Templates by BIGtheme NET
Home » Distrito de Viseu

Distrito de Viseu

Rancho Folclórico “Os Azuraras” passam a sócio efetivo da Federação do Folclore Português

A Direção da Federação do Folclore Português, sob proposta do Conselho Técnico Regional da Beira Alta – Viseu Dão Lafões, na sua reunião de 19 de junho de 2018, aprovou por unanimidade a passagem do Rancho Folclórico “Os Azuraras” de Quintela, de Sócio Aderente para Sócio Efetivo

Desta forma, no sábado, dia 29 de setembro, pelas 18h, no Centro Social de Quintela de Azurara, terá lugar a Cerimónia da Assinatura do Compromisso de Honra e Entrega do Diploma de Sócio Efetivo da Federação do Folclore Português, onde estarão presentes o Presidente da Direção da Federação Portuguesa de Folclore, a Diretora da Zona Beiras, a Presidente da Assembleia Municipal de Mangualde, o Presidente da Câmara Municipal de Mangualde e o Presidente da Junta de Freguesia de Quintela de Azurara.

Segue-se um jantar de comemoração da passagem do grupo para Sócio Efetivo da FFP bem como do seu 37º aniversário.

Mangualde assina protocolo “Saúde Oral Para Todos”

“Saúde Oral Para Todos” foi o mote da cerimónia que decorreu na manhã, desta terça-feira, 18 de setembro, na Sala Luís Freitas Branco do Centro Cultural de Belém, em Lisboa, e que contou com a assinatura de protocolos de colaboração entre 65 municípios, entre eles o Município de Mangualde, e as cinco Administrações Regionais de Saúde (ARS), no âmbito do alargamento do projeto dos médicos dentistas nos cuidados de saúde primários, para as famílias com maior vulnerabilidade social e financeira. O Ministro da Saúde, Adalberto Campos Fernandes, e o Secretário de Estado Adjunto e da Saúde, Fernando Araújo, estiveram presentes nesta cerimónia, assim como o Presidente da Câmara Municipal de Mangualde, João Azevedo, em representação do Município.

ESTA MEDIDA “POSSIBILITA QUE AS PESSOAS MAIS DESFAVORECIDAS TENHAM, ALGUMAS DELAS PELA PRIMEIRA VEZ, CUIDADOS DE SAÚDE ORAL” (…)

João Azevedo sublinhou a importância desta medida, porque “possibilita que as pessoas mais desfavorecidas tenham, algumas delas pela primeira vez, cuidados de saúde oral. Essas famílias mais vulneráveis têm agora a possibilidade de recorrer a estes serviços dentários, que de outra forma não conseguiriam aceder”. Outro aspeto a sublinhar para o autarca é o facto dos “municípios se unirem para alcançar objetivos globais mais fortes, juntos temos uma expressão mais nacional e com isso conseguimos melhorar a qualidade de vida dos cidadãos com maior vulnerabilidade. Esta sinergia natural entre o Governo e a Administração Local é essencial para o bem-estar da população, para melhorar os cuidados de proximidade”.

Por:Mun.Mangualde

 

Atividade operacional diária da GNR

A Guarda Nacional Republicana, para além da sua atividade operacional diária, levou a efeito um conjunto de operações, em todo o território nacional, no fim de semana de 15 e 16 de setembro, que visaram a prevenção e combate à criminalidade violenta, fiscalização rodoviária, entre outras, registando-se os seguintes dados operacionais:

  1. Detenções: 137 detidos em flagrante delito, destacando-se:
  • 79 por condução sob o efeito do álcool;
  • 16 por condução sem habilitação legal;
  • 13 por tráfico de estupefacientes;
  • Quatro por posse de arma proibida;
  • Três por furtos;
  • Um por posse ilegal de arma;
  • Um por ofensas à integridade física;
  • Um por violência doméstica;
  • Um por homicídio.

