Templates by BIGtheme NET
Início » Música

Música

“Dias de outono”, novo livro de José Rodrigues

Na tarde deste sábado, José Rodrigues apresentou mais um livro, com o título “Dias de outono”, com fotografias de Sara Augusto, neste dia , fizeram a apresentação Graça Rocha e Vítor.

Deste modo, esperar-se-à que seja mais um sucesso, como os seus anteriores.

 

Concertos de Verão solidários no concelho de Celorico da Beira

O concelho de Celorico da Beira vai ter Concertos de Verão, com António Alexandre, Tiago Silva e Victor Nascimento, músicos que aceitaram o desafio do Padre Daniel.

Este desafio tem como objetivo de ajudar na angariação de donativos para as obras das Igrejas de Vale de Azares, Vide Entre Vinhas e Linhares da Beira na preservação do património eclesial.
O projeto organizado pelo Padre Daniel Barroso, vai acontecer neste sábado em Vale de Azares, no domingo, Vide Entre Vinhas e depois dia 29 em Linhares da Beira

“Termas Centro Vintage Jazz Tour” chega a seis estâncias termais

Seis estâncias termais da região Centro vão receber espetáculos de jazz gratuitos durante os meses de agosto e setembro. O evento, que recebeu o nome de “Termas Centro Vintage Jazz Tour”, vai levar um magnífico show da banda Cottas Club Jazz Band a seis estâncias termais, entre 28 de agosto e 11 de setembro.

As Termas de S. Pedro do Sul serão as primeiras a receber o espetáculo, a 28 de agosto, seguindo-se as Caldas da Felgueira, em Nelas, no dia seguinte. A 30 de agosto o concerto terá lugar nas Termas do Carvalhal, em Castro Daire. No fim de semana seguinte, as Termas de Unhais da Serra e as Termas de Monfortinho serão o palco do evento, respetivamente a 4 e 5 de setembro. O evento terminará uma semana depois, a 11 de setembro, nas Termas de Manteigas.

Os espetáculos da Cottas Club Jazz Band recriam a alegria do espírito Dixieland e a magia dos anos 20 na cidade-berço do jazz, Nova Orleães, nos Estados Unidos. O conceito reflete-se no instrumental da banda, que vai desde o cornetim, o trombone e o clarinete, ao saxofone, banjo, sousafone e washboard. A animação que complementa as interpretações musicais é um dos traços distintivos da banda.

“Com esta iniciativa, queremos mostrar a todos que as estâncias termais da região Centro são destinos aprazíveis para se visitar e conhecer. Além dos tratamentos de grande qualidade que oferecem, estão inseridas numa envolvência natural riquíssima e são locais onde se podem ter experiências diversificadas – e onde até se pode dançar ao ritmo do jazz dos anos 20. Está assegurado um espetáculo memorável, único e bem-disposto!”, sublinha Adriano Barreto Ramos, coordenador da rede Termas Centro, promotora da iniciativa.

“Depois da fase aguda da pandemia ter obrigado as estâncias termais a suspender a sua atividade, hoje já praticamente todas estão de portas abertas, disponíveis para receber os seus utentes. São, seguramente, um destino excelente para quem pretende relaxar com a máxima segurança, longe de grandes aglomerados de pessoas”, acrescenta.

Espetáculos com participação limitada
Devido à atual situação de pandemia, a participação nos espetáculos “Termas Centro Vintage Jazz Tour” será limitada e sujeita a inscrição prévia e levantamento de bilhete, que é gratuito. Tal deve ser feito para o endereço de e-mail animacao@termascentro.pt ou para o telefone 913 981 387.

O evento cumpre com as todas as regras e sugestões da Direção-Geral de Saúde.

Ciclo “Viva Termas de Centro”
A “Termas Centro Vintage Jazz Tour” marca o regresso do ciclo de eventos de animação “Viva Termas Centro”, que irá levar ações e eventos diversificados às estâncias termais durante os anos de 2020 e 2021. Os espetáculos de jazz são a primeira iniciativa a ser realizada após uma paragem forçada pela situação epidémica.

