Início » Cultura » Prevenção dos Maus-Tratos na Infância e Juventude em Penalva

Prevenção dos Maus-Tratos na Infância e Juventude em Penalva

 e9c9e1e607c018716b5affd1720bbf27_XLA Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Penalva do Castelo (CPCJ), em articulação com a Câmara Municipal e o Agrupamento de Escolas vai associar-se, pelo quinto ano consecutivo, às campanhas nacionais levadas a cabo no âmbito do mês da Prevenção dos Maus-Tratos na Infância e Juventude, assinalado em abril de cada ano.

O conjunto de atividades a desenvolver tem como enquadramento a História do Laço Azul de Bonnie W. Finney, uma avó que no ano de 1989, na Virgínia, colocou uma fita azul na antena do seu carro para que as pessoas se questionassem sobre o seu significado. Para esta avó, o azul simbolizava os corpos batidos e cheios de nódoas negras dos seus dois netos, em que um deles inclusivamente morreu, na sequência dos maus-tratos físicos perpetrados pela sua mãe e namorado.

A campanha “Só o coração pode bater” será lançada no dia 03 de abril, com ações de sensibilização e distribuição de material a realizar nas escolas, instituições públicas e privadas do concelho.

Para os alunos desde o ensino Pré-Escolar ao 3º ciclo do ensino básico será lançado o repto para participarem na atividade “Fotografia de Família”, que consiste no envio de uma selfie familiar para o e-mail da CPCJ e em que as melhores fotografias darão corpo a uma exposição a realizar no Dia Internacional da Família, celebrado a 15 de maio. Esta atividade tem como principal propósito promover a parentalidade positiva, reforçar os laços familiares, propiciar momentos felizes em família e valorizar a família enquanto célula fundamental do desenvolvimento da criança e do jovem.

De 19 e 28 de abril, a equipa da Biblioteca Municipal levará aos estabelecimentos de ensino do Pré-Escolar e 1º CEB a dramatização da história infantil “Dá-me um abraço”, de John A. Rowe, de forma a abordar-se o tema dos afetos e da inclusão social junto deste público.

No dia 22 de abril, em colaboração com o Gabinete de Desporto, Juventude e Tempos Livres da Câmara Municipal irá realizar-se a III Caminhada Azul, em que em diferentes pontos da mesma será proposta uma pequena atividade para que os participantes possam realizar em família, alusiva aos direitos da criança.

De 24 a 28 de abril será realizada por algumas turmas do 3º CEB uma dramatização que versará sobre a problemática da “Violência no Namoro”, com o objetivo de que os alunos possam construir finais sem violência para relações patenteadas por episódios de violência.

Como forma de assinalar o Dia Municipal para a Prevenção dos Maus-Tratos na Infância e Juventude, celebrado a 24 de abril, irá realiza-se uma exposição de laços azuis trabalhados pelos estabelecimentos de ensino, na Fonte dos Namorados, em Penalva do Castelo.

Por:Mun.PC

Publicidade...



 

Enviar Comentário