Em comunicado , a JSD Fornos de Algodres veio informar que vai discutir os últimos dados do Ministério da Educação com o Agrupamento de Escolas de Fornos de Algodres
O Instituto de Avaliação Educativa revelou recentemente o relatório Nacional 2016-2017 sobre as provas de aferição do Ensino Básico, concluindo que os alunos têm uma grande dificuldade em interpretar textos, incapacidade de resolver problemas com frações e grandes bloqueios no cálculo.
Quando foi preciso atribuir o nome a um rio, para o qual havia apenas a sua descrição, os alunos do 2ºCiclo, apresentaram inúmeras dificuldades, apenas 28% conseguiram identificar o rio Mondego. Já no 3ºCliclo, só um terço dos alunos consegue ordenar números reais de forma crescente e apenas, 10% dos alunos consegue apontar duas condições necessárias à existência de vida.
No mesmo estudo, encontra-se outro dado preocupante, “quase metade dos alunos do 2º ano (46%), não conseguiram fazer seis saltos consecutivos”, uma demonstração das dificuldades nas expressões físico-motoras dos alunos do 1º ciclo.
Com estas recentes notícias, segundo a JSD Fornos de Algodres, urge realizar-se uma reflecção e um debate alargado sobre as metodologias de ensino em âmbito de sala de aula e o Agrupamento de Escolas de Fornos de Algodres poderá dar o pontapé de saída.
Outro tema que também estará em cima da mesa de discussão, será a revisão ao Currículo dos Ensinos Básicos e Secundários que o Ministério da Educação quer aplicar já no próximo ano letivo.
Por:JSDFA