Os Aquedutos foram tema do Museu à Noite, no dia em que Pinhel recebeu e inaugurou, uma exposição itinerante do Museu da Água dedicada, precisamente aos Aquedutos de Portugal.
A procura e o aproveitamento das nascentes de água para consumo humano levou o Homem a construir, desde cedo, estruturas arquitetónicas que permitissem um melhor aproveitamento da água.
Integram-se nestas construções os Aquedutos que transportavam a água desde as nascentes até aos grandes reservatórios (mães d’água), antes de chegarem aos diferentes fontanários públicos.
Alguns destes Aquedutos são verdadeiras obras de arte e muitos deles são património classificado, motivo que levou o Museu da Água (a cargo da EPAL – Grupo Águas de Portugal) a conceber uma exposição itinerante baseada num conjunto de 21 fotografias da autoria de Pedro Inácio, museólogo e investigador na área do Património Cultural.
A exposição, intitulada “Aquedutos de Portugal”, está patente no Castelo de Pinhel, até 14 de maio.
E a propósito da vinda desta exposição itinerante do Museu da Água, o Museu à Noite de março será, também ele, dedicado ao tema “Aquedutos de Portugal – Água e Património”, contando com a presença e os conhecimentos do museólogo e fotógrafo Pedro Inácio.
A existência, na cidade de Pinhel, de um sistema de aquedutos subterrâneos que canalizavam a água de diferentes nascentes para o edifício do antigo Paço Episcopal (atual Casa da Cultura) e um melhor conhecimento de alguns troços, que foram limpos e explorados, justificaram que o Museu à Noite, voltasse a refletir sobre estas estruturas de engenharia hidráulica que preenchem o subsolo de algumas ruas da Cidade Falcão.
Por:Mun.Pinhel