Início » Ambiente » Gouveia acolhe Semana da Criança até dia 7 de junho

Gouveia acolhe Semana da Criança até dia 7 de junho

O Município de Gouveia  vai levar a efeito entre os dias 27 de maio e 07 de junho, a Semana da Criança, um conjunto de iniciativas e atividades lúdicas destinadas aos mais novos, no âmbito das comemorações do Dia Mundial da Criança.
Ao longo deste período, as crianças e jovens vão poder desfrutar de um programa que apela ao divertimento e à descoberta, ao exercício físico, à experimentação através de ateliers pedagógicos, de expressão artística e plástica, educação ambiental, onde o teatro, a música e dança também não irão faltar.
O programa inicia no dia 27 de maio, no Teatro Cine de Gouveia, com uma oficina pedagógica e artística, orientada por Vera Alvelos, no âmbito do projeto “Através da Terra | Histórias e Memórias da Terra, atividade direcionada aos alunos do 3.º ano no ensino básico.
De 31 de maio a 07 de junho será possível visitar a exposição Eco Escolas, que irá estar patente no Mercado Municipal de Gouveia.
Para o dia 01 de junho, sábado, Dia Mundial da Criança, o Município preparou um dia recheado de atividades e muita diversão. Assim, o recém-inaugurado Parque Ecológico de Gouveia recebe os visitantes de forma gratuita e promove, entre as 10h00 e as 12h00, algumas atividades lúdicas, celebrando, em simultâneo, o 25.º aniversário do Parque.
Também o Mercado Municipal de Gouveia estará de portas abertas a partir das 10h00, com a iniciativa “Mercado dos Pequenitos”, onde não irão faltar os insufláveis, pinturas faciais, uma feirinha com artigos infantis e muita animação.
O teatro sobe ao palco do Mercado pelas 15h30, com a companhia AtrapalhArte, que irá apresentar a peça de teatro baseada na história “A Girafa que Comia Estrelas”, de José Eduardo Agualusa.
Este dia termina com um espetáculo de música e dança, proporcionado pelo coro “Vozes da Estrela” da Escola de Música de Gouveia-ACC em parceria com a escola de ballet e dança “Reencontro”.
No domingo, dia 02 de junho, as famílias são convidadas a assistir, pelas 15h00, ao cinema infantil “IF: Amigos Imaginários”, que irá estar em exibição no Teatro Cine de Gouveia.
O dia 03 de junho será marcado pela celebração e pela festa que irá decorrer no Parque da Senhora dos Verdes, onde as crianças do pré-escolar e 1.º ciclo do Ensino Básico serão os protagonistas e terão à sua espera um mundo de magia e diversão, com atividades lúdicas diversas e um espetáculo animado pelo DJ infantil “Saltos nas Palhaçadas”.
O programa finaliza, no dia 05 de junho, com a comemoração do Dia Eco Escolas e uma visita ao Planalto Beirão. Esta visita guiada ao Centro de Tratamento de RSU do Planalto Beirão, pretende proporcionar aos participantes uma sessão, que irá permitir reforçar aprendizagens no que concerne à preservação do meio ambiente, bem como à correta gestão de resíduos, adotando, no dia a dia, as regras de reduzir, reutilizar e reciclar.
A organização da Semana da Criança é uma iniciativa do Município de Gouveia com a parceria do Agrupamento de Escolas de Gouveia, do IG – Escola Profissional de Gouveia, da Associação de Beneficência Popular de Gouveia, do CERVAS, do Grupo Aprender em Festa, do ICNF, da Guarda Nacional Republicana, da Polícia de Segurança Pública e das quatro corporações de Bombeiros do concelho, os Bombeiros Voluntários de Gouveia, de Vila Nova de Tazem, de Melo e de Folgosinho.

Publicidade...