Templates by BIGtheme NET
Home » Distrito da Guarda

Distrito da Guarda

Orquestra Académica Filarmónica Portuguesa faz audições na Guarda

Vão acontecer na cidade da Guarda as audições da Orquestra Académica Filarmónica Portuguesa para instrumentistas,  no próximo dia 9 de janeiro (quinta-feira).

Neste dia, serão ouvidos os concorrentes nos instrumentos de cordas, sopros e percussão, no Teatro Municipal da Guarda, sede da Orquestra Académica. Esta sessão está integrada num ciclo de audições nacional que decorre entre 8 de dezembro de 2019 e 9 de janeiro de 2020. A primeira audição (para metais) decorreu este domingo, dia 8, no Conservatório de Música do Porto e as próximas serão a 14 de dezembro (para cordas, madeiras e metais) na Academia de Música de Lisboa e a 27 de dezembro (para Cordas, madeiras, harpa e percussão) novamente no Conservatório de Música do Porto.
Recorde-se que esta Orquestra surge de uma parceria com o Município da Guarda e aposta num projeto de dimensão nacional e internacional que tem como principal objetivo e missão a formação de jovens talentos do país. O projeto veicula a vitalidade cultural da cidade mais alta e quer ser uma referência na formação artística, com partilha de experiências entre professores, diretores de orquestra e solistas de referência mundial.

O projeto enquadra-se na Candidatura da Guarda a Capital Europeia da cultura em 2027.

Casa do FC Porto Seia realizou Ceia de Natal

Teve lugar, no dia 7 de dezembro no Restaurante Manjar Serra da Estrela a Ceia de Natal da Casa do FC Porto Seia, em conjunto com os Portistas de Gouveia e os Dragões da Guarda.

O programa da ceia de Natal teve o seu início por volta das 18horas, na Casa do FC Porto em Seia, onde foram recebidos pela direcção da casa os convidados, sócios e simpatizantes.

Marcaram presença o Dr. Alípio Jorge, vice presidente do FC Porto, Cândido Costa, padrinho da Casa, Nuno Marçal e Tiago Ferreira da equipa de ciclismo W52/FC Porto.

A Ceia de Natal teve lotação esgotada, estando reunidos 200 Portistas do interior do País.

fotos :CFC Porto Seia

Agostinho Gonçalves demitiu-se da Concelhia do PS/Guarda

Recebemos um comunicado por parte Agostinho Gonçalves da concelhia do PS da Guarda , ao qual apresenta a sua demissão mostrando alguma insatisfação como refere:
 “Apresento hoje a minha demissão do cargo de Presidente da Concelhia da Guarda. Não o faço de ânimo leve ou movido por qualquer sentimento de retaliação.Tomo esta decisão, isso sim, com mágoa.  Não é admissível que uma estrutura local – seja ela qual for (neste caso a Concelhia da Guarda) – possa ser vetada a um total degredo e aberrante desprezo institucional.

Atitude apenas compreensível, se secundada por uma estratégia de “limpeza étnica” (em termos políticos, leia-se), numa clara purga e perseguição de determinados militantes.

 Assim, se um partido recusa o diálogo, o planeamento político e a definição de uma estratégia com as estruturas eleitas, estas de nada servem.

  Nesta senda, prefere o Partido Socialista dialogar com “estruturas sombra” (não eleitas), corporizadas por um conjunto de distintas e anónimas individualidades.

 A cúpula, ao estilo “União Nacional”, de um estalinismo primário, que deveria envergonha qualquer socialista (qualquer democrata), ostraciza as estruturas locais, na hipótese de os seus dirigentes não serem do agrado dos “senhores e senhoras” que mandam (na verdade) eternamente no partido em termos locais.Chega a ser caricato que o Partido Socialista, um partido plural, assuma internamente a defesa do “partido único”.Se assim é, que assim seja.No entanto, assiste-me a liberdade de afirmar: não farei parte deste formato político-partidário.

  Acredito numa outra forma: a democrática, a institucional, a da meritocracia, a altruísta e abnegada.

 Lamento que se tenha chegado ao ponto de um Presidente de Concelhia não conseguir, sequer, obter qualquer resposta às várias mensagens de correio electrónico enviadas às estruturas nacionais do partido.

