Templates by BIGtheme NET
Home » Gastronomia

Gastronomia

Almeida recria as Bodas Reais de D. Maria I e D. Pedro de Bragança

“D. Maria, a Princesa, Vai Casar” é o tema do décimo primeiro e penúltimo evento do Ciclo “12 em Rede – Aldeias em Festa”, promovido pela Rede das Aldeias Históricas de Portugal, que chega à vila e Aldeia Histórica de Almeida nos dias 29 e 30 de novembro.

Uma festa que promete grandes emoções, graças a um programa que inclui bailes de época, workshops de construção de fantoches, gastronomia, música, visitas guiadas temáticas, e até subidas de balão de ar quente – para contemplar, em todo o seu esplendor, o magnífico desenho poligonal das fortificações da Aldeia Histórica de Almeida.

A Aldeia Histórica de Almeida recria, assim, as Bodas Reais de D. Maria I e D. Pedro de Bragança, quando a sua função militar e utilitária passou para segundo plano, transformando-se num palco de demonstração do espetacular jogo barroco, dramático, sonoro, efémero e luminoso. Uma festa que conhecemos apenas pelas páginas dos livros de História, e que ganha vida em dois dias de grande festa e animação.

Com um extenso e diversificado programa para todas as idades, com entrada gratuita, a Aldeia Histórica de Almeida convida habitantes e participantes a participar nos vários momentos da festa “D. Maria, a Princesa, Vai Casar”. Uma forma muito divertida de descobrir esta Aldeia Histórica e as suas origens, assim como os seus costumes e tradições.

Em suma, dois dias imperdíveis na Aldeia Histórica de Almeida, para que todos regressem a casa de coração cheio de momentos inesquecíveis!

Todas as atividades são gratuitas, mas algumas são de inscrição limitada e são sujeitas a marcação prévia, através do telefone 271 571 229, ou do telemóvel 939 612 622, ou ainda do e-mail museu.militar@cm-almeida.pt.

Este evento é promovido pela Associação de Desenvolvimento Turístico Aldeias Históricas de Portugal, numa organização do Município de Almeida. Uma iniciativa apoiada pelo Centro 2020, Portugal 2020 e União Europeia através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.

A festa só acaba em dezembro!

O ciclo “12 em rede | Aldeias em Festa 2019” só termina em dezembro! Depois de Almeida, a festa segue para Belmonte, de 27 a 30 de dezembro.

Fotos:Aldeias Históricas de Portugal

Míscaro homenageado em Aguiar da Beira

Aguiar da Beira recebe o sétimo Certame Gastronómico do Míscaro, nos dias 23 de 24 de novembro, a realizar no Gimnodesportivo local, com muitos pratos com míscaro para degustar, ainda cada Freguesia no seu stand apresenta os produtos endógenos e o artesanato também tem o seu espaço.

Aguiar da Beira é a capital da Orientação mas também um concelho onde se encontram muitos míscaros, também neste certame se destacam o queijo, mel, castanha, licores, maçã e enchidos.

Também a música tradicional está presente com os grupos locais e ainda pela noite dentro outros grupos nacionais a animar a grande multidão que enche sempre o pavilhão.

Guarda vai estar presente na Feria de Valladolid

A Guarda e o seu território vão participar na Feira Internacional de Turismo de Interior de Valladolid (Espanha), a INTUR. Trata-se de um dos mais importantes certames de turismo de Espanha, e o único que destaca o Turismo de Interior no país vizinho. O Município da Guarda marcará presença de 21 a 24 de novembro, na 23ª edição do certame.

A promoção do território e das potencialidades turísticas da cidade e da região junto do público e do setor turístico espanhol e internacional, a captação de operadores para a Feira Ibérica de Turismo 2020 e a Candidatura da Guarda a Capital Europeia da Cultura em 2027 são alguns dos objetivos desta participação.

Estão previstas no stand da Guarda, ao longo do certame, mostras e degustação de muitos produtos como o queijo, os enchidos da Guarda, as compotas, o pão caseiro e alguma doçaria com destaque para o D. Sancho, bolo guardense feito à base de massa de centeio folhada e de creme de ovos com travo a queijo Serra da Estrela, que foi recentemente candidato na Categoria Doces de Inovação no concurso das 7 Maravilhas Doces de Portugal.
A INTUR é considerada a melhor montra da diversidade de oferta do Turismo de Interior. O Certame é um espaço profissional que promove uma imagem conjunta, com a cultura, a gastronomia e a natureza a surgir como ofertas integradas e estruturadas. Recorde-se que para além do valor histórico e patrimonial, a Guarda oferece uma vários roteiros temáticos de grande riqueza patrimonial e cultural, privilegiando o contacto com a natureza.

A Guarda vai estar representada no primeiro pavilhão do recinto da Feria de Valladolid. A INTUR pode ser visitada de quinta a sexta das 9h30 às 18h30 e durante o fim-de-semana entre as 10h30 e as 20h30.

