Templates by BIGtheme NET
Home » Distrito de Viseu

Distrito de Viseu

Município de Mangualde lançou comunicado para apoio à comunidade

Comunicado

Na sequência do incêndio florestal ocorrido no passado dia 15 de outubro, comunica-se aos lesados, quer sejam empresas ou particulares, os seguintes procedimentos a adotar.

Deve cada um dos lesados fazer um inventário/relatório dos danos sofridos, no qual descrevam e quantifiquem os prejuízos. Esse inventário/relatório deverá fazer-se acompanhar de fotografias por forma a melhor documentar os prejuízos. Desta forma, fica o lesado com um documento que servirá de memória futura para eventuais procedimentos que venham a ser solicitados.

Para mais informação e apoio na sua elaboração, podem dirigir-se ao Serviço Municipal de Proteção Civil (925 785 546) ou ao Gabinete de Apoio ao Agricultor (966 044 487).

Para os danos na atividade agropecuária, deverá preencher e submeter o formulário disponibilizado pela Direção Regional de Agricultura e Pescas do Centro. Abrir formulário

http://www.drapc.min-agricultura.pt/base/especial/declaracoes_incendios_102017_drapc.php

Caso necessite de apoio no preenchimento ou esclarecimento de alguma dúvida, por favor contacte uma das seguintes entidades:

  • Cooperativa Agrícola de Mangualde – 963 674 700
  • COAPE – 936 240 635
  • Adega Cooperativa de Mangualde – 232 623 845
  • COOPBEI – 232 618 310 / 966 137 531
  • Gabinete de Apoio ao Agricultor – 232 619 880 / 966 044 487

Mais se informa, que para os produtores agrícolas afetados pelos incêndios florestais de julho de 2017, se encontram abertas candidaturas ao PDR 2020, nomeadamente a Operação 6.2.2 – Restabelecimento do Potencial Produtivo (7º Concurso), aberto de 11 de outubro de 2017 às 00:00 a 30 de novembro de 2017 às 23:59. Para mais informação veja aqui.

[http://www.pdr-2020.pt/site/O-PDR2020/Arquitetura/Area-2-Competitividade-e-Organizacao-da-Producao/Medida-6-Gestao-do-Risco-e-Restabelecimento-do-Potencial-Produtivo/Acao-6.2-Prevencao-e-Restabelecimento-do-Potencial-Produtivo/Operacao-6.2.2-Restabelecimento-do-Potencial-Produtivo ]

Brevemente, será aberta uma candidatura ao PDR 2020 exclusivamente dedicada aos incêndios florestais de outubro de 2017, para esta mesma Operação 6.2.2 – Restabelecimento do Potencial Produtivo.

O Município de Mangualde, através do Gabinete de Apoio ao Agricultor irá facultar assistência técnica na elaboração das candidaturas.

Independentemente dos procedimentos acima mencionados, a identificação dos lesados e respetiva comunicação dos danos deve ser sempre reportada à Guarda Nacional Republicana (232 622 258).

Por:MM

I Encontro Interinstitucional da ISCMFA em Fornos de Algodres

A vila de Fornos de Algodres vai acolher o 1º Encontro Interinstitucional da Irmandade da Santa Casa da Misericórdia de Fornos de Algodres, a decorrer no próximo dia 25 de outubro de 2017.

Vai ser um dia de algumas atividades entre diversas instituições, desta forma, vão participar nesta edição inaugural, as Misericórdias de Pinhel, Mangualde e Penalva do Castelo.

Vai ser um dia diferente para os clientes destas instituições, muito convívio, animação e partilha de experiências.

Seleção A vai jogar em distritos afetados pelos incêndios

Uma grande atitude de solidariedade

Em novembro, vai ser um mês em que, a Seleção A Portuguesa vai mostrar o seu lado de grande solidariedade, com as populações afetadas pelos incêndios do passado domingo, realizando os jogos de preparação em Viseu e Leiria.

Assim a Federação Portuguesa de Futebol em coordenação com o selecionador Fernando Santos, decidiram que no dia 10 de novembro, o Estádio Municipal do Fontelo receberá o encontro com a Arábia Saudita e , no dia 14 de novembro, o Municipal de Leiria, receberá o encontro com os Estados Unidos, ambos às 19h45.

Já o Presidente da Federação Portuguesa de Futebol, Fernando Gomes, considera que esta é uma decisão que tem em conta os laços emocionais que existem entre a equipa nacional e os portugueses.

“O futebol nunca se deve demitir da sua função de Responsabilidade Social. Ninguém pode ficar indiferente ao sofrimento de inúmeras famílias neste ano de 2017. Aproximar a Seleção Nacional, sempre tão acarinhada pelos portugueses, é uma forma clara de manifestarmos a nossa incondicional solidariedade com todas as pessoas afetadas pelo flagelo dos incêndios”, referiu o líder da FPF, ao site do organismo.

