Templates by BIGtheme NET
Home » Educação

Educação

Workshop de cozinha na Muxagata

Teve lugar um  workshop de cozinha na Muxagata, com os participantes a ter a oportunidade de confecionaram Brochetas com Queijo de Serra da Estrela e Creme burlê com polpa de Maracuja.

Esta iniciativa resultou de uma parceria entre a Freguesia de Muxagata e a Universidade Sénior de Fornos de Algodres.

foto:FM

 

Circo de Natal em Mangualde

O espetáculo este ano, intitulado Circo de Natal “O sonho de um palhaço”, garante muita animação e sorrisos, tão característicos desta altura do ano. Realizar-se-ão duas sessões, uma de manhã outra de tarde, entre as 10h30 e as 17h00.

São esperadas perto de mil crianças do concelho de Mangualde, do pré-escolar (rede pública e IPSS’s) e do 1.º Ciclo do Ensino Básico, para assistir à tradicional Festa de Natal no dia 14 de dezembro, no Pavilhão da Escola Ana de Castro Osório.

Não faltarão balões, magia, palhaços, malabaristas, equilibristas, e claro, o querido Pai Natal

O Natal em Mangualde até 6 de janeiro

 

Em Mangualde, a época natalícia já arrancou e será celebrada até dia 6 de janeiro. Não faltarão propostas de animação e confraternização. O Município de Mangualde garante diversão para todos e para todas as idades. Animação de rua, horas do conto, música, concertos de Natal e de Ano Novo e muito mais, preencherão a Biblioteca Municipal Dr. Alexandre Alves, o Complexo e a Igreja Paroquial de Mangualde e a freguesia Chãs de Tavares, durante este período. À animação esperada, juntar-se-ão a tradição e a solidariedade, tão habituais entre as gentes de Mangualde.

 O NATAL É PARA TODOS

Esta sexta-feira, dia 7 de dezembro, pelas 17h00 serão ligadas as Iluminações de Natal.

Mas também haverá tempo para partilha de experiências. No dia 11 de dezembro, os voluntários inscritos no Banco Local de Voluntariado visitarão o Centro de Dia e Lar de Santana da Azinha – Guarda: será um dia de intercâmbio de boas práticas.

Não faltará música neste Natal: o Ensino Articulado da Música, o Agrupamento de Escolas de Mangualde, o Centro de Estudos Musicais Nancy, a Sinfonia de Tavares, o Coro da Casa do Pessoal dos HUC, o IAM, a Igreja Evangélica e a Orquestra Poema, protagonizarão fantásticos momentos musicais.

Ainda integrado nesta programação, de 10 a 14 de dezembro, a Biblioteca Municipal Dr. Alexandre Alves, terá patente a exposição “Pontos e Encontros” e, no dia 20 de dezembro, pelas 21h00, acolherá uma sessão com o escritor José Rodrigues.

Nos dias 15, 16, 22 e 23 de dezembro, das 14h30 às 17h0, haverá muita Animação de Natal no Largo Dr. Couto. E o Encontro de Cantadores de Janeiras e Reis, pela Inatel, encerra as festividades no dia 6 de janeiro, pelas 15h00, na Igreja Paroquial de Mangualde.

“POR UM SORRISO”

E porque Natal também é sinónimo de entreajuda, o Município de Mangualde volta a promover a campanha “Por um Sorriso”, uma campanha solidária de recolha de brinquedos que pretende fomentar o espírito de entreajuda e tornar o Natal de todas as crianças do concelho mais feliz. A ação acontece de 3 a 14 de dezembro e tem como destinatárias as crianças das famílias mais desfavorecidas do concelho que estejam sinalizadas no âmbito da Ação Social. Imbuída de espírito natalício, a restante comunidade pode, através de um gesto solidário, alegrar o Natal destas crianças e respetivas famílias. De segunda a sexta-feira, entre as 9h00 e as 17h00, os brinquedos podem ser entregues no átrio da Câmara Municipal de Mangualde.

