Templates by BIGtheme NET
Home » Ambiente

Ambiente

Gouveia acolhe as Jornadas Europeias do Património 2019

Vão decorrer nos dias 27 e 28 de setembro as Jornadas Europeias do Património 2019, este ano subordinadas ao tema Artes Património Lazer,no concelho de Gouveia.

Segundo a  Direção Geral do Património Cultural,pretende-se com este tema “destacar as muitas facetas do património ligadas às artes, como fonte de entretenimento, e ao lazer, que nos permitem a todos viver outras dimensões da vida quotidiana, apropriando-nos de uma parte da cultura, tornando-nos autores, especialistas, guardiões e protagonistas.” A DGPC, entidade que coordena a programação e divulgação das JEP a nível nacional, convida as entidades públicas e privadas a associarem-se a estas Jornadas, organizando iniciativas neste âmbito.

O Município de Gouveia aliou-se a esta celebração europeia do património, juntamente com a Junta de Freguesia de Vila Nova de Tazem, com um programa que envolve caminhadas, visitas guiadas e uma palestra a dividir entre a sede de concelho, Gouveia e Vila Nova de Tazem.

Assim do programa faz parte:

27 SET – 09h00 – Posto de Turismo – Caminhada (Posto de Turismo – Curral do Negro – Parque Ecológico) – Dia Mundial do Turismo – No âmbito do Dia Mundial do Turismo, o Posto de Turismo de Gouveia organiza uma caminhada acompanhada pelos espaços verdes de excelência de Gouveia, numa caminhada que parte à descoberta da Mata da Cerca, do Curral do Negro e do Parque Ecológico de Gouveia. Tem início no Posto de Turismo às 09h00 e termina no mesmo local por volta das 12h00.

 

27 SET – 15h00 – Museu Paroquial de Vila Nova de Tazem – Palestra: Arqueologia da Vila – Vila Nova de Tazem no tempo e no espaço – Joel Correia – A única Vila do concelho de Gouveia tem uma história milenar por descobrir. Nesta conversa, quase, informal, dá-se a conhecer uma série de elementos arqueológicos que nos permitem reconhecer as realidades culturais e sociais do passado mais e menos distante da vivência humana nesta região, encontrando-se aqui, alguns elementos inéditos na historiografia e na arqueologia regional que importa dar a conhecer.

 

27 SET – 17h30 –  Visita à Capela de S. Miguel, Gouveia (À Descoberta da Arquitetura Religiosa de Gouveia) – Continuando a descoberta da arquitetura religiosa de Gouveia, e pela proximidade ao Dia de S. Miguel (29 de Set), o Município de Gouveia propõe uma visita guiada à Capela de S. Miguel, centro religiosos do populoso e tradicional Bairro do Outeiro.

 

28 SET – 10h00 – Igreja Matriz de V. N Tazem – Visita guiada ao Património Cultural de Vila Nova de Tazem – No seguimento da palestra de dia 27 de setembro, propõe-se aos visitantes conhecer os espaços dados a conhecer ai, tocando nas realidades arqueológicas mencionadas. O património cultural como experiência de lazer e de conhecimento, é o mote para esta visita guiada.

 

Turismo na região Centro em crescimento

O turismo na região centro do País continua a crescer e segundo os dados do INE, o mês de julho foi favorável.

Julho foi um mês muito positivo para a atividade turística no Centro de Portugal. Os números do INE – Instituto Nacional de Estatística, dados hoje a conhecer, indicam um crescimento muito significativo, comparativamente ao mês de julho de 2018.
O crescimento é muito evidente nas receitas. De acordo com o INE, os proveitos totais nos estabelecimentos de alojamento turístico subiram de 37,7 milhões para 39,5 milhões de euros (mais 4,7%), entre julho de 2018 e julho de 2019. Uma subida que ganha ainda mais expressão se analisados os proveitos totais entre janeiro e julho: nos primeiros sete meses do ano, os estabelecimentos de alojamento turístico registaram proveitos 7,71% superiores aos do mesmo período do ano passado, de 171,8 para 185,1 milhões de euros.

A nível das dormidas, o destaque em julho de 2019 vai para as dormidas de visitantes nacionais, que cresceram 4,4%, em relação a julho de 2018: de 389,7 mil para 406,8 mil. De janeiro a julho, este indicador aumentou 7,71%, de 1,96 milhões para 2,09 milhões de dormidas de visitantes nacionais, o que mostra que os residentes no resto do país continuam a escolher o Centro de Portugal como destino. As dormidas totais subiram em julho 0,7% e no acumulado entre janeiro e julho, subiram 5,12% — acima da média nacional, que cresceu 4,22%.

No indicador do número de hóspedes, o Centro de Portugal cresceu 2,7% entre julho de 2018 e julho de 2019 – e 6,3% no acumulado do ano. Em julho de 2018 tinham sido contabilizados 392,7 mil hóspedes na região; em julho de 2019 foram 403,5 mil.

