Templates by BIGtheme NET
Home » Distrito de Viseu

Distrito de Viseu

Candidatura de apoio para a destruição dos ninhos da vespa velutina aprovada para Mangualde

O Município de Mangualde viu aprovada a candidatura de apoio financeiro para a destruição dos ninhos da vespa velutina, usualmente conhecida por “vespa asiática”, tendo auferido o montante máximo por beneficiário de 10.000 euros.

 Esta medida insere-se no eixo de intervenção “Funções ecológicas, sociais e culturais da floresta” previsto no Regulamento do Fundo Florestal Permanente e pretende apoiar financeiramente os municípios na tarefa de deteção e destruição dos ninhos e colónias de vespa velutina.

 A conhecida “vespa asiática” é um predador de abelhas e de outros insetos que, ao colocar em risco os recursos apícolas, surge como uma ameaça ao cumprimento pelos espaços florestais, da imprescindível função ecológica e, por consequência, agrícola e económica, que é a polinização das plantas.

Nos últimos dois anos, a autarquia de Mangualde, através do seu Gabinete Técnico Florestal e do Gabinete de Apoio ao Agricultor tem vindo a resolver as situações dos ninhos identificados, pelos seus próprios meios e recursos, tendo contabilizado a destruição de 13 ninhos em 2017 e de 203 ninhos em 2018. No entanto, o surgimento de casos de avistamentos de ninhos tem aumentado significativamente, pelo que se torna fundamental o investimento neste tipo de luta.

Kartcross-Alexandre Borges 4º em Sever do Vouga

Foi um fim de semana com muita adrenalina e indecisão na tabela classificativa até à bandeira de xadrez, foram estes os ingredientes da 3ª Prova do Campeonato de Portugal de Kartcross, em Sever do Vouga.

Num lote de 21 participantes, o piloto da NelaSport, Alexandre Borges, voltou a estar em destaque, melhorando progressivamente os seus cronos ao longo das três corridas de qualificação de sábado e domingo, participando no restrito lote de concorrentes, que conseguiu rodar no segundo 35 e terminando o fim de semana, num excelente 4º lugar da geral.

“Foi um resultado importante para toda a equipa! Com o desenrolar das qualificações, senti que poderia ter chegado um pouco mais longe, o que não foi possível, em virtude da minha posição na grelha de partida. A terceira posição alcançada no somatório das corridas de qualificação, deu-me acesso à primeira linha da grelha de partida, no entanto o que aparentemente seria uma vantagem, não o é, quando temos apenas umas escassas dezenas de metros, a separar a grelha de partida e a primeira curva. Partindo na parte exterior da pista, quando cheguei ao final da primeira curva, já tinha caído para a sexta posição. A partir desse momento, acho que eu e o kartcross, demos o máximo que nos foi possível. Consegui registar a 3ª melhor volta, a menos de 2 décimas de segundo, do vencedor da prova e líder do Campeonato. Pode parecer um dado insignificante, mas para nós equipa, é um indicador que estamos no caminho certo. Em termos de resultado final e após a recuperação que tive de realizar, terminar na 4ª posição “colado” ao terceiro classificado, a escassas 4 décimas de segundo, considero que foi muito positivo e que nos deixa motivados, para a próxima prova em Mação”, afirma Alexandre Borges.

Por:Nelasport

Abril com muitos visitantes no Centro de Portugal

O mês de abril foi muito positivo para o turismo no Centro de Portugal. Os números divulgados hoje pelo INE – Instituto Nacional de Estatística mostram que a procura da região cresceu acima da média nacional no quarto mês do ano.

Abril foi, recorde-se, o mês em que este ano se celebrou a Páscoa, época em que tradicionalmente esta região recebe muitos visitantes.

No total de dormidas, o mês de abril de 2019, em comparação com o mesmo mês em 2018, registou um aumento percentual de 10,4% no Centro de Portugal: tinham sido 523.301 em abril de 2018 e foram 577.723 no mesmo mês de 2019. Ou seja, verificaram-se mais 54.422 dormidas. Este aumento de 10,4% é superior à média nacional, que se cifrou nos 9,5%.

É de sublinhar que a subida foi mais significativa entre os visitantes nacionais, cujas dormidas cresceram 13,3%, para 319.576 – um sinal de que esta região continua a ser uma das preferidas dos portugueses. As dormidas com origem no estrangeiro tiveram também um aumento expressivo de 7,0%, para 258.147.

No indicador do número de hóspedes, o Centro de Portugal cresceu também na ordem dos dois dígitos: 10,0%. Em abril de 2018 tinham sido contabilizados 312.374 hóspedes na região; em abril de 2019 foram 343.719.