O “Viva Termas Centro” é um ciclo de animação em rede, promovido pela rede Termas Centro nas suas 20 estâncias termais, que se assume como um produto turístico complementar à oferta terapêutica. O conjunto de ações previsto pretende integrar a experiência turística dentro do produto termal, sem perder de vista a sua íntima relação com a dimensão de saúde e bem‐estar.

A iniciativa desenvolve-se a partir de três eixos, que levam os participantes a descobrir a rede cultural que envolve as termas, a explorar o seu território e património e a desfrutar de novas experiências.

Pinhel acolhe as “Quartas-feiras no Coreto”

O Jardim 5 de Outubro , em Pinhel ,vai receber nesta quadra de verão as atividades ao ar livre, com o Município de Pinhel a regressar com uma programação cultural que pretende ser eclética e mostrar ao público que é possível regressar aos sítios onde fomos felizes e desfrutar de belíssimos momentos lúdicos.
Assim, em julho, os serões de Quarta-Feira vão trazer a Pinhel um diversificado conjunto de espetáculos que incluem diversos géneros musicais, mas também teatro e magia.
A fim de cumprir as normas recomendadas pelas autoridades de saúde, haverá lugares marcados e limitados, com a recomendação de uso obrigatório de máscara.
Ainda que com estas condicionantes, inerentes à situação de pandemia que vivemos, o Município de Pinhel espera que o público possa desfrutar destes serões de quarta-feira, num local onde é sempre bom voltar.
Programação pelas 21h30m:
1 julho | David Cruz e Cláudia Santos | “Boldie & Cloide” | Música / Teatro
8 julho | Flávia Castro | “Vários dias numa noite” | Acordeão
15 julho | Zé Mágico | “O Quê?!!” | Magia
22 julho | Luís Oliveira | Pop, Blues & Folk | Guitarra
29 julho | Júlio Reis | Musica Erudita | Guitarra Clássica

Coletividades culturais vão receber 60.000 euros pelo Município de Gouveia

As associações culturais do concelho de Gouveia vão receber 60.000 euros pelo Município Gouveense.  A proposta de subsídios às coletividades culturais foi aprovada na Reunião de Câmara de 22 de junho e prevê o aumento global dos subsídios em 33%.

O executivo liderado por Luís Tadeu reforçou a verba de subsídios às coletividades culturais considerando as dificuldades que as associações estão a atravessar no presente ano em virtude da pandemia do COVID-19.

A ausência de festividades, romarias e eventos obrigou ao cancelamento das atividades programadas para o ano de 2020 o que deixou as associações culturais, na sua grande maioria sem atividades.

Neste enquadramento e considerando o interesse público a autarquia de Gouveia reforçou o apoio global às coletividades culturais em mais 33% que no ano transato. O reforço da verba atribuída às coletividades culturais segue a decisão política de reforço de verbas ao setor desportivo e às associações humanitárias de bombeiros voluntários.

Com esta medida é assegurada a manutenção e reforço dos apoios às coletividades, de forma a garantir que estas entidades mantenham a sua capacidade de funcionamento e continuidade.

 

Mangualde adapta eventos e lança Programa de Cultura de Verão 2020

“Em Quarto Crescente”, “Itinerância das Lua”, “ALTO” – Projeto Alto Mondego Rede Cultural, Atividades da Rede Cultural CIM Dão Lafões, e diversos espetáculos culturais anuais, adiados para 2021.

A Câmara Municipal de Mangualde optou por adiar para 2021 os projetos anuais como o “Em Quarto Crescente” e “Itinerâncias da Lua”, “ALTO” e outras atividades, porque estas envolvem grandes públicos, devido à situação atual, resultante dos efeitos da pandemia e das orientações governamentais e da Direção Geral da Saúde (DGS) .

