Templates by BIGtheme NET
Home » Distrito de Viseu

Distrito de Viseu

Jorge Margarido apresenta novo livro , na Guarda

Uma nova obra vai ser apresentada de Jorge Margarido, professor a lecionar em Fornos de Algodres , vai apresentar este trabalho ” Seis vezes Alpha” ao público guardense, no próximo sábado, pelas 16.00 h, na Biblioteca Eduardo Lourenço, na cidade da Guarda.

Ocorrências da GNR Guarda

Seia – Identificado por furto em interior de estabelecimento 

 O Comando Territorial da Guarda, através do Núcleo de Investigação Criminal do Destacamento Territorial de Gouveia, ontem, dia 22 de maio, identificou um homem de 28 anos, suspeito do crime de furto em interior de estabelecimento comercial, em Seia.

Após a denúncia do furto, os militares deslocaram-se ao local, tendo encetando várias diligencias de investigação, o que possibilitou identificar o autor do ilícito. Com a realização de uma busca domiciliária foi possível recuperar o material furtado na loja, nomeadamente, uma caixa registradora, 45 euros em numerário, diversas peças de roupa e ainda equipamento informático.

O indivíduo foi constituído arguido e sujeito à medida de coação de termo de identidade e residência

Trancoso –  2 detidos por posse ilegal de arma e posse de arma proibida 

O Comando Territorial da Guarda, através do Núcleo de Investigação Criminal do Destacamento Territorial de Pinhel, ontem, dia 22 de maio, deteve dois homens de 49 e 81 anos, por detenção de arma proibida e posse ilegal de armas, na localidade em Trancoso.

Com origem numa denúncia de que os suspeitos tinham várias armas em casa, foi realizada uma busca domiciliária, sendo apreendida uma caçadeira de calibre 12, uma carabina, uma pistola, 34 munições de diversos calibres, duas soqueiras em metal e duas facas de abertura automática.

Os detidos foram constituídos arguidos e sujeitos à medida de coação de termo de identidade e residência.

Soito – Encontradas duas crianças menores 

 O Comando Territorial da Guarda, através do Posto Territorial do Soito, dia 22 de maio, localizou duas crianças menores que se encontravam desaparecidas, na localidade de Soito, concelho do Sabugal.

As menores, de 14 anos, terão saído de um estabelecimento de ensino, não tendo regressado às aulas durante o período da tarde, pelo que a direção da escola deu conhecimento deste facto à GNR.

O Comando Territorial da Guarda, de imediato mobilizou meios para o local no intuito de localizar as menores, tendo ainda efetuado a divulgação da ocorrência através das redes sociais – Facebook. Com as informações recebidas telefonicamente por parte de populares, foi possível localizar as menores numa casa abandonada, estado estas visivelmente em pânico.

As menores foram auxiliadas e transportadas pelos militares, tendo sido a situação avaliada pelo Núcleo de Investigação e Apoio a Vitimas Específicas.

A operação de busca contou com a colaboração dos Bombeiros Voluntários do Soito.

João Paulo Clemente e Vitor Santos apresentam livros em Fornos de Algodres

Na noite de sexta-feira, dia 25 de maio, pelas 21.00,  no âmbito das comemorações do IV aniversário da Biblioteca Municipal Maria Teresa Maia Gonzalez, a escritora Olinda Beja fará a apresentação da  obra literária “O Menino Jesus Roubado” de João Paulo Clemente. No decorrer da sessão, o grupo coral “Lopes Morago” irá presentear com belíssimos momentos musicais.

Já no sábado, à noite, Vitor Santos vai apresentar o seu recente trabalho “Educar o sonho”, na Biblioteca Municipal Maria Teresa Maia Gonzalez.

Dois bons momentos, com duas grandes obras de dois escritores.

 

Fornos Youth Cup 18 decorre nos dias 23 e 24 de junho

Em junho, Fornos de Algodres vai voltara receber o Torneio de futebol jovem Fornos Youth Cup, uma prova que é a imagem de marca desta região .

Nos dias 23 e 24, o Municipal da Serra da Esgalhada acolhe largas centenas de jovens atletas das mais diversas localidades de Portugal e Espanha.

Como padrinhos vão estar os jovens fornenses Candeias e Luisinho e Bosingwa  e Rui Miguel formados na ADFA e ainda Duarte Gomes e Manuel Cajuda.

Um fim de semana onde muitos pais e familiares dos atletas vêm a esta localidade, contribuindo um bom desenvolvimento para a economia local.