 PROGRAMA: até 6 de janeiro

3 a 14 de dezembro

Campanha de Recolha de Brinquedos “Por um Sorriso”

Entrega no Átrio da Câmara Municipal de Mangualde

 

7 de dezembro

17h00 | Ligação da iluminação de Natal

Centro da cidade

10 a 14 de dezembro

Exposição Pontos e Encontros

Biblioteca Municipal Dr. Alexandre Alves

11 de dezembro

Voluntariado Solidário

– Intercâmbio de boas práticas através de visita dos voluntários inscritos no Banco Local de Voluntariado, ao Centro de Dia e Lar de Santana da Azinha – Guarda

Lar Santana da Azinha – Guarda

12 de dezembro

16h30 | Audição do Ensino Articulado da Música

Biblioteca Municipal Dr. Alexandre Alves

13 de dezembro

15h00 | Concerto de Natal dos alunos do 4º ano da Escola Ana de Castro Osório

Biblioteca Municipal Dr. Alexandre Alves

15, 16, 22 e 23 de dezembro

14h30 – 17h00 | Animação de Natal

Largo Dr. Couto

15 de dezembro

21h00 | Espetáculo de Natal do Centro de Estudos Musicais Nancy

Biblioteca Municipal Dr. Alexandre Alves

16 de dezembro

15h30 | Cânticos de Natal – Sinfonia de Tavares e Coro da Casa do Pessoal dos HUC   Chãs de Tavares

17 de dezembro

14h00 | Festa de Natal IAM

Biblioteca Municipal Dr. Alexandre Alves

20 de dezembro

21h00 | Apresentação do livro “O tempo nos teus olhos” de José Rodrigues/Fotos de Sara Augusto

Biblioteca Municipal Dr. Alexandre Alves

21 de dezembro

21h00 | Concerto Natal pela Igreja Evangélica

Biblioteca Municipal Dr. Alexandre Alves

22 de dezembro

21h30 | Concerto de Natal + Música

Complexo Paroquial de Mangualde

23 de dezembro

15h30 | Concerto de Natal + Música

Complexo Paroquial de Mangualde

5 de janeiro

21h00 | Concerto Ano Novo (Orquestra Poema)

Auditório do Complexo Paroquial de Mangualde

6 de janeiro

15h00 | Encontro de Cantadores de Janeiras e Reis (Inatel)

Igreja Paroquial de Mangualde

Cunha Baixa, Mangualde recebe o espetáculo “20 Dizer que estou Contigo”

A Trigo Limpo Teatro ACERT (Associação Cultural e Recreativa de Tondela), traz a Cunha Baixa, Mangualde, o espetáculo “20 Dizer que estou Contigo”. No dia 6 de dezembro, pelas 21h00, no Centro Social União e Progresso da Cunha Baixa. Um espetáculo de música, poesia teatralizada e textos de alunos que foram desafiados a escrever sobre a esperança e a angústia.

«O humor, a poesia e o sonho, parecendo elementos dispensáveis à vida humana, pela ausência de valor material, têm virtudes que os tornam indispensáveis ao viver em sociedade e, como tal, imprescindíveis no comportamento e nas relações de partilha e de solidariedade entre os povos.», considera a Trigo Limpo Teatro ACERT. “20 Dizer que Estou Contigo” irá valorizar a «Palavra dita e musicada», enquanto elemento de reinserção social que amplia horizontes humanos dos cidadãos em torno de causas coletivas.

O espetáculo, de José Rui Martins e Luísa Vieira, baseia-se na convicção de que a solidariedade não se deve limitar à ajuda financeira. A ACERT, no período que se seguiu aos incêndios avassaladores do ano passado, decidiu dar o seu apoio às iniciativas da sociedade civil que ocorreram. Sabendo que a ação solidária não se deveria confinar ao período imediato, preparou espetáculos que, ao longo do ano, acontecessem junto das populações afetadas pela calamidade. Foi assim que surgiram as duas produções teatrais “Fogo” e “Água”, percorrendo várias localidades do Concelho de Tondela. “20 Dizer que estou Contigo” é um espetáculo especialmente concebido para o efeito.

«Cientes de que a solidariedade não se confina há sempre necessária e urgente ajuda financeira, pretende-se com este programa artístico-cultural demonstrar a importância de vivenciar, com proximidade afetuosa, com os habitantes de freguesias que sofreram os horrores dos incêndios. Os espetáculos integrarão textos e poemas de alunos que desafiámos a escreveram para o efeito. Serão momentos de partilha para amenizar desgostos. Incentivos de esperança e determinação pelos desafios de ânimo que importa erguer coletivamente.», garante a Trigo Limpo Teatro ACERT.

