Templates by BIGtheme NET
Home » Solidariedade

Solidariedade

Núcleo Regional do Centro da Liga Portuguesa Contra o Cancro entrega material de proteção

O Núcleo Regional do Centro da Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC.NRC) iniciou já a entrega de material de proteção individual a instituições hospitalares. Cerca de 300 viseiras de proteção individual são distribuídas nesta data no IPO de Coimbra (IPOC) e no Centro Universitário e Hospitalar de Coimbra (CHUC), para garantir as melhores condições de segurança possíveis aos profissionais destas unidades. A LPCC.NRC procedeu, também, à entrega, no CHUC, de 60 botas e cogulas, confecionadas pelos seus voluntários.
Trata-se da primeira entrega de um conjunto alargado de equipamentos de proteção individual que o Núcleo Regional do Centro pretende fazer chegar rapidamente a outras unidades prestadoras de cuidados de saúde da Região Centro, nomeadamente hospitais e centros de saúde.
A Viseira de face integral, foi desenvolvida pela empresa de Coimbra, Imprevistas, a qual está a produzir uma quantidade apreciável deste equipamento, que a Liga irá disponibilizar.

Covid-19- Centro de teste no quartel dos Bombeiros Egitanienses na Guarda

Está já em funcionamento , na cidade da Guarda, um Centro de Testes Covid-19, esta é uma colaboração com a ULS Guarda, que vai estar ao dispor no Quartel dos Bombeiros Voluntários Egitanienses.

Face a isso, o acesso ao mesmo está interdito ao público, apenas terão acesso a este centro de testes, as pessoas por indicação da ULS Guarda/DGS.

Assim existem regras  fundamentais de segurança para acesso ao centro:
– Acesso através da entrada indicada na foto, junto à fonte;
– Não sair do veículo, uma vez que, o teste é efetuado com as pessoas no interior dos veículos;
– Não poderá deslocar-se para fora da zona limitada ao centro de testes, por questões de segurança as restantes áreas do quartel estão interditas.

Assim, Carlos Gonçalves, na página de Facebook deste corpo de Bombeiros, na qualidade de presidente , agradece a ajuda do Comando, do Corpo Ativo.” Espero a compreensão de todos por nos ajudarem a ajudar. Em meu nome pessoal e da Direção a que presido o meu muito obrigado pela vossa disponibilidade na ajuda ao próximo. Honra e Glória aos Bombeiros de Portugal e em particular aos da nossa Associação”.

Covid-19-Espuma na desinfeção das ruas de Pinhel

Em Pinhel , também no campo da prevenção e proteção das comunidades anda na frente, isto é, lançou assim na noite desta terça-feira, um novo método de desinfeção das ruas, através de espuma.
Deste modo, o Município de Pinhel e a Freguesia de Pinhel de mãos dadas nesta nova ação de desinfeção, que foi executada através da projeção de espuma, por um canhão.

Segundo o Município , esta forma é mais eficaz nos locais de maior fluxo, uma vez que é mais duradoura, mas deixam o alerta que todos os cuidados devem ser cumpridos, onde o isolamento é o ideal nesta fase.

Mais uma vez realçamos, Rui Ventura, Presidente do Município e José Hermenegildo, presidente da Freguesia estão no terreno a liderar os trabalhos de desinfeção.

Covid-19-Saúde, higiene e produtos básicos dominam o consumo entre os portugueses

Apresentamos um estudo feito pela empresa Nielsen revela-nos que os efeitos da pandemia Covid-19 são já visíveis em Portugal, contribuindo para um aumento das vendas do retalho alimentar. A primeira edição do Barómetro semanal da Nielsen sobre este tema, relativo à semana 9 de 2020 (de 24 de fevereiro a 1 de março), aponta para um crescimento das vendas nos Hipers+Supers que totalizou 14% entre as categorias de alimentação, detergentes e produtos de higiene e frescos, quando desde o início do ano a tendência se situava nos 6%.

Preocupações dos consumidores ditam consumo

A avaliação realizada pela Nielsen revela uma reação no comportamento do consumidor perante esta pandemia, em linha com a própria evolução desta situação no continente europeu e em território nacional.

A Nielsen identifica as seis etapas de adaptação do consumidor perante esta nova realidade: a compra proativa de Saúde, a gestão reativa da Saúde, a preparação da despensa, a preparação para quarentena, a vida com restrições e a vida sob uma nova normalidade.

O início da semana em análise foi marcado pelo alerta para o risco de pandemia anunciado pela Organização Mundial da Saúde, num período em que o número de casos diários registados na Europa ultrapassou os da China. Em Portugal, a Direção-Geral da Saúde dirigiu um aviso às empresas para a necessidade de definição de planos de contingência.