Alcafache prestou homenagem às vítimas de setembro de 1985

Na manhã de domingo, dezenas de pessoas, amigos e familiares ocorreram ao memorial do acidente ferroviário de 1985, em Alcafache.
As entidades compareceram em massa, levando uma coroa de flores que foi depositada no monumento memorial deste acontecimento, seguiram-se as intervenções, com António Monteiro (Freg.Alcafache), a agradecer a todas as pessoas que compareceram neste dia de aniversário e tudo tem sido feito para melhorar este espaço com dignidade.
Por sua vez, Augusto Sá (COMAFA – Comissão Organizadora Movimento Acidente Ferroviário de Alcafache), agradeceu a todos a presença e deixou a ideia de alterar este espaço e a forma de homenagear estas vítimas e este local.
Foi um dia em que, todos os que faleceram são lembrados, mas salientar o voluntariado das pessoas e bombeiros a socorrer as vítimas.
Carlos Carvalho (BV Mangualde) enalteceu o grande trabalho efetuado por todas as corporações que participaram no socorro e tudo fizeram para salvar o máximo de vidas.
Por fim, Elísio Oliveira (Presidente do Mun.Mangualde em exercício), referiu que tudo será feito para continuar a homenagear estas pessoas que aqui faleceram, mas também enalteceu o lema Vida por vida, que foi um grande gesto de voluntariado por todos os soldados da paz que ocorreram das mais diversas localidades vizinhas.
Por vezes , existem coincidências e enquanto decorriam as intervenções na linha ali ao lado passou o Comboio .
Encontrámos, um dos sobreviventes, Duarte Correia, que naquele dia muito sofreu, segundo nos testemunhou que foi horrível, quando houve o choque e um clarão tomou as carruagens, mas ferido, ainda ajudou imensas pessoas e muitas delas se salvaram e agradeceu a grande intervenção dos bombeiros.
A cerimónia terminou com a celebração da Eucaristia pelo Padre Nuno Azevedo.
Um dia de grande homenagem a todos quantos tiveram neste dia trágico para Portugal.

Trancoso acolhe Troféu de Resistência Beirão

Vai decorrer a 28 de setembro uma prova de resistência na cidade de Trancoso, designado 3 horas de Resistência, Muralhas de Bandarra BTT, no centro histórico da cidade.
Será a consagração dos campeões TBR 2019, será nas modalidades de solo, duplas e triplas.
As inscrições estão abertas no site da prozis.

Fornos de Algodres aderiu pela 1ªvez à Semana Europeia da Mobilidade

A Semana Europeia da Mobilidade (SEM), decorre até ao dia 22 de setembro, campanha que vai na 18ª edição e cujo tema central deste ano é “Caminhar e Pedalar em Segurança” sob o slogan “Caminha connosco”. Esta atividade oferece a oportunidade de apresentar alternativas de mobilidade sustentável aos residentes locais e explicar os desafios que as vilas e cidades estão a enfrentar. Esta é a primeira vez que o Município de Fornos de Algodres adere numa iniciativa da Comissão Europeia, à  qual pretende sensibilizar os cidadãos para a importância da adoção de comportamento que contribuam para uma mobilidade mais amiga do ambiente.

Desta forma, tem como função incentivar e encorajar os professores, funcionários, pais/encarregados de educação e alunos do Agrupamento de Escolas de Fornos de Algodres para que no dia 20 de setembro (sexta-feira), utilizem formas mais amigas do ambiente – a pé ou de bicicleta – para chegar à escola, evitando o uso do automóvel.

As atividades incluídas na SEM visam sensibilizar a população para o uso de transportes amigos do ambiente, contribuindo diretamente para a descarbonização.

Reabilitação de imóveis em Linhares da Beira aprovado no Programa Revive Natureza

Recentemente, o Governo Português aprovou em Conselho de Ministros ,o Programa Revive Natureza que contempla a reabilitação de 96 imóveis , através do Fundo Imobiliário Especial, onde os objetivos cimeiros a reabilitação urbanística e posterior organização para exploração turística.

Assim em Linhares da Beira ,algo vai ser reabilitado, como é o caso dos Moinhos da Corredoura.

Plataforma digital ”O Bom Sabor da Serra” é um sucesso a nível nacional

Teve lugar na tarde desta sexta-feira, a Apresentação da Plataforma digital ”O Bom Sabor da Serra” criada pela Câmara de Fornos de Algodres, no Salão Nobre dos Paços do Concelho de Fornos de Algodres, projeto apoiado pelo Fundo Ambiental em 90%.

Nesta cerimónia estiveram presentes, José Gomes Mendes, Secretário de Estado Adjunto e da Mobilidade, Manuel Fonseca, Presidente do Município, Alexandre Lote, Vice-Presidente, Bruno Costa, Vereador, Santinho Pacheco, Deputado e os Produtores.