Merecedor de destaque é também o indicador dos proveitos da atividade hoteleira, que subiram de 24,9 milhões para 27,2 milhões de euros (mais 9,4%) entre abril de 2018 e abril de 2019. São mais 2,3 milhões de euros que as unidades hoteleiras do Centro de Portugal ganharam no quatro mês do ano.

Estes números, muito positivos, confirmam a tendência dos últimos anos: a região Centro de Portugal está a crescer de forma sustentada ao longo de todo o ano e é a escolha de cada vez mais visitantes, de dentro e fora do país.

Pedro Machado, presidente do Turismo Centro de Portugal, não fica surpreendido com os indicadores hoje conhecidos. “A atividade turística no Centro de Portugal caminha para um ano de 2019 muito positivo, à semelhança dos anos anteriores. É o resultado do prestígio crescente conquistado por esta região dentro e fora de portas. A marca Centro de Portugal está cada vez mais consolidada nos mercados, fruto do trabalho em conjunto entre organismos públicos e os empresários do setor, que são incansáveis no esforço desenvolvido para atrair visitantes à região”, sublinha.

Conjunto dos quatro meses de 2018 é muito animador
Se consideramos o conjunto acumulado dos primeiros quatro meses de 2019, de janeiro a abril, os números do Centro de Portugal são também promissores. As dormidas aumentaram 3,3% em relação ao mesmo período do ano passado, com as dormidas dos estrangeiros a subirem 4,2%. O número de hóspedes progrediu 3,8% e os proveitos melhoraram 5,0%.

CIM Viseu Dão Lafões lança jogo mobile “A Aventura do Gaspar e da Maria”

No âmbito da 8.ª edição do projeto “WANTED – Escolas empreendedoras da CIM Viseu Dão Lafões”, o jogo mobile “A Aventura do Gaspar e da Maria” vai ser apresentado esta semana às escolas do 1º ciclo da região.

app.png

O jogo, que pode ser instalado gratuitamente a partir do Google Play e da App Store, permite às crianças viajar por por cada município desta Comunidade Intermunicipal e tornarem-se os maiores conhecedores do que cada um tem para oferecer.

Nuno Martinho, Secretário Executivo da CIM Viseu Dão Lafões, deu nota que “esta app irá permitir que as crianças do 1º ciclo continuem a interagir com o projeto Wanted, nomeadamente, a descobrir o território e os seus recursos através de um jogo didático e interativo”.

A chegar ao fim a sua 8.ª edição, o projeto WANTED – Escolas Empreendedoras da CIM Viseu Dão Lafões teve como objetivo potenciar nos alunos, competências pessoais e sociais inerentes a um perfil empreendedor, bem como sensibilizar, formar e educar crianças e professores para o empreendedorismo, levando-os ao desenvolvimento de um papel dinâmico, com opiniões próprias e autónomas.

Maria Leonor Pinheiro Carvalhão venceu Concurso Literário com o tema “A importância dos avós na Família”

Teve lugar, na papelaria/livraria Adrião, a entrega dos três primeiros prémios desta que foi a terceira edição do Concurso Literário com o tema “A importância dos avós na Família”, cujo mote é a família, inserido no Eixo da Rede Social – promover a funcionalidade familiar, a criatividade, o gosto pela leitura e pela escrita. “Os textos dos vencedores são de elevada qualidade linguística, tanto na prosa como no verso, onde foi vertida toda a emoção e todo o sentimento pelos avós, perpetuando para sempre a sua presença!” – sublinhou a vereadora da Ação Social da Câmara Municipal de Mangualde, Maria José Coelho.

 Os grandes vencedores foram: 1.º prémio, para Maria Leonor Pinheiro Carvalhão com o texto “Quando crescer quero ser um comboio”; 2.º prémio, para Lia Maria Cristóvão Martins Coelho com o texto “Saudades”; e 3.º prémio, para José Miguel dos Santos Gonçalves Batista com o texto “Bosque da Vida”. O primeiro lugar recebeu um Cruzeiro no Douro para duas pessoas (Intemporal Odisseia), o segundo um voucher de Livros no valor de 50€ (Papelaria Adrião), e o terceiro um jantar para duas pessoas (Restaurante Galitos). Todos os participantes receberam um certificado de participação.

 A organização da Câmara Municipal de Mangualde deixou, durante a cerimónia, um especial agradecimento aos elementos do júrio – Ana Amaral, Teresa Amaral, Cristina Lopes e Henrique – ao professor e escritor Fernando Pereira, que apresentou as suas obras nesta cerimónia, ao grupo do projeto Pontos&Encontros, aos MelodyGuys, ao grupo de alunas de dança da Universidade Sénior e à sua professora Sandra Fortunato.

