Templates by BIGtheme NET
Home » Distrito de Viseu

Distrito de Viseu

Exposição de Pintura de homenagem a António Fernando Correia Borges em Mangualde

A Exposição de Pintura de homenagem a António Fernando Correia Borges, de pseudóni mo “Bianco”,  vai estar patente na Biblioteca Municipal Dr. Alexandre Alves, de Mangualde de  4 de março a 18 de abril.

A mostra, de entrada livre, é um tributo prestado por Ilda Borges, viúva de “Bianco”, e Anthony Borges, seu filho. A iniciativa nasce da necessidade que os dois têm de perpetuar a memória de António Borges e revelarem algumas das obras que o autor realizou, mas que nunca chegou a divulgar publicamente. O respeito e a admiração por Bianco são o mote desta iniciativa, assim como o carinho pela cidade de Mangualde, onde viveu com a avó paterna desde criança. A exposição demonstra perfeitamente o gosto e apetência que Bianco tinha pela pintura primordialmente abstrata, sem esboço prévio, como se saísse diretamente da sua alma revelando assim as suas qualidades.

António Fernando Correia Borges, nasceu a 7 de março de 1956 em Cabinda, Angola onde viveu uma infância feliz juntos dos seus pais e irmãos, mas foi ainda em criança, nos anos 60, que veio morar para Mangualde, junto da sua avó paterna. Foi nas Escolas Primária e Secundária de Mangualde que adquiriu um capital de conhecimentos que o iria preparar para o futuro risonho que já era esperado. Concluiu com aproveitamento o antigo 7º ano de liceu no colégio de S. José e Stª Maria, onde era conhecido por “Branquinho”. Este nome viria, mais tarde, a inspirá-lo para passar a assinar as suas obras de pintura, incluindo as que são objeto da presente exposição, pelo seu pseudónimo “Bianco”.

A sua infância moldou o seu carácter de forma a transformar-se numa pessoa de sensibilidade rara e educação extrema, fatores que sem dúvida, muito contribuíram para mais tarde despertar nele o forte e vincado gosto pela pintura. A partir de 1975 passou a residir e coabitar, ainda em Mangualde, com a sua família direta que, entretanto, tinha regressado a Portugal, vinda de Angola. Essa estabilidade emocional que derivava do aconchego familiar, despertou nele outra vertente não menos importante: a sua paixão pela música que o tornou um executante de violão muito aceitável.

Conheceu Ilda Fernanda Gomes Marques, natural de Outeiro de Espinho, porém emigrada nos Estados Unidos da América (EUA), com a qual viria a contrair matrimónio a 31 de maio de 1986. Do feliz enlace resultou um filho, Anthony Marques Borges, nascido a 01 de julho de 1991.

Emigrou para os EUA com a sua esposa em julho de 1986, passando a exercer a profissão de Security no Parque Avenue na cidade de Nova York durante 28 anos, reformando-se em 2018.

Depois de várias viagens a Portugal com a sua esposa, com retorno aos EUA, efetuou a sua última viagem para o seu país em outubro de 2018, já bastante debilitado pela doença que o afetou, vindo a falecer na cidade de Mangualde no dia 12 de novembro de 2018.

 

Diocese de Viseu forma Animadores Dominicais

Cada vez mais os padres são menos e as paróquias vão ficando com menos celebrações e aos poucos as celebrações da palavra vão ganhando espaço, nas localidades onde existe um pároco para 5 a 6 paróquias, casos das unidades Pastorais de Aguiar da Beira e Fornos de Algodres.

Assim a  Diocese de Viseu, está a dar formação para todos aqueles homens e mulheres que querem ser animadores dominicais sem ter a presença do padre e a celebração é realizada. para já estão a ser formados 17  animadores dominicais.

As paróquias vão certamente ficar mais bem servidas, com esta solução.

foto:DV

 

Aldeias Históricas de Portugal promovem destino turístico sustentável na FITUR

De 22 a 26 de janeiro, a Rede das Aldeias Históricas de Portugal marca presença na Feira Internacional de Turismo (FITUR), em Madrid. O objetivo é apresentar a mercados, profissionais e público geral “um destino que são 12”, com certificado BIOSPHERE DESTINATION, que se destaca pela comunhão com a natureza e contacto com a cultura e costumes locais.
Entre castelos e lendas, sabores e tradições únicas, natureza em estado puro e paisagens a perder de vista, as Aldeias Históricas de Portugal são “um destino que são 12” sem igual em todo o mundo. Um território ímpar, que promove experiências únicas e adequadas a famílias ou aventureiros, amantes de História, gastronomia e enoturismo, ou viajantes em busca de tranquilidade, que a Rede vai promover à 40.ª edição da Feira Internacional de Turismo (FITUR), que decorre de 22 a 26 de janeiro em Madrid.

