Templates by BIGtheme NET
Início » Ambiente » 42ªedição da Feira do Queijo de Celorico da Beira 30 dias online

42ªedição da Feira do Queijo de Celorico da Beira 30 dias online

Um certame que anualmente atrai milhares de pessoas ao Mercado Municipal, mas este ano, devido à pandemia, vai ser online a 42ªedição da Feira do queijo de Celorico da Beira a ter lugar de 28 de fevereiro a 28 de março.

Assim muitas novidades vão surgir nesta fase, agora todos os produtos comercializados neste certame, vão puder ser adquiridos através da plataforma “celoricocomgosto.pt”.

O evento arranca no dia 28 de fevereiro (domingo), com a participação do município de Celorico da Beira no programa “Somos Portugal” da TVI”, que terá lugar em Queluz, e, simultaneamente, com a abertura da plataforma digital “celoricocomgosto.pt”, para venda de queijo online, não só durante o período da Feira, mas todo o ano.

Esta edição especial da Feira do Queijo, vai decorrer durante 30 dias com vendas online, mas, sem a tradicional animação que caracteriza esta Feira/Festa do Queijo. A programação deste ano assenta em 4 eixos distintos e complementares: “Somos Produtores”, “Aprender com Valor”, “Bom Proveito!” e “Natura e Cultura”. Acedendo a www.cm-celoricodabeira.pt, pode acompanhar diariamente as novidades da Feira online, abrindo estas janelas para visualizar os vídeos disponíveis em cada uma delas. No eixo “Somos Produtores” ficará a conhecer, em vídeos de 3 minutos, cada um dos produtores aderentes e as suas explorações, ao longo dos 30 dias da Feira, à razão de 1 vídeo por dia durante a semana e 2 ao fim de semana.

Porque objetivamos a valorização e o reconhecimento da excelência do nosso produto endógeno – o queijo Serra da Estrela – levamos até si em “Aprender com Valor” o testemunho dos especialistas: na certificação (Beira Tradição), no controle da raça ovina Serra da Estrela e do leite (Ancose – Associação Nacional de Criadores Ovinos da Serra da Estrela) e na sua produção e comercialização (Estrelacoop – Cooperativa de Produtores de Queijo Serra da Estrela). A mestria e o savoir-faire do Chef Valdir Lubave, e do Chef António Santos, responsável do Curso de Cozinha do Agrupamento de Escolas de Celorico da Beira, captados em vídeos, serão colocados à sua disposição para poder assistir a showcookings, provas e demonstrações, como por exemplo, a forma correta de cortar o queijo, por forma a preservar-se a maximização do sabor, textura e propriedades numa degustação.

A Feira do Queijo é também uma Festa da Gastronomia, pelo que, à semelhança dos anos anteriores, os restaurantes locais associaram-se ao evento. No eixo “Bom Proveito” tem a oportunidade de conhecer os restaurantes aderentes e assistir à demonstração da receita elaborada, por cada um deles, para o evento, em estrito cumprimento das normas estipuladas pela DGS, no contexto de pandemia que atravessamos.

A produção de queijo é um dos motores de desenvolvimento de toda a região da Serra da Estrela. No eixo “Natura e Cultura” tem a possibilidade de ficar a conhecer de que forma a classificação da Serra da Estrela como Geopark Mundial da Unesco ou a candidatura da “Guarda Capital Europeia da Cultura em 2027” poderão impulsionar o tão almejado desenvolvimento local, regional e nacional, na opinião de Emanuel de Castro e de Tiago Sami Pereira, respetivamente.

A mudança de formato da Feira do Queijo, longe de constituir um impedimento, representa uma oportunidade para o queijo ganhar mais notoriedade, valorização e abrangência, conquistando um universo de consumidores, infinito e sem fronteiras físicas. A criação da loja online “celoricocomgosto.pt”, no âmbito da 42.ª edição da Feira do Queijo de Celorico da Beira, constitui uma rampa de lançamento para a promoção/divulgação, valorização e comercialização do queijo e, no futuro próximo, de outros produtos endógenos celoricenses, ajudando os produtores a escoar os produtos e impulsionando a economia e o desenvolvimento da região.

Adquirir o produto rei da festa, ex-líbris da Capital do Queijo da Estrela, de forma simples, rápida e sem deslocações, está à distância de um clique: “celoricocomgosto.pt”.

Enviar Comentário