Templates by BIGtheme NET
Home » Ambiente

Ambiente

A Câmara Municipal de Fornos de Algodres é parceira da Campanha Nacional “Por um país com bom ar”

A Câmara Municipal de Fornos de Algodres marcou presença no dia 12 de abril de 2019, na cerimónia de evocação do primeiro Dia Nacional do Ar, instituído pela Resolução de Conselho de Ministros n.º 64/2019 em reconhecimento da importância da componente ambiental Ar. A sessão de assinatura de protocolo de cooperação com a Agência Portuguesa do Ambiente, decorreu no Castelo de São Jorge, em Lisboa, e contou com a presença do Senhor Vereador Bruno Costa.

No âmbito do lançamento da campanha nacional “Por um país com bom ar” foram assinados protocolos de cooperação com municípios, juntas de freguesias, associações ambientais e empresas de transportes públicos, na presença do Senhor Ministro do Ambiente e da Transição Energética, João Pedro Matos Fernandes. A Câmara Municipal de Fornos de Algodres foi uma das instituições que assumiu este compromisso para a implementação de medidas que contribuam para a melhoria da qualidade do ar no Concelho de Fornos de Algodres.

O ar é um recurso essencial e determinante na qualidade de vida, com repercussões diretas e indiretas no ambiente. A sua gestão requer uma abordagem integrada, com a articulação de políticas e medidas ao nível setorial e entre os vários níveis de governação, assim como, a participação de toda a sociedade.

O  Vereador evidenciou que o objetivo deste protocolo de cooperação para o Concelho de Fornos de Algodres, terá como principal objetivo: “alertar e sensibilizar os nossos Munícipes para a responsabilidade e compromisso com a proteção da qualidade do ar, nomeadamente evitando Queimas e Queimadas.”

A campanha nacional conta os seguintes embaixadores e embaixadoras: Rui Nabeiro, Rui Veloso, Joaquim de Almeida, André Sardet, Cuca Roseta e Naíde Gomes.

Seja Consciente, Pense no Ambiente.

Follow us on Facebook

Ciclismo:Daniel Mestre vence no Fundão e passa a liderar

Teve lugar neste sábado, a segunda etapa que ligou Manteigas ao Fundão do GP Internacional Beiras e Serra da Estrela, com triunfo de Daniel Mestre (W52-FC Porto) que face a este resultado subiu á liderança da prova.

Nesta etapa ficaram a seguir Vicente García de Mateos (Aviludo-Louletano) e  Edwin Ávila (Israel Cycling Academy).

Este domingo, decorre a última etapa que liga Celorico da Beira à Covilhã, com passagem por diversas localidades como Fornos de Algodres, Gouveia e Torre, terminando na Covilhã.

foto:AMCB

 

Miguel João de Freitas visita Celorico da Beira

No âmbito do projeto de investimento “Faixas de Interrupção de Combustível” (FIC), aprovado pelo Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), para abertura e beneficiação de 40 Km na rede fundamental, 2ª ordem (linhas de cumeada), o Secretário de Estado das Florestas e do Desenvolvimento Rural, Miguel João de Freitas, visita nesta sexta feira, 12 de abril, as áreas executadas e em execução no concelho de Celorico da Beira.

Assim a receção terá lugar nos Paços do Municipio, por volta das 15h, seguindo-se a visita a uma área de FIC;  visita a uma área de serviço público executada pelos Sapadores Florestais (limpeza de povoamentos florestais); visita a uma área de execução de FGC paralela à rede viária com os meios da autarquia e por fim o Visionamento de área executada com Fogo Controlado.

Por:BATV

Núcleo Regional do Centro da Liga Portuguesa Contra o Cancro em Aguiar da Beira

O Núcleo Regional do Centro da Liga Portuguesa Contra o
Cancro (LPCC.NRC) lança o apelo às utentes do concelho de
Aguiar da Beira, com idade compreendida entre os 50 e os 69
anos, para participarem no Programa de Rastreio de Cancro da
Mama promovido pela LPCC.NRC.
A partir de 10 de abril e até inícios de maio de 2019 a Unidade
Móvel de Mamografia Digital encontra-se estacionada no Centro
de Saúde de Aguiar da Beira, estando em funcionamento
de segunda a quinta-feira, das 9:15h às 12:30h e das 13:30h às
17:00h; e à sexta-feira das 9:15h às 12:30h e das 13:30h às
16:30h.
As mulheres com inscrição atualizada no Centro de Saúde
recebem uma carta-convite com a indicação da data e hora de
realização do exame. Segundo a LPCC, constata-se que muitas
faltas ao Rastreio decorrem da desatualização dos dados de
morada nos registos dos Centros de Saúde, motivo pelo qual a

O cancro da mama é o tipo
de cancro mais comum
entre as mulheres e
corresponde à segunda
causa de morte por cancro.
Em Portugal, anualmente
são detetados cerca de
6.000 novos casos de cancro
da mama e 1200 a 1500
mulheres morrem com esta
doença.

