A Casa do Bandarra faz parte do Projeto Rotas de Sefarad – Valorização da Identidade Judaica Portuguesa no Diálogo Interculturas que resultou numa candidatura ao Programa EEA Grants 2009-2014 da Associação Rede de Judiarias de Portugal, da qual Trancoso foi cofundador.
A inauguração da “Casa do Bandarra” é um momento ímpar na História de Trancoso. Gonçalo Anes Bandarra une portugueses e extravasa fronteiras, é um ícone único e diferenciador. O espaço que iremos inaugurar será um local para todos os públicos. É o primeiro centro de interpretação dinâmico, lúdico, educativo, sem nunca esquecer a parte científica, sendo um projeto credível e uma mais-valia para o turismo, aliado a outras apresentações do património cultural de Trancoso já implementadas.
Relembramos que em setembro de 1996 se homenageou o sapateiro e profeta de Trancoso, comemorando os 500 anos do seu nascimento. Presentemente é o momento da ação prática, que unirá todos, em prole da preservação e perpetuação da memória que faz parte da identidade dos trancosenses e dos portugueses.Não fosse Fernando Pessoa ter escrito: (…) “este, cujo coração foi não Português, mas Portugal”(…).