Templates by BIGtheme NET
Início » Ambiente

Ambiente

Covid-19-PSD Fornos de Algodres lança comunicado com Medidas Extraordinárias de Apoio

Em comunicado, o PSD de Fornos de Algodres  refere que através da sua Vereadora Maria Joaquina Domingues, apresentou algumas medidas que são benéficas para a comunidade.

  • Auscultar Comerciantes e empresários sobre as suas preocupações, estabelecendo medidas de compensação de prejuízos.
  • Isenção a 100% das tarifas de agua (famílias e empresas)
  • Compensação aos fornecedores de gás para diminuir o valor por familia
  • Lista rotativa de fornecimento de refeições e dos produtos para a cantina escolar
  • Enfatizar as regras sociais e familiares através da rádio local
  • Divulgação de bolsas de Voluntários e respetivos serviços
  • Assegurar através de um vigilante o cumprimento das regras sociais nos transportes escolares
  • Reforço da linha nº verde , articulando com as juntas de freguesia
  • Criação de um gabinete de emergência em articulação com a Proteção Civil para aplicação de testes, atestados ou esclarecimento de dúvidas
  • Articular com a GNR e responsáveis de saúde, o controlo do dever de confinamento
  • Reforçar o serviço de voz amiga
  • Isenção de pagamento de estacionamento
  • anticipar o pagamento a fornecedores
  • Reforçar o apoio monetário às juntas de freguesia, criando locais de acolhimento para pessoas infetadas

Bombeiros Portugueses vão ser vacinados após os Lares

Neste domingo, o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa referiu nos Bombeiros do Dafundo, que a vacinação contra  Covid-19, vai chegar aos Bombeiros Portugueses já a seguir aos Lares.

Será feita a respetiva vacinação na mesma altura das Forças de Segurança e parte das Forças Armadas, dado que os Bombeiros têm sido muito importantes no transporte de doente com Covid-19.

COVID-19 –Gouveia encerrou os Equipamentos Municipais

Face à situação epidemiológica do País e da região, o Município de Gouveia decidiu encerrar ao público os seguintes equipamentos municipais:

-Museu Miniatura Automóvel

-Museu Abel Manta

-Espaço Arte e Memória

-Biblioteca Vergílio Ferreira

-Parque Ecológico

-Teatro Cine

-Posto de Turismo

Covid-19- Aumento galopante de casos na região é preocupante

Qual a explicação para o grande aumento de casos?

Neste mês de janeiro temos assistido a um grande aumento galopante de casos quer no distrito da Guarda ou Distrito de Viseu, as entidades competentes de saúde acham que foi o Natal, Passagem de Ano , será que foi?

Uma coisa é certa, na área de abrangência da ULS Guarda nestes  dias aumentaram mais de seiscentos novos casos, aliás, claro a desculpa é dos Lares.

Decerto uma quota parte tem a ver com os Lares, mas ficam as questões como lá entrou?

Mas como todos sabemos isto é , um círculo, os lares de facto têm um grande número de casos ativos e oxalá a vacina que já está a ser distribuída na região possa rapidamente chegar a todos, mas uma coisa é certa, temos localidades de pequena densidade populacional que temos famílias inteiras isoladas, isto significa que , a economia vai sofrer muito.

Agora pelo que vimos, as escolas vão laborar a todo gás a partir de segunda -feira em toda a parte, será que não vai ser um passo atrás, uma vez que existem muitos alunos e algum pessoal docente e não docente em isolamento.

De facto à de saudar, a medida de alguns Municípios em parceria com os Agrupamentos, que antes de arrancarem novamente as aulas testaram todo o pessoal.

Depois estamos em confinamento e as comunidades continuam a circular como nada se tratasse.

Agora fica a dúvida no ar? Qual a explicação para o grande aumento de casos?

Proteja-se a si e aos outros…...

Pinhel testa pessoal do Agrupamento de Escolas e lança diretrizes no confinamento

Com o País em confinamento, o Município de Pinhel informa que vai manter os serviços municipais gerais em funcionamento, mas reduzindo ao estritamente necessário os atendimentos presenciais. Sendo assim, estamos a sensibilizar os Munícipes no sentido de darem preferência aos contactos por telefone ou por e-mail, usando o número de telefone geral (271 000 000) ou os e-mails mais diretos dos diferentes serviços.

Por outro lado, e em cumprimento das normas em vigor, informa-se que encerram ao público os seguintes serviços:
– Academia de Música de Pinhel;
– Biblioteca Municipal;
– Ginásio do Health Club Falcão (Pavilhão Multiusos);
– Piscina Municipal;
– Serviços de Cultura e Turismo (Posto de Turismo, Casa da Cultura, Torres do Castelo e espaço VisitPinhel).
Também as atividades culturais estão suspensas por tempo indeterminado.

Regresso às aulas em segurança

De modo a garantir o regresso em segurança às aulas presenciais a partir da próxima segunda-feira, dia 18 de janeiro, o Município de Pinhel realizou esta sexta-feira testes rápidos ao pessoal docente e não docente do Agrupamento de Escolas de Pinhel.
Sendo responsabilidade do Município o despiste dos colaboradores afetos ao seu quadro de pessoal, a autarquia entendeu por bem estender essa ação a todos os funcionários, incluindo docentes, que quisessem realizar o teste.

