Templates by BIGtheme NET
Home » Gastronomia

Gastronomia

Guarda acolhe Feira Farta nos dias 21 e 22 de setembro

A cidade da Guarda acolhe, nos dias 21 e 22 de setembro, a quinta edição da FEIRA Farta, junto ao Mercado Municipal.

Este evento tem como objetivo fomentar a valorização das Freguesias, dos seus recursos e produtos.

Este grande evento afirma-se como um motor de valorização da economia regional, procurando para esse efeito, criar condições para o lançamento de novas formas de colaboração entre os vários atores regionais e nacionais, no sentido de valorizar o território e os seus produtos endógenos de excelência.

O Largo do Mercado Municipal continua a ser o local da realização desta iniciativa dado que a Autarquia considera fundamental a ligação intrínseca a este equipamento.

A Feira Farta 2019 conta com uma tenda que acolhe as 43 freguesias do Concelho da Guarda, cerca de 400 produtores, uma zona de gastronomia e um palco para a  animação.

A Feira Farta contempla também um conjunto de degustações, em que as Juntas de Freguesia apresentam verdadeiras  iguarias.

“As tradições são parte intrínseca da nossa identidade por isso, nada mais importante do que articular o espírito de unidade comunitária e o seu enorme empenho e dedicação e até mesmo o esforço em manter vivas as tradições e a herança cultural que vem dos nossos antepassados.

Nada é mais importante do que celebrar e valorizar a identidade de um povo, pois é deste que fluem as mais imortais e valorosas demonstrações do nosso património e da nossa cultura.

É necessário “investir” no legado dos nossos antepassados de forma a criar mecanismos viáveis para a sua continuidade, alargando o leque de oportunidades que lhes é concedido e promover essencialmente o seu bem-estar, provocando por sua vez a evolução estrutural das nossas freguesias.

Assim, e com o objetivo de valorizar os produtos endógenos do nosso  concelho aliando, sempre, a tradição à inovação, na Feira Farta 2019 vamos continuar a “celebrar” e divulgar algo que nos é tão caro  a cestaria e o cobertor de papa.”referiu o Município.

Na Zona da Gastronomia participam 6 bairros da cidade (Alfarazes, Pinheiro, Sequeira, Luz, Lameirinhas e Guarda-Gare) e a ACRIGUARDA, onde ao longo de 2 dias servirão pratos típicos da  região e como não poderia deixar de ser a carne jarmelista.

Haverá um Espaço Criança – “De Pequenino se Torce o Pepino”, será dinamizado pelo Setor de Educação do Município que pretende proporcionar às crianças que visitam a Feira Farta momentos de lazer e aprendizagem.

Aqui as crianças vão aprender a brincar, privilegiando e valorizando o ambiente e a natureza:

  • “Lixo Zero” – neste projeto os jovens transformarão t-shirts “velhas” em sacos de compras, que podem utilizar não só na Feira Farta como também no seu dia a dia. Assim, diminui-se a utilização de sacos de plástico e a diminuição dos resíduos têxteis;
  • “Celebrar a Natureza”– através de flores e frutos vão aprender a fazer belas tiaras;
  • Pinturas faciais” – Pinturas faciais de variados personagens e figuras para que as crianças se divirtam num mundo de fantasia.

Dois espetáculos: no dia 21 de setembro, às 21h00, Rouxinol Faduncho e a encerrar, no dia 22 de setembro, às 18h00, sobem ao palco os Anjos.

Nos dois dias em que decorre esta iniciativa há um vasto Programa de Animação onde se destacam os Grupos de Música Tradicional, personagens alusivas à Feira, Bombos e saborosas degustações dos vários produtos  na Feira Farta.

A FEIRA FARTA pretende assim ser uma iniciativa envolvente, criando um conjunto de redes e sinergias que permitam a consolidação e o desenvolvimento do território.