As receitas destas partidas vão reverter em favor das famílias destas localidades afetadas neste flagelo.

Prémio de Acesso ao Ensino Superior em Aguiar da Beira

O Município de Aguiar da Beira oferece um prémio  aos alunos que ingressaram no Ensino Superior.

Assim todos que frequentaram o Ensino Secundário em Aguiar da Beira ou, por falta de oferta educativa devidamente comprovada, um outro estabelecimento de ensino?

As candidaturas estão abertas ao Prémio de Acesso ao Ensino Superior, atribuído pela Câmara Municipal, até 15 de novembro de 2017.

Apresente o formulário
http://cm-aguiardabeira.pt/index.php…

e a documentação previstos no regulamento
http://www.cm-aguiardabeira.pt/index.php…

Para mais informações basta contactar ou dirigir-se ao Centro de Atendimento Municipal de Aguiar da Beira.

Por:MAB

Dia Municipal para a Igualdade de Género em Mangualde

Com o objetivo de assinalar o Dia Municipal para a Igualdade de Género, que se celebra a 24 de outubro, Mangualde apresenta várias iniciativas dedicadas aos mais novos na semana de 23 a 27 de outubro. “Atelier Crescer Igual – papeis familiares”, teatro “Mariana num Mundo Igual” e Exposição “A Igualdade Vista pelas Crianças” têm como objetivo fazer pensar e debater os principais desafios na luta pela igualdade de género, desfazendo mitos e preconceitos. As iniciativas são promovidas pela Câmara Municipal de Mangualde em parceria com a ACCIG-Associação Cultura, Conhecimento e Igualdade de Género, a Rede Social de Mangualde e o Agrupamento de Escolas de Mangualde.

 Assim, no dia 23 de outubro serão realizadas sessões de sensibilização para a importância das questões da igualdade, igualdade de género e de oportunidades, com as turmas do 4.º D e 4.º E do 1.º Ciclo do Ensino Básico, sob o tema “Atelier Crescer Igual – papeis familiares”.

O teatro “Mariana num Mundo Igual” decorrerá no dia 24 de outubro, às 15h, no Auditório da Biblioteca Municipal Dr. Alexandre Alves e tem como destinatários todos os alunos do 4.º Ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Baseada no livro homónimo escrito por Mariana Monteiro e Narciso Moreira, da Betweien, a peça pretende debater de uma forma interativa os principais desafios inerentes à luta pela igualdade de género, dando exemplos de casos de discriminação entre meninas e meninos, desfazendo muitos preconceitos.

Durante toda a semana pode ainda ser visitada, na Biblioteca Municipal Dr. Alexandre Alves, a Exposição “A Igualdade Vista pelas Crianças”, uma mostra dos trabalhos das crianças que já foram alvo das sessões dos anos transatos promovidas pela ACCIG- 2015/2016.

Símbolos Maçónicos em Mangualde

A campanha «Mangualde, o nosso património!» apresenta, mês de outubro, os Símbolos Maçónicos. Promovida mensalmente pela autarquia, esta campanha tem como objetivo aproximar a população do património mangualdense do mais que belo existe no concelho.

 SÍMBOLOS MAÇÓNICOS

Não são abundantes os símbolos maçónicos no território de Mangualde. Aqui e ali, numa exposição discreta, mas visível, vão surgindo alguns símbolos icónicos da maçonaria.

Estes símbolos podem ser observados em lugares variados, como torças de portas de entrada de residências, ou na última morada dos maçons, nos jazigos dos cemitérios. Surgem esculpidos, em alto ou em baixo relevo, no granito e noutros materiais duráveis. Tais símbolos têm carácter identitário, quer do maçon quer dos valores preconizados por aquela ordem na construção de um homem novo e de uma sociedade nova, último e crucial objetivo da maçonaria. Aquela ordem iniciática e ritualista, universal e fraterna, tem pendor filosófico e progressista e assenta no livre pensamento e na tolerância, visando o desenvolvimento espiritual do Homem.

Os símbolos que hoje aqui apresentamos, o compasso e o esquadro, expressam dois grandes valores da maçonaria: o compasso é o instrumento utilizado por Deus para desenhar os seus planos. O esquadro representa o percurso correto que os membros da corporação devem seguir na busca da moralidade e do civismo.

O compasso e o esquadro, ladeando uma moldura com as iniciais do dono da casa e a data de construção da mesma, podem ser observados na localidade de Cunha Baixa.

 

Coordenadas geográficas 40º 34. 178’N

                                                  7º 45. 396’O

 António Tavares

Gabinete de Gestão e Programação do Património Cultural

Com esta campanha todos ficam mais próximos do vasto esplendor patrimonial do nosso concelho. Nesse sentido, continua a ser colocada, em vários pontos de encontro do concelho, informação sobre o monumento/património apresentado. O património material e imaterial vai sendo apresentado consoante a categoria com a qual foi classificado: arqueologia, pelourinhos, fontes, palacetes e religiosos, bem como outros bens patrimoniais. Cada categoria será representada por uma cor que a distingue das restantes.

