Templates by BIGtheme NET
Home » Música

Música

Bandas de música, cantores e grupo de música necessitam de apoio para manter atividade

Muito se fala em apoios aos mais diversos setores da comunidade, mas a parte cultural continua à espera de soluções, se não vejamos.

Anualmente , as bandas filarmónicas, cantores e grupos de música diversas encontram-se em crise profunda, dado que devido à pandemia Covid-19, a Conferência Episcopal cancelou atos religiosos, o Governo cancelou Festas e concertos populares, logo todas estas coletividades, têm prejuízos avultados, pelo cancelamento desses eventos.

Os Municípios anualmente vão apoiando, mas este ano, o Governo, através do Ministério da Cultura, canalizarem apoios financeiros para fazer face a estas dificuldades.

Por parte da Conferência Episcopal deveriam ser oferecidas as licenças das Dioceses para as atuações em atividades religiosas, pelos Municípios e Comissões de Festas procurarem assegurar as festividades de 2020 para 2021.

Assim vamos ver as medidas que possam ser tomadas com alguma urgência, sob pena de a vertente cultural ficar mais pobre.

Gouveia com 4 candidaturas nomeadas 7 Maravilhas da Cultura Popular

As quatro candidaturas apresentadas pelo Município de Gouveia ao concurso 7 Maravilhas da Cultura Popular, que visam destacar e homenagear o património cultural material e imaterial de Portugal, foram aprovadas pelo conselho científico do certame.

A autarquia candidatou-se a quatro das sete categorias do concurso a decorrer este ano com o “Cancioneiro da Tia Batista”, na categoria músicas e danças, “Festas do Senhor do Calvário” na categoria e festas e feiras, Nossa Senhora da Assedace enquadrada nas procissões e romarias e, por fim, “Nossa Senhora do Monte” na categoria de lendas e Mitos, tendo os quatro elementos recebido o selo de aprovação.

A organização das 7 Maravilhas de Portugal registou 504 candidaturas ao seu concurso de 2020, dedicado à Cultura Popular, que contou com a participação de todos os distritos e regiões autónomas de Portugal. Estas candidaturas foram validadas pelo Conselho Científico, que acabou por atribuir os respetivos Selos de Nomeados a 471.

Com a participação nas 7 Maravilhas da Cultura Popular e a candidatura de quatro patrimónios, a autarquia pretende promover e valorizar as tradições culturais e populares do concelho, que ostenta um vasto e diversificado património.

Depois da fase de candidaturas e da seleção de 21 patrimónios candidatos por Distrito ou Região Autónoma, segue-se a terceira fase do concurso, que se realizará no dia 7 de junho, em direto na RTP1, onde o painel de especialistas irá eleger 7 patrimónios de cada região, num total de 140 finalistas regionais, que participarão nas respetivas eliminatórias regionais e serão votados pelo público. Nesta data serão igualmente divulgadas as próximas etapas do concurso.

 

 

Plano Municipal de apoio às famílias, instituições e empresas cerca de 300 mil euros

 Como é do conhecimento público, foi decretada a passagem do Estado de Emergência para o Estado de Calamidade. Decorre desta alteração, a abertura, a partir de hoje, dia 4 de maio, de várias atividades que estiveram fechadas desde a declaração do Estado de Emergência a 18 de março último. Este contexto de pandemia está a causar uma situação de grandes dificuldades na sociedade e vulnerabilidades na economia.

Com o início do processo de desconfinamento, e a abertura a partir de hoje de algumas atividades, a Câmara Municipal de Mangualde preparou um Plano Municipal de apoio às famílias, às instituições e às empresas. O Presidente da Câmara Municipal, Elísio Oliveira, destaca que se tratar de “um conjunto de incentivos com o objetivo de minimizar os efeitos socioeconómicos do confinamento e dar um estímulo à recuperação e ao desenvolvimento destas atividades, dando um encorajamento aos diversos agentes para retomar as diferentes atividades”.

Assim, e em complemento das medidas que o governo tem tomado à escala nacional, vai também “o Município de Mangualde aplicar um conjunto de medidas transversais de apoio às famílias, às instituições e às empresas, num montante de cerca de 300 mil euros, para enfrentar a crise, e manter vivo o nosso ecossistema social e empresarial”, contextualiza o Presidente. Das medidas a aplicar destacam-se as seguintes:

APOIO ÀS FAMÍLIAS

  • Isenção das tarifas variáveis da água, saneamento e resíduos sólidos urbanos em maio e junho (limite máximo de gastos igual ao mês homólogo do ano anterior, mais 30%);
  • No âmbito da ação social escolar, disponibilização de géneros alimentares às famílias que tenham alunos do escalão A;
  • Entrega de pelo menos 100 computadores, 50 routers e outros equipamentos informáticos, de acordo com as prioridades definas pelo Agrupamento de Escolas de Mangualde, para apoio do ensino à distância;
  • Entrega de máscaras às famílias mais carenciadas.

