A Associação Portuguesa de Apoio à Vítima leva a efeito a cerimónia de entrega do Prémio APAV 2022, que se irá realizar a 25 de outubro, às 11h, na sede da APAV, na Rua José Estêvão, 135-A, em Lisboa.
Em 2020, a propósito do 30.º aniversário da APAV, foi criado o Prémio APAV, que se destina a distinguir a/s pessoas/s singular/es ou coletiva/s que se destaquem na defesa e na promoção dos fins, missão e visão da APAV. Em 2020 foi atribuído a título póstumo, a Bruno Brito (1976-2020), distinguindo-o pelo seu carácter pioneiro, a nível nacional e internacional, em novas e desafiantes áreas de conhecimento, enriquecendo a intervenção junto das vítimas de crime, seus familiares e amigos/as. Em 2021, o Prémio APAV não foi atribuído, ratificando-se a deliberação de não atribuição para este ano.
Neste ano de 2022, o Prémio APAV será entregue a uma entidade que, com isenção e independência, ao longo do último ano, se tem dedicado a dar voz ao silêncio das vítimas.
O troféu foi desenvolvido por Gonçalo Falcão e Tiago Águas, partindo da “ideia de transformar um processo negativo num positivo” — pelo que se usou lixo plástico derretido e remoldado para a construção do troféu. O designer Gonçalo Falcão explica que usou “plástico branco e vermelho que, neste processo, se misturaram de formas imprevisíveis”, com a forma estável de um pilar.