Templates by BIGtheme NET
Início » Cultura » Penalva do Castelo lança projeto “A Igualdade Faz o Meu Género” no Ensino Pré-Escolar

Penalva do Castelo lança projeto “A Igualdade Faz o Meu Género” no Ensino Pré-Escolar

cm-penalva-do-castelo A Câmara Municipal de Penalva do Castelo encontra-se a desenvolver desde 2011 o projeto “A Igualdade Faz o Meu Género”, integrado no Plano Municipal para a Igualdade.

Este projeto trabalha transversalmente a problemática da igualdade e procura refletir a importância do papel a desempenhar pelo poder local no empreendimento de ações que impulsionem a igualdade de género enquanto estratégia promotora da igual dignidade entre homens e mulheres, numa perspetiva de renovação e organização social.

Valorizando a importância de trabalhar as questões ligadas à igualdade de género desde a primeira infância, o Município arrancou com um projeto especificamente direcionado para os alunos do ensino Pré-Escolar do concelho, de modo a trabalhar precocemente a igualdade de oportunidades entre os homens e as mulheres.

Este projeto de caráter longitudinal está a ser implementado ao longo de 5 sessões em cada um dos estabelecimentos de ensino do Pré-Escolar, num total de 6h e 30 minutos e procura intervir no sentido de disponibilizar aos alunos um acompanhamento na maturação da sua estabilidade de género, livre de preconceitos e estereótipos limitativos socialmente enraizados.

Simultaneamente a estas sessões e, numa abordagem holística, já foi realizada uma de três sessões com as educadoras do ensino pré-escolar. Estas sessões obedecem a uma lógica reflexiva das suas práticas, instrumentos de trabalho, objetivos, critérios utilizados, juízos emitidos e influência do género nas suas práticas educativas para que o sistema formal de ensino do concelho seja promotor da igualdade de oportunidades entre rapazes e raparigas e contribua para o sucesso e liberdade de escolha no percurso escolar destas crianças.

Pretende-se que a implementação e desenvolvimento do projeto “A Igualdade faz o meu género” seja o locus da cidadania e que contribua para o desenvolvimento pessoal e social dos munícipes e, como tal, o Município aposta na transversalidade desta temática ao nível do ordenamento do território e educação das famílias.

Por:Mun.Penalva do Castelo

Publicidade...



 

Enviar Comentário