Início » Aguiar da Beira » Carvalha é o património em destaque em Mangualde

Carvalha é o património em destaque em Mangualde

unnamed..A Carvalha é o património em destaque no mês de julho, na campanha «Mangualde, o nosso património!». A iniciativa promovida pela autarquia mangualdense tem como objetivo aproximar a população do património mangualdense do mais que belo existe no concelho.

Carvalha…a nostálgica lembrança de um património

Muitas das espécies arbóreas indígenas de Portugal Continental, quer folhosas quer resinosas, foram, em muitos casos, lentamente deixando de povoar alguns espaços próximos das zonas urbanas, devido à crescente urbanização.

O território de Mangualde conta(va) com áreas de forte presença destas espécies indígenas. A sua disseminação verificava-se e/ou verifica-se quer nas áreas florestais propriamente ditas, quer no interior das localidades. Devido à manutenção da localização natural daquelas espécies ou pelo seu plantio, como forma de ajardinar as zonas urbanizadas, é hoje frequente a sua presença na cidade e nas aldeias do concelho.

A fotografia que se publica dá conta de uma centenária carvalha que, sozinha e única, remete para a lembrança de um território outrora copiosamente povoado por esta espécie e por outras, como o castanheiro.

Esta carvalha, em Abrunhosa do Mato, de tão antiga que é, assistiu ao desenho da rua onde se encontra, viu a construção das casas que a ladeiam, presenciou a urbanização de todo aquele espaço.

Todos os anos se renova, a custo, teimosamente! Ficará, quando fatidicamente não mais conseguir sobreviver, lembrada na placa toponímica da rua a que hoje dá nome, revalidando a memória de um património extinto. 

Coordenadas geográficas: 40° 32. 604’

                                                      7° 44. 793’

Com esta campanha todos ficam mais próximos do vasto esplendor patrimonial do nosso concelho. Nesse sentido, continua a ser colocada, em vários pontos de encontro do concelho, informação sobre o monumento/património apresentado. O património material e imaterial vai sendo apresentado consoante a categoria com a qual foi classificado: arqueologia, pelourinhos, fontes, palacetes e religiosos, bem como outros bens patrimoniais. Cada categoria será representada por uma cor que a distingue das restantes.

António Tavares

Gestão e Programação do Património Cultural

Foram já vários os bens patrimoniais destacados por esta campanha nos últimos três anos. Deixamos de seguida apenas alguns exemplos. Em maio último destacamos a Igreja de São Silvestre de Pinheiro de Baixo e de Cima e Picota: tecnologia antiga, no mês de junho, os Vestígios de Outrora: Vila Nova de Espinho, em agosto Paredes que falam da História, em setembro o Santo António dos Cabaços. As últimas campanhas contemplaram a Arquitetura modernista em Mangualde, Tribunal de Mangualde e Português Suave. Ao arrancar 2017 o destaque foi para os Refrigerantes Condestável… de Abrunhosa do Mato no mês de janeiro e para os Bordados de Tibaldinho… património das culturas populares, no mês de fevereiro. No mês de março o destaque foi para a Casa dos Condes de Mangualde, no mês de abril foi para a Fonte de Ricardina, em maio para Pinheiro de Tavares ao tempo do Império Romano e em junho para a capela de São Domingos de Ançada.

 

Publicidade...



 

Enviar Comentário