O Grupo PSA terminou o 1º semestre de 2016 como líder do mercado automóvel nacional, com um volume de vendas das suas três marcas – PEUGEOT, CITROËN e DS – de 22.746 unidades no mercado de Veículos Ligeiros (VP + VCL). Este desempenho comercial, superior ao do mercado, representa um incremento de 18,22% face a igual período de 2015 e garante ao Grupo uma quota de mercado de 16,82%.
Em termos de contexto, é de realçar que este crescimento é alcançado num mercado automóvel impulsionado pelas vendas a Rent-a-Car, inerentes à atual dinâmica de turismo do país, e pelo denominado mercado de oportunidades, vetores em que as marcas do Grupo não estão presentes de modo representativo.
A PEUGEOT, vice-líder do mercado nacional, e eleita pelo 3.º ano consecutivo como “Escolha do Consumidor”, comercializou 13.857 unidades (+16,% do que em igual período de 2015) e garantiu uma quota de 10,25%. Os resultados da marca reflectem o excelente acolhimento do mercado português a modelos como o 208, o 2008 (renovado em Junho) e o 308, bem como o furgão Partner.
Na CITROËN, cujo volume de vendas alcançou as 8.442 unidades (+15%), regista-se o desempenho positivo dos modelos C3 e C4 Cactus, bem como do furgão Berlingo. A marca alcança no final do semestre uma quota de mercado de 6,24%.
Já a recém-criada DS, registou um forte equilíbrio de vendas entre as suas três propostas, o DS4 e DS4 Crossback, o renovado DS 3 que chegou em Abril e o seu modelo porta-estandarte, o DS 5.
PEUGEOT Partner e CITROËN Berlingo, líderes made in Mangualde
Particularizando o mercado de Comerciais Ligeiros, destaque para os modelos PEUGEOT Partner e CITROËN Berlingo saídos da linha de montagem do Centro de Produção de Mangualde, infraestrutura que se mantém como um fator decisivo no panorama empresarial e produtivo, não só da região, como à escala nacional.
Aqueles dois modelos made in Mangualde foram os preferidos dos clientes profissionais, tendo o Berlingo conquistado uma fatia de 25,3% do segmento (2.266 unidades e um aumento de 43%) e o Partner uma fatia de 24,5% (2.194 unidades e um incremento de 48%).
Os dois modelos, que celebram 20 Anos no mercado nacional, foram preponderantes para a posição de liderança do Grupo nos Comerciais Ligeiros, com a PEUGEOT a registar uma quota de 16,2% (aumento de 21%) e a CITROËN a ter uma forte progressão de 34% para uma quota de 16%.
Um ano referencial de lançamentos para a PEUGEOT, CITROËN e DS
2016 é um ano marcante em termos de novos produtos da PEUGEOT, da CITROËN e da DS no mercado nacional.
Do lado da PEUGEOT destaque-se a comercialização do novo 2008, SUV lançado em Junho último, e da nova proposta para os clientes profissionais, o novo Expert. O ano terá continuidade com a chegada da nova proposta de passageiros Traveller e, pouco depois, o novo SUV 3008, que irá afirmar-se como o novo embaixador da marca.
A CITROËN acaba de lançar o C4 Cactus Rip Curl, bem como o novo Jumpy, a nova proposta para os clientes profissionais. O ano continuará com a chegada do novo SpaceTourer, do novo C4 Picasso/Grand C4 Picasso e com a renovação do best-seller da marca, o C3.
Já no que se refere à DS, a novel marca do Grupo PSA conta, atualmente, com a totalidade da sua gama renovada: no ano passado estreou o DS 5, ao qual se seguiu em janeiro o DS 4, complementado pelo inédito DS 4 Crossback; em abril último, a marca deu início à comercialização dos novos DS 3 e DS 3 Cabrio.
Por:PSA