  Aproveito, ainda, esta oportunidade para reiterar – agora publicamente – toda a minha solidariedade com os Deputados do Partido Socialista da Assembleia de Freguesia de Gonçalo que renunciaram às suas funções, atentos os motivos invocados.Neste particular, um cumprimento especial à Camarada Anabela Pereira, pelo trabalho que desenvolveu na Freguesia de Gonçalo e pela sua coragem.Estarei sempre disponível para trabalhar no interesse do meu partido, mas nunca desta forma.

 Criou-se o estigma dos “cristãos novos”.Distinguiu-se uma elite.Dividiu-se entre novos e velhos, entre ilustres e desconhecidos.Um partido que divide, nunca conseguirá unir.Tenho orgulho no trabalho que desenvolvemos.Não posso, por isso, deixar de agradecer a toda a equipa que me acompanhou, prestando-lhe a devida homenagem pelo trabalho realizado, pelo entusiasmo, pela lealdade e toda a ajuda que sempre me dispensaram.Foram (e serão) os “amigos certos na hora incerta”.

 No final deixou um agradecimento a todos os eleitos do Partido Socialista – Vereadores, Deputados Municipais, Presidentes de Junta e Deputados das Assembleias de Freguesia –, pelo trabalho que têm vindo a realizar, em representação do Partido.Da minha parte, estarei, como sempre estive, disponível para a minha cidade.

 

 

Emigrantes no Luxemburgo presenteiam Centro Social de Vila Nova Tazém

O Centro Social Paroquial Nossa Senhora da Assunção em Vila Nova de Tazem, foi contemplado com uma doação de material de cozinha composto por: Um fogão a gás, um monolume a gás, uma máquina de lavar louça, um frigorífico de conservação e outro de congelação, um triturador e cortadora de carne, por parte de uma associação de emigrantes do Luxemburgo, a Associação Cultural e Humanitária da Bairrada no Luxemburgo.

Para tal, na próxima quarta-feira, dia 18, a partir das 12h, o Sr Presidente da Associação, Rogério Dias Oliveira, vai deslocar-se às  instalações, onde vai decorrer o  almoço de Natal com os utentes, de forma a conhecer as instalações e verificar o material oferecido.

 

Feira de Santa Luzia em Trancoso

A Feira de Santa Luzia este ano coincide  com o mercado semanal de sexta-feira,a  realizar dia 13.

Conhecida também por Feira dos Capotes ou Samarras, esta importante feira de ano trancosense, com particular incidência na transação de gado, ultrapassa claramente as fronteiras do concelho, encontrando-se enraizada na cultura popular desde há vários séculos até ao presente.

A organização do evento, composta, uma vez mais, pela Câmara Municipal, Junta de Freguesia de Trancoso e Souto Maior, e Bandarra – Cooperativa Agrícola do Concelho de Trancoso, Crl.

AF Guarda- Vila Cortez – AD Fornos de Algodres -2-0

O Campo do Zambito recebeu mais um encontro relativo ao Distrital Maior da AF Guarda, com o Vila Cortez a defrontar o Fornos de Algodres e a vencer por duas bolas a zero.

Face ao mau tempo que assolou o distrito, a cidade da Guarda é sempre propícia a fase de mau tempo , onde o nevoeiro e chuvisco causam sempre transtornos e assim o Vila Cortez a jogar em casa tentou assim dominar o jogo com o Fornos de Algodres a tentar equilibrar e aos 38´, o goleador André Jesus a provar essa veia e abre o ativo para os pupilos de Rui Nascimento.

A segunda parte trouxe mais equilíbrio com a equipa de Pedro Azevedo  tentar a igualdade, mas volta dos 79´, novo golo dos donos da casa com Rui Santos a marcar e a dar os três pontos à sua equipa.

Em suma , um triunfo muito importante para os locais que chegaram ao topo da liderança com igualdade de pontos com Manteigas e Mêda.

foto:DR

Mercado Municipal da Guarda reabre neste sábado, dia 14 de dezembro

Por motivos alheios à vontade da Câmara Municipal da Guarda, a empresa responsável pela reabilitação do Mercado Municipal apenas garante a conclusão das obras de reabilitação até ao final desta semana, estando a data de reabertura do espaço prevista para o próximo dia 14 de dezembro, sábado.

