Templates by BIGtheme NET
Home » Distrito de Viseu

Distrito de Viseu

Curso de Culinária/Cake Design em Mangualde

Terminou na passada quarta-feira, dia 11 de julho, o curso de Culinária/Cake Design, uma iniciativa que resultou de uma parceria entre o Município de Mangualde, o CEARTE – Centro de Formação Profissional de Artesanato e o Agrupamento de Escolas de Mangualde. Maria José Coelho, Vereadora do Município de Mangualde, esteve presente na sessão de encerramento, onde agradeceu a colaboração do CEARTE, ao continuar a apostar em ações de formação no concelho de Mangualde, e do Agrupamento de Escolas de Mangualde, ao ceder as instalações para a realização da formação.

 O curso, com a duração de 50 horas, decorreu em horário pós-laboral (19h-23h) e teve como destinatários desempregados e empregados com interesse nesta área.  Decorreu na cozinha da Escola Ana de Castro Osório, em Mangualde, e foi ministrado pelo Chefe Paulo Jesus. As formandas mostraram-se muito satisfeitas com os conhecimentos que adquiriram ao longo da formação.

Candeias titular no triunfo na Liga Europa

O jovem fornense Candeias vai brilhando no futebol escocês, assim foi titular na estreia de jogos oficiais do seu técnico Gerrard, uma figura ímpar do futebol mundial.

Na primeira mão, o Rangers FC venceu 2-0, diante dos macedónios do Shkupi, em Glasgow, na primeira mão da 1.ª pré-eliminatória da Liga Europa.

Assim o fornense esteve em campo 56´.

CP-Penalva e Mêda conhecem sorteio na segunda -feira

Agora é oficial depois de algumas tabelas que foram aparecendo, hoje a FPF divulgou as series compostas para o sorteio do Campeonato de Portugal.

Assim as equipas de Penalva do Castelo e da Mêda vão encontrar um leque de equipas mais a norte e duas deslocações à Madeira.

Desta forma, o sorteio do respetivo campeonato vai ter lugar esta segunda-feira, 16 de julho, às 15 horas, na Cidade do Futebol.

 

Série B

Amarante FC
FC Pedras Rubras
União Madeira
Marítimo B
UC Paredes
Leça FC
Gondomar SC
SC Coimbrões
CD Cinfães
SPG C Espinho
Lusitânia FC
S C Mêda
FC Cesarense
AD Sanjoanense
Penalva Castelo
Lus. Vildemoinhos
GD Gafanha
RC Águeda

Neste novo formato, os dois primeiros de cada serie seguem para o play off de apuramento à subida à 2ªliga

Os cinco clubes classificados nos cinco últimos lugares de cada uma das séries descem automaticamente aos Campeonatos Distritais.

O Campeonato de Portugal começa a 12 de agosto. A fase regular termina a 12 de maio e os play-off jogam-se entre 25 de maio e 23 de junho.

Carlos Matos reeleito no SC Penalva do Castelo

Decorreu recentemente a assembleia geral do SC Penalva do Castelo, com a reeleição de Carlos Matos que se mantém ao leme do clube de castendo que vai disputar o Campeonato de Portugal nesta temporada 2018/19, que se a presta para iniciar.

Assim nesta reunião magna foram aprovadas as contas da época anterior.

Face a isso, o novo plantel começa a ganhar forma e já foram alguns os jogadores a renovar, assim como o treinador Prof. Filipe Amaral e restante equipa técnica António Trindade (Treinador Adjunto), António Rodrigues (Treinador G.Redes), António Almeida (Treinador Adjunto), Orlando Pinto (Análise de Jogo).

Assim com os trabalho a iniciar, fica a agenda de jogos de preparação  para este período.

15/07 (17:00) Nogueirense – Penalva

18/07 (19:00) Penalva – Ol. Hospital (Porta Fechada)

22/07 (17:00) Mêda – Penalva

25/07 (19:00) Penalva – Nogueirense (Porta Fechada)

28/07 (17:00) Tondela (Sub-19) – Penalva

29/07 (17:00) Penalva – Mêda

05/08 (16:00) Ol.Hospital – Penalva

Por:AP

foto:SCPC

Pedro Machado toma posse a 27 de julho

A cerimónia de tomada de posse dos órgãos sociais da Entidade Regional de Turismo do Centro de Portugal (TCP), para o período 2018-23, vai decorrer no dia 27 de julho, às 11h00, no Hotel Parador Casa da Ínsua, em Penalva do Castelo – e não no dia 13, como estava inicialmente previsto.