Este concurso, de manifesto interesse pedagógico e literário, destinou-se a autores residentes no concelho de Mangualde, com idade igual ou superior a 15 anos, que apresentaram os seus trabalhos nas áreas da prosa e da poesia. Promover a parentalidade positiva, valorizar a figura dos avós na família e na sociedade, estreitar laços afetivos, fomentar e consolidar hábitos de escrita e de leitura e promover a criatividade e a imaginação foram os objetivos do concurso onde a criatividade e inovação, a qualidade literária e a coerência e coesão do texto estiveram em análise.

 

Protocolo assinado entre FPF e AF Viseu com Municípios de Penalva do Castelo, Castro Daire e Lamego

O Auditório Carlos Costa, na sede da Associação de Futebol de Viseu (AF Viseu) recebeu na tarde desta quarta-feira (19 de junho) a cerimónia de assinatura de protocolos de colaboração entre a AF Viseu, a Federação Portuguesa de Futebol (FPF), as autarquias de Castro Daire, Lamego e Penalva do Castelo e a Associação dos Amigos de Jorge Caride.

Com o objetivo de enquadrar vários torneios e provas de futebol e futsal no Segmento de Recreação e Lazer, passando assim a estar sobe a alçada da FPF e das associações distritais, e os seus praticastes inseridos no universo do futebol federado, estes protocolos pretendem continuar a potenciar e a valorizar o futebol e o futsal distrital.

Entre outras provas, torneios e atividades desportivas, estes protocolos abrangem, no município de Castro Daire, a Taça Municipal de Futebol; no município de Lamego, em conjunto com  Associação dos Amigos de Jorge Caride, o Torneio Solidário de Futsal 24h e, em Penalva do Castelo, os Jogos Desportivos.

Na cerimónia de assinatura, José Alberto Ferreira, presidente da AF Viseu, sublinhou a importância destes protocolos, sobretudo porque vão permitir que as várias atividades e iniciativas desportivas sejam ainda mais reconhecidas e disponham de todas as condições para os seus atletas.

Fernando Gomes, presidente da FPF, destacou que estes protocolos não vão mudar os torneios e provas de futebol e futsal, que já se realizam, mas dar “um cunho de homologação e mais credibilidade”, garantindo a segurança dos atletas.

O dirigente máximo do futebol nacional aproveitou ainda para referir que foram já assinados 60 protocolos, em todo o país e que, atualmente, a FPF tem mais de 25 mil atletas de recreação e lazer.

Para Paulo Almeida, presidente da Câmara Municipal de Castro Daire, a assinatura deste protocolo “é um passo mais à frente na intervenção de uma autarquia no desporto”.

“Vai permitir crescer e evoluir, sendo um passo na qualidade desportiva do concelho e futuramente, se todos seguirmos este caminho, da região”, destacou o autarca.

Já Agostinho José Costa Coelho, presidente da Associação dos Amigos de Jorge Caride, lembrou que esta é uma mais-valia na realização das atividades desta associação que nasceu há 16 anos, em Lamego.

António Alves da Silva, vice-presidente da Câmara de Lamego, afirmou que este protocolo é uma “ajuda enorme na organização, na certificação e naquilo que é a gestão de um evento de futebol”.

Francisco Lopes Carvalho, presidente da autarquia de Penalva do Castelo, destacou que esta é “uma forma de legalizar o que já vinha sendo feito”. Os jogos desportivos vão já na 16ª edição e movimentam mais de 400 atletas. Com o Decreto Lei havia que legalizar”, concluiu.

Alexandre Borges em contagem decrescente para Sever do Vouga

No próximo fim de semana de 15/16 de junho, que a equipa da Nelasport regressa à competição, para mais uma ronda do Campeonato de Portugal de Kartcross, no Circuito do Alto do Roçário, em Sever do Vouga.
Nesta que será a 3ª Prova do Campeonato, já habitual em edições anteriores, não será uma novidade para a grande maioria dos pilotos, pelo que se advinha um fim de semana de intensa luta ao cronómetro, face ao que se tem verificado nas duas provas anteriores, de Lousada e Castelo Branco, com vários pilotos a rodar dentro do mesmo segundo.
Para esta Prova, o piloto da Nelasport, Alexandre Borges, encontra-se com a motivação em alta, face aos bons cronos que tem vindo a registar, no entanto e como habitualmente, mostra-se cauteloso em termos de prognósticos. “Nos treinos cronometrados, tenho conseguido realizar cronos bastante interessantes, normalmente dentro do top five, contudo por fatores de ordem diversa, não tem sido possível materializar esse andamento, em termos de resultados finais. Estou bastante motivado para esta Prova e apenas posso garantir, que mais uma vez, vou dar o meu melhor dentro de pista e dentro das possibilidades, procurar um bom resultado na Final”.