 

  1. Apreensões:
  • 223 doses de haxixe;
  • 71 doses de heroína;
  • 40 doses de anfetaminas;
  • 30 doses de liamba;
  • 11 armas de fogo;
  • Cinco armas brancas;
  • 26 munições diversos calibres;
  • Uma viatura;
  • 303 artigos contrafeitos;
  • 3 740 euros em numerário.

 

  1. Trânsito:

Fiscalização: 1 862 infrações detetadas, destacando-se:

  • 1 049 excessos de velocidade;
  • 193 por condução com taxa de álcool no sangue superior ao permitido por lei;
  • 104 por falta de inspeção periódica obrigatória;
  • 74 por falta ou incorreta utilização do cinto de segurança e/ou sistema de retenção para crianças;
  • 56 relacionadas com anomalias nos sistemas de iluminação e sinalização;
  • 43 por uso indevido do telemóvel no exercício da condução;
  • 36 por falta de seguro de responsabilidade civil;
  • 21 relacionadas com tacógrafos.

FPF- Jun. Femininos- Seia FC , SL Nelas e L.Vildemoinhos foram a sorteio

Teve lugar, na Cidade do Futebol, o sorteio da primeira fase do Campeonato Nacional de Juniores Feminino Futebol 9, onde Seia FC , SL Nelas e L.Vildemoinhos estão presentes.

Aqui fica o resultado do sorteio:

SÉRIE D
1. SL Nelas
2. AD Souselas
3. GD “Os Vidreiros”
4. ACR Maceirinha
5. ADCR Pereira
6. UR Cadima
7. Lusitano FC Vildemoinhos
8. Seia FC
9. AR Meirinhas

Tabela
1.ª jornada (13. 10. 2018): 1-3; 8-5; 6-7; 4-9
2.ª jornada (20. 10. 2018): 5-1; 7-8; 9-6; 2-4
3.ª jornada (27. 10. 2018): 3-5; 1-7; 8-9; 6-2
4.ª jornada (03. 11. 2018): 7-3; 9-1; 2-8; 4-6
5.ª jornada (10. 11. 2018): 5-7; 3-9; 1-2; 8-4
6.ª jornada (17. 11. 2018): 9-5; 2-3; 4-1; 6-8
7.ª jornada (24. 11. 2018): 7-9; 5-2; 3-4; 1-6
8.ª jornada (01. 12. 2018): 2-7; 4-5; 6-3; 8-1
9.ª jornada (0. 12. 2018): 9-2; 7-4; 5-6; 3-3

XV Off Road Bridgestone ACP – Caminhos de Santiago

O Clube Escape Livre inicia, no fim-de-semana de 4 a 8 de Outubro, mais uma grande viagem fora de estrada, entre Trancoso e Santigo de Compostela. O XV Off Road Bridgestone ACP – Caminhos de Santiago conduz uma caravana de 50 viaturas e cerca de 120 pessoas por um dos mais emblemáticos e mais ambicionados percursos do clube da Guarda, aproveitando o melhor da história, paisagem e gastronomia.

Para o Escape Livre, esta é mais uma aposta ganha. O XV Off Road Bridgestone ACP Caminhos de Santiago voltou a esgotar rapidamente, atraindo aventureiros literalmente de norte a sul do país: Braga, Caldas da Rainha, Viseu, Guarda, Figueira da Foz, Leiria, Vila Nova de Gaia, Guimarães, Porto, Coimbra, Tavira, Moimenta da Beira e Albufeira são apenas algumas da cidades dos participantes que no dia 4 se dirigem a Trancoso, no distrito da Guarda, local de partida.

Da terra das sardinhas doces até à catedral de Santiago de Compostela, passando pelas paisagens nortenhas e visitando a imensa arquitetura histórica, civil e religiosa, conhecendo as tradições e os sabores gastronómicos ao longo de 500 quilómetros e descansando nas melhores unidades hoteleiras, este evento conduz, pela terceira vez, e após as edições de 2011 e 2012, os sócios de ambos os clubes.