A cerca de 100 km de Salamanca, 200 km de Cáceres e 300 km de Madrid, as Aldeias Históricas de Portugal são um destino muito apelativo para o mercado espanhol – um dos motivos para a presença da Rede na FITUR. Mas tratando-se de uma das maiores feiras internacionais de turismo, espera-se a participação de mais de 10 mil empresas de 165 países e regiões, 150 mil profissionais e 110 mil visitantes de público geral. Deste modo, a aposta na FITUR, onde a Rede das Aldeias Históricas de Portugal estará presente com stand próprio com cerca de 30m2, no Pavilhão 4, está em linha com a estratégia de internacionalização do destino.

Apresentar um destino turístico sustentável é um dos objetivos. Distinguido com o certificado BIOSPHERE DESTINATION – o primeiro destino em rede, no mundo, e o primeiro a nível nacional a receber esta distinção –, a sustentabilidade, a preservação da natureza e dos costumes das comunidades locais são prioridades da Rede das Aldeias Históricas de Portugal.

Devido a esse compromisso, descobrir as Aldeias Históricas de Portugal a pé ou de bicicleta, numa lógica de locomoção suave, e em plena comunhão com a natureza, é um dos principais atrativos deste destino. E é muito fácil fazê-lo, graças à Grande Rota das Aldeias Históricas de Portugal (GR22), que liga as 12 Aldeias Históricas de Portugal num percurso circular de cerca de 600 km, com sinalética interpretativa, informativa e de orientação recentemente renovada.

De facto, a GR22 tornou-se recentemente a maior rota europeia com selo Leading Quality Trails, atribuído pela European Ramblers Association (Associação Europeia de Caminhada).

A GR22 é também um convite irresistível para os aventureiros em duas rodas: homologada e classificada como Grande Travessia a nível nacional, a GR22 dispõe ao longo da sua extensão de uma rede de Centros BTT e Bikotels que garantem serviços de apoio exigidos pelos amantes de bicicletas.

O imenso território das Aldeias Históricas de Portugal envolve, ainda, 15 percursos de pequena rota (PRs), homologados e associados às 12 aldeias.

A Rede das Aldeias Históricas de Portugal vai também apresentar, na FITUR, eventos como o “Ciclo 12 em Rede – Aldeias em Festa 2020”, que todos os anos leva animação e cultura às 12 Aldeias Históricas de Portugal, assim como a nova edição “The Castles Quest”, um desafio em duas rodas que leva os amantes de “bikepacking” à conquista das Aldeias Históricas de Portugal, que este ano acontece de 23 de setembro a 3 de outubro, com início na Aldeia Histórica de Castelo Novo.

Assinado protocolo de transferência de competências para os Órgãos da Escola em Mangualde

Recentemente, foi assinado o protocolo entre a Câmara Municipal de Mangualde e o Agrupamento de Escolas de Mangualde, no âmbito da transferência de competências para os Órgãos Municipais, no domínio da Educação, neste âmbito o Agrupamento de Escolas.

Foi assinado pelo Presidente da Câmara Municipal de Mangualde, Elísio Oliveira, e pelo Diretor do Agrupamento de Escolas de Mangualde, Agnelo Figueiredo.
O referido protocolo foi assinado após a respetiva aprovação em reunião de Câmara, realizada na manhã desse mesmo dia.

Artigo de Opinião:Mercado livre energético: Redução do IVA na eletricidade e gás natural

O que é a redução do IVA na luz e gás?

Recentemente o Estado aprovou a redução do IVA na eletricidade, pelo que, a partir de julho, o IVA aplicado à factura passa de 23% para os 6%. Objetivo desta medida, segundo consta, é incrementar uma maior poupança na conta da energia. Embora consista numa redução do IVA, e naturalmente, uma descida com importâncias a pagar, sabe exatamente onde a redução deste imposto vai ser aplicado?

A descida do IVA está disponivel para não para todos. O clientes que irão beneficiar da passagem do IVA de 23% para 6% são todos aquele com potências contratadas até 3,45 kwh no caso da eletricidade, e no caso do gás natural o desconto é aplicado para o escalão de consumo 1.

 

Qual será a poupança com a redução do IVA na luz?