Programa

Dia 21 de setembro (sábado)

10h00

Abertura da Feira Farta 2019

Grupo de Bombos Chibatas

 

10h00/19h00

Flower Pots e Cozinheiros

Animação Itinerante

 

10h00/21h00

A Arte da Terra

Trabalho ao vivo de artesãos: criação de peças

únicas a partir vime e da trama do Cobertor de Papa

 

11h00

The Hell Band – Fanfarra

 

12h00

Quinteto Reis – Grupo de Música Tradicional

 

15h00

Íris Campos

Vencedora do concurso musical “Mostra o que Vales”, do Centro Comercial La Vie Guarda

 

15h15

Degustação de Azeite

Junta de Freguesia de Aldeia Viçosa

Mercado Municipal

 

15h30

Quinteto Reis – Grupo de Música Tradicional

 

16h30

Beira Brass Band – Fanfarra

 

17h00

Degustação dos Chichorros – Junta de Freguesia de Vila Fernando – Associação de Vila Mendo

Mercado Municipal

 

18h00

Degustação de pratos vegan biológicos

Junta de Freguesia da Guarda

Mercado Municipal

 

21h30

Concerto Rouxinol Faduncho

 

Dia 22 de setembro (domingo)

11h00 às 19h00

Flower Pots e Cozinheiros

Animação Itinerante

 

11h00 às 19h00

A Arte da Terra

Trabalho ao vivo de artesãos: criação de peças

únicas a partir vime e da trama do Cobertor de Papa

 

11h00

Batala Braga – Bombos

 

15h00

Vozes de Burro Não Chegam ao Céu – Grupo de Música Tradicional

 

15h15

Merenda da Ceifa

Junta de Freguesia de Videmonte

Mercado Municipal

 

16h00

Cantarinhas de Famalicão da Serra

Grupo de Cantares

 

16h15

Degustação de Enchidos da Castanheira

Junta de Freguesia da Castanheira

Mercado Municipal

 

16h30

Rancho Folclórico do Centro Cultural da Guarda

 

17h00

Rancho Folclórico de Vilarinho do Bairro – Anadia

 

17h30

Degustação de produtos da Freguesia

Junta de Freguesia de Famalicão da Serra

Mercado Municipal

 

18h00

Concerto Anjos

 

De Pequenino se Torce o Pepino

Espaço dinamizado pelo Setor de Educação do Município que pretende proporcionar momentos de lazer e aprendizagem valorizando o ambiente e a natureza.

 

Horário da Feira

Sábado | 10H00/21H00

Domingo | 11H00/19H00

 

Horário Stands de Gastronomia

Sábado | 10H00/01H30

Domingo | 11H00/00H00

 

 

Plataforma digital ”O Bom Sabor da Serra” é um sucesso a nível nacional

Teve lugar na tarde desta sexta-feira, a Apresentação da Plataforma digital ”O Bom Sabor da Serra” criada pela Câmara de Fornos de Algodres, no Salão Nobre dos Paços do Concelho de Fornos de Algodres, projeto apoiado pelo Fundo Ambiental em 90%.

Nesta cerimónia estiveram presentes, José Gomes Mendes, Secretário de Estado Adjunto e da Mobilidade, Manuel Fonseca, Presidente do Município, Alexandre Lote, Vice-Presidente, Bruno Costa, Vereador, Santinho Pacheco, Deputado e os Produtores.

Esta foi uma sessão importante para Fornos de Algodres e para o Mundo, isto porque, aqui no Interior do País, nasceu esta plataforma de produtos endógenos deste concelho que aos poucos e poucos vai-se afirmando no panorama comercial, isto porque, através deste instrumento, os produtores que aceitaram colocar aqui os seus produtos, ganharam uma nova dinâmica.

Os produtos são agora muito mais conhecidos, os produtores têm agora uma forma de escoamento e que iniciou o processo devagar mais pela estatística, já obtiveram compras de quase todo o País e num futuro próximo, as comunidades portuguesas no Mundo vão apostar nesta forma de poder consumir estes produtos. Através desta Plataforma, o turismo nesta região pode aumentar , uma vez que o consumidor vai aproveitar para também conhecer as origens do produto sob a forma de vir a conhecer esta região.

Assim sendo, para o Secretário de Estado, José Gomes Mendes, este é um programa de sucesso, sendo um instrumento de valorização dos produtos do Interior.

Vê esta Plataforma como uma rampa de lançamento para outras localidades adotarem processos idênticos nas suas regiões.

Manuel Fonseca, Presidente do Município de Fornos de Algodres, enalteceu o trabalho efetuado pelos produtores e de todas as pessoas que continuam a apostar neste concelho para viver. Mostrou-se muito orgulhoso por esta Plataforma estar a ter sucesso, dado que o queijo e todos os outros produtos representados dão uma relevância ao concelho.

Por sua vez , Bruno Costa, Vereador do Município, apresentou a plataforma em dados estatísticos até agora, enaltecendo a valorização dos produtos endógenos.