APOIO ÀS EMPRESAS, COMÉRCIO E SERVIÇOS

As microempresas do Comércio e dos Serviços, que estiveram encerradas por determinação do Estado de Emergência, terão os seguintes benefícios:

  • Entrega de máscaras e gel desinfetante ao comércio e ao setor cooperativo;
  • Isenção das tarifas fixas da água, saneamento e resíduos sólidos urbanos nos meses de maio e junho;
  • Isenção do pagamento de rendas dos estabelecimentos concessionados pelo Município, em maio e junho;
  • Redução da derrama, em pelo menos 50%, para empresas com volume de negócios inferior a 120.000 euros, relativa ao ano económico 2020;
  • Isenção do pagamento das taxas dos terrados das feiras durante um trimestre;
  • Isenção do pagamento das taxas das bancas e das lojas do mercado durante um trimestre;
  • Suspensão da cobrança das taxas municipais relativas a esplanadas, publicidade dos estabelecimentos comerciais com exceção de bancos e seguros relativos a abril, maio e junho;
  • Comparticipação da adesão à plataforma de Comércio Eletrónico da CIM – Viseu Dão Lafões para promoção e venda dos produtos endógenos da região;
  • Promoção, em parceria com a Associação Empresarial de Mangualde, de uma dinâmica de estímulos ao comércio local:
    • 2000 euros de estímulo por mês, durante 6 meses, em que o prémio de 2000 euros por mês se desmultiplica em 20 vouchers de 100€, para aplicar em compras no comércio local. Esta ação terá assim um duplo efeito: comprar no comércio local para se habilitar, sendo depois o prémio a aplicar no comércio local (regulamento ainda em elaboração).
  • Criação, em parceria com a Associação Empresarial de Mangualde e em articulação com o IAPMEI, de uma equipa de apoio às micro, pequenas e médias empresas, tendo em vista assegurar a informação e aconselhamento sobre todos os apoios existentes, designadamente no decurso da crise da pandemia, tendo em vista promover a recuperação económica.

APOIO ÀS IPSS

  • Isenção das tarifas variáveis da água, saneamento e resíduos sólidos urbanos durante 6 meses, maio a outubro (limite máximo de gastos igual ao mês homólogo do ano anterior, mais 30%);
  • Apoio em Equipamentos de Proteção Individual (EPI);
  • Apoio em testes de despistagem covid-19.

APOIO AO MOVIMENTO ASSOCIATIVO, CULTURAL E DESPORTIVO

  • Entrega de Kits de proteção. Pretende-se entregar equipamentos aos membros dos grupos associativos, culturais e desportivos que de forma abnegada desenvolvem atividades que enriquecem a vida coletiva, devendo fazê-lo nessas instalações em condições de segurança;
  • Privilegiar na organização dos eventos e atividades culturais a aquisição de serviços a estas entidades para as festas da cidade e animação cultural, e redução de contratações exteriores ao concelho. Trata-se de dar mais oportunidades de participação em eventos e de fazer aumentar as receitas das bandas, ranchos, grupos culturais, etc. de forma a garantir a sua sustentabilidade.

APOIO ÀS JUNTAS DE FREGUESIA

  • Reforço, via protocolo, de um aumento de 50 mil euros para apoio no combate a covid-19, nas ações diretas das Juntas de Freguesia;

Caracterizando-se o período em que vivemos por grande incerteza, o Presidente sublinha “Este plano será aberto e dinâmico, podendo haver medidas adicionais, sendo ajustado à medida que se vão conhecendo melhor as consequências económicas e sociais resultantes da pandemia”.

“Este conjunto de medidas não impedem o seguimento das linhas estruturais que o município perspetiva a médio e longo prazo, nomeadamente ao nível da atração do investimento, do desenvolvimento urbano, do ambiente, do ensino e da cultura”, sublinha ainda o Elísio Oliveira.

Dia do Trabalhador assinalado pelo Município de Mangualde

O Município de Mangualde assina o Dia do Trabalhador, através das redes sociais, com a difusão da Marcha de Mangualde que é um dos símbolos que representa o Município e as suas laboriosas e dedicadas gentes. Nesse sentido, convidou os elementos acordeonistas dos Ranchos Folclóricos em atividade que tocassem, cada um em sua casa, a Marcha de Mangualde que agora se disponibiliza em formato de Karaoke – vídeo aqui: https://bit.ly/2xqGTKm

ACORDEONISTAS DOS RANCHOS FOLCLÓRICOS TOCARAM, CADA UM EM SUA CASA, A MARCHA QUE AGORA SE DISPONIBILIZA EM FORMATO DE KARAOKE

O executivo da Câmara Municipal de Mangualde deixa um agradecimento aos enormes acordeonistas que se dispuseram a colaborar e de que resultou este excelente trabalho símbolo do Povo de Mangualde, de cá e da emigração, e que nos predispõe a uma união em todos os tempos mas, em particular, neste tão difícil que nos encontramos a viver e que haveremos de superar. Agradece de forma especial ao Renato, que criou o grupo de trabalho, ao Cesário que criou a pista e juntou todos os contributos e ao António Ferreira que esteve desde a primeira hora em contacto com os músicos e editou o filme que aqui deixamos.