A sessão contará com a presença da Secretária de Estado do Turismo, Ana Mendes Godinho.

Recorde-se que a Assembleia Geral Eleitoral, que decorreu no passado dia 6 de julho, elegeu a única lista candidata, liderada por Pedro Machado.

Por:TCP

Tertúlia Espiritual em Mangualde

Uma sala cheia.

Decorreu na noite desta quarta-feira, em Mangualde, mais concretamente numa iniciativa da Papelaria Adrião, uma Tertúlia Espiritual, com uma grande adesão, isto é uma  sala cheia.

Assim foram oradores Arnaldo Costeira e Paulo Costeira, onde pelo meio houve animação musical de Nuno Costeira.

Uma noite interessante para todos os presentes, num local que habitualmente vai havendo eventos de diversas índoles.

Por:AP foto:PA

Avisos e Liturgia do 14ºdomingo tempo comum

De certeza que em muitos momentos da nossa vida já experimentámos o fracasso e a humilhação. É uma experiência que não gostamos, porque desejamos ter sempre êxito e que tudo corra bem. Mas nem sempre é assim. Porém, é no fracasso e na humilhação que somos postos à prova. O texto do evangelho deste domingo narra-nos a visita de Jesus à sua terra, a Nazaré, para pregar. Mas Ele e a sua mensagem não são bem recebidos na sua terra. Todos conheciam Jesus desde pequenino e conheciam a sua família: “Não é Ele o carpinteiro, o Filho de Maria? De onde Lhe vem tudo isto? Que sabedoria é esta que Lhe foi dada e os prodigiosos milagres feitos pelas suas mãos?”. E ficaram perplexos a seu respeito. Jesus ficou admirado com a falta de fé daquela gente. Que humilhação! Jesus foi apanhado de surpresa, porque não esperava isto e nem merecia. Os habitantes de Nazaré deviam estar felizes e orgulhosos por um grande profeta ter saído da sua terra. Mas não foi assim. Não viram nada da grandeza de Jesus, porque estavam cegos com o seu orgulho, inveja e preocupações diárias. É um momento de grande sofrimento na vida de Jesus, a tal ponto de afirmar: “Um profeta só é desprezado na sua terra, entre os seus parentes e em sua casa”. Apesar disto, Jesus não desanimou e continuou a percorrer as aldeias dos arredores, pregando a Boa Nova do Reino de Deus. Se alguém pensa que na vida tudo são aplausos e saúde, será melhor ler de novo o evangelho deste domingo, para não se enganar.

08-07-2018

No episódio da vida de Jesus, narrado no evangelho, cumprem-se as palavras de S. João: “Veio para os seus e os seus não O receberam”. Uma situação idêntica aconteceu ao profeta Ezequiel, como nos narra a primeira leitura. O povo de Israel não dá importância a Ezequiel e é indiferente às suas palavras que transmitem a mensagem de Deus. Mas Deus pede-lhe que continue a profetizar em seu nome, afirmando: “eles e os seus pais ofenderam-me…é a esses filhos de cabeça dura que te envio. Podem escutar-te ou não, porque são uma casa de rebeldes, mas saberão que há um profeta no meio deles”.

Hoje, como enfrentamos situações idênticas à de Ezequiel e de Jesus? A mensagem de Deus que anunciamos, tantas vezes, não é escutada. Em nenhum momento deveremos atirar a toalha ao chão, mas continuar a trabalhar na construção do Reino de Deus não só com as nossas palavras, mas sobretudo com as nossas acções, não pregando as nossas ideias, mas Deus e a sua mensagem de amor.