Por:António Pacheco

Aguiar da Beira acolhe a Palestra “Colesterol e Bem-Estar do Coração”

No mês dedicado ao coração e à saúde cardiovascular, Milena Lapas irá falar na Biblioteca Municipal de Aguiar da Beira, nesta sexta-feira, pelas 21 horas, sobre as causas, os riscos e a prevenção do colesterol e de outras doenças cardiovasculares e de soluções naturais para manter o bem-estar do coração.

Sensibilizar as famílias e demais público interessado para a adoção de práticas e estilos de vida saudáveis, bem como a prevenção cardiovascular, entre outras doenças decorrentes de maus hábitos são os objetivos da ação.

Os participantes receberão ainda, gratuitamente, uma consulta de avaliação corporal.

A sessão é gratuita e é organizada pelo CLDS 3G Aguiar no Coração, no âmbito do programa para o desenvolvimento sustentável da família.

 

Escritora Maria Teresa Maia Gonzalez apresenta novo livro

Um novo livro a escritora Maria Teresa Maia Gonzalez, apresenta no final deste mês de maio.

Este livro completa a coleção «Amigos naturais», apresentando mais cinco pequenas histórias em que uma criança fala da sua relação de proximidade com um dos elementos da Natureza. Desta vez, o mar, os rios, as plantas, as constelações celestes e a paixão pela fotografia de investigação sobre a natureza. Histórias verdadeiramente apaixonantes! Com humor e muitos afetos – pois a narrativa desenrola-se sempre no contexto das relações familiares –, a criança leitora vai descobrindo-se a si mesma e ao mundo que a rodeia.

Vai ter a sua apresentação no próximo dia 31 de maio, às 16 horas, Feira do Livro de Lisboa.

Avisos e liturgia de Pentecostes

PENTECOSTES (ANO B)

O Tempo Pascal encerra com a Solenidade do Pentecostes, recordando a descida do Espírito Santo sobre os Apóstolos e sobre todos os discípulos de Jesus, entre os quais estamos incluídos. O Espírito Santo é o próprio Deus em nós, é a força de Deus em nós. Por um lado, transforma cada um de nós interiormente, santificando-nos e dando-nos coragem, alegria e paz interior; por outro lado, envia-nos aos outros em serviço generoso e gratuito, em amor verdadeiro e ajuda. Neste dia, ressoa nos nossos ouvidos a profissão de fé: “Creio no Espírito Santo, Senhor que dá a vida e procede do Pai e do Filho; e com o Pai e o Filho é adorado e glorificado”. Foi Ele que falou pelos profetas. É Ele que conduz a Igreja à verdade e santifica todos os homens e mulheres que abrem os seus corações para dar pousada a este Hóspede divino.
No decorrer da história da humanidade e da história da salvação, o Espírito Santo esteve sempre presente. Basta consultar os textos sagrados do Antigo e do Novo Testamento. Desde a primeira página do livro do Génesis, temos referências ao Espírito de Deus.

Ano B - Tempo Pascal - Pentecostes - Boletim Dominical

Na obra da criação, “pairava sobre as águas”. Foi Ele que alimentou a fé de Abraão, deixando a sua terra para ir para a terra que o Senhor lhe iria indicar. Foi Ele que encheu de força Sansão, de astúcia Judite. O Espírito Santo iluminou o profeta Isaías, anunciador de acontecimentos futuros e da Encarnação de Deus. Foi Ele que ungiu David como rei, que inspirou a Ezequiel a promessa de Deus tirar o nosso coração de pedra e de colocar um coração espiritual. Alguns episódios do Novo Testamento: o Espírito Santo ilumina e convence Maria de Nazaré a ser Mãe de Deus; conduz Jesus ao deserto para ser tentado; reveste os apóstolos de coragem para ir pelo mundo inteiro pregar o evangelho, testemunhando a fé com o seu sangue. Não teríamos mártires sem o Espírito Santo. Não haveria homens e mulheres que se consagraram a Cristo, sem o Espírito Santo. Não teríamos leigos comprometidos ao serviço da Igreja e da evangelização, sem o Espírito Santo. Portanto, o Espírito Santo é o protagonista da História da Igreja. Ele dirige os destinos da Igreja através de tantos séculos.
Neste dia de Pentecostes, professemos a nossa fé no Espírito Santo, que é o Espírito de Cristo: um espírito de justiça, de verdade, de santidade e de graça. É esta força divina que nos dá coragem para lutar contra o egoísmo, o erro, a mentira e o pecado. É este Espírito de Deus que todos os dias me aconselha, corrige, fortifica, entusiasma. É Ele que me ajuda a saber discernir o que é mais importante para a minha vida: dar amor, limpar as lágrimas aos nossos irmãos, rir com os que estão alegres. Resumindo: o Espírito Santo inspira os meus pensamentos, purifica o meu coração, fortalece a minha vontade e envia-me a pregar Cristo sem vergonha, mas com entusiasmo e alegria.
Que o Espírito Santo inspire sempre o que devo pensar, o que devo dizer, como devo dizer, o que devo calar, o que devo fazer para a glória de Deus e para a minha santificação.

