Início » Cultura » “Pequenos Passos, Grandes Gestos” acontece em Outubro

“Pequenos Passos, Grandes Gestos” acontece em Outubro

No primeiro sábado de outubro, são cada vez são mais as pessoas que de sete cidades da Região Centro saem à rua simultaneamente para — juntas —  lançarem o apelo de sensibilização para a prevenção primária e diagnóstico precoce do cancro da mama e angariar fundos destinados ao apoio à mulher e família.

“Pequenos Passos, Grandes Gestos ®” acontece em outubro porque este é o Mês Internacional de Prevenção de Cancro da Mama, sendo esta a iniciativa com que o Núcleo Regional do Centro marca o arranque de um conjunto de atividades especialmente dedicadas à sensibilização para a prevenção primária e diagnóstico precoce do cancro da mama.

Decorrem em ambiente de festa porque “já lá vai o tempo em que um diagnóstico de cancro era imediatamente acompanhado pela ideia de “morte”,  como refere o Prof. Vitor Rodrigues, do Núcleo Regional do Centro da LPCC, e o que importa é reforçar cada vez mais a ideia que “ao longo das últimas décadas, vários fatores foram alterando essa realidade: armas terapêuticas mais disponíveis, mais eficazes e menos agressivas, técnicas de diagnóstico mais apuradas, maior consciencialização das pessoas para a necessidade e utilidade do diagnóstico precoce, diminuição do medo face ao diagnóstico e ao tratamento, foram fatores que influenciaram decisivamente a contínua batalha contra esta doença.”

A iniciativa é organizada pelo MVV e acontece precisamente em sete cidades da região centro do País onde existem extensões de funcionamento desse movimento: Aveiro, Castelo Branco, Coimbra, Covilhã, Guarda, Leiria e Viseu.

O MVV é um movimento de entreajuda que visa o apoio à mulher desde o momento em que é diagnosticado um cancro da mama. Baseia-se no contacto pessoal entre a mulher que se encontra a viver uma situação de particular vulnerabilidade e uma voluntária, que vivenciou situação semelhante. Tem, entre outros, por objetivos o apoio emocional à mulher, seus familiares e amigos através do testemunho da voluntária (extensão, hospital, domicílio ou através de linha telefónica de apoio) e a promoção da melhoria de qualidade de vida pela disponibilização de vários serviços tendo em vista o bem-estar físico e emocional da mulher.

O conhecimento das causas possíveis, o apelo à participação no rastreio, o alerta para os seus sintomas, o modo como decorre o diagnóstico, tratamento, e recuperação são algumas das informações que as Caminhadas “Pequenos Passos, Grandes Gestos”® divulgam.

Partida–Alameda de Santo André
Chegada-Praça Luís de Camões (Sé Catedral)

Informações: 918 535 381

Publicidade...



 

Enviar Comentário