No primeiro sábado de outubro, são cada vez são mais as pessoas que de sete cidades da Região Centro saem à rua simultaneamente para — juntas — lançarem o apelo de sensibilização para a prevenção primária e diagnóstico precoce do cancro da mama e angariar fundos destinados ao apoio à mulher e família.
“Pequenos Passos, Grandes Gestos ®” acontece em outubro porque este é o Mês Internacional de Prevenção de Cancro da Mama, sendo esta a iniciativa com que o Núcleo Regional do Centro marca o arranque de um conjunto de atividades especialmente dedicadas à sensibilização para a prevenção primária e diagnóstico precoce do cancro da mama.
Decorrem em ambiente de festa porque “já lá vai o tempo em que um diagnóstico de cancro era imediatamente acompanhado pela ideia de “morte”, como refere o Prof. Vitor Rodrigues, do Núcleo Regional do Centro da LPCC, e o que importa é reforçar cada vez mais a ideia que “ao longo das últimas décadas, vários fatores foram alterando essa realidade: armas terapêuticas mais disponíveis, mais eficazes e menos agressivas, técnicas de diagnóstico mais apuradas, maior consciencialização das pessoas para a necessidade e utilidade do diagnóstico precoce, diminuição do medo face ao diagnóstico e ao tratamento, foram fatores que influenciaram decisivamente a contínua batalha contra esta doença.”
A iniciativa é organizada pelo MVV e acontece precisamente em sete cidades da região centro do País onde existem extensões de funcionamento desse movimento: Aveiro, Castelo Branco, Coimbra, Covilhã, Guarda, Leiria e Viseu.
O MVV é um movimento de entreajuda que visa o apoio à mulher desde o momento em que é diagnosticado um cancro da mama. Baseia-se no contacto pessoal entre a mulher que se encontra a viver uma situação de particular vulnerabilidade e uma voluntária, que vivenciou situação semelhante. Tem, entre outros, por objetivos o apoio emocional à mulher, seus familiares e amigos através do testemunho da voluntária (extensão, hospital, domicílio ou através de linha telefónica de apoio) e a promoção da melhoria de qualidade de vida pela disponibilização de vários serviços tendo em vista o bem-estar físico e emocional da mulher.
O conhecimento das causas possíveis, o apelo à participação no rastreio, o alerta para os seus sintomas, o modo como decorre o diagnóstico, tratamento, e recuperação são algumas das informações que as Caminhadas “Pequenos Passos, Grandes Gestos”® divulgam.
Partida–Alameda de Santo André
Chegada-Praça Luís de Camões (Sé Catedral)
Informações: 918 535 381