Percorrendo o Caminho Português de Santiago de Compostela, o evento tem entre os pontos de visita alguns marcos importantes da fé do povo ibérico, pontos de passagem secular dos peregrinos, como são os centros históricos de Trancoso e Sernancelhe, o santuário de Nossa Senhora da Lapa, o mosteiro de S. João de Tarouca, a ponte e torre medieval de Ucanha, a aldeia típica de Agra, os santuários de S. Bento da Porta Aberta e de Nossa Senhora da Abadia, o mosteiro de Tibães, e o Mosteiro de Oia, entre muitos outros, antes da chegada à catedral de Santiago de Compostela, onde será realizada a cerimónia do Botafumeiro, com o grande incensário da catedral.

De destacar a presença de D. Manuel Felício, bispo da Guarda, que uma vez mais acompanha a fase final deste passeio, celebrando, na catedral de Santiago, a Missa do Peregrino para todos os participantes.

Homenagem às vítimas do acidente ferroviário de Alcafache

Teve lugar mais uma vez a homenagem às vítimas do acidente ferroviário Alcafache, foi uma organização da COMAFA – Comissão Organizadora Movimento Acidente Ferroviário de Alcafache com o apoio da Câmara Municipal de Mangualde e Junta de Freguesia de Espinho.

A cerimónia decorreu na manhã deste domingo, 16 de Setembro na EN 234 Mangualde-Nelas ao Km 94,850 – local do acidente ferroviário.

Marcaram presença, diversas individualidades, onde o autarca de Espinho agradeceu a presença de todos , onde usaram da palavra, José Sá (Comafa), Carlos Ramos(sobrevivente), Paulo Pisco(Deputado eleito pelo circulo eleitoral da Europa), Elísio Oliveira (Vice-Presidente CMM) e os Bombeiros de Mangualde.

Seguiu-se a eucaristia presidida pelo Arcipreste Nuno Azevedo.

Penalva do Castelo e Mêda derrotados na 5ªjornada

Esta foi uma tarde difícil para Penalva e Mêda, uma vez que tinham pela frente adversários fortes, assim o Gondomar venceu por quatro bolas sem resposta, o Penalva e a Mêda recebeu o Amarante mais também saiu derrotada, por 3-0.

Desta forma, aqui ficam os resultados:

Pedras Rubras-Sp.Espinho-1-0

Àgueda- Leça-2-0

Gondomar- P.Castelo-0-4

Gafanha- Cesarense-2-1

Mêda- Amarante- 0-3

Coimbrões-Lus.Lourosa-2-1

Lus.Vildemoinhos- Maritimo B-3-2

Sanjoanense- Cinfães- 1-0

U.Madeira- Paredes-1-0

Lideram Gondomar e Sanjoanense–13pts

 

Peregrinação das Misericórdias em Fátima

Fátima acolheu este sábado, a  Peregrinação Nacional das Misericórdias, onde no Recinto de Oração, em direção à Basílica da Santíssima Trindade.

  Ali foi celebrada Missa, presidida por D. José Traquina, bispo de Santarém e presidente da Comissão Episcopal da Pastoral Social e Mobilidade Humana.

Por:SF

“Prove Viseu Dão Lafões 2018 – Mangualde” em outubro

Decorrerá no Largo Dr. Couto, em Mangualde, entre 4 e 6 de outubro, a terceira edição do “Prove Viseu Dão Lafões”, um evento enogastronómico dedicado aos vinhos e à gastronomia da região. “Prove Viseu Dão Lafões é o lema e o convite que fazemos a todos os presentes e a todo o país. Venham descobrir a nossa gastronomia, os nossos vinhos, a nossa paisagem, cultura e tradições”, sugere João Azevedo, Presidente do Município de Mangualde.