Foram já vários os bens patrimoniais destacados por esta campanha nos últimos três anos. Deixamos de seguida apenas alguns exemplos. Em maio último destacamos a Igreja de São Silvestre de Pinheiro de Baixo e de Cima e Picota: tecnologia antiga, no mês de junho, os Vestígios de Outrora: Vila Nova de Espinho, em agosto Paredes que falam da História, em setembro o Santo António dos Cabaços. As últimas campanhas contemplaram a Arquitetura modernista em Mangualde, Tribunal de Mangualde e Português Suave. Ao arrancar 2017 o destaque foi para os Refrigerantes Condestável… de Abrunhosa do Mato no mês de janeiro e para os Bordados de Tibaldinho… património das culturas populares, no mês de fevereiro. No mês de março o destaque foi para a Casa dos Condes de Mangualde, no mês de abril foi para a Fonte de Ricardina, em maio para Pinheiro de Tavares ao tempo do Império Romano, em junho para a capela de São Domingos de Ançada, em julho, a Carvalha…a nostálgica lembrança de um património e em agosto, a Capela de Santo António, em Mesquitela. Em setembro apresentou-se a Fundação de Nossa Senhora da Saúde de Cunha Alta.

Por:MM

 

Município de Mangualde lançou aviso à população

AVISO À POPULAÇÃO – RECOLHA DE LIXO VOLTA À NORMALIDADE AMANHÃ

O Concelho de Mangualde e toda a região e país viveram dias negros, de profunda tristeza e dor.
Toda a região e os seus diversos serviços básicos foram afetados e a recolha do lixo foi um deles. Não estavam reunidas as condições de segurança e de meios para a realização do serviço, uma vez que o aterro onde são depositados os resíduos foi também ele atingido pelos incêndios. Nenhum dos Municípios do Planalto Beirão teve, por isso, recolha de lixo.
A situação foi rapidamente resolvida e a partir de amanhã, ao final do dia, já será efetuada a habitual recolha. Contudo, demorará cerca de 10 dias para toda a normalidade seja reposta.
Por:MM

9.º Encontro das Casas Regionais de Lisboa a 21 de outubro

A Tuna do Instituto de Gouveia – Escola Profissional regressa a Lisboa no próximo dia 21 de Outubro, para atuar no 9.º Encontro das Casas Regionais de Lisboa, que irá decorrer no salão de festas do Vale de Fundão, na freguesia de Marvila, cidade de Lisboa.
A atuação inicia-se pelas 16h30. A Tuna após a atuação em Marvila, deslocar-se-á sede da Casa do Concelho de Gouveia, onde fará uma visita às respetivas instalações e fazer um convivio com sócios, dirigentes e conterrâneos.
Trata-se de um regresso da Tuna a Lisboa, novamente pela “mão” da Casa do Concelho, depois de em Janeiro de 2015 ter cantado as janeiras para os funcionários da sede do IEFP em Xabregas.
O 9.º Encontro de Casas Regionais de Lisboa, inicia-se pelas 15h30 e irá decorrer para lá das 23h00.
As 24 Casas Regionais com sede em Lisboa irão trazer o melhor dos seus concelhos e regiões a mais um encontro regionalista, na capital do país.

Informações úteis às populações afetadas pelos incêndios

Tendo em vista o apoio às populações afetadas pelos incêndios, esclarece-se que estão disponíveis as seguintes linhas telefónicas:

LNES – número 144
A Linha Nacional de Emergência Social (LNES), para além do apoio imediato que habitualmente disponibiliza às situações de emergência social no país, está a informar sobre quais os postos de atendimento/evacuação para onde está a ser encaminhada a população afetada pelos incêndios.

ANPC – número 800 246 246
A Autoridade Nacional Proteção Civil tem um número disponível que presta informação à população sobre incêndios florestais.

GNR – Trânsito – número 808 201 855
Este número da Guarda Nacional Republicana – Trânsito disponibiliza informação sobre estradas cortadas e acessos limitados.

IMLCF – números 239 854 230 e 239 854 276 (hoje, dia 16. até às 23h e a partir de amanhã das 8h às 20h )
O Instituto Nacional de Medicina Legal e Ciências Forenses presta informação sobre as vítimas de incêndios.

CP – número 707 210 220
Os Comboios de Portugal informam sobre a circulação rodoviária no país.

Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com

Ao continuar a utilizar o site, você concorda com a utilização de cookies. Mais Informação

As definições de cookies neste site são definidas como "permitir cookies" para lhe dar a melhor experiência de navegação possível. Se você continuar a usar este site sem alterar suas configurações de cookies ou clicar em "Aceitar" abaixo, em seguida, você concorda com isso.

Fechar