Início » Cultura » XIII Congresso Nacional de Centros de Formação de Associação de Escolas (CFAE) foi em Mangualde

XIII Congresso Nacional de Centros de Formação de Associação de Escolas (CFAE) foi em Mangualde

mang.19O XIII Congresso Nacional de Centros de Formação de Associação de Escolas (CFAE) realizou-se nos dias 14 e 15 de outubro em Mangualde, numa organização dos CFAE da Região Centro, com o apoio do Centro de Formação EduFor, que tem sede em Mangualde. Sob o lema “Formação Contínua – pensar o presente, perspetivar o futuro”, o encontro teve como principais objetivos conhecer a realidade da formação contínua de professores na Europa, refletir sobre o contexto da formação contínua de professores em Portugal, analisar os procedimentos dos CFAE, no sentido do aperfeiçoamento das suas práticas e contribuir para a afirmação dos CFAE no processo de melhoria da qualidade das aprendizagens. O Presidente do Município de Mangualde, João Azevedo, presidiu à abertura do Congresso, que contou ainda com a presença do Diretor do EduFor, José Miguel Sousa, e do Diretor do Agrupamento de Escolas de Mangualde, Agnelo Figueiredo.

 O Congresso contou com cerca de 150 participantes, entre Diretores de CFAE, Diretores de Escolas, Formadores, Docentes, entre outros, provenientes de vários pontos do país deste o Algarve até Bragança. Foram dois dias dedicados a conhecer a realidade da formação contínua de professores na Europa, com reflexão sobre o contexto da formação contínua de Professores em Portugal e análise dos procedimentos dos CFAE, com vista ao melhoramento tanto das suas práticas como a melhoria das aprendizagens nas escolas portuguesas.

 Seguiu-se o Painel “Formação contínua de professores na Europa – diferentes perspetivas / diferentes realidades”, que teve como oradores Susana Paiva Moreira Batista, Investigadora do CICS.NOVA, FCSH/UNL; Rita Zurrapa, Coordenadora Nacional do Projeto Europeu eTwinning (em Representação da DG Education and Culture CE); Luís Fernandes, Diretor AE de Freixo, Membro do Conselho Consultivo do Teacher Academy da Comissão Europeia e ainda Sari Lantto, Diretora mang19da Escola Secundária Ylitornion yhteiskoulun, distinguida pela Apple em 2015 como Apple Distinguished Educator, que se deslocou do norte da Finlândia a Mangualde para ser oradora neste Congresso.

 WORKSHOPS NO EDUFOR INNOV@TICE CLASSROOM LAB,

A PRIMEIRA SALA DE AULA DE FUTURO DA REGIÃO CENTRO DE NORTE DO PAÍS

 Na tarde de sexta-feira e na manhã de sábado foram realizados oito workshops com as seguintes temáticas: Levantamento de necessidades de formação; Elaboração do plano de formação de escola; Elaboração de programas de ações de formação; Os Projetos Europeus abrem futuro – Caminhos do possível; A organização (des)burocrática de um CFAE – contributos para uma gestão na era digital; Perspectives on Leadership; Avaliação da formação; e Sala de Aula do Futuro / Ambientes Educativos Inovadores.

 De referir que dois dos workshops tiverem lugar no EduFor Innov@tice Classroom Lab, a primeira Sala de Aula de Futuro da Região Centro de Norte do país, inaugurada no passado dia 10 de maio, criada e gerida pelo EduFor.

 Na manhã de sábado decorreu ainda uma sessão especial para apresentação dos resultados da investigação de Jorge Ralha Cardoso “Políticas e dinâmicas da formação contínua e dos Centros de Formação de Associação de Escolas”.  A tarde de sábado foi preenchida pela Conferência de José Lemos Diogo, intitulada “Passado, presente e futuro da formação contínua – reforçar a importância dos CFAE no sistema educativo”.

 A Sessão de Encerramento este a cargo do Diretor-Geral da Educação em representação do Senhor Secretário de Estado da Educação. A “Chave” do Congresso foi entregue pelo Diretor do EduFor ao Representante dos Diretores de CFAE do Norte, onde irá realizar-se o XIV Congresso que ao aceitar o compromisso referiu “Mangualde elevou a fasquia da organização e qualidade dum Congresso que a tarefa que temos para o igualar é hercúlea”.

Por:Mun.Mangualde

Publicidade...



 

Enviar Comentário