Em média, e com base nos valores praticados por uma comercializadora elétrica de referência, a poupança não vai além dos 0,40 cêntimos por mês.

Para que a medida abrangesse mais clientes, a alteração de potência contratada, mais concretamente à sua redução para que se situem dentro dos “requisitos” para poderem beneficiar da redução do imposto. No entanto, terá de ser levado em conta, que uma redução da potência contratada, poderá levar a constantes disparos do quadro elétrico e a não conseguir utilizar vários eletrodomésticos em simultâneo. É aconselhado informar-se, junto da sua empresa de energia elétrica, contactanto por telefone ou pelo seu serviço dados móveis e internet, ou de um técnico especializado, se deve ou não baixar a potência contratada tendo em conta os hábitos de consumo.

No caso no gás natural, a atribuição dos escalões de consumo é efetuada pela distribuidora de gás da zona, e neste caso está relacionada com os consumos do ano anterior.

A redução do IVA nas regiões da MADEIRA e AÇORES

O IVA na conta da eletricidade também foi alterado nas ilhas: na ilha da Madeira desceu para 5%, enquanto que, no arquipélago dos Açores desceu para 4%.

 

Para outras informações relacionadas com a redução do iva e outros, aceda á seguinte página: https://selectra.pt/energia/noticias/reducao-iva

foto:DR

 

 

 

FPF- Covilhã recebe Final da Taça da Liga de Futebol Feminino

O Estádio Municipal José Santos Pinto, na Covilhã, foi o palco escolhido para a realização da  primeira final da Taça da Liga de Futebol Feminino, a ter lugar no dia 21 de março, sábado.

SC Braga , o SL Benfica, o Sporting CP e o Clube Futebol Benfica estão a disputar o lugar na final , recorde-se que a fase regular ainda está a decorrer.

Vai ser um dia de grande festa para o futebol feminino e para a cidade da Covilhã, assim Manuel Candeias, presidente da Associação de Futebol de Castelo Branco, referiu que “a escolha da cidade da Covilhã para receber a edição inaugural da Taça da Liga feminina constitui “uma honra grande para a associação” e é “o reconhecimento da dedicação” do organismo à promoção e dinamização do futebol feminino na região da Beira Baixa.

“Já recebemos jogos internacionais de seleções e torneios de âmbito nacional e regional, mas esta é uma final que ficará para a história do futebol feminino, logo é especial para nós. Como vai juntar clubes femininos de primeiro nível e atletas de alta competição conhecidas, vai certamente mobilizar as gentes locais. Acredito que também nos ajudará a dinamizar ainda mais o futebol feminino a nível local”, afirmou o responsável da associação, em declarações a fpf.pt.

Já José Mendes, presidente do Sporting da Covilhã, aplaudiu a escolha do Estádio Municipal Santos Pinto que, no seu entender, “tem todas as condições para proporcionar um grande espetáculo às equipas de futebol feminino que chegarem à final”.

“É um recinto que, apesar de antigo, sofreu obras de remodelação importantes. Está mais do que preparado para receber equipas de topo e muitos adeptos. Esperamos ver uma boa moldura humana nas nossas bancadas, no dia 21 de março”, explicou, garantindo que “o Sporting da Covilhã e a cidade vão viver com grande entusiasmo esta final feminina”.

Fonte:FPF

Fornos de Algodres recebe XV ACAREG da Região de Viseu

Vai decorrer na localidade de Fornos de Algodres , mais concretamente no Seminário de S.José, a décima quinta edição do ACAREG da Região de Viseu, de 27 de julho a 1 de agosto.

Vão ser várias centenas de jovens escuteiros de toda região de Viseu que vão participar neste evento que vai ter como tema de fundo “Escuta o Apelo da Selva”.

Brevemente daremos mais informações sobre este encontro.

 

GNR-Celorico da Beira e São Pedro do Sul – Três detidos por caça ilegal

O Comando Territorial da Guarda e de Viseu , através dos Núcleos de Proteção Ambiental da Guarda e de Viseu, nos dias 18 e 19 de janeiro, deteve três homens, com idades compreendidas entre os 26 e os 60 anos, por caça ilegal, no concelho de Celorico da Beira e São Pedro do Sul.

No decorrer de uma fiscalização ao exercício da caça em Celorico da Beira, no dia 19 de janeiro, os militares detetaram um homem a caçar, não cumprindo a proibição de exercer a atividade nas faixas de proteção dos aglomerados populacionais, bem como a faixa de proteção de campo de jogos, tendo sido detido de imediato.