Na vida, experimentamos momentos de alegria e de felicidade, mas também provas duras, e fracassos. São Paulo também experimentou açoites, prisão, ameaças e perseguições. Hoje, tantas pessoas são humilhadas! Pais são humilhados por filhos ingratos! Trabalhadores humilhados pelos seus patrões! E nas paróquias, tantas humilhações, teimosia e pretensões de superioridade e de protagonismo em pessoas que exercem ministérios e pertencem a movimentos! Mais do que nunca, é nos momentos difíceis que nos devemos abandonar totalmente nas mãos de Deus e continuar a trabalhar para o seu Reino, sem desanimar, confiantes da força e da graça que Ele nos dá. Ezequiel teve a coragem para continuar a sua missão; S. Paulo, perante a sua doença, que nos fala na segunda leitura, continuou a anunciar a Boa Nova da Salvação e Jesus continuou a anunciar o Reino de Deus até ao ponto de dar a sua vida na cruz.

Que o Senhor nos conceda sempre a força para anunciar a Boa Nova de Jesus Cristo aos nossos irmãos, sobretudo àqueles que não conhecem Deus. Se não nos derem atenção, a responsabilidade é deles. Nunca deixemos de ajudar os outros, sem esperar frutos a curto prazo. Perante as dificuldades e os fracassos, saibamos, como canta o salmista, ter os olhos levantados para o Senhor, até que se compadeça de nós.

GNR em trabalho no fim de semana

A Guarda Nacional Republicana, para além da sua atividade operacional diária, levou a efeito um conjunto de operações, em todo o território nacional, entre as 20h00 de sábado e as 08h00 de hoje, domingo, que visaram a prevenção e combate à criminalidade violenta, fiscalização rodoviária, entre outras, registando-se os seguintes dados operacionais:

 

  1. Detenções: 46 detidos em flagrante delito, destacando-se:
  • 33 por condução sob o efeito do álcool;
  • Quatro por condução sem habilitação legal;
  • Três por tráfico de estupefacientes;
  • Um por posse de arma proibida.

 

  1. Apreensões:
  • 63 doses de haxixe;
  • 12 doses de heroína;
  • 3 doses de cocaína;
  • 4,9 gramas de liamba;
  • Uma arma branca;
  • Um bastão.

 

  1. Trânsito:

Fiscalização: 468 infrações detetadas, destacando-se:

  • 112 por excesso de velocidade;
  • 63 por condução com Taxa de Álcool no Sangue superior ao permitido por lei;
  • 28 por falta de inspeção periódica obrigatória;
  • 21 por uso indevido do telemóvel no exercício da condução;
  • 21 por infrações relacionadas com tacógrafos;
  • 19 por fata ou incorreta utilização do cinto de segurança e/ou sistema de retenção para crianças;
  • 10 por falta de seguro de responsabilidade civil obrigatório.

 

Sinistralidade: 89 acidentes registados, destacando-se:

  • Um morto;
  • 32 feridos leves.

 

Mangualde celebra Dia dos Avós na Sra do Castelo

Celebra-se, a 26 de julho, o Dia dos Avós. Para assinalar a efeméride, o Município de Mangualde convida todos os seniores e avós do concelho, juntamente com os seus netos, a fazerem parte deste dia de grande animação! O Arraial decorrerá no Monte Nossa Senhora do Castelo, a partir das 11h00.

Este Dia dos Avós terá início com a celebração de eucaristia, pelas 11h00, seguida de uma bela tarde de convívio com troca de merendas e almoço, pelas 12h30. Segue-se animação popular, a partir das 14h00, e o momento do bolo dos avós acontecerá pelas 15h30. As crianças poderão ainda divertir-se nos insufláveis disponíveis neste espaço.

A participação nesta iniciativa é gratuita, mas sujeita a inscrição prévia até 20 de julho, no Serviço de Ação Social da Câmara Municipal de Mangualde ou através dos contactos: 232 619 880, redesocial@cmmangualde.pt ou ssocial@cmmangualde.pt.

Celebrar o Dia dos Avós significa celebrar a experiência de vida, reconhecer o valor da sabedoria adquirida, não apenas nos livros, nem nas escolas, mas no convívio com as pessoas e com a própria natureza. O Dia dos Avós comemora-se a 26 de julho, por ser o dia de Santa Ana e São Joaquim, pais de Maria e avós de Jesus Cristo.

Pedro Machado reeleito Presidente do Turismo Centro de Portugal

Teve lugar nesta sexta-feira, a Assembleia Geral Eleitoral da Entidade Regional do Turismo do Centro de Portugal (TCP) onde foi reeleita a Comissão Executiva liderada por Pedro Machado para mais um mandato, que corresponde ao período 2018-23.