20-04-2018

AFViseu- Lamego campeão, Penalva vai à Taça de Portugal

Disputou-se a derradeira ronda da Divisão de honra da AF Viseu, com o campeão Lamego a vencer em casa o Satão por quatro bolas a duas, já o Penalva do Castelo venceu em casa a turma do Castro Daire por três bolas a uma.

Na luta pela manutenção, o Carregal do Sal venceu em casa, o Resende, por quatro bolas a duas e deste modo, o Roriz empatou frente ao Lamelas a uma bola, foi infeliz e acabou por ser despromovido.

SC Lamego- Sátão 4-2
Molelos – D.Mangualde -2-0
Vouzelenses 1-2 Sampedrense -1-2
Lamelas 1-1 GDC Roriz 1-1
Penalva do Castelo 3-1 Castro Daire 3-1
M. da Beira 1-1 Nespereira FC -1-1
Paivense 3-2 Silgueiros -3-2
C. Sal 2-1 GD Resende-2-1

CLASSIFICAÇÃO

1 SC Lamego 66
2 P. Castelo 55
3 Sampedrense 54
4 Castro Daire 52
5 Sátão 47
6 Lamelas 47
7 M. da Beira 45
8 Nespereira FC 44
9 Paivense 43
10 GD Resende 41
11 Silgueiros 36
12 C. do Sal 36
13 GDC Roriz 31
14 Molelos 29
15 Vouzelenses 16
16 Mangualde 11

GNR–Atividade operacional

A Guarda Nacional Republicana, para além da sua atividade operacional diária, levou a efeito um conjunto de operações, em todo o território nacional, entre as 20h00 de sábado e as 08h00 de domingo, que visaram a prevenção e combate à criminalidade violenta, fiscalização rodoviária, entre outras, registando-se os seguintes dados operacionais:

 

  1. Detenções: 68 detidos em flagrante delito, destacando-se:
    • 41 por condução sob o efeito do álcool;
    • Nove condução sem habilitação legal;
  • Três por tráfico de estupefacientes;
  • Um por posse ilegal de arma.

 

  1. Apreensões:
  • 74 doses de haxixe;
  • Um arma de fogo;
  • Uma pistola de alarme;
  • Uma viatura.

 

  1. Trânsito:

Fiscalização: 540 infrações detetadas, destacando-se:

    • 102 por condução com Taxa de Álcool no Sangue superior ao permitido por lei;
    • 91 por excesso de velocidade;
    • 30 por falta de inspeção periódica obrigatória;
    • 16 por fata ou incorreta utilização do cinto de segurança e/ou sistema de retenção para crianças;
    • 13 por uso indevido do telemóvel no exercício da condução;
    • 10 por falta de seguro de responsabilidade civil obrigatório;
    • Oito anomalias nos sistemas de iluminação e sinalização;
  • Seis por infrações relacionadas com tacógrafos.

 

Sinistralidade: 90 acidentes registados, destacando-se:

  • Um morto;
  • 31 feridos leves.

João Félix e João Tralhão dois campeões da região

João Félix e João Tralhão ambos no SL Benfica, jogador e treinador, com raízes desta região e foram campeões nacionais de juniores pelo Benfica.

De registar que nos diversos escalões são muito os exemplos de sucesso que tem raízes nesta região.

foto:SLB

Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com

Ao continuar a utilizar o site, você concorda com a utilização de cookies. Mais Informação

As definições de cookies neste site são definidas como "permitir cookies" para lhe dar a melhor experiência de navegação possível. Se você continuar a usar este site sem alterar suas configurações de cookies ou clicar em "Aceitar" abaixo, em seguida, você concorda com isso.

Fechar