Contudo, e de acordo com as mesmas orientações, junho será um mês de viragem para a cultura, prevendo-se o regresso gradual de eventos culturais. De acordo com as palavras da Ministra da Cultura devem ser privilegiados os eventos ao ar livre de menor dimensão, com regras apertadas, seguindo as recomendações da DGS.

Assim, e tendo em conta este contexto, desejando sempre proporcionar aos mangualdenses o acesso a eventos culturais num período de algum desalento, o Pelouro da Cultura, através da Biblioteca Municipal, propõe uma programação alternativa aos eventos adiados, com o objetivo de colmatar o vazio deixado. Esta programação passa pela realização de cinema Drive IN e pequenos concertos semanais realizados em locais apelativos, privilegiando artistas locais.

CINEMA DRIVE IN NOS DIAS 19 E 20 DE JUNHO, NA PRAIA DE MANGUALDE

Esta programação terá início já este mês de junho com a apresentação de Cinema DRIVE IN. A iniciativa desenvolve-se com a parceria da Associação Juvenil Jovens do Castelo que ajudará a garantir o cumprimento das regras emanadas pela DGS. A atividade será gratuita, terá lugar na praia de Mangualde, mais precisamente, no parque onde ocorre a feira quinzenal, e será realizada nos dias 19 e 20 de junho de 2020. Ambas as sessões terão início às 21:30h. O dia 19 de junho será dedicado às famílias e crianças, pelo que se escolheu a apresentação do filme “Heidi”. Já o segundo dia terá como público alvo os jovens e adultos com idade a partir dos 12 anos, pelo que se apostou no visionamento do filme “Novos Amigos Improváveis”.

“VOLTAS DA LUA”: CONCERTOS INTIMISTAS A 26, 27 E 28 DE JUNHO, NO JARDIM DA BIBLIOTECA

O regresso gradual e controlado a atividades culturais continuará a acontecer logo no fim de semana seguinte. Nos dias 26, 27 e 28 de junho serão realizados três concertos intimistas no Jardim da Biblioteca Municipal que constituem o “Voltas da Lua”. Estes decorrerão a partir das 22:00 horas num ambiente de café concerto, mantendo o registo a que a Biblioteca Municipal já nos habituou, mas com lotação limitada, lugares marcados, bilhetes de entrada, distanciamento de segurança e todas as normas exigidas pela DGS.

ROTUNDA ÀS SEIS”: CONCERTOS DE FIM DE TARDE, NO CENTRO DA CIDADE, EM JULHO E AGOSTO

Para os meses de julho e agosto reservámos concertos ao fim da tarde que terão lugar no centro da cidade, todos os sábados a partir das 18:30 horas, para trazer a alegria e a vivacidade de que esta precisa. “Rotunda às seis” é o nome desse conjunto de concertos livres, que decorrerão num espaço visível mas delimitado, sem área para o público, com som projetado por todo o centro da cidade.

Fátima acolhe apresentação da estratégia de promoção dos Caminhos da Fé e Espiritualidade no Centro de Portugal

A estratégia de promoção vai ser apresentada nesta sexta-feira, dia 5 de junho, em Fátima, com a presença de Luís Albuquerque, presidente da Câmara Municipal de Ourém, Pe. Carlos Cabecinha, reitor do Santuário de Fátima, Teresa Ferreira, diretora do Departamento de Desenvolvimento de Recursos do Turismo de Portugal, e Pedro Machado, presidente do Turismo Centro de Portugal.

O Turismo Religioso e Espiritual é um pilar com importância crescente no Centro de Portugal. Além do Culto Mariano, cujo expoente máximo é Fátima, outros locais de culto e peregrinação têm ganho destaque, nomeadamente os Caminhos de Fátima, o Caminho de Santiago, a Rota Carmelita ou a Herança Judaica. Nesta conferência de imprensa será dada a conhecer a aposta reforçada do Turismo Centro de Portugal neste produto, exemplificando com novos materiais promocionais e com uma estratégia transfronteiriça ibérica de promoção do Turismo Religioso e Espiritual.