Seis centenas vão participar na 6a edição do Trail do Míscaro em Aguiar da Beira

Está esgotada a 6ª edição do Trail do Míscaro, que se realiza, no próximo dia 24 de novembro,pelas 10 horas, na vila de Aguiar da Beira, no distrito da Guarda. Seis centenas de atletas, de norte a sul do país, vão correr e caminhar por trilhos onde se destacam as condições naturais micológicas, a natureza, o património e as tradições rurais. Corrida e caminhada colocam em destaque as condições naturais micológicas, a natureza, o património e as tradições rurais, contribuindo ainda para reflorestação do concelho.
As modalidades de Trail Longo (30 km) e Trail Curto (15 km) vão reunir 350 atletas, enquanto que a caminhada vai juntar 250 pessoas. Por cada participante, a organização vai dar uma árvore para a florestação do concelho. Iniciativa que, nos últimos dois anos, já contribuiu para
a plantação de mais de 500 árvores autóctones no território.
“O Trail do Míscaro é muito mais que uma corrida ou caminhada, é uma forma de turismo ativo na natureza que atrai cada vez mais pessoas ao concelho. Este ano são mais 200 pessoas que na edição anterior, número recorde e que poderia ser superior. Foram muitos os pedidos que infelizmente tivemos de rejeitar, afim de conseguirmos garantir a qualidade do evento.”,
referiu a organização.
É, também, “uma experiência desportiva, recreativa e solidária que gira à volta de um produto natural, com elevado valor gastronómico e abundante por essa altura no concelho, o ‘míscaro amarelo’, afirma a organização, que este ano viu todos os recordes de participação serem batidos. Durante os percursos da prova, os participantes terão a oportunidade de passar por
terrenos onde rebenta este cogumelo selvagem e degustar a iguaria, bem como de outros produtos típicos, para além de poderem desfrutar das belas paisagens e tradições rurais e ainda das diversas atividades a acontecer no Certame Gastronómico do Míscaro”, que se realiza nesse fim de semana novembro.
O Trail do Míscaro surgiu em 2014 com os objetivos de promover o “trail running” nos trilhos do Concelho de Aguiar da Beira, assim como a divulgação das condições favoráveis do município para a micologia, para a prática de desporto e turismo na natureza e para estilos de vida rurais, saudáveis e de bem-estar. O evento desportivo é uma organização do jornal
+Aguiar da Beira, em parceria com a Câmara Municipal.

9ª Jornadas de Enoturismo da Região Centro com apresentação no Solar do Vinho da Beira Interior

O Solar do Vinho da Beira Interior vai acolher a apresentação das 9ª Jornadas de Enoturismo da Região Centro nesta quinta-feira, dia 21 de novembro, pelas 15h30.

Esta jornadas vão realizar-se nos dias 5 e 6 de dezembro, no Teatro Municipal da Guarda, com o tema de fundo a ser” O Centro de Portugal como destino do Enoturismo em Portugal.

Vai ter um vasto e prestigiado painel de oradores e moderadores como: Paulo Ramos, Cristina Frolov, Rodolfo Queiroz, Prof. Dr.Edgar Teles, Ângelo Machado,  Eng.Jorge Sampaio, Bebiana Monteiro, Nuno Santiago, Roberto Antunes, António Pé Curto e Elsa Suárez.

Estas jornadas são um um projeto promovido por uma comissão organizadora composta pela Turismo Centro de Portugal, a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento da Região Centro, a Escola de Hotelaria e Turismo de Coimbra, a Associação Rota da Bairrada, a Comissão Vitivinícola da Bairrada, a Comissão Vitivinícola da Região de Lisboa, a Comissão Vitivinícola da Beira Interior, a Comissão Vitivinícola Regional do Dão e a Comissão Vitivinícola Regional do Tejo.  

Quinta da Silveira vence Prémio de melhor vinho de Portugal e Espanha

Pinhel recebeu na noite deste sábado, a 15ªedição da Gala VinDuero/VinDouro, mais concretamente a terceira realizada na Cidade Falcão.

Foram 1000 vinhos a concurso das mais variadas espécies, onde mais de três centenas foram premiados, entre vinhos portugueses e espanhóis, com a presença de cerca de quatro centenas de pessoas nesta gala.

Um certame que cada ano engrandece a nível de qualidade e de visitantes a longo do certame.

O grande vencedor da noite foi o vinho da Quinta da Silveira entre vinhos lusos e espanhóis.

Um certame que recebeu diariamente largas centenas de pessoas.

V Edição da Beira Interior Vinhos & Sabores inaugurada em Pinhel

Teve lugar ao início da noite desta sexta-feira, a abertura da quinta edição do certame Beira Interior Vinhos & Sabores, onde estão presentes no Centro Logístico de Pinhel, 60 expositores, com 30 de vinhos e 30 de sabores, mais 3 restaurantes, compõem a sala deste certame, com largas centenas de pessoas a comparecer neste dia inaugural.

