Início » centro » Mangualde – Câmara Municipal renova protocolo para dar continuidade à orquestra POEMa

Mangualde – Câmara Municipal renova protocolo para dar continuidade à orquestra POEMa

O Município de Mangualde renovou o protocolo entre a Proviseu. Conservatório Regional de Música Dr. José Azeredo Perdigão e o Agrupamento de Escolas de Mangualde para dar continuidade à orquestra municipal POEMa,  assegurando os encargos relacionados com a formação.

“Este é um projeto em que acreditamos muito, que conta com uma década de provas dadas, que cresce de ano para ano e que contribui para a educação e cultura dos nossos alunos”, reconhece o presidente da Câmara Municipal de Mangualde, Marco Almeida. Atualmente, cerca de uma centena de músicos integra a POEma e a POEMinha.

“Em breve iremos avançar com as obras de reabilitação e ampliação do espaço adjacente à Casa da Música e da Cultura, de maneira a garantirmos aos alunos melhores condições de ensaios”, assegura Marco Almeida.

Para assinalar uma década de existência, a orquestra POEMa, que já contou com a colaboração de cerca de 300 músicos, lançou no início deste ano o primeiro CD.

Esta orquestra municipal, fundada em 2013, começou por integrar alunos que frequentavam o ensino articulado da música (CRMV/AEM) e elementos das bandas filarmónicas do concelho de Mangualde. O projeto, rapidamente, cresceu, e foi alargado aos concelhos limítrofes, por forma a ser mais dinâmico e inclusivo. Atualmente, a POEMa é uma orquestra versátil e de formação variável, com grupos de música de câmara, big band, orquestra de cordas, banda sinfónica, orquestra clássica e orquestra sinfónica. As suas formações instrumentais são tão variadas como o seu repertório, apresentando música de diferentes períodos (desde o séc. XVII até aos dias de hoje) e diferentes estilos: erudito, jazz, world music e rock.

 

Publicidade...