Dia Mundial da Criança celebrado em Penalva do Castelo

O Dia Mundial da Criança em Portugal é celebrado a 1 de junho.
Nesta data,  as crianças são o centro das atenções, organizam-se diversos eventos e atividades para as crianças, de forma a celebrar o Dia Mundial da Criança.
Este ano apesar dos constrangimentos existentes na comunidade, o Município de Penalva do Castelo,  a Junta de Freguesia de Ínsua e o Pároco da Freguesia, Padre José António, organizam uma atividade surpresa.
Todas as crianças do concelho estão convidadas a associarem-se a este evento no dia 01/06/2020, assistindo à transmissão eletrónica através da página do Município, pelas 18h e 30 m.“ O Futuro do mundo depende da felicidade das crianças do presente”.

Bandas de música, cantores e grupo de música necessitam de apoio para manter atividade

Muito se fala em apoios aos mais diversos setores da comunidade, mas a parte cultural continua à espera de soluções, se não vejamos.

Anualmente , as bandas filarmónicas, cantores e grupos de música diversas encontram-se em crise profunda, dado que devido à pandemia Covid-19, a Conferência Episcopal cancelou atos religiosos, o Governo cancelou Festas e concertos populares, logo todas estas coletividades, têm prejuízos avultados, pelo cancelamento desses eventos.

Os Municípios anualmente vão apoiando, mas este ano, o Governo, através do Ministério da Cultura, canalizarem apoios financeiros para fazer face a estas dificuldades.

Por parte da Conferência Episcopal deveriam ser oferecidas as licenças das Dioceses para as atuações em atividades religiosas, pelos Municípios e Comissões de Festas procurarem assegurar as festividades de 2020 para 2021.

Assim vamos ver as medidas que possam ser tomadas com alguma urgência, sob pena de a vertente cultural ficar mais pobre.

Gouveia com 4 candidaturas nomeadas 7 Maravilhas da Cultura Popular

As quatro candidaturas apresentadas pelo Município de Gouveia ao concurso 7 Maravilhas da Cultura Popular, que visam destacar e homenagear o património cultural material e imaterial de Portugal, foram aprovadas pelo conselho científico do certame.

A autarquia candidatou-se a quatro das sete categorias do concurso a decorrer este ano com o “Cancioneiro da Tia Batista”, na categoria músicas e danças, “Festas do Senhor do Calvário” na categoria e festas e feiras, Nossa Senhora da Assedace enquadrada nas procissões e romarias e, por fim, “Nossa Senhora do Monte” na categoria de lendas e Mitos, tendo os quatro elementos recebido o selo de aprovação.

A organização das 7 Maravilhas de Portugal registou 504 candidaturas ao seu concurso de 2020, dedicado à Cultura Popular, que contou com a participação de todos os distritos e regiões autónomas de Portugal. Estas candidaturas foram validadas pelo Conselho Científico, que acabou por atribuir os respetivos Selos de Nomeados a 471.

Com a participação nas 7 Maravilhas da Cultura Popular e a candidatura de quatro patrimónios, a autarquia pretende promover e valorizar as tradições culturais e populares do concelho, que ostenta um vasto e diversificado património.

Depois da fase de candidaturas e da seleção de 21 patrimónios candidatos por Distrito ou Região Autónoma, segue-se a terceira fase do concurso, que se realizará no dia 7 de junho, em direto na RTP1, onde o painel de especialistas irá eleger 7 patrimónios de cada região, num total de 140 finalistas regionais, que participarão nas respetivas eliminatórias regionais e serão votados pelo público. Nesta data serão igualmente divulgadas as próximas etapas do concurso.

 

 

Ao continuar a utilizar o site, você concorda com a utilização de cookies. Mais Informação

As definições de cookies neste site são definidas como "permitir cookies" para lhe dar a melhor experiência de navegação possível. Se você continuar a usar este site sem alterar suas configurações de cookies ou clicar em "Aceitar" abaixo, em seguida, você concorda com isso.

Fechar