da Beira, Maria Adelaide Martins, Graça Patrício, Rosa Coreixas, Teresa Araújo e Victor Santos, do Grupo de Teatro Comunitário de Celorico da Beira, com apresentação em plataformas municipais online. Nesta efeméride, outras histórias de INTIMIDADE (evocação) serão também divulgadas em plataformas online do Museu Nacional Grão Vasco, no Museu de Lamego e no Museu Marítimo de Ílhavo.

Pontos automáticos de desinfeção e higienização para mãos nas ruas de Fornos de Algodres

A vila de Fornos de Algodres passou a ter nas ruas  e nos diferentes espaços públicos dispensadores automáticos para a desinfeção das mãos, assim o Município de Fornos de Algodres instalou mais de 20 “torres” , sendo este serviço alargado às diversas freguesias do concelho a partir da próxima semana.

Vai permitir a uma maior higienização das mãos a todos que circulam pelo concelho de Fornos de Algodres, assim todos possuem uma solução anti-séptica de base alcoólica (SABA), em pontos estratégicos. 

Estes dispensadores automáticos podem ser encontrados ao longo da Vila de Fornos de Algodres, por exemplo, junto dos Multibancosjunto de todos os edifícios públicos  Câmara Municipal, Tribunal, Finanças, Centro de Saúde, entre outros -, junto às escolas, aos Bombeiros Voluntários, aos parquímetros, ao cemitério, entre outros locais de interesse relevante. Na próxima semana serão entregues às Juntas de Freguesia os dispensadores de torre, para serem colocados nas diferentes localidades junto de pontos de possíveis aglomerações de pessoas. 

Segundo a Direção-Geral da Saúde, “a higiene das mãos é uma das medidas mais simples e mais efetivas na redução da infeção associada aos cuidados de saúde” e, nesse sentido, o Município de Fornos de Algodres, com esta medida, pretende prevenir, proteger e incentivar todas as pessoas a uma constante desinfeção das mãos. 

 

Funcionários do Jardim de Infância de Pinhel rastreados com testes à Covid-19

O Município de Pinhel tomou a livre iniciativa que realizar testes de rastreio à COVID-19 a todos os funcionários do Jardim de Infância de Pinhel, incluindo assistentes operacionais, assistentes técnicas e educadoras.

Uma iniciativa  suportada na íntegra pelo Município de Pinhel e surge no âmbito da preparação para a Fase 3 do Plano de Desconfinamento que determina a reabertura dos Jardins de Infância no próximo dia 1 de junho.

Com a realização deste rastreio, a par de outras iniciativas, como a desinfeção de espaços, o Município de Pinhel espera que estejam reunidas todas as condições para que os pais que decidam levar os seus filhos para o Jardim de Infância de Pinhel, a partir do dia 1 de junho, o possam fazer com segurança e confiantes de que tudo foi feito para reduzir o risco de infeção.

Monumentos e bens do património cultural bem sinalizados no concelho de Mangualde

Ficou concluída a colocação de sinalética de trânsito indicativa e de direcção de vários monumentos e bens do património cultural do concelho de Mangualde. Na cidade de Mangualde, o foco foi essencialmente a indicação das Ruínas Romanas da Quinta da Raposeira que, restauradas e conservadas, se tornam, agora, mais facilmente acessíveis aos turistas e população local em geral.

Pelo resto do território, a sinalização indica a direcção de vários monumentos, como o Dólmen de Cunha Baixa, a Orca dos Padrões, a Torre Medieval de Gandufe, entre outros.

A iniciativa, idealizada através do Gabinete de Arqueologia e Gestão do Património Cultural da Câmara Municipal de Mangualde, permite dar visibilidade e facilitar a visita ao rico património do concelho, fomentando a permanência de turistas que, deslocando-se pelo território, estimulam a economia local, promovendo desenvolvimento.

Covid-19- Rastreio nas IPSS do concelho de Pinhel com resultado negativo

Para um melhor desempenho de todos, foram efetuados 159 testes à Covid-19, a todos funcionários das IPSS com as valências de ERPI – Estrutura Residencial para Pessoas Idosas ou Lares Residenciais, assim como a todos os funcionários da Creche, do Jardim de Infância, do Serviço de Apoio Domiciliário e da Unidade de Cuidados Continuados da Santa Casa da Misericórdia de Pinhel.

De salientar que, a realização deste rastreio resultou de uma parceria entre o Município de Pinhel e a Segurança Social que suportaram financeiramente esta vasta operação .

Face a isso, o Município de Pinhel informou que, felizmente, todos os testes efetuados obtiveram resultado negativo.

Ainda assim todos os cuidados devem ser mantidos, por todos, na medida em que todos são agentes de saúde pública.

Município de Pinhel e Agrupamento de Escolas unem esforços para um ensino com qualidade

Material informático adquirido para que os alunos possam ter as aulas da melhor forma

Com esta situação de pandemia Covid-19, é sempre necessário uma união de esforços para que tudo possa decorrer da melhor forma, face a isso, com garantia que  todos os alunos do concelho de Pinhel têm acesso a um ensino à distância inclusivo, equitativo e com qualidade, o Município de Pinhel e o Agrupamento de Escolas fizeram um levantamento de necessidades com vista a poder dar resposta aos casos onde se verificava uma efetiva falta de meios que poderia comprometer o processo de aprendizagem.

Assim, a fim de minimizar a lacuna deixada pela suspensão do ensino presencial a 16 de março, devido à situação de pandemia, e dar resposta às necessidades dos alunos que passaram a ter aulas através de meios digitais, o Município de Pinhel, em articulação com o Agrupamento de Escolas, procedeu à aquisição de 120 webcams, 120 headphones e 60 hotspots de 30 Gb de acesso à internet (com a duração de 3 meses) para ceder, a título de empréstimo, aos alunos que manifestaram esta necessidade.

Juntamente com estes equipamentos, o Agrupamento de Escolas cedeu, também a título de empréstimo, cerca de 120 computadores para uso pessoal dos alunos, na sua ligação às plataformas online.

A este trabalho de equipa está também associada uma professora do Município de Pinhel que, quinzenalmente, vai a casa de alguns alunos do 1º Ciclo entregar e receber trabalhos escolares, pois devido à sua tenra idade e à necessidade de trabalhos manuscritos, exigem uma atenção especial, que não foi descurada.

Para os alunos que no próximo dia 18 irão retomar as aulas presenciais (11º e 12º anos), o Município de Pinhel e o Agrupamento de Escolas têm já estruturado o seu regresso com a devida segurança, não só nos espaços escolares, mas também nos transportes escolares.

Para incrementar o processo de limpeza e desinfeção, o Município adquiriu duas máquinas de desinfeção para uso diário nos espaços utilizados pela comunidade escolar.

Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com

Ao continuar a utilizar o site, você concorda com a utilização de cookies. Mais Informação

As definições de cookies neste site são definidas como "permitir cookies" para lhe dar a melhor experiência de navegação possível. Se você continuar a usar este site sem alterar suas configurações de cookies ou clicar em "Aceitar" abaixo, em seguida, você concorda com isso.

Fechar