 

 

 

Covid-19-Campeonatos jovens Nacionais da FPF e distritais da AF Viseu e Guarda cancelados

Depois da deliberação da FPF, relativa ao cancelamento dos campeonatos de formação, e onde estão devidamente elencados todos os fundamentos que levaram a tal tomada de decisão, e com os quais a AF Viseu concorda, e também a Direção desta Associação deliberou cancelar, com efeitos imediatos, todas as provas distritais nos escalões de formação, que até à presente data ainda não tinham sido concluídas, sem haver lugar a subidas e descidas, nem designação de campeões ou vencedores das provas.
Todas as competições dos escalões de formações terminadas antes desta suspensão mantêm-se válidas, com os respectivos títulos que já tinham inclusive sido atribuídos aos vencedores, não havendo, todavia, lugar a eventuais subidas e descidas, para compatibilização com as demais provas distritais e nacionais.

Também a AF Guarda, deliberou da mesma forma e cancelou os campeonatos distritais jovens desta temporada.
No que diz respeito às provas do escalão sénior de Futebol e Futsal, que ainda não tivessem terminado, vão manter-se suspensas por tempo indeterminado, ressalvando-se que as tomadas de decisão relativamente a este escalão serão comunicadas em devido tempo, e sempre em articulação com as directrizes emanadas pela Federação Portuguesa de Futebol (FPF) e pelas instâncias governativas e de saúde nacionais e locais.
A Direção da AF Viseu deixa ainda um enorme reconhecimento a todos os Profissionais de Saúde, Forças de Segurança e a todos aqueles que por inerência das suas funções se encontram na linha da frente desta “batalha”, cientes de que com a responsabilidade social e cívica que cada um dos cidadãos deve ter, no cumprimento escrupuloso das normas emanadas pelas respectivas entidades governativas e de saúde, iremos mais rapidamente ajudá-los a vencer esta pandemia, e desse modo voltar mais rápido e mais fortes à pratica do futebol e futsal.

Orquestra Juvenil do Agrupamento de Escolas de Mangualde esteve no «Sextas da Lua»

O  auditório da Biblioteca Municipal Dr. Alexandre Alves de Mangualde voltou a receber o projeto «Sextas da Lua» no mês de fevereiro e voltou a registar casa cheia  numa noite de cultura ao luar. Assim, na passada sexta-feira, dia 28 de fevereiro, aconteceu o concerto da Orquestra Juvenil do Agrupamento de Escolas de Mangualde. ” Uma canção para ti” foi o mote central, que contou no seu alinhamento com canções várias sobre o amor e as relações. O momento contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Mangualde, Elísio Oliveira.

A Orquestra Juvenil do Agrupamento de Escolas de Mangualde é um projeto que nasceu em 2014, idealizado pelo Professor Admar Ferreira. No momento, conta com mais de meia centena de jovens, oriundos das Escolas de Mangualde.

Curselhistas da Diocese de Viseu foram em passeio a Santarém

Foi um dia de sábado, muito animado, para o grupo de Curselhistas da Diocese de Viseu que foram em passeio ao Santuário do Milagre Eucarístico em Santarém.

Houve muito convívio neste grupo animado , tendo depois participado na Via Sacra em Fátima.

Pinhel em festa em 2020

Decorreu esta manhã, no Salão Nobre da Câmara Municipal de Pinhel, a apresentação dos programas anuais das atividades das Comemorações dos 250 anos da Cidade e da Diocese de Pinhel e  a Cidade do Vinho 2020”.

A apresentação foi feita à Comunicação Social, com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Pinhel, Rui Ventura e do Pároco de Pinhel Jorge Castela.

Na programação anual das atividades das Comemorações dos 250 anos Cidade de Pinhel irão decorrer diversas atividades: em fevereiro irá realizar-se a 25ªFeira das Tradições e Atividades Económicas, março- destaca-se o V Encontro do Movimento Poético e o regresso dos Jogos Florais, abril- A Quadragésima de Pinhel(manifestações de fé associadas ao tempo pascal)e em maio- Apresentação do CD” Vamos mudar o mundo”e 16 e 17-Maratona de Orquestra de Bolso.

Em junho,  Feira Medieval de Pinhel, a apresentação do livro” Artes Vindouras de Pinhel” e  Teatro “Olhos Verdes” (Adaptação do romance “O Falcão D’El Rei”a teatro) .