No decorrer da fiscalização, foi ainda apreendido o seguinte material:

·         109 cartuchos carregados com chumbo;

·         36 cartuchos vazios;

·         Duas Caçadeiras;

·         Duas bolsas de transporte;

·         Um saco transporte cartuchos;

·         Um cadeado de gatilho.

Ainda na sequência de uma fiscalização do ato venatório em São Pedro do Sul, o Núcleo de Proteção Ambiental de Viseu deteve em flagrante delito dois homens a caçar fora da jornada, ou seja, durante o período noturno, e através de processos e meios proibidos, nomeadamente, fazendo uso de veículo e munições proibidas – zagalotes.

Na sequência da ação foram apreendidos seis cartuchos, uma caçadeira, uma lanterna tática e um veículo.

Os três detidos foram constituídos arguidos, e os factos remetidos ao Tribunais Judiciais de Celorico da Beira e de São Pedro do Sul.

Atividade operacional

O Comando Territorial da Guarda para além da sua atividade operacional diária, levou a efeito um conjunto de operações, no distrito da Guarda, na semana de 13 a 19 de janeiro, que visaram a prevenção e o combate à criminalidade violenta, fiscalização rodoviária, entre outras, registando-se os seguintes dados operacionais:

1.    Detenções: 14 detidos em flagrante delito, destacando-se:

·         Cinco por condução sob efeito do álcool;

·         Um por condução sem habilitação legal;

·         Um por  violência doméstica;

·         Um por tráfico de estupefacientes.

2.    Apreensões:

·         Duas armas de caça;

·         109 munições.

 

3.    Trânsito

Fiscalização: 309 infrações detetadas, destacando-se:

·         79 por excesso de velocidade;

·         34 relacionadas com anomalias nos sistemas de iluminação e sinalização;

·         22 por condução com taxa de álcool no sangue superior ao permitido por lei;

·         Dez por falta ou incorreta utilização do cinto de segurança e/ou sistema de retenção para crianças;

·         Oito por falta de inspeção periódica;

·         Seis por falta de seguro de responsabilidade civil obrigatório;

·         Cinco relacionadas com pneus.

Sinistralidade: 25 acidentes registados, resultando:

·        Um ferido grave;

·        Seis feridos leves.

 

4.    Fiscalização Geral: 30 autos de contraordenação:

·         25 no âmbito da legislação da proteção da natureza e do ambiente;

·         Cinco no âmbito da legislação policial.

Resultados -AF Viseu Campeonato Distrital 1ª Divisão Zona Sul 14ªjornada

Zona Sul

 

Canas Senhorim –Santar- 0-0

Vila Chã de Sá – Nandufe-3-5

Sl Nelas – Vale de Madeiros-6-0

Roriz- Os Ciências -1-1

Moimenta Dão FC-Cabanas Viriato -2-1

Viseu e Benfica – Santacombadense-3-0

Campia- Besteiros FC-1-0

 

1º- Sl Nelas- 34

2ºMoimenta Dão- 29

3º-Viseu e Benfica-27

4º-Campia-26

5ºVila Chã de Sá-25

6º-Roriz-23

7ºCabanas de Viriato-23

8ºNandufe-20

9º-Santar-17

10ºSantacombadense-15

11ºOs Ciências-15

12º-Besteiros FC-8

13ºCanas Senhorim-7

14ºVale de Madeiros-1

 

AF Viseu Campeonato Distrital 1ª Divisão Zona Norte – 14ª Jornada

 

CD Santacruzense – Tarouquense-2-4

SC Lamego – Boassas-2-0

GDCP Oliv. Douro – Vilamaiorense-2-2

Sampedrense -Os Ceireiros-2-0

Parada –Sezurense-0-0

AC Travanca – Nave/ Alvite-1-1

 

1º- SC Lamego-37

2º-Vouzelenses- 31

3º-Sampedrense-25

4º-Tarouquense-23

5º-Nave/ Alvite-21

6ºParada-18

7º-AC Travanca-18

8º-GDCP Oliv. do Douro-14

9º-Os Ceireiros-13

10º-Boassas-11

11º-Sezurense-10

12º-CD Santacruzense-7

13ºVilamaiorense-5

 

 

 

 

 

Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com

Ao continuar a utilizar o site, você concorda com a utilização de cookies. Mais Informação

As definições de cookies neste site são definidas como "permitir cookies" para lhe dar a melhor experiência de navegação possível. Se você continuar a usar este site sem alterar suas configurações de cookies ou clicar em "Aceitar" abaixo, em seguida, você concorda com isso.

Fechar