
O programa comemorativo, organizado pela Câmara Municipal de Gouveia, teve início com a sessão solene no Salão Nobre dos Paços do Concelho e com a intervenções protocolares. Usou da palavra o Presidente da Assembleia Municipal, Gil Barreiros, que após cumprimentar os presentes, sublinhou que “é sempre uma honra receber membros do Governo em Gouveia, que venham inteirar-se da realidade viva que temos aqui. Neste dia, que é especial, pela Elevação de Gouveia a Cidade e de Vila Nova de Tazem a Vila, não adianta pensar como era quando a cidade passou a vila e a vila passou a cidade, interessa sim que Vossa Excelência traz hoje uma esperança, a da habitação. Para que haja melhorias e possibilidade de obter habitação a preços acessíveis para que os nossos jovens não se vão embora e que pessoas de fora venham.”

O Programa de Requalificação de Imóveis para Arrendamento Acessível no concelho de Gouveia será o programa que irá permitir contrariar este cenário. Um programa que visa, essencialmente, a reabilitação de edifícios degradados de modo a promover uma oferta mais alargada de habitação para arrendamento a preços acessíveis e compatíveis com os rendimentos e necessidades habitacionais das famílias. “O programa irá ser posto rapidamente em prática. Este foi o programa definido na Comunidade Intermunicipal das Beiras (CIMBSE) como o projeto principal, para conquistar novos habitantes e criar a autoestrada da comunicação. No fundo, criar mais e melhores condições e capacidade do território .”
A Secretária de Estado da Habitação, Maria Fernanda Rodrigues terminou as intervenções, referindo que “a habitação é um dos pilares do estado social e este governo definiu as políticas públicas de habitação como uma grande prioridade, um conjunto de investimentos para resposta das carências habitacionais das famílias portuguesas.
Assegurar dignidade e justiça no acesso à habitação é das prioridades definidas, entregando habitações com custos que as famílias possam suportar.”
As cerimónias comemorativas prosseguiram com a visita a alguns dos imóveis a reabilitar, seguindo-se a inauguração do Mural, situado na zona envolvente ao Mercado Municipal e criado no âmbito da Rede Cultural “Terras da Transumância”. Um projeto em rede de valorização da tradição pastoril e património da transumânc