Decorreu dia 11 de maio, na Papelaria Adrião, a entrega de prémios aos vencedores dos Concursos Literários “Dia do Pai” e “Dia da Mãe”, inserido no Eixo 2 “Fomentar a Funcionalidade Familiar”, na ação cidadania e igualdade, da Rede Social. Os prémios foram entregues por João Azevedo, Presidente da Câmara Municipal de Mangualde, e pela Vereadora Maria José Coelho.
Relativamente ao tema “Pai”, o 1.º prémio foi atribuído a Lia Maria Coelho. Abílio Travessas foi o 2.º classificado. O 3.º prémio foi atribuído a Frederico Carvalhão. Já no que concerne ao tema “Mãe”, Maria Leonor Carvalhão foi a grande vencedora. O 2.º lugar foi atribuído a David Filipe dos Santos e Lia Maria Coelho foi a 3.ª classificada.
O concurso tinha com objetivo estimular a criação literária, promover a parentalidade positiva, valorizar a figura do Pai e da Mãe na família na sociedade e as questões da igualdade de género. Os trabalhos foram avaliados pelo júri, constituído pela Conselheira Municipal da Igualdade e Cidadania, Drª Cristina Lopes, Dr. José Augusto, Drª Ana Amaral e pelo anfitrião e empresário, Sr. Henrique Silva.
A cerimónia teve início com a inauguração da exposição de Vítor Lopes, que estará patente na Papelaria Adrião de 11 de maio a 17 de junho de 2018. Parte das vendas das obras deste pintor reverterão a favor do Núcleo de Pais em Rede de Mangualde. No final, decorreu um momento de poesia declamado e protagonizado pela escritora e Professora Olinda Beja, santomense, mas conterrânea deste concelho onde viveu, estudou e lecionou, embaixadora cultural de São Tomé e Príncipe. Detentora de um vasto currículo de obras literárias de sua autoria (contos, poemas, romances), traduzidas em várias línguas, foi acompanhada à viola pelo músico Filipe Santo.
A noite, que teve lugar na Papelaria/Livraria Adrião, foi um momento marcante de cultura literária onde a comunidade compareceu ativamente e pediu bis.