foto:JCF

GNR tem Operação Baco em curso

A Guarda Nacional Republicana (GNR), entre os dias 12 a 24 de junho, intensifica a fiscalização da condução sob influência de álcool, com o objetivo de prevenir a sinistralidade rodoviária e aumentar o sentimento de segurança dos utentes da via.
As ações de fiscalização serão direcionadas para as vias onde as infrações por excesso de álcool são mais frequentes e dão origem a um risco acrescido de acidentes de viação, estando empenhados militares dos comandos territoriais e da Unidade Nacional de Trânsito (UNT).
Durante a “Operação Baco 2018”, a GNR registou 1 194 excessos de álcool, dos quais 421 exerciam a condução com uma taxa crime igual ou superior a 1,2 gramas por litro (g/l), resultando na sua detenção.
Segundo o Instituto Nacional de Medicina Legal e Ciências Forenses, uma em cada três vítimas mortais em acidente de viação conduzia com uma taxa de álcool no sangue superior ao permitido por Lei. Perante estes números, a GNR continuará a intensificar ações de fiscalização no âmbito da condução sob a influência do álcool, no sentido de reduzir o número de vítimas nas estradas.

Viseu acolheu o Dia Nacional da Gastronomia

  A festa dos produtos portugueses decorreu com um vasto programa da responsabilidade da FPCG e co-organizado pelas Edições do Gosto, com o intuito de celebrar o melhor de Portugal à mesa, com meia centena de expositores a exibirem o melhor dos produtos nacionais e a presença de 50 confrarias gastronómicas. Por entre os momentos “Palcos”, “Exposições”, “Tours Gastronómicos” e “Jantar Solidário”, passaram os melhores profissionais do setor da restauração e hotelaria, a par dos amantes de gastronomia, vindos de todo o país. No evento foi também entregue o Troféu Portugal, galardão do concurso de cozinha que junta chefes de cozinha profissionais, produtos e produtores, ao chef Duarte Eira, do restaurante Salpoente, em Aveiro. De destacar o Jantar Solidário, no encerramento das comemorações, que reuniu 2000 euros para duas associações – Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental de Viseu e a Associação Portuguesa para as perturbações do Desenvolvimento e Autismo de Viseu.

 “Viseu marca uma evolução muito positiva do Dia Nacional da Gastronomia. Uma comemoração que começou tímida no seio das confrarias gastronómicas de todo o país, mas que esta edição nos mostrou que criou raízes por toda a sociedade portuguesa. É muito importante a junção de mundos diferentes e a integração de novos protagonistas! Sem dúvida que tivemos aqui novos acrescentos que tornaram esta versão mais enriquecida e que nos fazem prever projetos maiores para os anos que se avizinham”, adiantou Olga Cavaleiro.  

 Paulo Amado, Diretor Geral das Edições do Gosto, a empresa responsável pela organização do Dia Nacional da Gastronomia, também comunga da opinião que Viseu foi um marco “extremamente positivo”, afirmando que “o que aconteceu em Viseu, foi uma celebração de uma ideia de país completo, com a diversidade da nossa geografia e cultura representada”. “A gastronomia esteve representada na sua expressão essencial, com destaque para os produtos e conhecimento, a técnica dos cozinheiros e a conexão com uma ideia de arte, com visão social”, rematou.

 A Assembleia da República aprovou em junho de 2015, por unanimidade, um projeto de resolução que instituiu o Dia Nacional da Gastronomia.

 A Cidade anfitriã foi Viseu e foram parceiros do Dia Nacional da Gastronomia em 2019, o Clube de Produtores Continente, o Turismo do Centro e o Turismo de Portugal. O evento conta com o Patrocínio do Arroz Bom Sucesso, Brasmar, Gresilva, ICEL e com os apoios da AHRESP, ProChef, Sevenair, Sogenave e TEKA.

FC Porto venceu 23ºTorneio Cidade de Gouveia

Foram dois dias de muito futebol jovem, na cidade jardim de Gouveia, com o FC Porto a conquistar este torneio já mítico, esta foi a edição 23, por onde já passaram muito e bons atletas ao longo destes anos todos.

Este ano a competitividade foi grande, com o FC Porto a vencer o SC Braga na final por três bolas a duas.

Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com

Ao continuar a utilizar o site, você concorda com a utilização de cookies. Mais Informação

As definições de cookies neste site são definidas como "permitir cookies" para lhe dar a melhor experiência de navegação possível. Se você continuar a usar este site sem alterar suas configurações de cookies ou clicar em "Aceitar" abaixo, em seguida, você concorda com isso.

Fechar