Neste contexto, constata-se uma preocupação acrescida entre os portugueses com a Saúde e o armazenamento de produtos alimentares, exemplificado nos valores mais elevados registados para as conservas (+42%), os produtos ricos em vitamina C (Kiwi +39%, Laranja +37%, Tangerina/Clementina +37%) e produtos básicos (+36%). Preocupações com a Saúde e a limpeza estão também no topo do crescimento entre detergentes e produtos de higiene, observável para os Cuidados de Saúde (+40%) e Acessórios de Limpeza (+38%), onde estão incluídas as luvas.

O peso do fator geográfico

A reação dos portugueses não foi igual em todo o território: Lisboa, Setúbal, Leiria e Santarém foram os primeiros a reagir e foi nestas zonas geográficas que o consumo mais disparou. Para Lisboa, o consumo de 18% registado nesta semana triplicou a tendência de 6% verificada desde o início do ano; saltos no consumo aparentes também para Setúbal, Leiria e Santarém.

As próximas semanas podem demonstrar uma situação diferente, uma vez que os primeiros casos positivos de Covid-19 foram registados no Norte do país.

 

A procura por diferentes tipologias de oferta

O momento é de adaptação, devendo marcas e retalhistas tentar responder às necessidades identificadas entre os consumidores neste período de desafios originais.

Notam-se já tendências entre as distintas tipologias de lojas: com um sortido mais alargado, os Hipers destacam-se com um crescimento de 20%, acima dos incrementos registados para os Super Grandes (+18%) e Super Pequenos (+5%). Mas é expetável que, com o decorrer das semanas, a questão da proximidade conquiste um maior dinamismo.

                     Informação vai sustentar novas estratégias de marcas e retalhistas

É ainda cedo para compreender, na totalidade, de que modo esta pandemia vai afetar os padrões de consumo, alterar comportamentos e ditar novas tendências.

Como nos explica Patricia Daimiel, Diretora-Geral da Nielsen para Espanha e Portugal, “vivemos hoje uma situação verdadeiramente sem precedentes. Em todos os mercados e negócios, a nível mundial, a pandemia Covid-19 veio abalar a forma como vivemos, como consumimos e como trabalhamos. Todos seremos impactados, sem exceção. Por essa razão, é fundamental que, agora mais do que nunca, nos mantenhamos informados sobre todas as mudanças e novas tendências que vêm impactar cada um dos nossos mercados. É essencial estar alerta e tomar decisões assertivas que vão ao encontro de um panorama que é novo para todos, em todo o mundo.”

 

Plano de Contingência Social ativado em Mangualde

A Câmara Municipal de Mangualde, em parceria com o Serviço de Proteção Civil Municipal, as Juntas de Freguesia, o Instituto da Segurança Social e a Rede Social de Mangualde ativou o Plano de Contingência Social, que pretende dar resposta às orientações emanadas pela Direção Geral da Saúde (DGS) para enfrentar a ameaça à saúde pública associada à infeção pelo Coronavírus-Covid-19.

Com o objetivo de reforçar o apoio psicossocial no Município neste cenário de crise epidemiológica, junto dos mais vulneráveis, a Câmara Municipal de Mangualde, criou uma linha de telefone de apoio municipal “Estamos Juntos!”. Esta linha tem como objetivo atender, acompanhar, encaminhar e apoiar nas diversas situações que nos são solicitadas, além de alertar para as burlas, higienização e afastamento social recomendadas. Este esforço concertado com a Proteção Civil Municipal, ISS, Rede Social e Juntas de Freguesia, permite ajudar quem mais precisa nesta hora difícil. Esta medida, não se substitui às equipas multidisciplinares que intervêm no território do Município, nem ao apoio concedido pelas várias IPSS nomeadamente, no âmbito do apoio domiciliário.

As linhas, que funcionam todos os dias das 9h00 às 20h00, são o 969 028 411 para atendimento psicológico e os 969 029 132 e 969 028 378 para atendimento social.

Com a medida “Linha de Apoio Municipal. Estamos juntos!” a autarquia pretende auxiliar e proteger as pessoas mais vulneráveis do Município de Mangualde, nomeadamente, a população idosa com idade igual ou superior a 70 anos, bem como, outras pessoas em situação de isolamento social e sem retaguarda familiar, Cuidadores Informais com dependentes a cargo com Atestado Multiuso igual ou superior a 80% e agregados familiares vulneráveis com mobilidade reduzida e/ou problemas graves de saúde.

No entanto, a autarquia reforça e apela para a importância da Rede Familiar e Rede de Vizinhança na vigilância dos idosos do nosso concelho, assegurando sempre as recomendações da segurança da DGS.

 

 

Pinhelenses alertados para a importância do isolamento e do distanciamento social pelo Município

O Serviço de Proteção Civil do Município de Pinhel, a GNR e os Bombeiros Voluntários levaram a efeito uma ação de sensibilização junto da população do concelho no intuito de transmitir algumas informações consideradas urgentes e de crucial importância, numa ação conjunta  combate ao COVID-19.

