Fornos de Algodres viveu o seu Feriado Municipal de forma especial, dado que estava reservada a homenagem a diversas pessoas ilustres desta vila fornense.
Assim sendo, a Biblioteca Municipal depois de ter sido inaugurada em 2014, passa agora a ter um topónimo de uma ilustre escritora portuguesa, filha desta terra que agora fica ligada a esta casa, onde a cultura fornense fica mais enriquecida, assim passa a ser Biblioteca Municipal Maria Teresa Maia Gonzalez, uma cerimónia, onde o Presidente do Município, Dr.Manuel Fonseca, Um dia importante referiu que esta é uma homenagem a quem se destacou,
Referiu ainda, que este é um dia de saudade e reconhecimento, pois são pessoas de Fornos e tem importância o seu trabalho desenvolvido ao longo da vida, neste País .
Salientou, que todos querem uma Biblioteca dinâmica, com vida de forma que as pessoas possam visitar, onde haja livros, vida e seja, mais um elemento de cultura para toda esta comunidade fornense.
Já a Dra. Maria Teresa Maia Gonzalez referiu que aqui em Fornos deu os passos iniciais, aprendeu a ler e a escrever e com os seus familiares aprendeu muitos valores, e procura transpô-los para os livros que escreve e também está ligada a esta terra.
O gosto pelos livros começou muito cedo, o sonho do Pai era ter uma grande livraria em Fornos e agora o seu nome está associado à biblioteca fornense.
Sente-se feliz e honrada com esta homenagem,em que referiu que” fiquei sensibilizada com este ato, várias realidades desta localidade aparecem espelhados nos meus livros, como é o caso dos Bombeiros Voluntários”.
Diversos estilos retratados na tela
Seguiu-se a inauguração da exposição de Pintura do Dr. João Rui Almeida, que está patente neste espaço cultural.
Ao qual, nos referiu, que estava surpreendido com os seus quadros agora todos juntos, é um conjunto que se pode apresentar em qualquer lado, não existe um estilo igual, vários estilos, um pouco de mim está espelhado aqui.
“A pintura surgiu com o meu filho e com uma senhora fornense que lecionou em Coimbra e claro com o meu filho fui aprendendo algo e fui construindo um trabalho de tela e óleo, com alguma pesquisa.”
Em breve, vai apresentar um quadro com a vista panorâmica de Fornos de Algodres que vai nascer, para apresentar em breve.
Para engrandecer o espólio da Biblioteca Municipal, Dr.José Albuquerque A. Castelo Branco doou uma parte da sua Biblioteca pessoal , assim uma estante recheada de grandes obras literárias.
Já na Câmara Municipal, decorreu mais uma homenagem, desta vez ao Eng. Menano de Amaral, que tem ajudado a enriquecer o panorama literário da Biblioteca e desta maneira, vai agora ficar ligado à sala do Executivo Municipal, onde foi descerrada a placa onde foi homenageado recentemente na Assembleia da República.
Salientou que nunca se esqueceu de Fornos e quando foi para a política, colaborou com o Partido Socialista que nessa altura salientava que nesta vila eram considerados “do Pé descalço”, ficou com mágoa, quando foi convidado para vir à Câmara nessa época, viu a porta fechada , mas falou à porta, para todos os presentes, mas hoje estava satisfeito por essa realidade ter sido ultrapassada e fica honrado por esta homenagem que agora lhe foi feita.
Em suma, uma manhã de homenagens a figuras ilustres desta vila presépio de Fornos de Algodres.
Homenagem ao Padroeiro S.Miguel
Durante a tarde, decorreu a homenagem ao Padroeiro desta localidade, com a Eucaristia celebrada pelo Padre Jorge Luis Gomes, seguida pela procissão pelas ruas da localidade, abrilhantada pelo Batuta D´Alegria.
Na noite deste dia, um concerto com o grupo “Pensão Flor”, que encantou a plateia que encheu por completo o Centro Cultural Dr.António Menano.
Por:António Pacheco /Sofia Pacheco