Projeto de Introdução de Programação e Robótica no 1º Ciclo no Agrupamento de Escolas de Fornos de Algodres

 Iniciativa do Município

Entrou em funcionamento o Projeto de Introdução de Programação e Robótica nas Escolas do 1º Ciclo do Agrupamento de Escolas de Fornos de Algodres, que se traduz numa parceria do Município de Fornos de Algodres com o Centro de Competências TIC da Universidade de Aveiro,

Este projeto está inserido no Programa “Conhecer o Presente Projetar o Futuro”, consta da candidatura da Comunidade Intermunicipal das Beiras e Serra da Estrela “Plano Inovador de Combate ao Insucesso Escolar da CIMBSE”, arrancou com a formação dos docentes nesta área do conhecimento.

Depois de capacitados os professores, o projeto viajará para o interior das salas de aula do 1º Ciclo, de modo a que as mesmas tenham o primeiro contacto com o projeto.

Ao longo do ano, as crianças vão realizar vários mini projetos na área da programação e/ou robótica, tendo o Município adquirido vários computadores e robots que foram entregues ao Agrupamento de Escolas, para que as crianças possam aplicar os conhecimentos adquiridos.

No final do ano letivo, vai ter lugar uma Sessão Pública de Apresentação dos Projetos, aberta a toda a comunidade, para que todos possam acompanhar o trabalho inovador realizado pelas  crianças, com base no conhecimento dos seus professores e do apoio do Centro de Competências TIC da Universidade de Aveiro.

foto:MFA

Escola Básica e Secundária de Fornos de Algodres tem a bandeira do programa Eco Escolas

Mais um ano a  Escola Básica e Secundária de Fornos de Algodres foi contemplada a Bandeira do programa Eco Escolas, face a isso esta quarta-feira teve lugar a cerimónia da sua colocação.

Um ato simbólico, onde marcou presença o Vereador da Câmara Municipal de Fornos de Algodres, Bruno Costa, o Diretor do Agrupamento de Escolas de Fornos de Algodres, Artur Oliveira, das Coordenadoras do Programa Eco Escolas, Prof. Fernanda Cunha e Prof. Ana Nunes, do Representante da Associação de Pais e Encarregados de Educação do AEFA, Eduardo Santos, e dos alunos inseridos no projeto.

Esta cerimónia, do hastear da bandeira, foi um momento simbólico e comemorativo das boas práticas ambientais que a escola mais desenvolveu no último ano letivo.

O Município de Fornos de Algodres, um dos parceiros, entregou tapetes de ratos ergonómicos para todos os alunos e auxiliares, bem como dispositivos de armazenamento de dados (pen) a todos os professores da Escola Básica e Secundária de Fornos de Algodres.

Esta entrega, segundo o município,pretende encorajar e reconhecer o trabalho que os nossos jovens desenvolvem no programa Eco-Escolas, tendo sempre como objetivo a Educação Ambiental e a sua sustentabilidade.

Corrida Mais Bela de Portugal em Gouveia

Gouveia vai  ser palco da  realização de mais uma caminhada/corrida noturna, organizada pelo Noticias de Gouveia, jornal centenário em conjunto com a ABPG – Associação de Beneficência Popular de Gouveia, Associação de Atletismo da Guarda e em parceria com os Galhardos Runners, dia 22 de dezembro é a data escolhida.

De recordar que a Corrida Mais Bela de Portugal, que já vai para a sua terceira edição, foi a primeira corrida noturna com caráter de competição e federada, a surgir no distrito da Guarda. Este ano a vertente solidária é dedicada ao CERVAS.

A prova vai ter início , às 20h00, em Gouveia, como forma de assinalar os 104 anos de vida do jornal e com a novidade de se realizar em plena época natalícia, o que vai reforçar o epíteto de Corrida Mais Bela de Portugal,  Beatriz Moura e Márcia Torres Cabral são as embaixadoras do evento.

António Fragoso da Associação de Atletismo da Guarda reforça a importância de promover a já emblemática iniciativa do NG, na época natalícia. “Há cada vez menos S. Silvestres no distrito da Guarda, na altura do Natal, não temos nenhuma prova, aliás só temos Pinhel e Loriga mas mais para o final do mês”, salienta o responsável.

