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Artigo de Luís Condeço—Deitar cedo e cedo erguer, dá Saúde e faz crescer!

Autor

Luís Miguel Condeço

Enfermeiro Especialista de Saúde Infantil e Pediátrica do Centro Hospitalar Tondela-Viseu

Professor Convidado do Instituto Politécnico de Viseu

Com o verão a terminar regressa às nossas casas a habitual rotina escolar. Para muitas das crianças e adolescentes é um período do ano aborrecido, habituados à liberdade do deitar tarde e levantar tarde, próprio de tempo de férias, terão agora de regularizar novamente o seu sono.

Dormir bem é fundamental para um futuro saudável, pois o sono enquanto processo fisiológico e dinâmico de consolidação de memórias, regulação endócrina e metabólica, regulação cardiovascular, regulação do estado de humor e controlo da inflamação, ultrapassa em muito a ideia preconcebida de que apenas serve para o descanso físico.

Aconselha-se à população infantil e juvenil alguns comportamentos facilitadores de um sono repousante e revigorante:

  • Manter uma regularidade na hora de deitar e levantar, e das refeições, criando uma rotina positiva;
  • As sestas (quando realizadas, em função da idade) devem ter hora e duração certa;
  • Os pais devem criar um ambiente propício ao sono no quarto da criança e adolescente, com temperatura amena, escuro ou luz de presença mínima, e silencioso;
  • Deve ser evitada a luz intensa na hora de dormir e durante a noite, permitindo a entrada de luz natural pela manhã no quarto;
  • Estão completamente desaconselhados o exercício físico excessivo e a ingesta de refeições pesadas próximos da hora de deitar;
  • O consumo de alimentos ricos em cafeína (estimulante) deve ser restrito, como é o caso do café, chá, refrigerantes (cola, ice tea) e chocolates;
  • E como não podia deixar de ser – os ecrãs, remover do quarto e não permitir antes de dormir a utilização de televisão, tablets, telemóveis e videojogos.

A qualidade do sono é influenciada pela sua duração, continuidade e profundidade, e cabe aos pais, cuidadores e família garantir estas três dimensões dentro do recomendado. Lembro que uma criança em idade escolar deve ter um tempo de sono diário de 9 a 11 horas, enquanto os adolescentes devem dormir entre 8,5 a 10 horas por noite. Um bom sono é fundamental para uma vida saudável!

 

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