LPCC apela à atualização dos mesmos e à participação no
Rastreio.
O exame mamográfico deve ser repetido de dois em dois anos
de forma a garantir uma prevenção eficaz.
Para marcações ou informações adicionais, deve contactar-se o
Centro de Coordenação do Rastreio através do telefone 239 487
495/6 ou do e-mailrcmama.nrc@ligacontracancro.pt.

Dacia nos trilhos alentejanos

A família Dacia está de regresso ao terreno, na 8ª Aventura Dacia 4×2, organizada pelo Clube Escape Livre. Este ano, entre 8 e 10 de junho, o Alentejo é o destino de eleição, aproveitando o feriado do Dia de Portugal. Entre Évora e Vila Viçosa, a história, a gastronomia, as paisagens e os trilhos são percorridos com diversão e adrenalina. As inscrições já estão abertas!Os proprietários dos Dacia mais aventureiros, os Duster e Sandero Stepway, têm na edição de 2019 um desafio totalmente diferente do ano anterior, já que passam das serras nortenhas para as planícies alentejanas, com paisagens completamente diferentes, mas igualmente arrebatadoras. Uma oportunidade a não perder! O programa da 8ª Aventura Dacia 4×2 tem início na cidade de Évora, ao final da manhã de sábado, mais exatamente no Évora Hotel, realizando, após o almoço, uma condução diferente, em karts, no Kartódromo de Évora. A visita guiada ao centro histórico, que se segue, permite restabelecer a calma e conhecer algum do valioso património da cidade. O dia termina com alguns jogos de entretenimento a cargo da Dacia Portugal. No domingo, o todo terreno preenche as etapas da manhã e de tarde, intercaladas com as visitas ao Museu do Barro, no Redondo, à destilaria do reputado Gin Sharish e a visita guiada à aldeia e ao castelo de Monsaraz. O jantar é acompanhado de um momento solene de Cante Alentejano, Património da Humanidade.No último dia do evento, segunda-feira, feriado, a travessia e subida à serra d’Ossa marcam o ponto alto dos desafios e da adrenalina, antes da descida às profundezas da pedreira de mármore d’El Rei. A 8ª Aventura Dacia 4×2 termina com o almoço e entrega de troféus SPAL no Marmoris Hotel & Spa.As inscrições para a 8ª Aventura Dacia 4×2 já se encontram disponíveis em www.escapelivre.come têm o valor de 295 € (programa reduzido) ou 375 € (programa completo) para duas pessoas com Dacia, se efetuadas até 20 de abril.A 8ª Aventura Dacia 4×2 conta com o patrocínio da Dacia, Bridgestone, First

Município de Fornos distribui sacos stop não ao plástico

Começaram a ser distribuídos os 2000 novos sacos stop não ao plástico em Fornos de Algodres, pelo Município para a comunidade comerciante.
Mais uma forma de minimizar o uso dos plásticos no concelho.
O ambiente precisa do cuidado de todos em geral.

Segundo o Município, para além de estar ajudar a economia local dos profissionais, está, claramente, a caminhar para uma Economia mais Circular, contribuindo para a reutilização e a valorização dos materiais.

Pinhel associa-se a Campanha de Recolha de Bens de primeira necessidade

O Município de Pinhel associou-se à Resiestrela no sentido de levar a efeito uma Campanha de Recolha de Bens de primeira necessidade a favor de Moçambique.
Os bens recolhidos serão encaminhados para a HELPO, uma ONG que está há muito tempo em Moçambique, país onde desenvolve projetos relacionados com a infância e a saúde materno-infantil.

Na sequência do rasto de destruição deixado pela passagem do Ciclone Idai, Moçambique enfrenta neste momento uma grave situação de carência de bens de primeira necessidade.
Face à urgência da situação, o prazo da campanha promovida pelo Município de Pinhel e pela Resiestrela é necessariamente muito curto.

Até dia 3 de abril (próxima quarta-feira), aceitam-se donativos, de preferência os indicados na listagem abaixo.

BENS MAIS URGENTES:
– Roupa de bebé e criança (até aos 5 anos)
– Fraldas de pano
– Mantas do tipo polar
– Farinhas lácteas e não lácteas
– Leite em pó etapas 1 e 2
– Sabão e lixívia
– Enlatados e alimentos não perecíveis (feijão, grão, arroz, massa, óleo, açúcar e frutos secos)

PONTOS de RECOLHA:
– Câmara Municipal de Pinhel (receção)
– Gabinete de Ação Social do Município de Pinhel (edifício frente ao Tribunal)
– Agrupamento de Escolas de Pinhel (Jardim de Infância, Escolas do 1º Ciclo, 2º Ciclo e Secundária)
– Jardim de Infância da Santa Casa da Misericórdia de Pinhel
– Centro de Saúde de Pinhel

Aguiar da Beira e Vila Cortez na final da Taça de Honra

Decorreu na tarde deste domingo, as meias finais da Taça de Honra da AF Guarda, com o Aguiar da Beira a vencer em casa o Celoricense por duas bolas a zero e o Vila Cortez a receber o Paços da serra e venceu por cinco bolas a duas.