Ciente de que muitos Pinhelenses residentes noutras zonas do País ou emigrados poderão querer, por estes dias, regressar a Pinhel, o Município de Pinhel apela a que cumpram de modo voluntário e responsável o isolamento social recomendado de 14 dias.

Por outro lado, o Município de Pinhel, em parceria com as 18 Juntas de Freguesia do concelho, criou um serviço que visa dar apoio aos idosos ou a pessoas que se encontrem mais isoladas, levando-lhes (a pedido) os medicamentos de que precisam, alimentos ou outros bens essenciais.

À população em geral, o Município de Pinhel continua a pedir que evitem sair de casa, caso não tenham de o fazer por motivos profissionais ou outros imperativos.

A luta ao COVID-19 ainda está para durar e não podemos facilitar, pela saúde de cada um e pela saúde todos.

Covid-19- Solidariedade com as famílias e empresas por parte dos Municípios, Senhorios e Governo é importante

Todos juntos somos mais fortes!!

Nesta fase crítica da vida das famílias, face ao Covid-19, onde a pandemia está instalada por todo Mundo, as famílias precisam de ajuda agora mais que nunca, uma vez que os agregados familiares e alguns são numerosos estão em casa. Também a vida não está fácil para a maioria das empresas do Interior .

Mas o mais complicado para além de a doença obriga a isolamento de todos, são as despesas certas casos da água, eletricidade, rendas, telecomunicações e impostos.

Ao que vamos apurando já são algumas destas instituições que vão dando benefícios às famílias e às empresas.

Assim como deixamos uma palavra aos senhorios que também devem todos pensar numa medida de apoiar as famílias e empresas, cobrando menos renda nesta fase.

Já o Governo vai lançando algumas formas de apoio mais no nosso entender insuficientes para empresas com menos de 10 trabalhadores, vamos aguardar por novos apoios ainda.

Agora se calhar deviam ser todos juntos a ajudar as famílias e as empresas para que logo que, este surto passe tenhamos empresas e famílias mais coesas e mais forte economicamente.

Foto:DR

Eventos culturais e desportivos decorrem em Cortiçô/Vila Chã (Fornos de Algodres)

Depois de ser adiada a prova Eco Wolves, em caminhada e trail curto e longo, foram lançados diversos eventos culturais e desportivos acontecerão neste ano 2020 nas localidades de Cortiçô/ Vila Chã.

Assim sendo em maio, decorre a Night Running Wolves and Arroz Doce, a partir das 20h30, em Vila Chã e Figueiró da Granja, já a 21 de junho , acontecerá a primeira edição de BTT Rota das Oliveiras, posteriormente de 26 a 28 de junho, a Festa de S.Pelágio em Cortiçô, a segunda edição do Trilho dos Lobos a 9 de agosto e por fim a Festa de Nossa Senhora das Boas Novas em Vila Chã, nos dias 14 e 15 de agosto.

São iniciativas da União de Freguesias, com apoio do Município de Fornos de Algodres , Alcateia e CRVC.

São diversos os eventos que acontecerão nestas localidades no intuito de dar mais vida ao Interior e às suas tradições.

Covid-19-Marcelo Rebelo de Sousa convoca Conselho de Estado para discutir Estado de Emergência

Ao início da noite deste domingo, Marcelo Rebelo de Sousa vai convocar o Conselho de Estado no sentido de debater o Estado de Emergência em Portugal devido à pandemia Covid-19, já nesta quarta-feira, dia 18 de março.

Esta foi uma situações que o Presidente da República de Portugal anunciou na comunicação que fez aos portugueses, apesar de se encontrar em quarentena voluntária em sua casa.

Ainda agradeceu aos portugueses pela forma como todos sem exceção tem endividado esforços para que tudo decorra com temperamento e ponderação.

foto:DR

Bombeiros de Trancoso presenteados com 5 equipamentos de proteção individual por parte do Intermarché local

Os Soldados da Paz de Trancoso receberam do Intermarché da localidade 5 equipamentos de proteção individual completos, constituídos por bota florestal, luvas, cógula, fato de proteção florestal (calças e dólmen), capacete e sweatshirt.

O grupo Os Mosqueteiros levou a cabo a campanha “Quando crescer quero ser um Herói” , iniciativa de apoio aos Bombeiros, no sentidos de os dotar com melhores condições para poder servir com qualidade a comunidade.

Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com

Ao continuar a utilizar o site, você concorda com a utilização de cookies. Mais Informação

As definições de cookies neste site são definidas como "permitir cookies" para lhe dar a melhor experiência de navegação possível. Se você continuar a usar este site sem alterar suas configurações de cookies ou clicar em "Aceitar" abaixo, em seguida, você concorda com isso.

Fechar