Cerca de duas dezenas de equipas de ciclismo da Europa, Ásia e América vão participar no III Grande Prémio Internacional Beiras e Serra da Estrela, que se vai disputar de 13 a 15 de abril. A apresentação aconteceu nesta terça-feira, em Vilar Formoso, no CEDET – Centro de Desenvolvimento Transfronteiriço.
A prova, uma das poucas em Portugal a integrar o calendário internacional, vai percorrer durante três dias o Centro de Portugal, com o objetivo de acentuar cada vez mais o ciclismo como um importante veículo de promoção e divulgação da região das Beiras e Serra da Estrela.
A organização, a cargo da Associação de Municípios da Cova da Beira, em parceria com a Comunidade Intermunicipal das Beiras e Serra da Estrela e o Turismo Centro de Portugal, informou hoje que vão participar nove equipas portuguesas, três espanholas, duas colombianas e uma de Kuwait, Rússia, Estados Unidos, Holanda, Japão e Sérvia.
A primeira etapa terá lugar entre Mêda e Figueira de Castelo Rodrigo, com um percurso de 177 quilómetros. No dia 14, os ciclistas partem do Sabugal e terminam em Seia, 194 quilómetros depois. Nesta etapa, o pelotão escalará o Alto da Torre, o sítio mais alto de Portugal Continental, no Parque Natural Serra de Estrela. Finalmente, no dia 15, os atletas irão pedalar 168 quilómetros, entre Gouveia e Guarda, em outra etapa também disputada em alta montanha.
Estiveram presentes na apresentação Pedro Machado, presidente do Turismo do Centro, José Manuel Biscaia, em representação da Associação de Municípios da Cova da Beira, António Ruas, em representação da Comunidade Intermunicipal Beiras e Serra da Estrela, António Machado, presidente da Câmara Municipal de Almeida, Carlos Pereira, em representação da FullSport, Sérgio Sousa, em representação da Federação Portuguesa de Ciclismo, e o coronel Luís Cunha Rasteiro, comandante do Comando Territorial da GNR da Guarda.
Por:TC