Esta mudança na data de reabertura, inicialmente prevista para quarta-feira, dia 11 de dezembro, prende-se com questões técnicas relacionadas com o funcionamento do sistema elétrico do edifício do Mercado Municipal, que ficou gravemente danificado na sequência do incêndio que deflagrou nas instalações, no passado dia 29 de novembro.

 

Convenção Community 2019 no Café Concerto

A Comunilog Consulting apresenta no próximo dia 14 de dezembro pelas 14h30 no Café Concerto -Teatro Municipal da Guarda a Convenção Community 2019.

Este ano a convenção tem uma nova dimensão e um novo formato, saindo das suas portas para ir ao encontro da comunidade. Esta edição apresenta um painel de oradores de excelência e será um verdadeiro espaço de partilha.Os oradores: Carlos Lopes(Especialista de Marketing Digital)com o tema Tendências do Marketing para 2020, Pedro Pinto(Pplware)com o tema Cidadania Ativa, Paulo Pinto (Marketing Manager & International Business Developer da Costa Verde) com o tema A Costa Verde e a Gestão dos Fatores de Incerteza e Rui Isidro(Diretor da Rádio Altitude)com o tema Local, Global.

A “Community 2019” pretende ser um momento de debate de ideias, de cruzamento de perspetivas, de construção de pensamentos, de visão e revisão dos padrões que norteiam a construção e a vivência da comunidade que nos envolve.

 

Luís Miguel Ginja candidato para o Sec. Distrital da União das Misericórdias Portuguesas (UMP) da Guarda,

“Dar um novo alento e uma nova dinâmica”é o lema  da candidatura de Luís Miguel Ginja ao Sec. Distrital da União das Misericórdias Portuguesas (UMP) Guarda.
O atual Provedor da ISCMFA, reconheceu o trabalho anteriormente feito, mas entende que seja necessário uma nova dinâmica de trabalho em prol de todas as IPSS’s mas sobretudo das Misericórdias que representam mais de 40% do trabalho em prol dos que mais necessitam.

Salientou que o apoio de grande parte dos Provedores da Guarda foi essencial a esta tomada de posição, assim como o privilégio de contar com o Dr. Alcides Henriques, Provedor da Santa Casa da Misericórdia de Seia, impulsionador e Mandatário desta candidatura, refere Luís Ginja.

Atividade operacional semanal da GNR Guarda

 

O Comando Territorial da Guarda para além da sua atividade operacional diária, levou a efeito um conjunto de operações, no distrito da Guarda, na semana de 2 a 8 de dezembro, que visaram a prevenção e o combate à criminalidade violenta, fiscalização rodoviária, entre outras, registando-se os seguintes dados operacionais:

1.    Detenções: 11 detidos em flagrante delito, destacando-se:

·         Dois por condução sob efeito do álcool;

·         Dois por posse de arma proibida.

2.    Apreensões:

·         42 doses de heroína;

·         Cinco doses de cocaína;

·         Uma arma branca;

·         Um aerossol.

3.    Trânsito

Fiscalização: 185 infrações detetadas, destacando-se:

·         65 por excesso de velocidade;

·         14 relacionadas com carga;

·         12 por falta de inspeção periódica obrigatória;

·         11 relacionadas com iluminação e sinalização;

·         Oito por condução com taxa de álcool no sangue superior ao permitido por lei;

·         Sete relacionadas com pneus;

·         Cinco por falta ou incorreta utilização do cinto de segurança e/ou sistema de retenção para crianças;

·         Quatro por uso indevido do telemóvel no exercício da condução.

Sinistralidade: 27 acidentes registados, resultando:

·         Um morto;

·         Quatro feridos graves,

·         15 feridos ligeiros.

 

 Fiscalização Geral: 33 autos de contraordenação:

·         25 no âmbito da legislação da proteção da natureza e do ambiente;

·         Oito no âmbito da legislação policial.

Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com

Ao continuar a utilizar o site, você concorda com a utilização de cookies. Mais Informação

As definições de cookies neste site são definidas como "permitir cookies" para lhe dar a melhor experiência de navegação possível. Se você continuar a usar este site sem alterar suas configurações de cookies ou clicar em "Aceitar" abaixo, em seguida, você concorda com isso.

Fechar