Num percurso rápido pelas ruas da Cidade, sem fugir a algumas escadarias, esta prova terá a modalidade de caminhada (aproximadamente 5 km) e de corrida (10 km). Em ambos os casos, o custo de inscrição é de apenas 5 euros. Por cada inscrição, será doado 1 euro ao CERVAS – Centro de Ecologia, Recuperação e Vigilância de Animais Selvagens, que durante o evento procederá à libertação de uma coruja do mato.

Na vertente de corrida, haverá prémios monetários para os primeiros 3 classificados masculino/feminino, assim como medalhas para os 10 primeiros a passar a meta, além da curiosa atribuição de um prémio monetário para o último a chegar.

A prova competitiva tem o seu começo agendado para as 21h. Já a caminhada começa uma hora antes, às 20h. As inscrições podem ser feitas na redação do jornal ou no site amaisbela.pt onde estará também disponível para consulta o regulamento da prova competitiva e da caminhada.

As Estrelas da Mondeguinho e o Chocolate quente da Chocolate Eu & Tu Gouveia serão também o mote para o convívio inerente à prova e caminhada que, tem igualmente, o patrocínio da OMB – Grupo Óptico, Monkey Spirit, Licatel e Tasquinha de S. João.

O Padre Rafael Neves abençoará a partida da prova e Paulo Marques será o DJ e speaker do evento.

 

“Pequenos “Bombeiros Pinhelenses foram plantar árvores

Com a floresta casa vez mais devastada, anualmente os soldados da paz, vão fazendo etapa de reflorestação e assim aconteceu este ano com os Bombeiros Voluntários Pinhelenses.

Na primeira fase foram os mais velhos e nesta segunda fase os mais novos, ainda a estagiar para serem o futuro desta instituição, ajudaram a plantar novas arvores, , juntamente com a comunidade, no sentido de no futuro , existir uma floresta mais forte.

Nelas recebeu a visita da Secretária de Estado Adjunta e da Educação Alexandra Leitão

Nelas recebeu a visita da Secretária de Estado Adjunta e da Educação Alexandra Leitão, que acompanhada pelo Presidente da Câmara e da Assembleia Municipal e por todos os responsáveis do Município desta área, esteve durante esta terça-feira, dia 20 de Novembro, em visitas, contactos  e reuniões, e a inteirar-se da situação da educação no Município de Nelas.

Assim durante a manhã, procedeu à inauguração das obras de requalificação da Escola do 1º Ciclo do Ensino Básico de Vilar Seco, escola onde foram feitas obras de valor superior a 150 mil euros, financiadas por fundos europeus em cerca de 83 mil (no âmbito do Centro 2020 e do PT2020) estando o restante a cargo da Câmara Municipal, obras essas no essencial relativas à melhoria da eficiência energética, com mudança de caixilharias, alteração da climatização e iluminação (em grande medida alimentada por painéis fotovoltaicos) e em geral de todas as condições de conforto do interior das instalações. À inauguração compareceram representantes das entidades financiadoras (Isabel Damasceno da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro e Nuno Martinho Secretário Executivo da Comunidade Intermunicipal Viseu Dão Lafões) bem como a Diretora Regional da Educação do Centro, o Presidente da Junta de Vilar Seco e restante executivo, outros Presidentes de Junta de Freguesia e autarcas. As honras da casa couberam à Diretora do Agrupamento de Escolas de Nelas Olga Carvalho, acompanhada pela restante Direção e pelo Presidente do Conselho Geral, tendo manifestado a sua satisfação pela requalificação realizada, o que fez em seu nome, em nome dos professores e auxiliares e dos pais dos alunos e sobretudo em nome destes. O Presidente da Câmara aproveitou a ocasião para agradecer a todas as entidades o apoio que vêm concedendo à Câmara Municipal nesta como em outras obras, obras essas muitas delas em fase de conclusão, seja em escolas seja em infraestruturas ambientais ou de reabilitação urbana, um pouco por todo o concelho, enaltecendo que é desta forma com escolas de qualidade que se contribui para uma verdadeira igualdade de oportunidades, contribuindo elas até como elemento de atratividade para aqui se instalarem novas famílias. Alexandra Leitão, neste ambiente acolhedor (tanto mais que na escola, alunos, professores e auxiliares estavam de pijama por comemorarem o dia do pijama), reafirmou o empenhamento do Governo na melhoria das condições infraestruturais do setor educativo e enalteceu todo o trabalho da autarquia e do Agrupamento.

