Uma enchente a cantar com os campeões
Partida importante, no que toca ao apuramento para a fase final do Mundial 2018, realizada no Estádio talismã , em Lisboa, mais concretamente no Estádio da Luz que voltou a ser o palco mágico, com 61566 espetadores, uma maré de gente a puxar por Portugal.
A Seleção lusa entrou mais atrevida com mais clareza no setor atacante e vai daí, André Silva obriga Sommer a defesa apertada aos 5´. Por sua vez, a Suíça reage de pronto, mas a defensiva de Portugal sempre muito atenta, assim são minutos de grande velocidade no terreno de jogo.
Volvidos, 32´, Bernardo Silva a receber da zona central e a rematar de pronto e obriga o keeper helvético a grande defesa. A Suíça criou alguns ataques, em que a solicitação é para Seferovic, mas a defesa lusa mostrava-se muito atenta.
Portugal esteve muito mais pressionante e vai daí, numa bola colocada para a área, por Eliseu, com João Mário a surgir na situação de remate e num toque subtil desvia para o fundo das redes,com a ajuda de Djourou, aos 42´.
As bancadas explodiram de alegria, com este golo inaugural de Portugal.
Entrada triunfal
Após o reatamento, Portugal voltou a entrar forte, com algumas situações de ataque para a baliza da Suíça, as bolas sempre a pingar na área, na expetativa de chegar aos dianteiros.
A Suíça mostrou alguma fragilidade na fase inicial da segunda parte, e Ronaldo foi rematando apesar da pontaria não ter sido a mais certeira, aos 55´.
Mas a pressão foi grande e Bernardo Silva a assistir, André Silva que acabou por aparecer solto no 2ºposte e emendou para o golo, aos 56´, com o delírio e festa de todos os portugueses.
A resposta helvética, surgiu com Shaqiri a emendar a rasar a baliza lusa, talvez o lance mais perigoso.
A Suíça procurou sempre contrapor , mas a noite foi de Portugal e vai daí, os lances perigosos aconteceram sempre com mais intensidade, na baliza helvética.
A turma lusa estava muito mais ativa e Pepe remata forte, mas o keeper defende e logo depois, Ronaldo procura passar pelo Sommer mas este opõe se bem, evitando o pior.
Portugal a mostrar a sua raça e garra e o querer estar presente na fase final do Mundial da Rússia, assim a rubricar um bela exibição, no final uma grande emoção com o Hino a ser cantado por todos , os presentes no estádio em jeito de agradecimento.
Arbitragem positiva.
Portugal – Suíça–2-0
Estádio da Luz, Lisboa
Assistência- 61566 espectadores
Arbitro: Cuneyt Çakir (Turquia)
Assistentes: Bahattin Duran (Tur)/Tarik Ongun (Tur)
Portugal – Rui Patrício, Pepe, José Fonte, Cédric, Eliseu(Antunes, 68´), João Moutinho, João Mário(Danilo, 91´), Bernardo Silva, William Carvalho, Cristiano Ronaldo e André Silva (André Gomes, 75´).
Selecionador:Fernando Santos
Suíça – Sommer, Lichtsteiner, Freuler (Zakaria, 46´), Seferovic, Xhaka, Rodriguez, Dzemaili (Zuber, 66´), Mehmedi (Embolo, 66´), Djourou, Schãr e Shaquiri.
Selecionador: Petkovic
Golos:1-0-Djourou,42´pb; 2-0- André Silva, 55´
Ação disciplinar- Amarelo- Freuler, 27´, Eliseu, 46´, Zakaria, 69´.