O ato eleitoral, que determinou a composição da Mesa da Assembleia Geral, da Comissão Executiva e do Conselho de Marketing, realizou-se em três mesas de voto, situadas em Aveiro, Guarda e Leiria.
A lista liderada por Pedro Machado foi a única a apresentar-se a sufrágio.
Votou 57% do universo do colégio eleitoral. Dos votos expressos em urna, 99% votou a favor.

“Agradeço a confiança reforçada que os autarcas, associações e empresários da região Centro de Portugal manifestaram na lista por mim apresentada, a qual traduz a representação dos 100 municípios, de todas as oito comunidades intermunicipais e dos principais movimentos associativos regionais e nacionais. Estão presentes todos os territórios que compõem a marca Centro de Portugal, ao mesmo tempo que há um aumento da representatividade das várias associações nos órgãos da Turismo Centro de Portugal”, sublinhou Pedro Machado.

“Tive a oportunidade de evidenciar as prioridades que identifiquei para este mandato, e que foram assim validadas Estas passam por consolidar o processo de crescimento turístico da região Centro de Portugal, prosseguindo a estratégia de promoção da marca Centro de Portugal a nível nacional e internacional; reforçar a aposta no turismo religioso, não só o católico, com Fátima, mas também o judaico, muito expressivo em territórios de baixa densidade e de fronteira; apostar noutros nichos de mercado que aproveitem as potencialidades do Centro de Portugal, como são o turismo ativo e desportivo, o turismo cultural e patrimonial ou o turismo de natureza; colocar a sustentabilidade como um desígnio do turismo no Centro de Portugal; e apostar decisivamente na qualificação dos agentes, serviços e produtos da área do turismo, de forma a reforçar a qualidade e diversidade da oferta e, através disso, combater a sazonalidade e aumentar a permanência média na região”, acrescentou.

Assim esta Comissão Executiva fica organizada da seguinte forma:

Comissão Executiva:
Pedro Manuel Monteiro Machado (Presidente)
João Nuno Ferreira Gonçalves Azevedo (Presidente da Câmara Municipal de Mangualde)
José Agostinho Ribau Esteves (Presidente da Câmara Municipal de Aveiro e da Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro)
Maria do Céu de Oliveira Antunes Albuquerque (Presidente da Câmara Municipal de Abrantes e da Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo)
Jorge Manuel da Silva Almeida (Vice-Presidente da AHRESP)

Mesa da Assembleia Geral: 
Presidente da Mesa: Luís Manuel dos Santos Correia (Presidente da Câmara Municipal de Castelo Branco)
Secretário da Mesa: Manuel Augusto Soares Machado (Presidente da Câmara Municipal de Coimbra e da Associação Nacional de Municípios Portugueses)

Conselho de Marketing:
Gonçalo Nuno Bértolo Gordalina Lopes (Vice-Presidente da Câmara Municipal de Leiria)
Pedro Miguel Ferreira Folgado (Presidente da Câmara Municipal de Alenquer e Presidente da Comunidade Intermunicipal do Oeste)
José Eduardo Arimateia Antunes (Grupo Visabeira)
António Luís Vaz da Veiga Camões (Associação da Hotelaria de Portugal)
Victor Jorge Paiva Leal (Presidente da Associação Termas de Portugal)
Paulo Alexandre Bernardo Fernandes (Presidente da ADXTUR – Associação das Aldeias do Xisto)
António dos Santos Robalo (Presidente da Aldeias Históricas de Portugal – Associação de Desenvolvimento Turístico)

Já a tomada de posse dos órgãos sociais vai decorrer às 15h00 da próxima sexta-feira, dia 13 de julho, no Hotel Casa da Ínsua, em Penalva do Castelo.

Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com

Ao continuar a utilizar o site, você concorda com a utilização de cookies. Mais Informação

As definições de cookies neste site são definidas como "permitir cookies" para lhe dar a melhor experiência de navegação possível. Se você continuar a usar este site sem alterar suas configurações de cookies ou clicar em "Aceitar" abaixo, em seguida, você concorda com isso.

Fechar