XXIV Feira da Maçã Bravo de Esmolfe em outubro

Vai ter lugar em Esmolfe,  mais uma edição da Feira da Maçã Bravo , no concelho de Penalva do Castelo, nos dias 12 e 13 de outubro, com um leque de atividades.

Assim no sábado ao inicio da tarde , decorrerá na Loja do Cidadão um Colóquio com o tema “Valorizar a Maçã Bravo de Esmolfe e no domingo , diversas atividades: missa campal, arruada da Banda local, atuação da Casa do Povo de Esmolfe , o Concurso da Maçã Bravo e por fim  atuação do Ruizinho de Penacova.

Um fim de semana destinado a homenagear a Maçã Bravo de Esmolfe.

Trancoso e Penedono acolhem o X Encontro Europeu da Castanha- 12,13 e 14 de setembro

Vai decorrer em Trancoso e Penedono nos dias 12 a 14 de setembro, numa ideia lançada pelos dois municípios de Trancoso e Penedono, o X Encontro Europeu da Castanha com sessões técnicas. O evento é organizado pela RefCast- Associação Portuguesa da Castanha, AREFLH – Assembleia das Regiões Hortícolas Europeias, Município de Trancoso, Município de Penedono e Cooperativa Agrícola de Penela da Beira.

A Sessão de Abertura do X Encontro Europeu da Castanha é no  dia 12 de setembro, pelas 10h20 no Pavilhão Multiusos em Trancoso.

Vão ser dias muito proveitosos no panorama de novos ensinamentos sobre a castanha aqui nesta região mencionada.

 

Salamaq 19-Rui Ventura(Pinhel) presente no Dia dedicado a Portugal

Em Salamanca decorrer a Feira Salamaq, até dia 9 de setembro, é muito importante para a Península Ibérica, onde Portugal neste sábado tem o seu dia.

Deste modo, diversos autarcas e instituições desta Região do Interior marcaram presença neste certame, casos de Pinhel , Almeida entre outras localidades.

Rui Ventura , Presidente do Município de Pinhel marcou presença com intuito de reforçar a cooperação transfronteiriça e as sólidas relações existentes, com Salamanca e Castilla y León. Um stand no Pavilhão central ,com destaque para o vinho e diversos produtos endógenos desta localidade e está patente um pouco daquilo que se pode encontrar em Pinhel ao longo do ano.

Presente esteve o Secretário Estado das Florestas e do Desenvolvimento Rural, Miguel Freitas, a representar o governo Português, por sua vez , Javier Iglesias, Presidente da Diputación de Salamanca referiu que são importantes todas as relações comerciais, económicas e pessoais, existentes entre os dois países irmãos.

foto:MP

 

Pinhel presente na SALAMAQ 2019

Sempre presente , é a designação correta para o Município de Pinhel, dado que , está presente mais uma vez na
Feira de Agricultura de Salamanca, que decorre até 9 de setembro.

Uma boa promoção a todos os produtos endógenos da Cidade Falcão, que aos poucos vão ganhando cada vez mais fãs por todo lado. Também o local ideal para a divulgação de Pinhel, Cidade do Vinho 2020.

foto:MP

Turismo Centro de Portugal saúda a aprovação da serra da Estrela a Geopark Mundial

O Turismo Centro de Portugal mostrou enorme satisfação  com a aprovação da  candidatura da Serra da Estrela a Geoparque Mundial pelo Conselho de Geoparques Mundiais da UNESCO, no decorrer da 4.ª Sessão do Conselho de Geoparques Mundiais, na Indonésia.

“Este é um dia muito importante para a região Centro de Portugal, que passa a ter mais um elemento diferenciador reconhecido a nível internacional. Foi um trabalho intenso de quatro anos, que obteve agora um justo desfecho”, considera Pedro Machado, presidente do Turismo Centro de Portugal.

“O território do Centro de Portugal afirma-se cada vez mais como um destino preferencial para os adeptos do turismo de natureza e do turismo ativo. Esta é uma região privilegiada, com um património natural e cultural ímpar, e que dispunha já de um Geoparque reconhecido pela UNESCO, o Naturtejo, na Beira Baixa, além da Reserva da Biosfera das Berlengas. A estes sítios naturais classificados pela UNESCO junta-se agora o Geoparque Serra da Estrela, que passará a ocupar um justo lugar de destaque. Estão de parabéns os promotores e está de parabéns toda a região, que vê assim aumentar ainda mais a sua atratividade turística, para benefício das populações de uma zona mais afastada do litoral e dos grandes centros turísticos”, acrescenta.