De seguida a comitiva deslocou-se à Escola Secundária de Nelas onde teve uma reunião de trabalho (com debate de temas da atualidade educativa mas também com momentos musicais e espirituosos muito bem conseguidos) com os alunos de ciência politica e outras disciplinas, visitou uma exposição de trabalhos alusivos à participação dos mais de 300 portugueses naturais do concelho de Nelas que participaram nas batalhas da Primeira Grande Guerra que se realizaram na Europa e inteirou-se das obras realizadas recentemente ao nível da substituição das coberturas de fibrocimento e das melhorias na biblioteca na Escola Fortunato de Almeida e das necessidades existentes, investimentos esses essenciais, realçou a Diretora do Agrupamento, a prosseguir o ensino de qualidade que se pratica nas escolas do Agrupamento e manutenção dos resultados nacionais alcançados.

O período da tarde foi dedicado a visitar e conhecer a realidade das Escolas do Agrupamento de Escolas de Canas de Senhorim e a Fundação Lapa do Lobo.

Em Canas de Senhorim a Sra. Secretária de Estado, acompanhada já também pelo Diretor do Agrupamento António José Cunha e restantes elementos da Direção e pelo Presidente do Conselho Geral, visitou  o Jardim de Infância e contactou com alunos, educadores e auxiliares, assistindo à apresentação das suas representações artísticas e de seguida deslocou-se para  a Escola Sede do Agrupamento, a Escola Básica do 2º e 3º Ciclos e Secundária, onde a esperavam, bem como á comitiva que a acompanhava desde a manhã, dezenas de alunos do 5º e do 12º ano, simbolicamente o início e o fim do percurso letivo nesta escola, bem como docentes e auxiliares, tendo-se deslocado todos de seguida para a biblioteca , local onde decorreu uma pequena cerimónia de boas vindas, no essencial com apresentação pelo Diretor do Agrupamento da excelência do ensino que se pratica neste estabelecimento de ensino, enfatizando tal realidade nos resultados alcançados nas avaliações nacionais, cerimónia essa carinhosamente acompanhada por momentos artísticos de musica, declamação e representação de alunos de diversos níveis escolares.

Na Fundação Lapa do Lobo o anfitrião foi o Dr. Carlos Cunha Torres que fez questão de acompanhar, quer a visita à Fundação, quer o almoço de trabalho realizado no Município. Cunha Torres e restantes colaboradores da Fundação, com a presença também do Presidente de Freguesia da Lapa do Lobo,  agradeceram a honra da visita e inteiraram a governante de sua extensa atividade já desenvolvida nos últimos sete anos nos Concelhos de Nelas e de Carregal do sal, em particular nas áreas da formação, da cultura e do ensino de múltiplas atividades para públicos de todas as idades, atingindo um universo de utilizadores (foi mais uma vez realçado) de cerca de 20 mil utilizadores dos serviços e atividades da Fundação. Um exemplo a seguir, referiu a Secretária de Estado, enaltecendo todo este trabalho e o apoio e parcerias com o ensino publico no sentido de propiciar em todo o território nacional oportunidades de realização pessoal e profissional aos jovens e ás populações.

Por:M:N

Peças de mobiliário feitas pelos clientes do CAO em Fornos de Algodres

Na APSCDFA vai funcionando um atelier de carpintaria do Centro de Atividades Ocupacionais, onde os seus clientes vão usando as suas capacidades para trabalhar as madeiras.

Assim vão construindo aos poucos, diversas peças de mobiliário, esta última foi com paletes que foram generosamente oferecidas pela Casa Gomes – Materiais de Construção, de Fornos de Algodres.

Face a isso, foi possível transformar estas simples paletes em peças de mobiliário, como está visível na imagem, este bonito banco de jardim.

Como este atelier está sempre em movimento, é feito o apelo a quem tenha paletes que não utilize as entregue na APSCDFA que este grupo de pessoas estará pronto a transforma-las em peças de mobiliário interessantes.

Foto:APSCDFA

Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com

Ao continuar a utilizar o site, você concorda com a utilização de cookies. Mais Informação

As definições de cookies neste site são definidas como "permitir cookies" para lhe dar a melhor experiência de navegação possível. Se você continuar a usar este site sem alterar suas configurações de cookies ou clicar em "Aceitar" abaixo, em seguida, você concorda com isso.

Fechar