Rui Ventura, Presidente do Município de Pinhel, mostrou-se orgulhoso deste certame e salientou que “representa muito trabalho, evolução e muita dedicação aos vinhos, que para além da promoção, juntou-se a vertente de negócio neste evento que tem a parceria entre o Município e a Comissão Vitivinícola da Beira Interior”.

E mais recentemente nos últimos três anos, juntaram a Gala VinDuero, VinDouro que é uma mais- valia para o certame, uma vez que traz a Pinhel muitos outros produtores portugueses e espanhóis.

Por sua vez, Rodolfo Queiroz, Presidente da CVBI, referiu que:”É muito orgulho ter este certame em Pinhel, a marca Beira Interior cada vez mais é implantada , que aglomera 20 concelhos que todos deviam seguir as pisadas deste concelho de Pinhel que não se cansa de promover esta marca Beira Interior”.

Uma noite de festa com muitos vinhos e sabores a serem degustados com a música pelo meio, será assim até domingo.

V Beira Interior – Vinhos & Sabores em Pinhel este fim de semana

Vai ter lugar a quinta edição do certame Beira Interior – Vinhos & Sabores, a realizar-se  no Centro Logístico de Pinhel, nos dias 15, 16 e 17 de novembro.
Esta é uma organização do Município de Pinhel e pela Comissão Vitivinícola Regional da Beira Interior. Vai ser um certame com o objetivo dar a conhecer o melhor que se faz por esta região, mas também ser um espaço de debate e de reflexão, de experiências e de descobertas, uma oportunidade de negócio. Um local a visitar para sentir e saborear. No que diz respeito a novidades, importa realçar que este ano o Beira Interior – Vinhos & Sabores vai abrir com um espaço temporal dedicado exclusivamente ao setor profissional, isto no dia da abertura, 15 de novembro, entre as 14.30h e as 17.30h. Com esta iniciativa, a organização pretende criar condições para gerar negócios e para dar a conhecer os vinhos da Beira Interior aos grandes distribuidores e importadores, estando já confirmada a presença de importadores provenientes de países como Polónia, Alemanha, Espanha e Estados Unidos, assim como de vários distribuidores nacionais.

Integrado no programa surge ainda a entrega de prémios do XV Concurso Internacional de Vinhos VinDouro – VinDuero, um evento que vai trazer a Pinhel e à Beira Interior cerca de duas centenas de produtores de vinhos de Portugal e Espanha.

Paralelamente, mais duas atividades integram o programa da 5ª edição do Beira Interior – Vinhos & Sabores: o 3º Raid TT Vinhos da Beira Interior, promovido pelo Clube Escape Livre (de 15 a 17 de novembro), e a Maratona BTT 2019 – Pinhel Cidade do Vinho 2020 (17 de novembro), iniciativa do Município de Pinhel.

 

Academia do Bacalhau da Serra da Estrela faz jantar convívio em Celorico da Beira

Como acontece ao longo do ano, a Academia do Bacalhau da Serra da Estrela leva a efeito mais um jantar, com os diversos compadres e comadres, desta vez  vai-se realizar em Celorico da Beira, mais concretamente na Quinta dos Cedros.

Este vai ser o jantar de S.Martinho, onde as castanhas, jeropiga e o bom bacalhau vão estar presentes, assim como o tradicional Gavião de Penacho também vai acontecer diversas vezes na noite.

As incrições estão abertas aos compadres e comadres e novos amigos que queiram  fazer parte desta comunidade.

Sopa de Castanha à moda da Amélia vence 20º Festival de Sopas de S.Paio

Um fim de semana de chuva , mas as sopas aqueceram o estômago de muitas centenas de visitantes que se deslocaram à Adega da Cooperativa de S.Paio, a fim de degustar as maravilhosas sopas que anualmente se fazem neste Festival que a Freguesia de S. Paio leva a efeito.

Deste modo, a tenda improvisada para o evento é sempre pequena para acolher tantos visitantes que vêm do concelho de Gouveia e limítrofes, também os concorrentes são bastantes com sopas das mais variadas iguarias.

Assim após o júri ter decidido, a sopa vencedora foi a Sopa de Castanha à moda da Amélia, de Amélia Coelho, no segundo lugar ficou a Sopa dos Finalistas, da comissão de finalistas de Gouveia, no último lugar do pódio, ficou a sopa da Avó Maria do Grupo de Cantares de S.Paio.

Após a degustação das sopas, teve lugar a animação do folclore, no sábado, o magusto comunitário animou todos os presentes.

Mais uma vez, este Festival de sopas foi um sucesso, mesmo apesar do mau tempo que afugentou os muitos vendedores que habitualmente marcam presença nas imediações da tenda.

Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com

Ao continuar a utilizar o site, você concorda com a utilização de cookies. Mais Informação

As definições de cookies neste site são definidas como "permitir cookies" para lhe dar a melhor experiência de navegação possível. Se você continuar a usar este site sem alterar suas configurações de cookies ou clicar em "Aceitar" abaixo, em seguida, você concorda com isso.

Fechar