Município de Pinhel surge em 6ºlugar dos Município com maior peso relativo à despesa Covid-19

Após a divulgação por parte do Tribunal de Contas do Relatório “Impacto das medidas adotadas no âmbito da COVID-19 nas entidades da Administração Local do Continente”, uma análise que mostra que as autarquias adotaram uma multiplicidade de ações de que foram beneficiárias as famílias, as empresas e as instituições, face aos efeitos económicos, sociais e financeiros da COVID-19.
Da leitura do relatório, que alerta contudo para o facto de nem todas as autarquias terem reportado os seus dados, destacamos a informação referente ao peso relativo de despesa COVID até setembro de 2020 (face à despesa total em 2019), onde Pinhel aparece em 6º lugar com um indicador de 4,5%.
Diz o relatório que existem “municípios que, tendo menor dimensão financeira, apresentam um esforço proporcionalmente maior”, entre os quais se encontra o de Pinhel.
Considerando a despesa por residente, o relatório refere ainda que se destaca “um conjunto de municípios do Interior (entre os quais o de Pinhel) e também alguns de maior dimensão.
Apesar de não serem novidade para o Município de Pinhel, estes dados vêm tornar público o esforço que a autarquia tem feito no combate à pandemia.

Mangualde-Vouchers de Natal e Vales de Comércio podem ser utilizados até 28 de fevereiro

Como é sabido , em Mangualde , foram atribuídos vouchers de Natal e vales do comércio , face a isso, o Município de Mangualde informa que, face este novo confinamento, a Associação Empresarial de Mangualde, terá total disponibilidade para qualquer tipo de esclarecimento que seja necessário.
Neste sentido, sendo que muitos dos estabelecimentos foram obrigados a encerrar/suspender a sua atividade, dado que os vouchers  de Natal de 5 euros e vales de 25 euros, podem ser utilizados até 28 de fevereiro.

TMG suspende programação até final de janeiro

Em comunicado o TMG, refere:Dando cumprimento às orientações para o combate à COVID-19 emanadas pelo renovado Estado de Emergência, o Município da Guarda vai suspender a restante programação do Teatro Municipal da Guarda (TMG) prevista a partir de 15 de janeiro e até ao final deste mês.

Solicita-se a quem comprou bilhete para os espetáculos agendados nesse período que contacte a bilheteira para que se efetue o respetivo reembolso. Devido à incerteza da evolução pandémica durante as próximas semanas, não é ainda possível prever a futura reabertura do TMG com programação regular.

Eric Verbeeck e António Oliveira novos investidores no concelho de Gouveia

O Município de Gouveia acolhe investimento estrangeiro de cerca de 6 milhões de euros no âmbito do turismo residencial e de lazer e também investimento português no campo da Vitivinicultura.
Eric Verbeeck, um dos rostos deste investimento assume ter encontrado aqui o local ideal para instalar este projeto, que pretende ser “um hotel de turismo com outras valências”. A sua filosofia “passa por ajudar as pessoas a reencontrarem-se consigo mesmas” e oferecer “a atenção plena que o individuo necessita”.
Nas palavras do empresário, na nossa região mora o Portugal real, a “forma como as pessoas vivem, como as pessoas são, a forma como as pessoas se relacionam e são próximas umas das outras. A forma como as pessoas se relacionam com o meio ambiente, a natureza”, para além de reconhecer o lugar como muito bonito e inspirador, pesaram na sua escolha.
Assim, o New Life Portugal promete ser um negócio diferenciador que posicionará Gouveia no nicho do Turismo de Saúde e Bem-Estar.
Do prestigio do futebol para a vitivinicultura
De outro modo, António Oliveira, antigo jogador, treinador e selecionador, vai agora investir no concelho de Gouveia, mais concretamente na área da vitivinicultura.
Recentemente adquiriu em Vila Nova de Tazem, uma área de mais de 70 hectares de vinha, deste modo, o novo investidor referiu à revista do Município de Gouveia que :”A Região da Serra da Estrela do Dão, cercada por cinco serras beneficia de uma enorme interação entre o solo e a sua topografia, planaltos de rochas essencialmente graníticas e terrenos com boa drenagem, o que lhes confere uma tipicidade notável, uma estrutura clássica rara, que atravessam o tempo e as gerações”.

Inscrição no voto antecipado em mobilidade termina hoje

Termina hoje o prazo para a inscrição no voto antecipado em mobilidade, uma modalidade que este ano foi alargada a todos os municípios. Nos dois últimos atos eleitorais, o voto antecipado em mobilidade realizou-se apenas nas capitais de distrito e nas ilhas das regiões autónomas. Agora, vai realizar-se nos 308 concelhos do continente e das Regiões Autónomas dos Açores e da Madeira.
Até às 23h59 de ontem, estavam inscritas 196.786 pessoas para votarem antecipadamente no próximo domingo.
Recorde-se que, nas eleições para a Assembleia da República de 2019, votaram antecipadamente 50.638 pessoas.
O Ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, e o Secretário de Estado Adjunto e da Administração Interna, Antero Luís, estão inscritos para votar antecipadamente.

O pedido de inscrição é feito em www.votoantecipado.mai.gov.ptCaso não exerça o direito nesse dia, o eleitor poderá sempre votar no dia 24, ainda que tenha feito a inscrição.