Desta iniciativa destacam-se cinco ações:

  • Mercado Gourmet: Exposição de vinhos, produtos tradicionais, produtos gastronómicos, produtos gourmet e delicatéssen para prova ou aquisição;
  • Sessões de cozinha ao vivo: Mediáticos chefes de cozinha preparam um receituário inovador com produtos da região;
  • Restaurante Show: Alguns dos melhores restaurantes da região oferecem a oportunidade de explorar os produtos e pratos regionais, disponibilizando pratos para degustação, dos 3 aos 10 euros;
  • Workshop temáticos sobre gastronomia e serviço de vinhos: Ações dirigidas a profissionais da hotelaria, restauração e turismo;
  • Wine Bars: Espaços que possibilitam a degustação dos melhores vinhos do Dão a copo.

O programa incluirá, ainda, música ao vivo e toda a programação estará brevemente disponível em http://www.proveviseudaolafoes.com. Contudo, o renomado Chef Chakall é já uma das presenças confirmadas, tal como a Chef Marlene Vieira

O “Prove Viseu Dão Lafões 2018 – Mangualde” dirige-se a apreciadores de vinhos e gastronomia, turistas, profissionais do setor ou simples curiosos, sendo a entrada livre. A iniciativa, organizada pela Comunidade Intermunicipal Viseu Dão Lafões, conta com o apoio do Município de Mangualde, do Turismo Centro de Portugal e da Comissão Vitivinícola Regional do Dão. O projeto é co-financiado pelo programa operacional “Centro 2020” e foi apresentado esta sexta-feira em conferência de imprensa.

É um convite à redescoberta dos produtos de Dão Lafões, sendo ainda pretexto para uma viagem por esta zona do país e uma oportunidade para se ficar a conhecer melhor a cultura, o património, a paisagem e a crescente oferta turística dos 14 concelhos da região.

Por:Mun.Mangualde

Atividade operacional diária da GNR

A Guarda Nacional Republicana na última semana, de 31 de agosto a 6 de setembro, para além da sua atividade operacional diária, levou a efeito um conjunto de operações em todo o território nacional, que visaram a prevenção e combate à criminalidade violenta, fiscalização rodoviária, entre outras, registando-se os seguintes resultados operacionais:

  1. Detenções: 363 detidos em flagrante delito, destacando-se:
  • 159 por condução sob o efeito do álcool;
  • 72 por condução sem habilitação legal;
  • 39 por tráfico de estupefacientes;
  • Oito por furto;
  • Oito por violência doméstica;
  • Seis por ofensas à integridade física;
  • Cinco por posse ilegal de arma e/ou arma proibida;
  • Dois por roubos;
  • Um por ameaças e coação;
  • Um por falsificação de documentos;
  • Um por falsificação de moeda.
  1. Apreensões:
  • 10 425 doses de heroína;
  • 1 606 doses de haxixe;
  • 150 doses de óleo de cannabis;
  • 44 pés/plantas de cannabis;
  • 37 doses de liamba;
  • 26 doses de cocaína;
  • 10 doses de anfetaminas;
  • Nove armas de fogo;
  • Oito armas brancas;
  • 147 munições de diversos calibres;
  • 26 veículos;
  • 693 quilos de pescado;
  • 4 322 quilos de bivalves;
  • 465 euros em numerário.
  1. Trânsito: 8 710 infrações detetadas, destacando-se:
  • 2 877 excessos de velocidade;
  • 435 por falta de inspeção periódica obrigatória;
  • 420 relacionadas com anomalias nos sistemas de iluminação e sinalização;
  • 392 por condução com taxa de álcool no sangue superior ao permitido por lei;
  • 377 por uso indevido do telemóvel no exercício da condução;
  • 344 por falta ou incorreta utilização do cinto de segurança e/ou sistema de retenção para crianças;
  • 280 relacionadas com tacógrafos;
  • 142 por falta de seguro de responsabilidade civil obrigatório.

Por:GNR

Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com

Ao continuar a utilizar o site, você concorda com a utilização de cookies. Mais Informação

As definições de cookies neste site são definidas como "permitir cookies" para lhe dar a melhor experiência de navegação possível. Se você continuar a usar este site sem alterar suas configurações de cookies ou clicar em "Aceitar" abaixo, em seguida, você concorda com isso.

Fechar