Assim vamos ter uma final em data a designar , entre Aguiar da Beira e Vila Cortez, ambas vão lutar por um lugar na Taça de Portugal da edição 2019/20.

Feira de Março anima Terras de Tavares

Tem início ao fim da tarde, deste sábado, em Chãs de Tavares, mais uma edição da Feira de Março.

Assim , decorre no Pavilhão Multiusos da localidade,  mais uma edição do Encontro Gastronómico, com diversos pratos a serem confecionados e saboreados, pelo meio, vai haver animação com a Sinfonia de Tavares e a Filarmónica de Vila Cova de Tavares e por fim Stand Comedy- Hugo Rosa e Ana Arrebentinha.

No Domingo, já na Ermida da Senhora do Bom Sucesso, acontece o Concurso de Ovinos, segue-se a Eucaristia .

Pelo meio, animação com as Concertinas e Bombos.

Para a tarde, animação com o cantor Augusto Canário e seguido do Concurso de Vinho do produtor.

Um fim de semana em grande em terras de Tavares.

Foram construidas armadilhas para captura das Vespas Velutinas

 A COOPBEI – Cooperativa Agrícola e Apícola das Beiras, recebeu uma centena de armadilhas para captura das Vespas Velutinas. Construídas pelos alunos e professores da Escola Básica Ana de Castro Osório, para distribuição direta aos seus apicultores associados, a ação é o resultado da campanha de sensibilização inserida no Plano de Vigilância e Controlo da Vespa Velutina, comummente designada por Vespa Asiática.

 A campanha foi promovida pela Câmara Municipal de Mangualde, através do Gabinete Técnico Florestal, do Gabinete de Educação, do Serviço Municipal de Proteção Civil e da Cooperativa Agrícola e Apícola das Beiras (COOPBEI), durante os meses de fevereiro e março, junto de mais de meia centena de crianças. O principal objetivo era a elaboração de armadilhas com recurso a materiais recicláveis, para captura das vespas fundadoras. Posteriormente, cada um deles colocou-as em locais próximos das suas áreas de residência. Desta forma, conseguiu-se atingir uma boa distribuição geográfica, por forma a capturar um maior número de vespas fundadoras e, assim, evitar a proliferação dos ninhos primários e subsequentes ninhos secundários. O públicUma imagem com pessoa, interior, parede, grupo Descrição gerada automaticamenteo alvo foram os alunos do 1º ciclo – Escola Básica Ana de Castro Osório (400 alunos) e do pré-escolar – Centro Social e Paroquial de Santiago de Cassurrães, Obra Social Beatriz Pais Raúl Saraiva e Centro Social e Paroquial de Mangualde (120 crianças).

 

Uma imagem com árvore, exterior, céu, planta Descrição gerada automaticamente

Com esta iniciativa, a repetir anualmente, a Câmara Municipal de Mangualde pretende minimizar o problema e ajudar o ecossistema a adaptar-se a esta praga invasora. Por outro lado, a ação contribui para a diminuição do encargo de meios humanos e materiais na destruição dos ninhos secundários, durante os meses de verão e outono, época do ano em que se verificam dimensões consideráveis dos ninhos e a predação atinge o seu máximo.

 EM 2018, A CÂMARA MUNICIPAL DE MANGUALDE DESTRUIU 230 NINHOS DE VESPA VELUTINA

 No ano de 2018 foram eliminados pelos serviços municipais cerca de 230 ninhos de vespa asiática, quase sempre com uma forte correlação com a existência de apiários e localizados na interface urbano/rural. Na maioria dos casos, a referenciação dos ninhos foi desencadeada por apicultores do concelho e por munícipes residentes sobretudo em zonas rurais.

 Desde de 2016, ano em que foi confirmada a presença da vespa asiática em território concelhio, o Município de Mangualde tem seguido as orientações do Plano de Ação para a Vigilância e Controlo da Vespa Velutina em Portugal, tendo adquirido equipamento de proteção individual e de eliminação de ninhos.

 De realçar que esta praga invasora representa uma ameaça ecológica e económica, para a atividade apícola, agrícola e para o serviço de polinização desempenhado pelas abelhas, a principal presa desta praga. Para além disso, a capacidade de adaptação e a relação de proximidade preferencial com as atividades humanas, levam a que este novo risco ambiental a que a comunidade se encontra exposta, represente também um problema de segurança e saúde pública.

Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com

Ao continuar a utilizar o site, você concorda com a utilização de cookies. Mais Informação

As definições de cookies neste site são definidas como "permitir cookies" para lhe dar a melhor experiência de navegação possível. Se você continuar a usar este site sem alterar suas configurações de cookies ou clicar em "Aceitar" abaixo, em seguida, você concorda com isso.

Fechar