Recorde-se que o Conselho de Geoparques Mundiais da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) aprovou ontem a candidatura da Serra da Estrela a Geoparque Mundial, ficando apenas a faltar o parecer do Conselho Executivo da agência das Nações Unidas.

Cavacas de Pinhel podem entrar novamente nas 7 Maravilhas

Depois de na fase distrital ter ficado muito perto de passar à fase seguinte, veio agora a noticia que as deliciosas Cavacas de Pinhel podem entrar na corrida, dado que está a decorrer a fase de repescagem.

Assim as votações estão abertas, dado que a luta , entre as Cavacas de Pinhel e todos os outros segundos lugares e passam cinco a oito doces.

O Resultado da Votação será anunciado pela RTP 1.

 

Bolsa de Terras divulgada em Mangualde

O auditório da Câmara Municipal de Mangualde,vai receber no sábado, 17 de agosto, pelas 14h30, a sessão de divulgação da Bolsa de Terras a implementar no concelho de Mangualde.

A entidade promotora desta iniciativa é a Cooperativa dos Agricultores de Mangualde (COAPE) em parceria com a Câmara Municipal de Mangualde, pelo que quaisquer contactos sobre esta iniciativa devem ser realizados através dos endereços de email: agricultura@cmmangualde.pt ou cideca@coape.pt. Pode ainda entrar em contacto via telefone para os números 232 622 245/232 619 880 ou 966 044 487/936 793 286.

O Projeto do Bolsa de Terras tem como finalidade aumentar da superfície agrícola cultivada, o cultivo das terras que se encontram incultas, a criação de condições para o desenvolvimento da competitividade do setor agricultura e pecuário através da potenciação dos recursos e condições naturais do concelho, combater a desertificação e o abandono das terras agrícolas e a fixação de população nos meios rurais do concelho.

O Projeto apresenta uma perspetiva Agro económica para o setor agrícola dinamizando a prática agrícola, designadamente pelo cruzamento de informação entre as terras não cultivadas ou abandonadas com potencialidade para a exploração agrícola que se encontrem em condições de ser arrendadas e exploradas economicamente.

Festividades de Nossa Senhora da Graça animam Fornos de Algodres

João Pedro Pais e Fernando Daniel são as figuras do cartaz
Como anualmente acontece, vai ter lugar um certame que vai acolher diversos espetáculos musicais para todas as idades. Este ano a iniciarem na sexta-feira, com um programa vasto de grande animação, neste fim de semana a tradição mantém-se e todos os caminhos vêm dar a Fornos de Algodres.
Assim no dia inicial, o Europeu de Slackline volta a acontecer nesta localidade e terá aqui o arranque, no Mercado Municipal, sobe ao palco o espetáculo de dança regional “Volta”, numa iniciativa do Alto Mondego, onde as gentes de diversas localidades mostram o seu valor.

A finalizar a noite a Banda Prós e Contras anima as festividades.

O dia de sábado inicia com a procissão de N. Sra da Graça desde a capela para a igreja da Misericórdia, abrilhantada pela Batuta D´Alegria, seguindo-se a Eucaristia.

Europeu de Slackline traz muito brilho

Mais à noite, a Banda Tradição abre as festividades, seguindo-se Fernando Daniel para cantar e encantar, a finalizar o baile continua.

Para domingo, a arruada da Batuta D´Alegria, seguindo –se a Eucaristia e procissão pelas artérias da vila.

Para a tarde, o Slackline continua a animar os visitantes, a tarde de Folclore traz ao palco diversos ranchos folclóricos.

A noite é animada pela Banda Reflexos, seguindo-se João Pedro Pais, pela noite dentro o baile continua. A finalizar os festejos, na segunda-feira, a procissão de regresso à sua capela, seguindo –se a eucaristia. Na noite, a festa continua com a Banda K5.

Ainda existirá a quermesse sempre uma imagem de marca das festas assim como as diversas exposições.

Serão quatro dias de convívio, onde as pessoas se animam e reveem amigos que andam fora muito tempo também, e este é um local de ponto de encontro.

Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com

Ao continuar a utilizar o site, você concorda com a utilização de cookies. Mais Informação

As definições de cookies neste site são definidas como "permitir cookies" para lhe dar a melhor experiência de navegação possível. Se você continuar a usar este site sem alterar suas configurações de cookies ou clicar em "Aceitar" abaixo, em seguida, você concorda com isso.

Fechar