Início » Distrito da Guarda » PS GUARDA CONCORDA COM A SOLUÇÃO INTEGRADA PARA A POUSADA DA JUVENTUDE DA GUARDA

PS GUARDA CONCORDA COM A SOLUÇÃO INTEGRADA PARA A POUSADA DA JUVENTUDE DA GUARDA

A Federação Distrital da Guarda do Partido Socialista em comunicado referiu que concorda com a solução integrada para a Pousada da Juventude da Guarda proposta recentemente pelo Presidente do Instituto Politécnico da Guarda (IPG), Professor Joaquim Brigas: a conversão da Pousada da Juventude numa residência de estudantes do IPG, permanecendo, ao longo de todo o ano, quatro quartos reservados exclusivamente para o alojamento jovem.

Entre 2011 e 2015, o anterior Governo PSD/CDS, em estrita obediência ao devaneio ideológico de “ir além da Troika”, realizou um périplo de paralisações de obras, cortes e encerramentos por todo o País. A vez da Pousada da Juventude da Guarda chegou logo em 2012, tendo sido encerrada no início desse ano.

Entre 2013 e 2019, o Presidente da Câmara Municipal da Guarda nunca olhou para a reabertura da Pousada da Juventude como uma prioridade da sua ação política. Bem pelo contrário! Desde equacionar a possibilidade de a PSP se deslocalizar para o edifício da Pousada da Juventude, em 2014, ao impasse que se prolonga há cerca de dois anos na negociação do protocolo que previa a gestão ou cogestão da Pousada da Juventude por parte do Município, não faltam provas desse manifesto desinteresse!

Nas reuniões que a Federação realizou recentemente com o Presidente e o Vice-Presidente do IPG e o Presidente da Associação Académica da Guarda, ficou para nós evidente a necessidade da instituição de ensino superior da Guarda aumentar substancialmente e a curto prazo a sua oferta ao nível do alojamento estudantil. De resto, foi com enorme agrado que registámos os compromissos da atual Presidência do IPG de reintegrar os recursos humanos afetos à Pousada da Juventude e de disponibilizar, no período de férias letivas, todos os quartos da atual Pousada da Juventude e, ainda, os das residências de estudantes do IPG já existentes para o alojamento jovem.

A Federação Distrital do PS Guarda já comunicou a sua concordância com esta proposta ao Secretário de Estado da Juventude e do Desporto e ao Secretário de Estado do Ensino Superior, lembrando que a sua concretização permitirá à Guarda receber mais alunos do ensino superior em melhores condições e, simultaneamente, usufruir novamente de um espaço de alojamento jovem.

O IPG reúne um potencial enorme para se assumir como um parceiro privilegiado da esfera governativa no que respeita à fixação de pessoas, formação de quadros e desenvolvimento económico do Distrito da Guarda. No entanto, é necessário que todos os níveis da esfera governativa lhe reconheçam esse potencial e o envolvam de forma ativa na tão necessária revitalização do nosso território.

Publicidade...



 

Enviar Comentário