Início » Ambiente » Gouveia acolheu debate “Conversas: Guarda2027”

Gouveia acolheu debate “Conversas: Guarda2027”

Paisagem e criação contemporânea como fatores de identidade em evidência

Uma noite de debate que decorreu em Gouveia,isto é , o segundo debate do ciclo Conversas: Guarda2027, mais concretamente no Teatro Cine .

O trabalho em rede é fundamental para criar, preservar e valorizar o património. Esta foi uma das principais conclusões na noite em que, a paisagem e criação contemporânea foram apontadas como áreas fundamentais na construção da identidade do território e como valores a serem trabalhados pela equipa executiva do projeto.

José Nuno Santos, vereador da Cultura da Câmara Municipal de Gouveia, um dos 17 municípios que se uniram para este projeto, reafirmou durante a sessão, o compromisso do concelho com a visão que hoje a Guarda2027 está a trabalhar, nesta candidatura, para o território da Beira Interior. Carlos Bernardo, responsável da Escola Velha Teatro de Gouveia, referiu a necessidade de se trabalhar de forma planeada, estratégica e em rede cultural conjunta e inter-municipal, sem esquecer o envolvimento dos empresários. “A Agenda Cultural da Beira Interior, recentemente lançada pela Guarda2027, representa já um passo para o mapeamento e organização da programação neste território de “metrópole rural,” o que perspectiva uma mudança de percepção fundamental para entender aquilo que pode ser este projeto”, concluiu Pedro Gadanho, diretor executivo da Guarda2027.

A discussão, aberta ao público, teve como tema “Património identitário – do património natural ao património histórico da região” e insere-se no processo de participação e envolvimento, na Candidatura, dos agentes culturais da região.

O mote do debate foi dado pelas conclusões de um grupo de reflexão que integrou Emanuel Castro (Geopark Estrela), Bruno Navarro (Fundação Côa Parque), Miguel Vasco (INature), Leonor Narciso  (Adufeiras da Casa do Povo do Paúl), Ricardo Brandão (CERVAS – Centro de Ecologia, Recuperação e Vigilância de Animais Selvagens), Joel A. Saraiva Correia (Arqueólogo Câmara Municipal de Gouveia), Miguel Rainha (Câmara Municipal do Fundão), Maria Manuel (Aldeias Históricas), Rui Simão (Aldeias do Xisto), alguns do mais relevantes agentes que intervêm neste território a nível do património.

“Conversas: Guarda2027” é um ciclo de quatro debates organizados pela candidatura da Guarda a Capital Europeia da Cultura. As conversas acontecem no Fundão, Gouveia, Figueira de Castelo Rodrigo e Guarda. Nestas sessões de debate vão ser discutidas temáticas como a atividade cultural e artística; mobilidade e coesão social; empreendedorismo e tecnologias da cultura; património natural e histórico da região a partir da reflexão de grupos de trabalho e dos resultados do Inquérito à população sobre consumo e práticas culturais, realizado pela INOVA+ nos 17 concelhos que integram a Guarda2027.

Publicidade...



 

Enviar Comentário