Esta foi uma sessão importante para Fornos de Algodres e para o Mundo, isto porque, aqui no Interior do País, nasceu esta plataforma de produtos endógenos deste concelho que aos poucos e poucos vai-se afirmando no panorama comercial, isto porque, através deste instrumento, os produtores que aceitaram colocar aqui os seus produtos, ganharam uma nova dinâmica.

Os produtos são agora muito mais conhecidos, os produtores têm agora uma forma de escoamento e que iniciou o processo devagar mais pela estatística, já obtiveram compras de quase todo o País e num futuro próximo, as comunidades portuguesas no Mundo vão apostar nesta forma de poder consumir estes produtos. Através desta Plataforma, o turismo nesta região pode aumentar , uma vez que o consumidor vai aproveitar para também conhecer as origens do produto sob a forma de vir a conhecer esta região.

Assim sendo, para o Secretário de Estado, José Gomes Mendes, este é um programa de sucesso, sendo um instrumento de valorização dos produtos do Interior.

Vê esta Plataforma como uma rampa de lançamento para outras localidades adotarem processos idênticos nas suas regiões.

Manuel Fonseca, Presidente do Município de Fornos de Algodres, enalteceu o trabalho efetuado pelos produtores e de todas as pessoas que continuam a apostar neste concelho para viver. Mostrou-se muito orgulhoso por esta Plataforma estar a ter sucesso, dado que o queijo e todos os outros produtos representados dão uma relevância ao concelho.

Por sua vez , Bruno Costa, Vereador do Município, apresentou a plataforma em dados estatísticos até agora, enaltecendo a valorização dos produtos endógenos.

Largas centenas de estágios profissionais na administração local

Foi publicado , em Diário da República, o Despacho com a distribuição, por regiões, dos estágios da 2.ª fase da 6.ª edição no âmbito do Programa Estágios Profissionais na Administração Local.

São, no total, 2088 estágios, cofinanciáveis pelo Fundo Social Europeu através dos Programas Operacionais Regionais, num montante disponível de cerca de 18,5 milhões de euros.

Os estágios desta 2.ª fase foram distribuídos após candidatura das entidades da administração local – municípios, freguesias, entidades intermunicipais, associações de municípios e empresas locais – da seguinte forma:

– Norte: 763

– Centro: 744

– Lisboa: 105

– Alentejo: 363

– Algarve: 113

Esta segunda fase destina-se a jovens desempregados até aos 30 anos, ou 35 se portadores de deficiência ou com incapacidade, detentores de licenciatura, de cursos técnicos superiores profissionais ou cursos tecnológicos de nível secundário.

O PEPAL é um instrumento de apoio à transição dos jovens do sistema de ensino e formação profissional para o mercado de trabalho, que visa aumentar a qualificação e, consequentemente, o perfil de empregabilidade, dando resposta às dificuldades de inserção na vida profissional.

Os procedimentos de seleção de estagiários devem estar concluídos no prazo de quatro meses, a contar da data da publicitação do aviso de abertura.

Dia Internacional do Idoso assinalado em Mangualde

O Dia Internacional do Idoso vai ser assinalado pelo Município de Mangualde ,promovendo uma atividade destinada à população sénior do concelho, no próximo dia 1 de outubro, pelas 14 horas, na Biblioteca Municipal de Mangualde.

Assim, os idosos do concelho assistirão à exibição da comédia musical “Selva com Elas”, que conta com a participação das atrizes Paula Marcelo e Marisa Carvalho.

Dirigida ao público sénior, esta peça de teatro pretende dar a volta aos tradicionalismos presentes no nosso país, enfatizando a cultura popular portuguesa através de músicas que todos conhecem, bem como costumes, pronúncias e boa disposição.

A participação nesta atividade é gratuita, porém de inscrição obrigatória, até 23 de setembro, através dos contactos 232 619 880, margarida.chaves@cmmangualde.pt.

Plataforma “O Bom Sabor da Serra” apresentada em Fornos

Recentemente foi criada a Plataforma Digital “O Bom Sabor da Serra”,pelo Município de Fornos de Algodres , no sentido de dar mais escoamento e ao mesmo tempo valorizar os produtos confecionados neste concelho fornense.

Face a isso, vai ser reconhecida nesta sexta- feira, 13 de setembro, onde vai estar presente o Secretário de Estado Adjunto e  da Mobilidade, José Gomes Mendes, numa cerimónia, a partir das 15h00 no Salão Nobre dos Paços do Concelho de Fornos de Algodres.

Recorde-se que a plataforma está disponível em www.obomsabordaserra.pt, onde pode encontrar imensos produtos endógenos deste concelho.

O projeto foi financiado em 90% pelo Fundo Ambiental e está inserido na Estratégia Nacional de Educação Ambiental 2020.

Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com

Ao continuar a utilizar o site, você concorda com a utilização de cookies. Mais Informação

As definições de cookies neste site são definidas como "permitir cookies" para lhe dar a melhor experiência de navegação possível. Se você continuar a usar este site sem alterar suas configurações de cookies ou clicar em "Aceitar" abaixo, em seguida, você concorda com isso.

Fechar