Em julho, haverá Grande celebração do Arciprestado de Pinhel que contará com a presença do Cardeal Patriarca de Lisboa. Em agosto, apresentação de Antologia Poética de Pinhel, a 25 de agosto o Dia da Cidade- comemoração do 250ºAniversário da elevação de Pinhel à categoria de Cidade, realizar-se-á uma Cantata Cénica “O Falcão D’El Rei” e apresentação do livro sobre os 250 anos de elevação a Cidade. Em outubro realiza-se o Jantar de Pinhelenses residentes em Paris.

Na Programação de Pinhel- Cidade do Vinho 2020 haverá várias atividades. O Presidente da Câmara Municipal de Pinhel referiu:”O objetivo que tivemos para sermos cidade do vinho 2020 foi essencialmente para valorizar o trabalho dos nossos agricultores do concelho de Pinhel  que são de facto a parte integrante da história do concelho e que contribuem de uma forma  decisiva para a geração  de riqueza  e consequentemente para o desenvolvimento do nosso concelho e para valorizar também  o conhecimento da paisagem vinhateira da Beira Interior e valorizar toda uma região vitivinícola da Beira Interior e consequentemente também os 20 concelhos que a integram.

É por isso a primeira vez que uma cidade que está inserida na região da Beira Interior é a cidade do vinho, é para nós por isso também uma responsabilidade acrescida de promover o vinho de Pinhel mas não só o vinho de Pinhel os vinhos da Beira Interior.”

No dia 25 de janeiro realiza-se a Gala de Encerramento da Cidade do Vinho 2019 em que decorre a passagem da bandeira da Associação de Municípios Portugueses do Vinho da cidade da Régua- Cidade do Vinho 2019, para a cidade de Pinhel- Cidade do Vinho 2020.

A 28 de março será a Gala de Abertura da Cidade do Vinho 2020 e o encerramento em janeiro de 2021.

Mercado vínico local, Praça dos vinhos(promoção de rua dos Vinhos de Pinhel em várias cidades do país), Jantar da entrega de Prémios do 13º Concurso de Vinhos da Beira Interior, eleição da Rainha das Vindimas, Seminário “Enoturismo- Novas Tendências, Novos Destinos” , lançamento do vinho 250 anos da cidade de Pinhel, Encontro de Confrarias e  VI Edição dos Vinhos e Sabores da Beira Interior são  algumas das atividades que irão decorrer ao longo do ano.

 

Reboleiro recebeu Concerto de Ano Novo 2020

O Concerto de Ano Novo 2020 aconteceu no passado dia 18, no Centro Cultural do Reboleiro, foi uma noite de frio mas que com o ambiente festivo e a boa música tradicional , aqueceu os corações de todos os que assistiram a este evento, onde o Presidente do Município, Amílcar Salvador deixou os votos de um 2020 cheio de saúde e muitas realizações, sempre com muita alegria.

Estiveram em palco o grupo Pedrinhas da Calçada, Canto D´ALma e a noite finalizou com as Concertinas do Reboleiro.

Fotos:MT

Pedro Gadanho lidera equipa do projeto Guarda 2027

A Equipa Executiva da Candidatura a Capital Europeia da Cultura em 2027 foi assim apresentada recentemente no TMG , constituída por Victor Afonso (Área de Música

Contemporânea), Osvaldo Ferreira (Projetos de Música Intercomunitários), Andreia Garcia (Rede de Projetos de Regeneração Urbana), José Rui Martins (Teatro e Artes Performativas), Jorge Maximino (Literatura), João Mendes Rosa (História, Património e Artes plásticas), Carla Morgado (Associativismo), Catarina Raposo (Projetos Culturais e Ecológicos), Tiago Sami Pereira (Inovação Comunitária e Expressões Populares), Thierry Santos (Educação e Juventude), e Lara Seixo Rodrigues (Arte Urbana).

O diretor executivo da Candidatura, o arquiteto Pedro Gadanho, acumula ainda as áreas da Diáspora e das Relações Internacionais, prometeu um «dossiê forte e com uma estratégia diferenciadora». Na sessão, antecedida por uma conversa pública, intervieram ainda o presidente da Câmara da Guarda, Carlos Chaves Monteiro, a presidente da Comissão de Honra da Guarda 2027, Teresa Patrício Gouveia e o vereador da cultura da Câmara da Guarda, Vítor Amaral.

Foto:MG

Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com

Ao continuar a utilizar o site, você concorda com a utilização de cookies. Mais Informação

As definições de cookies neste site são definidas como "permitir cookies" para lhe dar a melhor experiência de navegação possível. Se você continuar a usar este site sem alterar suas configurações de cookies ou clicar em "Aceitar" abaixo, em seguida, você concorda com isso.

Fechar